blog

quinta-feira, maio 14, 2009

Um Olho à Benfica #7

Ai Jesus


Última hora: Recebo a esta hora três telefonemas. Todos eles com a mesma mensagem. Jorge Jesus assinou contrato com o Benfica durante o dia de hoje. O contrato vale ao treinador do Sp.Braga um milhão de euros brutos/ano. Não sei se é verdade. Custa-me a admitir, estamos a três dias do Braga-Benfica. Por outro lado, se for verdade, já começa a ser indiferente.

A contratação de um novo treinador no Benfica, pelo mesmo presidente que contratou Jesualdo Ferreira, Camacho, Trapattoni, Koeman, Fernando Santos, de novo Camacho, um bocadinho de Chalana e finalmente Quique Flores, já não é aguardada pelos benfiquistas como um sinal esperançoso de novos tempos, mas sim como demonstração de que o Benfica, actualmente, substituiu os títulos pelos ciclos, a estabilidade pela incerteza.

Por isso, pessoalmente, reajo, como benfiquista, com alguma indiferença a estas notícias sobre a iminente contratação de Jorge Jesus. Em primeiro lugar porque sei que o verdadeiro Jesus de que o Benfica precisava não é o de Braga, mas aqueloutro, que nasceu há mais de 2000 anos, na Galileia. Esse sim, fazia milagres. Este não. É apenas um bom treinador, com boas intenções, mas que não será nem melhor, nem pior do que os outros dezassete que passaram pelo Benfica nos últimos quinze anos.

Em segundo lugar, porque esta contratação devia explicar aos sócios do Benfica que Luís Filipe Vieira continua sem aprender com os erros que foi e continua a cometer. Já fez o mesmo a Fernando Santos, quando o engenheiro era o treinador do Benfica e o presidente do clube passava férias em Espanha com o seu substituto. Não há respeito pelas pessoas, não há o cuidado de os defender na sua dignidade profissional e o Benfica arrisca-se um dia a deixar de ser apelativo a grandes treinadores do circuito mundial. A este respeito gostaria que um dia Camacho pudesse explicar porque é que dificilmente repetiria hoje as férias com Luís Filipe Vieira e revelasse os motivos pelos quais se sentiu impotente para continuar no clube, quando deixou o Benfica no segundo lugar do campeonato e com o Sporting a uma distância confortável. E seria também revelador para os benfiquistas, que Luís Filipe Scolari pudesse explicar-nos porque motivo não aceitou treinar o Benfica, quando recentemente foi convidado pelo presidente do nosso clube.

Há dois meses atrás, a manutenção de Quique Flores se fosse a votos, teria uma indiscutível maioria absoluta. Porém, um ou dois resultados negativos acenderam os alarmes na SAD do Benfica. O presidente e alguns administradores resolveram que essa manutenção do treinador espanhol seria perigosa em ano eleitoral. A partir daí a equipa caiu a pique, completamente desgovernada e sem um único sinal de recuperação. Durante dois meses, com o patrocínio dos directores do Benfica – à excepção de Rui Costa, imediatamente isolado nas reuniões do Conselho de Administração da SAD – o jornal A BOLA, abriu as hostilidades. Desde essa altura, todos acham que têm direito a acrescentar um prego no caixão de Quique. As primeiras páginas desse jornal desportivo foram-se tornando mais agressivas, alguns textos de opinião foram reflectindo a imagem que a SAD pretendia construir nos sócios, preparando-os para uma nova sucessão, um vice-presidente do clube ataca o treinador em directo, na SIC, o presidente e o director-desportivo escapam-se para Inglaterra, deixando a equipa, o treinador e mais uns quantos funcionários entregues a si próprios e no final dessa semana, após o empate com o Trofense, confirma-se, sem um pudico estremecimento interior, a notícia de que Di Maria se tinha revoltado no balneário contra o treinador.

Durante dois meses foi um pagode autêntico, uma espécie de fogo-de-artifício que foi rebentando com a autoridade de Quique no balneário e com a auto-estima dos adeptos. Do director de comunicação, da Benfica TV, do jornal do Benfica, da revista Mística, do site do clube, do director-desportivo e finalmente da direcção, nem um único sinal de que o treinador seria defendido. Como nunca foi. E agora, chegámos ao cúmulo desta cínica decisão de afastar Quique Flores. Ainda não terminou o campeonato e já todos sabemos quem vai substitui-lo. E por curiosidade, ou não, será o treinador do próximo adversário do Benfica no campeonato. E será caso para perguntar, aos ideólogos desta decisão de substituir Quique por Jesus, de que lado estarão no próximo fim-de-semana? Do lado do Benfica e ajudar a que o actual treinador e equipa de futebol possam sair do campeonato com dignidade, ou estarão do lado de Jesus, como demonstração final de que tinham razão?

É tudo isto que incomoda no Benfica actual. É verdade que o designado “sistema” não favorece o Benfica e pelo contrário afunda o clube numa doentia e irreprimível perseguição ao ouro, mas há outro sistema que prejudica a hipótese do clube se recuperar. Um sistema que destrói jogadores, treinadores e até directores-desportivos. Um sistema auto-fágico, que se alimenta de indecisões, instabilidade e pânico pelos resultados. Um sistema que apenas vive o Benfica em função de uma estratégia de sobrevivência no poder e não de um desejo construtivo de refundar o clube e as suas fundações mais visíveis.

Este é o problema do Benfica e dos benfiquistas em relação a estes sistemas. Acabar com o segundo para destruir o primeiro. De outro modo, lá está, o Jesus que o Benfica precisa é o da Galileia, não é o do Braga.

PS: Meu caro Alegre sempre. A sua escrita encanta-me, as suas questões perseguem-me e as suas dúvidas assaltam-me. Perguntará,”então porque é que não me responde?” Não tem a ver com discriminação, tem a ver com oportunidade. Pressinto na sua escrita um benfiquismo profundo que respeito. E de resto, é um contribuinte líquido de um cativante amor à camisola. Considero-o muito mais do que possa imaginar através das minhas respostas ou dos meus silêncios. Gosto do seu benfiquismo e por nada deste mundo desperdiçaria as suas ideias neste blogue. E no meio da tristeza que nos atinge, um alegre e ainda para mais sempre, é um raio de luz ao fundo do túnel.

112 comentários:

Fábio Miguel Leite disse...

quique muito mal tratado - é verdade. mas a contratação do novo treinador não devia sair para a rua com a velocidade com que saí. Concordo com a direcção quando contratam um treinador atempadamente, no entanto, quique devia ter sido muito mais e melhor defendido.

já agora e se me permite, não me parece que seja útil ao Benfica que benfiquistas como o senhor larguem cá para fora tudo o que sabem. O clube não tira qualquer proveito disso. Só estraga negócios e ajuda os órgãos de comunicação social a viver de noticias não confirmadas.

Vasco disse...

Nem mais José Marinho! mais um grande post para variar, mas deixe-me perguntar se acha q o Jesus(o Jorge) é melhor q os antecessores?

p.s cá pra mim o Alegre gosta do José Marinho :p

Helder disse...

Caro José Marinho

Se Jesus for mesmo para o Benfica vai ser mais um a queimar-se. Ele até sabe muito de futebol.........o pior é o resto. A estrutura do Benfica é fraca e fragiliza qualquer um á primeira derrota. Acho que Jesus numa estrutura FORTE e SOLIDÀRIA repito FORTE e SOLIDÀRIA até seria em boa aposta agora na estrutura actual não vai longe. Espero que os benfiquistas não se deixem iludir com mais esta fuga para a frente de LFV. Em Outubro vai estar em jogo mais 3 anos de Benfica igual a este ou...... melhor que este. Sim melhor porque pior acho que é impossivel. Espero que os sócios abram os olhos e não vão em cantigas. Jesus, se é que já assinou, será treinador do Benfica e não de LFV ou Rui Costa. É isso que os sócios teêm que ter em mente.

Um abraço

Netking disse...

"Recebo a esta hora três telefonemas. Todos eles com a mesma mensagem. Jorge Jesus assinou contrato com o Benfica durante o dia de hoje."

Pois é, os bufos estão bem vivos!

TC disse...

Claramente existe um problema de liderança no Benfica. Isso transparece para quem se quer dar ao trabalho de ler. As mudanças são propicias ao LFV e há sua necessidade pessoal de se manter num cargo que lhe dá o protagonismo e influência necessária para aceder a certos negócios (como os ocorridos em Angola sob a aurea do Mantorras).
É uma vergonha, e muitos não percebem, no entanto há que perguntar, existe alternativa? Se sim não se vislumbra, com muita pena minha.

Miguel Nunes disse...

os bufos tão vivos...

mas, n deixa de ser uma excelente noticia (a confirmar-se) (a da contratação do Jesus e não dos bufos. óbvio)

José Marinho disse...

Meu caro Netking, vou tentar responder-lhe sem descurar a elegância. Mas francamente gostaria de saber se o que mais o incomoda são as pessoas que deixam escapar estas informações ou se é o clube e a sua direcção que nada fazem para eliminar este ruido. O meu caro até pode ter uma certa razão em sentir desconforto pela divulgação da notícia - mais tarde ou mais cedo ela não se limitará a um blogue - mas não seria mais natural revoltar-se contra o descuido e a mau gosto da direcção do Benfica em tratar de um assunto de tanta delicadez a três dias de um Braga-Benfica, com um campeonato a decorrer e com um treinador no activo? É que pensando bem, com isto é que o meu caro devia revoltar-se e não com os alegados informadores - sabe, por educação não custava nada chamar-lhes assim - que libertam a informação. E meu caro, já agora, seria conveniente que reflectisse sobre o modo como se referiu a pessoas sobre as quais desconhece a identidade, é que pelo caminho, pode acabar a insultar alguém por quem tenha a maior consideração. É que informadores há muitos e eles, por vezes, vêm de onde menos se espera. Continue a participar neste blogue, mas tente fazê-lo de uma forma construtiva. Eu percebo que veja o actual Benfica de uma forma diferente da minha e da generalidade das pessoas que aqui comentam - eu também o leio no Fórum Benfica - mas há uma coisa que não se discute. O Benfica une-nos a todos no essencial e apenas nos divide pela força de certas circunstâncias. Um abraço, meu caro.
Meu caro Fábio, se me permite, não é a divulgação que estraga o negócio. Pelo modo como as coisas foram conduzidas, o negócio já está estragado por natureza.
Meu caro Vasco, já respondo no post e penso aprofundar a questão noutra altura. Mas Jesus não é melhor nem pior do que muitos treinadores que passaram pelo Benfica nos últimos quinze anos. O problema do Benfica não é o treinador, nem são os jogadores.

