blog

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Motivação

Resolvi falar sobre este tema depois de ouvir a conferencia de imprensa de Paulo Bento.

A motivação de uma equipa ganha jogos. Eu acho que sempre foi assim, mas hoje em dia isso nota-se cada vez mais.
Talvez tenhamos começado a reparar nisso com o José Mourinho que motiva os seus jogadores ao máximo seja para um jogo com o Barcelona ou com o Crewe Athletic.

Foi devido à motivação que foi possível equipas como o Sporting, Leiria e Guimarães vencerem o Benfica. Foi também devido à motivação que o Benfica venceu o Manchester e o Liverpool.

Os jogadores dentro do campo tendem ser a imagem e o discurso do seu treinador e acho que na Liga Portuguesa o treinador do Benfica não está a conseguir MOTIVAR os jogadores.
O Benfica tem tido fases muito más e fases boas, é capaz de ir dar banho de bola no Dragão e levar banho de bola do Sporting (equipa quanto a mim inferior ao Porto) na Luz.
Koeman dá sinais de conhecer muito bem os adversários, mas de não saber motivar a equipa para determinados jogos. Se juntarmos isto às fracas jogadas tacticas perceberemos melhor a fraca prestação do bom plantel do Benfica na (Super???)liga.

O Paulo Bento pode não ser um grande treinador (ainda anda a aprender... e com o Peseiro), mas sabe motivar os seus jogadores ao máximo.
Camacho também fazia isso muito bem. E Mourinho... é o maior nisso. E até acho que depois da derrota em casa com o Barça os jogadores do Chelsea vão fazer o jogo da sua vida em Camp Nou.

E pronto, nesta minha tentativa de explicar a fraca prestação do Benfica na liga consegui não falar em bandeirolas esverdeadas e apitos dourados.

Espero que contra os subditos de sua majestade portista os jogadores do Benfica tenham a qualidade e a motivação necessária pra ganhar... PORQUE SEMOS MELHORES QUE ELES.

... e já agora... Simão, vê lá se começas a jogar porque o Mundial está à porta e está visto que não és um dos "preferitti" do Scolari.

17 comentários:

Anónimo disse...

n se aproveita puto do que escreves realemente. Volta Pedro! Tás perdoado.

João Bizarro disse...

Felizmente não escrevo pra lagartos. Escrevo o que me apetece.

João Bizarro disse...

Mas vá lá, se dizes que não se aproveita nada é porque leste até ao fim. O que é bom.

Anónimo disse...

por acaso parei a meio. É que n se aproveita mesmo nada...

O titulo é bom...a ideia tb. Mas o conteudo é horriplinate. Essa tentativa de justificar o fraco desempenho do Benfica com falta de motivação (são de outra galaxia...desmotivam a jogar cá no burgo querem cá ver?!?)..ou seja..chutar a bola para o lado é de rir no minimo. Mais motivação do que tinha o Benfica na recepção ao Sporting diria que é complicado nao? Qual é a tua teoria para explicar então a derrota?

Comparar o Pbento ao Peseiro é tb engraçado. Nem discuto se são os 2 bons ou maus técnicos, n vem para o caso...mas que têm estilos e posturas estupidamente distintas...isso n ha a menor duvida.

Enfim...tentas falar em motivação mas o que se nota é um discurso arrogante do principio ao fim.

Anónimo disse...

Excelente post e ao contrário do caro anónimo, concordo em absoluto, uma das falhas do Sr. Koeman é que não motiva suficientemente os jogadores e isso nota-se bem durante os jogos onde ele é muito parado.

Anónimo disse...

2 estultos. Já dizia Aristoteles. "O numero de estultos é infinito..."

E como diria "o filosofo" moderno: Uma mentira repetida mtas vezes vira verdade.

Vcs adoram o Benfica. Nada a dizer. Mas de futebol n gostam. N conseguem analisar minimamente carencias nem insufuceincias. Ta tdo certo e bonito.

esse post é um atentado ao apreciador de futebol. Demosntra da 1 à ultima linha uma soberba que mete nojo.

Pedro disse...

