blog

domingo, maio 17, 2009

Braga - SL Benfica : 1-3

Na última deslocação da época o Glorioso consegue uma vitória tranquila num jogo com pouca história em termos de classificação final mas onde o árbitro recusou não ser interviniente máximo.

No esperado, pela conjectura actual, duelo de treinadores, Jesus é fortemente penalizado pelos erros da sua equipa enquanto que Quique Flores voltou a mostrar o quanto equivocado andou durante grande parte da época ao não dar mais tempo de jogo a Cardozo e a Moreira. Tacuara voltou a facturar e a realizar uma estupenda exibição, principalmente na primeira parte onde esteve soberbo. Moreira, pelo seu lado, mostrou aos benfiquistas que é possível um guarda redes defender bolas que vão à baliza. Não sou muito fã do guarda redes benfiquista mas é absurdamente melhor que Quim. Este era um daqueles jogos que eu gostava de ver no início da época, em que dá ao treinador, e adeptos, a possibilidade de constatar certas coisas: Cardozo é um excelente avançado; Moreira é melhor que Quim; Di Maria rende bem a segundo avançado; Amorim no meio dá muito mais segurança e qualidade de jogo; mas ao ser na penultíma jornada deixa um amargo de boca pois pouco ou nada acrescenta à equipa nem sequer para o futuro pois o mesmo é ainda uma grande incognita para metade do plantel e equipa técnica do Benfica.

Não vi os primeiros 10 minutos por isso não apanhei a constituição da equipa mas presumo que David Luiz seria o lateral esquerdo com Ribeiro na ala à sua frente e Reyes da direita. Com a lesão do defesa brasileiro Quique faz entrar Urreta e recuar Ribeiro para lateral. Acabou por ter sorte nessa opção pois Urreta fez um belíssimo jogo com pormenores muito interessantes que mostram que pode ter um futuro risonho, como jovem que é ainda apresenta algumas falhas mas nada que o tempo e treino não resolvam. Ao apanhar o jogo com o Benfica em vantagem e pouco depois ver Di Maria a fazer o segundo golo foi com total paz de espírito que assisti ao jogo centrando, principalmente, nas exibições individuais dos jogadores e, nesse aspecto, Cardozo mais uma vez encheu-me as medidas. E Moreira também, há que dizê-lo. Jogadores que se Quique tem apostado mais neles talvez tivessemos mais uns pontitos do que temos.

Mas apesar de ter sido um jogo descansado ainda tive que soltar uns palavrões porque o árbitro de serviço achou que se a defesa do Braga estava a dar barraca ele tinha que equilibrar as coisas. O amarelo ao Moreira, aos 31 minutos, é uma vergonha. Passamos uma época inteira a ver guarda redes adversários na Luz a fazer um anti jogo deplorável e a levarem, quando levam, amarelo aos 85 minutos e agora Moreira leva um aos 31 minutos? E mais uma vez se demonstra facilidade com que se marcam penaltys contra o Benfica e são expulsos jogadores nossos. É verdade que é penalty de Miguel Vítor mas, lá está, duvido qe o mesmo seria assinalado se o Vítor vestisse um equipamento às riscas verde ou azul, e a expulsão do Yebda é patética. Simplesmente patética. E os amarelos que Reyes tem levado esta época por levar porrada atrás de porrada? E o único fora de jogo que não teve direito a risquinha amarela nas repetições da TV foi aquele em que Cardozo se isolava perante Eduardo. Interessante não é? São arbitragens destas que nos vão castrando os jogadores. Muitas vezes pedimos mais garra e atitude aos nossos jogadores mas depois, no relvado, eles são brindados com arbitragens destas. Levam porrada da grossa e nada acontece aos adversários e depois eles são admoestados com amarelos e vermelhos "por dá cá aquela palha"... É preciso acabar com esta palhaçada, é preciso que os benfiquistas acordem para esta realidade pois são estas coisinhas que acabam com os nossos jogadores e treinadores...

Falta uma jornada. O Benfica tem muitas decisões a tomar nos próximos tempos. Decisões importantes. Que a próxima semana seja calma e que se comece a tratar do futuro do Glorioso após o jogo com o Belenenses.

63 comentários:

John Billy #37 disse...

Pedro, o David Luiz jogou a central, com o Jorge Ribeiro a esquerda, o Vitor a direita e o Maxi no meio campo.
Com a lesão do David, o Vitor passou para o meio, o Maxi para defesa direita e entrou o Urreta para o seu lugar.

Que diferença entre um guarda-redes normal e um anão.

Unknown disse...

Alguem interessado na continuidade de Quique e com conhecimentos informáticos consegue fazer um daqueles abaixo-assinados online ?
Eu vou tentar fazer uma tarja de apoio ao Quique e de contestação ao Vieira para levar para o Estádio da Luz no próximo Domingo, algo do género: "Fica Quique, saí Vieira"
Estou farto de um presidente que diz merda cada vez que abre a boca e que queima jogadores e treinadores de uma maneira impressionante. BASTA !!!

DB

Chama Imensa disse...

Grande jogo de Moreira. Assim sim. Grandíssimo jogo de Cardozo a mostrar que é um jogador de eleição. Tardou mas Quique entendeu que o paraguaio faz toda a diferença.

O adjunto de Quique afirmou no flash-interview que este é um projecto para dois anos e eu acho que Quique, ao fim de um ano mau mas normal nos últimos tempos, poderia continuar e dar continuidade a um trabalho que com tranquilidade poderia vir a dar frutos. Não se esqueçam que para o ano vamos continuar a ter o Cardozo nesta forma e ao fim deste tempo todo ninguém acredita que ele ponha alguém no seu lugar.
Urreta está a crescer e uma pré-época bem conseguida poderá trazer boas coisas ao Benfica. O Benfica tem uma equipa muito jovem e se conseguir vender Di Maria e Katsouranis a um preço aceitável talvez ajude às finanças e parecem-me dois jogadores que não faram muita mossa caso saiam. Para Di Maria temos Coentrão e para o Katsouranis temos Ruben e Yebda.

