blog

sexta-feira, maio 22, 2009

Um Olho à Benfica #8

Varandas sobre a actualidade

Uma recente entrevista do doutor João Varandas Fernandes ao jornal Record trouxe uma inesperada discussão ao debate sobre o aparecimento de uma eventual aparecimento de uma candidatura alternativa e credível à actual direcção. É bom que se esclareça, que tenho para mim, que para convencer verdadeiramente os benfiquistas da bondade de uma mudança, é absolutamente crucial que uma futura candidatura seja, de facto, alternativa e credível. De outro modo, não adiantará estar a maçar os benfiquistas com mais ruído e com mais desunião.

Outra condição fundamental é a de que um futuro candidato à presidência do Benfica se possa mesmo candidatar, sem atropelos aos estatutos e sem mudanças de última hora a esses estatutos, apenas para beneficiar esse putativo candidato. E claro, sem ter a necessidade de uma equipa de advogados, que possam atrasar ainda mais o próximo ciclo eleitoral, com o recurso inédito aos tribunais, utilizando a figura de providência cautelar.

Claramente o doutor João Varandas é uma imensa pedrada no actual charco ideológico em que se discute o Benfica e o seu futuro. De um lado, a utilização sistemática de um discurso oco e demagógico, desafiando outros benfiquistas na sua integridade moral, chamando-lhes abutres, hienas ou outras espécies humanas. Do outro, uma crítica desmiolada com recurso a um incompreensível encosto à forma como o nosso principal adversário é gerido.

Desde já adianto que conheço pessoalmente o doutor João Varandas. E antes que possam acusá-lo de oportunismo ou de reclamar para si uma agenda suspeita e maviosa, posso assegurar que o doutor João Varandas pertence a um tipo de pessoas que inquestionável valor humano e indesmentível categoria humana. Não sei se, no futuro, virá a ser candidato à presidência do Benfica. O seu perfil é claramente alternativo e o seu percurso é objectivamente credível. Mas trata-se de uma pessoa com uma agenda muito sobrecarregada – é a única agenda que lhe conheço – pois gere um orçamento maior do que o do Benfica, um universo de vários milhares de pessoas e será ainda o director do futuro Hospital de Cascais. Trata-se igualmente de um quadro muito qualificado do Grupo Caixa e ainda médico da Casa Civil da Presidência da República. É um benfiquista insuspeito, sofredor e muito preocupado com o actual rumo do clube. Será isto crime?
Para muitos benfiquistas ainda é um crime pensar de forma diferente da actual direcção. Para mim não é. Para um número cada mais alargado de benfiquistas também não é. Porém, na crítica, muitas vezes falta autoridade moral e capacidade de fundamentação a quem se opõe a Luís Filipe Vieira. É uma verdade que não deve ser escondida. Há pedras que se atiram à actual direcção que escondem estratégias sôfregas e descuidadas de auto-promoção.

Não é o caso do doutor João Varandas. Um homem que jamais pode ser acusado pelo actual presidente do Benfica de ser um abutre. Pois, de outro modo, como explicaria o presidente do Benfica o convite que fez ao doutor João Varandas para liderar o projecto da Fundação Benfica, há vários meses atrás?

O convite foi recusado, sem dramas, sem ressentimentos, apenas porque o doutor João Varandas explicou ao presidente do Benfica a sua preocupação pela gestão do clube em geral e pelo projecto da Fundação em particular. E tratava-se de uma diferença de opiniões completamente insanável, em relação à natureza social da Fundação e ao seu modo de financiamento.

Seguramente que é precipitado dizer-se que o doutor João Varandas será candidato. Não creio que seja isso que está na sua cabeça. Pelo menos, para já. Porque assim emite o seu primeiro sinal público de que não corre atrás de reconhecimento público, mas sim atrás de uma ideia, de um conceito e de uma discussão que ainda está por fazer no extenso universo benfiquista.

Conhecendo o doutor João Varandas, reconhecendo que as eleições serão em Outubro, creio que ele estará mais interessado em trazer mais Benfica para a discussão e menos protagonismo. O Movimento de que o doutor João Varandas fala é o exemplo mais concreto das suas intenções. Interessa-lhe discutir o Benfica, não lhe interessa discutir o presidente do Benfica. É nessa separação que se pode estabelecer uma diferença crucial entre Movimento e candidatura. O primeiro servirá para discutir ideias e mais tarde uma alternativa. Uma candidatura, cujo exemplo que temos é a prova mais indiscutível, reflecte um interesse em discutir os nomes e depois as ideias. E há mais de vinte anos que o Benfica discute nomes. De presidentes, de directores, de treinadores e de jogadores. Chegou a hora de discutir as ideias.

79 comentários:

Dexter disse...

Não conheço a pessoa em questão mas para mim qualquer candidato é bem vindo.

Ricardo e Americano....a concorrencia está a apertar :)

João Bizarro disse...

Mais uma vez na mouche, José.

Ainda há dias quando via o filme Valkyrie lembrava-me do momento do Benfica.
O filme é sobre a tentativa falhada de assassinar Hitler. Von Stauffenberg, um dos cérebros da conspiração afirmou que se recusava a entrar se não houvesse uma alternativa credível para a Alemanha.

Não queremos assassinar ninguém, como é óbvio mas a haver alternativa à actual direcção que esta seja credível e não mais um demagogo a avançar e a iludir os Benfiquistas mais desatentos.

Hugo disse...

Não entendo a importância que se dá a alguém, se não é Candidato.
É um Benfiquista. Tem opinião.
Mas daí até ser discussão.
Prefiro discutir a candidatura do Ricardo e Americano, esses sim merecem, pois já deram a cara e apresentaram coisas. Algumas até consideráveis.

My Research e-Portfolio disse...

Gostei deste post. José Marinho, pela primeira vez revejo-me totalmente em algo que escreve. Não conheço o Dr. Varandas mas acho que faz muita falta uma discussão de ideias, uma discussão à Benfica!

Como diz a caixa em cima de onde escrevo, o Benfica não é grande, é ENORME e precisa urgentemente de discutir ideias e soluções e não nomes!

Anónimo disse...

"chamando-lhes abutres, hienas ou outras espécies humanas"
ehe

Realmente, se o tipo não se quer candidatar (o que eu duvido) a sua opinião é só mais uma. Em todo o caso parece-me uma alternativa minimamente credível ao LFV, cujo tempo acabou.

LC disse...

O caro José Marinho só se esqueceu que a avançar uma candidatura deste "Movimento" terá sempre a presença do seu fiel amigo Veiga... nós não dormimos Sr Marinho, demorei uns artigos a perceber, mas felizmente ainda fui a tempo.

PS: Não sou apoiante de LFV, nem do outro que não me lembro o nome.

lj disse...

Toda e discussao honesta sobre o Benfica e bem-vinda. Nao conheco as ideias do Dr Varandas mas de facto quanto mais alternativas melhor, desde que sejam, como Jose Marinho muito bem referiu no ultimo paragrafo, com o proposito de discutir o Benfica e nao o presidente do Benfica. Esse ultimo paragrafo descansou-me tambem porque, a haver um movimento a surgir destas ideias, esse movimento nao podera por definicao envolver Jose Veiga, pois foi bem claro nas declaracoes deste ultimo apos o acordo em tribunal com o Sporting que ele quis discutir o presidente do Benfica e nao o Benfica, os nomes e nao as ideias. Descansa-me porque nao considero Veiga, tal como nao considero LFV ou Bruno Carvalho, alguem a altura doque eu acho que sao os pergaminhos do Benfica.

www.thebutterflyislate.blogspot.com

Dexter disse...

Para descontrair

http://videos.sapo.pt/bacSjW3k65zJyZeHLfGT

Helder disse...

Caro José Marinho

Para não variar acertou mais uma vez em cheio. Toca no ponto fulcral dos problemas do Benfica. Eu também li a entrevista e só há uma coisa que me deixou com algumas dúvidas, por isso vou-lhe perguntar se tal como o Dr. José Varandas diz, se acha possivel Veiga e Rui Costa juntos no Benfica?


Aquele Abraço....


PS: Amanha lá vou eu aqui de Gaia para ver o ultimo jogo desta época do SLB

Pedro disse...

Não conheço a pessoa em causa e só soube q ele existia qd o seu nome foi falado para a tal Fundação Benfica.

Caras novas a debater o SLB são sempre bem vindas. Estou um pouco cansado de ver sempre os mesmos a dizer o mesmo. Estamos à beira de eleições, tudo o q poder acrescentar debate sério é sempre bem vindo.

Anónimo disse...

Não sei se já reparam mas, o Corrupto Mor (o Papa), já veio dizer que não gostava de ver o Azenha no Glorioso!!!...

Percebem o que ele quer não é?!...
Como quem diz: "ai e tal, que o Benfica levou aquele gajo que é tão bom e já esteve no Porco!" "ai que tristeza tão grande, ai que eles chegaram para mim (pró papa)"!!!...

Acham que nos engana?
Será que ele acredita que no Benfica ainda engolem destas?!...

Eu sei que para ele seria como espetar uma espada no único clube que ainda não controla em Portugal - o Glorioso!

Porque em Lisboa já tem uma sucursal (uma espécie de Porto B - o Sportem), informamos que os Benfiquistas não são como os lagartos e o seu mais que provável futuro presidente que lambe as botas ao Corrupto Mor - o Papa!

O que tu queres, ó Corrupto, sabemos nós! Fica lá com o Azenha que nós nunca iríamos pôr cá tamanho artista!!!

Pedro G.

Fernando Soares disse...

E as peças do tal puzzle vão começando a juntar-se.

Afinal as informações que correm por aí vão batendo certo.

A seguir surgirá o apoio de Bagão Felix juntamente com Ribeiro e Castro.

Sabem quem vem a seguir? É fácil.

Caro José Marinho,

No seu anterior texto não viu, ou ignorou, algumas questões do Quetzal Guzman.

Gostaria de lhe pedir se era possível responder a essas questões. Obrigado

Cumprimentos

Rui Oliveira disse...

“Interessa-lhe discutir o Benfica, não lhe interessa discutir o presidente do Benfica.”

Não podia estar mais de acordo, mas no inicio de alguma coisa tudo são rosas e depois em campanha logo surgem os ataques a tudo e a todos.
Sr. José Marinho só queria perguntar se é verdade que o Sr. Veiga pediu desculpas ao Sporting pelo que tinha dito, e minutos mais tarde disse à comunicação social que não retirava uma vírgula às mesmas declarações. A ser verdade volto a perguntar - são pessoas com estas “manhas” que o BENFICA precisa?

Anónimo disse...

Concordo que está mais que na hora de discutir projectos. A candidatura do Luis Tadeu fez uma tentativa, e ainda acho que ele tem o que é preciso para liderar um projecto à Benfica.

Quando ao associado Varandas e ao seu movimento:

1) Para já penso que ainda não saiu uma ideia deste movimento e mais uma vez houve uma discussão de nomes: Veiga, Rui Costa e Bagão. A ideia Anti-Vieira não chega.

2) Não quero um Benfiquista desde o nascimento na presidência, mas exijo que seja alguém com no minimo mais de 10 anos de ligação ao clube como sócio efectivo.

3) Nunca votarei numa lista que tenha elementos que já tenham sido sócios de clubes rivais. O Veiga já foi sócio do FCPorto ou só da filial do Luxemburgo ?

José Marinho disse...

