blog

segunda-feira, junho 29, 2009

Ao trabalho

Hoje o plantel profissional de futebol do Sport Lisboa e Benfica regressa ao trabalho para mais uma época de emoções. É mais um ano que começa com uma cara nova aos comandos da equipa técnica, desta vez é o português Jorge Jesus que tem como missão levar o futebol do clube aos mais altos voos possíveis.

É o recomeçar do trabalho e o recomeçar da esperança, da expectativa, dos sonhos. Vencer é e será sempre a palavra de ordem no Sport Lisboa e Benfica. Quem não conseguir viver com essa pressão não terá lugar no nosso enorme clube.

Começamos o trabalho com algumas caras novas no plantel, sendo Saviola o nome mais sonante, Ramires o nome mais consensual, Patric a esperança e Shafter a incógnita. Katsouranis deverá estar de saída enquanto que Nuno Gomes deverá ver hoje definido o seu futuro. O presidente demissionário garante que ninguém será vendido e que pelo menos mais uma contratação será feita. Acreditando nas palavras dele o Benfica prepara-se para a época 2009/10 com um excelente plantel, mantendo a estrutura principal do ano transacto, reforçando as laterais defensivas e dando qualidade indiscutível no meio campo e avançada.
Um novo treinador significa novos métodos, fase de conhecimento, criação de rotinas. Mas o treinador já afirmou que não precisa de muito tempo e que em breve a equipa jogará à sua imagem. Não faço prognósticos. Estou confiante no trabalho de Jesus e na qualidade do plantel, mas é verdade que também estava o ano passado.
Tenho a certeza que os adeptos, tal como no ano passado, serão os melhores adeptos do mundo no incansável apoio à equipa.

É tempo de arregaçar as mangas e trabalhar para transformar todos os nossos sonhos em realidade.

FORÇA BENFICA!!

65 comentários:

RT disse...

Com a saída do Katso e com a implementação do modelo de jogo em losango acho essencial que se contrate um jogador de inegável qualidade para o meio-campo, pois para mim nem o Yebda nem o C. Martins tem a regularidade necessária para serem titulares.

Eu comprava alguém para a posição de trinco e punha R. Amorim na direita, Ramires na esquerda e Aimar como 10.

José Marinho disse...

Força Benfica! Acho que isto resume o que vai na alma de cada um de nós. É o oitavo Benfica de Luis Filipe Vieira, o que não me tranquiliza, mas é o primeiro Benfica de Jesus, o que me dá esperança. E, claro, uma nova oportunidade de Rui Costa demonstrar que um director-desportivo é muito mais do que a pessoa que define o perfil técnico das contratações e dispensas. Para quem não leu, recomendo um texto do enorme Professor Manuel Sérgio, ontem publicado no jornal A BOLA. Se querem saber onde fui renovar a minha esperança, está lá quase tudo. Até uma insinuada relação entre o sucesso que Mourinho construiu e aquele que todos desejámos que Jesus consiga construir no Benfica. Por mim, "Alea Jacta Est": Boa sorte Jesus e seja o que Deus quiser.

Rui Pinho disse...

Força Benfica!

Mas não se iludam com a história de não sair ninguém. O senhor que disse isso costuma ter alguns problemas com a verdade.
Mas ainda vai enganando muito boa gente...

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

MAFARRICO disse...

Meu caro José Marinho
Ser BENFIQUISTA é isso mesmo, guerras á parte nós queremos é ser campeões.
Os nossos do futsal deram o exemplo.
BENFICA SEMPRE

estrangeiro disse...

Há muito tempo que as pre-épocas do Benfica são um falhanço em termos de planeamento.
Aquela porcaria do Guadiana com o Zportin faz mal. Nada me diz se ganhamos aos lagartos antes de conquistar um unico ponto no campeonato.
Eu queria 20 jogos com equipas como a Casa Pia, Olivais e Moscavide ou Pinhalnovense por ex. Equipas que podemos ganhar por 8-0 ao intervalo e ver a equipa tentar mais tantos no segundo tempo. Quero o Cardoso com 15 golos antes do primeiro jogo oficial. Não é permissivel ter um jogador desses com "falta de confiança" até depois do Natal. Não é permissível ver a equipa sem rotinas em Setembro. Não é permissível o treinador ter dúvidas sobre a utilidade dum jogador por falta de tempo de utilização. Não quero o nosso treinador fazer estudar adversarios para ganhar uma porcaria de jogo amigável.

José Marinho disse...

Aqueles jogadores da nossa equipa do futsal foram maravilhosos exemplos do que deve ser vestir o manto sagrado do nosso clube. Vi o jogo crente num bom resultado, desconfiei do seu início e no final só me apetecia ir para o Marquês. Só não fui, porque vivo em Santarém e porque, valha a verdade, arriscava-me a fazer uma tonta figura. Mas que me senti imaginariamente a festejar no Marquês, lá isso é verdade. Festejei com os meus filhos, especialmente o mais velho, que anda um pouco céptico. Está mesmo a precisar destas injecções de benfiquismo. E acho que aquela reviravolta homérica do futsal teve o dedo de Jesus. O da Galileia, não o da Brandoa.

Tiago disse...

José Marinho, estive presente no pavilhão acácio Rosa ontem. No fim, só me apetecia chorar. Aquilo é Benfica, e À BENFICA!

dezazucr disse...

E que os adeptos tenham com Jesus pelo menos metade da paciência que tiveram com Quique, apesar de todas as óbvias fragilidades que incutia na equipa.

JHP disse...

A equipa de futsal merece um pavilhã cheio de entusiasmo! Foram verdadeiros intérpretes da Mística. Houvesse no futebol de 11 pelo menos tanta garra como a do Arnaldo e a classe do Ricardinho e outra águia voaria. Estarei sempre a torcer pelo Benfica, mas não encaro a pré-época com a euforia de outros tempos. Vieira, Rui Costa, Jesus e 90% do plantel têm muito a provar aos benfiquistas. Estamos fartos de palavras. Espero que honrem o que têm dito.

Kitnoce disse...