Olhem que já fui bem mais opositor ao cenário Quique na próxima época. Ele mostrou sempre respeito por todos nós e hoje viu-se a vontade que sempre teve em levar o Benfica mais além. Se vier Jesus vai ser terrível porque sabemos todos que no verão de 2010 outra pessoa será anunciada para o nosso banco de treinadores. E jesus...vão-me perdoar mas não me parece uma escolha muito melhor que Quique Flores.

Numa altura destas exige-se calma meus caros. Não é tempo de perder a cabeça...ouviu senhor dos pneus?

PS: Depois deste final de época gostava que comentassem a continuidade de Reyes tendo em conta o valor em causa e a produtividade do mesmo.

Anónimo disse...

Pedro, os critérios do árbitro são ilustrados de forma mais que clara na jogada em que o Katsouranis leva uma patada que o deixa lesionado, e o amarelo vai para o Amorim por afastar o fdp que ainda por cima estava a mandar vir com o Katso no chão.

Eu sei que vou contra a corrente mas gostava que mantivéssemos um treinador mais de uma época (desde que mantivéssemos também os jogadores nucleares).

E concordo contigo que a diferença desde jogo para as derrotas e empates em jogos recentes esteve na baliza. A nossa defesa deu o mesmo número de abébias só que estranhamente havia um guarda-redes no caminho da bola.

João Bizarro disse...

O meu treinador chama-se Quique Flores! É com ele que eu gostaria que o Benfica continuasse.
Como disse o Escribá o projecto foi para 2 anos.
O nosso presidente não é apologista de contratos não-rasgados? Pois então...

A arbitragem foi VERGONHOSA!!
Houve algum jogador nosso que não levasse amarelo? Quase todos uma vergonha. Os mais escandalosos foram o do Moreira, o do Ruben Amorim (empurrou um jogador e foi empurrado depois de uma jogada para vermelho directo para o Luis Aguiar) e o 2º ao Yebda!!! Já para não falar em faltas cirúrgicas mal assinaladas ou por assinalar, sempre a favor do Braga!

Um VERGONHA. Como disse o Quique quando foi expulso.

Domingo vou lá apoiar o Benfica e Quique Flores.

John Billy #37 disse...

O Quique já tem 3 adeptos ao seu favor!

João Bizarro disse...

Entretanto hoje em Vila Pouca de Aguiar Vieira revoltou-se contra si próprio: "Por muito que o tempo branqueie a incompetência e o oportunismo de algumas personagens que no passado tiveram, infelizmente, responsabilidades no nosso clube, há delitos por ação ou omissão que não podem ficar impunes nem podem ser esquecidos, porque eles lesaram o Benfica, prejudicaram e comprometeram, durante muito tempo, os legítimos interesses e esperança de todos os benfiquistas"~

Ainda bem que admites!

afectado disse...

Será que se o Cardozo tivesse sido titular em vez do Suazo não teríamos pelo menos conseguido o segundo lugar?? Pois...

Inexplicavelmente Quique considerava Suazo melhor. Viu-se.

E não digo isto só de agora. Já quando o Suazo não estava lesionado eu escrevi sobre isso.

Miguel Lopes disse...

John Billy, o Quim não é anão. Tem a mesma altura do Moreira, 182m. O Quim não merece que o trates assim. Teve uma época difícil e não tem culpa que o escolham para jogar. Noutras épocas safou-nos muitas vezes mas também é esse o trabalho dele. Também gosto mais do Moreira, o nosso Iker. Mas acho que o Quim nunca fez mal a ninguém nem nunca se queixou de nada. E no único título que ganhamos de há 3 anos para cá, foi a figura do jogo. Temos que apoiar os nossos. Viva o Benfica!

Pedro disse...

Reyes é um caso bicudo. É um jogador fantástico com pormenores técnicos deliciosos mas, para o q custa, falta ali qqr coisa. É verdade q levou mais porrada nesta época do q em toda a sua carreira anterior ao SLB e isso ajuda a um jogador se retrair...

Gostei de Reyes no inicio do campeonato. Mas sinto-me dividido.

Maxi começou a médio direito?
Mau...

João Bizarro disse...

Ter um GR que defende quando a bola vai `baliza é sempre bom.

Moreira, és enorme. Por isso é que eu sempre te defendi.

Miguel Lopes disse...

Afectado, o Cardozo não é melhor que Suazo. O que Quique podia ter tentado era terem jogado os dois juntos na frente mais vezes. Com Aimar e Ruben ao meio. Seria interessante de ver. Suazo começou a época em grande forma. Não podemos ter memória curta.

John Billy #37 disse...

Miguel, cada qual tem a sua opinião.
Para mim não tem lugar no Benfica.
E concordo contigo numa coisa: que Quique tem muita culpa por pô-lo a jogar.

João Bizarro disse...

Gosto do António Feio. Espero que ele vença a doença.
Já gostava dele antes de dizer isto há momentos nos Globos de Ouro: "Como o FCP eu também sou TRETA campeão!"
O Jesualdo aplaudiu e riu. O Bruno Alves não achou tanta piada!

Pedro disse...

Sim...o problema não foi Suazo mas sim a ausência de Cardozo.

Quim não é "anão"? Pelo menos parece...Com ele a baliza fica enorme...

Alegre, sempre! disse...

Bom jogo do Benfica, primeiro a aproveitar dois erros do adversário, depois na atitude assumidamente ganhadora como se impôs, nunca perdendo o controlo da situação mesmo quando se viu reduzido a dez jogadores a vinte minutos do final.

Quique ganhou a Jesus neste duelo particular e empenhou-se particularmente nesta tarefa. Vi o jogo, vi a conferência de imprensa, e não fiquei nada entusiasmado com a troca anunciada.