Meu caro LC, começo por lhe dizer que o próprio doutor João Varandas não exclui a possibilidade de José Veiga integrar o movimento. E já agora, se o movimento me parece ser de inclusão de todos os benfiquistas que aceitem debater o futuro do clube, então porque devia ser vedado esse espaço a José Veiga? Conhece algum facto que esteja suficientemente provado - não especulado ou insinuado, isso não vale - que o desprestigie no seu benfiquismo ao ponto de não merecer o mesmo tratamento dos outros. Ou será que deve prevalecer a forma como certos benfiquistas olham para o Benfica, do alto de uma superioridade moral que não existe, que é fictícia e que prejudica o clube, porque tendencialmente afasta da discussão as soluções que melhor podem servir o clube? Meu caro, diga-me, o que é que o incomoda, é a presença de José Veiga neste movimento, se se confirmar, ou é a simples possibilidade de uma alternativa à actual direcção o inclua? Francamente não percebo. Acha razoável deitar fora todo um movimento de reflexão, onde pode caber um exemplo enorme de pluralidade e inteligência benfiquista, apenas porque José Veiga pode aparecer no mapa de inscrições? Mas então o que é que os benfiquistas pretendem no futuro, discutir o Benfica, ou discutir o José Veiga? E se assim for, como garante o meu Fernando Soares, se tanta gente apoiar a solução de que fala, será possível que tanta e letrada gente do nosso clube se deixe enganar pelas supostas patifarias de um homem que a maioria não conhece e apenas despreza por descabido preconceito? Será que José Veiga consegue enganar assim tanta gente, existirá neste movimento - se Veiga o integrar - de pessoas tão capazes, social e profissionalmente, algum surto de miopia e estupidez, ao ponto de não conseguir separar o trigo do joio. E mesmo neste caso, é preciso cuidado com essa separação, porque convém saber - sem ser por palpites ou desconfianças - onde está o trigo e onde está o joio. E este movimento, se for o que eu penso que deve ser, será sobretudo para ajudar os benfiquistas, a totalidade dos benfiquistas, a reflectir sobre os problemas e sobre os actuais paradigmas do clube. Meu caro LC, acho que pelo caminho da sua interpretação das coisas, lamento, meu caro, mas temo que possa demorar mais alguns posts até ver onde pretendo chegar. Ainda está longe, muito longe. E se quiser, no entanto, é fácil de abreviar caminho. Basta ir ao meu primeiro post. Está lá tudo. O resto são cantigas. Umas de escárnio e outras de mal-dizer.
Meu caro Fernando Soares, permita-me que o desafie no seguinte. Eu posso responder ao que o meu caro e o Quetzal Gusman perguntam. Já devia tê-lo feito, peço desculpa, em particular a si, meu caro Quetzal, mas já respondi noutro post, que as minhas respostas não são dadas em função da delicadeza das perguntas. São dadas em função da minha disponibilidade. Tinha pensado em responder às suas inquietações, num post-scriptum desta minha última crónica. Acontece que não o fiz por esquecimento e porque estava muito pressionado de tempo para a publicar antes que acabasse a semana. Pois bem, mas antes de responder, gostaria, ainda assim, meu caro Fernando Soares, que me esclarecesse sobre alguns pontos do seu altivo e bem construido comentário. A que puzzle se refere, que informações batem certo, sendo igualmente claro que umas batem leve, levemente, e não será chuva certamente, e por fim, quem virá a seguir, acompanhado, dos trombones que anunciam um auspicioso e tocante momento de viragem no nosso clube? Acho que podemos começar por aí.
Meu caro Rui Oliveira, respondo-lhe de forma muito resumida: Não, não é verdade. E até lhe digo mais, o José Veiga estava disposto a ir até ao fim do processo. Não pediu desculpas e muito menos foi da sua iniciativa o acordo que lhe foi proposto pelos advogados do Sporting.

João Tomaz disse...

Caro José Marinho, peço desculpa mas o meu comentário já ia tão longo que decidi transformá-lo em post...

Anónimo disse...

O Sr. José Marinho tem a agenda da candidatura do Veiga. Escreve bem, blá, blá, blá, mas, at the end of thr day, está a terraplanar terreno. O que não é crime, diga-se, mas esclarecer ao que se vem tambem é maninho

Baresi disse...

Este é só um pequeno desabafo de um simples sócio do Benfica...

Acho que esta a por-se em causa o projecto de uma direcção, a de LFV, com base em resultados desportivos do Futebol (onde fomos EXPOLIADOS da luta pelo campeonato, não há outra palavra a usar)

Apesar de todas as "condicionantes" que nos afectaram no futebol esta época, quer queiram quer não, temos que afirmar esta direcção tem OBRA FEITA.
E o tamanho dessa obra, não sendo assim tão pequena como isso, não pode ser tapada por uma peneira. Tenha ela o tamanho que tiver.
A trabalho feito encontra-se á vista de todos:

1) Estádio da Luz

Temos uma catedral de fazer inveja a todos os adeptos dos outros clubes, sendo até motivo de cópia de outros(vide Arsenal)
Culpa? LFV

2) Envolvencia do estádio

As Infraestruturas envolventes ao estádio, não só desportivas (que nos enchem de orgulho),permitem-nos ter mais uma fonte de rendimento que ficará pros anos vindouros. Mesmo a poucos km's da catedral temos a forma errada de como utilizar erradamente tais infraestruturas.
Culpa? LFV

3) Centro de estágio do Seixal

Campus Caixa, um projecto eternamente adiado, mas que foi posto de pé por esta direcção e que com certeza nos vai dar futuramente alegrias em termos de formação.
Culpa? LFV

4) Canal de televisão.

Neste momento o SLB tem á sua disposição o BenficaTV, projecto pioneiro em Portugal, mais uma fonte de rendimento que perdurará.
Fez-me mudar para a MEO, e é com certeza um dos canais mais vistos na tv por cabo. Eu pelo menos falo por mim.
Culpa? LFV

5) Modalidades

As modalidades ditas amadoras são competitivas em todos os escalões, principalmente nos séniores, como há muito não se via (Andebol, Basquet, Futsal, Hoquei, até mesmo o Voleibol, apesar de uma época menos conseguida).
Vi uma reportagem acerca da recuperação fisica da equipa de Andebol do Benfica, a seguir ao primeiro jogo das finais contra o FCP, e fiquei ORGULHOSO das condições que são dadas aos nossos atletas.
Culpa? LFV

6) Jogos Olimpicos.

Conseguimos 3 medalhas olimpicas, incluindo duas de Ouro, conquistadas pelos nossos atletas em Pequim.
Culpa? LFV

7) Equipa de Futebol

Quer queiram quer não, conseguimos juntar um plantel esta temporada, na equipa profissional de Futebol, que nos ultimos anos só tem paralelo na equipa campeã nacional em 1994.
Jogadores com a categoria de Luisão, Cardozo, Reyes, Suazo, Katsouranis, Aimar, só pra citar alguns, sonhava te-los no Benfica há uns anos, quando tinhamos o King, o Tavares, o Jorge Soares, o Ronaldo, o Beto, etc a distribuir magia pelos relvados portugueses ...
Eu não tenho memória curta, e os roubos que aconteceram nos jogos com o Nacional, Setubal, FCP, Belenenses, Guimarães, Maritimo, só pra citar alguns, não nos permitiram estar a lutar pelo titulo nesta altura do campeonato.

Culpa? LFV

8) Grande profissionalismo do departamento de prospeção na escolha e aquisição de passes de jovens promessas do futebol.
Quem duvida que jogadores como Sidnei, Di Maria, Urreta e David Luiz serão craques de nivel mundial futuramente e que pelo menos serão mais uma fonte de rendimento com as suas vendas?
Culpa? LFV

10) Pujança financeira.

Ainda me lembro dos "saudosos" tempos da Operação coração... não foi assim á tão poucos anos...
Temos o passivo controlado, o estádio a ser pago, mais de 100000 sócios pagantes, várias fontes de receita, Merchandising a fazer muito dinheiro, etc...
Estamos no mercado, e somos um clube comprador. Pagamos e bem por jogadores que vamos buscar... á quanto tempo isso não acontecia??
Fomos buscar o Futre á mais de 15 anos por um valor astronómico na altura... desde aí, até esta direcção tomar conta, nunca mais conseguimos gastar tais somas de dinheiro em contratações. Boas ou más, isso é outra história.


Obrigado LUIs FILIPE VIEIRA, MaNUEL VILARINHO, e restantes directores e ex-directores destas ultimas direcções pela obra FEITA.

VIVA O BENFICA

RMSoares disse...

"posso assegurar que o doutor João Varandas pertence a um tipo de pessoas que inquestionável valor humano e indesmentível categoria humana"

Acredito que sim e dou os parabens ao Dr. João Varandas por ter essas caracteristicas, mas chegam para ser presidente do Benfica ?
Mais do que uma inquestionável pessoa, vou esperar pelas suas ideias e propostas.
Espero que a sua unica ideia não seja a de tornar o Benfica num clube campeão, espera-se conteudo.

Quanto as pessoas que vão acompanhar o Dr. João Varandas, recomendo que se rodeie de pessoas crediveis do futebol e do mundo dos negocios.
O Veiga não será um trunfo, mas antes poderá ser antes um entrave. É obdiente, bem ensinado, com bons conhecimentos no mundo do futebol e na comunicação social, mas já atirou demasiadas pedras ao Benfica.

Miguel Lopes disse...

Caro anónimo, José Marinho disse logo desde o início ao que vinha. Defende o regresso de Veiga. Defende o regresso de uma cultura de exigência, de vitórias, de organização ao nosso querido clube. É a opinião do Jose Marinho e resulta do convívio e amizade que tem com o José Veiga desde o livro que escreveram. A verdade é que tem convencido muita gente, inclusivé a mim próprio que não simpatizava com a personagem do J.Veiga. Mas como eu conheco há 20 anos o benfiquismo puro e desinteressado do Jose Marinho, tenho de dar o benefício da dúvida. Nao aei ae o Veiga vai aparecer as eleicoes. O que sei é que os benfiquistas tem de escolher entre continuar como estamos ou mudar. Eu hoje sou de opinião que nos com treinadores e jogadores não vamos lá. O plantel e a equipa técnica tem de trabalhar no duro todos os dias. Mas alguém tem que fazer frente ao Porto no calor da noite onde muita coisa se decidiu nós últimos 25 anos e onde se vai continuar a decidir. Vieira, Rui Costa e a malta que lá temos a dirigir não chega, não sabe e não quer ir por esses caminhos. Eu acho que ou aceitamos a supremacia do porto ou vamos a jogo com as mesmas armas. Quem acreditar que é possível de outra forma é ingenuo...

Anónimo disse...

Repararam que o Papa - o Corrupto Mor, já veio dizer que quer o "hexacampeonato"!!!


Ou seja, o sacana do corrupto considera que o próximo campeonato já está no papo (e o gajo tem bons amigo(a)s que o podem garantir) e que já está a pensar do campeonato de 2010-2011??!!...

Mas o que é isto?
Penso que devíamos colocar esta afirmação no cabeçalho dos blogues para que daqui a alguns meses, após iniciar o próximo campeonato, ninguém se esqueça destas afirmações e que domingo-a-domingo possamos (espero que não) acompanhar esta profecia!

Podridão de futebol!
Vergonha de país!...

Pedro G.

JHP disse...