LuigiSLB83 disse...

Boa tarde caro José Marinho,

queria fazer-lhe um questão. Colocando numa balança, para que lado é que acha que estará a ajudar mais o clube? Se divulgar esta "notícia" se criticar o conteúdo da mesma?

Não lhe parece que se optasse pela 2ª via poderia optar os mesmos resultados?

Americano disse...

Excelente post, só espero que um dia me conte com pormenores a real história da contratação falhada de LFS, porque eu não sei mesmo.
Já agora, e apesar de ser um detalhe mínimo, como excelente jornalista que o considero, digo-lhe que o nome correcto é Luiz Felipe Scolari e não Luís Filipe Scolari, até dá jeito para não misturar com outros "Luís Filipe's" :)

Abraço

P.S. - Hoje talvez compre o livro, depois ficará de combinar um café com o seu autor para o respectivo autógrafo :)

Éter disse...

Não sou apoiante da continuidade de Quique Flores. Mas se eu estivesse no lugar dele já me tinha demitido. Não houve qualquer respeito por ele.

RMSoares disse...

O Manue José um dos sabios do nosso futebol, um dia disse a famosa frasa, “um dia somos bestiais e no dia a seguir passamos a bestas”. Quantas vezes é que essa frase não se aplica ao que se passa no Benfica com os seus treinadores e não é aplicada ao comportamento dos adeptos, comunicação social e dirigentes relativamente aos treiandores ?
Ainda me lembro que quando o Manue José chegou a luz, debaixo dos aplausos dos adeptos, alguem disse “hoje aplaudem-te amanha assobiantem” (uma versão da sua frase).

Pelo que escreveu no post, fico na duvida se esta a favor ou contra a saida do Quique. Crtica o facto dos dirigentes já estarem a preparar a proxima epoca ? Tambem se pode criticar o facto de existir alguma indefinição sobre quem vai cá estar na proxima epoca.

Deixe-me que lhe diga que o principal problema do Benfica, é o proprio Benfica, muito se fala sobre o Benfica, existem muitos jogos de influencia nas noticias que são colocadas cá fora, que são ditas para promover alguem ou desacreditar outros. Acredito que todas essas noticias acabam por afectar o proprio Benfica e destabelizar o seu grupo de trabalho.

Se já existe um acordo com o JJesus, então por respeito a ambas as partes e pelo respeito do trabalho do treinador no Braga, esse acordo devia ser mantido em segredo até ao final da presente epoca. Com que cara vai o Quique gerir um treino ou impor a sua posição de treinador perante os jogadores, quando se sabe que esta a prazo ?

Na minha opinião, o Quique é para manter para a proxima epoca, não gosto de ciclos, gosto do trabalho a longo prazo com o objecctivo de construir algo de futuro. Pode-se criticar os objectivos e os resultados, mas as contas gosto de as fazer no final.

Se vir outro treinador, tudo bem, cá estarei tambem para o apoiar. O Benfica não é um presidente, um director desportivo, um treinador ou um lote de jogadores, é uma instituição que engloba isso tudo e aqui estarei para apoiar quem esteja de aguia ao peito. O lema é “demasiado fieis para desistir”.

José Marinho disse...

Caro Luigi, teria toda a razão se a notícia já não se soubesse em todas as redacções deste país. Como se sabe, o que podia eu esconder do mundo? Nada. Rigorosamente nada. Por isso critico, uma vez mais, uma decisão extemporânea e mal calculada da direcção do Benfica.

Rui Silva disse...

Concordo em toda a linha com o José Marinho no que concerne à divulgação da notícia. Já se sabe em todas as redacções deste país. É mais uma manobra do LFV com os olhares centrados nas eleições. Acima de tudo é imensa falta de respeito para com o Sporting Clube de Braga, para com o Quique Flores e o claro sinal que a dupla Rui Costa e LFV deixou de estar em sintonia.
O problema do Benfica é estrutural. Faz-me lembrar Roma Antiga: completamente apodrecida por dentro, mas depois lá vinha os Jogos no Coliseu para animar a população. O imperador LFV voltou.

PS: Li a notícia do I e aquilo que à primeira vista parecia um acto promocional a José Veiga não deixa de ser uma enorme ratoeira. Os benfiquistas têm que abrir de vez os olhos e perceber que o projecto LFV está terminado e que as manobras ciclícas não são mais do que Jogos para animar o povo de Roma.

Caro José Marinho,

Tenho cá um felling que Rui Costa vai sair no final da época. O que acha sobre isso?

Joao disse...

Tenho pena do Rui Costa, de um momento para o outro é atirado às feras, sem experiência no cargo apenas com o seu bom senso e a sua grande experiência tenta mudar o rumo dos acontecimentos. Vai ser díficil, falta-lhe a estrutura a apoià-lo. A equipa directiva e a admnistração...

Olhem o caso do Baía, está para o Porto como o Rui para o Benfica. Começa num cargo directivo, mas quase só como relações públicas. Há uma preocupação por parte do FC Porto em preservá-lo, ensiná-lo e só mais tarde estará pronto para outros voos, onde terá sem dúvida mais responsabilidade...

E esta estória do treinador, muito mal conduzida por parte da direcção. Se fosse ao Quique não saía do Benfica sem todos os centimos que tivesse direito e este jogo com o Braga deixava-os ganhar por muitos...

Catenaccio disse...

Na actual conjuntura, torna-se completamente inócuo debater as competências técnicas do treinador "x" ou proceder a complexos exercícios de prospecção sobre o jogador "y". Discutir isto é olhar para a 'árvore' e esquecer a floresta. Adiar o problema!

O passaporte para o sucesso no futebol deve sintetizar um conjunto de princípios a serem respeitados. A saber:

1. Criar uma estrutura forte no departamento de futebol.
2. Decidir a política desportiva do clube.
3. Definir o perfil do treinador.
4. Conhecer bem o mercado: não ficar nas mãos de empresários.
5. Criar regulamento interno e fazê-lo cumprir.
6. Blindar o balneário: afastar o 'ruído exterior.
7. Criar cultura de vitórias: as derrotas têm de ser sentidas.
8. Proteger o treinador - de adeptos, jogadores e dirigentes.
9. Proximidade em relação ao grupo de trabalho.
10. Boa política de comunicação interna e externa?

O Benfica actual respeita estas regras? Há condições para Jorge Jesus ter sucesso na época 2009/10?

Estes princípios poderiam ser apontados por muitos daqueles que povoam este blogue. À partida, podem parecer palavras vãs, mas encerram uma ideia baseada num misto de competência, profissionalismo, seriedade e trabalho: mais difícil do que redigi-las, será fazê-las cumprir!

Estas frases, colocadas de forma dispersa e isolada representam o "abc" daquilo que deve ser gestão desportiva. E, têm dono. É uma questão de folhearem um certo livro, que todos os benfiquistas deviam ler, abrindo na pág. 240.

Cumprimentos.

Pedro disse...

Concordo q as coisas não se deviam fazer assim. Se o Benfica não conta com Quique para a próxima época então é com toda a naturalidade q comece, atempadamente, a procurar novo treinador. É um pau de dois bicos.

E atenção, nestas negociações estão duas partes, as "bufices" podem vir de ambos os lado.

Seria de bom tom, para todos, uma maior discrição neste assunto.

Se for JJ o futuro treinador do SLB em breve o saberemos. É um treinador, como sabem, q me agrada. Mas,tal como o José dize, tb defendo q o mal do SLB não são treinadores nem jogadores.

Rui Pinho disse...

Posto isto, que não é novidade nenhuma...

.Se Quique está devidamente informado, menos mal, mesmo que discutível em vários aspectos.

.Se Rui Costa está a par disto e também não defendeu o treinador e o seu projecto em momento algum, e aceita este tipo de atitudes como deixar o homem só e isolado, às feras, enquanto andam com negociatas nas costas, é tão fraco de personalidade e atitudes com lfv.

.Se Rui Costa está à parte destas situações e continua a querer o melhor para o Benfica, se é como penso um Homem e um Benfiquista a sério, só tem um caminho. Sair orgulhosamente com Quique, de braço dado com ele.

Senão, de mal passamos a pior ainda...

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

LuigiSLB83 disse...

Penso que é consensual que o problema do Benfica não tem sido o treinador e os jogadores.

O que eu gostava de saber, é o que é que este treinador mostrou para ter novo voto de confiança.

E se não mostrou nada que pudesse ter novo voto de confiança, porque motivo o Benfica não pode ir à procura de novo treinador?

Estúpido, foi o que se fez com Fernando Santos. Aí sim. Mostrou resultados e foi cobardemente despedido na 1ª jornada.

Agora, Quique Flores não pode continuar apenas porque LFV é um bicho papão e é o pior presidente de sempre.

Esta direcção foi eleita e até Outubro está lá para toma decisões. Em Outubro cabe a vez aos sócios decidirem.

Quanto a Jorge Jesus, espero que se confirme.

Helder disse...

Carrega José Marinho:)

Helder disse...

Caro Catenacio

Faço minhas as suas palavras:)

Vem Veiga!!

RP disse...

Caro co-sofredor benfiquista, José Marinho,

Em primeiro lugar, o meu sincero obrigado pelos seus posts (e pelo tempo que dedica a quem os lê) bem como aos colegas deste blogue, que sigo há bastante tempo.

Não sou defensor de LFV, nem nada que se assemelhe, mas acredito em algo bem linear: o nosso clube não deveria ser o único a querer o JJ (a confirmar-se, claro), pelo que, possivelmente, e a ser verdade que já assinou, tal tenha tido como intenção não perder a hipótese de o fazer (não esquecer as eleições ao nosso lado).

Ademais, faz-me um pouco de confusão, além de ser algo incoerente, que, por um lado, se diga que RC não quer o JJ mas, por outro, que mesmo este assinando, anda a contratar jogadores como se nada fosse (Álvaro Pereira). Não acredito (ingenuidade minha, talvez) que o "nosso" Rui comesse e calasse e, ainda por cima, andasse em contratações como se nada fosse. Por isso, das duas uma: ou alguma das possíveis assinaturas não aconteceu/rá, ou RC está plenamente de acordo com essa decisão, ao contrário do ventilado.