Gostei da atitude dos nossos jogadores. Tal como eu previa fizeram pela vida, empenharam-se, deram o máximo, mostraram-se ao novo técnico. Temos uma equipa muito jovem, um pouco inexperiente, mas com valor. Dá gosto ver Miguel Vítor jogar, é um jogador à Benfica; Maxi, muito bem, tal como Sidnei, Rúben Amorim e Katsouranis. A vitória de hoje começou com a troca de guarda-redes. Foi uma excelente opção de Quique, Moreira esteve impecável. Urreta e Di Maria mostram o seu valor. Por nada deste mundo gostaria que saíssem no final da época. Por último Cardozo: esteve muito bem o paraguaio, não apenas pelo golo que marcou, mas particularmente pela atitude personalizada e combativa que hoje demonstrou. Era deste Cardozo que o Benfica necessitava ao lado de Suazo Reyes e Aimar.

João Bizarro disse...

Não sei para os outros, mas para mim o melhor avançado (ponta de lança) é aquele que marca golos. E de há 2 anos para cá temos um que faz isso mas parece que não tem a simpatia de muitos dos benfiquistas.

Ainda há dias alguém queria comparar o Cardozo ao Drogba!!!!!!!!!
Espero que o Man. City não o leve, ou que o "presidente" não o venda. Podia ser que ele marcasse mais golos que o Drogba e depois esses que o criticavam tivessem de engolir ainda mais sapos que aqueles que engolem desde que o Cardozo é titular.

RMSoares disse...

Veiga/Jesus 1 -v- Benfica/Quique 3

Urreta fez um grande jogo, o melhor em campo para mim. O pior só podia ser o Jorge Ribeiro.

É claro que o Cardozo passou a 1ª volta no banco, pois tínhamos suazo, claro que podíamos ter jogado com os dois. Suazo podia mesmo ter jogado a extremo direito.

Di Maria se fosse mais regular também teria lugar directo no onze. Gostei de o ver a jogar como 2º ponta de lança.

Urreta, descobriu-se agora que joga bem a extremo direito, quando desde o inicio que tinha jogado do outro lado. Adaptações que resultaram.

Reyes é importante para a equipa (para a semana não joga devido ao 5º amarelo, tal como o Ruben Amorim), mas mesmo sendo um jogador influente será que o Benfica terá dinheiro para o manter ? numa época em que só vai a Uefa ? Não pelos 75% do passe, mas pelo seu ordenado.

Alguns terão ficado com azia, desculpem lá qq coisinha, mas o Benfica tem de lutar sempre pelas vitorias e terá sempre o meu apoio, independentemente de quem seja o presidente, treinador ou jogadores.

E a equipa do Jesus hoje foi banal.

João Bizarro disse...

Rui Miguel, já que insistes nessa do Veiga/Jesus, explica lá que nós não entendemos!!!

Ricardo disse...

Pedro, duas questões:

- a equipa começou com Ribeiro na esquerda da defesa, D. Luiz ao meio e M. Vítor na direita. Maxi começou a médio direito mas com a lesão do David Luiz recuou para a lateral e o Vítor encostou a central.

- os elogios a Moreira são justos mas totalmente despropositados se a intenção é menosprezar Quim. A defesa mais vistosa e difícil de hoje foi precisamente num lance em que o Quim é fortíssimo: bolas para a sua esquerda. Defesas dessas, fez ele ao longo da carreira às dezenas. Tudo serve para bater no Quim.

Quanto ao jogo, algumas notas:

- Ribeiro no Benfica tem sido de uma nulidade assinalável mas hoje raiou o zero. ZERO! O homem não ganhou um único lance ao Alan, perdeu-os todos! Miserável a exibição do Ribeiro que contribuiu para dar alguma esperança a um Braga que estava completamente aniquilado mas que tinha sempre a opção de lançar ataques pela sua direita porque, de facto, aquele lateral esquerdo estar ali ou não estar ia dar ao mesmo. Se tivessem posto um bidon naquele lugar ainda cortava algumas bolas por elas irem ter com ele.

- Amorim esteve soberbo! Que jogão! Na recuperação de bolas, na forma como ocupou os espaços de meio-campo, nas subidas para o ataque nos momentos certos, sabendo sempre quando podia desequilibrar e quando devia ficar a fechar as possíveis investidas dos bracarenses. Um jogo inteligente de um belíssimo jogador.

- Urreta: este miúdo bem integrado tem tudo para ser uma mais-valia na próxima época. Com o jogo mais aberto, é um jogador perigosíssimo, tem velocidade, tem técnica de drible mas, acima de tudo, parece ter capacidade de decisão, o que é crucial para deixar de se rum Balboa e passar a ser um jogador de futebol. Promete muito este uruguaio.

- Di Maria a segundo avançado: a única solução para o argentino. Em jogos em que o Benfica quer explorar as costas do meio-campo e defesa adversários, o argentino sabe soltar-se e ser um jogador perigoso. Se o colarem a uma faixa, não consegue, porque incapaz tacticamente, dar coerÊncia ao colectivo mas a segundo avançado, mais móvel e com um jogador como Cardozo mais fixo ao lado, pode resultar. Esta boa exibição tem ainda um lado muito positivo: pode valer uma venda de milhões para o estrangeiro.

- Cardozo. Jogão. Podia ter marcado mais mas os pormenores definem o paraguaio como um jogador de qualidade inegável. Recepção, passe, demsmarcação, finalização. Custa tanto perceber que quase toda a gente sabia da qualidade deste homem menos o próprio treinador. Enfim, espero que não seja vendido. Vendam o Luisão, o Di Maria, o Katsouranis, não vendam o paraguaio, por amor de Eusébio.

