blog

domingo, junho 21, 2009

CAMPEÕES NA PRAIA

Mais uma vitória

O Benfica foi campeão nacional de futebol de praia. Isto pode ser uma notícia irrelevante, mas considero que uma vitória daquelas camisolas vermelhas que nos fazem saltar, nunca é irrelevante. E se considerarmos que a final foi disputada contra o FC Porto, então essa vitória dos nossos jogadores na praia nunca será areia demais para a nossa camioneta.

Resultado final: 4-2 (2-1 nas grandes-penalidades)

António Veloso não é jogador de futebol de praia, mas se o fosse, gostaria que tivesse apontado a grande-penalidade decisiva. Desde aquela maldita final de Estugarda que acho que o nosso capitão teria merecido essa espécie de reparação moral. Aliás, num próximo jogo de apresentação do Benfica, no estádio da Luz, a direcção do Benfica devia convidar António Veloso e o guarda-redes Van Breukelen, para reconstituir essa grande-penalidade. E dar a oportunidade de um dos nossos maiores valores, perante um estádio cheio de benfiquistas, de reescrever a história. Bem sei que Veloso é um dos apoiantes do Movimento, mas se o presidente do Benfica já se manifestou tolerante com a ideia de aceitar boas ideias, tem aqui a oportunidade de se mostrar magnânime com um dos mais destacados capitães do Benfica, castigado injustamente pelo futebol e pela incerteza demonstrada dos "penalties".

Um dia, Jorge Valdano, escreveu que o futebol pode ser cruel com as suas crias. É verdade. O futebol pode, mas o benfiquismo não.

43 comentários:

Pedro disse...

Caro José Marinho

Gostaria de saber a sua opinião perante o que Victor Serpa escreveu no jornal A Bola.

Daniel disse...

Infelizmente a vitória não deu o título nacional mas sim o 3º lugar.

H. disse...

say what?

JLC disse...

LOL.

Não podia ser uma notícia irrelevante, porque não é, sequer, uma notícia.

Unknown disse...

O Benfica deu 12 milhões pelo Buonanotte. Será verdade ?! No lo creo..

Burmelho disse...

José Marinho, anda a informar-se mal:

A União de Leiria sagrou-se hoje campeão nacional de futebol de praia, depois de vencer o Rio Ave na final por 5-2. Os leirienses repetiram a presença na final, depois de no ano passado ter perdido com o Vitória de Setúbal, mas hoje, em Matosinhos foram mais felizes.

Na disputa pelo terceiro e quarto lugar o Benfica levou a melhor sobre o FC Porto, nas grandes penalidades, depois de no tempor regulamentar terminar 4-4.


http://www.scn.pt/futebol/noticia.php?menu=4&id=tFGjrbCUu42

JS disse...

Campeão?!!!

Ah, ok foi um 3º lugar, portanto foi mais um título "à Vieira".

LC disse...

José Marinho, a sua credibilidade morreu, tudo o que diz é uma absoluta fantochada.
Ele que vá marcar penaltis de verde e branco, são esses que ele prefere que ganhem, é um benfiquista do tacho, mas acabou-se a mama.

Diga que também é mentira, foi montagem da televisão.

Engraçado que toda a trampa do movimento "já foste" tenha direito a post de dedicação.

Pedro disse...

12 Milhões pelo Buenanotte??? Todos dizem q o puto é um fenómeno mas...12 milhões não é demasiado para os nossos cofres? Não me cheira...

LC, o Veloso defende o futuro do filho. Acho isso perfeitamente natural...

João Bizarro disse...

LC, foto do Che Guevara... apoio a LFV... Cheira um bocado mal!

Muda lá para uma foto do Pinochet para ficar tudo em família!

Anónimo disse...

"Buonanotte a um passo de assinar pelo Benfica
ARGENTINOS "FAZEM" NEGÓCIO POR 12 MILHÕES DE EUROS"

ISTO É MENTIRA
é só mais uma MENTIRA do record

LC disse...

"LC, foto do Che Guevara... apoio a LFV... Cheira um bocado mal!"

Estás bem enganado, eu não vou votar Vieira mas muito menos votaria num movimento de gente sem escrúpulos.

E tens aqui o "dono" do Blog que te pode explicar que não sou pró Vieira nem Carvalho nem Movimento Bestas Vao "e nao" Voltem.

Sem gente credível sou apenas e só DO E PRÓ BENFICA.

José Marinho disse...