Aguardemos, outra coisa não nos resta, infelizmente... e infelizmente porque, infelizmente (que cansado que estou de infelicidades nesta matéria...), nada se fará, nada será dito, nada será contestado.

RC está castigado, como tal não poderá defender Quique, mas, sejamos honestos, não o fez antes, porque haveria de o fazer agora? Eu acho - e perdoem-me este desabafo - que o Rui, quando contratou QF e sucumbiu perante as exigências deste quanto aos adjuntos, o fez por receio/tenrice/ingenuidade e quando percebeu o erro já era tarde demais, reagindo como o está a fazer, talvez não da melhor forma, mas, acredito, irá aprender muito com isso.

Lá para cima, onde presidentes de clubes são, simultaneamente, conselheiros e outros eiros que me dispenso referir, não se defende o treinador em praça pública. Porque não se fez alarido quando, no início da época, com aquilo que parecia ser uma hecatombe, PC não defendeu JF? Ok, é bonito, mas já entrou no anedótico do futebol que quando se dá um voto de confiança se está a abir a porta da rua... A defesa é intra-muros, essa é que importa. Aconteceu? Não parece, mas não tenho dados para afirmar nada com certezas.

Gosto de QF, sempre gostei e acho que continuarei a gostar, a não ser que vá para beira-douro (o que já se ouve, em zurdina). Educado, culto, inteligente, etc. Seria, digo eu, excelente companhia para, entre um whisky e um cigarro, ensinar-nos futebol. Mas não é isso que importa, pois não? Deram-lhe o sebastianismo, ainda que diferido, e ele aproveitou-o, afirmando, sempre que podia, que o clube é perdedor, que não há dinâmica de vitórias, etc. etc. E com razão, que é o que mais dói! Quem serve o Benfica, tem de o entender, tem de o respirar, não o pode ler en passant, que terá sido, porventura, o seu grande erro. Mais uma vez, a direcção falhou, a direcção tinha que, obrigadoriamente, "ensinar" ao QF o que é o Benfica. Porque, de resto, não tenho conhecimentos para criticar as opçoes tácticas, as substituições, as contratações, etc. Sou livre de não gostar, claro, mas daí até saber porque assim foi... se calhar, após a tal conversa com QF, diríamos: ah, pois, nunca tinha pensado nisso, faz todo o sentido. Ou não!

Já disse, repito, reitero e sublinho, não sou apoiante de LFV. Espero que haja quem o confronte, com um projecto, com bons apoios, com uma excelente equipa. Porque assim como no futebol são necessários os "carregadores de piano", também na gestão me parece que sim, e LFV tem sido (assim espero, pois não gostaria de ter uma daquelas surpresas quando outro presidente entrar) um verdadeiro operário, dando o corpo às balas, preparando bases sustentáveis, mas sem quem as sustente. E é aí que precisamos de uma mudança, um "tecnicista", alguém que leia todo o jogo com classe, em antecipação e, se necessário for, em supless. Precisamos de ter na liderança do nosso amado clube aquilo que RC foi no futebol.

Saudações benfiquistas.

Rui P.

Netking disse...

Curioso respondi à sua amável resposta e não foi colocada.

Perdeu-se? Se for esse o caso repito ...

Anónimo disse...

Tem piada...

Quando Pinto da Costa se antecipa e trata de tudo com meses de antecedência é o maior...

... Quando é LFV a fazê-lo, é um desrespeitador!

Isto vindo de alguém que está a desrespeitar o clube ao FAZER QUESTÃO de divulgar que JJ assinou com o Benfica, não deixa de ser curioso!

Dá jeito ao José Veiga que se arme uma guerra de impresa sobre um aliciamento do Benfica a JJ antes do jogo com o Braga nao dá?

Sim, porque José Veiga seria incapaz de fazer qualquer tipo de abordagem, seja a quem fosse, que pudesse por em causa a boa prática, ética e bons constumes... Nem pensar, não é?

É com estes métodos que pretendem chegar à presidência do Benfica?

PARA ISTO, PREFIRO OS QUE LÁ ESTÃO

Vasco disse...

Admiram-se dos bufos. LOL os bufos não são Josés Marinhos! são todos os MOUROS q estão na direcção e são de outros clubes :)
Imagino o que fazem lá dentro e os benefícios que auferem por estar naquela GRANDE instituição

Rui Silva disse...

Eu creio que este assunto nada tem a ver com José Veiga. Tem tudo a ver com o estilo de manobras que o LFV já habituou os benfiquistas. É a sua maneira de atirar poeira para os olhos. Primeiro começa tudo com a equipa maravilha, depois seguem-se os ataques ao exterior e termina com as mudanças bruscas e sem estarem pensadas.

Que QFlores deve sair acho que ninguém tem dúvidas. Essencialmente pelo seu discurso, do que pelas opções técnicas. Foi ai que o espanhol perdeu o balneário e os adeptos. Sacudiu vezes demais o capote e fartou-se de dizer que o Benfica não era um clube ganhador. Veio passar umas férias.

Agora contratar JJ em dois dias e na véspera de um jogo com o Braga. Só se fosse um segredo muito bem guardado, porque desta forma...É feio e demonstra incapacidade de esconder notíciais. Ou são apanhados em Inglaterra ou junto de Jesus ou até com os dirigentes do Cluj. Já repararam que o SLB não consegue segurar uma notícia por 24 horas? É completamente incrivel.

Continuo a dizer o Benfica parece Roma Antiga. Saudosismo, podre por dentro e de quando em vez já vêm os Jogos no coliseu para animar o povo.

Em Outuro espero que haja uma viragem de vez. Têm que rolar cabeças e colocar o presidente que é sócio de três clubes fora da catedral.

Velho Estilo disse...

Em Outubro é dar a estes prestigiadores mais uns 90%...

E o Circo vai continuar...

Caro Rui Costa... Faz agora um ano em que te avisei pessoalmente que se iam servir de ti... Agora deixa arder...

Velho Estilo disse...

Queria dizer "prestigitadores" , raio do corrector automático :-)

Não há benfiquistas SÉRIOS para pegar no Clube?

É só oportunistas?

Não me venham falar em Veigas e outros que tais... O Benfica tem de encontrar soluções na sua família...

GR1904 disse...

Faz-me imensa confusão várias coisas.

Primeiro, a ser verdade que Rui Costa tem sido isolado nos conselhos de administração, como é que ele pactua com estas manobras de LFV.

Segundo, como é que no sportém, que não tem a chama nem o apetite do Benfica, existem tantos candidatos sérios, credíveis e capazes e nós, no SLB, apenas temos, até ao momento, um presidente de ciclos derrotistas e um web-candidato que elogia a organização corrupta do fêcêpê?

Terceiro, como é que, após tantos exemplos de falta de liderança, tiros nos pés, gestão desportiva deficiente e resultados paupérrimos, ainda haja benfiquistas que dêem crédito ao LFV e aos comparsas extra-benfiquistas que colocou na cúpula da SAD.

A.Saraiva disse...

A ser verdade esta contratação do Benfica, fico a aguardar a demissão do nosso director desportivo- Ou será que, ao fim de um ano, temos de concluir que estávamos iludidos com o nosso rapaz de ouro??

Em relação ao que o Catenaccio diz em sou da opinião que temos excelentes exemplos de organização desportiva dentro do Benfica, Basta olhar para as modalidades amadoras. Por coincidência, ou não, é um departamento em que, para além, de Carlos Lisboa, mais ninguém mexe.

Por fim gostaria de perguntar ao José Marinho (descaradamente) para quando o anúncio da candidatura de José Veiga ou de uma lista que ele faça parte. Não é sóo jornal i que o refere- Há mais gente dentro do mundo do futebol que o garante. Será assimmesmo?

André disse...

Como é possível este Benfica (andebol)- praticamente com a mesma equipa do ano passado - estar a "anos luz" do Benfica de Donner

galiani disse...

boas noites a todos, permitam.me invadir o tema.
por muitos erros que a direcção do benfica e esta administração da sad, tenham cometido durante o seu mandato(e foram "alguns" nao vou dizer quais, se nao nem amanha..), nao quero acreditar nesta falta de ESCRÚPULOS DE CONTRATAR um treinador a 3 dias de um jogo contra a equipa desse mesmo treinador, com um lugar directo em causa. isso é reles de mais meus caros. nao dignifica em nada o sport lisboa e benfica, nao é apanágio do nosso clube fazer isto, a nossa história nao merece que lhe façam isto, que falta de nobreza.
abomino esta contratação neste timming, pois nao é o momento, de maneira nenhuma- nao deviamos entrar nesta febre jesus- está em causa classificaçao na liga, está em causa defender a dignidade de um treinador que honrou o benfica, pois quique flores nao foi campeão nao deslumbrou nem vai deixar saudades, MAS AMIGOS, ele, RESPEITOU-NOS e respeitou a nossa instituição(pode nao ter percebido a sua grandeza, mas respeitou-a).
a confirmar-se esta notícia fico envergonhado, NAO PODE o benfica esperar mais 2 semanas? ESTÁ TÃO DESESPERADO o benfica e a sua direcçao por CAPAS DE JORNAIS?!(se calhar estamos todos a precisar de pao e circo entendem eles...)
a ser verdade estas noticias, assisto a algo que deplorei durante os meus 23 anos(sou anti porto desde fase embrionária), a uma manobra SUJA à porto, envergonho-me, que assim tenha sido e assim tenham crido.
A ser mentira, e caso venha outro treinador, ou quique flores continue , é uma grande bofetada que o benfica dá na comunicação social, e em quem se aproveita do nome benfica para encher os bolsos.
por último dizer que sinceramente nao sei como esta fábula vai acabar, prevejo um "VERÃO QUENTE" na luz(mais um), são mtos os desassossegos, que pairam nas cabeças benfiquistas, o primordial, permita-me que me dirija a si josé marinho, RUI COSTA como está no meio disto tudo?continuará sólido como outrora?
saudações benfiquista e desculpem pela massudo desabafo.

Ricardo disse...

