blog

quarta-feira, agosto 29, 2007

FC Copenhaga - SL Benfica : 0-1

Venham de lá esses milhões.

O jogo começou como se esperava com os dinamarqueses a usarem e abusarem do chuveirinho para a nossa área aproveitando a enorme diferença de altura entre as equipas, e o Benfica sofreu um pouco nesses primeiros 15 minutos. Sofreu também por culpa própria pois não conseguia colocar a bola no chão e procurava afasta-la da nossa área com os chutões para a frente que eram ganhos pelas torres dinamarquesas. Dois ou três sufocos na nossa área e eis que conseguimos uma jogada de perigo que resulta numa falta a nosso favor. Da marcação da falta marcamos o nosso golo numa belíssima jogada de equipa concretizada impecavelmente por Katsoranis. Um dos livres mais bonitos que vi o Benfica marcar. Dedo de Camacho?

Não fizemos uma exibição de encher o olho, seria muito difícil pelas razões que todos sabemos e ao ver o estado daquele relvado percebi que ía ser um jogo de muito coração, de muito pulmão, de muita garra e pouca técnica. E o Benfica mostrou que tinha armas para vencer essa luta e aqui sim nota-se ao longe o dedo de Camacho. A alma de Camacho. Os jogadores lutaram sempre dando tudo em campo pela posse da bola, batendo-se nas alturas com os dinamarqueses apesar da diferença de estatura. Todos. Ninguem se escondeu da luta, nem o miúdo estreante Di Maria que da mesma forma que quis mostrar os seus atributos técnicos não se coibia de recuar e defender. O argentino aguçou o apetite. Quero vê-lo num terreno em boas condições...

Sou frontal nas criticas que faço mas também sei reconhecer e elogiar quando a exibição isso merece e Nuno Gomes fez uma estupenda exibição hoje. Lutou muito e fez de pivot com muita qualidade dando o apoio necessário que Rui Costa precisava. E o maestro, enquanto teve pilhas, encheu o campo. Que categoria. Mas o melhor foi Petit. Um jogão, sozinho dominou todo o meio campo e "apagava" fogos onde quer que eles existissem. Esteve impecável.

E mais uma vez os putos. Alguem sentiu algum receio quando entrou o Romeu? Eu não. O Miguel Vítor esteve muito bem, nem parecia que era o primeiro jogo na Champions. Muito boa exibição. Que não o percam é o que eu peço.
Individualmente acho que a equipa esteve muito bem, colectivamente há muito a melhorar mas nota-se, de uma forma escandalosamente óbvia, melhorias em relação a um passado recente. Mais garra, mais vontade, mais pragmatismo. E com tudo pela frente para melhorar.

Tivemos sorte em algumas fases do jogo. É um facto mas também temos direito. Já jogámos à brava e não conseguimos vencer por claro azar, mas, importa realçar, não fizemos para depender da sorte ou azar, lutamos com todas as nossas forças pelo jogo e pela vitória. Não nos acomodamos como em outros tempos. E isso é bom, muito bom.

A arbitragem foi fraca, muito erros para os dois lados, sendo o principal um lance dentro da nossa área que envolveu Miguel Vítor que agarra a camisola ao avançado dinamarquês mas, o mergulho à Liedson deste acaba por enganar o árbitro. Podia ter complicado o jogo.

O importante foi conseguido. Entrar na Champions era o primeiro objectivo e foi concretizado. A equipa vai melhorando a cada jogo. Não tenho ilusões, há muito trabalho pela frente, mas estamos na Champions!!!!

30 comentários:

bomdebola disse...

Hoje tivemos em campo 14 guerreiros que souberam merecer a sorte dos primeiros minutos.

O grande Benfica de hoje teve a alma de Camacho. Petit deve ter feito o melhor jogo da sua vida, Quim esteve impecável, Nuno Gomes lutou como já há muito não lhe víamos fazer, Leo mostrou o estoicismo do costume, Katsoranis esteve quase perfeito, Rui Costa foi muito importante nos primeiros minutos e o primeiro a mostrar como dar a volta a estes dinamarqueses, Nuno Assis entrou muito bem e podia ter marcado.

Força Benfica e boa sorte para o sorteio de amanhã.

MFQ

Anónimo disse...

Que diferença!

O ano passado jogamos frente a um Copenhaga que pouco valia sem os seus dois melhores elementos. E em vez de jogar para ganhar, estava lá o enconado no banco, todo encolhido, todo borrado, todo mijado de medo de ganhar, assustado até com a própria sombra, a contagiar de medo a própria equipa.