- O árbitro. Quem me conhece sabe que eu detesto a conversa estafada sobre arbitragem mas, porra, hoje foi daquelas horripilantes e claramente tendenciosas. O Benfica foi empurrado para não chegar à goleada. Uma arbitragem completamente deficiente, em todos os sentidos. Há vários lances, nem vale a pena estar aqui a desenrolar a extensa lista. Só um: a expulsão de Yebda. Ridícula. O Braga, se não fosse Soares Dias, hoje levava 5 ou 6 como o jogo estava.

Por fim, a questão treinador: acho muita graça aos adeptos do Benfica. Agora ganhámos ao Braga, caguem no Jesus, fica Quique! A bipolaridade dos nossos adeptos, se não fosse motivo de tristeza e prejudicial ao clube, até dava para rir. O jogo de hoje abriu-se por completo com as duas falhas dos bracarenses e isso permitiu ao Benfica jogar da forma que quis. Mas o Benfica nem sequer tinha feito nada para essa vantagem! O Benfica, meus amigos, começou este jogo com o Maxi a médio direito!!! Esse erro táctico de Camacho durante a época inteiro o ano passado. Agora, por causa disto, o Quique já é o treinador ideal para o Benfica? Com teorizações sobre o treinador ideal para o Benfica a cada semana que passa e sujeitas ao resultadismo devemos ir longe...

Americano disse...

Eu queria a saída do Quique e mantenho. Não se iludam, mesmo hoje começou por inventar, só uma lesão permitiu à equipa como devia ter jogado a época toda: 2 alas puros, Ruben no meio, Cardozo a titular (e já agora Moreira também). Tivesse Aimar e Suazo apto e nada disto teria acontecido.

Reyes depende do que custe e da sua motivação. Face ao rigor financeiro que eu defendo e à actual situação financeira do Benfica, compreendo que não fique.

No entanto não acho que Jesus vá fazer milagres, talvez melhore um pouco em relação a Quique, mas não acredito que seja suficiente para quebrar a hegemonia do Porto.

dezazucr disse...

gostei da expressão do luis freitas lobo: "só um muito grande especialista em arbitragem pode explicar..."

John Billy #37 disse...

"A defesa mais vistosa e difícil de hoje foi precisamente num lance em que o Quim é fortíssimo: bolas para a sua esquerda. Defesas dessas, fez ele ao longo da carreira às dezenas."

Onde? Na PlayStation ou na XBox?

Miguel Nunes disse...

Os adeptos do Benfica n mudam... Vencemos 4 em Setubal, depois marcamos 3 ao Maritimo... Já tava tudo bem, era só meter o Amorim no meio q ja ng nos segurava...

Depois no Nacional ficou à vista as fragilidades.

Hj ja é tudo bom outra x.


O Quique foi incapaz de criar um bom colectivo. As vitorias vao surgindo ou por inspiração individual (e mts craques tem este Benfica. Muitos mm, q foram desvalorizando, pela ausencia de um bom colectivo), ou por desinspiração alheia (como aconteceu hj c 2 ou 3 defesas e gr do braga).

É importante perceber-se q equipas q dependam de individualidades nc saiem vencedoras de provas de regularidade.

Quique ate pode ganhar uns jogos, mas nc ganhará um campeonato. Nem tao pouco terminará em 2ndo. Acaba em 3º, pq ao contrario de outros q ficam c os restos do Porto, pode ter um leque de enormes jogadores ao seu dispor. e a qualidade individual ainda deu para fazer melhor q o Braga e Nacional (mt mais equipas q o Benfica).

Os problemas do futebol do Benfica continuam lá todos. Esta dinamica é insuficiente, como Quique n se mostra disposto a alterar nada, n tem como ficar no maior clube do mundo.

dezazucr disse...

Quique não deixou de ser Quique. Continuo a acha-lo demasiado conservador, só hoje pareceu perceber que os árbitros estão aí para nos f... Ah pois é Quique, a tal dualidade de critérios. Depois, desta vez tivemos a sorte que raramente nos abençoa de uma defesa que tremeu imenso. Basta contar o número de vezes esta época que marcamos na primeira parte - hoje marcamos 2 vezes nos primeiros 10m. Quantas vezes esperam que isso aconteça? Apesar de tudo, prefiro que venha o Jesus e, se possível que convide o Pai para ver os jogos :P

Anónimo disse...

O Alain ganhou muitas vezes mas em esforço e sem fazer um centro em condições (e arrancou muito poucas faltas).

Um defesa lateral não tem necessariamente que ganhar a jogada, tem é que estorvar o suficiente o adversário para permitir que a defesa se reposicione, e impedi-lo de centrar em condições. E sobretudo tem que evitar fazer faltas. O Ribeiro esteve muito bem.

Americano disse...

Não é verdade Filipe, assim sem me esforçar muito lembro-me do lance em que o Moreira fez uma enorme defesa na 1ª parte: cabeceamento de Renteria após um cruzamento de Alan, sem oposição. Jorge Ribeiro foi uma nódoa, é um daqueles jogadores que nunca devia ter entrado na Luz, tapou o Sepsi ou o Ruben Lima e não traz nada de bom á equipa.

John Billy #37 disse...

Grande PB!
É assim mesmo! Para o ano é que vai ser!
Treinador que não é campeão no primeiro ano não vale nada!

PS: É impressão minha, ou o Benfica já estava a vencer antes da entrada do Urreta?

Pedro disse...

Ricardo não tenho visto essas defesas no Quim há muito tempo mas nem foram as defesas q achei o ponto alto de Moreira, mas sim uma saída rapidíssima q ele teve aos pés de um bracarense q impediu este de chutar decentemente para a baliza. Quim teria ficado preso ao relvado e, talvez, ido buscar a bola lá dentro como tem sido habitual.

Veiga/Jesus? Não compreendo.

dezazucr disse...

não é por o Moreira ter feito 2 defesas que passou a ser um grande GR. Tem de fazer mais e tem de o fazer regularmente. Nos jogos em que o Moreira jogou a titular também parecia que era cada remate cada golo, ou a memória já falha?

