blog

domingo, fevereiro 10, 2013

Nacional - SL Benfica: 2-2

Andavam os benfiquistas a fazer contas sobre onde o rival podia perder pontos e eis que o Jorge Jesus resolve ajudar a discussão e demonstrar, como tem sido hábito, que falta pedalada para ser Campeão.

Não percebo como no Benfica continua-se a descurar as particularidades do nosso campeonato nacional. Proença é nomeado para um jogo do Benfica e ninguém diz nada e sendo esse jogo na Madeira, contra o Nacional, ainda mais espanto causa o silêncio dos nossos responsáveis. E depois em campo este Nacional dá tudo contra nós. É assim que tem de ser, não é isso que está em causa, simplesmente, não tem esta aplicação noutros jogos. E ninguém no Glorioso parece perceber isso, estas particularidades da nossa liga. Juntando isso a um treinador que erra demasiadas vezes é practicamente impossível esperar por milagres e com uma campanha imaculada da equipa. E, nesta fase, para sermos campeões, precisávamos mesmo dessa campanha imaculada. Quem me lê sabe que nunca tive grandes esperanças e o jogo de hoje mostra bem o porquê. 

Jesus voltou a errar. Muito. Rodrigo tem sido uma nulidade e mesmo assim tem merecido confiança do treinador. Esta bipolaridade de Jesus para com certos jogadores é surreal, trucida uns que jogam à brava e dá todo o apoio a quem nada faz em campo. Entrada fortíssima do Nacional que nos apanha à toa e aos 5 minutos marca golo e obriga-nos a ir correr atrás do prejuízo. Com Matic a regressar cheio de força e Enzo a conseguir pautar o jogo a intensidade da pressão permite a reviravolta e o controlo do jogo até ao intervalo. Jesus mexe na equipa e mete Gaitan no meio por troca com Rodrigo. Nada a apontar excepto que devia ter sido assim desde o primeiro minuto. Do nada o Nacional consegue fazer 2-2 e Jesus no alto da sua sapiência tira o melhor em campo, Urreta e passa Gaitan para ala apesar de estar a jogar muito bem no meio. Resultado disto foi um decréscimo de qualidade do nosso futebol até porque Sálvio estava péssimo e sem conseguir meter uma bola decente nos colegas. Salvou-se o instinto goleador de Cardozo que por duas vezes obrigou o guarda redes do Nacional a evitar dois golos. E claro, a já famosa substituição de Jesus aos 90 minutos quando o SLB não está a vencer. Fabuloso. Quatro milhões por isto. Excelente.

Artur, definitivamente, perdeu a sorte que o acompanhava e as suas falhas estão a custar golos e pontos ao Benfica. Sálvio demasiado mau para ficar os 90 minutos em campo enquanto que Urreta é substituido. Enorme regresso de Matic e belo jogo de Enzo.

A ajudar a festa Cardozo que estava tão bem perde a cabeça e pontapeia um adversário que não lhe estava a dar a bola. Que dizer? Já não é a primeira nem a segunda vez que Cardozo é expulso por motivos destes. Poucos o defendem como eu o defendo e ainda hoje mostrou que é o nosso homem golo, é o nosso jogador que tem faro de baliza e mais perto está de marcar um golo. Mas assim não. Assim não. Proença fez o que tinha a fazer, vermelho a Cardozo e amarelo ao jogador do Nacional por segurar a bola. A expulsão do Matic é que foi à Proença. Devia estar em brasa da garrafa que levou na cabeça. Não vi um lance que falam sobre Gaitan. Tirando esse lance, até à expulsão de Matic, terá sido a melhor arbitragem que vi de Proença. Não foi por ele que perdemos dois pontos.

Num campeonato tão equilibrado os pormenores fazem a diferença e esses pormenores normalmente custam-nos caro, muito caro. São erros dos árbitros e erros próprios. Erros que a outros são tolerados porque são atenuados por uma qualquer razão, a nós, os erros resultam nisto, em perda de pontos e de títulos. Não é um atirar a toalha ao chão, é um repetir tudo o que vem sido dito porque os erros repetem-se jornada após jornada. Não é concebível que um treinador tão bem pago e tão bem "visto" pelos benfiquistas cometa tantos erros tantas vezes.

A conversa que estou a ler no Facebook de que Jesus é que é e antes dele o Benfica era um deserto e que ele dá imenso dinheiro ao Benfica e tal já a oiço, bastas vezes, de há duas épocas esta parte com apenas a Taça da Liga para aconchegar o nosso Museu. Mudem o disco, se faz favor.

