blog

quarta-feira, junho 20, 2007

Sobre a OPA

Tenho acompanhado com curiosidade, como qualquer Benfiquista que se preze, todo este processo da OPA lançada por Joe Berardo ao capital da Benfica SAD e tenho lido muita asneira e muito delírio alucinado, só possível nesta realidade paralela que é o mundo dos adeptos do futebol.

Comecemos pelo início: quem é Joe Berardo?

Joe Berardo é um madeirense, apaixonado por arte, especulador bolsista e mais rico do que muitíssimos gajos muitíssimo ricos. A parte que nos interessa, nesta pequena descrição, é esta: "mais rico do que muitíssimos gajos muitíssimo ricos". É verdade, e eu sei que isto pode ser um choque para muitos de vocês, mas este Berardo está carregadinho dele! Guardemos esta informação na nossa mentezinha, pois vamos precisar dela mais tarde, e passemos para o ponto seguinte da nossa dissertação.

Quem é que costuma praticar a caridade desinteressada?

Quando pensamos em caridade desinteressada (leia-se, caridade que é feita com esforço pessoal e direccionada a terceiros, por oposição a caridade feita através de uma fundação criada para fugir aos impostos e ganhar ainda mais dinheiro), há muitos nomes que vêm à cabeça: a Madre Teresa, os tipos da AMI, aquele rapazola acastanhadote do microcrédito, a minha avózinha que dá sempre imensa roupa para os pobrezinhos, nas campanhas de recolha lá igreja da terra... enfim, imensa gente! E o que é que esta gente toda tem em comum? Nenhum é grande accionista da PT, do BCP, ou de coisa nenhuma. Ou, por outras palavras, nenhum é "mais rico do que muitíssimos gajos muitíssimo ricos".

Podemos então sacar daqui uma ilacção interessante e útil: os gajos muitíssimo ricos não costumam fazer coisas para ajudar terceiros, de uma forma desinteressada. Por incrível que pareça, é mesmo verdade! Aliás, posso até dizer, sem medo de errar, que a terra cor-de-rosa, cheia de florzinhas e passarinhos a cantar, da caridade desinteressada e o mundo "dás-me um biqueiro, levas uma solha no meio dos cornos que te f*des" dos negócios, são realidades completamente distintas.

E o nosso Berardo, para além de OPista de créditos firmados, é também uma das mais ilustres figura da realidade "dás-me um biqueiro, levas uma solha no meio dos cornos que te f*des", pelo menos à escala nacional. E se este gajo é podre de rico - e é mesmo - podemos então concluir que não costuma fazer muita caridade. E se não costuma fazer muita caridade, então aquela conversa do "estou a fazer a OPA para ajudar o Benfica", é capaz de ser o que nós, no mundo dos negócios, damos o nome técnico de "treta pegada".

Choque!

"O Berardo enganou-me", indignam-se vocês, "então se a OPA não é para ajudar o Benfica, para que é que serve então?", perguntam, depois de apanharem os queixos do chão.

E a resposta é tão simples que até assusta: a OPA sobre o capital da Benfica SAD tem o mesmo objectivo que todas as OPAs feitas em todas as bolsas deste planeta, adquirir uma parte substancial das acções da empresa OPAda. Ou seja, o Berardo quer exactamente o mesmo que quer qualquer gajo que faz uma OPA na bolsa: comprar muitas acções a um preço que ele considera vantajoso. Aliás, foi por isso que quando foi falar com a rapaziada da CMVM, que é malta habituada a lidar com estes pesos pesados do mundo "dás-me um biqueiro, levas uma solha no meio dos cornos que te f*des", o Berardo nem sequer tentou cantar-lhes a cantiga da caridade, nem lhes falou em "ajudar o Benfica". O que ele lhes disse foi o que eles já sabiam: fez a OPA, porque quer comprar uma parte substancial das acções. O alvo dele são 30%, porque parte do princípio que o clube não vende a sua parte maioritária e mais alguns badamecos (LFV, Quim Oliveira, e outros) também não vão querer vender. E se for bem sucedido, tornar-se-á o segundo maior accionista da Benfica SAD e uma voz de peso dentro da estrutura.

"E para que quer o Berardo 30% da Benfica SAD?", perguntam vocês.

Pela mesma razão que o Belmiro queria comprar a PT, que o Bill Gates quer embutir computadores em todo e qualquer objecto que se possa ter em casa, desde o atiçador da lareira à lima das unhas do chefe de família, ou que o Richard Branson quer organizar viagens ao espaço para turistas texanos ricos, atestados de petro-dólares: para ganhar rios de dinheiro!

