blog

segunda-feira, junho 04, 2007

Regresso

Dado a ausência de negação por parte da Direcção do Benfica é assumido como facto concrecto o regresso de José Veiga ao papel de Director para o futebol do Sport Lisboa e Benfica.

Se não tenho qualquer dúvida sobre a importância da função, e muito esta época se ressentiu do lugar deixado vago, já me custa aceitar que o cargo seja, novamente, ocupado por Veiga.

As razões são as razões de sempre: demasiados anti-corpos que o ex-empresário gera, não só na familia benfiquista, mas também no mundo do futebol. É claro e inequivoco que perdemos muito por causa das relações controversas que Veiga mantêm com vários agentes de futebol, e, principalmente, com aquele que hoje em dia domina o mercado das transferências, Jorge Mendes.

Custa-me acreditar que não exista um benfiquista com capacidade e perfil para assumir a função, que seja preciso um dragão de ouro comandar os destinos da equipa de futebol. Na era que muitos defendem o profissionalismo acima de tudo é suicidio retirar aos clubes o cunho emotivo e apaixonado que um adepto tem ao servir o clube do coração.

Veiga já tinha cumprido o seu papel e por motivos alheios ao clube retirou-se. Era uma boa oportunidade para se renovar o lugar com alguem com mais ligação ao clube e adeptos. Até porque, com duas épocas bastante fracas em termos de resultados e com contratações estranhas a margem de manobra de Veiga está muito reduzida.

8 comentários:

Anónimo disse...

Concordo que é uma posição fundamental e que foi um erro tê-la vaga tanto tempo na época que terminou, e também preferia ter um benfiquista a desempenhá-la, mas acho que é um cargo terrível e não é para qualquer um. No global acho o trabalho de Veiga razoável, mas é verdade que as 2 útlimas épocas não correram bem, pelo que a margem de manobra é curta. A mim não me choca que ele assuma o cargo mais um ano, mas no final da época ou há títulos relevantes, ou então RUA!

João Bizarro disse...

É mais um tacho pro menino.

Anónimo disse...

Tal como foi dito e bem no post, a margem de manobra é curta, portanto só há uma coisa a exigir: ou corre tudo bem ao longo da época de forma a sermos campeões, ou ao primeiro erro de Veiga....rua!

p.s. Não foi plágio ao Americano ;)

GR1904 disse...

O Veiga não é o único na estrutura administrativa da sad que não é do Benfica. Em cargos de direcção, pelo que me disseram (espero sinceramente q assim nao seja), o Domingos Soares Oliveira é lagarto. Até temos um presidente que já partilhou o camarote presidencial com o pinto da costa nas antas e pelos vistos continua a ser sócio de tripeiros e lagartos. Estas merdas fazem-me mta confusão pois como foi dito no texto é "suicidio retirar aos clubes o cunho emotivo e apaixonado que um adepto tem ao servir o clube do coração".

Anónimo disse...

Do que eu sei o Domingos Soares Oliveira é lagarto e eu dificilmente o trocava por qualquer benfiquista. Acredito no profissionalismo das pessoas e não me choca que existam "não-benfiquistas" em alguns lugares. E não acredito que houvesse polémica se o Veiga tem continuado láe fossemos campeões, nesta altura.

Pedro disse...

Há lugares e lugares. O cargo do Soares Oliveira necessita alguem apenas e só profissional. Bom profissional e competente.
O Director para o futebol necessita de algo mais. É alguem q lidera, é alguem q tem de impor respeito, saber do oficio etc mas, também tem q ser alguem capaz de ligar os jogadores ao clube, de lhes transmitir o q representa envergar o manto sagrado.

Veiga foi muito importante no titulo q conquistamos, Veiga sabe e tem coragem para dar o "corpo às balas" coisa q a sua função exige. Mas tem demasiados anticorpos.

Vamos esperar q, agora, tudo corra bem e q ele recomece em grande com contratações acertadas.

GR1904 disse...

Ninguem me convence que para o lugar do Domingos Soares Oliveira, não haja um benfiquista competente. Aliás, eu conheço alguns na área dele. Mas tb concordo q nesse lugar especifico possa haver mais flexibilidade. E atençao que nao me insurgi contra o trabalho e profisisonalismo dele, bem patente como se pode ver no link abaixo:

http://www.bancobest.pt/finsebanking/start.swe?SWEMethod=Drilldown&SWEApplet=BEST+Home+Page+Last+News+Applet&SWEView=BEST+Home+Page+View&SWEApcnt=1&SWEField=l_BEST+Title&SWECmd=InvokeMethod&SWECount=1&SWERowIds=SWERowId0%3d1-NZBK1Z

Em relaçao ao Veiga, tenha ou nao anti-corpos, goste-se ou nao dele e do seu passado, identifique-se ou nao com a sua pessoa, a verdade é que os jogadores do plantel do Benfica sempre realçaram a importancia do Veiga no balneario. Pelo menos nunca se soube do contrario. E nao acredito que fossem palavras ou discursos encomendados. Mas, para este cargo em particular, tb n acredito q n haja ninguem BENFIQUISTA que fizesse esse lugar com a bençao dos jogadores.

visconde gay disse...

Na minha opinião, este vígaro nunca trouxe nada de novo ao balneário do benfas, a não ser umas latas de laca, quando abre a goela só diz asneira, só desprestigia a instituição, nem vale a pena referir algumas das pérolas com que nos presenteou...

Mas todos sabemos que o rapaz da laca não tem culpa nenhuma de ser quem é, cá estaremos pra ver os resultados das opções do suspeito do costume, umas orelhas de burro já ninguém lhas tira!