CARREGA BENFICA!

10 comentários:

joão carlos disse...

Todos nós prevemos que neste jogo bastava darmos o flanco que iríamos ser roubados mais uma vez nenhum dirigente alertou ou fez alguma coisa para que não viesse a acontecer e parece que nem os jogadores avisamos que hoje não podíamos cometer nenhum erro tínhamos de ser perfeitos.

Absolutamente brilhante a segunda substituição tirar o melhor jogador em campo e que desde o momento do golo que marcou tudo o que fazia lhe saia bem em contrapartida ao extremo direito que hoje nada lhe saiu bem é de facto de mestre da táctica.

Já tínhamos desperdiçado a oportunidade, de ao vencer o nosso adversário directo, de colocarmos pressão sobre eles e ter alguma margem de manobra agora com esta derrota e eles em vantagem já não a vão desperdiçar e se somarmos a isso a amostra que tivemos no final do jogo vão aproveitar todas as hipóteses e mais algumas para nos deitarem ainda mais abaixo este é o inicio de mais uma época falhada.

SLB4EVER disse...

Concordo com grande parte, o JJ hoje voltou á carga, 2ª volta, competições europeias á porta e aí estão os velhos hábitos a aparecer.
A substituição do Urreta é daquelas coisas que me tiram mesmo do sério, de longe o nosso melhor jogador em campo e em vez de tirar o inexistente Sávio tem que sair o Urreta porque lhe apetece, depois disso jogadas de perigo pelas alas praticamente não aconteceram, brilhante, é de mestre!
Discordo acerca do Enzo ele como o Sálvio está mal fisicamente e isso notou-se na recta final, o meio campo precisava de pernas frescas (Andre Gomes), o Matic não dá para tudo.
O Lance do Cardozo é para amarelo, vermelho é só porque é o Proença e o SLB, Matic nem é preciso dizer nada, uma decisão mais que grosseira que nos prejudica.
O JJ a voltar ás suas barbaridades, se insistir não me admiro que a equipa vá ser enxovalhada na alemanha e que entregue o campeonato muito rápido, filmes já vistos e revistos que só ele quer fazer de conta que não ve, embora diga que aprende com os erros, ele tem que jogar com os que estão melhores e não com vacas sagradas e protegidos em sub rendimento mas é a hora do amador ou q?
Deserto era a carreira do JJ antes de chegar ao SLB mas brincamos?

John Wakefield disse...

Eu defendi recentemente o JJ porque tem feito milagres com um plantel que não é o mais equilibrado dos últimos anos.
Hoje, não o posso fazer. Inventou bastante! Colocou Luisinho que, apesar do auto-golo que conseguiu forçar para a equipa, não é jogador para o Benfica.
Rodrigo vai ter de novo oportunidades nos próximos jogos (devido à expulsão de Tacuara), mas não merece ser titular neste momento. Está em baixo de forma.
Urreta foi a única surpresa no onze que resultou. Sim, o extremo uruguaio mostrou vontade e fez um golaço de encher o olho.
Artur volta a falhar de novo em tão pouco tempo (é a 3ª ou 4ª vez que falha nos últimos 2 meses!). O que se passa?

PS: Quanto à arbitragem, não creio que tivesse influência no resultado. O Cardozo não pode agir daquela forma e depois escusava de agarrar o árbitro. Vai apanhar 3 ou 4 jogos de suspensão... Que sirva de reflexão!
Quanto ao Matic, expulso no minuto final, discordo - foi o único erro crasso desta arbitragem, embora sem interferência no resultado. Houve sim teatro do jogador do Nacional que fingiu uma lesão facial. As imagens provam que não houve agressão... Só lamento que Matic não possa jogar com a Académica, mas só deverá apanhar 1 jogo, aliás, o castigo deveria ser revogado, mas isso não acontece aqui...

PS: Com o Leverkusen, vamos ter que fazer mais, muito mais...

RockDaLinha disse...

o que mais me custa é não ver o André Gomes ou Miguel Rosa a jogar no Benfica e depois vejo Rodrigos e Urretas no 11. Já sem contar com Aimar e Martins, já nem tenho palavras para descrever o que estes fazem no Benfica.

Artur e Salvio, como é possivel fazer um jogo tao miseravel? Porque é que os fazem acreditar que jogam sempre? Será do treinador?
O Cardozo já não aprende, too late
O Luisinho...fraquinho, fraquissimo...