Sim, porque estes gajos não são como nós! Eles estão-se positiva e negativamente a cagar para o futebol, para o desporto, para o amor clubista, ou para o amor em geral! Isto é gente sem sentimentos! Querem é ganhar dinheiro! É uma obsessão! E é por isso que vivem vidas trágicas de extrema infelicidade, nas suas mansões sumptuosas, rodeados de jovens top models apaixonadas por dinheiro, carros rápidos que custam dinheiro e todos os luxos possíveis e imaginários que um gajo consiga comprar com muito dinheiro (a palavra chave aqui é "dinheiro"). Isto é gente que desconhece o enorme prazer que é acordar de manhã com o despertador aos berros, com a agradável perspectiva de um dia de trabalho pela frente! Gente que nunca ouviu falar da diversão pegada que é o trânsito matinal do IC19, nem muito menos alguma vez cheirou o doce aroma de uma carruagem de metro apinhada, numa tarde escaldante de verão.

E é por isso, meus amigos, que enquanto nós temos o prazer e a alegria de viver o Benfica a sério, de vibrar com as suas vitórias e penar com os seus resultados menos positivos (porque "derrota" e "Benfica" nunca se pode usar na mesma frase), enquanto nós sentimos a paixão e vivemos o Benfica com o coração, infelizes como o Berardo olham para a Benfica SAD como se ela fosse uma vulgar empresa e só pensam no lucro. O desplante!

E é a isso que se resume esta OPA, à perspectiva de lucro. Não é para ajudar o Benfica, como desejariam os Benfiquistas, nem tão pouco é para prejudicar o Benfica, como desejariam todos os outros... é só para obter lucro.

Palhaços...

21 comentários:

Hugo Carvalho disse...

Se o benfica der lucro já é uma coisa positiva.
Eu sinceramente acho bem que alguém se preocupe com o lucro.

Alexandre disse...

Eh pa, até que enfim que vejo alguem a perceber o que se está a passar realmente. Pq das duas uma, ou um gajo faz uma OPA para tomar conta do clube, ou para ganhar dinheiro, NUNCA para ajudar. Senao criavam uma conta de apoio ao benfica e o berardo depositava 10 milhoes, como quem deposita 10 euros.

O post está muito bom, o zorg está de parabens, já nao me lembro de ver um post onde nao se falasse em lagartos nem em andrades.

Pedro disse...

Mas isso nunca esteve em causa.

A questão é q outras perguntas se levantam:

O Joe vendeu à dias meia dúzia de acções q tinha da PT ou do BCP e ganhou uns valentes milhões de euros (parece q é suficiente para cobrir esta "brincadeira" dele no SLB). Dessa forma qt terá o SLB q valorizar para q ele tenha ganhos palpaveis em bolsa? É q estamos a falar de um gajo "mais rico do que muitíssimos gajos muitíssimo ricos" e como tal não vão ser algumas centenas de milhar q o vão satisfazer.

Podemos analisar a questão pelo prisma de ele querer ser accionista maioritário e assim ter peso na gestão do clube e obter dividendos. Será q algum dia o Benfica dará lucros que permitam dividendos interessantes a alguem "mais rico do que muitíssimos gajos muitíssimo ricos" ???

Aceitando q existe verdade em qqr uma destas questões existe outra variável q tenho a certeza q foi o q despoletou a interesse do Berardo: a prsença de Oliveira como accionista no SLB. Penso q o grande objectivo do surgimento de Berardo no SLB é minar a força do Oliveira.

dezazucr disse...

hã?! Há gajos que fazem OPAs para ficarem com a maior parte das acções e terem lucros? Dass... el'há gajos pra tudo ;)

Muito bem escrito, concordo plenamente.

E eu acrescento:
Como é que ele vai lucrar?
Hipótese A: Venderá logo a seguir as acções? * é preciso elas valorizarem para que tenha lucro.
Hipótese B: Será para vender jovens da formação? * ainda terá que esperar mais uns anos, a não ser que conte lucrar com a venda do João Coimbra (o João que me perdoe).
Hipótese C: Vender o clube após ganhar o Campeonato? Como é que o Benfica gerará lucros se não ganhar campeonatos?

E outras hipóteses haverá, pois o pessoal não percebe de bolsa, mas percebe de especulações, lol!

Anónimo disse...

foda-se!!
então não pode lucrar o homem e o glorioso também?
o americano que comprou o manchester também não foi com o intuito de ganhar dinheiro? no inicio também era só revoluções e que não podia ser, que era uma vergonha um clube como o manchester pertencer a americanos mas agora ninguem se queixa!
podem ter a certeza que se tivesse o dinheiro do homem, também ia tentar comprar o glorioso e também ia querer mandar no futebol! (pelo menos o despedimento do santolas era imediato)!

João Bizarro disse...

Para o gajo ter lucro o Benfica tb tem que ter, e para o Benfica ter tem de ganhar.
É esta a parte que me interessa.

zorg disse...

