blog

terça-feira, setembro 22, 2009

A maldita Lei 12

Ontem num programa de paineleiros, dizia Guilherme Aguiar que os árbitros não andam num campo de futebol para cumprir as leis (isto enquanto Dias Ferreira palitava os dentes - em directo).
De facto é o que se vê mais em Portugal, árbitros que não cumprem as leis do jogo - Futebol, diga-se porque há aqueles que aplicam as leis do kickboxing, por exemplo.

José Marinho diz no grandessíssimo post abaixo deste, e referindo-se à falta que dá o penalty da vitória do Benfica que: "É penaltie, é jogo perigoso, não me vou dar ao trabalho de reescrever o que está vertido numa das leis do jogo que confirma a tese do treinador do Benfica. Tudo o resto, como diria, Pinheiro de Azevedo, é só fumaça."
E diz muito bem, acrescento eu. Só que preocupado com os seres de um só neurónio decidi fazer serviço público e escarrapachar a que o que a tal lei 12 (sim, porque o futebol tem leis)!

Então reza assim:

Jogo perigoso

Por jogo perigoso entende-se toda a acção de um jogador que, ao tentar jogar a bola, põe em risco a integridade física de qualquer jogador, (incluindo ele próprio). O jogo perigoso é cometido na proximidade de um adversário, impedindo-o de jogar a bola por receio de ser lesionado.

Os pontapés de “tesoura” ou de “bicicleta” são autorizados, desde que não constituam perigo para o adversário.

O jogo perigoso não implica necessariamente contacto físico entre os jogadores. No caso de contacto físico, a acção passa a ser punida com um pontapé-livre directo ou com um pontapé de grande penalidade. No caso de contacto físico, o árbitro deve analisar a possibilidade de ter ou não havido um comportamento antidesportivo.

24 comentários:

J G disse...

Pedro,

não percas o tempo com estas pedagogias. Não podes explicar a um Calimero o que é um penalti.
O Calimero tem o seu próprio conceito de penalti como eu explico aqui:
http://redpass.blogspot.com/2009/09/os-penaltis-do-calimero.html

Pedro disse...

J G, o João é que está a ser pedagogo, não eu.
:)

o conceito de penalty para eles é simples: se for a favor do Glorioso é mal assinalado. Ponto final.

É elucidativo q um adepto confesso do clube corrupto q já teve cargo importante no futebol nacional diga q os árbitros não estão no relvado para cumprir a lei.

OBlau disse...

falta a excepção,

reza assim:

excepto se for jogador do Benfica, aí vale tudo!

JUSTIÇA disse...

Perder tempor a ouvir o que dizem os corruptos é perder tempo precioso, este ano vai ser ouvilos a berrar que estamos mais uma vez a ser levados ao colo, nem vale a pena.

http://planetaencarnado.blogspot.com/

Anónimo disse...

Em 2004/2005 o benfica foi levado ao colo, e não tentem negar porque foi, assim como outros clubes o foram em outras ocasiões(Boavista...)
Mas finalmente o benfica joga alguma coisa que se veja, os jogadores correm, os jogadores não mergulham, pelo menos não o fazem tanto como antigamente, isso é bom. Mas como eu sou muito mauzinho eu vou sempre mais longe, isto é tudo um plot, ou seja, o Benfica é campeão para o povo andar a dormir e quem quer que esteja no governo nessa altura nos andar a foder à força toda, já que a selecção não vá(espero eu) à África do Sul. Duvidam? ok depois em Maio/Junho vão ver todas as leis que vão ser aprovadas, e medidas tomadas em relação à certos aspectos, mas espero que vença o Braga, peço desculpa, mas eu sou sempre pelas 13 equipas que os outros nunca teimam em respeitar.
Bom com isso dito, aquilo foi penalti, não há discussão nisso, ontem é que não deveria ter sido, e se houvesse consciencia, o joão motinho teria mandado a bola para fora, isso sim seria uma atitude de louvar, e sem o penalti queria ver, se o scp ganhava o jogo. muita atenção ao olhanense!
Mas pronto as coisas são assim, espero que a famosa sigla usada em 2002 não se volte a ter que usar (Só Com Penaltis).
Um continuação de bom dia

o Esquemático disse...