A motivação, no futebol moderno, é a principal arma nos momentos decisivos. Os planteis por muito fortes q sejam têm q estar motivados, têm q ser espicaçados para, durante os 90 minutos darem o máximo. A motivação é q vai fazer aquele jogador, aos 89 minutos, já de rastos dar aquele sprint final para ganhar a bola ao defesa cruzar e o colega marcar golo.
Mourinho é um génio, Camacho era muito bom, Koeman parece ser um zero à esquerda.
Motivar não é só dar palmadinhas nas costas, é saber unir o balneário e nisso Camacho é muito bom, defender os jogadores "até à morte" é meio caminho andado para os ter sempre do nosso lado, Mourinho é expert nisso.
Koeman parece ser muito apático, parece pensar q o seu estatuto de ex-grande jogador é suficiente para ter os jogadores do seu lado. Errado. A forma como geriu as entradas de novos jogadores em Janeiro é a prova q ainda lhe falta muito trabalho de balneário, muita falta de experiência.
É repetitivo falar de Mourinho mas é o melhor exemplo de todos, jogadores como o Crespo, apelidados de vedetas, passam jogos no banco e vêm a público dizer bem de Mourinho. É isto q faz ganhar titulos.
Paulo Bento, tal como Camacho, tem um discurso terra a terra e os jogadores gostam disso. Camacho dava murros na mesa, mesmo contra a Direcção, não me parece q PB seja homem para isso, pelo menos por enquanto.

Defendo, e os sucessos do FCP isso provam, q uma equipa compacta, bem orientada e super motivada pode ganhar a qqr super equipa.

Anónimo disse...

Ó pedro...eu tenho um mestrado em alto rendimento desportivo feito com distinção. A minha tese entre outros assuntos versava o aspecto motivacional dos atletas que é de resto fundamental. Nada a dizer. Agora sem florear mto a questão...diz-me lá onde falta motivação a uma equipa com 7 vitorias seguidas? A ideia do post é boa..o conteudo é um sem numero de desculpas para o insucesso do benfica na liga. O resto é mato é meu amigo...

João Bizarro disse...

Pedro, concordo com tudo que dizes, só um aspecto: o Paulo Bento já disse que não quer que o usem como "arma eleitoral" e acho que isso é sintomático de que está com a equipa.
O facto de ter "afastado" o Beto também é um bom exemplo.

João Bizarro disse...

Pois, pois. Os "anónimos" têm mestrados em tudo.

Deixa-me que te diga que o Porto ganhou 5 campeonatos seguidos e uma das questões que se colocava era: "onde estaria a motivação uma vez que já tinha batido todos os records".
Olha, por exemplo aproximarem-se mais do Benfica, serem campeões europeus, outra vez.

Dizes: "diz-me lá onde falta motivação a uma equipa com 7 vitorias seguidas?"

Deixa-me que te diga que não deves ter aprendido tudo no tal mestrado.
Motivar um jogador para um jogo também é dizer-lhe que ele não é o campeão do Mundo. Que tem de tar tudo se quer ganhar senão arrisca-se a perder. E foi o que aconteceu ao Benfica após as 7 vitórias. Treinador e jogadores devem ter pensado que era só ter 11 jogadores em campo e a vitória aparecia.

Viu-se que não.

Anónimo disse...

Pois é benfiquistas de meia tijela, isto com o figurão João Azevedo era canja prometeu-nos o ceu e deu-nos um terramoto da escala 8,5, levando o figurão os despojos e não foi tão pouco como isso.

Voces deviam era ser corridos á porta do estadio

Anónimo disse...

ensina a missa ao padre bizarro...lol
Os "anonimos" são pessoas como qq outras...

até te posso dizer que ja trabalhei nas escolinhas do Benfica...ve la tu!

lol

Anónimo disse...

(isso qdo tava no 1 e 2 ano da faculdade...)

Anónimo disse...

simao nao e um dos preferitti porque nao chega aos calcanhares do figo ,ronaldo e quaresma. nem mais nem menos. vitimas

Anónimo disse...

essa conversa da motivacao e a versao que vos mais agrada para explicar os sapinhos que andam a engolir semana apos semana.
saudacoes

Anónimo disse...

estes 3 ultimos n são meus...

Bom vou me instalar confortavelmente para apreciar o derby! Espero qu seja um bom jogo e q ganhe o melhor!

Anónimo disse...

sao meus