blog

sábado, fevereiro 21, 2009

Sporting - SL Benfica: 3-2

Ao fim de 25 anos um penalty a nosso favor em Alvalade mas, infelizmente, não foi o suficiente para evitar uma derrota justa na casa dos lagartos.

Uma derrota que irá afastar o Benfica da corrida do título. Tendo em conta o que se tem visto de arbitragens uma vantagem de 4 pontos é suficiente para os corruptos levarem mais um caneco para casa. Para lutar contra esta podridão toda temos que ser muito fortes, muito coesos, muito lutadores. Hoje não fomos, hoje o Benfica jogou mal, principalmente na segunda parte.

Quique Flores resolveu tirar Cardozo do 11 dando a titularidade a Suazo. A táctica era clara, apostar na velocidade de Suazo e Reyes servidos por Aimar. É fácil falar depois mas a verdade é que Cardozo vinha rubricando belas exibições e merecia ter sido titular. Por outro lado e em sua defesa, Quique Flores não estava á espera de um jogo tão desastroso de David Luiz que numa paragem cerebral inqualificável não despachou uma bola fácil ficando assim à mercê de Liedson que nunca desiste de uma bola. O lance do canto é daqueles que me tira do sério, falhanço de David Luiz, um corte de Luisão quando a bola ía para as mãos de Moreira e depois Liedson sozinho a fazer um golão. Nem queria acreditar. Felizmente o Benfica não quebrou e manteve a postura em campo procurando ter mais a bola e sair com ela jogável rapidamente. Sempre que isso era conseguido o Benfica chegava à área adversária e na única arrancada de jeito de Suazo, Polga comete falta e, surpresa das surpresas, Olarápio assinala. Reyes não falha e o empate permite ao Benfica colocar justiça no marcador e voltar a comandar o jogo. Pelo meio um falhanço incrivel de Yebda. Chega o intervalo e tudo mudou.

Uma segunda parte para esquecer do Glorioso que foi totalmente dominado pelo Sporting, fomos incapaz de responder à pressão dos verdes, fomos incapazes de sair com a bola jogável. Aimar procurava recuar no terreno para pegar no jogo mas depois, à sua frente, ninguem era capaz de dar seguimento aos lances. Erros defensivos permitiram ao Sporting ficar na frente do marcador e, admita-se, de forma totalmente justa. Quando um Rochemback consegue controlar o meio campo está tudo dito sobre a exibição do Benfica. O terceiro golo foi uma bela jogada de Pereirinha mas não engulo a forma como a bola entra na baliza, o cabeceamento não é forte nem em cima da baliza, Moreira tinha que fazer mais.

Em desespero Quique mexe na equipa colocando Di Maria por Yebda para abrir o corredor direito, o puto entra bem no jogo mas a equipa não estava para o ajudar, de seguida entra Cardozo por Suazo e pouco depois Nuno Gomes por Amorim. Se o avançado português voltou a ser uma nulidade já Tacuara mostrou, mais uma vez, que é o melhor avançado do Benfica. Marcou mais um golo pleno de oportunidade e a pergunta que fica no ar é porque raio não foi titular? Infelizmente o golo chegou tarde demais e o Benfica não teve tempo de ir à procura do empate que, diga-se, seria totalmente injusto.

Desta vez a palestra de Quique ao intervalo não teve os resultados habituais, fizemos uma seguna parte péssima e, apesar do mérito do Sporting, há também muito demérito do Benfica. Não posso aceitar que um Pedro Silva seque um jogador como o Reyes, não posso aceitar que Grimi tenha tido pouco trabalho, não posso aceitar que Rochemback domine no meio campo. Quando assim é, é impossivel esperar algo de positivo da equipa do Benfica.

