blog

segunda-feira, abril 12, 2010

Ansiedade

Acredito que a maioria dos benfiquistas sente o mesmo que eu, uma enorme ansiedade pelos jogos que faltam para acabar o campeonato. Amanhã temos um derby cujos três pontos em disputa são de enorme importância para o atingir do objectivo principal da época do Glorioso. E conforme vão passando as horas a ansiedade vai aumentado. Não se trata de ter medo do adversário, de estar pessimista, mas simplesmente de estar ansioso para que o Benfica seja, matemáticamente, campeão nacional. As manobras escuras do sistema não param na tentativa de nos impedir de obter o sucesso pretendido e isso ajuda á minha ansiedade. Quero que a bola comece a rolar apesar de saber que os nervos subirão à estratoesfera. Mas quero que comece o jogo e que rapidamente acabe com os 3 pontos conquistados para o nosso clube. É bom ver que também há benfiquistas tranquilos, confiantes no sucesso e na conquista do título. Sabe bem ler/ouvir essas opiniões.

Eu quero é os três pontos, amanhã e depois em Coimbra. E depois na Luz novamente.
Ainda falta tanto!!!!!

34 comentários:

Calvin disse...

Tranquilo Pedro. Este campeonato já é nosso!! Não há equipa em Portugal para nos derrotar e o estranho é mesmo o futebolzinho miserável do Braga estar apenas a 6 pontos de distância. Mas deixar os corruptos fora da Champions só pode ser bom para nós no futuro próximo. Quanto ao jogo de amanhã a minha ideia é que o Zbording vai apenas jogar para não ser goleado. Veremos se se livram disso..

Unknown disse...

Mas qual ansiedade! É preciso é confiança! Somos os melhores, e com maior ou menor esforço, na 3ª feira vamos demonstrar isso mais uma vez!

CARREGA BENFICA!

M disse...

mortinho para que chegue a hora do jogo.......

João Bizarro disse...

Depois do discursozinho da Liga Europa e do excesso de jogos agora não há mesmo desculpa. Só os 3 pontos interessam e espero que o treinador já tenha inventado tudo o que tinha para inventar.

dezazucr disse...

Ansiedade existe sempre, mas acredito muito nesta equipa que durante o ano tem-se sempre mostrado superior até às manobras obscuras. Tentaram durante o ano todo, mas nunca o conseguiram. E o facto do braga continuar a ganhar mais razões nos darão no fim, pois sai-lhes o tiro pela culatra e para o ano nem porto nem braga na champions. Frustrante frustrante é terem sido eles, os próprios corruptos a proporcionarem isto.

Só espero que para o ano o Benfica volte a apostar forte no campeonato pois é aí que deve apostar. Já bastou o erro de há 4 anos atrás que valeu mais 4 títulos para a agremiação corrupta.

M disse...

caro joão....

o homem inventa desde inicio da epoca..inventou, apenas numa série de meses, um Benfica como muitos de nós só ouvimos contar....

equivocou-se nesta ultima invençao....dá la um pouco mais de credito ao homem.

e o discurso apos marselha na luz, de irmos marcar em França e tal, presumo que, apos termos eliminados os gajos, ja nao foi discurso menor, foi sim de campeao...

ninguem é imune a criticas, mas nesta altura, vamos la apoiar os gajos!!!

saudaçoes benfiquistas, estamso todos do mesmo lado...

Chama Imensa disse...

Não percebo a conversa de que o Sporting são favas contadas sinceramente. Nenhuma equipa até ao fim do campeonato quererá vencer-nos como eles e depois das provas dadas com porto (3-0) Everton (3-0 com a equipa quase toda a jogar) e as exibições com o Atlético, não percebo este excesso de confiança.
Amanhã eles vão ter 3 mil adeptos a torcer e vão querer muito estragar-nos as expectativas.

Apenas e só um grande Benfica poderá fazer com que a gente traga os 3 pontos. Acho que todos temos noção de que temos melhor equipa e melhores jogadores mas um derby é derby e as dificuldades aumentam.

Da nossa parte compete-nos apoiar do início ao fim e passar energia positiva para os nossos jogadores. Eu acredito na nossa vitória, SIM, mas não embandeiro em arco na vitória certa nem no campeonato que já está ganho.

Duas coisas foram muito bem ditas acima deste meu comentário: o sistema está a apertar; e não cometer a loucura que custou mais 4 campeonatos aos corruptos que foi a aposta na Champions pelo Koeman. O Benfica tem que se esforçar para ganhar este e para o ano ter condições de ser de novo o mais forte candidato.