Bom dia,
Se há algo bem evidente nos textos de muitas pessoas que escrevem neste espaço é que aceitam a ideia do regresso de Veiga como muito positiva para o Benfica. E fazem-no associando o nome de Veiga a conceitos que foram implementados no período em que serviu o Benfica, com os melhores resultados que tivemos nos últimos anos. Formação de um plantel equilibrado e com alternativas para todas as posições (... com menos dinheiro...), estrutura profissional e competente a gerir o futebol desde o departamento médico (...Rudolfo Moura...) à prospecção (...Cardozo...), ligação às camadas jovens (...Manuel Fernandes titular aos 19 anos...), diálogo estratégico com outros clubes das Ligas profissionais (...nem todos nos tinham como alvo a abater...), acompanhamento permanenste da Liga e da FPF (... estas entidades deixaram de ser sucursais de um clube...), presença de jogadores na selecção nacional (...com os consequentes benefícios nas transferências de Miguel e Simão...), apoio incondicional ao treinador e à equipa (... nunca estiveram sozinhos mesmo nos momentos em que tudo parecia perdido...), acordos com clubes de referência das outras ligas europeias (...chelsea, Juventus...), enfim uma estratégia ganhadora envolvendo todos os factores de decisão. Tudo isto pode ser associado a Veiga. E quando as pessoas aderem a estas ideias e identificam Veiga como o seu melhor intérprete não estão a ocultar nada, antes pelo contrário estão a revelar e muito. Será que o que temos agora é mais transparente? E os resultados? O que gostaria de perceber melhor é porque é que as pessoas que são contrárias ao regresso de Veiga não expõem as suas razões, mas limitam-se a invocar um nome, aparentemente, censurado. Porquê?

Anónimo disse...

A teoria de boa gestão de Vieira está a ir por água abaixo. Está na hora de sair.

Entendam-se: Bagão Félix, Rui Costa, Humberto Coelho, Doutor Varanda e demais ilustres benfiquistas.

ENTENDAM-SE, POR FAVOR. O BENFICA NÃO MERECE TER UM PRESIDENTE FANFARRÃO, OPORTUNISTA,MANHOSO,MANIPULADOR QUE FOGE SISTEMATICAMENTE À VERDADE.

Pedro disse...

Rearviewmirror, os pontos q se referem ao Estádio e Centro de Estágios são obra de Vieira apenas e só por uma questão de ocasião. Fosse quem fosse o Presidente do SLB que teria o Estádio feito (ou renovado) por causa do Euro. A decisão de construir um novo estádio só acontece por causa do Euro e dos apoios do Estado. O Centro de Estágio já estava projectado antes de Vieira chegar. Estas grandes obras foram de Vieira como seriam de qqr outro q fosse Presidente do Benfica na altura.

André Leal disse...

Golos irregulares dos corruptos esta época por foras de jogo, faltas atacantes não assinaladas ou faltas defensivas mal assinaladas:

- Sporting, 5ª jornada
- Guimarães, 8ª jornada
- Braga, 15ª jornada
- Benfica, 17ª jornada
- Rio Ave, 18ª jornada
- Estrela, 24ª jornada
- Académica, 25ª jornada
- Marítimo, 27ª jornada
- Trofense, 29ª jornada

São só 9, coisa pouca. O giro é ver que o jejum entre a 8ª e 15ª jornada correspondeu (que coincidência?!?) à fase de piores resultados dos corruptos.

João Bizarro disse...

Hoje vai ser para ganhar e mandar um clube submisso para a 2ª divisão.
Era giro ir o Belém e o V. Setubal, 2 clubes com os quais sempre simpatizei mas que agora estendem a passadeira a corruptos e abrem as pernas a tudo o que eles querem.

PS. Dexter, já há Harper's Island.

Baresi disse...

Pedro

Achas que se fosse Vale e Azevedo o presidente, o estádio estaria construido, e mais importante que isso, estaria a ser pago?
Temos que ver que Manuel Vilarinho e LFV pegaram no Benfica depois deste ter tido a pior direcção de sempre á sua frente.

Em relação ao centro de estágio, eu já ouço falar desse necessidade desde os tempos de manuel Damásio.
Uma coisa é dizer "eu vou fazer" e outra coisa é dizer "está feito".

Mas o que é certo é que quem o construiu, não foi fulano A nem B.
FOi LUis Filipe Vieira.

Dexter disse...

Já vi João, estou a fazer o backup :)

Hoje a noite já vejo.

Ricardo disse...

Confesso que desconheço a personagem. Imagino que seja um bom benfiquista, acredito que sim. Os seus intentos não sei quais são e é possível que sejam apenas os de um adepto do clube que quer ver discutida e analisada toda a realidade do Benfica. Parece-me bem, não tenho nada a opor. E não contem comigo para os delírios conspirativos, para as dúvidas supostamente reveladoras de grande inteligência e lucidez de espírito que alguns comentadores desta praça vêm para aqui demonstrar. Ou acham que vêm demonstrar. Já não há pachorra para a constante crítica e insinuação sobre motivações que algumas pessoas acham por bem fazer. Já tive oportunidade de discutir pessoalmente com o José Marinho alguns pontos em que divergimos e, para mim, é exactamente e só isso: pontos em que divergimos. Não é preciso armar uma teoria conspirativa em torno do homem e das suas motivações. Aliás, acho que, bem ou mal, o José conseguiu criar em redor do que vai escrevendo uma discussão saudável. Isso, por si só, já é benéfico e parece-me que pode ajudar a uma discussão séria sobre o Benfica. Se apoia José Veiga? Sabemos que sim, nunca o escondeu. Se gostaria que Veiga se candidatasse? Pelas suas palavras compreendemos que sim, que seria um apoiante de Veiga caso essa candidatura fosse (vá) para a frente. E então? Qual é o problema? Acham que Veiga seria uma opção errada? Não concordam com a opção Veiga? Pois, tudo muito certo, discordem, debatam, fundamentem as vossas opiniões - não é necessário entrarmos neste estafado processo de conspirações e dúvidas sobre as motivações dos outros, acho eu. Também eu tenho com a possível candidatura de Veiga várias questões que não estão minimamente esclarecidas nem sei se algum dia estarão, espero que sim. Mas procurarei, pelo respeito à verdade e por amor ao Benfica, ouvir as ideias de todos os que se candidatarem à Presidência do nosso clube. Até do Bruno Carvalho?, pergntam vocês. Sim! Até do Bruno Carvalho, que de repente tornou-se alvo de chacota de toda a gente e que, enfim, não me fascinando tenho gostado de lhe ler algumas intervenções, com toda a sinceridade. O problema das eleições num clube como o nosso é a a facilidade com que se criam rótulos em redor das pessoas e a posterior dificuldade em desfazê-los. Não sei quem é Bruno Carvalho, não sei que intenções terá (alguém sabe?), mas prefiro achar que é um benfiquista que pensa reunir as condições necessárias para a Presidência do clube. Será que é assim tão difícil não enveredar pelo caminho mais fácil do insulto? Não será possível analisarmos, em vez de nomes, os projectos e dessa análise retirarmos a informação e as conclusões que acharmos certas? Confesso alguma tristeza por ver a forma como qualquer pessoa que apareça contra Vieira é logo posta numa prateleira com um nome qualquer. Carvalho está na prateleira em cima do frigorífico com a placa "Infiltrado do Porto"; Veiga por cima do lavatório, caso se candidate, terá por alguns a placa "Portista que se zangou com Pinto da Costa"; Bagão Félix, se algum dia se decidir por um projecto, verá na blogosfera uma placa com o seu nome e, claro, a informação adicional "Incapaz de oferecer luta a sistema"; Outro qualquer terá outra placa com qualquer coisa que o diminua nas suas qualidades. Isto é alguma ditadura ou quê? Olhem para as ideias das pessoas, caros benfiquistas. Não vão pelas conversas que são lançadas nem se sabe bem por quem e que depois ganham eco por esses blogues. Pensem pela vossa cabeça. E depois decidam.

Ricardo disse...

É por isso, José, que, não estando totalmente em sintonia com algumas das suas opções, acho verdadeiramente crucial essa discussão em torno do Benfica. Para que as pessoas possam falar, pensar e depois decidir.

Se Varandas pretende um debate e um movimento que o fomente, então só posso concordar com o Varandas e esperar por novos episódios.

Caso não queiram nenhum dos candidatos que aparecerem até Agosto, proponho-vos que votem na candidatura independente do Ontem Vi-te no Estádio da Luz. Uma perspectiva mais circense mas, ainda assim, se tivesse a oportunidade de fazer escolhas no Benfica, não me parece que cometesse tantos erros quantos os que vemos diariamente serem cometidos pela actual Direcção do Benfica.

Pedro disse...

Se fosse Vale e Azevedo o Presidente teríamos feito uma renovação do antigo estádio e não a construção de um novo. De acordo com as possibilidades financeiras na altura do clube teria sido a opção mais racional. Se fosse outro qqr a ganhar as eleições o projecto iria sempre para a frente, seja renovação ou construção de um novo estádio.

Não foi Vieira q teve uma ideia luminosa e decidiu construir um novo estádio. Foi a conjectura do Euro q isso permitiu.

Alegre, sempre! disse...

“Confesso alguma tristeza por ver a forma como qualquer pessoa que apareça contra Vieira é logo posta numa prateleira com um nome qualquer.”

Ricardo, então e a inversa não é verdadeira? Haverá alguém por aqui mais castigado pelos comentadores do que Luís Filipe Vieira? Honestamente temos de admitir que LFV tem obra feita. Não acredito que nos próximos dez, vinte anos, outro presidente faça melhor que ele, quer no plano desportivo, quer no plano financeiro.

Seguindo o raciocínio largamente difundido neste blog pela esmagadora maioria dos comentadores, este plantel é melhor que todos os outros da concorrência. Afinal, Vieira deu-nos jogadores, deu-nos Rui Costa, deu-nos estabilidade financeira, empenhou-se na luta contra a corrupção, fez-nos sonhar com o título. É pouco? Provavelmente sim, mas a culpa deste insucesso terá de ser repartido por muitos mais, a começar por nós, adeptos, que ajudámos (e de que maneira) a afundar o barco.

Por tudo o fez pelo Benfica, Vieira não é insubstituível, mas merece todo o meu respeito.

Alegre, sempre! disse...

Pedro,

Acreditas mesmo no que dizes sobre a construção do novo estádio? Pobre Benfica, qualquer opção tomada é motivo para atacar Vieira.

JHP disse...