Olarápio mostrou que é um péssimo árbitro. Erros grosseiros para ambos os lados dando, ao menos, alguma justiça nesse aspecto. O jogo começa com uma agressão de Rochemback a Aimar que passou sem falta sequer, depois Aimar tem uma entrada dura para amarelo tmabém sem sanção, pouco depois Aimar é puxado e depois empurrado dentro da área e nada para, ainda na primeira, parte Maxi Pereira desviar um remate dentro da área com o braço. Perante esta salganhada ficaram uns quantos amarelos por mostrar sendo que Rochemback não deveria ter acabado o jogo pela quantidade de faltas duras que fez durante a partida.

Não resta mais nada a não ser levantar a cabeça e lutar até ao fim com a dignidade que o Glorioso nome do Sport Lisboa e Benfica exige mas, admito, não tenho qualquer réstia de esperança num final feliz neste campeonato. A vitória no jogo de hoje era imprescindível para colher frutos na proxima jornada e manter os corruptos à distância de um ponto. Assim, não somos fortes o suficiente para lutar contra os adversários e contra as ajudas que os corruptos têm tido. Acabou.

Gostei de Aimar, da sua disponibilidade física, da vontade e liderança em campo, da forma como procurou pegar no jogo. Um 10 é isso que tem de fazer. Num jogo demasiado triste acabo esta crônica com essa nota positiva.

39 comentários:

Sabino Rui disse...

Mau jogo do Benfica. Excelente segunda parte do Sporting.

Ficou à vista o acentuado défice de valores nas laterais. David Luiz (principalmente) e Maxi foram demasiado permeáveis a defender e a atacar nunca existiram. Passa por aqui a mais grave das lacunas deste plantel.

Apenas Luisão e Cardozo enquanto jogou estiveram ao melhor nível. As nossas “estrelas” estiveram completamente ausentes. Yebda nunca pegou no jogo e Rúben Amorim quando passou para o meio acabou com o já débil meio-campo do Benfica.

Quique também não sai incólume deste desaire. Quando se perde desta forma o treinador nunca fica bem na fotografia.

Uma última nota para dizer que hoje não perdemos por culpa do árbitro e que o FCP será sem a menor dúvida o novo campeão.

John Billy #37 disse...

Eu não entro neste clima de pessimismo.
Se o CRAC vai ser campeão terá que lutar para isso.
Entregar as fachas por estar a 4 pontos com 12 jogos para jogar? Não faltava mais nada.
Espero já uma reacção enérgica na sexta feira com o Leixões.
E depois que o Sporting repita a exibição e que vença no Dragão.

Em relação ao jogo nem sei o que dizer.
A 2ª parte foi das piores coisas que vi do Benfica este ano. Perder 3-2 foi um milagre e ao menos garantimos vantagem no GA com os lagartos.
Só quero destacar o Cardozo que tem que ser titular já no próximo jogo.

Americano disse...

Péssima 2ª parte, derrota justa e mais um final de época em sofrimento. Nada de novo...

Diogo disse...

Foi mau de mais aquela 2ª parte. Uma equipa que faz festinhas a uma defesa que tem Carriço, Pedro Silva e Grimi, não está a fazer grande coisa em campo.
O nosso plantel é muito bom, mas notou-se, principalmente hoje, que está desequilibrado. Quase nunca aproveitámos as faixas laterais que são claramente a parte fraca deste Sporting, porque simplesmente estão as 2 coxas. Falta um lateral ofensivo no lado esquerdo e um médio que dê grande profundidade ao lado direito.
Entristece-me a teimosia do Quique em apostar neste 442. É preciso uma cultura táctica impressionante e isso tá muito longe de acontecer no Benfica. Pensei que a sua inteligência viesse ao de cima neste jogo.

O próximo jogo vai decidir o campeonato. Se os corruptos ganharem, são campeões.

Pedro disse...

John se estivessemos num campeonato honesto eu tb diria q 4 pontos não são nada, mas como se viu ontem, este campeonato é tudo menos honesto.

Duvido q o Sporting consiga repetir a exibição de hoje para a semana. A força de Hulk e Lisandro irão rebentar aquela defesa toda...

David disse...