Força Rapazes!

João Bizarro disse...

M, inventou.

Inventou um GR que devia ter continuado no Belenenses. Inventou uma defesa 75% nova num jogo daqueles. Inventou um Aimar a arrastar-se em campo quase até ao fim...

Um mérito de um ENORME Benfica ninguém lhe tira mas é bom que continue com os pezinhos assentes no chão porque a Taça da Liga até o Quique ganhou.

Chama, só mesmo um grande Benfica poderá arrecadar os 3 pontos. Este é o campeonato deles e vão dar tudo para nos roubar pontos e no fim fazer a festa com os amigos lá de cima.
Vai ser preciso mesmo um GRANDE Benfica.

Mr. Shankly disse...

perfeito, chama imensa. Eu não diria melhor.

Pedro Veloso disse...

João Bizarro mas quer comparar com a época do Quique? Não percebo essa do Jesus continuar com os pés assentes no chão, sinceramente. Agora é muito fácil falar depois da derrota, mas quase que aposto que à meia-hora de jogo estava a achar o Jesus um génio. Onde é que nos últimos (muito largos) anos tivemos mais alguém que chegava a Anfield ou estádio similar e colocava o Benfica com uma categoria enorme a jogar como jogou naqueles 30 minutos iniciais? Só o Jesus!!Temos que saber analisar as coisas com frieza, lembro-me dos 2-0 em 2005/2006 lá e aí passámos mas tivemos imensa sorte porque fomos massacrados! São as contingências do futebol, na quinta tivemos a estratégia certa, que ruiu devido a um erro individual. E não percebo também quem não compreende que a Liga é para o nosso Benfica ACTUALMENTE o mais importante, não aprenderam com a época do Koeman? A Liga Europa é muito bonita mas não dá domínio a nível nacional, que precisamos urgentemente de recuperar para enterrar o sistema de vez e rentabilizar o investimento que fizemos no plantel. Demos prioridade total à Liga, que vamos ganhar com classe, e fizemos muito bem. Se tivéssemos ganho os últimos dois ou três campeonatos de certeza que o jogo de Anfield teria sido prioritário em relação ao da Naval, mas assim não.

M disse...

caro joao, concordo com todas as palavras que me dirigiste.

inventou mal neste caso sim, mas tb inventou outras coisinhas porreiras ao longo da epoca....

assim de repente....coentrao a defesa, esquemas de jogo onde peças entram e saem sem quebra, re-inventou di maria...

pessoalmente, nao acho que altura alguma tenha deixado de ter os pes no chao....vamos la ver o que da isto amanha, sabendo de antemao que a epoca nao se esgota nem na taçao da cerveja, nem tampouco, no jogo de amanha

saudaçoes benfiquistas

João Bizarro disse...

Pedro Veloso, o que eu quis dizer foi que ainda não ganhamos nada para além de um troféu que até com o Quique conquistamos.
Eu por mim queria ganhar a Liga Europa e a Liga. E tínhamos tudo para o conseguir.
O resultado apesar daqueles números foi enganador. E não acho que foi só um erro individual. Foi esse e foram 3 erros colectivos. Sofrer 3 golos em contra-ataque, mesmo contra o Liverpool, é obra!!

M e Pedro Veloso, é essencial ganhar amanhã. Não quero ir ao Dragão a depender de uma vitória, até porque se o arranjinho já está como está, o que seria se eles pudessem apanhar-nos. Há que ganhar os outros jogos e deixa-los lá com as contas deles.

Helder disse...

Amanhã como sempre o Sporting vai fazer tudo que estiver ao seu alcance para derrotar o Benfica, ou pelo menos empatar! Já sei que para os lagartões ganhar ao Benfica é melhor que ser campeão mas o Benfica tem melhor equipa, tem melhor treinador e por isso se o Benfica estiver ao seu nivel vai ganhar o jogo (espero eu). E se no fim do jogo somarmos mais 3 pontos então aí sim, o campeonato fica 95% nas nossas mãos. Eu tb quero vir ao Dragão sem precisar de resultado nenhum! Quero assistir a esse jogo como nunca na minha vida assisti a um jogo contra o Porto, ou seja, sem stress.........issõ é fundamental!
João Bizarro, deixa de bater no JJ.....ele já nos deu tantas alegrias este ano.........olha a mim mostrou-me o melhor futebol que eu alguma vez o Benfica praticar. E há quantos e quantos anos os Benfiquistas não andavam tão contentes como andam agora? Eu tb queria ganhar a liga europa........mas o campeonato este ano é fundamental.

