blog

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Simbolos...

"a falta de referências, honestas e oriundas da fábrica do sentir benfiquista – as escolas do Benfica. Simão transformou-se num ídolo de consumo rápido mas quem conhece a história e os personagens deste filme sabe que o coração de Simão nunca esteve naquele elenco e que a sua urgência em sair é um sinal claro dessa realidade"

Compreendo perfeitamente o que está por detrás deste tipo de opnião, que aceito perfeitamente que seja honesta, de os sportinguistas elevarem o Simão Sabrosa a ídolos dos benfiquistas para, assim, poderem criticar o Simão de nos "trair".
"O vosso símbolo é o Simão, um lagarto, etc e tal" dizem eles bastas vezes. Nada mais errado. Se falassem no Nuno Gomes ainda havia alguma discussão, agora o Simão não é nem nunca foi um símbolo do SLB.
Simão Sabrosa é "apenas" o melhor jogador do SLB e é admirado pelos benfiquistas como tal. Não conheço nenhum benfiquista que considere o Simão como símbolo do clube. Simbolo de qualidade certamente, simbolo do clube não.
Desde que chegou ao SLB que Simão tem sido o melhor marcador da equipa, tem sido o jogador sempre em destaque, o jogador mais valioso, e, por isso os benfiquistas o admiram. Mas não é um simbolo do clube.
Seria o mesmo que considerar o Ronaldinho Gaúcho um simbolo do Barça. Não é nem nunca será, é "apenas" o melhor jogador do Barça (e do Mundo), simbolos serão outros, Ronaldinho nunca será para os culés do Barça o que, talvez, foi Pepe Guardiola.
Ser referência no balneário, ser referência para os jogadores mais novos ou que chegam agora ao clube não é igual a ser simbolo do clube para os adeptos. Luisão é certamente uma referência no balneário mas não é um simbolo do clube. Poderá a vir a ser no futuro, se prolongar a sua carreira no SLB por longos anos, poderá pois tem o carisma necessário para isso.
Pessoalmente não encontro no SLB nenhum jogador que possa "escolher" como simbolo do SLB e, sinceramente, não me faz falta nenhuma isso. Referências tenho lá muitas: Luisão, Nuno Gomes, Simão, Moreira, Petit. Jogadores capazes de transmitirem a mensagem aos recem chegados do que é o SLB. Mas estão longe do patamar de simbolos.
Nuno Gomes será o jogador mais perto desse patamar, por toda a sua história no SLB, por todo o carinho que sempre demonstrou para com o clube e benfiquistas, e pelo carinho que os benfiquistas têm para com ele. Muito diferente do sentimento para com Simão.
Simbolo do SLB só há um: aquele glorioso que diz "Et pluribus unum".


7 comentários:

Anónimo disse...

Caro Benfiquista, é a mais pura das verdades o que escreveste, até conto-te uma cena: Conheço pessoalmente um ex-jogador do Benfica, que saiu esta época do clube foi para o estrangeiro, disse-me o seguinte no verão passado, Capitão do Benfica não é o Simão, é Nuno Gomes e o Luisão… E pasme-se Geovanni, também puxa bastante pelos colegas!

João Bizarro disse...

Para mim o Simão nunca foi simbolo, nem será. Tem aliás vindo a fazer algumas birrinhas nestes anos em que está no Benfica. Quem não se lembra da birrinha que fez quando a braçadeira passou para o Helder por escolha dos colegas?
E agora parece que anda amuadinho porque não saiu já.
Ele que jogue à bola e faça o que sabe que é para isso que lá está.

Anónimo disse...

o simão é detestável como pessoa. Ha alguns colegas que nenm se dão bem com ele.
Tem um ego enorme...e é absolutaemnte irritante.

Anónimo disse...

SIMBOLO, simbolo é o Master Mantorras esse sim um símbolo

Anónimo disse...

PAPOILA SALTITANTE
O grande problema do Simão é a braçadeira de capitão. Já com JVP se passou a mesma coisa. O Capitão não tem e na minha opinião, nem deve ser, o jogador que, à partida, é o melhor/mais influente/que marca mais golos ou dá mais a marcar. Assim quem resolve entregar a braçadeira a estes jogadores é que erra.
Quando o LFV foi buscar o Simão, ex. rival, arriscou pois ele seria a contratação mais cara do Benfica e a braçadeira talvez tenha vindo para reforçar um bocado mais a posição do jogador.
A mim sempre me pareceu errado, até porque ele não tem perfil, tal como o Nuno Gomes tb não me parece ter. O Luisão talvez, ricardo Rocha (capitão à jorge costa) tb e outros, sempre que sejam jogadores já com alguns anos de casa e que claramente evidenciem perfil e sejam habitualmente titulares.
Agora não me parece que valha a pena começar a crucificar o jogador mais influente do Benfica dos últimos tempos, só porque estando as coisas a correr-lhe um pouco mal, o rapaz começa a derrapar com alguma incontinência verbal.
Um bocadinho de compreensão e alento e a referência ao problema dentro do grupo para esclarecer a questão.

Anónimo disse...

o rrcoha é atrasdp mental. logo ca+pitão nunca. com o resto do texto concordo.

Pedro disse...

Sim...concordo q o Simão não deveria ser capitão e tb concordo com o "melhor" jogador não ser o capitão.