blog

sexta-feira, dezembro 09, 2005

Champions League: rescaldo da fase de grupos

Equipas apuradas para os Oitavos-de-Final:
- Juventus e Bayern (Grupo A)
- Arsenal e Ajax (Grupo B)
- Barcelona e Werder Bremen (Grupo C)
- Villarreal e Benfica (Grupo D)
- AC Milan e PSV (Grupo E)
- Ol. Lyonnais e Real Madrid (Grupo F)
- Liverpool e Chelsea (Grupo G)
- Inter e Rangers (Grupo H)

Equipas que seguem para a Taça UEFA: FC Brugges (Grupo A), Thun (Grupo B), Udinese (Grupo C), Lille (Grupo D), Schalke 04 (Grupo E), Rosenborg (Grupo F), Bétis (Grupo G) e Artmedia (Grupo H).

Equipa eliminadas: Rapid Viena (Grupo A), Sparta Praga (Grupo B), Panathinaikos (Grupo C), Manchester United (Grupo D), Fenerbahçe (Grupo E), Olympiacos (Grupo F), Anderlecht (Grupo G) e FC Porto (Grupo H).

Em termos de equipas apuradas para os oitavos de final, a grande surpresa é, indiscutivelmente, o Benfica! Apesar de todo o seu passado glorioso, nos últimos anos tínha estado afastado do grande palco do futebol europeu e, por isso, partia como um claro outsider. Aliás, se não estou enganado, o Benfica foi a única equipa a conseguir o apuramento para a fase seguinte de todas as que foram colocadas no malfadado pote 4, no sorteio que antecedeu esta fase.

No que diz respeito aos apurados para a UEFA e aos eliminados, as grandes surpresas - para além, claro, da eliminação do Manchester United - vêm do grupo H, com a eliminação do FC Porto, que foi uma das 3 únicas equipas a ser eliminada, das que foram colocadas nos potes 1 e 2 do sorteio, e o apuramento do Rangers para os oitavos de final e do Artmedia para a taça UEFA. Foi, de facto, uma prestação muito fraca do FC Porto, que ainda por cima disputava um grupo muito acessível, mercê do seu bom ranking na UEFA e também de alguma sorte no sorteio.

Em termos de adversário para os oitavos de final, o que menos me agrada é o Lyon, não só porque é uma equipa fortissima (e, na minha opinião, um dos mais sérios candidatos à vitória final), mas também porque tem pouco "nome" na europa. Preferia que nos calhasse um Barcelona, ou uma Juventus, para ter oportunidade de assistir a mais um embate histórico na catedral, entre históricos pesos-pesados do futebol europeu. As expectativas para esta participação já foram excedidas e agora tudo o que vier é bónus. Para além do mais, se não há equipas fáceis na liga dos campeões, nesta fase muito menos e qualquer dos adversários possíveis para o Benfica, é um nome de peso e um favorito à passagem.

Por isso, venha daí um grande nome e apostemos claramente numa noite de inspiração e na "redondez" da bola...


8 comentários:

Pedro disse...

Eu não quero de forma alguma a Juventus. É a equipa contra a qual não temos hipótese alguma. É o estilo italiano ao seu mais alto nível com jogadores do melhor q há. Se pudesse evitar o Barcelona tb gostava pois se por um lado jogam bem mais aberto q a Juve por outro lado em dia sim ainda revivemos a tragédia de Vigo...Não me importava de ir outra vez a Inglaterra ou a França. O Lyon é muito forte mas tem um futebol muito idêntico ao futebol português. O Inter tb não me assusta muito.
Resumindo :
A evitar - Juve, Barça, Milão
Menos mau - Liverpool e Inter
No meio - Arsenal e Lyon

zorg disse...

Eu, pelo contrário, preferia Barcelona, Juventus, Liverpool ou Milan.
No meio punha Inter e Arsenal e a evitar era só mesmo o Lyon. :)

Pedro disse...

Masoquista!!!

zorg disse...

Masoquista não, quero é um confronto de históricos na catedral! Quero ver o Benfica a bater-se de peito aberto com os grandes da europa!

Se perder, paciência porque ninguém pode exigir que se ultrapasse um Barcelona ou uma Juventus...mas se ganhar, meu amigo, será história a fazer-se outra vez!

Anónimo disse...

Parabéns, a seguir é que vão ser elas!

Foi pena é o senão da senteça Vale Azevedo.

Pedro disse...

MAs terás sempre um grande jogo seja com quem for...e se puderes passar mais uma eleminatória melhor.
Eu adorava eleminar o Barça..isso é certo.

Anónimo disse...

Não há dúvidas que o tubarão mais acessível neste momento é o Inter...

antitripa disse...

Eu cá sou da opinião que quanto maior for o adversário melhor é!Foi assim nas uktimas jornadas o ano passado (scp e boavista) se fosse gilvicente e moreirense eles desmoralizavam. Agora com o mufc, foi o que foi, por isso venha o barça ou a juve e vejam! Alguem falou em vigo...isso é alguma grande equipa? Com a quela equipa raquitica se fossem no mesmo ano ao real era um passeio. O benfica pertence ao mundo dos grandes.E é contra eles que escrevemos história. Vejam os factos...se jogassemos uma final da champions com o monaco...não sei não...eheheh
saudações