PS: É simplesmente vergonhoso o estádio não estar já esgotado para o jogo de amanhã!! Podem dar-me 1001 e uma razões para isso mas não dá para entender isto!!! Repito: Vergonhoso......

Pedro Veloso disse...

"O resultado apesar daqueles números foi enganador. E não acho que foi só um erro individual. Foi esse e foram 3 erros colectivos.".

Claro, o que eu quis dizer foi que houve um erro individual que virou o jogo. Depois o défice físico (e a classe do Liverpool)induziu esses erros colectivos.

pge disse...

Concordo totalmente com o Pedro Veloso.
Chego mesmo a não perceber esta maneira de ver futebol, o Jesus que já provou a sua competencia não se apercebeu de vários erros de algibeira que vários treinadores de bancada veem com toda a clarividencia...Tá bem tá.

Para mim o unico erro que aponto ao Jesus foi o discurso que antecedeu o jogo, foi daqueles discursos em que um gajo pensa "mhmhm isto não vai correr bem", mas foi a 1ª vez que lhe vi um mau discurso.

E para quem não quer dar importancia ao cansaço, gostava de saber porque o Torres foi poupado no campeonato que foi disputado não na 2ªF mas no Domingo.

Galaad disse...

O excesso de confiança dá sempre mau resultado. Já na primeira volta, "faziamos e aconteciamos, e iamos golear, e massacrar". No fim, empate. Os lagartos vão jogar a vida amanhã e sentem-se acossados, pelo que vão dar tudo. Acredito que podemos ganhar, mas é preciso respeitar o que nos tem caracterizado nesta época: humildade e respeito pelo adversário. Contra a Naval não tivémos durante 15 minutos e foi o que foi. E o sporting não é a Naval.

Sei que isto parece conversa de chacha, mas releiam o comentário e pensem. Pensem!!!

Ainda não ganhámos nada!!!


Esta euforia desmedida já eu vi quando recebemos o s+orting na Luz com o Koeman e toda a gente pensava, incluindo eu, que iamos dar-lhes uma tareia épica. No fim, levámos 3-1.

Repito: ainda não ganhámos nada. Podemos ganhar, acredito que sim, mas respeitem-nos. Se querem o Benfica Campeão!!!!!!!

pge disse...

Galaad, curioso falares desse derby do ano do Koeman...eu que raramente entro nestas euforias, nesse jogo praí aos 80min ainda tinha quase a certeza que íamos ganhar :)

É jogo de que nunca me hei-de esquecer.

Anónimo disse...

Sou leitor assíduo do vosso Blog e em primeiro lugar gostaria de sublinhar o excelente trabalho que vocês fazer dia após dia. Em segundo lugar devo dizer que sou um Benfiquista um pouco como tu, ando com uma ansiedade constante que por vezes até resultam em más noites de sono, mas ser Benfiquista é isto, é sofrer, é festejar e é puro orgulho! Enfim, a chama imensa. Abraços e continuações do excelente trabalho!

Chama Imensa disse...

Erguendo a voz, solto a bandeira, ser do Benfica, TODOS POR TI!

Este é o momento em que o Jesus devia mostrar o documentário da ESPN aos jogadores e o vídeo de aquele senhor de idade a chorar pelo Benfica. Hoje o Benfica vai ter o jogo mais importante da época e tem tudo para sair vencedor:

- Joga em casa
- Tem melhor equipa e melhores jogadores
- O jogo é apitado pelo único árbitro em Portugal que não me lembro de ter visto prejudicar o Benfica

Como vai vencer?

- Mostrando a humildade e respeito pelos adversários que mostrou até agora

- Lutando como tem lutado sempre até aqui e mostrando a vontade imensa de pôr o país de novo em reboliço

- E tendo nas bancadas adeptos que não se esqueçam que este ano fomos superiores a tudo o que nos foi sendo apontado desde não conseguirmos aguentar das pernas a não conseguir virar resultados.

Eu acredito nesta equipa como nunca acreditei em mais nenhuma porque nunca vi o Benfica tão forte. E isto faz-me pensar que vencendo um grande rival como o Sporting ficámos muito muito perto do nosso sonho. Um jogo de cada vez. Agora vamos tratar de apoiar muito a equipa de todos nós e acreditar que querem tanto quanto nós vencer este campeonato.

Força Benfica

Pedro disse...

