blog

sexta-feira, março 23, 2012

Olhanense - SL Benfica: 0-0

Nem sei como começar a análise a um jogo tão mau do Benfica quando era obrigatório vencer para continuar a luta pela conquista do título...

Tenho que falar da inépcia cada vez mais óbvia de Jesus em conseguir vencer estes jogos, em dar a volta a estas equipas que se fecham nos seus campos. Teima em colocar apenas dois elementos no meio campo e dois avançados na frente onde a bola não chega. Na minha opinião devíamos ter jogado com apenas um avançado e Matic no meio ao lado de Witsel e Javi. Jesus não pensa assim e mais uma vez não conseguimos vencer um jogo contra uma equipa muito mais fraca que nós. Não fossem as arrancadas de Maxi e nem tínhamos dado sinal de vida na primeira parte. A segunda também não foi muito diferente com a continuação de um número absurdo de passes errados e com a agravante de Jesus, mais uma vez, colocar Aimar num relvado miserável para o lugar do lutador e aguerrido Nolito. Para piorar Pablo Aimar é expulso e o SLB joga a segunda parte quase toda com menos um elemento, num campo pesado, numa série de jogos seguidos de elevado nível de dificuldade o que dá imenso jeito. Claro que a partir daqui o jogo ficou practicamente condenado e novamente perdemos pontos num momento proibido de o fazer. Mais uma vez falhamos. Más decisões técnicas, péssima execução dos jogadores, falta de forças, garra inexistente. E mais uma vez se prova que no SL Benfica ninguém percebe (ou quer perceber) como é o futebol em Portugal porque os jogadores continuam sem perceber que têm que ter a cabeça fria e não entrar em conflitos com os adversários porque os árbitros não perdoam. Emerson repetiu a gracinha com um amarelo perfeitamente desnecessário e que podia ter, como na Luz contra os corruptos, custar muito caro no decorrer do jogo.

Enquanto Maxi teve forças foi o único que mostrou vontade e qualidade. Nélson Oliveira é um lutador mas tem de aprender muito ainda para focalizar essa luta em termos objectivos para a equipa. De resto...mau, muito mau. Javi com passes falhados uns atrás dos outros, os centrais péssimos na colocação da bola, Gaitan como costume, Emerson do pior que se viu. Enfim...muito mau mesmo. E Saviola, foda-se, que falhanço foi aquele?

Sei que os benfiquistas irão falar muito da expulsão e Jesus já deu o mote. Eu não irei nessa onda porque no lance corrido, da forma como Aimar bate no jogador do Olhanense, é perfeitamente natural que o árbitro pense em agressão. Na repetição vê-se que Aimar toca na bola e a perna ressalta (quem já deu um chute numa bola ao mesmo tempo que outro jogador, sabe perfeitamente que a perna salta, a bola faz de mola) mas no lance corrido, na posição do árbitro, aceito que ele tenha visto uma agressão. Agora, e é aqui que o SLB tem de agir, a comissão disciplinar tem que perceber que não foi agressão, as imagens mostram, e não punir o jogador. É aqui que o Benfica tem de saber agir. De resto há um lance na área do Olhanense que não é o cabeceamento de Luisão já no final mas outro lance, em que parece que a bola bate no braço do jogador da casa mas sem repetições não deu para confirmar.

Foi mau, muito mau. E lá se foi o incremento de moral que a vitória de terça poderia ter dado à equipa. É angustiante ver tanto ponto desperdiçado. É de chorar quando vemos onde estamos e onde poderíamos estar. E muito por culpa própria, muito mesmo. O jogo de hoje demonstra que dificilmente teremos pedalada para este ciclo de jogos. Falhámos anteriormente quando se aproximou o momento de decisão do campeonato. A incompetência dos corruptos deu-nos nova vida, nova esperança e, mais uma vez, desperdiçamos a oportunidade. Assim não dá. Com este plantel, com esta qualidade, com este investimento é inaceitável que se perca uma vantagem de 5 pontos e que não se consiga dar a volta a um Olhanense que está privada de alguns dos seus titulares. Isto é brincar ao futebol. E que não se use a expulsão de Aimar para abafar esta situação que não é de agora, já vem da época passada.

