blog

terça-feira, junho 24, 2008

Contratações...

Muita tinta tem corrido, como é habitual nestas alturas, sobre as possiveis contratações do Benfica. Mas, ao contrário de outros tempos, existe uma grande pressão entre os benfiquistas sobre as mesmas e isso deve-se aos conturbados tempos que o futebol do Benfica atravessa. Dezenas de nomes são avançados pela imprensa alimentando esperanças que depois caiem por terra com a não confirmação ou ida para outros clubes. Isto é normal no mundo do futebol (ainda recentemente o Arsenal disse que não vendia o Adebayor por ouro nenhum e parece que já o vendeu ao Barcelona por 27 milhões).

Rui Costa tem uma tarefa muito dificil que é reforçar a equipa mantendo o nível de exigência que os benfiquistas lhe cobram. Se uns lhe dão tolerância já outros são exigentes e querem resultados imediatos e de grande nível. No fundo todos nós queremos o mesmo mas, infelizmente, só alguns é que terão consciência plena do contexto em que o director desportivo de um clube em Portugal vive. É fácil falar que se quer este ou aquele jogador e fazer propostas não custa nada. O dificil é fazer com que os jogadores aceitem vir para Portugal e para o Benfica. Se forem jogadores sem nome e com pouco mercado não custa, mas se forem jogadores como Aimar ou Soldado a coisa muda de figura.

O Benfica o que é que oferece? Um bom ordenado mas aquém do que qualquer clube de meio da tabela de Espanha, Itália ou Inglaterra oferece ou ainda muito aquém das loucuras que se practicam na Grécia ou Rússia actualmente. Oferece a possibilidade de jogar num clube histórico, com milhões de adeptos apaixonados e que luta por títulos, mas que participa numa competição menor, de fraca visibilidade. E para agravar está afastado do grande palco da Champions. Portanto a missão de Rui Costa não é fácil, ainda para mais quando tem que se deparar com inimigos que tudo fazem para destabilizar e interromper as negociações. Mesmo assim, com todas estas adversidades, Rui Costa tem estado sereno, longe dos holofotes, a trabalhar nos bastidores e em contactos com jogadores de qualidade. Claro que podemos gostar mais de uns ou de outros mas não podemos negar que os contactos mais sérios têm sido por jogadores de qualidade. A tudo o que o Benfica pode oferecer Rui Costa junta a sua presença, o seu carisma, o seu projecto.

Será isto suficiente? Para muitos concerteza que não. Para muitos até seria muito aliciante vir para o Benfica e lutar por títulos mas o dinheiro ao fim do mês acaba por falar mais alto, uma competição mais forte e visível fala mais alto. Começar já a disparar contra o novo Director Desportivo do Benfica sem ter em conta todo este contexto é, na minha opnião, muito injusto. É sensato dar tempo a que Rui Costa, juntamente com Quique Flores, trabalhem para construir um plantel e uma equipa que possa voltar a nos dar alegrias que é o que todos queremos. Venha quem vier temos que saber dar tempo para se ambientarem e mostrarem as suas credenciais, sejam eles Aimares ou Yebdas. Todos precisam de tempo.

É perfeitamente natural que o Benfica falhe contratações de grandes jogadores. É bom que percebam isso. Não estamos em igualdade com as grandes Ligas Europeias.

28 comentários:

John Billy #37 disse...

"Mesmo assim, com todas estas adversidades, Rui Costa tem estado sereno, longe dos holofotes, a trabalhar nos bastidores e em contactos com jogadores de qualidade. Claro que podemos gostar mais de uns ou de outros mas não podemos negar que os contactos mais sérios têm sido por jogadores de qualidade. A tudo o que o Benfica pode oferecer Rui Costa junta a sua presença, o seu carisma, o seu projecto."

Como sabes isso? Se for para criticar temos que esperar pelos resultados, mas se for para elogiar já não é preciso esperar nada?

Anónimo disse...

Uma análise serena e justa.

Anónimo disse...

Continuem de olhos BEM FECHADOS e depois venham cá queixar-se. Nada que eu (uma vez mais...) não tivesse alertado a tempo e horas:


Daniel Ramón Delgado, empresário de Cristian Rodríguez, não tem dúvidas em afirmar que foi a falta de celeridade do Benfica que acabou por trazer o seu jogador para o FCPorto.

“Estivemos em negociações com eles durante cinco meses, enquanto com o FC Porto fechámos contrato em apenas 5 minutos”, revelou o empresário a Record. “A prioridade sempre pertenceu ao Benfica e o FC Porto soube respeitá-la, uma vez que já estava interessado nele há muito tempo e só agora avançou para o contratar”, precisou ainda Delgado.