Caro rearviewmirror,
Apreciei bastante o seu texto, especialmente pela forma frontal e fundamentada como apresenta a sua opinião sobre LFV
Ele é o presidente do Benfica e deixa obra, sem dúvida. O que mais me motiva a criticá-lo é não perceber que o Benfica, enquanto clube de futebol, precisa de vitórias nesta modalidade. A partir deste pressuposto tudo se desenvolve. O projecto de LFV falhou precisamente porque as promessas que apresentou sobre o futebol não se cumpriram.
Quanto às apreciações que faz sobre a obra feita, também é possível termos outra perspectiva:
1) Desempenho da Equipa de futebol
O que mais revolta os adeptos e os simpatizantes do Benfica foram várias péssimas exibições que a nossa equipa fez esta época; em alguns jogos, em que se disputava o título, foi inaceitável a falta de ânimo e de vontade de ganhar (Trofa fora, Guimarães em casa, Sporting fora, Nacional em casa, Belenenses fora, Estrela da Amadora fora); dispenso outros comentários sobre a participação na taça UEFA. As arbitragens explicam o sucesso do Porto mais na forma como esta equipa é beneficiada, do que como o Benfica é prejudicado.
2) Estádio da Luz e zona envolvente
Os culpados são Manuel Vilarinho, Mário Dias, os outros membros da Direcção e LFV. Alguma da culpa deverá ser imputada à CML.
3) Centro de estágio do Seixal e canal de televisão
Efectivamente LFV teve um papel preponderante. Realço contudo que o atraso no arranque do Centro de Estágio, que deveria ter avançado em simultaneo com a construção do novo estádio, foi responsável por a nossa equipa ter treinado mais de uma época em campos emprestados, e de termos retrocedido anos relativamente ao trabalho com as camadas jovens. Veja-se como o Sporting muito antes teve a sua academia e o Porto o seu Olival.
Sobre a TV... Ou começamos a ganhar ou a marca Benfica vai perdendo cada vez mais consumidores.
4) Modalidades e jogos olímpicos
Esqueceu-se de referir um nome que nesta matéria se sobrepõe a LFV. Chama-se Fernando Tavares quem, conjuntamente com os seccionistas (autênticos "carolas"), recuperou o Benfica e nos trouxe títulos, também Fernando Tavares foi responsável pelo projecto olímpico
Nesta matéria LFV é o menos "responsável". Não raras vezes LFV foi buscar consolo às modalidades para compensar os desaires no futebol, apesar de não lhes dar muita importância na hora da orçamentação.
5) Equipa de Futebol
Tem toda a razão na comparação que faz entre o plantel deste ano e os da segunda metade da década de 90. Também temos que referir que alguns desses nomes não renderam o que o seu nome anunciava e que em contrapartida tivemos o orçamento mais elevado de sempre com os resultados que se veêm.
Também gostaria de fazer justiça à equipa campeã nacional em 2004/2005 que sem ser tão sonante, era sem dúvida nenhuma mais aguerrida, eficiente e ganhadora. Tenho saudades de Geovani, Ricardo Rocha, Miguel, Simão, Petit, Manuel Fernandes e Nuno Assis.
Alguns destes jogadores sairam do Benfica porque não se investiu na sua manutenção o que se investiu na aquisição dos sonantes nomes desta época. Culpado?

8) Grande profissionalismo do departamento de prospeção
Já não me recordo ao certo quem descobriu Di Maria e David Luis...
Quanto aos outros, há que não esquecer Rui Costa...
Mas afinal quem é o culpado por não renderem tanto, no Benfica, quanto o seu potencial anunciaria?

9) Pujança financeira.
Desde o Futre que não investiamos tanto em jogadores? E o cannigia? E o Van hoidjonk? E o Poborsky? E o Marchena? E um central paraguaio de excelência? E o Simão? E o Nuno Gomes? Sempre investimos muito em jogadores que animaram o Benfica. Temos melhor gestão financeira, é verdade, ninguém rouba, também é verdade. Mas isso é a normalidade de qualquer organização.
Temos de agradecer a LFV a energia que dedicou ao Benfica, mas temos de querer mais, queremos recuperar o lugar em que já estivemos. Acha que LFV ainda´é inspirador para atingir este objectivo?

Termino a concordar consigo: VIVA O BENFICA

Pedro disse...

"Acreditas mesmo no que dizes sobre a construção do novo estádio? "

Não percebi a tua dúvida. O q é q eu disse de especial?

Ricardo disse...

Alegre,

"Haverá alguém por aqui mais castigado pelos comentadores do que Luís Filipe Vieira?"

Quando falo em universo benfiquista não me resumo a este blogue. Falo na generalidade dos blogues encarnados, em que a cada crítica a Vieira tem de aparecer alguém a defender o indefensável. Não me custa que um "vieirista" defenda, seriamente, o homem em quem acredita; custa-me a defesa intransigente de um homem sem fundamento nem opinião lúcida, apenas insultando e não trazendo nada de significativo à discussão. Por outro lado, as críticas a Vieira fazem todo o sentido, olhando para a realidade benfiquista que temos, analisando a forma pouco comprometida e pouco educada como o Presidente do Benfica trata os adeptos do clube, mentindo-lhes, enganando-os, atraiçoando-os com promessas, ilusões, mentiras, falsidades. Tudo em nome da sua estabilidade, do seu poiso na cadeirinha da liderança.

"Honestamente temos de admitir que LFV tem obra feita."

Admito que sim. Como teria obra feita qualquer Presidente do Benfica minimamente comprometido com os objectivos do clube e que tivesse passado pelo período pelo qual Vieira passou. Acho muito curioso o argumento da "obra feita" de Vieira para justificar a necessária sucessão de Vieira ao próprio Vieira. Qual é a lógica do argumento? Vejamos: querem fazer-nos crer que, por Vieira ter feito algumas obras importantes enquanto Presidente do Benfica, tem toda a legitimidade para continuar como líder da Direcção. Mas que raio de argumento é este? Um Presidente merece a eternidade no posto porque fez aquilo que devia fazer numa área específica? Muito bem, bom trabalho no betão, agora queremos mais, queremos alguém que, não só no domínio das engenharias, seja bom em todas as áreas. Ou então dir-se-ia que para os defensores de Vieira não pode haver um Presidente que seja bom simultaneamente nas áreas das infra-estruturas, financeira e desportiva. É um pouco absurdo. E Vieira está, para mim, muito longe de deixar obra. Obra, para mim, é um todo. Escuso-me a falar da vertente desportiva porque é demasiado óbvio da falha em toda a linha desta Direcção mas falo, por exemplo, na área financeira que, não sendo eu um conhecedor, está mais que visto que tem sido, de ano para ano, totalmente deteriorada em função de opções erradas, decisões precipitadas e megalómanas e ilusões de sonhos irreais, sem competência, organização e visão de futuro. Pior: sem sabedoria do que é o Benfica. Um Presidente tem de ser analisado por tudo aquilo que fez e não fez. Não é porque construiu um Centro de Estágio e um Estádio (que, ressalvo, qualquer outro que viesse a bem teria feito o mesmo) que agora merece ser Presidente do Benfica ad eternum.


"Não acredito que nos próximos dez, vinte anos, outro presidente faça melhor que ele, quer no plano desportivo, quer no plano financeiro."

Esta frase para mim é totalmente surreal, Alegre. Não acreditas que nos próximos 10, 20 (!) anos alguém faça melhor? Só podes estar a brincar. Em 8 anos de Vieira, ganhámos 1 (um) campeonato. É possível fazer pior?

(continua)

Ricardo disse...

"Seguindo o raciocínio largamente difundido neste blog pela esmagadora maioria dos comentadores, este plantel é melhor que todos os outros da concorrência."

Não acho que seja melhor do que todos os outros da concorrência mas é um plantel a um nível que permite ser-se campeão. A questão está não tanto na qualidade dos jogadores (que, mesmo assim, estavam inseridos num plantel de qualidade, sim, mas desequilibrado) mas na forma como se utilizam e aproveitam esses mesmos jogadores. E a forma como esses jogadores vieram para o Benfica. O ano passado foram gastos milhões e milhões. Resultados? Zero. A Direcção não tem de ser responsabilizada por esse facto?

"Afinal, Vieira deu-nos jogadores, deu-nos Rui Costa, deu-nos estabilidade financeira, empenhou-se na luta contra a corrupção, fez-nos sonhar com o título."

Deu-nos Rui Costa? Diria mais: atirou Rui Costa numa altura em que este devia ter aprendido e não ter sido atirado para as feras. Mais: Vieira usou Rui Costa como escudo protector. Mais uma vez, porque essa linha já tinha sido seguida ao longo dos anos, com treinadores, directores desportivos e jogadores. O único que não tem culpa, na cabeça dele, é ele próprio. Empenhou-se na luta contra a corrupção? Por amor de Eusébio, foi mais areia para os olhos do que qualquer outra coisa! Fez-nos sonhar com o título? Bem, eu pensava que sonhar com o título seria normal no Benfica. Pelos vistos, devemos agradecer ao Vieira ter-nos feito sonhar com o título!!

"É pouco?"


É. Muito pouco.

"Provavelmente sim, mas a culpa deste insucesso terá de ser repartido por muitos mais, a começar por nós, adeptos, que ajudámos (e de que maneira) a afundar o barco."

Claro que sim. Os adeptos do Benfica ajudam e muito a afundar o barco, concordo, mas isso é um problema de ausência de clarividência nas análises que fazem e desconhecimento sério sobre futebol. A questão é que uma Direcção não pode nem deve ir atrás de uns broncos quaisquer que adoram levar lençóis para o Estádio. A responsabilidade de Vieira é total. Não é parcial, é total.

"Por tudo o fez pelo Benfica, Vieira não é insubstituível, mas merece todo o meu respeito."

Não me merece grande respeito. Acho-o um pintas, um charlatão, um homenzinho com vontade de aproveitar o Benfica para os seus intentos e pouco mais. Levou bem os adeptos na sua cantilena. E continua a levar. Isto parece absurdo mas não é: todos os anos tem a mesma estratégia, lança uns nomes, contrata uns jogadores, vem falar em novos ciclos e as pessoas, ano após ano, acreditam. Sabes a primeira areia para os olhos? Ramires. Não discuto o valor do brasileiro, parece que é mesmo muito bom, mas esta de comprar, em tempos de crise, um jogador por 7,5 milhões de euros é claramente para ganhar tempo e espaço. Os adeptos começam já a salivar com a equipa da próxima época, votam nele e lá para Dezembro anda tudo outra vez à batatada.

Será que não chega já?

Votem em nós, pá!

Ah e, Alegre, estamos à espera da letra para o hino da nossa candidatura:)

José Marinho disse...

Meu caro Rui Miguel Soares, diga-me, por favor, a que pedras é que se refere e de que forma é que fundamenta o que escreve? O preconceito em relação a uma pessoa pode fazer-nos desconfiar de uma pessoa, mas já não legitima que se diga de uma pessoa o que não se for capaz de fazer prova.
Meu caro anónimo, a minha agenda é igual à de muitos outros benfiquistas inconformados. Faltam resultados e faltam vitórias. A minha agenda tem os dias de cada final de época bem marcados pela irregularidade das sucessivas classificações do nosso clube. A minha agenda é lutar por um Benfica maior, um Benfica lutador, guerreiro e que saiba honrar a sua tradição de clube vencedor. Se nessa agenda couber José Veiga, tanto melhor, se não couber, tanto pior. Conheço o Benfica há mais de quarenta anos, conheço José Veiga há pouco mais de dois. É uma diferença muito grande para se suspeitar que a minha amizade por José Veiga se sobreporia, em qualquer caso, ao meu amor pelo Benfica.
Meu caro rearviewmirror, como calcula não vou atrás das suas ideias, mas encanta-me a sua argumentação. Porque não é grosseira, porque resulta de um sentimento. Sentimento pelo Benfica e gratidão por um presidente. Meu caro, vou dizer-lhe, sem reservas. Se às eleições de Outubro - suspeito cada vez mais que não serão em Outubro - se candidatasse o Luis Filipe Vieira do primeiro mandato, eu daria pelo menos o benefício da dúvida ao actual presidente do Benfica. Entrou bem, entrou com uma linha muito definida de recuperação financeira do clube, recuperou desportivamente o clube e percebia-se um rumo. E depois, o que aconteceu? No segundo mandato, estourou com tudo. Deixou cair no futebol a pessoa que lhe trouxe sucesso e profissionalismo, nas amadoras, o homem que lhe trouxe quinze títulos nacionais nas modalidades de pavilhão em cinco anos e algumas medalhas olímpicas de um projecto muito bem elaborado. Entrou numa espiral de despesismo, acumulou alguns dos piores resultados desportivos da história do clube e por fim, tornou o ambiente no clube e entre os benfiquistas completamente insuportável, através de um discurso agressivo e mal educado. E o mais curioso é que esse discurso acentuou-se à medida que se esgotou um outro discurso que o acompanhou durante muito tempo. O discurso anti-corrupção. Agora que todos percebemos que a justiça portuguesa deixará tudo na mesma, que todos percebemos que o presidente do Benfica falhou na sua estratégia - não do lado da denúncia, onde estarei sempre do seu lado, mas do lado da desmontagem do sistema - vira-se para os benfiquistas. Aqueles que não concordam com ele, com perseguições a funcionários do clube que tenham a veleidade de contactar os adeptos e sócios do clube proscritos. É a estratégia dos abutres e das hienas. É a estratégia de dividir para reinar, mas a história do Benfica nunca foi de exclusão de benfiquistas, foi de inclusão. Porque a estratégia de exclusão é um disparate e um perigo. Porque numa altura em que crescentemente o Benfica vai perdendo base de apoio, o momento deve ser o de acantonamento de adeptos. Mesmo que possam ter ideias diferentes, uns dos outros. Por isso lhe digo, meu caro.
Culpa? LVF.
Melhores cumprimentos a todos.