De facto, vi o jogo com o som desligado. Fiquei contente - não extasiado - com a vitória sobre o FC Porto, que pensei tratar-se de uma vitória no campeonato. De todo o modo, a satisfação de ver o Benfica a ganhar ao FC Porto suplanta o facto de me ter enganado. Sobre a proposta que faço de se corrigir, recorrendo a uma ideia original, um episódio nefasto da nossa história desportiva, mantenho-a, porque não ando ao sabor de vinganças ridículas nem sentimentos remoídos. Por isso, meu caro LC, para se deter sobre a credibilidade dos outros, valerá a pena que reflicta sobre a sua, ao não conseguir distinguir entre o benfiquismo de uma pessoa, de um ex-capitão e o amor filial de um pai pelo filho. E se não consegue admitir isto, se não consegue reconhecer que por muito que gostemos do Benfica, gostaremos sempre mais da familia, então, meu caro, não vale muito a pena perdermos o nosso tempo a debater o que deve ser o benfiquismo de cada um, pois em principios e valores estamos tão longe um do outro como o cozido à portuguesa dos aborígenes da Austrália.
Sobre o Movimento, bem sei que será um daqueles benfiquistas para quem o unanimismo vieirista é a única coisa que conta. Mas está enganado. Já aqui escrevi uma ocasião que o Movimento veio para ficar. Porque é um projecto de benfiquistas, para o Benfica e que pretende reflectir sobre o futuro do clube. E nasceu para intervir, porque se há bem que este país conquistou com o 25 de Abril, foi o bem da liberdade. Embora reconhecendo que a actual direcção ainda parece estar no 24 de Abril e alguns dos seus apoiantes, o Movimento não deixará de reflectir e sobretudo não deixará que a actual poeira que é constantemente atirada para os olhos das pessoas por alguma canetas de aluguer, possa assentar numa lógica convencionada de mentira e falsidades. O Movimento não morreu com o golpe estatutário da actual direcção. E mesmo com ameaças ridículas o Movimento renasceu. Por isso, meu caro, são exageradas as notícias sobre morte do Movimento.

LC disse...

"LC, o Veloso defende o futuro do filho. Acho isso perfeitamente natural..."

O futuro do filho?

"Que o meu filho jogue e bem mas que ganhe o meu coração"

isto era defender o futuro do filho.

Sabes quem dispensou o Veloso do Benfica não sabes? então acho que está tudo dito, gente dessa não merece mais fazer parte deste ENORMÍSSIMO CLUBE, além disso, já tive a ocasião de te explicar o porque de o Veloso ser um mal amado para mim, foi o responsável pela morte de um momento que era mágico entre os jogadores e sócios/adeptos.

José Marinho disse...

Meu caro Corsair, não sei se teve a oportunidade de ler o que escrevi neste blogue sobre a reflexão que foi feita no Movimento Benfica Vencer Vencer, sobre a sensível questão dos direitos televisivos. Se não leu, posso recomendar-lhe essa leitura e depois comparar com o que foi escrito por Vitor Serpa e ontem mesmo por José Manuel Delgado. Posso garantir-lhe que estes dois jornalistas nunca presenciaram uma única reunião do Movimento, nunca quiseram saber que matérias é que estavam a ser reflectidas pelo Movimento e pelos benfiquistas que o compõem. O que o meu caro pôde ler, o que todos nós pudemos ler resulta da habitual intoxicação que certos comentadores gostam de submeter os benfiquistas. Talvez se esses comentadores ouvissem menos a direcção e procurassem mais os elementos do Movimento, pudessem andar mais bem informados sobre aquilo que seriam e serão, no futuro, as propostas do Movimento sobre a questão dos direitos televisivos do Benfica. E igualmente seriam informados da capital importância que é atribuida pelo Movimento ao facto dos benfiquistas serem envolvidos numa futura negociação dos direitos televisivos. Infelizmente, a reacção dos benfiquistas e comentadores deste blogue não foi muito esclarecedora, sobre esse tema, que, de facto, considero transversal a todas as reflexões que todos possamos fazer sobre o futuro do nosso clube.

LC disse...

JM, já disse e repeti que não sou pró Vieira, quer um exemplo?