Ora umas notas soltas:

- vitória justíssima que devia ter ficado nos 3-1, para que o resultado espelhasse mais aquilo que se passou (mas fiquei particularmente contente por o Cardozo ter entrado e marcado um golo, mostrando mais uma vez que é o melhor avançado do Benfica)

- o Benfica hoje foi um enorme equívoco

- a exibição do David Luiz foi um desastre

- em termos tácticos o Paulo Bento goleou o Quique

- mas para mim o que decidiu o jogo foi a motivação e concentração que os jogadores do Sporting revelaram após marcar o 2-1 e, em sentido inverso, a desorientação do Benfica. A partir do 2-1, o Sporting partiu para uma segunda parte de altíssimo nível. Com uma intensidade que os jogadores do Benfica nem por sombras acompanharam.

- ou o Sporting está muito bem fisicamente, ou então o desgaste de hoje pode vir a ter consequências na 4ª feira

- espero que o Sporting ganhe ao Porto, para bem da liga e até porque prefiro de longe que seja o Sporting campeão do que o Porto. Mas pelo que temos visto, o título está quase entregue.

- penalty bem assinalado sobre Suazo e penalty por marcar a favor do Sporting no lance em que Maxi levanta o braço interceptando a bola. De resto foi uma arbitragem sem grandes casos, mas foi má. Má porque o árbitro apitou demais. E quando devia apitar, esqueceu-se. Houve uma entrada duríssima do Rochemback sobre o Ruben Amorim que o árbitro não viu. Se não era para vermelho directo andou lá perto. E há o lance em que o Sidney espeta um piton no queixo do Carriço. Ou foi de propósito ou então o Sidney tem uma maneira muito esquisita de cair.

- em relação ao Benfica, começa a desenhar-se mais um final de época para esquecer =( E começo a perder a paciência para a falta de ideias alternativas do Quique.

Americano disse...

"- em termos tácticos o Paulo Bento goleou o Quique"

Esse é o tipo de coisas que não se deve dizer neste blog, para alguns Quique é o próximo Mourinho enquanto que Paulo Bento é limitado. Aposto que se trocasem de planteis estava o Sporting à frente e nós a lutar pelo 5º lugar, mas isso sou eu, profeta da desgraça...

Pedro disse...

David falta aí o penalty sobre o Aimar e o chapadão de Rochemback ao Aimar logo na primeira jogada do desafio...

David disse...

Pedro, atribuir culpas ao Moreira no 3º golo é injusto. O remate é bem colocado, o Moreira atira-se bem e estica-se todo, não tem hipótese. Se calhar é daquelas bolas que o Moretto até conseguia ir buscar, porque tem mais uns centímetros e tem mais jeito para defesas espalhafatosas. Mas é um lance que um guarda-redes não tem obrigação de defender.

«Quando um Rochemback consegue controlar o meio campo está tudo dito sobre a exibição do Benfica. »

Grande frase!!! Esta é a frase que melhor define o jogo de hoje.



«...sendo que Rochemback não deveria ter acabado o jogo pela quantidade de faltas duras que fez durante a partida.»

Fiquei com a mesma ideia.




«Gostei de Aimar, da sua disponibilidade física, da vontade e liderança em campo, da forma como procurou pegar no jogo. Um 10 é isso que tem de fazer. Num jogo demasiado triste acabo esta crônica com essa nota positiva.»

O Aimar lutou muito, só que nunca teve o espaço que lhe permitisse ser decisivo. É um jogador muito marcado e que pressiona muito. E isso com os árbitros portugueses (não falo especificamente do jogo de hoje) não dá bom resultado. Quando tem a bola o Aimar sofre toques e o árbitro nada assinala e quando é ele a pressionar o adversário, o árbitro já assinala qualquer encosto, por mais ténue que seja.

Ricardo disse...

Péssimo jogo do Benfica. Os sinais preocupantes do jogo com o Paços verificaram-se.
Sem profundidade, sem largura, sem posse de bola, sem vontade, sem arte, sem criatividade. Sem ideias. Péssimo!