Há muitas formas de um especulador ganhar dinheiro, mas como é evidente é perfeitamente possível que tanto o clube como o investidor saiam a ganhar de uma eventual parceria. O Benfica tem uma marca forte que tem vindo a crescer bastante nos últimos anos (e mérito tem que ser dado à actual direcção, porque tem tido algumas iniciativas positivas neste âmbito), mas que pode crescer muito mais, se houver investimento. O próprio Berardo já falou em liderar um grupo de investidores para injectar dinheiro no clube, com o objectivo de acelerar esse crescimento. Se a OPA se concretizar e ele se tornar um accionista de referência (30% torná-lo-iam o 2º maior accionista da SAD), essa possibilidade ganha ainda mais força, porque nessa situação ele estaria a investir em algo dele (pelo menos em parte). E, como já foi dito, para o Benfica valorizar e dar dinheiro, tem de ganhar títulos e ter uma presença forte na europa.

O Man Utd é o exemplo acabado de como é possível haver uma relação simbiótica entre investidores e clubes.

Alexandre disse...

john billy, o gajo COMPROU o manchester, nao comprou 49%.

Neste caso, se um gajo investe tanto dinheiro e nao fica a mandar nada no clube, das duas uma, ou é burro e nao sabe o que ha-de fazer ao dinheiro, ou vai ser mais a aproveitar-se do benfica.

Para o benfica tanto faz ser o berardo a ter acções como outro ze biclas qualquer. O benfica so ganha dinheiro num futuro aumento de capital, onde aí interessa a cotaçao das acções. Como entretanto as acções acabam por ir parar ao mesmo valor, na pratica o benfica nao ganha nada.

Alexandre disse...

como disse muito bem o zorg, o benfica so lucra se houver investimento, mas isso nao se faz através da compra de acções do clube. Se alguem investir dinheiro no clube é que poderá mudar alguma coisa.

dezazucr disse...

se o Benfica ganhar campeonatos o homem tem o lucro dele...
e se assim fôr não me chateio nem um pouco.

zorg disse...

#Alexandre

Claro que o Benfica só lucra se houver investimento, ou se houver um aumento de capital. Mas o facto de alguém comprar muitas acções - neste caso, os tais 30% - pode ser um indício de que esse alguém acredita na empresa e, portanto, está disponível para investir, ou pelo menos para promover o investimento.

Dito de outra forma: eu acho que se um gajo como o Berardo, que está habituado e gosta de ganhar dinheiro, não acreditar que pode ganhar dinheiro com o Benfica, pura e simplesmente não se mete nisso. E a forma que ele tem de ganhar dinheiro, como grande accionista da Benfica SAD, é investindo (ou promovendo o investimento) para que a empresa seja lucrativa. Repara que o Benfica, ao contrário do que aconteceu com sporting e porto, não entrou na bolsa logo a seguir a ter constituído a SAD. Esta entrada em bolsa coincide com resultados operacionais positivos e um decréscimo do passivo consolidado. O Berardo pode estar tão e só a considerar que estes resultados, juntamente com o grande potencial da marca, justificam o investimento com a perspectiva de lucros a médio prazo.

Alexandre disse...

pois é exactamente isso que tentei dizer. Nos primeiros momentos falou-se de muita coisa, mas poucos perceberam o alcance da OPA. O Berardo tem como objectivo principal ganhar dinheiro. Investiu numa marca da qual pensa tirar proveito. Se depois puder ajudar o Benfica, tanto melhor para ele.

Reparem que ele se diz benfiquista, mas por outro lado admite que percebe pouco de futebol, por isso cheira-me a gajo que até gosta muito do benfica mas se o benfica perder, tanto lhe faz.

O sporting e o porto entraram logo na bolsa numa altura em que se pensava que as SADs iam dar rios de dinheiro ao clube e aos accionistas. Já se viu entratanto que as coisas não são bem assim. Os clubes lucram com a subscrição de acções, a partir daí é so acumular prejuizos sem prestar contas a ninguem.

Nuno Gamito disse...

Eh eh eh, bastante gozo me deu ler esta crónica. De facto, é assim, é esse o principal objectivo desta OPA, o lucro!!!

Mas se lhe juntarmos, digamos, por tabela, uma situação em que o individuo até é benfiquista e que está disposto a participar como mais valia financeira no capital do SAD, evitando com isto, quem sabe males maiores, o que poderemos esperar?

Eu, em conclusão, entre o período antes OPA e o agora, acho que isto tudo acabará por ser um grande benefício em prol do clube e não o contrário, ou , pelo menos, espero e faço votos que assim seja.

Unknown disse...

É pá! Acabei de ler que o Geovanni rescindiu o contrato com o Grêmio... não o podemos voltar a contratar? Ou será q o Joe não gosta dele?

Anónimo disse...