Felizmente haverá benfiquistas que irão continuar a acreditar e serão capazes de contagiar muitos outros com a sua crença. Eu não serei um dos que acredita mas espero ser contagiado. Infelizmente já tenho muitos anos disto e sei como as coisas funcionam. Acreditem ou não, quando o Jardel falha aquele cabeceamento logo no início da partida disse para mim um irritante "já fomos". Com aquela táctica contra uma equipa destas falhar uma oportunidade tão clara é morte certa quase sempre...infelizmente, mais uma vez, acertei..

Terça feira lá estarei. CARREGA BENFICA!!

PS: Saviola, foda-se!!!!!!!

19 comentários:

John Wakefield disse...

Creio que o Benfica hoje disse adeus ao campeonato e deve tal fracasso:

1- à direcção - que deixou que os outros pressionassem as arbitragens e desde o choradinho do Vítor Pereira em Barcelos que o Benfica foi severamente prejudicado (Académica-Benfica, Benfica-Porto e Olhanense-Benfica), sendo Jorge Jesus o único elemento do Benfica que reagiu.

2- ao treinador - que, para além de opções bizarras noutros jogos, hoje voltou a inventar, não colocando o Aimar de início...

Aqui há uns tempos tinha uma opinião mais moderada, mas hoje sou completamente contra a renovação do contrato com a Olivedesportos que é apenas uma arma utilizada pelos dragões para pressionarem as arbitragens e darem a entender que o Benfica é mais beneficiado que o Porto.

ps: Isto não invalida o mau jogo do Benfica, mas a verdade é que o sr João Capela já tinha expulso o Cardozo por muito menos no jogo com o Sporting, mas também aí ninguém se queixou...

Anónimo disse...

O JJ esta ainda muito cru.

Miguel A. disse...

Pedro, subscrevo o post. Não percebo como é que uma equipa que vem de uma vitória moralizadora contra os corruptos entra em campo, num jogo decisivo, com uma atitude de "deixa andar que a gente depois marca." Não perdemos o campeonato só aqui. Ter cinco pontos de avanço e desperdiçá-los assim... nem sei o que diga. Para se ser campeão é preciso entrar-se em cada jogo com atitude vencedora, e nós não entrámos assim. Demos 45 minutos de avanço, mais uma vez.

Abraço

Anónimo disse...

Por acaso achei isso no cabeceamento do Javi.

Mas curiosamente, até ao lance do Saviola, acreditei na vitória.

Pusemo-nos a jeito, e Aimar tem de evitar aquilo. O gajo nunca iria perdoar.

Jesus não faz trabalho de casa nestes jogos, e como dizes, não é de agora.

Mas o pior é aquela insistência doentia em Emerson. Diz muito dele como treinador.

A equipa vive das individualidades, este ano mais do que nos dois anos anterios, onde se viu bom futebol de forma consistente.

Este ano tem sido uma desgraça e só a classe de alguns tem disfarçado.

O campeonato continua. Se não for o primeiro lugar, tem de ser o segundo, não pode haver toalhas ao chão. Isso seria inadmissível.

André disse...

Enquanto desculpabilizarmos os nossos insucessos SÓ com as arbitragens, o Benfica nunca dará o tal passo de afirmação que necessita para se isolar dos nossos rivais. É incompreensível o nível de jogo que temos apresentado nos últimos jogos! Após a vitória categórica frente ao Nacional, nunca mais tivemos uma exibição convincente. E o responsável é um: JJ. Mau planeamento e má gestão do plantel, tácticas absurdas e claro, é impossível ser campeão com uma ala defensiva coxa e jogar uma época inteira sem extremos puros que façam estragos nas laterais (tirando o Maxi).

rudolfodias disse...

Puta que pariu o 2º lugar , prefiro ficar em terceiro e que o braga ganhe o campeonato

SLB4EVER disse...

Hoje mais de que o JJ a culpa deve-se aos jogadores. Metade deles estava já com a cabeça na champions e depois deu este jogo de merda! O javi este ao nível do Emersom, que por sua vez esteve ao seu nível mais valia sim ter jogado o Matic em vez do javi pq a Olhanense fez o jogo do autocarro estacionado.
A expulsão do Aimar não concordo que agora o queiram desculpabilizar, fezendo mola ou não ele no ultimo momento faz o movimento naquela direcção e dá no outro, no mínimo podia ter evitado acertar da maneira que foi, para enterrar mais valia ter ficado no banco pq simplesmente o gesto dele não é admissível, muito menos em um jogador com a sua experiencia e com a sua expulsão decidiu o resultado do jogo. Não bastou contra o porko ter feito um monte de passes disparatados, hj tinha q fazer pior, não estou a gostar nada, algo se passa.
Para mim hj ficou demonstrado que a equipa se não tiver os adeptos para a levar ao colo fica aquém na ambição e seriedade com que deveria encarar todos os jogos. Esta brincadeira de antes dos jogos europeus ñ jogarem nada já farta, faz-me quase preferir que tivéssemos sido eliminados, pq não troco uns quartos ou meias pelo campeonato nacional.
Bem vamos ver o que isto vai dar mas ou os jogadores atinam e o treinador tb ou arriscam-se a ficar em 3º lugar pq podem contar com a apaf para levar ao colo os curruptos e seus aprendizes até ao final do campeonato.