E os ayatollas diziam "não batam no homem, porque empatar em Copenhaga é muito bom". E assim desperdicamos uma grande oportunidade de fazer mais pontos para o ranking e mais dinheiro para os cofres.

Este ano, perante um Copenhaga muito superior ao do ano passado, ganhamos. Se o ano passado em vez do enconado e dos ayatollahs tivessemos um treinador com tomates tinhamos passado a fase de grupos na maior.

Anónimo disse...

Petit o Gigante

Katsoranis Zeus (e não é pelo golo)

Luis Filipe Bem (a defesa direito)

Miguel Vitor de Volta (aos juniores!!! se calhar sem merecer)

Leo o Profisional

Quim Cool

Rui Costa Maestro (até no batatal)

Nuno Gomes o Lutador !!!

Di Maria Promete

Assis Com Tudo

Cardozo até a Exaustão

Romeu a Carraça

Bergessio Atrasado (a sua entrada)

Nelson Azarento (espero por pouco tempo)

Anónimo disse...

LOOOL que belo rebanho! A seguir o pastor Camacho!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Apesar da sorte toda, a melhor oportunidade falhada foi a do Nuno Assis...

Claro que já houve dedo do Camacho, se não a mão inteira...

Anónimo disse...

Força Benfica !!!
Belíssima vitória, muito merecida pelos jogadores.
É preciso construir uma equipa, mas parece que temos matéria prima.

Anónimo disse...

Concordo com a globalidade da crónica, fez-me lembrar do jogo contra o Rosenborg, acabámos por ter sorte e acho que muitos hoje perceberam que este é um campo difícil, só com estrelinha vencemos.
Nos melhores gostei mais do Petit, até cansou vê-lo jogar. Inacreditável como pressiona atrás e à frente, está em todo lado, e o Romeu vai ser outra "carraça" como ele. O Di Maria tem o toque de bola, e mais objectividade e força que o Coentrão, mas também me pareceu um pouco egoísta, o Cardozo desesperou em alguns lances com ele. O Nuno fez um grande jogo, e acho que vai melhorar cada vez mais com o gigante ao lado, muitos críticos vão engolir o que têm dito dele. Só tenho pena de parecer que o Camacho não conta com o Adu, mas acredito que ele ainda venha a ser útil, principalmente para dar descanso ao Rui.
Agora venha a Champions!

P.S.- Starblade, acho que já é tempo de parares com a cruzada anti-FS, ele já saíu e os benfiquistas estão unidos em torno de Camacho. E poupavas-nos aos disparates de dizer que este Copenhaga é muito mais forte que o do ano passado, até porque se viu que o Gronkjaer faz muito mais falta que fazia o Alback o ano passado. E por acaso o Benfica mesmo com o FS também bateu este Copenhaga "mais forte".

Anónimo disse...

São estas as hipoteses. Alguém tem preferências?

POTE 1:

AC Milan (Ita)
Barcelona (Esp)
Liverpool (Ing)
Inter Milão (Ita)
Arsenal (Ing)
Real Madrid (Esp)
Manchester United (Ing)
Chelsea (Ing)

POTE 2:
Valência (Esp)
Lyon (Fra)
FC Porto (POR)
Sevilha (Esp) ou AEK Atenas (Gre)
PSV Eindhoven (Hol)
AS Roma (Ita)
Benfica (POR)
Werder Bremen (Ale)

POTE 3:
Celtic (Esc)
Schalke 04 (Ale)
Estugarda (Ale)
Steaua Bucareste (Rom)
CSKA Moscovo (Rus)
Sporting (POR)
Lazio (Ita)
Marselha (Fra)

POTE 4:
Glasgow Rangers (Esc)
Shakhtar Donetsk (Ucr)
Besiktas (Tur)
Olympiakos (Gre)
Dínamo Kiev (Ucr)
Fenerbahce (Tur)
Slávia Praga (Che)
Rosenborg (Nor)

No Pote 1, venha o diabo e escolha !!!

No Pote 3, já que não podemos jogar com os Lagartos, não me importava de voltar a jogar com o Celtic, aquela derrota em Glasgow está-me atravessada, temos equipa para eles. O Steua também não era mau, e o Marselha está ao nosso alcance, os outros são complicados.

No Pote 4, era importante evitar o Shakhtar por causa da viagem, os Turcos, e Gregos os ambientes são perigosos, o Slávia eliminou o Ajax em contra-ataque, se calhar o Rangers actualmente é capaz de ser o mais fácil.