Várias notas sobre o texto:

- A ser verdade a contratação de Jesus, ainda assim não concordo com estas linhas:

"Não há respeito pelas pessoas, não há o cuidado de os defender na sua dignidade profissional e o Benfica arrisca-se um dia a deixar de ser apelativo a grandes treinadores do circuito mundial."

porque não vejo em que é que a falta de respeito entra aqui. Se os dirigentes do Benfica decidiram escolher outro treinador para a próxima época, é naturalíssimo que explorem contactos, façam saber junto do escolhido a sua vontade e, caso as partes estejam de acordo, se assinem contratos. A época tem de ser preparada o mais cedo possível. Se a opção é pela mudança do técnico, faz todo o sentido que os responsáveis procurem rapidamente resolver esse assunto consoante os seus critérios. Não vejo falta de respeito algum por Quique Flores, até porque pode ter havido internamente essa conversa com o técnico espanhol, não sabemos. Falta de respeito seria vir para os jornais anunciar o novo técnico; até agora, não vi confirmação oficial por parte do Benfica. Não concordo que seja desrespeito pelo espanhol e não acho semelhanças entre este e o tratamento (horrível) que foi dado a Fernando Santos.

- Alguém levantou a questão mas eu reptio-a: acho muito triste que as negociações do Benfica sejam tão facilmente sabidas. Não sei quem são os bufos (como alguém chamou) mas torna-se muito preocupante ter a consciência de que dentro do clube há gente interessada em passar a informação para os media enquanto o Benfica negoceia. Isto nada tem a ver com o facto de José Marinho vir aqui escrever o que sabe. Ao contrário do que alguém disse, acho que o José não faz mal em abrir a informação que detém a toda a gente benfiquista que por aqui passar. O problema está antes: o José Marinho não devia poder saber destas coisas, pelo simples facto de que num clube organizado não existem estas recorrentes fugas de informação. Não matem o mensageiro, matem o bufo.

- Não acho que deva reagir com "indiferença" a esta notícia. É verdade que o problema do Benfica supera a questão do treinador mas saber que um técnico competente, conhecedor da realidade portuguesa e ambicioso e desejoso de mostrar a sua qualidade pela primeira vez num grande será o novo treinador do Benfica é caso para alguma felicidade e vontade de que as coisas mudem. Não é pelo facto de o José não apoiar esta presidência que tem de estar contra todas as opções que dela emanam. Caso contrário, digo-lhe que corre o risco de perder admiração por parte de quem o lê. Podemos estar em desacordo com os que dirigem o Benfica, podemos até, estando em acordo com uma opção, sabermos que existem segundas intenções - neste caso de Jesus, é a tentativa de balão de oxigénio de Vieira - mas não podemos, ou não devemos, pôr em causa a opção quando sabemos que a mesma é, das possíveis, a mais acertada. E Jesus, não tenha dúvida, José, é das opções mais acertadas para o nosso clube.

- "Durante dois meses foi um pagode autêntico, uma espécie de fogo-de-artifício que foi rebentando com a autoridade de Quique no balneário e com a auto-estima dos adeptos. Do director de comunicação, da Benfica TV, do jornal do Benfica, da revista Mística"

Concordo que houve uma campanha mas retiraria dessa lista a "Mística". Ainda ontem passei os olhos pela edição que trazia o Luisão na capa e há um artigo na revista que tenta por todos os meios convencer-nos do fantástico "método de Quique".

Gostava ainda de falar na notícia sobre a possibilidade de Veiga se apresentar a eleições. Não sei quais os motivos que fizeram o jornalista escrever essas linhas e, muito sinceramente, não me interessam. Li a notícia e não fiquei minimamente intrigado ou formatado com as questões dos processos pendentes de Veiga. O que li e sublinhei da notícia foi precisa e unicamente o tema dela: Veiga prepara-se para uma candidatura.

Mas não era óbvio que assim seria?

apenasfutebol disse...

Não sou um partidário da continuidade de Quique - já manifestei diversas vezes as razões de tal posição. No entanto, não posso deixar de condenar a enorme falta de respeito que esta contratação de JJ nesta altura encerra, para com ele. O espanhol ao longo da época também teve inúmeras faltas de respeito para com o clube - lembro-me de uma em particular que me chocou - uma entrevista ao EL PAÍS, logo a seguir a uma exibição e resultado miserável na Trofa. No entanto, como me habituei ao facto de o Benfica ser um clube de princípios, não posso deixar de registar este desvirtuamento daquilo que é e sempre foi para mim, o Benfica. Isto, claro, para além do óbvio disparate em termos de gestão desportiva...bom mas ao menos, se JJ estiver mesmo contratado, espero que tenha sido consultado acerca das contratações de Álvaro PEreira e Patric, senão então é que a coisa atinge proporções já ao nível da bizarrice...

Sinceramente, não obstante, achar que o afilhado do Di Stéfano é um enorme flop e que jamais deveria continuar, acho que, de facto, há evidências óbvias de que o único ciclo que já começa a ficar fora do prazo é o único que LFV (logo ele, um viciado em iniciar e finalizar os ditos) rejeita terminar: o seu próprio ciclo...

Mas há uma coisa que tem que ser dita. Fala-se muito em estrutura e falta dela, mas dá-me um pouco a sensação que por vezes se fala nisso "de borla", ou seja, sem se saber muito bem a que corresponderá, objectivamente, a tal "estrutura". O Catenaccio referiu, e muito bem na minha opinião, um conjunto de premissas que deverão ser fundamentais para qualquer projecto que pretenda ser vitorioso e que, naturalmente, deveria estar em prática numa instituição como o Sport Lisboa e Benfica, mas não estarei tão certo se todos os benfiquistas terão a lucidez do Catenaccio...E depois há outra coisa que me incomoda. É que não há alternativas a esta direcção...e enquanto não houver alternativas objectivas, concretas, reais, todas estas conversas da falta de estrutura etc etc, será chover no molhado.

PS: Obviamente que não estou a considerar a lúdica candidatura de Bruno Carvalho


Grande abraço ao José Marinho e aos restantes benfiquistas

Alegre, sempre! disse...

Caro José Marinho.

Os meus sinceros agradecimentos pelo “PS”.


Estamos perante duas visões distintas dos contornos que levaram à queda de Quique. Ambas merecem a minha reflexão. José Marinho e Rui P apontam em sentidos diferentes. Para o primeiro, Luís F. Vieira com a colaboração dos seus mais próximos seguidores terá deixado cair publicamente o técnico no seguimento do critério que vem mantendo desde que foi eleito. Pelo contrário o Rui P encontra motivos para apontar a Rui Costa insuficiências de vária ordem na blindagem ao técnico quando surgiram os primeiros desaires desportivos.

Em minha opinião as responsabilidades deverão ser imputadas aos dois em partes sensivelmente iguais. É um facto que a estrutura não funcionou quando e da forma que deveria, e em último juízo é ao presidente que cabe a maior responsabilidade quando o entendimento não resulta e os resultados não aparecem. Isso só por si não isenta Rui Costa de alguns erros, nomeadamente o já focado distanciamento de Quique quando este mais necessitava.

O Benfica perdeu. Consequentemente perdemos nós adeptos, perderam os jogadores, perdeu a direcção e toda a sua estrutura, desde LFV a Quique, passando inevitavelmente por Rui Costa.

Didiman disse...

Caro José.

Apesar das simpáticas divergências que temos, este é para mim, de longe a sua melhor "posta" neste blog.
Como tenho de ir para Beja, mais tarde com tempo colocarei a minha opinião mais tarde.

Abraço

John Billy #37 disse...

Mais um grande post!

Mais uma vez, a nossa direcção a portar-se lamentamelvente.
O que interessa agora dizer com quem se portou pior? Triste é saber que se portou mal com todos.
Em relação ao Jesus, não acredito que terá resultados diferentes de outros. O problema não está, nem nunca esteve nos treinadores.
Além disso, o Jesus teve um comportamento odioso com o Benfica. Por mim, nunca havia de por lá os pés. Mas isso para o benfiquinha não importa.

PS: ontem vi mística e raça no pavilhão nº2. Isso sim é Benfica. Mais uma vez os amadores deram o exemplo aos profissionais. O único senão é ver o Rui Costa sempre ao lado da porcaria.

lj disse...

Se entre um recorde mundail de socios nao conseguimos arranjar melhor que LFV, Bruno Carvalho e Veiga muito mal estamos.

!nsurrecto disse...

Para quem dizia que esta "notícia" já estava em todas as redacções de jornais, não percebo porque não a usaram... deve ser porque já não havia espaço... deve ser deve...

BragattiSLB disse...

De Braga, saudando todos os caros companheiros, envio a minha primeira "posta"
Caro John Billy, o teu PS diz tudo.
Só hoje “vi” o jogo de andebol através de comentários de bloguistas deste universo Glorioso. “Mística e raça no pavilhão nº2”. Fantástico o esforço dos atletas, acabaram o jogo esgotadíssimos mas com a sensação do dever cumprido.
O ano passado, praticamente com o mesmo plantel, esta eliminatória teria sido ultrapassada sem grande dramatismo. Porquê??? Porque existia um treinador que exigia esta mística e raça, este esforço e esta entrega, em cada treino, em cada jogo. Resultado disso os jogos tornavam-se mais fáceis. Foi Campeão Nacional e, como prémio, ganhou uma viagem para o Algarve com direito a treinar um conjunto de beldades.
É de “louvar” a atitude dos nossos atletas no jogo de ontem, mas louvo mais quem “exige” essa atitude ao longo de toda a época, em cada treino e em cada jogo.
Quando nem os treinadores campeões conseguem fazer duas épocas consecutivas no clube (no Futsal foi igual embora sobre esse eu não tenha conhecimento de causa, como tenho do Grande Donner), como querem que os treinadores que nada ganham consigam a continuidade? Santa paciência a nossa.
Mas é nas últimas palavras do teu “PS” que está retratada a situação degradante do nosso Clube: “Rui Costa sempre ao lado da PORCARIA”.
E ainda falta saber o que vai acontecer quando essa PORCARIA sair do clube e levar consigo toda a “inside information” que já detêm.
Quo Vadis meu BENFICA

Dexter disse...

Se isto de facto é verdade rest aa Rui Costa apresentar de imediato a demissao.

Nao tem outra alternativa.

Pedradanocharco disse...

Plenamente de acordo com José Marinho!

Para os que se insurgem contra os bufos, faço das palavras do Ricardo as minhas "Não matem o mensageiro, matem o bufo".

Catenaccio, adiciona o 11º mandamento que é baseada em respeito e humildade, tem-nos faltado ultimamente.

