blog

quarta-feira, dezembro 07, 2005

Noite mágica, no inferno da Luz!

Fez-se história hoje, na catedral! O Benfica venceu o Manchester United por 2-1, num regresso - e que regresso - às grandes noites europeias!

E à partida ninguém fora da familia benfiquista acreditaria neste resultado. Abismais diferenças orçamentais à parte, o Mancheste United era uma equipa em franco crescimento, que vinha de 3 vitórias consecutivas na Premier League. A onda de lesões que assolou a equipa num passado não muito distante estava completamente ultrapassada e Sir Alex Ferguson tinha todo o plantel à disposição. Os ingleses vinham cheios de cagança, convencidos que vinham cá ganhar,

O Benfica estava no outro extremo: com a indisponibilidade de Simão, Manuel Fernandes, Karagounis, Miccoli e a semi-disponibilidade de Quim, Ronald Koeman via-se obrigado a recorrer à profundidade do plantel, para formar uma equipa competitiva. Felizmente, o que não falta ao Benfica são soluções no plantel - contrariamente ao que se tornou moda dizer - e o holandês pôde voltar a recorrer a Beto, Geovanni, Nuno Assis e Alcides para colmatar as ausências, com bons resuldados.

As coisas estavam pretas, neste jogo de mata-mata, e ia ser verdadeiramente uma luta de David contra Golias. Ainda por cima, ao David faltavam-lhe os melhores calhaus para meter na funda...

Para piorar as coisas, e como se defrontar uma equipa onde pontificam jogadores como Cristiano Ronaldo, Ruud Von Nistelrooy, Wayne Rooney, Ryan Giggs ou Paul Scholes, não fosse já de si uma tarefa suficientemente dificil, ainda por cima agravada por ter de jogar sem alguns jogadores fundamentais, a deusa Fortuna - grande vaca - estava mesmo decidida a complicar ainda mais a vida ao Benfica e, num lance muito consentido, Paul Scholes acabou por fazer o primeiro golo do jogo, logo aos 6 minutos, quando as equipas ainda se estudavam e ninguém justificava a vantagem.

Qualquer pessoa minimamente racional teria perdido a esperança!

Aliás, qualquer pessoa que não fosse completamente demente e doente pelo Benfica teria atirado a toalha ao chão, desligado a televisão e ido afogar as mágoas em imperiais...mas felizmente há muitos malucos por esse país fora - 6 milhões, dizem alguns - e ainda bem que eu sou um deles! Porque o que se passou a seguir foi um prémio merecido para mim e para todos os outros doentes como eu, que repetiram todos os pormenores do jogo com o porto, da indumentária ao local escolhido para ver o jogo, só para dar sorte!

A equipa ouviu as 60 mil vozes que gritavam em seu apoio e o sofrimento de 6 milhões de almas em seu nome, sentiu a força de 100 anos de história e glória desportiva, foi buscar forças que não sabia que possuía, arrancou para um período de grande, grande qualidade e deu a volta ao jogo! Houve magia pagã na catedral do futebol!

Primeiro num grande golo de Geovanni - o "soneca" mal amado que mais uma vez acordou num momento dificil - a concluir de cabeça, em voo de peixe, um grande cruzamento de Nelson, por entre as pernas de um defesa inglês. E depois num remate de ressaca de Beto, pleno de raiva e oportunidade. Um verdadeiro pontapé nos que o têm assobiado, jogo após jogo! O David agigantou-se e encostou o Golias às boxes!

O intervalo chegou com o Manchester United - a "melhor equipa do grupo", segundo o modesto Sir Alex Ferguson - a perder por 2-1...e merecidamente! Começa a tornar-se moda, as melhores equipas ficarem em último nos respectivos grupos, nesta Liga dos Campeões...

Mas, continuando: na segunda parte os ingleses apareceram dispostos a mudar o rumo dos acontecimentos. Já o Benfica, optou por uma toada mais defensiva, procurando os contra ataques rápidos a explorar a velocidade e qualidade de Geovanni, não me canso de o repetir, numa grande noite!

Mas infelizmente para Cristiano Ronaldo e companhia, aqui moram grandes, grandes, grandes, mas mesmo muito grandes defesas! Luisão, Anderson, Alcides e Leo foram autênticas muralhas, contra as quais os ingleses chocaram quase invariavelmente. Com a excepção de um lance, onde Cristiano Ronaldo rematou com perigo ao lado e de um livre por cima da trave, marcado por Wayne Rooney, o Manchester United não rematou à baliza!