Ricardo disse...

"O Alain ganhou muitas vezes mas em esforço e sem fazer um centro em condições (e arrancou muito poucas faltas).

Um defesa lateral não tem necessariamente que ganhar a jogada, tem é que estorvar o suficiente o adversário para permitir que a defesa se reposicione, e impedi-lo de centrar em condições. E sobretudo tem que evitar fazer faltas. O Ribeiro esteve muito bem."

Isto é a brincar, não é?

Ricardo disse...

Dez,

a memória é curta se o objectivo for bater no Quim. Para isso, vale tudo. O Moreira é o maior, defende tudo, o Quim é um anão, é uma merda e não defende nada. Mesmo lances como os de hoje, que são a especialidade do Quim e já o vimos fazer aquilo dezenas de vezes, servem para dizer: "o Moreira defendeu, o Quim nunca defenderia aquilo". Enfim...

Ao menos o Pedro dá um argumento mais lúcido: o lance da saída dos postes. Não sei se o Quim sofria golo mas consigo admitir que o Moreira foi rápido e que nesses lances o Quim costuma ser mais lento.

O problema das análises é quando elas são feitas sem qualquer critério. É quando o objectivo das mesmas é ir ao encontro daquilo que pensamos e, para tal, tentamos condicionar toda a realidade para se amontoar À volta da nossa opinião em vez de ser ao contrário. É dizermos uma coisa e depois querermos que a realidade se ajoelhe perante a nossa visão dessa coisa. Há muita gente que analisa assim. Depois queixam-se que não sabem de onde vêm os problemas.

Ainda o Ribeiro: Filipe, tu estás a brincar com aquele comentário não estás?

Ricardo disse...

Aproveito para agradecer aos comentários do PB, Dez e Americano. Já estava a pensar que estava tudo maluco. Afinal ainda há quem ache que uma vitória não é sinal de absolutamente mais nada do que apenas isso, uma vitória. E que a análise a um treinador deve ser feito pela época e pelas opções que tomou ao longo de um ano e não de um jogo em que bateu, com sorte, o seu possível sucessor.

Haja lucidez.

Pedro disse...

Ricardo, como deves saber eu até nem sou grande fã do Moreira. Acho q ele tem séries debilidades q aos 28 anos já devia ter corrigido mas, mesmo assim, é superior ao Quim.

Percebo o q dizes mas da parte q me toca não fiz qqr elogio a Quique e acho injusto pôr este jogo num Quique vs Jesus como se as duas equipas fossem iguais e só a qualidade dos treinadores fizesse a diferença. Não percebo quem "ataca" JJ por este não conseguir por o Braga á frente do SLB. É uma argumentação sem sentido na minha opnião.

Pedro Veloso disse...

Em relação às defesas do Quim sobre o lado esquerdo da baliza, e já que hoje por acaso jogámos em braga, não sei se se lembram de uma que ele fez no jogo da época passada(0-0): um cabeceamento à queima-roupa do Linz e o Quim faz uma defesa assombrosa com o braço esquerdo com a bola quase já lá dentro. Nunca a esqueci porque foi de facto fabulosa,muito parecida com uma do Schmeichel que aparece sempre nas compilações de melhores defesas. E ele fazia (reparem no tempo verbal, infelizmente perdeu toda a confiança) muitas destas, mas a memória é muito curta como sempre. Já agora, um reparo, insistir em chamar-lhe maldosamente "anão" é deselegante e...desapropriado sobretudo quando se compara com o altíssimo Moreira. Só têm um centímetro de diferença!! 1.85 vs 1.84, basta ir ao nosso site. Dito isto, o Moreira esteve em grande hoje, e para mim as melhores defesas até foram aquelas rasteiras, a exijir reflexos muito apurados

P.S. 1 Se o Jesus vier, só espero que não traga o eduardo, e não é de hoje...não é mau gredes, mas diria que está até abaixo do nível de Quim e Moreira, e nós precisamos de um indiscutível

P.S. 2 Hoje tive a certeza que Quique, sendo expulso daquela forma ridícula na sequência de uma arbitragem escandalosa, percebeu finalmente o que é o futebol português e vai começar - se cá ficar - a chamar os bois pelos nomes. Gosto muito da sua forma educada de se expressar mas cá no burgo infelizmente não se pode agir assim

Constantino disse...

Sou fã do Cardozo e neste momento é o melhor jogador do SLB. Contudo penso que todos temos que entender a aposta no Suazo. Em forma é melhor jogador que o paraguaio. Em forma teria sido o melhor jogador da Liga. Como dizem os brasileiros "é um jogador diferenciado". Tinha tudo para ser um dos melhores jogadores do SLB dos ultimos anos. Mas neste caso uma vez mais fomos vitimas do azar e o hondurenho esteve mais tempo lesionado do que a jogar. Alias, os que agora criticam a opção pelo Suazo certamente ficaram maravilhados com o que ele fez em Napoles, Guimaraes e Madeira, so para dar exemplos. Mas repito, Cardozo éneste momento o melhor jogador do SLB. Tal como Quique é neste momento o treinador indicado para treinar o SLB na proxima época, porque ele é o menos culpado por mais esta epoca miseravel.

dezazucr disse...

Falando de futebol, acham que o Reyes rendeu o que se esperava, acham que vale a pena o investimento tendo em conta o ordenado? apenas 4 golos em uma época inteira? Gostei de alguns bons jogos que fez, mas de qq forma parece-me pouco para o escandalo de ordenado :( com isso, quase q se traría o Simão de volta.

Alegre, sempre! disse...

Compreendo as reticências levantadas à volta da contratação de Jorge Jesus. Não pelo jogo de hoje - seria demasiado redutor concentrarmo-nos apenas no que aconteceu neste jogo – mas, essencialmente, pelo quinto lugar, atrás do Nacional, com um plantel bem mais valioso. A fluência do seu “português” também não ajuda e todos nós sabemos que numa equipa com a dimensão do Benfica a visibilidade e a exposição são muito maiores.