caro Joao Bizarro, tu ainda dás trela? as leis estão lá, agora se os outros nao querem ver, problema deles. o penaltie do Benfica é indiscutivel.
Os maiores erros (MTO GRAVES) da arbitragem nesta jornada foram 2:

- o penaltie do sporting contra o Olhanense

- o penaltie que ficou por marcar contra o FCP

ps: já agora nao deiam trela aos criticos do Cardozo.

sloml disse...

Anónimo das 12 e 5, diz-me 3 jogos em que o Benfica tenha sido beneficiado em 2004/05 que eu digo-te logo de rajada 10 em que foi ostensivamente prejudicado. Já não há paciência para essa mentira que dita muitas vezes se tornou verdade. Tenham juízo. Relembro só o jogo em casa com o Porto em que nos roubaram 2 penaltys e o golo do Petit. Só isto chega.

Helder disse...

Faço minhas as palavras do Bruno Venâncio.....

Anónimo disse...

bruno venancio, tb nao dê trela. o sporting e o fcp foram beneficiados nesta época.

Pedro disse...

O SLB em 2004/05 foi beneficiado em dois jogos: Na Luz contra o Estoril (penalty sobre Karadas inexistente) e na Luz contra o Rio Ave (um golo em fora de jogo). Mais nenhum jogo. E agradeço que diga o contrário q o prove.

Fomos roubados numa série de jogos q acabamos por vencer, apesar de tudo, e foi por isso q fomos campeões. Mas relembro apenas a vergonha q foi o SLB-corruptos dessa época com o Manitas de Trapo a tirar a bola de dentro da baliza após golaço de Petit e DOIS penaltys sobre Karadas no mesmo jogo e o célebre Penafiel-SLB, antes do decisivo SLB-verdes, em q o Proença amigo ROUBOU 4 penaltys a favor do Glorioso.

José Marinho disse...

Francamente, continuo sem perceber porque raio é que continuam a dizer que o Benfica foi levado ao colo, quando ganhou o campeonato, em 2005. É que, sinceramente, é mentira. É mentira. É mentira. Aliás, o Benfica não ganhou porque foi o menos mau, como se diz por aí. Ganhou porque foi o melhor. O MELHOR. Irra, que já mete dó esta tendência estalinista para o revisionismo histórico. A intoxicação sobre este tema jamais passará, porque durante o pior do regime estalinista houve de milhões de pessoas a tombar. Perante este facto do Benfica-justo-campeão-em-2005 há milhões de vozes que nunca deixarão passar esta mentira. O Benfica ganhou porque foi humilde, solidário e combativo. Porque soube desmembrar, por dentro, o famoso sistema, fê-lo implodir e tornou as coisas mais higiénicas na disputa da verdade. Foi por isto que o Benfica ganhou.

Anónimo disse...

E explicar essa regra a um lagarto? Ia-me chateando sem necessidade... Mas ao menos decidi que só discuto futebol com pessoas inteligentes: Adeptos do SLB.

André Leal disse...

É que é mesmo uma mentira desavergonhada essa de sermos levados ao colo! Só o jogo da Luz contra os corruptos e o jogo de Penafiel são totalmente esclarecedores. Só nessas duas vergonhas eram 6 ganhos relativamente aos corruptos (isto se só considerarmos o golo invalidado ao Petit, pois com o penalty claríssimo sobre o Karadas eram 9 os pontos ganhos).

Estou fartinho dessa conversa!

António Pista disse...

É possível disponibilizar um vídeo do programa?

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

jose disse...

Pa, ha lagartos que ainda choram baba e ranho que o Luisao fez falta sobre o Franganeiro mor no jogo do titulo. E isto depois de verem as imagens 100.000 vezes em todas as velocidades possiveis e imaginarias.

Nao vale a pena dicutir com pessoas de memoria selectiva

So me fazem lembrar o presidente o ministro da desimformacao do Iraque!