Baresi disse...

Repito o que disse: LFV deixa obra feita.
E essa obra só será realmente apreciada quando ele deixar a presidência. Sempre foi assim ao longo dos tempos, as vontades e necessidades do presente impedem-nos
de ter uma visão mais alargada, abrangente e fria do que acontece á nossa volta. Se ele sair agora, sai como a pessoa que impulsionou e criou bases para o Benfica enfrentar os anos vindouros de forma positiva e com esperança num futuro risonho.

Desportivamente as coisas não correm como todos nós queremos, isso é indesmentivel. Mas a altura em que Manuel Vilarinho e LFV chegam ao Benfica, é uma época onde o "polvo" está de tal forma implementado no nosso futebol, que eu acredito que nem trazendo os melhores jogadores do Mundo para o nosso glorioso, iriamos obter diferentes resultados dos que temos obtido.
Não podemos ser tapados e esquecidos, mas no ano do nosso ultimo titulo, o titulo de Veiga, fomos campeões mais por demérito do Fcp do que por mérito nosso, numa época atipica dessa equipa, que teve 3 treinadores durante a temporada.
Fomos campeões com 65 pontos, quando na época anterior não o tinhamos sido com 74.

Numa presidencia que nos dá tantas coisas boas, Estádio, centro de estágio, explosão de numeros de sócios PAGANTES, modalidades amadoras competitivas, saneamento financeiro, etc não podemos ver só as coisas más. O não sermos campeões no Futebol profissional.
Eu quero ser campeão, comprar a camisola com as quinas ao ombro, mas não quero ser campeão a qualquer custo. Se calhar saía mais barato mandar o sr X ao Brasil, ou encomendar fruta pro sr Y do que ter no plantel jogadores como o Simão, PEtit, Luisão,Miccoli, Reyes, Aimar, Suazo, Cardozo etc.
Do que serve ter os melhores jogadores, quando somos sempre ROUBADOS no relvado, que é onde tudo acontece, e os criminosos passam impunes??

Prefiro esperar mais 10 anos para ser campeão, do que ser campeão vergonhosamente como o FCP o é, ano após ano.

E só mais uma coisa, em relação á equipa de futebol:
Não é o LFV que vai para o campo correr, não é LFV que se passeia pelo relvado como uma prima-dona, não é ele que manda as bolas ao poste e dá os frangos.
Os nossos jogadores têm todas as condições em termos de infraestruturas para serem melhores. Se assim o quiserem. Se pensarem como uma equipa, e não como individuos com olhos só para os seus umbigos a quererem fazer valer as suas vaidades pessoais.
Não querem correr por nós, não metem a perna por nós, rua.

Ponham-se no lugar do LFV. Ele dotou o Benfica do melhor conjunto de jogadores possiveis, que poderiamos ter neste momento.
O plantel é desiquilibrado? É.
Mas ter Reyes, LUisão, Suazo (que injustiçado), Aimar num plantel portugues, é obra.

Se saires, Obrigado por tudo LFV.
Mas espero que fiques.

Anónimo disse...

Nem li os comentários todos porque já não me dizem nada. Até onde li só 2 é que achei ponderados e o último foi o de Alegre Sempre. Ele tem toda a razão.
Não posso deixar de dizer o que penso sobre este blog mesmo que não o queira fazer, principalmente depois da entrada de José Marinho,porque descobri este blog poucos antes da chegada dele e nunca tinha comentado antes disso.
Uma coisa tenho eu a certeza: José Marinho por muito benfiquista que seja,não é mais benfiquista que eu.
Como jornalista é natural que tenha mais conhecimentos sobre o benfica que eu e por isso o leio.
Isso coloca-o numa posição superior a qualquer outro; Um Deus, um sabe tudo.
Já li aqui ele afirmar coisas como verdadeiras que outros desmentem, e segundo parece com cinhecimento de causa.
No seu 1o post deixou logo perceber que de mansinho vinha fazer o lançamento do Veiga para as eleiçõres, mas isso eu aceito.
Agora, como diz o Alegre, não deitem o Vieira abaixo. Alguem conhece um presidente que tivesse feito 2/3 do que ele fez em tão pouco tempo?
Não conheço o Dr. Varandas como muitos que aqui comentam, mas já o estão a apoiar. Eu espero principalmente conhecê-lo e depois saber o seu programa e as pessoas que o acompanham. Depois poderei votar nele ou não, mas não me agradava muito que o Veiga o acompanhasse.
O Veiga tem muito valor para alguns porque ajudou a ganhar um título no ano do Apito Dourado e quando o Porto estava na mó de baixo e o sporting morreu na praia tanto na Uefa como no campeonato com o Peseiro. Não se esqueçam do comboio de jogadores que ele trouxe nos anos que esteve no Benfica. Fez ontem 4 anos que fomos campeões.
Gostava de saber se com o Veiga tinhamos ganho mais algum troféu depois de 2004/05.
Acusam o Vieira de ser portista e não saber falar. Eu acuso o Veiga de ser portista (ao contrário do que diz no seu livro e o Zé Marinho afirma) e ainda falar pior português que Vieira, mas isso tambem aceito uma vez que viveu vários anos no estrangeiro.
Está-se despachar o actual presidente e a defender presidentes virtuais, que podem ser piores que o que lá está.

Alm.

Alegre, sempre! disse...

Ricardo,

És exímio na arte de desconstruir. Comportas-te como um extremo rápido e tecnicista que coloca inúmeras dificuldades a qualquer a qualquer lateral que apanhe pela frente.

Não vou nem tentar rebater as tuas ideias, não vou por aí. Até porque, se reparares melhor, eu nunca, em momento algum, defendi que Vieira deveria ser reeleito. Tenho muitas dúvidas sobre todos os pré-candidatos já perfilados, gostava que aparecesse alguém que reunisse um larguíssimo consenso entre a massa associativa e até ao momento não vi ninguém com essas qualidades. Aparentemente o mesmo passa-se contigo já que não te vejo assumir uma posição clara de apoio inequívoco a qualquer um deles. Como vês desconstruir é muito fácil.

A.Saraiva disse...

Caro rearviewmirror


Se soubesse que o preço a pagar por ter essas infraestruturas, que refere, era continuar a não ser campeão posso-lhe dizer que preferia ter ficado como estava, com um Estádio fantástico cheio de glória e história, apesar de não ser tão moderno.

Já por diversas referi e não me canso de repetir. EU SOU SÒCIO DE UM CLUBE DE FUTEBOL, não de uma imobiliária, stand de automóveis, seguradora, televisão, etc. Tudo isto não faz sentido sem ter o "core business" (expressão que está na moda) do clube bem organizado, forte e com resultados.

Não quero com isto tirar o mérito que LFV teve na recuperação do clube, mas não posso aceitar que num clube que sempre se orgulhou da sua matriz democrática tenha que ficar para sempre refém de quem quer que seja. Muito menos aceito que LFV, em cada intervenção que faz, nos tente passar um atestado de imbecilidade quando se põe a dar a entender que ele é que sabe o que é bom para o Benfica e que o seu sucessor será quem ele indicar!!!!

Senhor LFV agradeço o seu contributo mas está na altura de dar lugar a outro.

A.Saraiva disse...

Obrigatória a leitura

http://economico.sapo.pt/noticias/a-tragedia-benfiquista_10945.html

Tendo em atenção o qualidade das pessoas que se começam a manifestar sobre a actualidade do Benfica, começo a ter esperanças na mudança

Luís M disse...

rearviewmirror, o novo Estádio da Luz foi inaugurado a 25 de Outubro de 2003, LFV foi eleito presidente a 3 de Novembro de 2003. Agora explique-me como é capaz de apregoar essa mentira que LFV "nos deu" um estádio.
Só se agora os Directores Desportivos também forem responsáveis pela construção de estádios.

Além de que caro rearviewmirror, durante estes 8 anos de presidência de LFV, os treinadores têm mudado todos os anos, as equipas técnicas mudam todos os anos, os jogadores são novos todos os anos, e os resultados são sempre os mesmo. Quem é o denominador comum a isto tudo? Resposta: LFV.

E não me venha com a desculpa do sistema, apesar de não o negar, não serve de desculpa para tudo. Diga-me, foi o Sistema que despediu um treinador à primeira jornada?
Foi o sistema que desmantelou uma equipa campeã?
Foi o sistema que vendeu o nosso melhor jogador e capitão, o símbolo da equipa, por míseros 20 M e ainda mentindo que tínhamos opção sobre dois jogadores do Atlético e tudo nas costas do treinador?
Foi o sistema que colocou na direcção o Paulo Gonçalves que não ganha um caso e que é uma personagem do sistema FCP+Boavista?
Foi o sistema que colocou na estrutura do Benfica o portista assumido responsável pela creolina de 91 de seu nome Jorge Gomes?
Foi o sistema que foi passar férias com Camacho enquanto cá estava um treinador abandonado à espera de ser substituído?
Foi o sistema que, quando viu que Quique tinha que ser despedido, abandonou-o completamente a ele e à equipa e anda a negociar um treinador enquanto ainda tem um com contrato?
É o sistema que imprime na estrutura do Benfica uma completa cultura de desresponsabilização, desculpabilização e falta de exigência?
É o sistema que em vez de falar no clube passa mas é a vida a inaugurar casas que já estão abertas há anos e com discursos onde apenas se concentra em insultar de abutres e hienas os que não têm a mesma opinião que ele?
É o sistema que numa semana fala em projecto, continuidade, e 2 semanas depois vem dizer que tem que haver mudanças?
Foi o sistema que nomeou um DD a meio da época enquanto este ainda era jogador da equipa?

E muitas mais coisas existem.

Como vê, o sistema não desculpa tudo.

E não me venha com a desculpa "ele não marca golos", pois de um presidente é responsável pelas coisas boas, também ser responsável pelas coisas más. Aliás, os presidentes são responsáveis por TUDO o que se passa no clube, directa ou indirectamente.

E para terminar... O Benfica é um clube desportivo!

Anónimo disse...