Anónimo disse...

No pote 4, esqueci-me do Rosenborg, também não era mau...

bomdebola disse...

Que grande jogo fez o Petit! Até cansa vê-lo jogar.

Agora venha o goleador. Há margem para sonhar grande, vamos a isso!



A minha preferência para o sorteio:

Arsenal – Marselha - Rangers

MFQ

Anónimo disse...

Un Benfica con cojones e ganas!!e olé!:) que venha o próximo jogo! há muito trabalho para fazer, mas temos quem o faça!!

abraços!

Anónimo disse...

Americano, este Copenhaga não foi mais forte??? Tu por acaso viste o jogo do ano passado? Quantas oportunidades criou o Copenhaga no jogo do ano passado e no deste ano?

Quanto à toda a cruzada "anti-FS" ainda é pouca. É para nos lembramos sempre que se o ano passado não ganhamos nada, deve-se a este mijado de medo.

O problema dos benfiquistas é terem a memória curta. O LFV é o novo Damásio e o FS o Artur Jorge. Isso via-se à distancia. E se tivessem memória, os erros da época passado tinham sido evitados,bastava olhar para o passado. Por isso o que se passou deve estar sempre presente. Para que nunca mais se repita.

Anónimo disse...

Para o sorteio:
0 primeiro pote mete medo!mas Arsenal ou Real(pra vencer com um auto-golo do pepe!),
3º: Marselha ou Celtic (acredito que com o camacho vencemos o celtic),
4º) S Praga ou Rosemborg.

o meu palpite é:
Real
Marselha
S. Praga

Anónimo disse...

Starblade, já te disse que para mim isso é perda de tempo, se queres continuar a falar do passado, fazes bem. Para mim interessa-me este Benfica que passou à Champions, e interessa-me falar das coisas positvas e negativas mas do presente, apenas isso.

karadas disse...

H� que diz�-lo frontalmente: tivemos muita sorte ao apurarmo-nos para a fase de grupos da Liga dos Campe�es. No c�mputo das duas m�os os dinamarqueses foram claramente superiores s� que, desta vez, n�s tivemos a fortuna que nos tem faltado noutras ocasi�es. Os dinamarqueses bem podiam ter ficado ali toda a noite que estava escrito que esta noite a bola n�o entrava (fez-me lembrar o Benfica�Boavista da �poca passada).
N�o conseguindo esconder alguma falta de inspira�o os jogadores encarnados foram, por outro lado, inexced�veis na entrega ao jogo. Houve muita determina�o, muita vontade, muita solidariedade o que demonstra que todos eles perceberam a import�ncia do que estava em jogo. Neste particular j� se notam, sem d�vida, diferen�as relativamente ao reinado de Fernando Santos. Salta � vista que o espanhol tem uma capacidade de motivar os jogadores que o engenheiro definitivamente n�o tem.
Agora falta o essencial que � p�r a equipa a praticar bom futebol. E para que isso aconte�a, n�o basta o dedo do treinador. � preciso que os jogadores tenham qualidade suficiente para poderem jogar o futebol que todos os benfiquistas desejam. E neste aspecto � que a porca torce o rabo. Penso que o plantel precisa urgentemente de se refor�ar com um m�dio centro (Rui Costa n�o chega) e com um ponta de lan�a que marque golos. Faltam dois dias para o fecho das inscri�es e, ao que parece, o Benfica apenas est� no mercado por um avan�ado. Mesmo que ele venha n�o � suficiente. Di Maria (que hoje deu boas indica�es), Maximiliano e Rodriguez n�o s�o jogadores para fazerem essas posi�es pelo que, a n�o ser contratado mais ningu�m, vamos ter muitos dissabores ao longo desta �poca. � importante que n�o se caia no erro de pensar que pelo facto de termos eliminado os dinamarqueses tudo est� bem. � �bvio que n�o est� e o pr�prio Camacho sabe disso. S� falta LFV cumprir a sua fun�o.

Pedro disse...

Este Copenhaga foi muito mais dificil q o do ano passado, a diferença principal foi a postura da equipa e não esquecer q o estado do terreno prejudica mais o nosso jogo do q o deles.

Para o sorteio :

Real Madrid
Marselha
Rangers/Slavia

Anónimo disse...

Eu quero:

Barcelona/Manchester
Steua
Slavia

RMSoares disse...