Ninguem pode dizer que a direção não deu meios ao JJ....agora falta o apoio incondicional até ao final da época. E o Rui Costa disse que saidas e entradas, o plantel ainda não està fechada a nenhuma possibilidade !

José Marinho disse...

Eu não queria estragar os preparativos do casamento do Americano, mas o Rui Costa confirmou que o Adu, entre outros, nem sequer farão a pré-época. Guia de marcha, como no ano anterior.

Ricardo disse...

Mais do que um avançado, acho que o Benfica precisa de um trinco. Alguém capaz de fazer a posição 6 com qualidade, regularidade e inteligência. Nem Yebda nem Binya têm essa capacidade e retirar Amorim de um dos lugares de interior seria, a meu ver, um erro crasso. Mas parece que o que se procura é mais um avançado. Espero que não seja sinal de que o Cardozo vai ser vendido.

Realmente, como alguém aqui dizia, vocês parece que ainda não aprenderam com os anos anteriores. Acham que o que Vieira diz é para levar a sério? Hoje diz que ninguém será vendido, amanhã é capaz de estar a arranjar uma justificação para a venda do Cardozo ou do Luisão. Têm dúvidas?

Quanto a Saviola, estou dividido. Que é um talento, é óbvio, mas será capaz de manter a regularidade necessária ao longo de uma época, a jogar em campos como o do Olhanense, do Paços de Ferreira ou o da Naval? Manter a capacidade competitiva, a motivação, a vontade de jogar sempre ao mais alto nível, sem se deixar cair naquela espécie de redoma da estrela que veio doutra galáxia? Espero que sim, mas acho que a possibilidade de não ser, de facto e inequivocamente, uma mais-valia é bastante grande. Espero estar enganado. E que ele, Aimar e Cardozo façam um tridente de luxo. Talento, esse, há aos montes.


O José já falou mas gostaria de realçar: o texto que saiu ontem n´"A BOLA", do Manuel Sérgio, veio completar, se fosse preciso, a minha total crença nas qualidades de Jorge Jesus. Poucos conhecem o técnico do Benfica como o professor Manuel Sérgio e, podem crer, poucos têm a qualidade e a inteligência de análise como este último.

O resto (a verificação do sucesso), como o próprio professor diz e eu corroboro, estará na forma como Rui Costa e Jesus se relacionarem.

Começa a época e a esperança, essa malvada, está cá dentro outra vez. Mas uma esperança mais madura, mais cansada de entristecer. Que o futebol do Benfica a rejuvenesça!

Chama Imensa disse...

Adu para mim não é jogador para este plantel. Este é o ano dos indiscutíveis, das certezas e não das experiências. Adu é uma incógnita no Benfica, no Mónaco, nos EUA. Não contabilizou um único minuto nas Confederações. Sempre foi um bom rapaz mas para avançado prefiro despachar o Adu e promover aos poucos o Nelson Oliveira, sendo que ,se o pneumático não mentiu, temos com Saviola os avançados suficientes.


Coentrão é certeza e Sepsi é alternativa a defesa esquerdo, tomando por certo que Shaffer vai jogar sempre. Ou mesmo David Luiz.

PS: Porque não tentar colocar Makukula na Madeira em troca por Ruben Micael ou Djalma. Seria trocar um poste nulo por uma esperança.
Luis Filipe e Zoro é dispensá-los já. Fogo que porcaria ter que ficar com estas nulidades. Então e o Haliche como fica?

José Marinho disse...

Kitnoce, meu caro, o que entende por condições para atacar o título? É que isto das condições que uma direcção oferece aos treinadores é muito mais do que uma simples amálgama de jogadores. Acredite, meu caro, conheço muitos clubes por essa Europa fora, conheço a forma como se trabalha organizadamente em alguns deles e arrepia-me a diferença que vou notando para o existe estruturalmente no nosso clube. Esta é, aliás, a parte existente do nosso clube que não me deixa ir muito além no sonho, mantendo-me a um nível patológico da esperança. Porque sei que Jesus não faz milagres, apenas é capaz de fazer um bom trabalho. Isso pode dar para ser campeão - é a parte do sonho - como pode dar para o habitual resvalo para a mediocridade - é a parte do realismo. Por isso, cuidado, quando se diz que a direcção ofereceu todas as garantias, está abrir-se extemporaneamente caminho para crucificar mais um treinador, se hipoteticamente as coisas não funcionarem. Eu, a dez meses de distância, digo o que penso sobre as condições que o Benfica é capaz de garantir ao seu treinador. Se Jesus ganhar é porque conseguiu fazê-lo apesar dessas condições. Se Jesus perder é porque foi mais uma vítima dessas condições.

Ricardo disse...

José,

elucide-nos: que condições estruturais faltam ao Benfica que os outros grandes clubes têm?

Dylan disse...

Pois, também eu confiava em melhores resultados na época passada....

Dexter disse...

Espero ver melhoras pelo menos em relação à época passada.
Por outro lado há coisas que me preocupam como sendo o facto de LFV ter aparecido a dizer que nao ia sair ninguem e ter dito que este iria ser o mandato do sucesso desportivo........MEDO.....MUITO MEDO.

Espero tambem que esta epoca a direccao nao abandone Jesus como abandonou Flores.

Relativamente a Jesus, por um lado vejo-o a entrar na infalivel maquina de triturar instalada na Luz faz tempo. Por outro, descansa-me o facto de JEsus, ao menos, perceber de BOLA, coisa que, o espanhol apenas sabia que era redonda.

Lá estaremos a apoiar desde o 1º jogo !

Americano disse...

Caro José, há mais dum ano que não tenho esperanças nenhumas de voltar a ver o Adu com a camisola do Benfica. Este Benfica 2009/2010 será a continuação do benfiquinha incompetente que conhecemos, nada vai mudar.
Mais um verão de esperança, mais um verão de vedetas a chegar, mais um verão a fodermos as finanças paganado o que não podemos através da antecipação de receitas, mais uma época que correrá como as outras e acabará com a procura de novos bodes expiatórios.

Anónimo disse...

O que falta?

1- Cumprir a promessa de não vender nenhum jogador fundamental. Aviso - quando Vieira diz isso acontece justamente o contrário.