Quanto à comunicação social, os maiores responsáveis por essa corrida desenfreada às notícias sobre o SLB são os próprios adeptos que alimentam essa diarreia constante caso contrário estes com certeza procurariam outras notícias.

Treinador, tenho cá para mim que JJ vai recuperar já na próxima época algum do prestígio que nos tem escapado por essa Europa fora e vai nos fazer poupar umas massas em corta-relvas ;).

Rui Costa não pode falar porque está castigado, mas pode orientar alguém a falar por ele, passar uma mensagem aos adeptos é algo que muito me aflige e preocupa.

LFV dirige o SLB com o coração, todos nós já vimos que esse tipo de gestão não tem obtido os melhores resultados no futebol.
Venha de lá uma personalidade, ou várias que incutam e apliquem algum profissionalismo na gestão dos nosso querido e grandioso clube.

Até já
Carlitos

Dexter disse...

"Rui Costa não pode falar porque está castigado"

????????

Não pode falar ??? Essa é nova

Catenaccio disse...

No dia 25/03/2008 previa o que ia acontecer. Gostava de relembrar o que escrevi na altura. Para os mais curiosos, deixo aqui o link:

Carta aberta a Rui Costa

http://catenacc10.blogspot.com/2008/03/carta-aberta-rui-costa.html

dezazucr disse...

Boas. Sinceramente, acho que tratar-se do treinador agora não é mau. Mau é deixar sair essa informação, mas no Benfica é quase impossível que tal não suceda. Não sou a favor da continuidade de Quique. Também não sou a favor da orfandade que o deixaram em termos de defesa. No entanto sou a favor de se tratar da continuidade o mais cedo possível.
Cuidado com os exemplo caro J.Marinho. Recordo que na altura do Scolari, quem estava a tratar do treinador era o Veiga. Não se pode atribuir alguns méritos a Veiga e retirar os deméritos.
Sinceramente, acho que o tempo de Vieira já passou. O pior é que não se vê alternativa credível a aparecer. Depois, a ideia de que Vieira se estaría a separar de Rui Costa, parece-me algo suicida, porque a meu ver, o que tem segurado Vieira tem sido o facto de estar colado ao Rui Costa. Se se separam, perde todos os trunfos. É completamente perceptível que os adeptos já estão fartos dos seus ciclos de promessas vãs que acabam sempre por cumprir. Já agora, acha sinceramente que foi a instabilidade presidencial a causa para o insucesso este ano? Não me parece. O treinador tem grandes responsabilidades, num ano relativamente tranquilo no que a intervenções do presidente diz respeito. Este ano até me parece que, tirando um ou outro erro, as coisas foram bem feitas, ao contrário por exemplo do ano passado. No entanto apostou-se no cavalo errado.
É sempre mais fácil especular sobre o que é correcto ou não de fazer. Já agora, é da opinião da manutenção de Quique? Acha que, sendo que este ano, em termos mais micro, não conseguir dar a volta sempre que consentimos um golo primeiro (excepção ao Oliveirense da 2ª), para o ano conseguiremos? Ou em termos macro, teremos fio de jogo?
Depois, o que era o certo a fazer? Vir para os jornais dizer que Quique está seguro e demiti-lo no final do campeonato? Esperar pelo final para contratar o treinador? Criticar é sempre mais fácil, mas julgo que faz sentido apontar as nossas sugestões da forma correcta a fazer. Nota: não sou pró-Vieira, e sinceramente acho que o seu tempo no Benfica já acabou.

Rui Oliveira disse...

Caro Sr. José Marinho começo este meu comentário por não entender como um BENFIQUISTA chega ao ponto de escrever “Se fosse ao Quique não saía do Benfica sem todos os cêntimos que tivesse direito e este jogo com o Braga deixava-os ganhar por muitos...”, isto é mais grave do que um presidente perder o respeito pelo “seu” treinador. O que dói mais não são as derrotas mas sim o desespero de alguns BENFIQUISTAS para dizerem disparates como este.
Comentando seu post, apenas dizer que está EXCELENTE.

Vermelho disse...

Caro José Marinho:
Gostaria de saber se me autoriza a publicar no meu blog: "redvermelho.blogspot.com" os seus artigos de opinião.
Obrigado.
Os meus melhores cumprimentos.

Pedradanocharco disse...

Dexter,
Não pode, não quer ou não o deixam.
estou bastante apreensivo quanto a isto

Dexter disse...

Carlitos,

Se Rui Costa de facto nao esta ao lado do presidente na contratacao de JJ, entao se nada fizer vai ser tao responsavel como LFV.

Luís A. disse...

"Não pode falar ??? Essa é nova"

Sim dexter, não pode falar. E não é nova...ja tem 3 semanas

pmg disse...

Deem uma vista de olhos a este link:


http://www.record.pt/noticia.aspx?id=1A8E342A-8106-4814-BA91-510A916396E4&idCanal=00000006-0000-0000-0000-000000000006


Reparem em como diariamente todas as notícias visam por o Glorioso para baixo e a parte dedicada aos Corruptos até aparece num parágrafo à parte e com salvaguardas!!!...



CAMBADA DE AVENÇADOS!


VOZES DO DONO!!!

Dexter disse...

Luis, explica la essa de terem proibido o Rui Costa de falar.

E em casa dele pode falar ?

E com os filhos ?

Poupa-me Luis

vieira disse...

Ainda ninguem percebeu por que é que o Sr. Marinho segue o blogue do Sr. Alegre Sempre que não tem nenhuma entrada publicada pois não?

O que é mais interessante é que este senhor defenda e nos leve a desejar o regresso de alguem que foi apanhado nas escutas do apito dourado a fazer pedidos ao major tal como os outros corruptos da "invicta" e a agradece-los.

Se o nosso Maestro está mal e está a ser atacado, ele sabe bem que pode sair que nós vamos atrás dele, não me fodam.

Acordem caralho!!!

Pedro Neves disse...

O que iremos estar a "postar" daqui a um ano à cerca do novo treinador (se é que ele já está mesmo contratado)?
Iremos estar a festejar? Sinceramente não me parece.
Iremos estar ainda mais tristes? Nao sei responder.

O que é certo é que não vejo ninguém nesta recta final do campeonato a defender o nosso treinador.
Rui Costa pode estar castigado mas ainda assim não me parece boa politica deixar o treinador sozinho numa altura destas.
Quique Flores pode não ter sido perfeito, longe disso, mas sempre respeitou os adeptos e sempre foi frontal com todos nós e não merecia isto que está a passar.
E quem vai pagar é o Benfica porque Quique Flores, posto isto, se calhar não ira abdicar da indemnização.

André Leal disse...

José Marinho:

O que sabe desse telefonema entre o Veiga e o Major a que se refere o vieira (o blogger, não o Presidente) em que o Veiga dizia, salvo erro, que queria dar "uma beijoca" ao Major?

João Bizarro disse...

Acho lamentável o que se está a passar neste momento no nosso clube. Já aqui se falou no isolamento que os jogadores e o treinador têm desde há muito. Não têm quem os defenda e mesmo Rui Costa dá ideia que não manda assim tanto quanto devia.

Agora começa a dança das contratações com alguns jogadores já confirmados e outros a caminho. E até se chegou ao cumulo de se contratar um treinador (a ser verdade o que se diz) com um em funções e com mais um ano de contrato.
Mais do que jogadores e treinador falta identidade ao Benfica. É um clube que vive dos 'n' ciclos do Vieira, que muda tudo conforme o sitio para onde está virado.
Para este senhor, o que hoje é verdade amanhã já é mentira e nós temos que levar com isto como se fossemos todos burros.
Gostaria de dizer ao Sr. Vieira que ele podem indrominar meia-dúzia mas felizmente ainda há gente sem palas nos olhos.

Fui dos que defendi a entrada do Rui Costa como DD. Agora concordo com aquilo que o Catenaccio previu.

Vieira, se calhar que anda a dormir não é quem o meu caro pensa.

Ministro disse...

a maior falta de respeito nesta história toda, foi a do Quique para com os adeptos do Benfica.

Por pura teimosia, preferiu n mudar nada, qd se percebia q n iamos a lado nenhum (preferiu afundar o Benfica com as suas ideias, a trocar de ideias... talvez com medo de q se corresse bem, n lhe atribuissem o mérito a ele)

Essa, foi a maior pouca vergonha desta época. E a unica responsabilidade do Vieira e do Rui Costa em relação a esta época, foi ter compactado c essa vergonha durante tanto tempo. Nem a 1a volta deveria ter acabado no Benfica, esse orgulhosozito q tanto mal nos fez!

Helder disse...

Caro vieira

Você diz para acordarmos...e você já acordou???

Já se deu ao trabalho de comparar os resultados do Benfica com Veiga e depois de Veiga?
Se já comparou posso concluir que esta satisfeito com 3º e 4º lugares. Se não comparou....compare e veja as diferenças.......abismais!!

Um abraço

Pedro Veloso disse...

Caros,

não sei se viram, aprendamos com quem percebe de bola:)

http://www.videos.iol.pt/consola.php?projecto=27&mul_id=13136144&v_sort=&v_order=&tipo_conteudo=1&tipo=2&id_conteudo=&referer=1&query=&pagina=

vieira disse...

Comparar resultados, caro Hélder? O José Veiga esteve lá um ano, só tratou de futebol e só ganhámos o campeonato porque os corruptos tinham acabado de destruir a equipa que ganhou a champions. Para alem disso, tenho muito medo do que aconteceu esse ano com esse senhor. Sabemos do que ele é capaz. Do Público:

José Veiga, actual director-geral do Benfica e, em 2004, o maior accionista da SAD do Estoril, foi outra das figuras do futebol português a ser apanhada nas escutas do Apito Dourado.

O dirigente desportivo foi interceptado em pelo menos duas conversas telefónicas com Valentim Loureiro, à data presidente da Liga de Clubes. Foi em Março de 2004 e o objectivo do ex-empresário de jogadores com licença da FIFA era conseguir que a interdição do estádio do Marco de Canaveses coincidisse com o jogo do Estoril Praia. Veiga queria evitar que a sua equipa se deslocasse a um terreno tradicionalmente difícil e facilitar assim a tão almejada pontuação que nesse mesmo ano lhe viria a possibilitar a subida ao principal escalão do futebol.