Afinal o Camacho conseguiu 2 grandes contratações: Romeu e Miguel Vitor.
Só não teve foi de gastar milhões de Euros.
Felizmente apareceu alguem que sabe aproveitar os jogadores que a casa tem.

João Bizarro disse...

Grande jogo que fizemos, com espírito de sacrifício onde já se nota o factor Camacho.
E o "livre à Camacho" voltou a fazer-se sentir.
Suspeito que nas próximas jornadas da Premier League o Chelsea vá marcar um golo parecido.

Para quem diz mal do Nuno Gomes, ontem ele deu a prova da utilidade que tem.
E afinal temos putos muito bons é preciso é que tenham oportunidades e que lhes dêm a motivação que precisam. Acho que o Miguel e o Romeu fizeram nestes 2 jogos mais minutos do que o João Coimbra em toda a época passada.
Dá gosto ver esta equipa esforçar-se e lutarem todos por um objectivo.

Pedro disse...

O homem pode não ser um génio mas mete os jogadores a darem tudo em campo...a forma brava com q lutamos, muitas vezes apenas com o coração sem cabeça alguma, só nos pode deixar orgulhosos e esperançados em melhores dias.

E sim ontem o NG jogou muitíssimo bem!!!

João Bizarro disse...

E o Di Maria? Com mais uns jogos e quando adquirir ritmo.... Ui...

"muitas vezes apenas com o coração sem cabeça alguma"

Pois, mas alguma vez com o Santos fizemos aquelas trocas de bola ao 1ª toque que fizemos ontem? E o livre?
Já para não falar na entreajuda entre todos.
Está bem que eles tiveram várias oportunidades, mas também soubemos defender e sabe-se que aquilo é uma defesa de recurso e em 10 dias já se nota muito o dedinho do Zé Tó!

zorg disse...

Grande, grande jogo do Nuno Gomes. E nos 15 minutos iniciais, quando o sufoco era maior, o capitão chegou-se à frente a transmitir calma, a assentar o jogo... em suma, a liderar! Tive pena que não tivesse marcado um golo, naquele remate de fora da área a aproveitar um espaço concedido pelos dinamarqueses. Merecia.

Rui Costa, Leo, Cardozo, Petit e Katsouranis também estiveram em grande nível. Katsouranis deve ter sido a única coisa boa que FS nos trouxe em 1 ano e tal de Benfica! Cardozo fez um jogo enorme, de luta, sacrifício e trabalho defensivo e ofensivo! Foi a referência no ataque, sempre disponível e foi um auxilio precioso à defesa. Fixou os 2 centrais dinamarqueses lá atrás, ganhou bolas aéreas, entregou jogável, rematou... em grande! O que me irritou foi a merda dos comentadores da TVI que, apesar de tudo isto, já descobriram que o Cardozo joga mal de cabeça e não consegue jogar com o pé direito. 2 baboseiras sem sentido.

Também gostei dos miúdos. Miguel Vítor continuou calmo e personalizado, num jogo de alta pressão e que ainda por cima lhe era particularmente desfavorável, por não ser muito alto, não ter muita rotina a jogar ao lado de Kats, nem poder beneficiar de jogar ao lado de uma torre que assumisse mais as despesas das bolas aéreas. Mesmo assim não se acagaçou e esteve à altura.

Romeu Ribeiro é uma carraça no meio campo! Luta, ganha bolas e deixa jogáveis e ocupa muito bem os espaços! Parece-me um médio-defensivo com muito potencial e agrada-me que Camacho aposte nele. É como diz o João: em 2 jogos estes jogadores já fizeram mais minutos que o João Coimbra no ano passado todo.

Di Maria deixou muito boas indicações. Não teve medo de ter a bola no pé e partir para cima dos adversários, apesar da responsabilidade do jogo e do facto de vir de uma lesão. Isso já demonstra alguma coisa. Também não se coibiu de trabalhar defensivamente, tal como Coentrão no jogo com o Guimarães, o que é sempre de assinalar.

Anónimo disse...

Só quero destacar aqui, apesar da redundância, o trabalho de Petit. Penso que poucos jogadores terão feito mais cortes/recuperações de bola num jogo que ele ontem, havia alturas que parecia que ele tinha 2 ou 3 clones em campo, num momento estava a pressionar os centrais do Copenhaga, passado 3 segundos, mais rápido que a própria bola, já estava encostado aos nossos a ganhar bolas e cabeça a torres de 1,90m!!! Simplesmente fantástico, acho que merecia um prémio extra no fim do jogo!!! Aliás, se eu fosse empresário dele, tal como alguns exigem um prémio por golo, eu exigia um prémio por cada corte de bola, nem que fosse a 5 € o corte, ficava rico :)

Nuno Gamito disse...