Num blog que é quase todo virado para o Vieira aquando da entrevista do Rui Costa posterior à do Jornal "A Bola", escrevi:

"Que ele respondeu com classe não está em causa, que não é preciso responder quem é benfiquista também está na cara, mas não é pelo que o Rui diz que vou deixar de ter opiniões contrárias, neste momento não há credibilidade em nenhuma das pseudo-listas incluindo a de Vieira e não é porque o Rui está com ou nela que vou tomar uma posição de extremos, eu voto Benfica, não Rui Costa, Vieira, Carvalho, Veiga entre outros, até porque no MBVV há gente de bem que para mim também está equivocada."

Ainda quer falar de Vieira, Carvalho, ou de qualquer outro incredível que se esteja a candidatar à presidência do nosso clube?

Tenha paciência, acuso-o do mesmo que o JM acusa os outros, é parcial e tem de estar constantemente contra o Vieira.

Quer falar do Benfica ou quer constantemente estar aqui ludibriar a inteligência das pessoas com um movimento que nasceu torto e que não tem pés para andar?

Deixe-me fazer-lhe uma pequena perguntinha que ainda não respondeu.

Se os orgãos sociais se demitissem no dia seguinte ao termo do campeonato e houvessem eleições antecipadas também diria que era um golpe estatutário?

O movimento estava tão pronto que acabou por cair no nada a não ser no falar mal (isso é que não pode faltar)?

É que depois daquela conferência de imprensa do JEM a desmarcar-se de qualquer ligação a movimentos ou facções, o José não veio dizer ou esclarecer o que se passou.

A minha opinião:

Não sou a favor de Vieira, achei a demissão dos orgãos sociais do Sport Lisboa e Benfica vergonhosas porque a demitirem-se não deveriam candidatar-se, mas concordo com a antecipação das eleições.

LC disse...

José, já expliquei a parte paternal ou filial ou familiar ou como lhe queira chamar, eu posso dizer-lhe assim, eu não sou mais nem menos que ninguém, no entanto, como júnior pedi para ir tomar banho aos 10minutos de um jogo porque não conseguia jogar contra o nosso clube.

Acompanho o meu sobrinho todas as semanas, levo-o aos treinos e jogos, quando é com o Benfica sabe o que lhe digo?

Que sejas a vedeta dentro de campo mas a ganhar que seja o meu Benfica.

É cegueira? acredito que seja, mas sou um indefectível.

LC disse...

Caro José, por último e porque só li agora os comentários no post anterior, lamento a situação do seu familiar e estou solidário com a sua dor, a maior das forças para si e sua família.

Luis Carlos Ferreira

RMSoares disse...

Caro José Marinho,
é verdade que o "movimento" não morreu, nem irá nunca morrer, pois os Benfiquistas procuram uma opção ao Vieira.
Relativamente ao seu "movimento" eu disse duas coisas quando há uns meses atrás se começou a falar do movimento :
- que o veiga era um mau trunfo
- que esperava ouvir do "movimento" propostas credíveis

Além do veiga, o "movimento" não conseguiu trazer mais ninguém com credibilidade. Sei agora que além do Rangel, também o Álvaro Dâmaso era um dos apoiantes. Mas tal como a ultima cartada do "movimento" , o Moniz, nenhum quis dar a cara.

O "movimento" derrotou-se a si próprio. No final não passava de um flop, sem ideias, sem pessoas e sem rumo. A única coisa onde parece que tem ideias concretas é sobre o próximo contracto relativamente aos direitos televisivos. O bolo de 200 M€ que poderá render o próximo contrato de direitos televisivos é muito atraente e deverá chamar muitos "interessados".

Existe a possibilidade das eleições serem adiadas, não faço ideia de quanto mais tempo é que o seu "movimento" ainda vai precisar para que encontre alguém que de a cara pelo seu "movimento" (quando andou meses em pré-campanha), mas espero que se as eleições forem adiadas, que seja para dar tempo a que surjam alternativas credíveis, com projectos sérios, com elementos que pretendam fazer algo pelo Benfica e não se aproveitar do Benfica.

Entre o Vieira e um vazio, a escolha é obvia.

lj disse...

Ja li o manifesto eleitoral de Bruno Carvalho. Nao consegui encontrar ainda o manifesto de Luis Filipe Vieira. Alguem sabe onde posso aceder ao programa de eleitoral de Luis FIlipe Vieira? So assim poderei decidir com responsabilidade e em consciencia. Se alguem souber onde encontrar o programa poderia pf deixar o link nestas caixas de comentarios? Obrigado

Pedro disse...

LC, não me lembro o que se passou com o Veloso pai. O Veloso filho deixou o Benfica após a reestruturação do futebol junior do SLB nos tempos de Vale e Azevedo.