João Bizarro disse...

Acerca das defesas "assombrosas" do Quim para o lado esquerdo lembro esses frangos de todo o tamanho que foram o golo de um tal de Bevaqua, e do Setúbal na 1ª volta.

Há uns que teimam com Scolaris, há outros que teimam com Quins!

Eu teimo com Quique. O problema não é ele. É MUITO maior que o Quique. É bem mais acima. É de alguém que já farta, que já me mete nojo só de ouvir.
Esperava que o Quique continuasse. Mas não acredito nisso.

Quetzal Guzman disse...

Hoje gostei muito do Moreira.
O Di Maria fez uma excelente e exibição, ainda por cima com números para mostrar: um golo e uma assistência. E talvez seja importante sublinharmos esta casualidade de ter alinhado nas costas do ponta de lança. De Di Maria diz-se sempre que mostrou muito pouco, falando-se sempre de Celtic e Sporting (a primeira parte do jogo da Taça). E nesses jogos Di Maria jogou sempre pelo meio. Será que Di Maria era mesmo o substituto natural de Simão, as para o Simão do losango? E que, vítima da boa prestação no Mundial de juniores, acabou prejudicado pelo 4231 que o remeteu para as alas? Se bem me recordo da sua primeira entrevista, ele terá dito que não era um extremo, mas antes alguém que gostava de ter a liberdade para conduzir o jogo até aos avançados.

John Billy #37 disse...

Até parece que só começamos a defender o Quique hoje!
Procurem um comentário meu a pedir a sua destituição ou a contratação do Jesus.
E também não estou a dizer que o Quique é melhor que o Jesus só por ter ganho hoje.
Já era melhor antes.
Mas depois do que fizeram ao Quique estes últimos tempos esta vitória foi muito saborosa.
Mais uma vez, embrulha cineasta e embrulha Vieira!
O Jesus que vá para a PQP que não esqueci as suas declarações na Luz.
E salta Quique, e salta Quique, Olé Olé!

"Acerca das defesas "assombrosas" do Quim para o lado esquerdo lembro esses frangos de todo o tamanho que foram o golo de um tal de Bevaqua, e do Setúbal na 1ª volta."
João, é necessário recuar tanto? Que dizer do 1º golo do Trofense?

Pedro Veloso disse...

"Acerca das defesas "assombrosas" do Quim para o lado esquerdo lembro esses frangos de todo o tamanho que foram o golo de um tal de Bevaqua, e do Setúbal na 1ª volta.

Há uns que teimam com Scolaris, há outros que teimam com Quins!"

João, não me leves a mal, mas dispensa-se a ironia. Se não te lembras ou não concordas com o adjectivo tudo bem, mas a defesa foi mesmo assombrosa na minha opinião. Eu não estou a teimar com o Quim, não me passou procuração para o defender e não acho que seja guarda-redes para o grande Benfica, desde o Enke que não o temos. Só me lembrei de uma superdefesa do Quim e a mencionei porque se estava a falar disso, para ilustrar o argumento do ponto forte ser o lado esquerdo, introduzido pelo Ricardo.

E defendi o Quim porque ninguém o avalia objectivamente,nem a altura do gajo parecem saber. Defenderia o Moreira exactamente na mesma medida se fosse ao contrário. Para efeitos de avaliação, estou-me nas tintas para o facto de um vir da cantera (em grande medida do Salgueiros, mas pronto) e o outro não: a partir do momento em que são ambos guarda-redes do plantel do meu clube merecem exactamente o mesmo tratamento e análise séria, mas não é isso que se passa normalmente. Basta ver o argumento de que "cada bola que vai à baliza é golo", quando antes deste jogo, no período em que o Moreira foi titular, se passava precisamente o mesmo e ninguém parecia preocupado. Exemplos concretos: Guimaraes em casa para liga e taça da liga, paços em casa, naval fora, sporting fora (aqui desconto porque é golaço do Liedson), trofense fora,Metalist.

Mas numa coisa concordo, o problema está bem acima disto. Um abraço

RMSoares disse...

Quique deve estar a pensar (em castelhano) : "Um dia somos bestas, no outro somos bestiais"

Chama Imensa disse...

Longe de mim achar Quique perfeito. Apenas sou da opinião que Jesus não será muito melhor que o Quique e, por isso, estaria-se a deitar fora um ano de trabalho de uma equipa técnica e um plantel inteiro.

A sair seria pela contratação de um treinador que soubesse de futebol a sério, um indiscutível. E jesus não o é.
Para mim Quique saía por um Fernando Santos ou um P.Bento.

Agora que chegou ao fim mais uma época má para o Benfica eu gostava que cada um fizesse uma lista dos dispensáveis do actual plantel.

Eu dou o mote:

Katsouranis (pela vontade que mostrou sempre em sair e pela oportunidade de encaixar algum)

Mantorras (impossível para já porque o pneumático não abdica dele)

Jorge Ribeiro (autêntica decepção. Flop autêntico, acho que pior só mesmo o Miguelito)

Nuno Gomes (renovação não devia acontecer porque falha muito muito golo e já não tem o fulgor combativo de outros tempos.

Moretto + Quim (devemos contratar um guarda-redes de inquestionável qualidade para ser sempre titular, ficar com um bom 2º redes e apostar depois num júnior como o Porto faz com o Ventura p.exemplo)

Binya (custa-me muito ver-me livre dele porque nota-se o carinho que tem pelos adeptos e pelo clube em geral. É um lutador mas muito queimado pela entrada em Glasgow e, por isso, difícil de se manter)

PS: esqueci-me de perguntar se alguém viu a festa do Rui Costa aquando da vitória do Andebol contra o Sporting. Vi o jogo pela Sporttv e confesso que me saltou uma lágrima ao ver tamanha demonstração de benfiquismo. Ao ver Rui Costa vejo-me a mim...é um dos nossos e eu nunca o atacarei por isso mesmo. Punho cerrado e mão levantadas para o ar a festejar uma vitória que encheu um pavilhão de orgulho...mística foi aquilo.