2- Necessita de um guarda redes de categoria inquestionável; não pode ser como o Quim ou o Moreira que são bons mas não fazem a diferença, quando é necessário.

3- Mais um trinco.

4- Manter o Reyes é fundamental, mais do que contratar o Falcão.

José Marinho disse...

Meu caro Ricardo, ao contrário do que insistentemente se diz não é a falta de estrutura que contamina o Benfica de maus resultados. O Benfica tem ums estrutura. O que não resulta é o seu lado funcional. Um lado funcional que permita que os jogadores e os treinadores se concentrem apenas em jogar e treinar. Um lado funcional que obrigue os jogadores e treinadores a exigir sempre mais de si próprios. Um lado funcional que rentabilize os jogadores que o Benfica tem para atacar o campeonato. Um lado funcional que faça toda a gente perceber, desde o primeiro minuto, onde está a liderança e como ela é exercida. Um lado funcional de total servidão do plantel, dia e noite, de forma a não interferir com o descanso dos jogadores. Um lado funcional que exiga resultados, desde o roupeiro até ao director. Um lado funcional que substitua a instabilidade por segurança, que impermeabilize o plantel, o seu treinador e os seus jogadores às agressões externas, um lado funcional de prospecção que entenda que só existe uma razão para sobreviver num clube como o Benfica. Detectar talentos mais cedo do que os outros e não detectar talentos que outros já detectaram. Sem isso o Benfica continua refém do mercado, dos negócios, das comissões e sobretudo dos investimentos em jogadores em fase descendente de carreira. Um lado funcional que permita que se harmonize um modelo de jogo, que sirva de matriz a todos as equipas de futebol do Benfica, desde os juvenis até aos seniores. Um lado funcional que permita um melhor aproveitamento dos talentos que são formados no Seixal. Um lado funcional que perceba o alcance de estabelecer uma rede de clubes que possam receber os jogadores que não cabem no plantel principal, momentaneamente e que possa significar, com benefícios para o clube, a montagem de uma rede de informação sobre as equipas, sobre os treinadores e sobre novos talentos. Meu caro, isto eu sei que os grandes clubes fazem, porque já vi. Isto é o que tenho dúvidas que o Benfica faça, porque apercebo-me de um certo "laissez faire, laissez passer" no modo como a estrutura se relaciona com os treinadores e os jogadores.

dezazucr disse...

Podes ser mais específico José Marinho? Que condições são essas que marcam essa "diferença que vou notando para o existe estruturalmente no nosso clube" ?

Convém ser específico nas críticas e na enumeração do caminho para o sucesso, senão todos nós "burros e carneiros", continuaremos na mesma ignorância de sempre. Qual a forma de fornecermos essas condições?

"Se Jesus ganhar é porque conseguiu fazê-lo apesar dessas condições. Se Jesus perder é porque foi mais uma vítima dessas condições."

Meu amigo, nem tudo é imputável a ele mas também não podemos tirar as responsabilidades óbvias dos treinadores, parece-me que retirar o ónus e a exigência dos ombros de quem deve também ter muito a dizer na qualidade que se incute num plantel.

Especifica, por favor.

José Marinho disse...

Meu caro Dezazucr, acho que o seu comentário é anterior ao meu último post. Se mesmo assim mantiver as suas dúvidas, cá estarei para o esclarecer no que puder.

Algarviu disse...

"Lado funcional" é o nome do meio de José Veiga?

Helder disse...

"É o oitavo Benfica de Luis Filipe Vieira, o que não me tranquiliza, mas é o primeiro Benfica de Jesus, o que me dá esperança". Nem mais caro José Marinho.

Como já referi em comentários anteriores o Benfica quanto tiver a primeira derrota ou a primeira má exibição vai ser o cabo das tormentas porque muita gente vai começar a dizer que a culpa é do treinador porque lhe deram tudo o que ele pediu. Enquanto o Benfica não tiver uma estrutura forte a começar pelo presidente não vai ganhar dois ou três campeonatos seguidos como disse muito recentemente LFV. Pode até ganhar um mas não mais do que isso. Mas a hora é de apoiar por isso: Vamos Benfica!! Vamos a eles!! Força Glorioso!!

Em relação ao futsal é assim: naõ pude ver o jogo em directo mas pus a gravar e quando cheguei a casa (21 horas) fui logo ver o jogo sem saber o resultado. Confesso que quando o Belenenses chegou aos 3-0 me apeteceu logo apagar a gravação e deixar de ver aquela festa que ainda por cima era azul. Mas resisti e continuei a ver o jogo e ainda bem que assim foi. Cada golo do Benfica lá dava eu um berro de alegria. Foi lindo e arrepiante ver aquela recuperação À BENFICA!! Foi uma sensação deliciosa ver aqueles jogadores do Benfica a recuperar o resultado e a dignificarem ao máximo o MANTO SAGRADO! Agora na terça vou ver o jogo em directo e espero que não dê azar...... Mas depois do jogo de ontem.....amanha só pode dar.......BENFICA CAMPEÃO!! BENFICA CAMPEÂO!!

Um Abraço e saudações Benfiquistas

JVB disse...

cai aqui do nada porém...nao me parece que entre suazo e saviola à partida se ganhe grande coisa. As laterais sao reforçadas mas até que ponto nao irão jogar os mesmos? Os centrais deram assim tanta confiança? O meio campo iremos ver se ramires se adapta rapido...


O melhor ainda é jesus que é um grnade treinador

Helder disse...

Não receberam o meu último comentário?

Unknown disse...

E as camisolas para o próximo ano continuam com aquelas publicidades horríveis da TMN, principalmente no equipamento principal, a azul ! Enfim.. O equipamento em si é bem bonito mas aquele logotipo azul estraga tudo. É mais um ano sem comprar a camisola e como eu pensarão muitos outros benfiquistas. Quem é o responsável pelo Marketing do Benfica ? Então não se podia mudar aquele azul do logotipo da TMN ? Por amor de deus.. NOJO!

DB

LC disse...