Por mais que tente lembrar, não me recordo dessa suposta excelente exibição do Nuno Gomes, antes pelo contrário, quando a bola chagava aos pés dele, acabava a jogada e a bola, invariávelmente ia parar aos pés dos adversários.

Na minha opinião o Nuno Gomes fez mais uma exibição a que já nos habituou, paupérrima a roçar o miserável, para não variar. E é este caramelo o mais bem pago do plantel? Por alguma razão o Camacho quer mais um ponta de lança, não?

Anónimo disse...

Nuno, desculpa não viste o mesmo jogo que o resto das pessoas, certamente. Sim o Nuno teve algumas más recepções (com aquele terreno até o Zidane tinha), mas o maestro também falhou vários passes seguidos no fim do jogo, o Di Maria atrapalhou-se várias vezes, mas exceptuando estes pormenores o Nuno foi fantástico! Pressionou bem os adversários no seu meio campo, teve o remate mais perigoso da equipa (excepto o golo) e ainda fez a assistência para o golo, em que na minha opinião optou pela decisão mais inteligente, a posição não era a melhor para rematar e ele colocou-a na perfeição ao alcance do Kat. Até porque acho, apesar de admitir que posso estar enganado, que a ideia original do livre seria o remate final do Nuno, ali pareceu-me que houve improviso.
Quanto a querer outro ponta de lança, vamos ver, mas o Nuno jogou no apoio ao ponta de lança, como já fazia algumas vezes ao Sokota. E ali pode jogar o Rui se o Kat voltar ao meio campo, pode jogar o Adu, pode jogar o Di Maria, logo se o Camacho pôs o Nuno por alguma razão será. Parece-me daqueles ódios de estimação sem sentido, mas tu lá sabes, eu aposto que o Nuno vai fazer uma grande época com o Cardozo.

zorg disse...

Nuno, mas viste o jogo e não viste a exibição do Nuno Gomes???

Nos primeiros 15 minutos, do lado do Benfica foi praticamente a única coisa que se viu em termos ofensivos. Era o único com calma para segurar a bola e dar jogável. E mesmo durante o resto do jogo esteve muito bem. Jogou, fez jogar, assistiu o Kats para o golo e ainda teve o remate mais perigoso do Benfica na primeira parte.

bomdebola disse...

Pelo que jogou, pela sua raça e pela sua entrega, concordo com o incentivo extra ao Petit. E se a direcção entender que não o pode fazer então que sejam os sócios através destes fóruns ou no campo a fazerem-lhe esse agradecimento.

No próximo jogo os sócios deveriam manifestar-lhe esse apreço, gritando bem alto o seu nome.

Obrigado Petit!

MFQ

João Bizarro disse...

Nuno, tu embirras com o teu homonimo e ponto final. HEHEHE.

Porra, dizes que quando a bola lhe chegava aos pés a jogada acabava, quando na 1ª parte todas as jogadas de ataque se iniciaram nele ali na zona do meio campo e sempre com a bola jogavel.
Está bem que não o possas ver à frente mas dai até dizeres que fez uma exibição pauperrima vai uma enorme distancia.
Aliás, pareces ser o único a ter essa opinião!!! ;)

zorg disse...

Sim, o Petit esteve muito bem, mas vindo de quem vem, não espanta. É como o Leo: estar sempre a dizer que esteve muito bem, acaba por se tornar repetitivo.

Já não via era o Nuno fazer um jogo destes há algum tempo! Espero que isto signifique o regresso do grande Nuno Gomes!

Anónimo disse...

Um jogo de garra, luta, de muito sofrimento e classe, enfim um jogo à Benfica, de outros tempos

Toda a equipa lutou e acreditou, que podia passar para a fase de grupos da Champions

Como não podia deixar de ser, Petit, Kats, Rui Costa, Nuno Gomes e Cardozo foram as referencias para esta equipa, mas a maior referencia foi Camacho, é por demais evidente, que Camacho alterou a mentalidade destes jogadores, estão muito mais confiantes do seu valor e daquilo que podem fazer, enquanto equipa

O Benfica vai melhorar muito mais, com os treinos, pois materia humana tem este plantel, apesar dos pseudos comentadores, dizerem o contrario

Eu acredito nesta rapaziada e na equipa técnica