Znort disse...

O Quim não é baixo, faz-se baixo ao flectir demasiado as pernas. E tem pouco poder de impulsão, daí o ficar-se nos cruzamentos e não chegar a algumas bolas dando a ideia da baixa estatura.

O Quique cometeu muitos erros ao longo da época, mas trocá-lo por um tipo que insultou o Benfica na sua própria casa e que tem andado a namorar a cadeira de treinador dos corruptos, é uma asneira e uma falta de dignidade só ao alcance de alguém capaz de contratar o jorge ribeiro. O mal não está no treinador.


Saudações Benfiquistas

John Billy #37 disse...

Chama, concordo com a tua lista de dispensas.

Independentemente de quem ficar, Quique ou Jesus, o próximo treinador não terá o apoio unámine dos adeptos. Isto por culpa, mais uma vez, da gestão incompetente da direcção.
Se ficar o Quique, ao mínino desaire terá o fantasma do Jesus a pairar por cima da cabeça. Se vier o Jesus, teremos situação idêntica.
Isto porque estes incompetentes não souberam proteger o actual treinador até ao fim da época.
Com esta bela gestão conseguiram queimar dois treinadores. Mais um grande feito do Vieira.

Unknown disse...

Chama, não dispensávas o Edcarlos e o Zoro tambem ? lol

E ontem que estava a ver os resumos da Copa Libertadores e ao ver o jogo do Cruzeiro disse para mim mesmo: "Este médio defensivo do Cruzeiro dava um jeitão ao Benfica". Ora bem, adivinhem quem aparece hoje na capa d'A Bola ? Eles mesmo! Ramires! O que é uma estupidez porque foi só eleito o melhor médio defensivo do campeonato brasileiro o ano passado, e como tem só 22 anos não o tiramos do Cruzeiro por menos de 15 milhões de euros. Mas pronto, para vender jornais vale tudo! :)

Ricardo disse...

"Falando de futebol, acham que o Reyes rendeu o que se esperava, acham que vale a pena o investimento tendo em conta o ordenado?"

Depende do dinheiro que nos custar (tanto a transferÊncia completa como os ordenados). Em termos de futebol, acho que seria sempre uma mais-valia. Este ano foi dos melhores do Benfica e mesmo assim fou sub-aproveitado. Pode render muito mais. Depois levanta-se a questão: se há 2 milhões para dar pelo Patric mais 4 para dar pelo Pereira, não há 6 para dar pelo Reyes? É tudo uma questão de perspectiva.

Alegre, Sempre,

não podemos ser tão resultadistas, na minha opinião. O Braga esteve nas competições europeias até aos quartos-de-final, é bom não esquecer, e vindo da Intertoto, portanto foi uma equipa com muitos mais jogos em cima do que a equipa do Nacional. Além disso, é como digo: uma análise séria e fundamentada ao trabalho de um treinador não pode ter como ponto-base os resultados alcançados. Não serão despiciendos, obviamente, mas terão de ser enquadrados num quadro mais alargado de elementos. Para mim, o que o Jesus faz no Braga é muito mais interessante e difícil do que aquilo que o Machado faz na Madeira, pela componente táctica que o primeiro empresta ao jogo. Jogar para ter sucesso com a fórmula do Jesus é muito mais difícil, porque mais arriscada, do que jogar "à Manuel Machado", que basicamente é saber aproveitar (bem, admita-se) os jogadores que tem numa lógica de retranca e conta-ataque rápido. Quando se estuda um perfil de um treinador para o Benfica este elemento tem de estar presente, porque um treinador do Benfica tem de estar habituado a chegar à grande maioria dos jogos e jogar para ganhar e não para ficar na expectativa. Foi, aliás, esse um dos problemas de Quique.

João, eu não teimo com Quim nenhum. Tu é que teimas, rapaz! E é exactamente como o Veloso diz: não há critério nas vossas críticas, para vocÊs tudo serve e isso logicamente retira-vos razão. Sim, o Quim é bom nesse tipo de defesa que o Moreira fez ontem. Já fez dessas várias vezes, espanta-me que haja quem não se lembre disto. E, sim, o Moreira já sofreu vários golos que se fossem sofridos pelo Quim vocês diriam cobras e lagartos. Mas não disseram. É essa incoerência que não se percebe. Ou melhor, percebe-se: é um ódio de estimação vosso, pronto.

Ricardo disse...

John,

"Até parece que só começamos a defender o Quique hoje!
Procurem um comentário meu a pedir a sua destituição ou a contratação do Jesus.
E também não estou a dizer que o Quique é melhor que o Jesus só por ter ganho hoje."

Eu falei naqueles que ontem diziam "fora, quique!" e hoje, por causa de uma vitória, já dizem "fica, quique!". Tu não te enquadras neste lote porque aquilo que tenho lido de ti tem sido sempre na defesa da continuidade do Quique, parece-me.

Quanto ao primeiro golo do Trofense, não tem nada de semelhante com o tipo de lances que estamos a discutir. Esse foi à queima-roupa, para cima do guarda-redes. Aqui estamos a falar das bolas para a esquerda.

Chama,

os meus dispensáveis:

- Moretto
- Jorge Ribeiro
- Binya
- Balboa

Depois, tentar vender Makukula, Di Maria e Katsouranis.

Fazer o possível por ficar com Luisão e Nuno Gomes (por uma questão de balneário, para que se não percam valores fundamentais do que é o Benfica) e Cardozo.

Se tiver de ser, vender Di Maria e Katsouranis.