Queres um TRINCO vai às chaves do Areeiro.
É que é o que dá pra comprar com a mensalidade das tuas quotas se é que as pagas.

Tudo tem a mania que é presidente, director desportivo ou treinador.

Livra.

Carrega Benfica!!!

Dexter disse...

Alguem ja leu o excerto do livro do Fernando Mendes em que fala do Doping em Portugal ?

Vale a pena:

Entrevista Fernando Mendes

E quem é o Clube quem é ?

Eu tenho um palpite....e parece-me um a quem ainda este ano nós fomos dar uma ajudinha.

dezazucr disse...

Li a tua resposta ao Ricardo caro José Marinho. Concordo com algumas críticas, mas apesar de ser evidente muito do que está mal, de onde destaco, das tuas observações "Um lado funcional que permita um melhor aproveitamento dos talentos que são formados no Seixal. Um lado funcional que perceba o alcance de estabelecer uma rede de clubes que possam receber os jogadores que não cabem no plantel principal", parece-me que neste momento temos melhores condições em relação ao que tinhamos há alguns anos atrás. Falha-se em grande parte no aproveitamento do que já é do Benfica, seja no caso dos jovens (apesar de aparentemente só agora se ter começado a formar com qualidade - e o título nos iniciados, bem como o iminente nos juniores é sinal disso) seja no caso dos jogadores emprestados, que raramente voltam à base, sendo que muitas vezes não jogam regularmente nos clubes para onde vão - deviam emprestá-los com cláusulas que os obrigassem a jogar (como julgo que acontece com outros). Há que melhorar na política de comunicação, mas também nós contribuimos para a desvalorização e enxovalho dos nossos recursos. Veja-se a observação "investimentos em jogadores em fase descendente de carreira". Deduzo que se refira às contratações de Aimar, Reyes e Saviola, ao que não posso concordar. Podem estar numa fase de menor mediatismo devido ao abaixamento de rendimento ou de utilização nas últimas épocas, mas ainda terão muito para dar. Aimar tem 29 anos, Reyes tem 25 e Saviola 27. São velhos? Estarão acabados para o futebol? Não terão qualidade? Aimar veio com resquícios de lesão sendo que no início não fazia um jogo completo. Acabou a época recebendo, ainda que poucos, alguns elogios, dado que fez a época em crescendo e já rendia mais. Recordo a esse respeito a primeira época do Rui Costa após o regresso em que pareceu não render e os críticos o tentaram deitar abaixo. Na segunda época esteve em grande sendo que os mesmos críticos pediam que jogasse mais uma época - curioso não? Reyes mostrou que pode ter muito valor e teve um bom - confesso que não excelente (para quem estava habituado à regularidade e à influência de Simão), sendo que grande parte dos adeptos pede que continue, o que pode não ser possível não devido ao valor do passe, mas sim ao ordenado proibitivo. Saviola, pelo que pude perceber, não é grande fã. Olhe, por acaso eu sempre fui, e todas estas últimas épocas acreditava que por milagre pudesse cair aqui. Acompanhei a sua carreira no Barcelona onde apesar das últimas épocas de menos fulgor, rubricou 2 excelentes, uma das quais com uma óptica performance na Champions, onde singram os grandes. Com 27 anos não acredite que um jogador do seu calibre não tenha brio e uma vontade imensa de contrariar críticos como você e tentar justificar um regresso à selecção - repito, tem 27 anos.

É curioso que se estas contratações fossem para o rival do norte loas seríam tecidas à sagacidade dos negociadores ao trazerem tamanhas estrelas para abrilhantar o nosso campeonato. Como é o Benfica, é refugo e vem acabar a carreira aqui.

dezazucr disse...

Haja sim um treinador que saiba potenciar as qualidades dos jogadores. E sim, apesar de haver muita responsabilidade da direcção, acredito que um treinador consiga fazer a diferença. Se o Quique a conseguiu fazer pela negativa, desvalorizando todos os activos do clube, porque não há de Jesus fazê-lo pela positiva?

A questão do treinador é tão ou mais importante que as outras exactamente por isso. Um bom treinador valoriza os activos. Ao fim do ano cada jogador valerá mais. Um mau treinador não.

E o Benfica tem, invariavelmente escolhido mal. É claro que os bons treinadores custam caro e também não estão dispostos a qualquer desafio, têm de sentir que há condições.

Agora Quique destruiu uma equipa. E nunca havia visto ser dada a um treinador do Benfica tanta margem de manobra como se deu a Quique, mesmo depois de se perceber, desde Dezembro os equívocos tácticos em que insistia. Melhor conjunto de jogadores que ele, só teve Fernando Santos, essa sim o melhor naipe de jogadores dos últimos 15 anos, encabeçado por Simão, com Rui Costa, Micolli, Karagounis, Léo, Luisão, Katsouranis, etc. Esse então via-se à partida que era má aposta.
Toni, fora de prazo, fora de tempo. Jesualdo? Please... Camacho? Só mesmo porque compensava as suas lacunas tácticas com o espírito de grupo e sacrifício que conseguia criar. A direcção é responsável por escolher maus treinadores. Assim como o será se trouxer maus jogadores. Agora também não se pode tirar as responsabilidades dos treinares e dos jogadores como se de prima-donas se tratassem. Todos são importantes e há lugares cruciais - e considero o treinador um deles.

Enquanto não se convencerem que temos de ser os melhores em todos os aspectos, não iremos a lado nenhum. O nosso treinador tem de ser 2x mais sagaz que o dos adversários - nunca pode ser um anjinho. Os nossos jogadores tem de ter 2x mais qualidade que o dos adversários e têm de o demonstrar em campo.

Todos são responsáveis, com a direcção à cabeça, mas todos e não te iludas, até nós - quando queimamos treinadores e jogadores sem sequer terem calçado as chuteiras somos responsáveis.