Helder disse...

Caro José Marinho

Já viu a primeira página do jornal a bola de hoje? Eu acho aquilo uma verdadeira mentira. Nem quero acreditar no que diz o jornal. A bola anda muito pró Vieira! Mas o que tem a dizer o José Marinho sobre essa notícia?


Abraço

Anónimo disse...

Se o Veloso não tive-se falhado o penalty, neste momento talvez fosse-mos a equipa portyguesa com mais titulos europeus.

Anónimo disse...

"Se o Veloso não tive-se falhado o penalty, neste momento talvez fosse-mos a equipa portyguesa com mais titulos europeus."

Se Salazar nao tivesse morrido talvez fossemos o único clube em portugal nesta altura.

John Billy #37 disse...

Helder, os clubes ingleses têm investidores americanos, russos ou árabes e nunca vi os adeptos se queixarem.
Outra coisa que não entendo é que se temos tanto medo de investidores qual foi o motivo de passarmos a SAD?
Isto não quer dizer que acredito na notícia da Bola. Hoje em dia qualquer pessoa que está contra o Vieira tem sempre conotações maléficas. Sejam elas da Oliveidesporto, abutres e agora são simplesmente espanhóis. O próximo candidato será conotado com a Al Quaeda.

John Billy #37 disse...

"Luís Filipe Vieira aproveitou os que os estatutos permitem e promove eleições relâmpago no Benfica. Tira sem margem para qualquer dúvida benefícios da "manobra" (lá voltamos a falar de ética) porque anula o tempo de reação dos adversários. Se para uns a falta de tempo é a "morte do artista", no caso do presidente da clube da Luz é como se as semanas entre a queda de todos os orgãos sociais e a data das eleições fosse uma eternidade.

Vieira tem tudo a ganhar com estas eleições relâmpago e curiosamente o Benfica não tem nada. Uma boa oposição é tão importante como um bom governo. Compreende-se as razões que levaram José Eduardo Moniz a não avançar.

Fazia algum sentido deixar a TVI, entregando-se a uma causa desconhecida?. O diretor geral da TVI gosta de correr riscos - foi bem sudedido em grande parte dos que fomentou na estação de Queluz - mas sempre que avança por este caminho é porque conhece o meio e está por dentro das fragilidades dos adversários. Dar tiros no escuro não é o seu forte.

Os sócios do Benfica ficarão tão esclarecidos como antes. Quem ouviu Vieira sexta-feira na SIC nada mais ficou a saber. O discurso é o mesmo dos últimos anos. Assim ficarão. Não há ideias novas, nem debate sobre a crise de resultados e financeira. Parece que está tudo bem.

As eleições resultaram numa confusão. É disso que se fala. O importante fica sempre para depois."

Anónimo disse...

Ai Mágico, Mágico quem te viu e quem TV....
Antes o Jaco... volto cá em 2010...

Tiago disse...

José Marinho: tenho alguns pedidos para lhe fazer, pois acredito que comunique mais facilnmente com JEM.
Não creio que JEM vá entrar no jogo sujo de Vieira e seus seguidistas de vir lavar "roupa suja" para a praça pública. É mesmo o meu desejo, e de muitos que conheço, que não o faça. Até porque certos podres de Vieira ainda estão para se conhecer na roda pública e aí muita gente vai bater com o queixo no chão.
Gostaria também de saber se o MBVV vai promover tertúlias de Benfiquismo nos próximos tempos, é que eu gostei do que vivi no Sheraton. E não conheço ninguém que tenha marcado presença e não tenha saído de lá mais feliz do que quando entrou.

LC disse...

Pedro, o veloso era o adjunto do jesualdo "lava-dentadura" ferreira.

LC disse...

E ainda treinou a equipa B no ano seguinte, mas é muito fraco nessas funções.

jose disse...

Os clubes Ingleses tem donos Americanos,Rusos ou Arabes,nao investidores.Tem patrocinadores, e dividas de milhoes de Euros aos bancos
O que os salva, e os direitos televisivos, digresoes pela Sudoeste Asiatico, e marketing

Seria bom que que se fizese a distincao

Ja agora, o Abramovich gastou £400 milhoes do seu proprio dinheiro, o Liverpool teve um prejuizo o ano passado de £46 milhoes mais a divida aos bancos e o Manchester deve aos Bancos £700 milhoes

Starblade disse...

