blog

sábado, março 03, 2007

Recordando Galrinho - Memórias de Saltillo

Como se sabe a participação da Selecção (na altura ainda portuguesa) no Mundial de 1986, no México, não foi grande coisa.
Logo à partida Veloso foi afastado por suposto doping, coisa que nunca se viria a confirmar - coisas estranhas, já nessa altura!!!

A coisa até começou bem com a vitória sobre a Inglaterra (uma das candidatas - e apenas derrotada nos 1/4s pela mão de Deus), por 1-0 golo de Carlos Manuel (do Benfica, claro)após grande jogada de Diamantino (do Benfica, como é obvio).

No espaço entre este e o jogo com a Polónia surge a lesão de Bento, lesão grave que o afastou do resto da competição e de certo modo lhe terminou com a carreira pois nunca mais foi o mesmo.

Como também sabem Damas substituiu Bento nos restantes 2 jogos e Portugal perdeu os dois, não vou dizer que por culpa do Damas, embora o golo do Smolarek tenha sido por baixo da rata do grande GR do Sporting.

Se ganhassemos a Marrocos ainda eramos apurados (na altura passavam 2 mais os melhores 3ºs), mas 3 golos de rajada na baliza portuguesa deitaram tudo a perder. Diamantino com um golaço ainda reduziu, mas foi só.

Pelo meio ouve o "caso Saltillo", com os jogadores a irem para o México sem os prémios negociados e quando o quiseram fazer a FPF não pactuou. Os jogadores treinavam com as camisolas viradas ao contrário, pra esconder o patrocinio da Sagres, faziam "bzzzzzzz, vai-te embora melga" quando surgia um elemento da FPF, etc.

Esta luta durou mais de 2 anos e os jogadores que estiveram nesse mundial recusaram-se a ir à selecção nesses 2 anos seguintes (apuramento Euro 88). Quer dizer, todos menos um. De seu nome Álvaro Magalhães.
Depois a maior parte deles ainda voltou à selecção, outros já não. Penso que foi o caso do Bento muito por causa dessa maldita e grave lesão.

2 comentários:

J G disse...

a minha homenagem:

http://encarnado-e-branco.blogspot.com/2007/03/o-nmero-1-bento.html

Glorioso11385 disse...

Com Marrocos teria bastado um empate para sermos apurados. E até consta que os marroquinos o propuseram antes do jogo, mas nós não aceitámos...