Somos exigentes e faz sentido que o sejamos, mas deveríamos ser os primeiros a defender e valorizar os nossos e não os primeiros a queimá-los na praça pública.
Dou outro exemplo: Maxi Pereira - no primeiro ano houve uma série de críticas à qualidade do rapaz, dizendo que não valia para o Benfica. Este ano foi o jogador mais regular da equipa e já muita gente deu o braço a torcer. É curioso que as nossas contratações são sempre as piores, mesmo antes de jogarem. Veja-se a forma como tratamos alguns dos nossos jogadores. Veja-se como sempre se tratou por exemplo o Moretto, ou como Quim foi tratado quando chegou ao clube. Veja-se como o Balboa, que se reconhece a péssima época é vaiado cada vez que vai entrar em campo.

Todos, da direcção para baixo temos de raciocinar o que temos feito de mal e o que podemos fazer para melhorar. Não é a crítica fácil que resolve, da mesma forma que não o será a desresponsabilização de quem quer que seja, treinador, jogador ou presidente.

Ah... e o Benfica não é só futebol (apesar de ser principalmente). O Benfica tem ressuscitado aos poucos, algo que ainda não se verificou no futebol, com muita pena nossa.

Algarviu disse...

Diogo,

o azul também é cor do nosso emblema.

Unknown disse...

Algarviu,

achas que fica bem aquele logotipo enorme a azul no meio de uma camisola vermelha e branca ? Não tem nada a ver com ser a cor do FCP, mas sim com o ser pouco estético. Porque as pessoas compram o produto "Benfica", mas se o produto "Benfica" for estéticamente atraente venderá muitos mais. E este não é!

DB

Algarviu disse...

Se a questão é meramente estética, nada a dizer. Interpretei de outro modo.

Vasco disse...

Podem comprar o equipamento sem a coisa azul, peçam'no sem a publicidade

Pedro disse...

Eu acho o logo da TMN uma ofensa ao Manto Sagrado. Quem autorizou uma aberração daquelas tinha q ser despedido.

Punham lá as letras em branco da TMN e estava feito. Aquele azul é das coisas mais feias q jamais vi...

Os patrocinadores têm q se vergar ao Benfica e não o contrário...

José Marinho disse...

Meu caro Dezazucr, ainda hoje, se tiver tempo, terei todo o gosto em responder-lhe. Mas já lhe adianto, essa sua ideia de critica fácil, a meu ver, aplica-se mais ao seu post em reacção ao meu, do que ao meu em reacção ao do Ricardo. É o sinal dos tempos, em que uma crítica ao regime é sempre mal vista e sobretudo é fácil. O que me espanta depois é a facilidade com que muitos tentam rapidamente demonstrá-la. E no meio dessa rapidez, perde-se sempre uma boa oportunidade para discutir as coisas.

Unknown disse...

Exactamente Pedro. Em todos os grandes clubes europeus são as publicidades que se adaptam às camisolas e não o contrário. Nunca iremos ver uma publicidade berrante destas em camisolas do Real Madrid, Manchester Uniter, Milam, Inter, Bayern etc etc

Vasco, poderei mesmo comprar a camisola sem a publicidade ? Não sei não..

DB

Anónimo disse...

Vasco disse...
Podem comprar o equipamento sem a coisa azul, peçam'no sem a publicidade

30/Jun/2009 2:20:00

Não sabia desta. Onde se pede? Fazem por encomenda?

Bobe disse...

caso concordem, assinem e divulguem:
http://www.petitiononline.com/SLBequip/petition.html

Tiago disse...

Pedro: vou colocar aqui o comentário que coloquei na tertúlia sobre a ida a alcochete e aquilo que vi, e vivi, na "academia"

"Como prometido cá estou eu para relatar o que sucedeu.

No sábado, resolvemos juntar-nos todos nos nossos carros na BP do montijo e daí seguir para a academia. A quase 3 km da academia já estavam carros estacionados então a malta resolveu estacionar aí. O resto do trajecto foi feito a pé. A 1800m da academia encontrámo-nos com os spotters que já nos aguardavam e com quem tinhamos estado em contacto, e tendo achado que o melhor mesmo era entrar já com o jogo a decorrer (também por sugestão nossa). A determinada altura a polícia disse para irmos andando e os adeptos do Benfica resolveram aguardar para que toda a gente entrasse junta. Faltavam nessa altura sensivelmente 15 minutos para as 17h.
Já estávamos no caminho de cabras que leva à porta da academia, quando passou o Rui Costa e o Jorge Jesus por nós.
Chegados à porta da academia, já passava das 17h, vemos alguns adeptos do recreativo do lumiar a saltarem os muros da academia e a aproximarem-se a lançarem pedras. A policia diz que é para entrarmos, mas ainda faltavam adeptos que vinham mais atrás e ninguem queria deixar ninguém sozinho pois já se sabia no que ia dar. Dado que estavam a ser lançadas pedras na nossa direcção, houve malta que reagiu e também as enviou.
Por volta das 17h15 fomos entrando na academia, tendo ficado mais de 5 minutos a malta toda junto à portaria (onde suponho que haja camaras). Nessa altura os lagartos voltaram a saltar para dentro da academia e mexeram-se em direcção à bancada amovível (a tal que aparece nas imagens) estando debaixo desta mesma. Pouco depois a policia ordenou.nos que nos deslocassemos na direcção do campo, e foi quando avançámos que se deu o maior apedrejamento, tendo claro havido resposta de menos de metade da malta. Os restantes simplesmente correram em direcção ao topo.
Dado encontrar-me de muletas, fui dos ultimos a chegar ao topo atrás da rede. Já não vi nenhum jogador.
Entretanto recebi msg de malta que já lá estava calmamente a ver o jogo, a dizer que nessa altura, a bancada de adeptos do Benfica que nada de mal tinham feito foi apedrejada, teve de fugir de garrafas de água FECHADAS, chuteiras de jogadores que estavam no banco de suplentes e até sacos de gelo para os jogadores. E ainda as barras de ferro que separam os sectores (e foi ao tentar lançar uma coisa destas que o tal lagarto partiu o braço em 3, quando caiu).
Estavamos atrás do campo e a policia disse "Corram para ali". Eu até perguntei, dadas as muletas, como é que eu corria para lá. Disseram me para ficar ali. Fiquei sozinho ali, com 2 bombeiros por perto, junto à bandeirola de canto da bancada amovível com uma série de energumenos a passarem junto a mim e a insultarem os Benfiquistas.
Entretanto, passado 2 ou 3 minutos os adeptos do Benfica que estavam todos reunidos, já estavam todos num canto, sem fazer nada, e os lagartos continuaram dentro do campo, por mais de 15 minutos.