Destaco a resposta que JEM deu no programa da RTP2 (e que vem no Público de Sábado, se

puderem ler). Diz taxativamente que a antecipação das eleições, tão em cima do joelho foi a

causa de não avançar. E acrescentou que não está para lá chegar e ter o treinador escolhido

por outro, os jogadores escolhidos por outro, o DD escolhido por outro.

O SLB transformou-se na coutada pessoal de uma pessoa orelhuda. Espero que quem o apoiou (e

apoia) assuma a sua quota-parte nestes 3ºs e 4ºs lugares. Já agora, para os que passam a

vida a perguntar qual é o projecto da oposição, eu pergunto qual é o projecto do orelhudo

Quetzal Guzman disse...

John Billy, andavas muito distraído quando o Glazer comprou o United. Não faltaram manifestações de desagrado, dentro e fora de Old Trafford. Até nasceu um novo clube em Manchester. Joga nos distritais lá do sítio e tem uma média de assistência superior a mais de metade das equipas da nossa Liga. Há muita gente que deixou de ir a Old Trafford e cujo ritual futebolístico passa agora pelo futebol regional.
Mas cada realidade é distinta. No geral tu tens razão quando dizes que os britânicos encaram as sociedades de outra forma, mas isso são os britânicos. Podemos olhar aqui para o lado, num País culturalmente próximo do nosso, e encontras dois gigantes do futebol mundial que continuam a preservar o associativismo.

Quetzal Guzman disse...

José Marinho, o Veloso já teve essa oportunidade no último jogo da sua carreira, frente ao Sporting de Braga. Apesar da insistência dos adeptos presentes, recusou. Acabou por ser o Edilson a marcar o penalty.

lj disse...

Ja li o manifesto eleitoral de Bruno Carvalho. Nao consegui encontrar ainda o manifesto de Luis Filipe Vieira. Alguem sabe onde posso aceder ao programa de eleitoral de Luis FIlipe Vieira? So assim poderei decidir com responsabilidade e em consciencia. Se alguem souber onde encontrar o programa poderia pf deixar o link nestas caixas de comentarios? Obrigado

Algarviu disse...

Andei uma temporada por fora e o regresso traz-me algumas surpresas e não poucos motivos de gozo.

A família de Luís Filipe Vieira lá se dispôs a mais um sacrifício e permite a candidatura para mais três anos.

O José E. Moniz junta-se a Bruno Carvalho no grupo dos candidatáveis que estão profissionalmente ligados à Televisão.

Quem se candidata contra LFV só pode ser uma pessoa mal formada. Digo eu.

O verniz que polia muito blog e muito blogger estalou. Muito dárcy e muito gwahir e muito paulo f ferreira afinal não são mais que carroceiros blogosféricos que durante algum tempo me enganaram.
Carroceiro por carroceiro prefiro o starblade . Pelo menos não engana ninguém.

Algarviu disse...

Parece-me que se está a empolar demasiado a questão dos direitos televisivos que a partir de 2013 deixarão de estar alienados à Olivedesportos.
Vejo por aí muita excitação com os milhões que hão-de vir com a negociação dos direitos ou pela exploração directa pela Benfica TV.
200 milhões? 300 milhões? Seja o que for, até justifica que a Bola arrisque um complicado processo atribuindo ao JEM intenções medonhas de assaltar o Glorioso em nome de interesses espanhóis. Já não falta o Camacho ma-lo Quique...

Acontece que os direitos televisivos podem muito bem vir a serem negociados por atacado pela Liga que poderá muito bem repartir o bolo num processo parecido ao esquema inglês. E lá se vão os 200 ou 300 milhoes.
Têm dúvidas que é isto que vai ser tentado pela Liga?
Estaremos cá para ver.

John Billy #37 disse...

José, é pior ter um investidor estrangeiro ou um dono?
E até parece que o Benfica não tem dívidas...

Quetzal, antes de mais digo te já que não tenho opinião formada sobre o assunto.
Só achei inadequada a capa da Bola (e já levou um processo do JEM) e os hurras da tropa vieirista. Foi lançada a mensagem que mais uma vez o Benfica foi salvo dos malvados da oposição pelo grande Vieira.
Não sei se é verdade ou mentira mas, a ser verdade, seria um cenário assim tão negro?
No caso do Manchester, tens toda a razão na confusão inicial, mas actualmente consegues distinguir o Manchester "americano" do Manchester "genuíno"? A mim, parece-me o mesmo clube e visto as assistências em Old Trafford penso que os adeptos do clube inglês penso o mesmo.
Também deste o exemplo do Real e do Barça mas esses recusaram transforma-se em SAD.
O Benfica não tomou essa opção. E agora vem a minha pergunta: se não queríamos investidores exteriores qual foi o motivo de passarmos a SAD?

jose disse...