Pedro disse...

"Para mim hj ficou demonstrado que a equipa se não tiver os adeptos para a levar ao colo fica aquém na ambição e seriedade com que deveria encarar todos os jogos."

Prontos...com esta é que os yes-men vêm aí reclamar apoio, que temos de apoiar e apoiar e nem uma críticazinha...só apoiar. ☺☺☺

É desta que dizem que somos os culpados de a equipa ter perdido 10 pontos em 5 jogos... ☺

Anónimo disse...

e o Cardozo? quem é craque não sabe jogar mal

Pedro disse...

Que tem Cardozo?

joão carlos disse...

Não adiantar vir com discurso de que é jogo importantíssimo e que a prioridade é o campeonato quando a pratica é precisamente o contrario mais tempo de descanso três dias para a champions contra apenas dois para este jogo, precisamente o contrario daquilo que fizemos á dois anos antes do jogo com o Liverpool, e deixar a descansar um dos principais jogadores da equipa depois não há discurso de motivação que valha.
Eu não acreditava em quem dizia que este treinador fazia de propósito para perder mas começo a acreditar só assim se percebe como é que na segunda parte deixamos o lado esquerdo apenas entregue a um defesa que nem sequer ataca isto perante o lado defensivo mais fraco do nosso adversário que sobretudo na segunda parte viveu sempre de situações de recurso.

Pelo terceiro anos consecutivo empatamos neste campo sempre com uma expulsão, já sabemos que vamos ser roubado não percebo como é que não se prepara a equipa para isso.
Mais uma vez não são os outros que nos derrotam somos nós próprios que nos deixamos derrotar perder cinco pontos de avanço é uma derrota auto infligida depois não conseguimos tirar partido dos nossos adversários directos os dois virem de derrota e somos nós que ao não vencermos vamos dar alento a quem não o tem.

Hoje perdemos o segundo lugar o campeonato perdemo-lo em guimarães e coimbra é um escândalo este plantel ficar em terceiro.

SC disse...

Totalmente de acordo com o que escreveu o André.
Péssima planificação do plantel!!!
Nao ha um extremo puro..não temos outro jogador com as caracteristicas de Witsel,não ha uma alternativa ao Maxi.
Temos avançados a mais,o lado esquerdo da defesa é todo ele paupérrimo em qualidade.
Para mim continuamos a ter muitos jogadores medianos,bons..não mais do que isso,e isso não chega.

joão carlos disse...

SLB4EVER não concordo nem com a opinião que tem sobre o Aimar ele entrou a uma bola dividida, os outros não entraram e estamos aqui a critica-los por falta de atitude, e no máximo e já é muito seria amarelo nunca vermelho, alias na primeira parte existe um lance idêntico em que o toy acerta com a sola da bota na barriga do Jardel depois de um lance dividido e aí nem amarelo levou, nem com a tua opinião que a equipa não joga nada antes dos jogos europeus, antes do jogo na russia fizemos a melhor exibição da época e no outro não perdemos por causa de jogar-mos mal por isso não vejo a relação que falas.

SLB4EVER disse...

Pedro, sabes bem que não é nesse sentido e o apoiar de que falo é o apoiar que os 'obriga' a encarar cada jogo com a seriedade devida, hoje (ontem) queria lá saber do Chelsea e era isso que eles tb deviam pensar. Infelizmente viu-se que muitos só estavam de corpo neste jogo, a cabeça a pensar já no outro, é assim que se perdem campeonatos e depois de já termos vacilado era imperioso não perder mais pontos.
Tb se pode dizer q ter antecipado este jogo para sexta tb pode ter dado a ideia (qt a mim errada) de que o jogo da champions era mais importante. Não deixa de ser cruel a maneira com que a equipa tropeça novamente depois de deslize alheio que nos fez acreditar de novo.

vb disse...