Em 2005, o Benfica ganhou um dos campeonatos mais parvos de sempre, foi tão parvo que inclusive semanas antes de ganhar, exibiam-se lenços brancos ao treinador. Mas afinal o que é que vocês querem?? o que pensa um Benfiquista?? qual será o vosso complexo?? Já repararam que na Inglaterra, quando o clube perde, os adeptos aplaudem em pé de qualquer maneira? não há lenços brancos, não há esperas no aeroporto, há apoio incondicional.
Porque motivo os benfiquistas( e não só vá) vão escrever com latas de spray comentários obscenos para o estádio, quando o Benfica perde? Não consigo compreender o porque, eu tenho frquentado este blog, e fico literalmente estúpido, Portugal podia entrar em guerra, podia haver um terramoto, mas hey! se o Benfica ganha ao domingo está tudo bem! eu também tenho um clube, obviamente que não fico contente quando ele perde, mas 10 minutos depois, passou! acabou, a vida continua! mais racionalismo gente! afinal oq ue é mais importante? a saúde, ou o que o Benfica ganhe o campeonato? bom já sei a resposta de muitos, mas não faz mal

Quetzal Guzman disse...

Para começar, devo dizer que não li a entrevista ao Dr. João Varandas Fernandes. Não por falta de vontade, que a tinha, mas por um conjunto de factores que acabou por impedir a simples ida a um quiosque para comprar o Record (algo que faço uma vez a cada dois anos). Mas só me apanhou de surpresa pelo timing, pois só esperava esta entrevista uns dias depois do final da Liga. Não posso por isso analisar o conteúdo da mesma, porém sublinho a curiosidade da entrevista sair no Record depois do que o CM publicou. Sobre a pessoa do Dr. João Varandas Fernandes tenho ouvido grandes elogios, mas sobre a sua capacidade para gerir o Benfica, nem oiço argumentos favoráveis nem contrários. Há um silêncio absoluto. Mas se o José Marinho diz que ele tem uma agenda altamente preenchida, e eu confirmo, desde já me parece descabido que se venha a candidatar. Mas o mais certo é que o faça, entregando a pasta desportiva a Veiga. Ou que, numa hipótese mais remota, abandone a corrida (à qual, na verdade, ainda não se propôs) em nome de Veiga. Não posso por isso dissociar o Movimento de uma candidatura, porque a informação que tenho, recolhida junto de um benfiquista que nem gosta de se dar a estas coisas dos boatos e confirmada por fonte muito próxima do Dr. Varandas, é que uma coisa depende da outra.
O José Marinho diz que o Dr. Varandas recusou convite para a Fundação por discordar da gestão de Vieira. Eu tenho a informação contrária: que ele gostaria muito de assumir o cargo e que não teria nenhum problema em cooperar com Vieira. E isto não vem de dentro do Benfica. Vem mesmo do círculo de amizades do Dr. Não me interessa dizer que eu é que tenho a razão, mas parece-me importante fazer o contraditório quando tenho uma informação distinta. Tal como no caso de Veiga. O José Marinho diz que o Movimento não põe de parte a inclusão de Veiga. Eu digo que o Movimento depende de Veiga. Eu digo que o Movimento vai fazer o trabalho de sapa para lançar Veiga (na Presidência ou na direcção desportiva, é indiferente). E digo que só não será candidato se Veiga conseguir convencer as pessoas que julga serem trunfos poderosos (da área dos Media?) ou se decidir avançar em nome próprio.
Relativamente às questões que anteriormente coloquei (e que julgo ganharem ainda maior importância após a manipulação que o jornalista, e editor, Henrique Machado, seguramente a pedido do director Octávio Ribeiro, ou, quem sabe até, do Eng. Paulo Fernandes), cabe-me fazer a seguinte correcção: Veiga levou, de facto, uma nega, no sentido em que não conseguiu o apoio do grupo enquanto grupo (as minhas desculpas pela redundância), mas é verdade que seduziu parte daqueles associados com as suas promessas. Agradeço o esclarecimento e espero ver o assunto abordado em breve.

Quetzal Guzman disse...

Rearviewmirror, Vieira não pode sobreviver à custa da obra feita em anteriores mandatos. O Benfica deve viver o seu presente, preocupar-se com ele e com o que ele pode potenciar para o seu futuro. Não chega criar as condições, porque também é preciso saber usufruir dessas condições. E deve haver exigência. Sempre!

JHP, de entre os méritos que aponta a Veiga, por favor retire o Rodolfo Moura. Se há coisa que o Benfica não teve nesse momento foi um departamento médico. Moura andou num tacho, ocupou, oficiosamente, um cargo para o qual não tinha competência, encheu o bolso e os resultados práticos eram o que se viam: lesões atrás de lesões, recaídas, operações sem sucesso... Ninguém estranha, aliás, que por onde esse senhor passe haja uma imediata remodelação dos corpos clínicos? É que já no Sporting acontecera o mesmo. Moura não é, nem nunca foi, um médico e, de forma errada, o que dizia fazia Lei no Benfica. Tinha demasiado poder na estrutura e essa é uma das inúmeras fragilidades que aponto à gestão de Vieira (Vieira/Veiga na altura). E já agora, qual foi o acordo entre Benfica e Chelsea? É a saída daquele jogador que dizia recusar-se a trabalhar com José Veiga?

Ricardo, o meu problema com o Bruno Carvalho é simples: quem manipula com o simples intuito de derrubar Vieira, é tão mau ou pior que ele. E Bruno Carvalho parece não ter problemas com isso. Mente e fá-lo conscientemente! Foi alertado para erros factuais e insistiu neles. A partir daí desisti de ler o que quer que seja que venha assinado por esse senhor. Recentemente, por insistir nesta aberrante alteração dos estatutos (apenas por essa alteração o vir a beneficiar), a minha opinião sobre ele piorou ainda mais. Mas eu compreendo o nervosismo dele. Avançou com promessas de determinada pessoa e lá percebeu que foi apenas um nome para queimar.

Helder disse...

Caro Anónimo

Você diz que Veiga é portista mas prove lá porque diz isso. O José Marinho diz que Veiga é Benfiquista e com provas. Agora que lhe lancei o desafio espero por uma resposta.

Abraço

Helder disse...

Caro Miguel

"Eu acho que ou aceitamos a supremacia do porto ou vamos a jogo com as mesmas armas. Quem acreditar que é possível de outra forma é ingenuo..."

Depois de ler o que você escreveu faço minhas as suas palavras.....

Um Abraço

Helder disse...

Caro José Marinho

Diga lá porque diz que suspeita cada vez mais que as eleições não serão em Outubro......
Sera que o Rui se irá demitir?

Aquele Abraço

RMSoares disse...

Hoje e amanha ainda se vai andar a comemorar a vitoria frente a filial do fcp, segunda-feira começa-se a discutir quem é o senhor que se segue.

Será o Quique ? o mestre da tactica ? Manuel Machado ? Scolari? Ricardo Rocha ? Claudio Ranieri?

O mais importante é discutir, se daqui a um ano, caso o Benfica não alcance os seus objectivos, vamos estar novamente a discutir a mudança de treinador, a falar de nova táctica, um novo carregamento de jogadores, etc ?
Será possível interromper este ciclo de mudanças constantes ? Seremos capazes de aceitar um projecto a longo prazo ?

Anónimo disse...

As declarações de João Varanda Fernandes são a primeira fase do lançamento da candidatura de Armando Vara. Any comments?

JHP disse...

Quetzal Guzman,
Eu não disse que Rudolfo Moura é médico. Nunca o diria porque sei que não é. Agora o que observei nessa época foram várias manifestações de agradecimento por parte dos jogadores pelo seu desempenho na sua recuperação física. Observei ainda que durante a 2.ª volta dessa época o Benfica manteve a mesma estrutura base apesar de estar envolvido na conquista do título e de ter chegado à final da taça de Portugal. Contrariamente ao que refere, os jogadores não acumularam lesões, preveniram-nas. Acredito que foi com o contributo de Rudolfo Moura. E já agora, recorda-se do desempenho de Pedro Mantorras nessa segunda volta? Quem fazia o acompanhamento do seu caso clínico?
Adiante. Acordo com o Chelsea: permitiu a transferência que refere (por valores que não sugerem o episódio que refere), mas também permitiu que o Benfica contasse com um internacional brasileiro, que na época em que chegámos aos quartos de final da Liga dos Campeões nos ajudou a ter uma das defesas menos batidas da Europa.

Gostaria de não ver desvalorizado o título de 2004/2005 por ter tido a participação de José Veiga. Foi conquistado com muito mérito e deu uma imensa alegria a todos os benfiquistas.
É curioso que todos os títulos que outros conquistam, com claro demérito do Benfica, especialmente nos últimos anos, são louvados e atribuídos à categoria dos jogadores e dirigentes desse clube...

Todas as opções são legítimas. Se LFV for eleito continuarei a pagar quotas, a assistir aos jogos e a defender sempre o Benfica.

Agora tenham paciência, discordar de LFV e almejar algo de melhor para o Benfica também é legítimo. Especialmente para quem viu o suficiente para perceber o que significa a expressão "Benfica à Benfica"...

Anónimo disse...

Helder:
Nunca li o livro do Veiga, mas já me falaram de algumas passagens desse livro e o próprio José Marinho também já disse aqui algo sobre esse livro.
Quando digo que Veiga é portista, é porque conheço um casal de emigrantes do Luxemburgo que se reformaram e voltaram para Portugal. Como conheço alguns familiares desse casal e a maioria até é benfiquista e os restantes sportinguistas, um dia ao falarmos de futebol, perguntei a esse emigrante se tinha conhecido o Veiga lá no Luxemburgo e se sabia qual o clube dele, ao que ele me respondeu que o via poucas vezes porque ele era todo portista e andava muitas vezes em viagens que supunha ele que eram por conta do porto a ver jogadores, ou da casa do Porto no Luxemburgo.

Se ler outros comentários que se seguem ao meu, verá que o José Marinho não é o dono da verdade como alguns julgam.

Saudações Benfiquistas

José Marinho disse...

Meu caro anónimo, nunca me ouviu a dizer que sou dono de uma verdade absoluta que elimine por tabela a verdade a que os outros têm direito. Mas sou dono da minha verdade e o que escrevo é a minha verdade. E a minha verdade não resulta do que me dizem, mas do que conheço. E aqui começa e acaba a diferença entre nós. Sobre José Veiga, tudo o que escrevi até hoje neste blogue e noutros sítios, é a minha verdade. Como digo, a minha verdade resulta dos factos a que eu tive acesso e continuo a ter. Se isso chega para que as pessoas mudem de opinião, não sei e já lhe digo não é a minha intenção formatar a opinião das pessoas sobre um assunto tão sensível e de tão gritante discordância. Acho que a verdade a que julga ter acesso não lhe dá o direito de contestar a minha verdade. O senhor acredita no que quiser, exactamente o que eu faço, perante a evidência dos factos que me são propostos pela realidade que conheço. E sobretudo nunca me viu escrever que o José Veiga é assim e assado apenas porque me disseram que era assim ou assado. Far-me-á a justiça de reconhecer que tudo o que escrevo a esse respeito, é fundamentado, é resultado do conhecimento e não da especulação, é filho da minha verdade e não enteado da verdade dos outros. Para fique claro de uma vez por todas, sobre tudo o que escrevi sobre José Veiga até hoje, não retiro uma vírgula. Até acrescentarei algumas, no tempo e na altura certas. Na defesa da verdade, da minha verdade.

Quetzal Guzman disse...

