blog

segunda-feira, abril 04, 2005

SLB vs SCP

Desde o inicio do campeonato que digo que o FCP tem (tinha) o melhor plantel seguido do SLB com o SCP a alguma distância no que a qualidade diz respeito. Felizmente para nós benfiquistas as vedetas portistas não renderam o esperado e com as saídas de jogadores como Derlei, Carlos Alberto e Rossato neste momento não sei se o FCP é assim tão superior aos demais. Mas vou centrar esta análise na comparação SLB/SCP.
Ontem, no seu comentário na SIC Noticias, Rui Santos repete a ideia que o SCP tem o melhor plantel da Super Liga. Eu pergunto : Qual SuperLiga?!!? Qual o jogador do SCP, para além do Liedson, é que tem lugar no 11 do SLB? Por outro lado Ricardo Rocha, Luisão, Miguel, Petit, Manuel Fernandes e Simão não entrariam de caras no 11 do SCP??? Era de caras.
Mas vamos analisar sector a sector :

Guarda Redes : Consider Ricardo o melhor GR portugues mas não o tem comprovado ao serviço do SCP. Não é de estranhar, qualquer benfiquista de coração teria problemas psicológicos ao vestir a camisola verde e branca. Mas o SLB tem Quim e Moreira. Não são GRs de topo (apesar de Moreira se corrigir os seus erros pode ser um dos melhores) mas são GRs que não defraudam expectativas. Lutam mano a mano com o Ricardo. Com a vantagem de serem dois. Quem o SCP tem para substituir Ricardo? Não me façam rir....

Defesas Laterais : Até tenho dó do SCP ao fazer esta análise . No lado direito temos o Miguel, o SCP tem Rogério . Seria uma ofensa para o Miguel avançar com qualquer tipo de comparação entre os dois. O SLB ainda tem o João Pereira que é uma bela alternativa quer para uma posição defensiva ou mais avançada. Quem é que o SCP tem? No lado esquerdo o SLB tem dois jogadores de nivel idêntico, Fyssas e Dos Santos, são jogadores eficazes, não deslumbram mas cumprem. O SCP tem um Rui Jorge que se pode fazer a mesma análise e um Paíto muito verdinho para estas andanças. Vantagem clara para o SLB.

Defesas Centrais : Se não fosse o Enakharire diria que os centrais do SCP são os 3 Estarolas. Beto, Polga e Hugo , qual dos 3 o pior? Os centrais do SLB são apenas Ricardo Rocha, Luisão e Alcides. Não considero o Luisão um central de nivel mundial como alguns benfiquistas mas, é de longe, bem melhor que o Polga e, o tempo dirá se tenho razão, o Alcides é melhor que o Luisão, joga melhor com a bola nos pés, e depois temos o Ricardo Rocha que é quase intransponivel, Tirando o achado Enakharire mais nenhum central do SCP tem a qualidade dos centrais do SLB.

Meio Campo : Aqui não vou separar por sectores pois as tácticas das equipas são bastante diferentes. O SCP tem no meio campo a sua melhor arma onde pontificam jogadores como Custódio, Hugo Viana, Rochemback e Carlos Martins. Por norma o SCP povoa o meio campo com estes jogadores. Algum deles tira o lugar ao Petit ? Algum deles tira o lugar ao Manuel Fernandes? Na minha opnião não. Nenhum deles tem a capacidade de recuperação de bolas sem falta como Petit nem nenhum deles é tão completo como o Manuel Fernandes. Só o Rochemback poderia ombrear mas peca por fazer bastantes faltas na recuperação de bola e não tem a velocidade do Manuel Fernandes. Podem os fundamentalistas argumentar que o SCP tem mais jogadores que o SLB naquele posição. É correcto, as alternativas do SLB ainda estão longe de o ser com apenas o Bruno Aguiar a mostrar alguma qualidade mas quem o SCP tem para além dos 4 enumerados? Tem agora um João Moutinho a despontar. A tactica do SCP é jogar com mais médios que o SLB. Comparativamente será que tem melhor plantel para aquela posição? Tem mais jogadores mas não tem a qualidade do SLB.

Alas : Da mesma forma que o SCP tem forte meio campo, quase que não tem alas. Tirando o Doula o SCP não tem nenhum ala de raiz por isso é quase ridiculo fazer comparações. Simão não tem igual no plantel do SCP. E Geovanni pode travar uma luta taco a taco com Douala, mas tem um remate muito mais poderoso e eficaz. O que considerar Sá Pinto? Ala ou avançado centro? Se for ala fica muito aquém do exigido a quem ocupa aquela posição. SLB ainda tem um jovem Carlitos que é ala puro.
Ataque : Aqui está presente a unica mais valia do SCP em relação ao SLB: Liedson. Não há jogador como ele no SLB, nem na SuperLiga e poucos nessa Europa. Mas Liedson é apenas um. Pinilla , Niculae e Mota não são alternativas. Por isso Liedson joga sempre , quer treine quer não treine. SLB tem Nuno Gomes e Karadas que teriam lugar de caras no plantel do SCP e ainda tem Pedro Mantorras. Se a lesão do Mantorras for totalmente debelada há algum jogador como ele em Portugal? O plantel do SLB é muito mais rico nesta posição apesar de não haver ninguem com a qualidade do Liedson mas podemos sonhar com a recuperação total do Mantorras.

Podemos ainda analisar a ligação meio campo-ataque : Pedro Barbosa e Nuno Assis. Pedro Barbosa é superior tecnicamente, é dos melhores jogadores da actualidade a nivel tecnico, mas Nuno Assis é muito mais constante, tem mais pulmão, “dura mais tempo”. Nunca se sabe quando Pedro Barbosa vai aparecer, se vai aguentar os 90 minutos etc. Nuno Assis é muito mais fiável.

O plantel do SLB é muito superior ao do SCP . Volto a perguntar, tirando o Liedson, qual o jogador do SCP que tinha lugar no 11 do SLB?

3 comentários:

Ruvasa disse...

Concordo, Pedro, concordo em absoluto!

Mas essa constatação mais evidencia a fraqueza do italiano que faz as vezes de treinador no Benfica.

Com esse plantel e com treinador a sério onde estaria o SLB?

Ainda ontem se viu. Então, não é que foi tirar o Geovanni, que estava a fazer um bom jogo, para meter o Mantorras? Que metesse o Mantorras, tudo bem, como se comprovou. Mas a saída que se impunha não teria sido a do Nuno Assis que esteve em noite não?

É por essas e outras que eu digo. O que vale ao homem é ter uma sorte dos diabos. Porque, tanto a fazer linhas, como a ler o jogo a partir do banco e a proceder a substituições é um verdadeiro desastre.

abraço

Pedro disse...

Concordo. Com a entrada de Mantorras em campo nunca poderia ser o Geovanni a sair pq das três uma : ou ía o Mantorras para a direita e era um erro, ou ía o Nuno Assis para a direita e era um erro, ou ficavamos sem ala direita q era um erro. Ou ele fazia duas substituições ao mesmo tempo incluindo o João Pereira ou nunca tirava o Geovanni. Acho q Trap teve sorte. Q a mantenha até ao fim.

Anónimo disse...

vcs nao perceberam k ele keria meter o miguel a fazer a ala direita toda???