Mas, afinal, o que correu mal nas conversas com o Benfica? “Não sei o que se passou. Sei que o Rui Costa fez tudo o que estava ao seu alcance para contratá-lo, mas ele não é o presidente, é apenas o director desportivo”, respondeu ainda o empresário uruguaio.

Anónimo disse...

e o link:

http://www.record.pt/noticia.asp?id=792720&idCanal=17

Pedro disse...

Não percebi John. A sério q não percebi...não fiz nenhum elogio em especial ao Rui. Apenas disse q, apesar de todas as dificuldades, ele está a trabalhar.

Starblade claro q tudo o q o empresário do Rodriguez disser de mal da Direcção do SLB será verdade né?
É fácil chegar a acordo em 5 minutos qd nos dão tudo o q pretendemos...

Anónimo disse...

Benfiquistas.

Novo blog do SLB em

http://slb-glorioso.blogs.sapo.pt/

Cumprimentos

Anónimo disse...

Starblade,

Esse excerto so mostra aquilo que temos vindo a discutir aqui com mais ou menos consenso.
O Vieira não quer um Benfica melhor. Quer um Benfica rentável...para ele. O que interessa é trazer novos e cagar nos que cá estão. Os novos dão comissões, os que cá estão já deram, por isso podem ser corridos.

Quanto ao Rui acho que já discutimos 50 xs o seu papel e sua forma de trabalhar. Simplesmente vai ser limitado sempre pelos seus superiores que não remam na mesma direcção que ele. Podem trazer Aimar,Balboa, SOldado que este Benfica vai continuar a ser um Benfica perdedor porque o sucesso vem de cima, vem da organização e da harmonia de todos os envolventes da instituição.

Por isso, Pedro, não vale a pena continuar a discutir o Rui isto e o Rui aquilo. Já pareces o Americano a falar do Adu. Cada um deu a sua opinião já praí 10xs e chega de Rui.

PS: Este Benfica que temos hoje é um Benfica em recessão, um Benfica sem chama e sem títulos que não passa de um gigante adormecido praí com 500 calmantes.
Eu se fosse grande jodador estrangeiro nunca viria para este Benfica porque nada me atrairia. O Aimar se não vier é perfeitamente compreensível porque tendo mercado de clubes mais competitivos e com mais ambições, irá para lá. Tal e qual como eu faria.
Neste momento o Benfica não é apetecível para nenhum grande jogador e pronto. Para Yebdas e Jorges Ribeiros talvez mas para craques nem pensar.

Anónimo disse...

"Já pareces o Americano a falar do Adu."

Começo a pensar que tu é que não consegues fazer um comentário sem falar em mim ou no Adu...

João Bizarro disse...

Faltam mais de 2 meses para o fim do periodo de contratações mas há aqui uns meninos aos quais já nos vamos habituando.
Querem é SANGUE.

Não importa como, SANGUE.

Uma sugestão, vão ai ao clube de video e aluguem o Hostel, o Wolf Creek ou o Indigénes!

O "De Olhos bem Fechados" já vi 3 vezes. E caso queira ver a 4ª tenho-o lá em casa!


Starblade, se fores ao Calor da Noite e ofereceres 50 euros a uma puta, mas se houver um javardo que ofereça 300 euros, logo vês com quem a PUTA vai.
Jogadores PUTA não obrigado!

João Bizarro disse...

Adenda ao comentário anterior:

Quero que o cebola vá pra PUTA QUE O PARIU!

Anónimo disse...

off-topic: joão, tenho lá o wolf creek em casa, vale alguma coisa ou é só banho de sangue?

João Bizarro disse...

Americano: É a 2 coisas!

:)

Mas em relação a banho de sangue já vi pior.

Anónimo disse...

O Carlos Martins está em Huelva, neste momento, a tratar da sua desvinculação do Huelva. Ainda hoje assinará contrato pelo Benfica. Duração: cinco épocas.

Anónimo disse...

Porra diabo, as tuas fontes não trazem boas notícias? :)

Pedro disse...

Bolas lá vamos ter q levar com o Martins...

Chama concordo com o q dizes do Vieira. Quem votou nele que em 2009 se pronuncie...Pouco mais podemos fazer. Pedir eleições antecipadas? Já se pediu...

Pedradanocharco disse...

Diabos te levem!! :)
E o Pongolle??

João Bizarro disse...

Até agora só me agradou o Ruben Amorim!

:(

Anónimo disse...

Há algo que me preocupa: nos últimos tempos, o Diabo Vermelho tem vindo aqui falar sobre certos assuntos da actualidade do clube, tendo como base, informações internas do clube/SAD.