John, com um dono, quando este se fartar, vende a quem quiser
Com um investidor, ele investe, se deixar de o fazer, nao vende o clube

Em relacao as dividas, foi so para te chamar a atencao que nem tudo sao rosas na EPL

Entao, na tua opiniao, se houver alguem que compre o Benfica, tu nao te importas?

Quetzal Guzman disse...

O motivo para que todos os clubes passassem a SADs foi simples: arranjar uma receita extraordinária para abater passivo. Por isso eu percebo perfeitamente o teu ponto de vista. Portugal ficou a meio caminho, nesta mistura estranha entre empresa e associação, com a racionalidade que se exige a uma SAD a ser constantemente boicotada pela paixão. Eu desde já assumo que, orgulhando-me eu da História do Sport Lisboa e Benfica, tomaria sempre partido pelo associativismo e pelo lado irracional da coisa. Infelizmente, este caminho é irreversível (a não ser que aceitem recomeçar tudo nos regionais). Agora, se tanto barulho fizémos contra a SAD do Vale, a tal dos 80% vs 20%, por uma questão de coerência deveremos sempre rejeitar a possibilidade do SLB vender qualquer parcela da sua quota da SAD.
Quanto ao United, o estádio continua obviamente cheio. Esse risco está, até ver, controlado. Mas é importante sublinhar que uma fatia importante da lotação é assegurada por estrangeiros. (isto nota-se em termos de ambiente. Old Trafford perde para qualquer palco britânico e nem é preciso usar os exemplos de Anfield Road ou Parkhead. e o City continua a ser mais popular na cidade) E, na realidade, houve um afastamento de parte dos seus adeptos. Quem vai ver o FC United não costuma pôr as patas em Old Trafford. Se isto terá repercussões no futuro? Só o tempo dirá.

Pedro Veloso disse...

Um abraço de solidariedade, José Marinho, e obrigado por manter sempre a elevação, é de facto um exemplo de civismo. Vou votar no LFV, mas gostava de o enaltecer

John Billy #37 disse...

José, eu não falei em compradores. Falei em investidores. E por agora não tenho opinião formada no assunto.
Emocionalmente, preferia um Benfica gerido pelos sócios, "a maneira antiga". Actualmente, com a passagem a SAD, achas que isso tem acontecido? Não consigo distinguir um Benfica com um dono ou um investidor privado do Benfica de Vieira.
E por isso que é um tema que tem que ser muito bem debatido. E mais cedo ou mais tarde acho que será inevitável a entrada de investidores.

Quetzal, partilho a tua opinião. Uma coisa é o lado emocional, outra coisa é o racional. E pelo lado racional, acho que é consensual que inevitavelmente o Benfica (como clube de associados) (como qualquer outro clube) perderá o seu poder de decisão na SAD.
Fico só com uma dúvida. Disseste que o ambiente de Old Trafford perdia muito em relação a Anfiled por exemplo devido a "estrangeirização" do Manchester mas o Liverpool também não tem donos americanos?

Quetzal Guzman disse...

Eu acho que Old Trafford perde para quase todos os estádios britânicos (daí dizer que nem é preciso comprarar com Anfield e Parkhead, os recintos mais "quentes" das Ilhas) e isso não se deve obviamente ao Glazer. Já está enraízado desde que se assumiu a política de captação de adeptos estrangeiros. E esta é bem anterior a Glazer. Os nórdicos, os chineses, os sul-africanos, os coreanos e os norte-americanos vibram muito menos que qualquer adepto que torça pelo Man Utd desde puto. O que digo, e aqui pode entrar o Glazer, é que existia uma parcela importante de adeptos locais que contrabalançavam as coisas e que se afastaram por serem contra a gestão norte-americano. Mas volto a sublinhar que, neste aspecto, de contestar os "donos" estrangeiros, os adeptos do United são a excepção nas Ilhas. Mas como digo, o que daaqui pode resultar só poderá ser analisado mais tarde, caso os estrangeiros percam o apelo pelo Man Utd. Aí, aqueles milhares que agoram preferem apoiar o FC United podem vir a fazer falta.