Antes desse jogo, que aconteceu a 28 de Março de 2004 e em que o Estoril ganhou por 3-2 ao Marco de Canaveses, José Veiga fez dois telefonemas a Valentim Loureiro. No primeiro pediu que o estádio do Marco fosse interditado. A possibilidade tinha sido aberta devido ao incidente ocorrido cerca de um mês antes (quando Avelino Ferreira Torres pontapeou as placas de publicidade e cadeiras do recinto, ameaçando ainda o árbitro) e José Veiga pretendia então que a interdição coincidisse com o jogo da sua equipa.

Valentim Loureiro ainda tentou que o dirigente do Estoril falasse directamente com Gomes da Silva, então presidente da Comissão Disciplinar da Liga de Clubes, ou que utilizasse a sua influência através dos jornais. "Pressiona-os", aconselhou o presidente da Liga, acabando por aceder, mais tarde, a dirigir ele próprio o pedido ao juiz desembargador Gomes da Silva. "Eu falo com o gajo", prometeu.

Dias depois, Veiga conheceu a decisão da Liga. O estádio do Marco havia sido interditado por dois jogos e a equipa teria de ir jogar em campo alheio, quando recebesse o Estoril Praia. E não se esqueceu de agradecer a ajuda de Valentim Loureiro. "Vou-lhe dar uma beijoca", brincou Veiga, ao que Valentim respondeu: "Se não fosse eu...".

Eu não quero isto para o meu clube. Eu não quero ser igual aos corruptos. Prefiro perder e manter a coluna direita.

José Marinho disse...

Meu caro Vieira, o meu interesse pelo Alegre sempre foi suscitado pelos seus constantes apelos a que lhe respondesse a algumas questões, que inopinadamente deixei sem resposta. E o meu interesse foi em encontrar um meio de lhe responder directamente. Não vale a pena tentar fazer filmes onde não existe sequer um argumento. Porém, isto é o Benfica que temos, com benfiquistas a insultar outros benfiquistas - sim, eu também leio o Fórum Benfica - e sobretudo este tique autocrático do vieirismo. Se não és por nós, és contra nós. E o mais curioso é que nestes vómitos de raiva contra pessoas que escapam à propaganda vieirista são utilizados os mais desconjuntados delirios. Há uma coisa, no entanto, que me distingue dessas pessoas e que considero relevante para não lhes responder. É que eu não respondo a nicknames, respondo a pessoas. É uma diferença substancial, não acham?
Respondendo às escutas, em que José Veiga é apanhado, são duas. Uma delas tem a ver com a sugestão de José Veiga a Valentim Loureiro para que o jogo que o Estoril teria de realizar com o Marco - tinha o estádio interditado - se pudesse realizar no estádio do Bessa. Por questões de segurança e de lotação. Isto está explicado no livro "Como tornar o Benfica campeão". Numa outra, Veiga pede a intervenção do Major, depois de ter sido apanhado na auto-estrada em excesso de velocidade e de estar na iminência de ficar sem a carta de condução. Já agora, aproveito para elucidar os mais interessados que acabou mesmo por pagar a multa e ficar temporariamente sem carta de condução. É a tudo isto que se resume o arrepiante apanhado de escutas de José Veiga no extenso processo Apito Dourado. Mas, se bem se lembram, também o presidente do Benfica foi apanhado nas escutas, escolhendo o árbitro para um jogo da Taça de Portugal. Porém, é justo que se diga, que o senhor Vieira foi, digamos, vítima do seu voluntarismo e essa escuta não denuncia nenhuma prática fraudulenta de condicionamento de resultados. Aliás, se há coisa em que defendo o actual presidente do Benfica, é na sua autoridade moral em discutir o sistema e em denunciá-lo. Outra coisa é a sua capacidade em desmontá-lo e a sua estratégia que falhou estrondosamente. Outra coisa foi a tentativa meio atravessada de o incluir no mesmo saco de corrupção onde estão alguns dos mais importantes dirigentes dos últimos trinta anos do futebol português. São coisas diferentes e aí, meus caros, nem Vieira, nem Veiga são farinha desse saco.

Anónimo disse...

ASSIM SIM, José Marinho.

Excelente resposta!

Agora essas merdices de "ultimas horas"... isso só o arrasta para a mediocridade que tem caracterizado outros.

lj disse...

Jose Veiga pede intervencao do Major para tirar multas de velocidade? Fico estupefacto com a normalidade com que isto e encarado. Somos assumidamente a America Latina da Europa, onde se cantam loas a dirigentes suspensos por corrupcao, se recebem arbitros em casa para ajudar a que o pai do dito tenha controlo com as amantes, se liga ao presidente da Liga para tirar multas, tudo isto existe, tudo isto e triste, tudo isto e fado.

JHP disse...

Bom dia a todos,
À medida que a época se aproxima do fim, que vão surgindo notícias sobre candidatos e candidaturas e que o debate entre benfiquistas aquece, torna-se previsível o conteúdo de alguns comentários.
Por uma questão de transparência revelo já a motivação que trago: não apoio Vieira, gostaria de apoiar Veiga, ou o projecto em que ele se enquadre, porque acho que tem as melhores soluções para inverter o declínio do Benfica.
Admito que a insinuação seja arma de arremesso a que muitos vão recorrer para desviar a discussão das questões essenciais.
Mas, antes de lá chegar lanço a seguinte questão: qual é a ideia força, o projecto, o programa, o objectivo de Luis Filipe Vieira para o Benfica?
As últimas duas semanas revelam sinais muito preocupantes: um treinador abandonado à sua sorte, com a porta escancarada; aquisições de jogadores por valores intrigantes face ao que se conhece da disponibilidade financeira do Benfica; um processo de contratação de outro treinador conduzido com total leviandade em termos de preservação do sigilo; total indefinição sobre o plantel; conflitos directivos, com a demissão de mais um vice-presidente; indefinição nas relações ente o director desportivo, que é um simbolo do clube, e o Presidente, bem como sobre as respectivas funções; um nível de descrença na massa associativa inédito. Qual a reacção de Luis Filipe Vieira a tudo isto? Onde está o líder do Benfica?
Pois bem, o poder não caiu na rua, como se dizia há uns anos atrás, mas caiu nos blogues. Aqui as pessoas discutem livremente, com a ajuda preciosa de José Marinho, os temas da actualidade benfiquista e parece formar-se uma ampla maioria favorável à mudança. Portanto, bem pode ser definida uma estratégia de ataque pessoal e insinuação que o seu efeito será ineficaz, porque estamos imunes, depois de tanta derrota, humilhação e abandono. As opiniões contrárias transmitidas com fundamentação e correcção são sempre bem recebidas, servem para fazer reflectir mais sobre o Benfica.
No que diz respeito ao treinador, considero que o Benfica sempre teve bons profissionais ao seu serviços, incluindo Quique Flores. Também não será necessário dizer que se Quique Flores fosse treinar o Porto ganharia títulos. O que está em causa neste momento é outra palavra que se vai vulgarizando no léxico desportivo: a "estrutura". O Benfica não a tem e com este Presidente nunca a terá, porque isso é contrário à concepção autocrática que foi demonstrando ao longo destes anos. A estrutura é feita de pessoas, construída em função de objectivos e baseia-se numa repartição de responsabilidades e protagonismos, tudo coordenado por uma liderança coerente e respeitada.
Ou seja, Jorge Jesus, Fergusson, Mourinho, Cristiano Ronaldo, Messi e outros triunfarão sempre que estiverem enquadrados e apoiados por algo que permita soltar o seu génio. No actual Benfica jamais triunfariam.
Ou seja, Jorge Jesus, ou seja lá quem for, deve ter consciência disso. Se tem algum respeito pelo Benfica e pelos benfiquistas devia impor condições ao actual Presidente para afirmar um projecto profissional estruturado e fiel à memória do Benfica; deve ainda estar preparado para trabalhar com outra equipa directiva, caso a democracia benfiquista o determine. É o que se espera de um bom profissional. Com acéfalos não se faz história.

Quetzal Guzman disse...

José Marinho, pode falar-nos da reunião, ou jantar, desta semana? Deixo já duas perguntas:

. se faz parte da estratégia de Veiga, que continua sem se assumir publicamente, garantir o apoio dos grupos de apoio do Benfica em troca de promessas de apoio por parte da direcção do Benfica (as minhas desculpas pela excessiva repetição da palavra "apoio")

. se Veiga, erradamente, acredita mesmo que aquilo funciona em rebanho e que, no momento do voto, as pessoas vão pôr de parte as suas convicções pessoais enquanto benfiquistas

José Marinho disse...

MS, está enganado meu caro. Não é de normalidade que se trata. A mim incomoda-me a mexicanização do regime em Portugal. Ela está instalada na política, no futebol, nas actividades económicas. Ela existe e pior do que isso, há um conformismo latente na população. É esse conformismo que contesto no Benfica, esta acefalia de alguns apoiantes da actual direcção que não questionam, apenas insultam. Não fundamentam, apenas verberam. Não argumentam, apenas espirram contra a crescente desmotivação da maioria dos benfiquistas. E na minha resposta, meu caro, não está nenhum elogio a essa normalidade de que fala, está apenas uma separação de águas. Porque discutir uma multa de excesso de velocidade não o mesmo que discutir a comprovada sujidade em que o futebol português se move. E meu caro Vieira, não quer determinados procedimentos no Benfica, nem eu. E vou mais longe, não quero no Benfica, nem quero no desporto português. Exactamente por isso é que defendo o regresso de Veiga ao clube. Para acabar de vez com essa sub-cultura do medo, da intimidação, de fabricação de resultados e de construção artificial de campeões. E é a partir daqui que nos separámos, meu caro. Para si, Veiga, é igual a eles. Para mim, Veiga, é diferente e é, de entre todos os benfiquistas que conheço, o mais bem preparado para acabar de vez com esse lodo que agarra o Benfica na sua grandeza, no seu prestígio e na sua vontade de vencer. E isso não faz de mim, nem de si, nem de algumas pessoas que me insultam e não têm sequer a coragem de assinar o que escrevem, menos benfiquistas. Porque é preciso que se entenda o seguinte. Benfica só há um, mas benfiquistas há muitos. Agora, não confundo benfiquistas com situacionistas. Porque os benfiquistas gostam do Benfica, os situacionistas gostam da situação. E na actual situação do Benfica, não há muita coisa que me agrade. Já no Benfica, entidade clubística, tudo me agrada. Há 43 anos que me agrada.