Moreira sofre um golo pelo ar. Pedro, se aquela fosse o Quim a mamar, batias no gajo até mais não. Para não falar no terceiro, que é de difícil defesa mas não impossível, e da saída estapafúrdia num lance que não deu golo por milagre (ou por Sidnei, como queiram).

A defesa esteve HORRÍVEL. David Luiz principalmente. Não percebo como é que jogadores desta qualidade conseguem tremer tanto. É inacreditável.

Katsouranis menos mau, Amorim apagado, Reyes inexistente, brigão, individualista e pouco disponível para tarefas defensivas (é uma pena ver um jogador desta categoria tão pouco dado ao jogo; assim, é banco com ele), Yebda lutador, mas mau no passe.

Na frente, Aimar procurou mas sem grande arte. Não concordo com as loas tecidas ao argentino. Não foi dos piores mas esteve longe daquilo que se lhe pede: organizar as investidas ofensivas da equipa e criar espaços e oportunidades na zona de decisão.
Suazo ganhou o penalty e mais nada.

Di Maria entrou bem? Em que realidade? O homem não acertou uma!

Nuno Gomes jogou pouco. Tempo e futebol.

Cardozo, uns minutinhos em campo, golo. Eh pá, metam lá o homem a titular, caralho!

A quatro pontos, que são 5, muito provavelmente, do Porto. Não é impossível e com uma equipa com vontade e bem organizada seria possível chegar ao título. Com esta equipa, a jogar assim, nem o terceiro lugar.

Desilusão.

David disse...

Pedro,
não vi o chapadão que referes. Quanto ao lance em que reclamas penalty sobre o Aimar, no jogo corrido a imagem está muito longe e não dá para concluir nada. E como a Sporttv não se deu ao trabalho de dar uma repetição esclarecedora, eu continuo sem poder tirar uma conclusão.

Pedro disse...

"Mas é um lance que um guarda-redes não tem obrigação de defender"

Esse é o problema. Não temos um guarda redes q seja capaz de defender um lance desses. Moreira e Quim defendem aquilo q é "normal" um gr defender. Eu defendo q o Benfica tem q ter um gr capaz de fazer mais do q isso. Este era um lance para uma daquelas defesas impossíveis, de um grande gr. Não atribuo culpas ao Moreira mas acho q podia ter feito melhor, podia ter sido mais rápido a mexer-se .

Diogo disse...

Não achei que os centrais tivessem mal. O meio campo, que tão bem esteve contra os corruptos, falhou completamente e contra o scp é fatal. Falhámos muitos passes e pressionámos muito pouco.

Pedro disse...

"Moreira sofre um golo pelo ar. Pedro, se aquela fosse o Quim a mamar, batias no gajo até mais não"

Estás a falar do primeiro golo? Não tem hipóteses. O remate é formidável, faz um arco indefensável. No terceiro, como podes ver, estou a "bater" nele....

Di Maria entrou bem, conseguiu estancar um pouco o ataque do Sporting por aquele lado, teve um bom lance em q faz um belo passe para Aimar. Olhando para o resto da equipa ele entrou bem.

"no jogo corrido a imagem está muito longe e não dá para concluir nada"

Olha q a lagarta cá de casa disse logo que era penalty...

Ricardo disse...

"Estás a falar do primeiro golo? Não tem hipóteses. O remate é formidável, faz um arco indefensável."

Concordo. Mas desconfio de que, caso fosse Quim o GR, não dirias tão bem do remate e falarias nos golos sofridos pelo ar por estar adiantado. É apenas uma suposição.

Sabino Rui disse...

Luisão destoou no meio da mediocridade geral. Foi o indiscutivelmente o nosso melhor jogador. Cardozo merece a titularidade.

Pedro disse...

Ricardo dá-me o crédito de ser justo nesse tipo de apreciações. Critico quando há razão para criticar...

Dexter disse...