JHP, eu sei que não disse que Moura era médico. O que eu digo é que o Benfica, ou a dupla Veiga/Vieira, permitiam que ele agisse enquanto médico, porque era ele que chefiava o departamento médico. Isso é que é grave!!!
Tirando Mantorras, em que tanto podemos valorizar o Moura como o Gaspar (que continuou a trabalhar com o angolano na sua clínica), qual é o outro grande trunfo do Moura? Serão as operações ao Manuel Fernandes, ao Quim e ao Nuno Gomes? Só se for pelo dinheiro que meteu no bolso à conta dessa estranha ligação à médica alemã. Sabe qual era a opinião que os médicos portugueses tinham sobre essa senhora? Eu sei, como sei o gozo que davam ao funcionamento do nosso departamento médico nessa altura. Vamos falar do caso da lesão do Rui Costa também? Vamos falar de Miguel nessa época do título? De Luisão? Vamos recordar a prestação do Benfica na primeira volta, graças a esse excelente trabalho clínico? Vamos recordar, por exemplo, o 11 que levou 4 batatas no Restelo? Vamos recordar,tempos depois, a contratação de um dos piores preparadores físicos que já passaram pelo Benfica, contratação que visou fazer um favor ao Rodolfo?

Helder disse...

Caro Anónimo

Antes demais obrigado por ter respondido ao meu desafio.

Você, ao contrário de mim, acredita que Veiga foi e é portista. Eu acredito que ele é Benfiquista e acredito piamente que quando ele voltar ao nosso clube vai levarmos ao nosso lugar de direito. Não digo isto agora já o digo a amigos meus há muito tempo. José Veiga tem fúria de vencer e ele é o homem certo para o lugar certo. Com ele não há tangas. Tenho pra mim isto: Benfica+Veiga=IMPARAVÉL

Mas mesmo que Veiga fosse portista qual era o problema de ele trabalhar no Benfica??? Afinal o LFV é sócio dos corruptos e dos lagartos! E temos lá a trabalhar o Paulo Gonçalves que tb é portista doente.

Compare só os resultados do Benfica com Veiga e sem Veiga e verá a diferença abismal.

O Benfica nos últimos quinze anos nunca esteve tão bem como quando Veiga lá esteve. Nesse tempo sentia de facto que havia ali um liderança forte de Veiga e que não se deixava abater por qualquer mau resultado. José Veiga deu-nos a enorme alegria do campeonato em 2005 e acredite que sem ele teriamos ficado mais uma vez e pra não variar em 3º ou 4º lugar. E claro que o Trapattoni teria sido despedido como esteve pra ser duas vezes nessa época se não fosse Veiga a segura-lo! Veiga terá os seus defeitos como qualquer um de nós mas tem uma vantagem em relação a todos: sabe mais de futebol a dormir que nós todos acordados.

E para finalizar tenho o presentimento que enquanto ele náo voltar ao Benfica não voltaremos a ganhar nenhum campeonato. Mas como o José Marinho já disse, só quando os Benfiquistas se cansarem de perder (eu já me cansei há muito tempo) é que vão querer o José Veiga de volta. Enquanto não se cansarem é só equipas maravilha, 3º e 4º lugares, taças da liga........enfim uma tristeza....

Edson Arantes do Nascimento disse...

1. Para começar, devo dizer que nunca tinha visitado o magicoslb.blogspot.com.

Fi-lo pela primeira vez há poucos dias atrás, e sem nenhuma razão plausível. Deparei-me então com um colaborador de nome José Marinho, nome que eu associava a um jornalista da TvSpor (hihihi) mas sem ter a confirmação que era ele mas agora já sei. É mesmo.

(Também lhe chamava "lagarto!" de vez em quando)

2. De facto fiquei agarrado a este espaço e de facto gostei muito das participações do Marinho.

Infelizmente digo-lhe desde já que Veiga não é o meu candidato e nunca será.

É uma questão de estilo e de eficácia.

O senhor José Veiga já foi funcionário do clube. E eu não gostei, apesar de termos sido campeões.

José Veiga tem uma forma de trabalhar que é conflituosa (vide "caso Moretto"), desbocada (quem é o director desportivo para apelidar, na "praça pública", de "papagaios" os membros eleitos da direcção do Clube?) e muito pouco clara.

Independentemente de ter, ou não, a razão do seu lado, ninguém lhe tira a quantidade extraordinária de processos em tribunal, e em diversos países. Acusado de diferentes crimes, incorrecções, enfim.

Também ninguém lhe tira as contratações de atletas que não lembram ao diabo. Everson, Delibasic, Manduca (este nem pode ser chamado de "atleta"), Marcel e por aí fora.

Tenho para mim que o senhor Veiga percebe pouco de futebol. Bem sei que trouxe Miccoli, Karagounis, Cardozo e outros de inquestionável valor.

O problema é que para "descobrir" estes podia lá estar eu, já que a qualidade é óbvia e sendo assim não precisaríamos de um responsável pelo futebol.

Durante o seu consulado pouca ou nenhuma atenção foi prestada à formação do clube. Parece-me que lhe falta sensibilidade para esta função.

Termino o capítulo "Veiga" atirando desde já um abraço ao Quetzal por ser das participações mais bem informadas e pertinentes.

E por isso estranho bastante ainda não ter recebido qualquer resposta.

Ao amigo José Marinho, deixo-lhe apenas uma dúvida: é, ou não, verdade que José Veiga ainda era o principal accionista da SAD do Estoril-Praia, quando, e ao mesmo tempo, respondia pelo cargo de director desportivo do ENORME?

(Caso a resposta seja afirmativa, e deixando as questões legais para outros fóruns, digo desde já que foi de uma tremenda falta de ética. E de respeito, também: pelo Estoril-Praia, que não merece tamanha bandalha, mas, sobretudo, pelo Benfica)

Edson Arantes do Nascimento disse...

3. O meu último ponto é dedicado ao futuro do clube.

Reconheço a obra feita por LFV. Só quem não tem olhos na cara pode dizer o contrário.

Vir dizer, por exemplo, que Vale e... enfim, iria "remodelar" o antigo Estádio da Luz é desonesto, no mínimo.

Quem não se lembra daquele troglodita ter entaipado a zona dos cativos e o "anel" intermediário com a justificação das "futuras obras"? E que "obras" foram realmente efectuadas"?

Quando Vilarinho entrou mandou retirar aquilo tudo... E os cativos voltaram ao mesmo sítio!

Já agora, que projecto estava aprovado para a "remodelação", posso saber? É que não me recordo de nenhum!

Mais: o Benfica foi o último "construtor" a partir para a aventura do novo estádio. Recordo que nenhuns trabalhos tinham sido iniciados, nem sequer para a tal "remodelação", nem o processo complicado de financiamento estava iniciado, sequer.

Em pouco tempo e com muitos detractores à perna, fez-se o estádio. Hoje ninguém pode discutir esta mais-valia deixada pelas direcções de Vilarinho e LFV.

Dito isto, acho sinceramente que o tempo de Luís Filipe Vieira no ENORME Sport Lisboa e Benfica está terminado. Acabou.

Não há condições. E estas já foram escalpelizadas pela blogosfera.

Ele próprio deveria ter consciência disto.

Espero ansiosamente por alternativas, por outras ideias, por caras novas que possam consumar definitivamente o que foi iniciado na era pós-inferno.

Se o senhor José Veiga quiser ajudar, com certeza que será bem-vindo.

Agora, para presidente, nunca. E para director desportivo também não é uma pessoa que me agrade.

Prefiro o Rui Costa, que deve ser, aliás, um activo do clube e não uma figura para atacar ou arrastar para o nosso lado conforme os interesses de cada um.

Já Bruno Carvalho não conta para nada.

Um abraço,

Edson Arantes do Nascimento

Anónimo disse...

Helder:
O facto de eu acreditar que o Veiga é ou foi portista, nao quer dizer que estando ele no Benfica não faça o seu melhor, até para provar ao PC que é um homem válido. Já lá esteve e fez um bom trabalho junto da equipa. À vezes até deu o corpo às balas, embora com falta de geito, mas acho que lhe falta tudo para ser um bom presidente e que nem vai ter apoios para se candidatar por falta de credibilidade. Talvez entre numa lista para fazer de chefe de departamento de futebol, como antigamente se dizia, mas que é um pouco diferente de DD.
Como já disse noutro blog, fez dia 22, 4 anos que fomos campeões numa época em que o Porto teve 3 treinadores e o sporting morreu na praia na Uefa e no campeonato.Foi o ano do Apito Dourado em que os àrbitros com medo, pouco nos prejudicaram e pouco ajudaram o Porto. Não acredito que depois disso ele ganhasse mais algum troféu.

Caro José Marinho:

Eu não disse que o snr disse que era dono da verdade. Eu disse que o sr. acha-se dono da verdade. É o que eu penso. A sua verdade com base nos seus "conhecimentos" pode não ser sempre a verdade Verdadeira. Os meus conhecimentos sobre o Veiga, não são só estes, tenho mais, inclusivamente tenho 2 filhos que já lá foram passar férias para ver o País e falaram de futebol com os emigrantes e sobre José Veiga. São pessoas que eu conheço e a quem dou muito crédito a falarem-me de Veiga, tal como o sr. que eu não conheço, mas que como jornalista me merece o mínimo de confiança.
Afirma que o que diz é sempre fundamentado, mas depois não se vê o fundamento. Isto é comprovado por alguns bloguistas, aqui e noutros blogues e já são vários, que o contradizem.

PS. Costumo aparecer nos comentários por Alm, mas neste blog não consigo fazê-lo. Por isso costumo assinar por baixo quando não me esqueço.

Al.

JHP disse...

Quetzal,
Tenho alguma dificuldade em encaixar a argumentação sobre a responsabilidade de Rodolfo Moura no plano de recuperação dos jogadores que refere, assim como me custa a acreditar que fosse Rodolfo Moura a decidir onde e quando os jogadores eram operados. Sempre houve um médico a acompanhar o departamento de futebol, supostamente seria esse o profissional autorizado para decidir sobre esses assuntos. Mas, aparentemente, o Quetzal tem informação privilegiada que contraria estas presunções... Como não tenho informação a esse respeito nem sequer vou contrariar o que diz. Sobre os alegados ganhos financeiros de Rodolfo Moura com a indicação dos clínicos, também não opino.
O mérito que acho que deve ser reconhecido a Moura, não diminui o imenso mérito profissional de Gaspar, quanto a isso estamos de acordo.
A lesão do Rui Costa ser atribuída ao Rodolfo Moura, permitiria discutir a responsabilidade das lesões de jogadores importantes do plantel nesta época. Foi mesmo o preparador físico o culpado, ou foi a pressão de todos para que esses jogadores jogassem, ainda que arriscando a sua integridade física?
Quanto aos jogadores que refere nessa época do título, acabei de ver vídeos que a resumem e verifiquei como ambos participaram em vários momentos decisivos.
Ainda sobre a prestação do Benfica nessa época, é importante reconhecer que houve um antes e um depois do Restelo. Até esse jogo o guarda redes era Moreira, no centro da defesa tinhamos Argel e no meio campo Zahovic. Depois passámos a ter Quim, Ricardo Rocha/Luisão e Nuno Assis. Quanto aos ajustes de contas entre Benfica e Rodolfo Moura não me interessam porque apenas defendi o seu desempenho e o contributo que deu para o sucesso do Benfica. Não sei quanto ganhava, ou quanto custou a sua saída.

Helder disse...