Alegre, sempre! disse...

MS,

Tentar escapar a uma multa de trânsito, e à cassação da carta de condução por incorrer em excesso de velocidade, não eleva José Veiga ao patamar dos verdadeiros corruptos deste país, nem tão pouco o torna inelegível à presidência do Benfica. Não é por aí.


JHP, mais um excelente comentário.

Qual a estratégia do Presidente do Benfica para inverter este longo e penoso ciclo? Será que LF Vieira tem uma estratégia para além de despedir e contratar treinadores quando as coisas não correm bem? E quanto a Rui Costa, será que mantém os mesmos poderes que tinha no início da época ou viu-os reduzidos? Quem está por detrás das últimas movimentações no mercado? Quem conduziu o processo Jorge Jesus, Rui Costa ou LF Vieira?

vieira disse...

José Veiga sugeriu? Falou ao telefone com Valentim Loureiro para sugerir que o castigo coincidisse com o que lhe interessava e fala em sugestão?~

Mas o José Marinho acha que está a falar para idiotas? Fala nos tiques do Vieirismo e usa exactamente os mesmos métodos?

Fique sabendo que eu de Vieirismo só tenho o nome e a respponsabilidade é dos meus progenitores, os mesmos que me ensinaram que uma espinha erecta não se coaduna com ser dono de um clube enquanto se trabalha n'outro nem com ser o porta voz de uma decisão de um clube que votou ao lado dos corruptos para que as penas por corrupção não fossem aumentadas.

Escreva mais um livro para explicar essas e as do Banco do Luxemburgo e as dívidas ao Fisco e a amizade do João Pinto. Somos todos amigos, não é verdade? Gente dessa quero-a longe do meu Benfica. Vão para o Porto que lá são apreciadas essas manobras! Aqui não!

Helder disse...

Caro Vieira

Comaparar as escutas em que Veiga é apanhado com as escutas em que o corrupto mor é apanhado é a mesma coisa que comparar o porto com o Benfica, ou seja, não há comparaçáo possivel! As escutas de Veiga são meninos de coro ao lado das escutas dos corruptos.

Sim eu disse para comparar resultados, sabe pk? Porque só fomos campeões por causa de Veiga. Ele é o cabecilha desse campeonato. Sem ele o Vieira e os seus amigos tinham despedido o Trapattoni e de certeza o porto mesmo de rastos tinha ganho o titulo. Sabe com Veiga fomos aos 4º final da Champions eliminando o campeão europeu em titulo (liverpool) e só fomos eliminados pelo Barça graças a duas arbitragens manhosas. Depois como sabe Veiga saiu em Outubro/Novembro (acho eu) por causa do arresto bens que a TVI transmitiu. Tenho pra mim que isso foi engenhado pelos corruptos mas é só a munha opinião. Mas mesmo nesse ano fomos com FS aos 4º final da Uefa sendo eliminados ingloriamente com o Espanhol e só não ganhamos o campeonato por mero azar mas mesmo mt azar. Depois na época seguinte Vieira corre com Veiga e de seguida destrói uma equipa fabulosa que Veiga tava a montar com Miccoli, Simão, Karagounis, Cardozo.....enfim.... Veira vendeu Simão, não quis Miccoli e também despachou o Karagounis!!
A cereja no topo do bolo de Vieira é o despedimento de FS á primeira jornada para por lá o amigo Camacho!! Cabe na cabeça de alguém esta merda????? Com Veiga os Benfiquistas voltaram a ter alegrias que já não tinham á muitos anos. Aquela eliminatóira com Liverpool foi uma alegria imensa já para não falar no titulo nacional..... Com Veiga não havia entrevistas de jogadores a torto e a direito como houve este ano. Até lhe digo mais: Veiga defendeu o Benfica como poucos o fizeram.

Um abraço

vieira disse...

E, já agora, José Marinho, ainda bem que não confunde benfiquistas com situacionistas. Eu sou benfiquista e tambem não me confundo com os situacionistas que vão trabalhar para clubes que acabaram de terminar um campeonato á frente do Glorioso, como V. Exa. fez no início desta época quando foi trabalhar para Guimarães.

"Faz o que eu digo não faças o que eu faço" é a forma simpática que o povo encontrou para apelidar os hipócritas.

Acrescento que o meu meu nome é João Tiago Vieira e por isso assino Vieira que é como me chamam os meus amigos. Mas não quero dar lições de moral nem insultar quem escolhe escrever com um nick em blogs como V. Exa. acabou de fazer. Porque eu não julgo que todos os que me rodeiam são idiotas como V. Exa. aparenta julgar.

A.Saraiva disse...

Boa tarde a todos

Gostaria de vos colocar uma questão, em especial aqueles que centram a sua análise da actual conjuntura no SLB na incompetência do actual treinador.

Imaginemos que, amanhã, o Glorioso espeta três batatas no Braga? (Deus queira que sim). Qual será a vossa reacção? Continuar a achar o Quique uma nulidade e Jorge Jesus uma boa solução para a próxima época? Ou davam um tiro na tola?

Até por isto, o timing de abordagem de JJ foi completamente descabido e só possível em peritos em fugas para a frente.

PS: Tenho a sensação que nestas duas últimas jornadas vamos assistir ao surgimento de um excelente treinador na 1ª liga.

A.Saraiva disse...

16-05-2009 18:32

"Nacional de Juniores: Benfica vence FC Porto no Olival" (1-2). AGUENTA

Unknown disse...

Os nossos juniores foram ao Olival vencer o clube regional assumidamente corrupto por 2-0, dois golos do Nélson Oliveira.

Parabens rapazes !!!

LUIS disse...

Vou só esclarecer uma coisa:
LUIZ FELIPE SCOLARI NÃO RECUSOU SER TREINADOR DO BENFICA ATÉ PORQUE NÂO FOI CONTACTADO POR NINGUÉM DO BENFICA! Nem ele nem o Jorge Mendes. Este é o facto. E quem escrever o contrário está a mentir! Convém deixar de atirar postas de pescada para o ar sem saber da matéria. E eu duvido de quem mente até quando diz a verdade...

José Marinho disse...

Meu caro Vieira, desgosta-me imenso que se tenha sentido insultado pelo que escrevi nas várias respostas que lhe dirigi. Talvez se não estivesse tão ocupado em tentar desmontar o indesmontável no que eu escrevo lhe sobrasse tempo para se aperceber que não me dirigia a si. Quanto a tudo o resto que escreve, o que quer que lhe diga? O que é que situacionismo tem a ver com as funções que honradamente desempenhei no Vitória de Guimarães? Não acha que está a radicalizar demais a sua versão das coisas, misturando conceitos que são incomparáveis? Meu caro, desempenhei funções nesse clube e fi-lo com muito gosto e porque sentia esse impulso de experimentar o futebol por dentro. Isso não fez de mim menos benfiquista, pois podia ter feito como outros, em circunstâncias semelhantes, quando aterram profissionalmente num clube, alegando o seu amor a esse clube desde pequeninos. Não, meu caro. Nunca disse que era do Vitória desde pequenino, e apesar de perseguido nos blogues vitorianos e mesmo internamente, no clube, por pessoas sem rosto, exactamente por ser benfiquista, nunca escondi o meu sentimento clubístico. Sempre demarquei bem o meu terreno, afirmando às pessoas que era um profissional pago pelo Vitória. Nunca meti o Benfica na gaveta, percebe...Se assim gostar, nunca fui situacionista. No meu contrato não constava nenhuma cláusula que me dissuadisse de afirmar o meu benfiquismo. E digo-lhe mais, mesmo depois de ter sido aconselhado a não vestir a indumentária do Benfica aos meus filhos, nunca deixei de o fazer, quando era assim que eles pretendiam vestir-se. Meu caro, perdoe-me mas não confunda as coisas, pois se bem percebi o seu critério é que apenas podia exercer as minhas funções de director de comunicação num clube que tivesse ficado abaixo do Benfica na classificação do campeonato anterior. Acha mesmo que isto faz sentido? Meu caro, se quiser debater o Benfica, terei todo o gosto em fazê-lo, mas deve fazê-lo sem recorrer a comentários que mais do que me definir a mim, definem-lhe uma tendência para não respeitar uma opinião diferente da sua. Onde é que está a hipocrisia de que fala? O meu caro não me conhece e temo que isso não lhe faça diferença, mas seguramente que o nosso debate seria muito mais interessante se retirasse toda a irritação desse lado do computador e aceitasse discutir ideias, mesmo que sejam contrárias às suas. E meu caro João Tiago Vieira, eu não julgo a suposta idiotia dos outros e muito menos o farei, sem conhecer um mínimo das pessoas. Assim como não lhes chamarei hipócritas sem conhecer todos os dados, que possam escapar-me sobre o modo como levam as suas vidas. Sabe, porque há coisas mais importantes do que o futebol, tais como a família e na familia, os filhos. Eu gosto muito do Benfica, mas não ponho o Benfica acima da familia. E muito menos considero o Benfica um pretexto para insultar pessoas que não conheço. Mesmo na blogosfera, há uma reserva de respeito mútuo que não deve ser negligenciada, por nenhuma das partes.
Sobre a questão do vieirismo, também aqui o meu caro acusa um toque que não lhe era digirido. Vamos lá a ver. Eu abstracto eu não tenho nada contra o vierismo desde que exista espaço para outras correntes de opinião. O que já não consigo entender é a intolerância de certo vieirismo em destratar outros benfiquistas porque não pensam do mesmo modo. Acho ultrajante para a tradição democrática do clube. Por isso, meu caro, também aí acho que se precipitou na forma como expôs um alegado convencimento meu de superioridade moral sobre o vieirismo ou sobre os vieiristas. E pior considerou que eu tivesse associado o seu nome ao do actual presidente do Benfica. Por isso, devo insistir no seguinte. Tenho o maior gosto em discutir o Benfica consigo e com todos os leitores do blogue. Mas é discutir o Benfica, porque não me sinto conscientemente empurrado para desvios no debate. Nâo gosto de grosserias e de todas as que me acusa não fazem sentido.
Sobre José Veiga, meu caro, respondi-lhe no essencial ao que pensei que seria esclarecedor. Deve compreender que não estou aqui neste blogue a organizar um concurso de popularidade, nem tão pouco estou com o objectivo de formatar a ideia que certos benfiquistas, como o meu caro, têm de Veiga. Esse não é o problema seu, esse é no limite, um entendimento seu. Eu acho, e pelo que vejo, a maioria das pessoas que aqui comentam também acham, que existe uma diferença substancial entre o pedido de escape a uma cassação de uma carta e todo o sistema de favorecimento desportivo que existe em Portugal, mas não lhe retiro a si uma grama de legitimidade para continuar a desconfiar dos procedimentos do antigo director-desportivo. Eu gostaria que mudasse o enfoque da sua visão das coisas, mas ninguém morre se continuar tudo na mesma. O meu caro na sua e eu na minha. Basta escolher melhor as palavras do teclado e decidir juntá-las num português mais suave. Pode ser discordante, mas escusa de ser agressivo. Porque quando o Benfica ganha a minha satisfação é igual à sua e quando o Benfica perde, a minha tristeza não é menor do que a sua.
Os meus melhores cumprimentos.