"- em termos tácticos o Paulo Bento goleou o Quique"

LOL
Mas o Quique em termos tacticos goleou alguem desde que chegou ao Benfica ?
Ja Paulo Bento o goleou tal como uns tais gregos, ucranianos e portugueses o tinham feito antes.

Pedro, quando for altura para fazer o balançao da epoca avisa.
Ou ainda vamos ter de esperar mais uns meses para ..... digamos...... DAR TEMPO AO TEMPO ?

Pedro disse...

"Pedro, quando for altura para fazer o balançao da epoca avisa."

O balanço da época faz-se sempre no fim. Infelizmente aparenta ser mais uma época de fracasso mas nem tudo é culpa de Quique. Estamos com menos 10 pontos do q devíamos por causa de arbitragens maldosas. Não foi o q se passou hoje pq perdemos por o adversário ter sido superior mas não crucificarei Quique quando os árbitros nos roubaram 10 pts...

carlos disse...

Hoje ganhámos o derby.
Agora espero ir ganhar sábado ao covil dos corruptos. E nada me dava mais prazer que ganhar com um golo "duvidoso". Provavam um pouco do proprio veneno e de certa forma ficava vingado o roubo que vos fizeram.

John Billy #37 disse...

Tens todo o meu apoio Carlos!

Unknown disse...

Começando pelo teu ultimo parágrafo Pedro: Só falta mesmo é que o Kike perceba (7 meses depois de ter começado a época) em que posição deve jogar o Aimar. Eu sei, tu sabes, todos aqui sabemos que o homem é um nº10... o problema é que o Kike já em Valência não percebia isso... e em Lisboa vai pelo mesmo caminho.

Na segunda parte levámos um banho de bola durante 35 minutos... vimos mais uma vez que temos um treinador que ainda não percebeu como é que se joga em portugal, que insiste nos mesmos jogadores, que insiste em guerrinhas com alguns jogadores... independentemente de eles serem fundamentais para a equipa... espero ao menos que alguém naquele estádio lhe tenha gritado "METE O LÉO!!!!"...

espero que alguma coisa mude já opara a semana... e q a lagartada consiga ganhar o derby da amizade...

real disse...

Senhores então sff ! o nosso GLORIOSO S.L.BENFICA foi GRANDE ! mesmo ANTES e depois de mais um jogo COM um grau pior que o da ANTAS !

O S.L.BENFICA tem que lutar CONTRA TUDO E CONTRA TODOS ! E s+o analizar factos é os factos não nos desmentem !


O sr arbitro e um homem honrado que não quer que o S.L.BENFICA seja favorecido MUITO BEM aceito isso e mais QUERO ,só que revisto o filme do jogo nepia foi de uma DUALIDADE DE CRITERIOS que graçam a ROUBALHEIRA só visto ,mais friamente cada lance ..É mais não digo ....

Tiago disse...

Queria dizer apenas que o acabado Pablo Aimar correu mais de 10 km no jogo de ontem.

Vou me imiscuir de falar sobre erros, sejam do Benfica (foram muitos) sejam do árbitro (ainda foram alguns, que se bem que se compensem a nivel técnico no que aos erros graves diz respeito, foram duma total dualidade a nível disciplinar.)

João Bizarro disse...

Pessimo jogo da nossa parte. David Luiz esteve miserável!!!

Sabino Rui disse...

Depois da prestação miserável de ontem, estava curioso para saber como o RAP iria safar-se com a sua crónica semanal no jornal “A Bola”. O resultado foi uma vez mais brilhante.

Sabino Rui disse...

Os jogadores do Estrela da Amadora com quatro meses de salário em atraso lá continuam a ganhar. No Benfica não temos problemas desses, pagamos bem e a horas; às vezes ganhamos outras vezes desculpamo-nos com os erros da arbitragem; ontem o culpado oficial foi o Liedson. Somos os maiores a encontrar uma boa desculpa para os nossos inêxitos.

E quanto ao David Luiz, como vai o Quique gerir a desastrada exibição de ontem? Será que vai para o banco? A alternativa J. Ribeiro é muito, muito fraquinha mas não vejo outra.

