blog

quarta-feira, dezembro 28, 2005

11 ideal e algumas notas...

No blog 4-4-2 o sempre-vimaranense-e-nada-lagarto Master Kodro colocou o seu 11 ideal para a temporada actual e apelou aos clientes que fizessem o mesmo, na pasta de comentários. Como sempre tive dificuldade em recusar um pedido feito de forma educada, lá coloquei o meu 11 ideal:

GR - Moretto
DD - Nelson
DE - Leo
DC - Luisão
DC - Anderson
MC - Petit
MC - Lucho Gonzalez
MD - Ricardo Quaresma
ME - Simão
AV - Nuno Gomes
AV - Liedson

Claro que este 11 incomodou o supracitado adepto do Guimarães, por ter 7 elementos do Benfica, nenhum do clube da cidade berço e só 1 - mas que resolve - do clube de outra cidade, e isso deixou-me a pensar...

Será que foi o meu Benfiquismo a ditar esta escolha? Será que estou a deixar a minha preferência clubistica toldar o meu lendário e cavaquiano juízo infalível, no que, a acontecer, seria uma tragédia de dimensões bíblicas?

Pensei bastante no assunto e a conclusão a que cheguei foi: claro que não, foda-se! O meu juízo continua tão acutilante e infalível como sempre! A questão é outra e é simples: há 7 jogadores do Benfica no 11 ideal, desta metade de época, porque pura e simplesmente são os melhores jogadores da liga nas respectivas posições!

Alguém contesta que o quarteto Leo, Luisão, Anderson, Nelson é o melhor da superliga? Alguém põe em causa que o Petit é o melhor trinco a jogar em Portugal? Alguém discute que Simão Sabrosa é o melhor extremo esquerdo, ou que este Nuno Gomes, líder da tabela dos goleadores, é o ponta de lança que qualquer clube queria ter?

O problema da minha análise é a qualidade do plantel do Benfica! E isso é que custa muito aceitar, a muito boa gente...

10 comentários:

karadas disse...

O Jorge Luís do Sp.Braga é melhor que o Léo.

zorg disse...

Ocorreu-me, mas acho que não, apesar de concordar que é um bom candidato a titular neste 11 ideal.

Os sucessivos selecionadores brasileiros que já convocaram o Leo e nunca convocaram o Jorge Luís (ou Luiz, não tenho a certeza qual é a forma correcta de escrever o nome do senhor) concordam comigo.

Seja como fôr, é a única posição, penso eu, em que pode haver alguma discussão. O resto é trivial.

master kodro disse...

A questão, zorg, é que quem olha para o teu onze (e o que foi pedido foi o onze das 16 jornadas da Liga), pensará que o Benfica está em primeiro com 10 pontos de avanço. E, na verdade, não está. Está a 6 do líder. O que terá falhado?

zorg disse...

Esse argumento não faz o minimo sentido e passo a explicar porquê. Para começar, nem sempre quem tem os melhores jogadores, tem os melhores resultados. Vide épocas sucessivas de desastre que têm assolado o Real Madrid. Há muitos outros factores em jogo.

No caso particular do Benfica, os factores são claros, do meu ponto de vista:
- A onda de lesões que assolou o plantel e que não assolou os plantéis dos rivais.
- O calendário (o Benfica já foi a alvalade e às antas, enquanto o porto tem de vir à luz e ir a alvalade).
- As arbitragens, já que para mim (e não só) é claro que, dos 3 grandes, o Benfica é de longe o mais prejudicado.

Aliás, o facto do porto ter sido humilhado num grupo fácil na liga dos campeões enquanto o Benfica passou à fase seguinte, vem ainda reforçar o que estou a dizer.

É por tudo isto que não tenho dúvidas que, salvo alguma catástrofe ou alguma série bombástica de contratações, por parte dos adversários, a superioridade do plantel do Benfica é tão clara, que será suficiente para vencer este campeonato, mesmo com as arbitragens que temos. Veremos se tenho ou não razão...

zorg disse...

Ah, MK, ia-me esquecendo: vejo que já desististe daquela ideia peregrina de contestar os nomes (fonte - que até vai ser emprestado, ao que parece - melhor que Luisão e chainho melhor que petit não lembrava de facto a ninguém) e viraste-te para outro tipo de argumentação. Muito bem!

Pedro disse...

Não tenho nada a opor a esse 11...acho q é o melhor 11 desta primeira volta, e caso alguem diga q Simão esteve tanto tempo lesionado q não faz sentido estar no 11 então eu colocaria Mandica (hehe) ou Manu.

Ninja disse...

O melhor extremo tem sido o Quaresma pelo menos tem levado os tripeiros ao colo. Quanto ao defesa esquerdo eu optaria por colocar o Jorge Luis do Braga.

zorg disse...

Nem o meu raciocinio gira à volta dessa ideia, nem ela está errada de todo.

Os jogadores que apresento no meu 11 são os que, na minha opinião, apresentaram o melhor rendimento durante estas 16 jornadas. Dito isto, é evidente que as coisas estão relacionadas e que se um jogador é o melhor durante 16 jornadas, é muito provável que isso se deva ao facto de ser, de facto, o melhor em termos de potencial.

É o caso na larguissima maioria dos casos: foram os melhores ao longo destas 16 jornadas e são, provavelmente os melhores em termos de potencial. As excepções são o Simão, que considero o melhor extremo esquerdo da superliga e que foi o melhor em termos de rendimento enquanto esteve apto, mas que se viu impedido de dar o seu contributo devido a uma lesão e o Moretto, que apesar de se ter exibido num nível muito alto, me parece que não apresenta um potencial tão alto como alguns dos concorrentes. Todos os outros, do Luisão ao Liedson, são, na minha opinião, os melhores jogadores desta superliga, nas respectivas posições.

Anónimo disse...

GR - Ricardo
DD - Miguel Garcia, Udinense-Penalties
DE - César Peixoto (goza de estatuto especial que lhe permite tocar a bola com a mão na grande área sem que seja considerada falta)
DC - Bruno Alves, ossos-quebra
DC - Ricardo Costa
MC - Jorginho
MC - Carlos Martins, quebra-ossos
MD - Quaresma
ME - Wender
AV - Silva, o Pistoleiro
AV - Liedson/Sokota

Aí está a "dream-team" de qualquer treinador, não inclui nenhum jogador do Benfica para não ficarem chocados e fazerem choradinho, apenas os melhores dos melhores de Sporting e FC Portão.

Anónimo disse...

O Leo???!!!!Melhor lateral esquerdo????????? HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
E o Petit realmente é o melhor trinco a jogar em Portugal porque fora do país nem o deixavam jogar, também aqui tens toda a razão!