Uma análise muito bem feita á OPA lançada por Joe Berardo.É mesmo isso não é para ajudar o Benfica e também não é para prejudicar o Benfica. Só visa mesmo o lucro puro e simples.Joe Berardo não entra em nada para perder dinheiro. Não está no feitio dele e julgo que o amor que diz ter pelo Benfica não se sobrepõe ao amor que tem pelo dinheiro.Já agora ele referiu-se mesmo ao Rui Costa com muita falta de respeito. Pode não concordar com o facto do Rui jogar com 35 anos(tomaram muitos com 20 ter a classe que ele tem)mas nada lhe dá o direito de destratar um jogador do Benfica como ele fez ,ainda por cima o Rui Costa que é um símbolo do nosso glorioso.
Saudações benfiquistas

Unknown disse...

Pedro, é obvio que a presença de Oliveira como acionista, despoletou o aparecimento de Berardo, pois parece que a tal OPA hostil que preparavam e que foi denunciada por Fernando Seara, era liderada por Joaquim Oliveira e compinchas, para minarem a possibilidade de o Benfica avançar mesmo com um Canal Benfica!!!
Porque tenham a certeza de 2 coisas: quando o Benfica se livrar do contrato das transmissões com a Oivedesportos, para além de ser o fim da Sport TV, o Benfica com os valores bem mais altos que poderá cobrar, será um Clube e uma marca imparável...
basta ver que no tal relatório que nos colocou nos 20 primeiros em receitas, a nossa diferença maior para todos os outros, era a nível de receitas das transmissões televisivas, que para nós era uma percentagem minima e para os outros era das parcelas mais elevadas...
Parece que houve um pedido de desculpas por parte de Berardo, e que foram aceites pelo Rui...
Apesar de achar que as desculpas evitam-se e não se pedem, acho que já está menos mal, pois talvez acabe com a campanha dos jornais pra nos intoxicarem contra o Joe...

GR1904 disse...

Para mim, era pertinente averiguar que relações é que pode haver entre o Berardo e o Oliveira. Ambos são accionistas da PT e o Oliveira detém uma participação qualificada na PT Multimédia que é a entidade com quem o Benfica estava a negociar o canal do clube e que, a partir duma dada altura, estagnou. Estes, entre outros, são aspectos que carecem de análise e acho estranho ninguém olhar para estes factos que podem não ser do conhecimento geral, mas quem joga nestes tabuleiros e está atento, conhece perfeitamente e podem ajudar a explicar grande parte do objectivo da OPA.

Pedro disse...

Hoje ouvi as novas declarações de Berardo sobre essa questão das receitas televisivas e de publicidade e, claramente, q o alvo das criticas é o Oliveira....

GR1904 disse...

Pedro. Ele pode dizer o que quiser. Aliás, para quem num dia diz que não quer ter voz activa na gestão da sad porque confia plenamente em quem a dirige e, logo a seguir, dá as suas opiniões sobre a equipa do Benfica da forma que o fez e, principalmente, quando ontem em comunicado já assume que quer uma participação qualificada para influenciar a gestão da sad, acho que credibilidade, pelo menos neste assunto, é algo que ele já perdeu claramente. De modo que ele pode dizer o que bem entender. O que não se pode esconder é que há ligações empresariais demasiado comuns entre ele e o Oliveira. E nenhum investidor anda neste mundo da bolsa por benemérito mas sim para ganhar o máximo do seu. E quando lhes começa a cheirar a dinheiro, aparecem aí. Nestes negócios da bolsa, algumas vezes vemos grandes aliados em quem parece ser, à partida, inimigos. Principalmente quando lhes cheira a dinheiro.

Unknown disse...

mas gr1904, pelas palavras de Fernando Seara, esta OPA, foi mesmo para acabar com o Oliveira, e não alinho, embora respeite o teu cepticismo...e avançou Berardo, por ser quem é no mundo da Bolsa...por todos sabermos que iria abanar isto tudo!!!
E numa coisa podem confiar...Seara pode parecer muito anjinho e muito tenrinho, mas é um GRANDE benfiquista, e que está por dentro de tudo o que se passa no Clube, pois pra LFV, é a pessoa indicada para assumir a presidência assim que Vieira achar que fechou o seu ciclo....

GR1904 disse...

O Berardo disse ontem na Sic Noticias que era amigo pessoal do Oliveira. Disse, também, que era amigo do Rui Costa e publicamente disse o que disse do jogador. Com amigos assim, alguém precisa de inimigos? Analisar os objectivos desta OPA vai muito além do que os seus intervenientes directos e indirectos possam dizer. Em relação ao Seara na presidencia do Benfica, em mha opinião não basta ser um grande benfiquista para se sentar nessa cadeira. Eu não vejo o programa onde ele participa pq, apesar de ser mais correcto, cordial e ético na discussão com os outros dois, acho que não defende o Benfica como devia e podia. É um indicador que tenho.