Nunca tive tanta confiança antes de um jogo como nesse derby no ano de Koeman e verdade seja dita se o árbitro assinalasse aquele penalty nitido sobre o Nuno Gomes com 1-0 a nosso favor no marcador a história teria sido totalmente diferente.

Não compreendo as críticas a Jesus por causa de Júlio César...ele jogou a Liga Europa toda e falhou em Anfield, no último jogo.

Jesus tem feito um extraordinário trabalho no Glorioso que culminará, acredito, na conquista do nosso 32º título após uma campanha maravilhosa com futebol e atitude de encantar mas isso não o impede de cometer erros e ser criticado por isso. É futebol e tudo se discute, todos nós somos treinadores de bancada e não é por apontarmos um erro ao Jesus q não lhe reconheçemos o enorme e excelente trabalho que está a fazer na Luz.

Não estou eufórico. Não podemos ignorar o perigo de um leão ferido. Só ganhamos, acreditem nisso, se formos humildes e reconhecermos a enorme dificuldade deste jogo.

João Bizarro disse...

"...ele jogou a Liga Europa toda e falhou em Anfield, no último jogo. "


LOL. Pedro, até parece que só viste esse jogo. Rebobina lá a cassete para o jogo de Marselha...

André Leal disse...

Eh pá, vou dizer isto com um sapo na garganta mas, para quem viu ontem o "Dia Seguinte", concordo inteiramente com tudo o que disse o Verme Aguiar relativamente ao Benfica-Liverpool. Desde a análise às equipas até à análise à arbitragem, com aquela referência final ao que é que seria um lance como o do primeiro golo caso acontecesse contra o Benfica numa competição nacional.

Quanto ao jogo de hoje, lá teremos que ganhar, mas o empate ou a derrota não poderão ser encarados como uma tragédia. O Braga é que, apesar dos apesares, tem mostrado grande estofo e, mais uma vez, me fez falhar no vaticínio.

Pedro Villa disse...

O homem chama-se JESUS, mas como todos os humanos também tem o direito a falhar de vez em quando...

Aliás, quem dera que tivessemos sempre um "Jesus" como o actual, a treinar o SLB para a eternidade. Agora, tal como todos também falha, falha é menos...

Já estão a pensar despedir este e contratar outro Jesus (qualquer)?
Comentários anti-Jesus, numa altura destas, depois do que tem vindo a fazer até parecem comentários da concorrência para destabilizar...

João Bizarro disse...

"mas o empate ou a derrota não poderão ser encarados como uma tragédia."

Ui... Se o discurso já vai aqui o melhor é ter medo...

pge disse...

Pedro, mas quais foram propriamente os erros do Jesus?
Colocar o David Luiz a def esq.?
Primeiro não sabemos a necessidade de fazer descansar ou não o Coentrão para o termos em condições hoje e Peixoto estava lesionado.
Segundo, o Jesus poderá ter pensado perfeitamente que era necessário fechar melhor os flancos pois o Liverpool, parece-me, ter aí se calhar o seu ponto mais forte.
Terceiro, não é possivel ter David Luiz á esquerda e no centro, além disso sou apreciador do Sidnei.
E será assim tão certo que jogando Coentrão e o Maxi não perdiamos na mesma?

Obviamente as decisões não devem ter sido fáceis dadas as circunstancias (sobrecarga de jogos, jogos decisivos pro campeonato, falta de Saviola etc), mas alguém tem que as tomar, senão começamos a fazer os onzes de cada jogo por sondagem aos adeptos.

Com isto não estou a dizer que não se deve dar opiniões, o futebol é pouco isso, o que não percebo é as certezas absolutas que alguns têm.

André Leal disse...

lol

Não estou com medo, sinceramente. Mas são resultados possíveis e, caso aconteça algum deles, não quero ver lenços brancos ou assobios à equipa.

João Bizarro disse...

Da minha parte não há qualquer sentimento anti-treinador. Errou neste jogo, com já tinha errado em mais um ou 2. Como errou ao trazer um GR que só serve para o ultimo classificado desta liga.

O que eu quero é que não se entrem em euforias por causa da época que temos realizado até agora. Isto ainda não acabou.
Ainda me lembro de um campeonato em que o Magnunson acabou com 40 golos e fomos goleando por 7, 8 ou 9-0 e no fim acabamos em 2º - com ajudas exteriores para os outros, mas foi o que aconteceu.

Pedro disse...