Como diz o outro:
"Tenham juízo, é vergonhoso
Assobiar o Oscar Cardozo"

Messi? Temos pena, só há um, Ronaldo, ops, só um também,etc,etc,etc
Ainda vão chorar muito pelo "coxo"

Pedro disse...

SLB, eu sei. Estava só a descomprimir um pouco lembram-do-me daqueles estarolas para quem está tudo bem e que dizem q temos é de calar e apoiar. ☺

Jesus só pensa na Champions ainda para mais depois de dizer q preferia o Chelsea. Ele vai fazer tudo para eliminar os ingleses. Quer lá saber do resto...e no SLB pelos vistos tb ninguém se preocupa.

Mas não aceito que não se vença uma Olhanense desfalcada por se jogar na sexta e não no sábado. Isso não pode ser desculpa para este plantel do Sport Lisboa e Benfica...

João Bizarro disse...

Não jogamos a ponta dum corno de que vale queixar-nos de Capelas e Proenças. Quem nos lixou o campeonato foi o génio da táctica que deve querer ganhar a Champions. Podes ir carregando o FM, JJ.

Por outro lado que merdas de equipas são estas que com a época salva fazem um jogo destes contra 10??? E ainda querem alargar esta merda de liga? Isto com 10 equipas já era um abuso.

camund disse...

Não tivemos capacidade física e mental para criar desequilíbrios e oportunidades de marcar. Pouca rotação de jogadores que nos deixa agora com uma equipa cansada e descrente em relação ao título e com segundo lugar em risco. Matic devia ter jogado (javi e witsel sem frescura física para pressionar e ganhar bolas, bem na circulação mas sem resultados), N Oliveira tem um raio de acção q se sobrepõe ao Cardozo, campos nestas condições estes dois não são a melhor opção principalmente se não há capacidade de criar desequilíbrios laterais e meter bolas na área. L martins devia estar no banco, rápido, centra bem e podia ser útil p criar desiquilíbrios do lado esquerdo. Claro q falar agora é fácil, mas não jogaria com este 11, não para o poupar p o Chelsea mas porque muitos denotaram falta de frescura física e mental para suportar mais uma arbitragem ao nível das últimas...não marcar faltas sobre os do benfica até destabilizar e deixar os adversários entrar duro sem punição disciplinar. As declarações do maxi vêm mostrar que até ele já esta afectado por isto tudo, os jogadores são humanos e quando estão bem pode ser contra tudo e contra todos, quando não estão isso fica mais difícil...
Para mim o erro de planificação foi Janeiro...deixamos sair um médio mto versátil p equilíbrios e rotação de jogadores e um extremo rápido e q podia outro tipo de desiquilibrios a equipas fechadas. Agora há que vencer sem sofrer golos o chelsea e ganhar ao braga! desistir nunca! Isso é uma vitória para os os antis!

Redceltic disse...

2 pontos essenciais:
1o- Não temos extremos
2o- JJ devia ter saído o ano passado.

passando a explicar: somos tv a unica equipa sem extremos puros no campeonato portugues e so nao temos pq nao queremos: melga anda a marcar golos no paços e urreta a marcar no guimarães... JJ preferiu o lesionado djaló q um destes... gaitan é medio ofensivo e nao extremo, bruno cesar é 10 ou 8, enzo foi dispensado e nolito é o unico que funciona mais ou menos no lugar, mas tem uma carreira inteira de jogo num estilo tipo barcelona onde os 3 avançados estao em todo o lado e nao sao propriamente extremos puros.
relativamente à 2a questao, JJ ja o ano passado demosntrou de forma clara que incute medo nos jogadores contra certas equipas: porto, braga e guimaraes... nem a este olhanense conseguiu ganhar ainda... tem coisas boas, mas so quer um numero minimo de medios puros e so medios atacantes e avançados tb nao querendo extremos... teve dois somente no benfica: di maria e salvio.

no inicio de epoca tinhamos para o meio campo: javi, airton, nuno coelho, andre almeida, miguel rosa, matic, david simao, carlos martins, aimar, leandro pimenta, ruben amorim... chegamos a altura decisiva da epoca com 4+1 so para fazer numero... joga-se de 4 em dias e os medios sao sempre os mesmos... obvio que nao aguentam o desgaste. vergonhoso