Segundo os regulamentos, mais de 15 minutos por culpa de uns, e foi culpa deles, dá derrota por 0-3. O Benfica que não se deixe comer.

P.S. Não estou a dizer que os adeptos do Benfica não atiraram nada. Eu não atirei, mas uns quantos atiraram. Mas foi acção-reacção. Apenas isso."

Tiago disse...

por incrivel que pareça, no clube dos viscondes, pode se comprar o equipamento principal sem publicidade...

dezazucr disse...

Caro José Marinho, não critico críticas ao regime, apenas tento basear-me tanto no que existe de negativo como no que existe de positivo. Com atenção percebería que não sou nenhum defensor de regime nenhum, tanto que sempre critiquei muitas das coisas que se fazem no Benfica e a forma como se vão fazendo. Sou totalmente contra a desresponsabilização que reina no Benfica e nos Benfiquistas. Agora também sei reconhecer o que está bem feito e parece-me que muitos dos outros críticos apenas sabem dizer que no Benfica tudo está mal. E tudo é ser demasiado absolutista.

Anónimo disse...

A alternativa Marcus Berg seria bem mais consistente que o original (Falcao). Desconheço o valor do passe de Berg mas seria uma opção bem melhor para o Benfica.

Pedro disse...

T, estás a admitir q entraste armado com dois "paus" na Academia...cuidado
:):)

Obrigado pelo relato. Não falhas.

José Marinho disse...

Meu caro anónimo, a alternativa Marcus Berg teria sido uma linda iniciativa do Benfica se, porventura, tivesse sido estudada e executada antes do Euro de sub-21. Agora que o jogador deu nas vistas e se valorizou extraordinariamente, duvido que o Benfica consiga oferecer ao jogador e ao seu clube as contrapartidas que outros clubes mais endinheirados já estão a oferecer. Este é um dos problemas que detecto no Benfica e que tem a ver com um dos aspectos funcionais da estrutura do futebol. Antecipação e não reacção, no mercado de jogadores, é fundamental. Este jogador sueco é exactamente o mesmo jogador agora que era há umas semanas atrás, não é melhor nem pior.

Unknown disse...

Caro José Marinho, fizemos isso com o Ramires. Ou alguem acredita que se não nos tivessemos antecipado haveria alguma hipotesse de rumar ao Benfica, depois da valorização que teve na taça das confederações ? O Marcus Berg é um excelente talento mas como disse, e bem, nesta altura haverão clubes bem mais endinheirados a concorrer pelo jogador. Contudo não acho que seja jogador para brilhar em campeonatos como o italiano, espanhol, inglês ou alemão, mas sim em campeonatos de segunda linha como o português e o holandês.. Veremos o que o desempenho futuro deste jogador nos dirá..

DB

Vasco disse...

Epah há uns tempos eu comprei uma sem publicidade numa loja do Benfica, presumo q assim continue. Também há um site de onde eu mando vir as camisolas estrangeiras q se pode pedir assim, de momento n tenho o site comigo, mais logo ver se arranjo e coloco aqui, se bem q qd se trata da nossa camisola, prefiro ir à loja comprar

Dexter disse...

"O recurso sobre a providência cautela interposta por Carlos Quaresma contra as eleições
no Benfica que estavam agendadas para a próxima sexta-feira, foi aceite pelo Tribunal da Relação de Lisboa. Em consequência desta decisão, as eleições foram suspensas. Aguarda-se agora nova data."

Para chicos espertos basta outro chico esperto.

Hugo disse...

"Este é um dos problemas que detecto no Benfica e que tem a ver com um dos aspectos funcionais da estrutura do futebol. Antecipação e não reacção, no mercado de jogadores, é fundamental. Este jogador sueco é exactamente o mesmo jogador agora que era há umas semanas atrás, não é melhor nem pior."

Não é bem assim, pois tivemos recentemente os exemplos do Di Maria, Urreta e agora o Ramires.

Unknown disse...

Alguem sabe se o Ruben Lima fará a pré-época ?

DB

Anónimo disse...

os meus parabens ao mágico....

Dexter disse...

O Tribunal da Relação de Lisboa ainda não recebeu qualquer recurso do indeferimento da providência cautelar interposta pelo sócio do Benfica Carlos Quaresma, que pretendia suspender as eleições de sexta-feira.

O esclarecimento do Tribunal surge depois de vários orgãos de comunicação social terem avançado esta tarde que as eleições do Benfica estavam suspensas devido a um recurso interposto por Carlos Quaresma.



Falso Alarme

Anónimo disse...

Diogo,

Pelo que li agora no site da bola apenas o Nélson Oliveira e o Roderick Miranda vão fazer o estágio de pré época. Cumprimentos.

ZAPATA

Anónimo disse...

A propósito de Nélson Oliveira e Roderick Miranda, gostaria de ter a vossa confirmação - caso saibam e estejam disponíveis - sobre se estes dois jogadores na próxima época ainda têm idade para jogar pelos juniores. Eu julgo que sim. Se assim for está explicada a preferência.

João Bizarro disse...

O Nelson Oliveira ainda tem mais um ano de junior!

Dexter disse...

Os dois são juniores de 1º ano

Unknown disse...

Nélson Oliveira e Roderick Miranda (ambos júniores de primeiro ano) são os únicos júniores a fazer a pré-época, quando se pensaria que oportunidades seriam dadas a, para além destes dois que têm qualidade indiscútivel, Mário Rui, Leo Pimenta, David Simão e Yartey (todos júniores de segundo ano e portanto, seniores na proxima temporada).