Tiago disse...

E Penelope Cruz limpa o 1º oscar para Melhor Actriz Secundária com o eu papel em Vicky Cristina Barcelona...

Dexter disse...

Proxima jornada no jogo da amizade la vao os lagartos abrir as perninhas, para depois serem compensados com o 2º lugar ate ao final do campeonato.

Esta a festa feita....siga o circo.

Dexter disse...

"Quatro milhões de euros. É esta a verba a que o Benfica tem direito caso se confirme a transferência de Nélson, do Bétis para o Real Madrid, por 20 milhões de euros, numa operação mediado pelo empresário Pedro de Felipe, representante de José Antonio Camacho.

O Correio Sport sabe que o ex-lateral direito dos encarnados está na lista de prioridades de Juande Ramos, técnico dos merengues, para reforçar a equipa, dado que Michel Salgado já tem 33 anos e termina contrato esta época, e Sérgio Ramos tem sido adaptado."

HAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Unknown disse...

Nelson no Real ? ahahah Força, ganda banhada ! xD

Unknown disse...

Alguem já viu o filho da puta do Futre a falar de Portugal e dos Portugueses ? Que filho da puta de vendido meu deus.

"Cualquier afición de España es más caliente que cualquier afición portuguesa. Además tienen a la mejor afición de España, que es la del Atlético de Madrid. Están acostumbrados a la presión ambiental."

Onde é que os espanhoís vibram mais no estádio que nós ? Eles vão à bola, parece que estão no teatro ( tirando em Sevilha ). E isto é apenas uma das barbaridades que ele falou na entrevista que deu à MARCA.

Filho da puta ridiculo, nao percebo a azia deste gajo, sinceramente.

Dexter disse...

"Onde é que os espanhoís vibram mais no estádio que nós ? Eles vão à bola, parece que estão no teatro "

LOL
isso e verdade
Os gajos ficaram de boca aberta quando viram que estavamos 6.000 GLORIOSOS nas bancadas de Nou Camp qualdo la fomos da ultima vez.
Esses palhaços nem 1000 gajos levam atras quando a equipa vai jogar fora.

Pedro disse...

.

Ricardo disse...

Diogo,

a minha experiência é totalmente contrária a essa.

Já vi futebol em Madrid (no Santiago e no Calderón), em Salamanca, em Malaga, em Huelva e na Corunha e em todos os estádios o ambiente foi fantástico. Nada a ver com o silêncio às vezes mórbido dos nossos estádios.

Tiago disse...

http://video.google.com/videoplay?docid=-3460693777339984393

Dexter disse...

Pela qualidade do video nao da para perceber muito bem o que é, mas assim de repente diria que se trata de um WC

:)

Tiago disse...

Vê o que é lançado em direcção aos adeptos do Benfica mas acaba por bater na cobertura e cair. Foi a 3ª vez que o fizeram este ano, das outras 2 vezes atiraram para fora do estádio mas desta vez tinha destino definido...

Ricardo disse...

Cantinho dos ex:

Zé Tó vem numa onda de bons resultados. Eta semana bateu o último classificado em casa (2-0), subindo assim ao 17º lugar (último da manutenção), com os mesmos pontos do 18º (Maiorca), mais 3 do que o 19º (Espanhol) e mais 4 do que o último, o Numancia. Apesar do péssimo trabalho que em feito até agora, é justo admitir que a equipa parece vir em crescendo. A continuar assim, a manutenção será uma realidade para Osasuna e, talvez, para Camacho na liderança da equipa. Está onde deve estar, acreditamos.

Já Nandinho vence o 11º em casa (1-0) e segue em terceiro, com os memos pontos do segundo, o Panathinaikos. A 9 do primeiro (Olympiakos) e com 5 pontos de vantagem sobre o AEK, que é o 4º. 13 vitórias, 7 empates e 3 derrotas, em 23 jogos provam a boa época que Fernando Santos está a fazer, intrometendo-se entre os 3 grandes do futebol grego.