E o Benfica também foi lançando o seu veneno, tendo disposto inclusive da melhor oportunidade do jogo, num lance de 3 contra 2, em que João Pereira, que tinha entrado para substituir um esgotado e esforçado Nuno Assis, acabou por optar mal pelo remate, quando poderia ter servido Nuno Gomes.

Mas o resultado já estava gravado em granito e já não seria mais alterado. David derrotou Golias e, citando o Pacman dos Da Weasel em directo após o jogo, fê-lo sem espinhas!

Até ao fim, assistiu-se ao trabalho incansável de Petit e Beto no meio campo, à classe e solidez intransponível da defesa do Benfica - vénia ao Imperador Luisão e aos seus súbditos, que bem a merecem - e a um Manchester a acreditar cada vez menos numa reviravolta.

Ainda entraram Saha e o coreano Park, para os lugares de Giggs e Ronaldo, respectivamente, mas não trouxeram nada de novo, a não ser algum exotismo oriental e a lamentável atitude de Crtistiano Ronaldo a dirigir gestos insultuosos para as bancadas na altura em que foi substituído. Fico à espera que o FC Porto faça queixa às autoridades disciplinares competentes, para que o jogador seja devidamente castigado!

A destacar muito, muito, muito o grande jogo de Geovanni, Luisão, Leo, Anderson e Petit. A destacar muito, muito, o grande jogo de Nuno Gomes, Alcides e Beto. A destacar muito, a boa exibição de Nelson (pelo centro para o golo e pela entrega, apesar de ter estado algo precipitado no passe), de Quim (que teve pouco trabalho) e de Nuno Assis, que trabalhou muito e saiu esgotado, embora nem sempre as coisas lhe tenham corrido bem.

Já Koeman improvisou, inventou, baralhou...e acertou em cheio! Geovanni, ainda para mais a jogar a avançado, foi a surpresa, o joker que jogou, desiquilibrou e resolveu. Alcides é cada vez mais uma opção real para lateral direito e Nuno Gomes voltou a jogar - e bem - nas costas do ponta de lança! Parabéns Ronald que hoje também mereces!

Fez-se história no estádio da Luz, foi uma noite mágica de um clube mágico! Parabéns Benfica...e agora venha o próximo cliente, que este já vai aviado!

8 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Pedro. Grande noite para o Glorioso e para adeptos como tu. Foi memorável, sem dúvida. Os jogadores suaram-na toda, caraças.

zorg disse...

Obrigado pelos parabéns, mas eu sou o Zorg. Não tinhas notado, pela qualidade literária do post? ;)

Anónimo disse...

Epá, sinceramente estive para dizer que "até melhoraste a qualidade da escrita", em tom de gozo, claro.
De qualquer maneira, o meu comentário anterior assenta-lhe bem mas pode aplicar-se a ti também. Saudações.

zorg disse...

Mais do que grande noite, foi uma noite mágica. É destas noites que se faz a nossa memória colectiva de benfiquistas!

E o que é mais giro é que este foi daqueles poucos jogos em que eu acreditei sempre, porque normalmente até sou pessimista. Até gozei com lagartos em antecipação, o que normalmente não faço...

Anónimo disse...

O Benfica entrou para o jogo sem titulares importantíssimos, com poucos a apostarem numa vitória, começou o jogo a perder, parecia tudo acabado logo no início e que ia ser um jogo frustante...mas tratava-se do Benfica, toda a sua força e mística veio ao de cima e deu a volta a todas essas adversidades mostrando ao mundo porque é o Glorioso! Quando o Benfica quer ser glorioso não há quem o pare! Viva o Glorioso!

Pedro disse...

Grande post Zorg!!!!

Foi uma noite mágica. Agora que acabou o jogo até podemos dizer q estas vitórias são as melhores, sofrer até ao fim, aqueles 45 minutos finais pareciam horas intermináveis, o sofrimento a cada ataque do MU, o desespero por cada contra ataque nosso desperdiçado, a loucura nas bancadas, o nervosismo nas mesmas, culminado numa explosão brutal qd o safado do grego apita para o fim do jogo.
Foi o delirio.
Tinha muitas saudades de um anoite europeia destas. De derrotar um grande da Europa!!!!
Parabens rapazes!!!!

zorg disse...

Eu sei que foi um grande post...então, se fui eu que o escrevi, que outra coisa poderia ser??

Anónimo disse...

há palavras para o glorioso??????'''!!!!!!!!