Quanto a mim esta aposta em dar a pré-época a apenas jogadores que para o ano ainda serão júniores é uma jogada cínica da direcção do Benfica. Depois de RC, JJ e LFV virem a público dizer que o Benfica iria apostar forte na formação, isso não vai acontecer, pelo menos este ano. E porquê ? Nelson Oliveira e Roderick poderão ser os melhores jogadores da pré-época, poderão ser os que correm mais, os que decidem mais, os que mais querem ficar no plantel e os que mais sentem o Benfica. Contudo, Jesus dará a desculpa que ainda são júniores e estes não ficarão no plantel. Uma desculpa aceitável para os adeptos. Adeptos esses que ficariam irritados se Jesus não mantesse no plantel jogadores como Mário Rui, Leo Pimenta, David Simão ou Yartei, jogadores esse que já seniores teriam que procurar alternativas para evoluir fora do clube. Isto deixaria os sócios e adeptos irritados porque o Benfica voltaria a não apostar na formação. Bem, o Benfica volta a não apostar na formação e só não vê quem quer! O Benfica tem algum trinco de raiz ? Ora, o Leo Pimenta é trinco e já mostrou ter uma maturidade de craque para a tenra idade que tem. Mas não vamos apostar nele, é preferível contratar mais um sul americano de qualidade duvidosa ou adaptar o Amorim ou Ramires àquela posição. Mais, Aimar tem algum substituto natural para a posição dele ? Não! David Simão podia perfeitamente desempenhar essas funções pois talento não lhe falta! Mas não vamos apostar nele, é preferível adaptar um jogador quando o Aimar sofrer uma das suas muitas lesões! Já o Roderick e o Nélson Oliveira têm a competição de Luisão, David Luiz, Miguel Vitor, Sidnei e Saviola, Cardozo, Nuno Gomes, Mantorras, ( Falcão ? , respectivamente. Que hipotesses acham que estes dois miudos têm ? Mesmo que sejam melhores que os outros vão ser recambiados para os júniores e continuaremos a ter apenas 5 ou 6 portugueses no plantel. Quero ver o que se vai fazer com o Mário Rui, João Pereira, Leo Pimenta, David Simão, Yartei etc etc. Serão dispensados ou emprestados para cairem no esquecimento tal como o André Carvalhas, Ruben Lima e Miguel Rosa (os dois ultimos fizeram excelentes temporadas na competitiva Liga Vitalis). Dispensar ou emprestar parece-me que irá dar ao mesmo! Enfim, pobre Benfica. Isto só realça e dá mais força à minha ideia de votar em branco.

Esperemos pelo fim da pré-época para ver se tenho razao ou não (oxalá que não e que os dois façam parte do plantel..). Não estou com muitas esperanças de estar errado, mas veremos..

DB

Starblade disse...

Lá cai o mito da recuperação financeira...

Benfica recorre ao crédito para evitar venda de jogadores

O Benfica não vai vender nenhum dos seus principais futebolistas, a não ser que surja alguma proposta irrecusável até ao fecho do mercado, em Agosto. Esta posição do clube, aliada ao investimento em reforços que já soma 16 milhões de euros, obrigou a Sociedade Anónima Desportiva (SAD) a recorrer ao crédito junto da banca, para evitar problemas de tesouraria.

Os responsáveis da SAD estão já a negociar soluções de financiamento na mesma ordem dos últimos empréstimos obrigacionistas (20 milhões de euros), embora desta vez o recurso passe por soluções de crédito tradicionais e outros produtos associados.

Esta é uma das consequências directas da decisão estratégica tomada pelo Benfica, bem traduzida em duas frases proferidas por Luís Filipe Vieira nos últimos dias. “Brevemente, vão especular que o passivo aumentou e que a solução seria vender jogadores, mas não vamos vender ninguém. Vamos, sim, reforçar a equipa”, referiu o presidente e candidato às eleições de sexta-feira, deixando claro que “os próximos anos serão de total aposta no projecto desportivo.”

O recurso ao crédito acaba por não ser uma surpresa. Basta recordar as declarações de Domingos Soares Oliveira numa entrevista ao jornal O Jogo no passado dia 17: “Não é fácil manter um equilíbrio de tesouraria se estivermos dois anos seguidos sem vender jogadores e sem ir à Liga dos Campeões. Num segundo ano consecutivo, é um processo difícil. Se não avançarmos para a venda de jogadores, teremos dificuldades de tesouraria. É provável que tenhamos de vender este Verão”, disse então o administrador da SAD “encarnada”.

“Pessoas não são loucas”

Depois de ter despendido 25 milhões de euros na época passada (destacando-se as contratações de Aimar, Sidnei e Balboa), o Benfica volta a apostar forte nesta temporada. Com as compras dos passes de Ramires (7,5 milhões), Saviola (5 milhões), Shaffer e Patric, o investimento soma já 16 milhões de euros. E não deve ficar por aqui. “O plantel não está fechado, nem para entradas, nem para saídas”, disse, ontem, o director desportivo, Rui Costa, durante a apresentação de Shaffer e Patric.

Rui Costa não quis falar em nomes, mas Falcão, avançado do River, continua a ser um alvo na Luz, bem como um guarda-redes. Reyes, de quem o Benfica detém 25 por cento do passe, ainda não é uma carta fora do baralho. “Continuamos a trabalhar nessa situação. Tendo oportunidade, o Benfica irá [manter Reyes]. Se não tiver, dispensará esse grande jogador”, explicou o director desportivo.

Rui Costa defendeu ainda que o Benfica não está a assumir riscos elevados com estes investimentos. “Risco é contratar maus jogadores”, argumentou, referindo que “as pessoas que gerem o clube não são loucas”. “Há uma regra que se tem mantido neste clube e que é pagar o ordenado aos jogadores no fim do mês”, disse, sublinhando que se o Benfica está a fazer este investimento é porque tem condições para o fazer

José Marinho disse...

"É curioso que se estas contratações fossem para o rival do norte loas seríam tecidas à sagacidade dos negociadores ao trazerem tamanhas estrelas para abrilhantar o nosso campeonato. Como é o Benfica, é refugo e vem acabar a carreira aqui."