Sai o picanhas e o nolito, fica o Aimar e Carlos Martins e depois vamos reforçar a equipa B que não serve para nada...
enfim, assim fica dificil

Morgado disse...

O que vale é que os cabeçudos também emapataram... O lance do Matic é uma palhaçada... e no do Cardozo, um amarelo não ficava mal pq foi em resposta ao gajo do Nacional que não largava a bola...

Não jogamos nada de especial mas tivemos oportunidades para ganhar. O problema é que nunca vi nenhuma equipa sem meio campo ganhar um campeonato...

Rafael Ortega disse...

2 pontos:

-> dá-me vontade de chamar tudo aos energúmeros que dizem que a com. social é "do Benfica". Com 90 segundos para mostrar, as televisões preferem mostrar 4 golos falhados do que um penalti do tamanho da ilha da Madeira cometido sobre o Gaitán. Assim se branqueia uma arbitragem miserável.

-> o jogador do Nacional Marçal ofi expulso porque o Proença percebeu que fez asneira em expulsar o Cardozo e quis compensar. Duvido que um jogador amarelado visse 2º amarelo por perder tempo. Isso é com outras equipas...

Gandy disse...

Pensava que só o guilherme aguiar e o dias ferreira iam concordar com a expulsão do Cardozo e mesmo assim à benfiquistas que dissem que é bem expulso!!!

Onde é que Cardozo tem atitude para vermelho. Pontapeia um adversário!!! Não vejo na atitude do Cardozo uma agressão, nem de perto nem de longe. Um amarelo, pura e simplesmente chegavam. Aposto que se fosse um jogador com uma camisola ás riscas nem amarelo levava!!!!

Luís disse...

O penalti sobre o Gaitan só não é marcado porque o Dr. Proença não quis.
Já noutro estádio as coisas foram um bocado diferentes. Mas nem assim...
No final são coisas que fazem diferença. Ou querem-me convencer que o Dr. Vitor é melhor que o Jesus?

Anónimo disse...

Deste jogo, gostaria de falar de várias coisas.
Cardozo foi bem expulso e pós-se a jeito para um castigo severo. Pelos vistos, não se aprendeu nada com o caso Luisão.
Artur, de há uns tempos para cá deu alguns "robertazos". Parece afectado pelo síndroma do artista de Saragoça.
Não percebo porque é que Gaitan não fez parte do onze, o Luisinho é mt limitado e não dá para jogos mais exigentes(o Carole devia ter uma oportunidade).
Não entendo pq é que Martins e Aimar não são convocados para, pelo menos, irem para o banco de suplentes e ajudarem a equipa.
Ontem, davam jeito na gestão e controlo do jogo e fazerem com que a equipa tivesse bola, algo que o Benfica não sabe fazer frente a equipas mais complicadas.
Só servem para os Libolos desta vida....
Tudo isto cheira a filme já visto(ver a visita a Vila do Conde na época passada).
Reconheço algumas qualidades a Jorge Jesus, mas isso não chega, é preciso ganhar títulos e competições importantes e não cometer sempre os mesmos erros.
JJ está cada vez mais parecido com Wenger e por este andar o Benfica assemelha-se ao Arsenal: Joga bonito, mas não ganha nada.
Jesus só deve renovar se ganhar o campeonato.
Espero apenas que, caso o actual treinador não seja campeão este ano, o próximo seja melhor que Jesus.
A.P.

Anónimo disse...

Por partes.
Cardozo: diria que em 95% das ocorrências similares (disputa de bola para que a reposição seja mais rápida) os ábitros mostram amarelo. Proença vai pelo critério mais largo porque... é o Benfica;
Matic: até ao momento (24 horas depois do jogo) ainda não apareceu uma imagem que confirme que houve agressão. Erro de Proença. Mais um a juntar à vastíssima lista;
Proença: ficou de cabeça perdida com o puxão de Cardozo e garrafa nas costas. Vê-se bem nas imagens. Tinha-se controlado e conseguido os objectivos minimos - expulsão de Cardoso escudado em "critérios rigorosos", mas aquele puxão trouxe a raiva à superficie. Com Matic, e mais uma vez as imagens são elucidativas, já é o Proença sem artifícios a actuar.
Em tudo isto, e como já li em algum lado, há uma coisa boa: Proença não volta a apitar o Benfica este ano. Não tem condições, e seria uma afronta aberta ao Benfica o Vitor Pereira voltar a nomeá-lo.