Assim sendo, ou o Diabo Vermelho é um elemento da SAD do Sport Lisboa e Benfica ou relaciona-se com um elemento dessa mesma SAD. Parto do princípio que a 2ª hipótese seja a verdadeira. O que me leva à minha preocupação (Diabo, não leves a mal, não é nada contigo ou com o facto de nos proporcionares alguma "inside information"):

Existem pessoas no Benfica que continuam a divulgar informações sobre o dia-a-dia do clube. Divulgam-na ao Diabo, como também poderão divulgar a orgãos de informação ou até, no limite, a adversários do Benfica.

Uma pergunta: não era esta uma das grandes batalhas de Luís Filipe Vieira enquanto presidente do Benfica?

Num dia Rui Costa escreve uma carta a Aimar, no dia seguinte essa carta está n'A Bola. Num dia Carlos Martins está em Huelva a desvincular-se do Recreativo e, nesse mesmo dia, ficamos a saber da notícia e da sua contratação pelo Benfica amanhã.

Bem sei que nos pode saber bem recebermos aqui notícias "fresquinhas" do nosso Benfica, mas o facto de alguém dentro da SAD as divulgar é extremamente prejudicial ao clube.

Mais uma vez Diabo, isto não tem nada que ver contigo, apenas com a tua fonte (e com todas as outras pessoas que divulgam informação previlegiada do Benfica). Divulgar informação interna de uma empresa é passível de acção disciplinar.

Cumprimentos

Pedradanocharco disse...

Alma,
Já suspeitei do mesmo.
Mas parece-me que as fontes do Diabo são mesmo alguém da comunicação social.

Pedro disse...

A mim não me incomodam as infos q o Diabo aqui traz. Incomoda-me sim, por exemplo, essa questão da carta...conteudos e tudo. É muito estranho...Da mesma forma como hoje o Record fala da "agenda" do Rui.

É, no minimo, estranho.

Anónimo disse...

"Começo a pensar que tu é que não consegues fazer um comentário sem falar em mim ou no Adu..."

Americano, estou-me a cagar po Adu. Eu só falo o que acho. E acho absurdo discutirem-se dezenas de vezes os mesmos temas ou fundamentar ideias sempre com os mesmos argumentos repetidos.
Já sei que estamos no defeso e que não se passa nada de jeito mas pa estar-se sempre a falar do mesmo mais vale estar-se calado.

PS: 5 anos para o Martins? Que absurdo!!!

John Billy #37 disse...

E confirma-se o interesse no Odonkor e no Sobis.
Estás ver Pedro, ainda é muito cedo para elogiar o Rui.

João Bizarro disse...

Alma, isso já ando eu a dizer há muito tempo!

MFQ disse...

Por paradoxal que pareça, nesta altura estou muito mais preocupado com as contratações que o Benfica está prestes a concluir do que com aquelas que não consegue concretizar. Deixem-se de projectos megalómanos e encarem a realidade. Perdemos uma pedra importante a troco de nada, o plantel ficou ainda mais desequilibrado, logo este deveria ser um ano virado para a formação. Investimento zero.

MFQ

Anónimo disse...

Carlitos, como é que sabes de onde vêm as minhas fontes? Se calhar estás enganado ou talvez não. Elas chegam de todo o lado.

Anónimo disse...

O clube continua aberto ao exterior e por isso muito mais vulnerável na política de contratações. São falhas sobre falhas e nem por isso, os responsáveis aprendem com os erros e isso custa caro, tanto em termos desportivos como de credibilidade.
Fiquei espantado hoje, quando vi na primeira página do Record estampada a agenda de Rui Costa para os próximos dias e depois admiram-se de serem ultrapassados pelos seus mais directos rivais.
Como se não bastasse, o Benfica ter passado pelo ridículo do caso UEFA-FC Porto, ficando demonstrado que em termos internacionais, de funcionalidade e de organização o clube da Luz vale muito pouco, acabou por perder o “cebola” para o seu mais directo rival. Podem argumentar com a especulação do preço do jogador ou seja com o que for: o que conta é que o Benfica perdeu um dos seus melhores atletas quando tinha tudo para fazer frente ao seu eterno rival. São muitas derrotas juntas para quem promete que vai ganhar.

Pedradanocharco disse...

mfq,
na mouche!
diabo, eu cá não sei nada...
De tudo o que por aqui se tem falado e escrito a teu respeito só posso acusar-te de ainda não teres revelado o tal nome do jogador que iria partir a loiça ;)
Malta oiçam ou leiam o que diz o mfq, deixemo-nos de altos voos e regressemos a este belo país à beira mar plantado, encaremos a realidade porque essa por muito que nos custe não vai ser muito boa.
Confesso que já estive mais optimista, de qualquer forma há que não baixar os braços!
Força SLB!

Ricardo disse...

"Deixem-se de projectos megalómanos e encarem a realidade. Perdemos uma pedra importante a troco de nada, o plantel ficou ainda mais desequilibrado, logo este deveria ser um ano virado para a formação. Investimento zero."

Mais uma vez, certeiro.