blog

quinta-feira, novembro 09, 2006

Aprender com os "melhores"

De vez em quando surge uma lufada de ar fresco nos jornais ou TV sobre futebol. Algo que nos faz abrir os olhos de espanto tal a diferença qualitativa para aquilo a que estamos habituados. Um caso foi com Mourinho quando comentou jogos de futebol para a TVI, deixou meio mundo boquiaberto pela qualidade da informação que o dito comentava e, ao mesmo tempo, era simples e óbvio mas totalmente diferente, para melhor, do que era (e é) costume nos comentadores da nossa TV (excepção recente de Rui Águas que parece estar no bom caminho).

Hoje ao ler as declaração de Jorge Valdano no jornal A Bola voltei a ter essa surpresa positiva. A tal lufada de ar fresco.

"É difícil continuar a aprender porque frequentemente sentem vergonha quando, por exemplo, são esquerdinos e têm de fazer exercícios para melhorar a perna direita à vista de um monte de testemunhas que assistem aos treinos, como adeptos, jornalistas e técnicos. Tudo isso cria uma inibição que impede o progresso do jogador."

É uma frase tão simples, tão óbvia, tão certa, tão "educadora" e, apesar disso, pergunto : quantas vezes ouviram ou leram, nos nossos jornais ou TVs alguem a falar disto ?

Sem comentários: