blog

quarta-feira, junho 27, 2007

Um primeiro esboço

O plantel do Sport Lisboa e Benfica começa a ser alinhavado, segunda feira arranca oficialmente a época 2007/08 da equipa com a apresentação dos craques no Centro de Estágios do Seixal.
É hora de o comum adepto começar a dar uso da sua costela de treinador de bancada. Sabendo que ainda não está defenido e que mais mexidas se irão processar aqui fica o primeiro esboço para o Benfica 2007/08:

Baliza:

Ainda existem muitas dúvidas sobre a composição final dos guarda redes do Glorioso. Aquele que eu considero o melhor, Moretto, deve sair do clube. Considero que é melhor que um deles saía. Ter 3 guarda redes de top no plantel não é saudável. Dois e um "puto" é o ideal. Gostava de Moretto e Moreira mas não deverei ter essa sorte. Quim não me inspira confiança a 100% mas seja qual for o elenco final o Benfica estará bem servido e com alternativas à altura.

Defesa:

Mantendo a estrutura base dos anos anteriores reforçada com Marc Zoro, teoricamente o Glorioso terá uma sólida defesa com alternativas para todos os lugares e com elevado indice de qualidade. Uma defesa composta por uma dupla de centrais Luisão e David Luiz aguça o apetite a qualquer benfiquista. Muito se fala da possibilidade da saída de Luisão, de Anderson, de Nélson mas acredito que a sair alguem será apenas Anderson o que permitirá a inclusão no plantel do jovem José Fonte. Zoro faz várias posições na defesa o que permite colmatar lacunas sentidas na época passada, nomeadamente na concorrência de Nelson. Léo e Miguelito garantem muita qualidade na lateral esquerda.

Meio Campo:

A zona que mais dúvidas levanta nesta fase. Karagounis poderá sair, Manuel Fernandes poderá regressar, Diego Souza agrada aos adeptos. Uma coisa é certa, Nuno Assis estará de volta e será um reforço de luxo. Sem saídas com o regresso de Manuel Fernandes o Benfica poderia fechar o meio campo com um rasgado sorriso pois o mesmo seria de altíssima qualidade. Há quem fale numa alternativa a Petit o que não foge muito à realidade mas, também admito que, mantendo os que lá estão, com o regresso de Manuel Fernandes sejam unidades a mais para o meio campo benfiquista. Com características diferentes do raçudo numero 6 é verdade mas quer Katsoranis quer Zoro podem fazer o lugar. Pode ser também uma janela para um junior ter uma oportunidade. Pode o Benfica contratar ainda mais alguem.
Petit, Karagounis, Katsoranis, Nuno Assis, Rui Costa, Manuel Fernandes serão seis jogadores para 3 posições, partindo do principio que o losango se irá manter e que Simão ocupará o vertice superior. Acho que estamos bem servidos se for esta a compisição do meio campo do Benfica. Caso Karagounis abandone o clube terá que se ir buscar mais alguem e o elevado ordenado que o grego aufere permitirá a aquisição de alguem relevante. Se o grego sair, se Manuel não regressar, o meio campo benfiquista ainda será alvo de muitas mexidas e dúvidas nos próximos tempos.

Ataque:

Finalmente o Benfica investe forte numa zona carenciada há vários anos de uma referência atacante. A aposta recaiu no paraguaio Oscar Cardozo e no seu poder fisico e forte pé esquerdo. O argentino Bergessio também está a caminho dando mobilidade e frescura fisica ao ataque do Benfica. Mantendo Nuno Gomes e Mantorras, com a inclusão de Dabao na, pelo menos, pré época o treinador terá opções de qualidade e posicionais. Se Miccoli regressar então o ataque benfiquista tomará proporções que os benfiquistas há muito não estavam habituados. O jovem e promissor ala esquerdo Fábio Coentrão permitirá a Fernando Santos uma outra abordagem ao jogo explorando as faixas. Mesmo sem Miccoli o ataque é muito forte. Nuno Gomes terá, caso fique no clube, a oportunidade de jogar ao lado de um jogador com as características ideias para o seu futebol e assim poder reeditar a sua melhor época de sempre ao serviço do Benfica, assim esperamos nós todos. Se sair concerteza haverá mais uma cara nova no plantel benfiquista 8ou então não será assim tão nova...).

Vedeta:

Simão Sabrosa. O capitão do Benfica e melhor jogador do campeonato nacional irá se manter, para gaúdio de todos nós, no clube e com isso continuar a espalhar a sua magia pelos relvados. Beneficiará muito com o acréscimo de qualidade quer à sua frente quer atrás de si podendo libertar-se um pouco da amarra de "levar a equipa às costas". Mais solto e melhor acompanhado, Simão tem tudo para fazer ainda melhor e levar a equipa aos tão ambicionados titulos.

Dúvidas:

Quem fica e quem será dispensado ainda é uma grande dúvida. Manu e Paulo Jorge têm propostas do estrangeiro mas, acredito, que só um irá sair. É importante que um deles fique para permitir conceitos tácticos diferentes mas é verdade que não irão ter o tempo de jogo desejado. Dentro do plantel serão das ultimas opções do treinador.

Poderá um ou outro junior fazer parte do plantel e Santos terá, desse modo, um conjunto de 25/26 jogadores.

O primeiro esboço do plantel benfiquista para 2007/08 mostra um claro acréscimo, teórico, de qualidade, mais alternativas de qualidade e com características diferentes que permitem alteração tácticas que o treinador entenda efectuar. A estrutura base mantêm-se o que é sempre bom. Mais e melhores opções, possibilidade de rotação da equipa mantendo os níveis de qualidade desejados. A expectativa está bem alta. A pouca fé no treinador impede grandes euforias o que até é bom para esta altura do ano.

16 comentários:

Nuno Gamito disse...

Baliza:

Quando a teimosia do santolas impera, não há nada a fazer nem a discutir, por isso iremos, incondicionalmente levar com o Quim a época inteira, a não ser que, nós adeptos, tenhamos sorte, e o Quim se lesione.
Por mim, era Moreira a titular e Bruno Costa a suplente, sem espinhas.

Defesa:

Será melhor deixar chegar o 31 de Agosto para me pronunciar acerca da defesa, mas gostaria desde já, que o Miguelito tivesse mais oportunidades nem que seja a meio campo. Tenho saudades do Ricardo Rocha...

Meio campo:

Com Manuel Fernandes e Diego Souza formaríamos um meio campo fantástico, mas não me parece que seja essa a vontade das pessoas que mandam, infelizmente. Devem ver bola numa marca de tv diferente da minha.

Ataque:

Parece que finalmente iremos ter um ataque à altura do resto do plantel, isto, claro, se o Nuno Gomes sair, e se o Mantorras ganhar só 1/4 do ordenado, pois não joga mais que 1/4 dos jogos.
Atenção à prata da casa, e ao chinês Yu Dabao...

João Bizarro disse...

Quanto a este tema não me vou pronunciar porque tenho medo que o Santos aqui venha e ele faz literalmente o contrario daquilo que a maioria pensa, só pra mostrar que é um homem com convicções fortes.

Anónimo disse...

baliza:
concordo ctg menos na tua opinião sobre o moretto, que para mim é o pior dos três.
para mim era assim: moreira (titular), quim e um junior.
defesa: se sair o anderson tudo bem, o luisão NUNCA! acho k falta um lateral direito a sério, o zoro é mais central que outra coisa. o lado esquerdo tá muito forte e as noticias sobre o antunes são mesmo para rir! isso o idiota do rui santos que afirmou que o antunes era melhor que o leo!
meio campo: nem tiro nem acrescento nada sobre a tua opinião!
ataque: fortissimo, se vierem o argentino e o miccoli, rua com o nuno gomes! esse menino não ia aguentar ir para o banco e ainda ia queimar o argentino ou até o cardozo.
vedeta: simão e sempre simão! são de rir os comentários dos andrades e dos lagartos quando ficam todos contentes por venderem o anderson ou o nani! eu não quero que se vendem nem o simão, nem o luisão, nem o petit, nem o leo! e por favor que venha o miccoli!
dúvidas: o paulo jorge ou o manu não devem jogar por isso podem sair a vontade.
para mim a maior dúvida será sempre o santolas! que ver se o rol de desculpas para o inicio de merda da época passadas são mesmos verdadeiras e que este ano fazemos um aranque de campeontao fabuloso para já por a concorência a ver navios!

Pedro disse...

"isso o idiota do rui santos que afirmou que o antunes era melhor que o leo"

Não posso...diz-me q estás a reinar??
Essa consegue ser pior/melhor do q qd ele comparou o sporting de Peseiro ao Chelsea....

LOLOLOLOLOL

Anónimo disse...

pedro, foi no último tempo extra (sic notícias) desta época. havia uma eleição sobre o melhor onze da liga feita pelos espectadores. claro que o melhor lateral esquerdo votado foi o leo mas o rui santos disse que na sua opinião o antunes foi muito melhor mas não teve visibilidade por jogar no paços de ferreira!

Anónimo disse...

Começo pelo fim: Antunes melhor que Léo??? Devia ser proibido dizerem-se asneiras dessas, como é que é possível!

Baliza:
Sou Moreirista, pelo que ficaria com Moreira, Quim, e um puto.

Defesa:
Estou farto de ouvir o chorão do Andersson, por mim pode ir para o raio que o parta. Vinha o Fonte, e acho importante contratar mais um defesa, ou lateral direito, ou central, dependendo de onde se tenciona usa o Zoro.

Meio campo:
Espero que o Karagounis fique e o Manel Fernandes regresse, não podia estar mais satisfeito. A não acontecer uma das hipóteses, gostava que se tentasse o empréstimo de Hugo Viana, que não sendo um craque, apresenta soluções diferentes dos restantes elementos (excelente pé esquerdo, grande capacidade de passe, bom nas bolas paradas "canhotas"). O Diego Souza é muitas vezes referido aqui, mas do que percebi o empréstimo é até ao final do ano, pelo que estamos de mãos presas até lá, em Janeiro talvez possa voltar.

Ataque:
Bienvenido Tacuara! Gostava que o Miccoli ficasse (desde que isso não signifique abdicar do Luisão), e contrariamente à maioria gostava que o Nuno ficasse. Ao lado do Cardoso pode jogar como gosta e melhor sabe. Acho que devem apostar no Dabao, se quiserem que ele aprenda mesmo jogando pouco, se preferirem que ele jogue regularmente, é emprestá-lo a um clube de 1ª. O Coentrão do que me foi dito tem tanto de talentoso como de desmiolado, e não me parece que o FS tire grande proveito dele, espero estar enganado.

Vedeta: É o nosso capitão, melhor jogador em Portugal, não é preciso dizer mais nada. Com ele em campo arriscamo-nos sempre a ganhar.

Dúvidas:
Como já afirmei no ano passsado, acho que o Manú e o Paulo Jorge devem ir à vida deles, de preferência vendidos. Se não é emprestá-los e esperar que uma boa época abra as portas a uma transeferência. Nem a questão de falta de extremos me preocupa, já que Simão, Bergessio e Coentrão podem jogar pelas alas.

Com este esboço deixamos de ter um plantel curto (palavras do nosso pitbull, ainda hoje!) e o mínimo que se exige é o título e uma boa prestação europeia. Acredito que com um Director de Futebol forte, mesmo com o FS, vamos conseguir. Mas é fundamental voltar o Veiga, ou alguém para o lugar dele, não podemos ter o FS nem o LFV a darem o corpo às balas durante a época. Até porque já sabemos que há muitos jornaleiros avençados preparados para disparar.

Anónimo disse...

Parece que já confirmaram o júnior Romeu Ribeiro no plantel da próxima época! O miúdo tem futuro!

Obelix

Anónimo disse...

obelix, enquanto tiver lá o santolas nenhum junior vai ter futuro no benfica.

Pedro disse...

Ainda ontem ouvi falar muito bem desse miudo.

slbcarlitos disse...

Plantel Oficial do SLB - época - 07/08.

Baliza: Moreira, Quim e Cássio.

Defesa: Nélson, Ratinho, Luisão, David Luíz, Zoro, José Fonte, Léo, Miguelito.

Meio Campo: Petit, Katsouranis, Manelelé, Karagounis, Nuno Assis, Rui Costa, Willian e Romeu Ribeiro.

Ataque: Simão, Tacuara, Miccoli, Nuno Gomes, Bergessio, Mantorras, Fábio Coentrão e Dabao.

Dúvidas: Os restos que vão à sua vidinha em definitivo, por empréstimo ou mesmo impingidos a uns árabes.

Treinador: Chalana.
Adjunto: Nandinho.

Anónimo disse...

"Treinador: Chalana.
Adjunto: Nandinho."
bem visto AHAHAHAH!

João Bizarro disse...

Sim, bem visto. Se bem que nem a adjunto ele devia estar.

Anónimo disse...

Concordo com o post quando refere que temos um plantel muito bom e capaz para a próxima época, só falta mesmo um treinador, porque não temos nenhum.

Quetzal Guzman disse...

Na baliza concordo contigo, Pedro. Não há necessidade de encontrar um alternativa a uma eventual, e necessária, sublinhe-se, saída. Deve ser o guarda-redes dos juniores a completar o trio. Também considero Moretto o guarda-redes com maior perfil. É o que tem mais capacidades fisicas para decidir um jogo. Falta-lhe, no entanto, capacidade psicológica. Eu optaria pelo empréstimo a uma equipa de ambição média, onde já existe algum nível de pressão. Ou seja, que esteja na UEFA e lute no seu campeonato por um lugar europeu.

Na defesa parece-me faltar um lateral direito. Se o losango é para manter, então o Zoro não é homem para ocupar essa posição. Falta-lhe velocidade e técnica para dar profunidade ofensiva à ala. Jogaríamos coxos. Para mim é central, ponto final. Se Anderson sair, chame-se o Fonte. Outra opção que me agradaria seria a contratação do Alex, irmão do Luisão. Para a lateral-direita apostaria no Ilsinho.

A meio-campo, não saindo Karagounis e regressando Manuel fernandes, estamos conversados. E o Manuel não for opção, urge contratar um médio capaz de assegurar estabilidade nas transições defensivas. Madrid já foi descartado. Em Portugal, agrada-me o Ruben Amorim e o Tiago Gomes do Estrela. O problema é que, contrariamente ao Manel, não têm características para o lugar de pivot defensivo, o que, em caso de ausência do Petit, forçaria o recuo do Katou.

No ataque, aguarde-se Bergessio. Não acrdeito na continuidade de Miccolli. Caso falhe o argentino, gostaria de ver o Eduardo Alves da Silva, do Dinamo Zagreb, um avançado móvel com grande instinto. Basta ver os números no clube: 73 golos em 100 jogos.

Continua é a faltar uma equipa técnica competente. :)

Pedro disse...

Pois...a equipa técnica continua a ser um grande handicap
:)

Unknown disse...

é como dizes : chegou a hora tb nós sermos um pouco treinadores...

Baliza: Moretto a nº1, sem a minima duvida, ficando Moreira e mais um junior...
Quim a vender e bem depressa!!!

Defesa : todos falam num lateral direito...eu falo me 2!!!, pois Nelson é um ZERO. É dos pucos jogadores com idade jovem que me lembro de ver sempre, mas sempre a regredir em termos de qualidade!!!Sempre defendeu mal, mas agora ainda ataca pior...
Como Zoro é um central, apostava, como alguém muito bem aqui falou em Ilsinho e no regresso do João Pereira...
A central temos David Luiz, Zoro e Luisão que devia ficar para sempre no Clube e caso Anderson sáia, poderiamos regressar Fonte, mas cheira me que iremos comprar Cirillo...
Na esquerda estamos conversados e muito bem conversados!!!

Meio Campo - se ficasse o mago Karagounis e regressasse Manelele, teriamos um meio campo de luxo, capaz de ter pernas para uma época de alto nivel...
Sim porque Petit, Katsouranis, Karagounis, Manelele, Rui Costa e Nuno Assis fariam as delicias de qualquer adepto benfiquista...
Mas como parece que Kara quer sair e Manelele não está certo, teremos que esperar para ver quem chega, mas aposto em Ruben Amorim e no jovem Willian...

Ataque: com a aposta em Cardozo e em Bergessio, o Benfica fica bem mais forte em poder de choque e em finalização!!!
Se Miccoli pudesse entrar nestas contas, então o nivel subiria e muito meus amigos!!!
Quanto a Nuno Gomes, acho que nos merece muito respeito, quer gostemos ou não dele, porque 8 anos de Clube não é brincadeira para ninguém....Se sair que seja pela porta grande, pois bem merece por todo o seu profissionalismo e benfiquismo...mas se ficar será mais valia, pois não esquecer que as suas melhores épocas foram com gigantes ao seu lado!!! Do Mantorras nem sei o que dizer e como dizer, por isso não vou fazer comentários...Sobre Dabao, julgo que se fôr para ficar a ver todos os jogos de fora, não me parece que fosse mal emprestá-lo a um clube da 1ªliga, apesar de tb considerar que muito iria aprender a treinar todos os dias com os seus companheiros de Benfica!!!

De SIMÃO para quê falar??? Os 6 anos que leva de Benfica falam por si...

Sobre o Santinho,olhem...já que vamos ter que gramar com aquele, que esperemos que tudo corra pelo melhor...
Mas como o Pedro disse e muito bem, sempre serve para evitar euforias que são sempre indesejadas nestes inicios de época!!!