João, em Marselha não me parece que o JC tenha tido muitas culpas. Foi mais azar q outra coisa, a bola bate no JC e vai cair nos pés do jogador q marcou o golo completamente isolado dentro da área. O JC impediu a bola de ir para a baliza como lhe competia...

pge, para mim o principal "erro" terá sido a não colocação de Airton a titular no ligar do estoirado Javier Garcia. Penso que foi por falta de pernas, completamente compreensível dada a época esgotante que tem tido, do médio espanhol que a equipa não conseguiu acompanhar as rápidas subidas do Liverpool. Um Javi a 100% e a subida dos centrais teria sido melhor compensada, penso que com Airton isso podia ter acontecido. Prefiro David Luiz a central e acredito q com a sua velocidade Torres não teria tanto espaço mas compreendo que Coentrão tb estivesse de rastos fisicamente. Com a lesão de Peixoto, Jesus não tinha muitas alternativas nesta questão. Aimar e Martins ao mesmo tempo com Aimar subido no terreno tb não me pareceu a melhor opção para este jogo.

Calvin disse...

Tenho lido algumas criticas à "euforia desmedida" de alguns benfiquistas. Aceito. Somos todos benfiquistas mas vivemos as emoções e gerimos a ansiedade de maneira diferente. Mas isso não faz dos cautelosos mais realistas do que os eufóricos. Pelo contrário, acho que os cautelosos partem, no meu ponto de vista, de 2 pressupostos errados: 1) O Sporting tem Vontade de nos derrotar 2) o Sporting tem Talento para nos derrotar. É óbvio para todos que os sportinguistas adorariam ganhar ao seu grande rival e vingar toda esta época de pesadelo que os fizemos viver. Acontece que não são os sócios do SCP que vão jogar, são jogadores vindos daqui e de acolá para quem esta rivalidade tem uma importância relativa. O que os motiva são títulos e esses já voaram. No que diz respeito ao talento, o Sporting é neste momento uma equipa vulgarissima e muito longe de ser a equipa mais forte que este ano já jogou na Catedral. Por isso realisticamente (digo eu) a Vontade e o Talento necessárias para as vitórias estão é do nosso lado e isso justifica a minha crença num resultado positivo. Podemos perder? claro..mas também podemos perder em casa com o Olhão (que luta para não descer)ou na Académica. Mas não é isso que receio. Vamos ganhar!!

pge disse...

Pedro e se tivesse posto o Airton e tivessemos perdido?
Iam dizer que alem de ter inventado no Guarda Redes, no Def. esq., no Def. Dir., também tinha inventado no trinco, não achas?

Em relação ao C Martins e Aimar, quem querias que jogasse? Sem Saviola, com Weldon acabado de se lesionar, só vejo o Eder Luiz (porque jogar em Anfield com Kardec e Cardozo não tou a ver) achas que seria aqui que fariamos a diferença?

Pedro disse...

"Pedro e se tivesse posto o Airton e tivessemos perdido?"

Claro, é uma possibilidade. Mas na minha opnião a decisão de Jesus seria correcta à mesma. Concerteza q para outros seria errada. Tal como agora, as opiniões divergem.

Penso que Aimar rende pouco naquela posição em contrapartida na vantagem q seria ele entrar fresco na segunda parte.

Unknown disse...

Porra! Mas vocês ainda estão a pensar em Liverpool??? Caguem lá nisso pá. O homem escolheu a equipa que achou que lhe dava + condições. Depois de correr mal, todos fazíamos diferente e melhor(eu também, obviamente), só que não somos nós que escolhemos...

@Helder - provavelmente o jogo ainda não está esgotado porque o tempo é de crise e vamos no 3º jogo "decisivo" seguido... (Braga, L'pool, Sporting)... ou então pq é mais caro ver o Sporting e a sua equipa de vedetas do que o Liverpool... ou porque entretanto foi a Páscoa e a malta gastou um pouco mais de dinheiro, ou porque o jogo é a uma 3ª feira e amanhã não é feriado... sei lá... há uma infinidade de razões...

Quanto ao excesso de confiança que alguns reclamam... eu cá quero e sei que vamos ganhar! Com maior ou menor dificuldade!

Anónimo disse...

Isto é simples:

VITÓRIA - Seremos campeões
EMPATE - Vamos ter luta até ao fim
DERROTA - Podemos deitar tudo a perder. fica tudo 50%/50%

FORÇA BENFICA!

Pedro Veloso disse...

"com aquela referência final ao que é que seria um lance como o do primeiro golo caso acontecesse contra o Benfica numa competição nacional."

André o que é que o Guilherme Aguiar quis dizer com isso? Não percebi. Obrigado.