Anónimo disse...

Como será que um adepto sportinguista lida com aquela imagem dantesca protagonizada pela primeira figura hierárquica do seu clube?

Para quem não viu digo-vos que o espectáculo decorreu durante largos minutos, com o maior despudor, sem qualquer preocupação de ocultar a façanha.

Algarviu disse...

1. O Diabo emigrou
O Americano casou
O Ricardo basou
O Dexter calou
Sem desprimor para os "militantes", este blog tinha mais piada com aqueles estimados benfiquistas.
O Diabo emigrou para os States onde, como é sabido, a Net é de difícil acesso.
O Americano tem mais que fazer (agora que está quase a sair o Relatório e Contas espero que tenha um tempo para dizer algo senão ficamos à mercê do Forum Benfica - há sempre que ver os dois lados da moeda).
O Dexter está a guardar-se para algum resultado mais comprometedor (que eu sei que ele está, como eu, à espera que não aconteça).
O Ricardo nem no Estádio da Luz se deixa ver (será por causa do Maxi?...)
Um abraço a todos.

2. Estou a ver fantasmas ou será que o David Luiz está em todos os três golos que sofremos?!!

Anónimo disse...

pois os adeptos do sporting estão esquecidos do mergulho do Jardel em pleno estadio da luz. pois, se o Benfica tivesse ganho esse jogo, iriamos nós á UEFA e nao o fcp. e quem sabe, se o fcp nao teria ganho o que ganhou. e quem sabe se o mourinho sairia logo pela porta pequena se tivesse falhado o acesso á UEFA. são os chamados pequenos grandes pormenores.

Pedro disse...

Algarviu, eles estão ocupados mas certamente atentos.
:)

Anónimo disse...

Salvé Algarviu!

Unknown disse...

Três golos sofridos este campeonato para já.

David Luiz está nos três.

O Sidnei já merecia uma oportunidade.

André Leal disse...

Boas Algarviu!

Está nos 3 golos que sofremos e está no golo que não sofremos contra o Guimarães com 0-0.

marley disse...

Alguém viu o Trio de Ataque de ontem? Nãso há paciência para ouvir um senhor, que dá pelo nome de Rui Oliveira, defensor do Sporting,que não só, não sabe nada de regras de futebol,como teima, teima, teima até cansar em coisas que só ele não consegue ver, como aquela que não é jogo perigoso porque o pé não chega á cabeça do jogador. Palavra que se fosse eu a estar naquele painel(lagarto,lagarto)não sei bem o que teria dito!...Alguém conhece um bom oftalmologista que o veja? Não há pachorra!...
José Marinho estou completamente de acordo consigo. O Benfica não foi levado ao colo coisa nenhuma em 2004/2005.É MENTIIIIIIIRA!...
Saudações benfiquistas

joão carlos disse...

Para os Benfiquistas que ainda não estejam convencidos de que foi grande penalidade só vos peço que tenham em consideração o seguinte:
1-Sobre da justeza da grande penalidade o post é suficientemente claro.
2-quantas grande penalidades (a favor do Benfica) menos polémicas que está não foram assinaladas com claro prejuízo do Benfica (a do marítimo aqui incluída) e ninguém veio fazer esta escandaleira.
3- Quantas grandes penalidades (a favor dos nossos adversários) muito mais escandalosas que está vimos assinaladas sem que tenham feito este escarcéu.
4-Não se esqueçam de que em 2002/03 após 4 vitórias consecutivas nas primeiras 4 jornadas do campeonato com outros tantas grandes penalidades (uma em cada jogo) fizeram exactamente a mesma campanha (os mesmos de agora) que o Benfica andava a ser levado ao colo.

Portanto apelo aos menos convictos para que ainda defendam mais o Benfica porque a outra campanha funcionou a partir dai fomos constantemente prejudicados, não podemos ficar á sombra das boas exibições da equipa, não podemos é deixar passar está campanha. Lutem contra está campanha e os seus executantes mandem mail, protestem façam qualquer coisa.