Tendo em conta que os laterais estão comprados, comprar:

- um trinco
- um organizador de jogo
- um avançado goleador

Ideias: para trinco, Bruno China ou Assunção; organizador, Aguiar ou Ruben Micael; atacante, Nené.

Poucas contratações, cirúrgicas, a bom preço e de gente que conheça já o campeonato português. Isso é que é fundamental. Gastar pouco e bem, equilibrar as contas com uma venda que supere os gatos (Di Maria é a grande hipótese) e uma política virada para a integração de 2 ou 3 jovens no plantel da próxima época.

Nelson Oliveira, Leandro Pimenta, David Simão, Mário Rui, Miguel Rosa e Romeu Ribeiro, Carvalhas na linha da frente.

Ricardo disse...

Já agora, passem lá pelo tasco (www.ontemvi-tenoestadiodaluz.blogspot.com) e votem em quem querem ver a treinar o Benfica na próxima época.

Desta vez não há prémios imediatos mas se se portarem bem, quando for o jantar do blogue, recebem uma prenda-surpresa. Ou não. É capaz de ser não. Não, não recebem, caguem nisso.

João Bizarro disse...

Quase sempre defendi a continuidade do Quique e gostava sinceramente que continuasse.

E estrutura directiva não está bem montada desde há muito. E nisto o Rui Costa desiludiu-me. Esperava da parte dele mais apoio directo à equipa.
Isto de mudar treinador todos os anos vai dar ao mesmo. No próximo ano cá teremos os que agora querem o Jesus a fazerem-lhe a cama e a bater palminhas ao novo ciclo do Sr. Vieira. E siga o baile...

Eu daria mais uma oportunidade ao Balboa. Já chega de contratar jogadores que nos saem caro para depois os mandar embora sem mais nem menos.
Vá lá que o Urreta já ganhou um balão de oxigénio com as ultimas exibições. Senão também já estava dispensado... a custo zero.

Pedro disse...

Só dispensaria Binya se no plantel entrasse alguem com condições físicas semelhantes. É muito importante ter alguem forte fisicamente naquela zona do terreno. Jogos com equipas mais duras, com terrenos mais pesados, um elemento capaz de dar força fisica ao meio campo defensivo é muito importante.

Vasco disse...

Médios: Ruben Micael e Luiz Aguiar(mas este não é emprestado pelo porto?)
Arranjem na China, no Japão, no ipatinga ou em qq lugar do mundo um Liedson ou um Mário JARDEL
Se não segurarem o Reyes vai ser preciso um extremo..era tãão bom ter o simão.. o que acham do Alan?

dezazucr disse...

"Jogar para ter sucesso com a fórmula do Jesus é muito mais difícil, porque mais arriscada, do que jogar "à Manuel Machado", que basicamente é saber aproveitar (bem, admita-se) os jogadores que tem numa lógica de retranca e conta-ataque rápido. Quando se estuda um perfil de um treinador para o Benfica este elemento tem de estar presente, porque um treinador do Benfica tem de estar habituado a chegar à grande maioria dos jogos e jogar para ganhar e não para ficar na expectativa. Foi, aliás, esse um dos problemas de Quique." - não o diría melhor. Basta ver até onde chegou o Braga na Uefa (8 jogos na intertoto) e as exibições que fez contra os grandes.

Quanto a Reyes o que me preocupa não é o preço, mas sim o ordenado, era a isso que me referia em termos de comparação com o rendimento em campo. Custa-me que ele saia devido à importância dele este ano, mas não será muito dinheiro para o que rendeu?

Dexter disse...

João,

Fazendo apenas um rapido off-topic para uma materia de bastante mais interesse do que se passa hoje em dia no nosso benfiquinha.....este sabado nao houve harpers ?

John Billy #37 disse...

Ricardo, contigo ninguem fica sem resposta.
:)
Admito que a minha preferênca pelo Moreira pode ser subjectiva, mas se fosse por mim, nenhum deles serveria para ser titular do Glorioso.

João Bizarro disse...

Dexter, também não sabia que não havia. O próximo (6º ep.) é dia 23, Sábado!

Dexter disse...

Joao,

Estava eu na expectativa, afinal....

Valeu o final do Lost :)

João Bizarro disse...

O Lost foi muito bom.

Anónimo disse...

depois de assistir a este jogo, arrisco-me a afirmar que o Braga recebeu dinheiro para perder, erros demasiado infantis.

P.2 disse...

muito sinceramente esta vitoria nao me ilude.

o benfica rendeu neste jogo, porque foi buscar o resto de orgulho que ainda tem, o braga perde o jogo porque foi colocado numa posiçao para o qual nao estava preparado-o de favorito ao jogo. e todos sabemos que quando assim é os jogadores que n estão habituados a isto, desconcentram-se.


elogios para cardozo que está ainda a luta pela bota de ouro, di maria que neste jogo se lembrou de jogar á bola (resta saber se alguma vez mais o fará), urreta que se for aproveitado e ensinado n tenho duvidas que vá dar jogador.

quanto ao arbitro dizer que nem se trata de um caso de arbitro encomendado, um arbitro num jogo a feijoes que só faz asneiras no jogo todo, só pode tratar-se de um incompetente

Tiago disse...

Caro P.2 discordo num ponto:
Jogar à bola já o Di Maria fez muita vez. ontem jogou futebol! Oxalá o fizesse mais vezes pois tem qualidade para dar e vender...

BlackCat disse...

Concordo com a análise, nomeadamente em relação às valias do Moreira, Cardoso (grande jogo) e do Urreta. Quanto à arbitragem, creio que te esqueceste de mencionar o caso mais flagrante que é a agressão (sim, porque foi agressão) ao Katso e o posterior amarelo ao Ruben Amorim. Então o tipo falha a cacetada à 1ª, vai ás pernas do Katso ainda com mais raiva à 2ª e quem leva amarelo é o Amorim...que palhaçada! A expulsão do Yebda é só a cereja em cima do bolo...