Meu caro Dezazucr, se conseguir demonstrar em que texto ou em que local eu disse bem das contratações do FC Porto, então, meu caro, tiro-lhe o chapéu e pior, faço um recuo estratégico até ao backstage, e de lá não volto a sair. Não me parece razoável que o meu caro tente destruir o meu argumento, à custa de uma sua presunção errada de que eu elogio as contratações do FC Porto. Como jornalista, nunca o fiz, em relação ao FC Porto como não fiz em relação a nenhum clube, porque o meu jornalismo era factual, reportava-se a factos e não a intenções. Como benfiquista também não os faço, simplesmente porque não me interessa que jogadores é que o FC Porto contrata. Já me chega o stress todos os anos provocado pelas contratações do Benfica, para me preocupar com o que outros clubes contratam.
Meu caro, a minha alegação de que os jogadores que citou, Aimar e Saviola e em certa medida aplicada igualmente a Reyes estão em fase descendente da sua carreira, não o autoriza a concluir que a minha opinião é a de que o Benfica contratou uns quantos emplastros, ainda por cima caros. Não digo que sejam maus jogadores e já escrevi neste blogue que a contratação de jogadores deste nível de estrelato, se conseguirem oferecer ao Benfica um nível mínimo de rendimento, é boa para o clube e, por extensão, para o futebol português. Mas, independentemente de serem bons jogadores, estão na curva descendente da sua carreira, de outro modo, não estariam no futebol português, ou continuariam nos seus clubes ou, pelo menos, nos melhores campeonatos europeus. Note-se, para não haver dúvidas, que eu assinalei que não estariam no futebol português e não no Benfica, propositadamente. Eu acho que a grandeza e o tamanho do prestígio internacional do Benfica estão ao nível dos melhores da Europa, o problema é a falta de visibilidade internacional do nosso campeonato e aí, o Benfica é sobretudo uma vítima, que rebenta por completo, com a sua dimensão todas as pequenas costuras de prestígio da liga Sagres.
Por isso, meu caro, não discuto que sejam bons jogadores - já sabe, entretanto, que a minha desconfiança em relação a Saviola é muito anterior à decisão de o contratar e por isso não encaixa no perfil de crítica adiantado por si - mas discuto a sua motivação e a eventual tendência que possa existir para o relaxe e para o acomodação. É o risco, presumo que calculado, sobretudo pelo director-desportivo, um homem que conhece o futebol internacional, mas cuja motivação em jogar no Benfica, em final de carreira, foi sempre diferente da motivação destes jogadores. Porque nenhum deles é benfiquista desde pequenino.
Um abraço e tem sido um gosto debater consigo, sobretudo futebol, numa altura em que o clube se prepara para uma batalha jurídica desinteressante e sobretudo lesiva dos interesses do clube. Infelizmente, nesta história não há inocentes, todos são culpados em olhar para o Benfica de uma forma instrumental, para que os seus interesses prevaleçam sobre os do clube. Desde o presidente e a sua direcção até certa oposição, sem qualidade para, um dia, serem levados a sério.
PS: Escusam de se babar alguns vieiristas assumidos, porque não estou a falar de Veiga. Mas reporto-me a pessoas para quem o Benfica é apenas um instrumento de vingança sobre Vieira. Ao mesmo tempo que o Benfica é o brinquedo do autoritarismo de Vieira que levou o clube a esta trapalhada que se anuncia. Por mim saiam todos do Benfica. Os que estão e alguns dos que querem ir para lá. E não digo mais nada.

Anónimo disse...

Caro José Marinho, gostaria de saber a sua opinião sobre Adu e qual seria na sua perspectiva a melhor solução para este activo do SLB.

Anónimo disse...

entretanto campeões em mais um modalidade!!

lembrem.se disto quando votarem.

vivam os bravos do futsal e viva o BENFICA!!

Anónimo disse...

Parabéns SLB pelo tri.


O que pensam vocês desta bipolarização cada vez mais sentida no nosso plantel, representada por dois grupos antagónicos, tradicionalmente rivais. Argentina e Brasil juntos no mesmo balneário não combinam lá muito bem e agora muito mais complicado ficou com acusações de comportamentos racistas.

Anónimo disse...

FODASSE mas que vergonha é esta caralho ?! sera assim tão dificil o departamento de marketing do SLB impor-se as marcas, de forma a arranjar um equipamento decente ?! nos ultimos anos tem sido uma desilusão tremenda... os equipamentos depois do ultimo campeonato, foi só rir.

Mais um ano sem comprar um equipamento do SLB.

- Nunivs -

dezazucr disse...

Marinho, quando faço a crítica ao "elogio da sagacidade das contratações caso fossem do porto" não a faço especialmente a si, apesar de por um lado me referir ao seu comentário exactamente porque penso que da forma como é feita a observação de "jogadores na fase descendente da carreira", compreendendo os seus argumentos, considerar que acaba por dar mais voz a outros que assim o fazem, queimam os jogadores do Benfica mesmo antes de vestirem a camisola. Compreendo os seus argumentos, mas, no meu optimismo (se calhar um pouco ilusório) acredito que os bons jogadores querem sempre mais. E, no caso de Aimar e Saviola (sempre o considerei muito bom - são opiniões) acredito que ainda queiram voltar à porta maior. Um jogador com 44 internacionalizações pela Argentina, com 27 anos, não acreditará que pode voltar a jogar pela selecção? Caberá também ao treinador mantê-los motivados e motivá-los para essa possibilidade que é bem real - nem que seja porque Maradona pode vir à Luz ver Di Maria, sendo que agora tem mais razões. Acredito que onde Quique falhou, Jesus tem tudo para acertar. É dificílimo, tem muito poucas possibilidades dado que o porto estará motivado para o penta (com todas as irregularidades que isso irá motivar) mas até por aí pode ser que Jesus se consiga motivar mais.
Quanto a Veiga tenho a minha opinião que não é seguramente igual à sua, sendo que terá outras condições para avaliar o caso. Mas lá está, não temos todos que ter a mesma opinião. E apesar de provavelmente votar Vieira, sou um dos seus grandes críticos, acredite. E não é uma questão de gratidão bacoca. É mesmo porque neste momento não me parece que haja quem tenha melhores condições que ele e que inspire melhor confiança (ou será que o inverso - que gere menor desconfiança?).