Caro Anónimo

Pode acreditar que com Veiga voltaremos a ganhar campeonatos repito campeonatos. Eu vivo em Gaia e tenho muitos amigos portistas, alguns deles sabem alguma coisa do que se passa internamente no porto e sabe o que é que mais assusta os dirigentes do porto? "Só" isto: A simples possibilidade de Veiga regressar ao Benfica. Sabe pk? Porque com Veiga não vão ser favas contadas. Para ganhar campeonatos (se os ganharem) vão ter que passar as passas do Algarve.

E pra terminar acredite nisto: Com José Veiga o Benfica recupera a hegemonia do futebol português......tenho dito.


Um Abraço

Anónimo disse...

José Veiga, aquele que contratou as pérolas Marco Ferreira, Beto, Manduca, Laurent Robert, Moretto, Paulo Almeida, Everson, Karyaka e companhia, e despachou Tiago, João Perira e Geovanni?????? Vade retro!
Abraço,
Zé Amaral

Anónimo disse...

Caro Helder:
Podes ter razão e acredito que no porto haja medo do Veiga, já se via isso nos comentários dos responsáveis do porto no tempo em que ele cá esteve, mas não acredito que Veiga se consiga candidatar a presidente.
Acredito que uma nova direcção forte e com ele à frente do futebol, talvez se consiga alguma coisa, mas qual a posição do Rui Costa? ainda é novato e eu gostava de o ver mais 1 ou 2 anos para ver o que dava.
Quem é o candidato a presidente que vai querer o Veiga à frente do futebol? se o houver...
Eu quero é o melhor para o Benfica, seja com RC, Veiga ou outro qualquer.

Alm.

Edson Arantes do Nascimento disse...

4. Peço desculpa pelo atraso mas esqueci-me de dizer algo que me parece fundamental.

Não há "homens-providenciais"! Não existem, ponto final.

Esse caminho e esse discurso assusta-me, confesso. Foi assim, por exemplo, que Vale e... chegou à presidência.

Às tantas há benfiquistas que olham para Veiga como um Obama ou algo do género, um Jesus Cristo na terra...

Não nos enganemos. Até porque esse discurso "com o Veiga recuperamos a hegemonia blá blá blá" é apenas retórica.

Barata, ainda por cima.

Helder disse...

Caro anónimo (Alm.)

Eu tb quero o melhor para o SLB esteja lá quém estiver. O que eu sinto é que o Veiga é o homem ideal para o Benfica, mas se me provarem por a+b que á outra pessoa melhor que Veiga então irei apoia-la a 100%. O Rui foi lançado por LFV para ser mais um escudo e para ser o Rui a levar com as culpas todas.

Abraço

Anónimo disse...

Helder:

Certo.
Eu também não excluo 100% o Veiga, mas tenho 95% de medo dele.

Um grande abraço e vamos ver como acabam as negociações com Quique.

Alm.

Helder disse...

Caro Anónimo (Alm.)

Não tenhas medo de Veiga sabes pk? Pk quém tem medo dele são estes gaijos aqui do norte. Apartir daí ja se vê as qualidades de Veiga. Ele nem sequer esta lá e já têem medo dele imagina se ele lá estivesse.....

Em relação ao Quique o destino dele já esta traçado. Falta é saber o dia em que vai ser anunciado. Mas o Quique é só mais um a sofrer na pele a má organização do Benfica. O problema do Benfica começa de cima e logo no Vieira. Enquanto este presidente lá estiver qualquer treinador que vier "morre"!! E o Rui se continuar a pactuar com estas merdas vai deixar de ter o respeito e a admiração por parte dos benfiquistas.

Um Forte Abraço

Anónimo disse...

Helder

Deus queira que tenhas razão quanto ao Veiga. Se fôr como dizes, que venha o Veiga, mas eu fico todo a tremer.
Quanto ao Vieira, por enquanto queria que ele continuasse, mas com a condição de nunca se meter no futebol e o Rui Costa ser implacável nesse assunto. Mas Rui Costa, apesar de ter muita estima por ele, tem de ter uma posição mais vincada.
Quanto ao destino do Quique, lá diz a canção: O Destino marca a Hora.

Um Bem haja e não percamos a esperança

Alm.

Quetzal Guzman disse...

JHP, compreendo que lhe custe a acreditar que o Moura tivesse esse tipo de poder no interior da estrutura médica benfiquista. Eu, que também fui dos que fiquei muito contente com a sua vinda, também tinha dificuldade em acreditar no que os médicos comentavam nos hospitais. Soava-me a dor de cotovelo por não estarem eles em funções no Benfica. Mas chegado o dia em que a mesmíssima informação saíu da boca de um elemento do departamento médico do Sport Lisboa e Benfica. E olhe que esta informação não é assim tão previlegiada. Outros blogs postaram sobre o assunto no tempo devido e, tempos mais tarde, isto acabou por ser publicado em pelo menos dois órgãos de comunicação social: o Correio da Manhã e o DN. Cada um dará a credibilidade que assim entender.
Já não percebo porque lhe custa a acreditar na responsabilidade de Moura na recuperação dos atletas. Afinal de contas, qual é a formação dele? O que faz afinbal um cinesioterapeuta?
Relativamente ao Gaspar, não foi mencionado para diminuir o curriculo do Rodolfo Moura, embora muitas vezes me questione sobre os motivos que levaram Pinto da Costa a libertá-lo. Será que os tiques de vedeta surgiram ainda antes da mudança para a capital? Mas voltando ao Gaspar, a sua menção serviu apenas para corrigir aquele aspecto. Se foi Gaspar quem mais trabalhou com Mantorras na sua recuperação, errado seria atribuir toda a responsabilidade ao Moura. Mesmo que o Gaspar tenha, e teve, alguma responsabilidade no calvário do Mantorras. O que é certo é que outros jogadores daquele plantel procuravam os serviços do Gaspar, o que de alguma forma põr em dúvida a teoria de que todos os atletas do Benfica tinham muita confiança no Rodolfo Moura.
Quanto à lesão do Rui Costa, temos que voltar à questão da estrutura. A lesão agravou-se porque o Benfica contratou um serviço externo. Se esse serviço é mal efectuado, a culpa tem que ser atribuída a quem se decidiu por contratar aquele serviço. E se Vieira e Veiga só tinham ouvidos para as sugestões do Rodolfo, então, que me perdoem, a culpa tem que ser atribuída ao Rodolfo Moura. Como lhe devem ser imputadas culpas quando avalizou a contratação de um jogador que estava literalmente preso por arames, um tal de Everson. Recorda-se?
JPH, nunca pus em causa a participação desses atletas nos momentos decisivos do campeonato. claro que estiverem lá! Alguns, como Simão e Petit, com grande sacrifício. O que digo, e repito, é que houve recaídas que poderiam ter sido evitadas. Miguel é o exemplo mais visível. E foi sempre Moura, o que a Imprensa tanto gostava de apelidar como o milagreiro das recuperações, a garantir, erradamente, a sua aptidão para a competição. Que a segunda volta correu muito bem, é um facto. Mas caramba, ser competente é o que se exige a quem trabalha no Benfica. Não me parece que tenha sido um feito extraordinário. Era para aquilo que lhe pagavam. O jogo de Belém foi referido pelo 11 com que o Benfica se apresentou. Sei bem o que mudou a seguir para que a equipa ganhasse solidez. Mas porque jogou afinal aquele 11? Quantos lesionados tinha o Benfica nessa semana? Até Petit esteve em dúvida até à última hora.
Eu também não sei quanto ganhava o Rodolfo Moura. Apenas sei que teve muita influência na ida do Bruno Moura para o Benfica. E não foi para pagar nenhuma dívida. Bruno entrou no Benfica ainda com o pai em funções. E Fernando Santos estava disponível para aceitar outra solução. Rodolfo Moura, mais uma vez, teve voto efectivo na decisão.

Helder disse...

Caro Anónimo (Alm.)

A tremideira sobre o Veiga passava-te logo que o Benfica ganhasse campeonatos:)
E essa tremideira passava para os dirigentes do porto porque um dia quando o Benfica voltar a conseguir ser Bi Campeão estes gaijos atiram-se ao rio..... :)

Em não quero lá Vieira mais tempo. Os dirigentes do porto é que o querem lá pk assim sabem que ganham sem se esforçarem muito e com relativa facilidade.

Em relação ao Rui eu acho que ele teria muito a aprender com José Veiga. Por isso teria que ser assim: Veiga a presidente e o Rui a director desportivo:)


Um enorme abraço

João Bizarro disse...

Noticias nada animadoras vindas do próprio Freddy Adu:

"a lil bit of a chance i might stay here or somewhere else.Benfica gotta sell to make up for lost money.Ill find out more within next 2 weeks"

LC disse...

Caro JM, então vamos ficar com 2 máximas que para mim são as mais importantes, o Sr fica com a "sua" verdade e eu com a "minha".

Veiga não é benfiquista.

E esta minha verdade não é porque alguém me diz, é a minha verdade baseada em conhecimento próprio e pessoal.

Se quiser debater este e demais assuntos, terei todo o prazer de o fazer mas não aqui, pois de contra-informação já começo a ficar saturado.

Não sou pró Vieira mas muito menos seria pró Veiga e garanto-lhe mais uma vez que nada do que escrevo é baseado no diz que disse.

vieira disse...

Não vale o esforço LC. O homem está de missão. Até já escreveu livros e não tolera opiniões contrárias.

Viva o dragão de ouro grita ele!

Que tristeza. Mal esta gente sabe que está a provocar uma guerra civil e a fazer o mesmo que o Vieira faz. E se não aparece ninguem de jeito vai ficar tudo minado e dividido em dois.

Depois voltamos para pedir explicações aos Marinhos dos livros.

Helder disse...

Acho "interessante" que digam que Veiga não é benfiquistas mas ninguém se preocupa por o LFV ser sócio do porto e do sporting!! Continuem assim que o Benfica vai longe.......

Abraço

LC disse...

Helder,

1º eu limitei-me a desmentir o José Marinho, porque não preciso ser jornalista e amigo para ter razões mais que óbvias de conhecimento próprio.

2º Fi-lo porque o José Marinho vem aqui com uma conversa que se não é encomendada é no mínimo viciada e com trabalho de casa feito.

3º Por acaso já me viu AFIRMAR que o Vieira é benfiquista ou portista ou o raio que o parta? NÃO, nem é a questão de o Veiga não ser benfiquista, é a questão de estarem a ser bombardeados com afirmações falsas e isso ninguém me impede de desmascarar.

4º Venha comigo ao 95 da Rue Adolphe Fischer e aí saberemos de tudo aquilo que o José Marinho insiste em omitir e em alterar.

Vieira,

O Veiga não é dragão de ouro, limitou-se a ir receber a dita estatueta com o Daniel Simões Dias que era o Presidente eleito e Veiga o cessante, a estatueta está na sede do clube.

Anónimo disse...

vamos ver é se o Benfica , vencer vencer , tem pernas para andar... é que ter maya , josé augusto , veiga ., mais um cirurgião..... e tu .....

Bem , o unico que admiro e respeito és mesmo tu e o josé augusto ...

Agora confiar o benfica ao josé veiga... é completamente .... ridiculo

NM. disse...

http://www.pavilhaodaluz.blogspot.com/


aqui fica o novo blog dedicado ás modalidades do benfica


abraços

Helder disse...

Caro LC

Não faço a minima ideia onde fica o 95 da Rue Adolphe Fischer. É que eu vivo em Gaia (Madalena).
Mas se sabe tanta coisa diga lá o que sabe......é que não vale só dizer por dizer.....diga....

Abraço