José Marinho disse...

Meu caro Luis, eu também só vou esclarecer uma coisa: não me chama mentiroso quem quer, só quem pode. E para poder chamar-me mentiroso, meu caro, é necessário que se cumpra uma de duas situações: ou que o meu caro me demonstre que estou a mentir numa situação específica, ou que o meu caro ainda, demonstre no meu passado, uma tendência patológica para a mentira. Podemos começar por aqui: se conseguir fazer a demonstração de que eu alguma vez menti deliberadamente, durante o exercicio das minhas funções jornalísticas, em mais de vinte anos, eu próprio lhe atribuo o Nobel da Ciência. Porque não deve ser fácil demonstrar a existência de uma coisa que não existe. Posto isto, reitero: Scolari foi convidado para treinar o Benfica e recusou. A partir desta reafirmação, encerro este assunto, porque não é do meu interesse discuti-lo. E por uma razão central da minha contribuição neste blogue. Porque Scolari não é, nem será treinador do Benfica. E por isso não considero assunto relevante para as minhas crónicas.

Castro disse...

senhor José Marinho, não é verdade que o Jesus tenha assinado pelo Benfica...
tenho muito respeito por si, mas mentiu ao dizer isso!!! primeiro porque ainda tem pré-acordo com o FC POrto até dia 31 de Maio e segundo; segundo, porque só depois do jogo de amanhã, Jesus se aceita reunir com os responsáveis do Benfica....

ps: disse neste texto que todas as redacções sabiam desta noticia... acha mesmo que se assim fosse essa noticia não era capa de todo e qualquer jornal???

José Marinho disse...

Meu caro Castro, vou elucidá-lo do seguinte. Se fizer o favor de reler o que disse, verificará que eu não dou notícia nenhuma, por isso a sua acusação de que menti não é justa. Eu próprio acrescentei que não acreditava nisso, até porque conheço os regulamentos da Liga e essa assinatura seria de todo inoportuna. Pois bem, no início do texto relatei uma informação que me tinha sido encaminhada por três fontes diferentes. No entanto, desconfiei da autenticidade de uma delas e especialmente da sua proveniência. Por isso acrescentei essa revelação, que, de facto, estava na generalidade das redacções. E era tão somente uma informação, porque se a minha pretensão fosse dar uma notícia, como o meu caro diz, então eu teria escrito: «Jorge Jesus assinou esta tarde um contrato com o Benfica». Isto sim, seria uma notícia. Se reparar, o que está escrito é uma coisa diferente. E já agora, posso adiantar-lhe, que após uma pequena mas reveladora investigação que fiz a essa informação, conclui que era falsa e tinha o pretexto de prejudicar o Benfica e as futuras negociações com o Braga. E conclui que essa informação tinha um objectivo deliberado de incendiar os ânimos, antes do jogo com o Braga e intencionalmente na sua origem - a Norte do Cabo Carvoeiro - a ideia era criar a ilusão de que o Benfica teria agido contra os regulamentos da Liga e com isso se pudesse fazer a demonstração de que sobre o nosso clube devia a Liga de Clubes agir e accionar a perda de seis pontos. O que daria satisfação a muita gente, ainda pouco saciada com o facto do Benfica previsivelmente acabar o campeonato em terceiro lugar. Por isso, o que está escrito não é uma noticia, eu nunca escrevi que o Benfica tinha assinado com Jesus naquele dia, apenas relatei uma mesma informação que me foi relatada por três fontes diferentes. E uma delas, do mesmo modo que o fez em relação a mim, igualmente espalhou esse rumor pelas redacções deste país. Porque aparentemente está dificil de aceitar que Jorge Jesus esteja mais inclinado a aceitar imediatamente o convite que tem do Benfica - isto sim, é verdade - do que a esperar mais um ano e assim suceder a Jesualdo Ferreira, como é do interesse do FC Porto. E meu caro, posso garantir-lhe que não existe nenhum contrato-promessa de Jorge Jesus com o FC Porto, o que existe é um convite do FC Porto para Jorge Jesus assinar já contrato e apenas suceder a Jesualdo daqui a um ano. E esse convite já vem desde o início da época passada, quando o director-geral da SAD do FC Porto, Antero Henrique acompanhou todas as negociações entre o Braga e Jorge Jesus, de forma a manter o treinador agarrado ao compromisso de suceder a Jesualdo Ferreira. Porém, o Benfica atravessou-se e Jorge Jesus está muito seduzido pela possibilidade de treinar o Benfica. O que fará com que fique sem efeito essa prometida relação entre Jorhe Jesus e o FC Porto. E como sabe, esta SAD em particular tem uma dificuldade enorme em lidar com estas rejeições. Sobretudo se o Benfica acaba por prevalecer na vontade de um treinador.

Anónimo disse...

Caro José Marinho

Ainda bem que teve o cuidado de esclarecer essa informação do JJ.

Talvez tivesse sido importante para muitos (onde me incluo) que tivesse dado tb origem a um topico, pela sua importancia.

É BOM SABER QUE HA EM SI, EM VÓS, UM REGISTO DIFERENTE DA MEDIOCRIDADE!

Como disse antes, ASSIM SIM!

Aconselho entretanto a leitura do post abaixo e diga-me a sua opiniao sobre o posicionamento de José Veiga em relação à temática em questão:

http://geracaobenfica.blogspot.com/2009/05/azul-ajoelhado-azul-controverso.html

Obrigado
GB

vieira disse...

Eu não tenho gosto nenhum em discutir nada que se relacione com o Benfica com quem ostenta a hipocrisia de dizer que que o telefonema do Veiga e do major era por causa das lotações e da segurança. Imagino que a beijoca foi por causa dos milhares de vidas que se pouparam com a decisão do Gomes da Silva.

Somos todos estúpidos é o que V. Exa. pensa dos benfiquistas para promover os amigos. É pena que existam benfiquistas assim.

Comigo não discute mais esteja descansado. Pode continuar a sua missão sem que eu o incomode.

Castro disse...

peço desculpa porque fui algo ríspido na minha crítica, ainda para mais quando estamos em discussão entre benfiquistas, mas de facto interpretei mal o que escreveu...
disse isto porque podemos estar a atrapalhar negociações do nosso clube que não são nada do nosso interesse! se acredito que Jesus será treinador do Benfica? sim, acredito e tenho a certeza que isso acontecerá mas o melhor é esperarmos pela confirmação oficial do acordo...

Helder disse...

Caro José Marinho

Eu sei que a conjutura actual do Benfica não é favoravél a qualquer treinador. Até o melhor do mundo falharia neste Benfica. Mas o que queria saber era qual a sua opinião sobre Jorge Jesus? E se ele esta mesmo muito interessado em vir para o Benfica?

Se ele vier mesmo fico todo satisfeito só por dar uma golpada nos andrades!!

Um Abraço

Rui Pinho disse...

Eh pah, vocês...

Discutem tudo, menos o Benfica.
O Benfica não é Veiga, não é Carvalho, não é Félix, não é Seara, não é Tavares, não é Damásio, não é um nome ou uma individualidade.

Mas permitam-me... O Benfica não é Vieira nem é de Vieira como ele parece pensar.
De cada vez que abre a boca só sai m...
Não respeita nada, não respeita ninguém, não respeita o Bnefica nem o que é SER BENFICA.

Não faço campanha por ninguém, até porque ainda não apareceu ninguém que me mereça isso. Mas faço ABERTAMENTE campanha CONTRA Vieira e o estado de ditadura/monarquia a que levou e quer levar o Benfica, porque não tem rumo, orientação, personalidade, respeito, educação, nada, nada, nada.

Abram os olhos. Quando derem por ela pode ser tarde demais. E ontem já era.

Cumprimentos,
Benfica Sempre! BENFICA, caralho. Não são nomes ou individualidades, ditadores burros ou oportunistas ou o caralho que os foda.

Desculpem-me.

Alegre, sempre! disse...

Domingos Paciência foi hoje aplaudido de pé pelos adeptos da Académica. A par de Paulo Bento é dos treinadores portugueses com sucesso garantido a curto prazo. Ou muito me engano ou um dia ainda vamos vê-los do nosso lado. Basta mantermos a incrível média de despedimentos e admissões dos últimos anos.

O FC Porto com apenas quatro dos habituais titulares goleou o Trofense e já vai em onze vitórias consecutivas fora de casa. Palpita-me que que o fosso para o Benfica ainda se vai alargar um pouco mais.

Amanhã vamos jogar a nossa última final desta época. Quique e Jesus vão querer mostrar serviço neste tira-teimas para ver qual dos dois é o melhor. Os nossos jogadores vão mostrar-se ao futuro técnico enquanto que os do Braga espreitam a oportunidade de acompanhar Jesus. É um bom jogo para aferir a qualidade dos jogadores quando colocados sob pressão.

Helder disse...

Caro José Marinho

Eu sei que a estrutura do Benfica é muito fragil e que até o melhor treinador do mundo se calhar falharia na Luz. Mas queria saber qual a sua opinião sobre Jorge Jesus?


Se é mesmo verdade que Jorge Jesus irira para o porto para o ano adorava que ele agora assinasse pelo SLB para os deixar com bastante azia!!

Abraço

João Bizarro disse...

"O FC Porto com apenas quatro dos habituais titulares goleou o Trofense... com mais dois golos em fora de jogo"

Isto sim seria a informação correcta, Alegre!

JHP disse...

Caro Alegre,
As suas questões são as de todos os benfiquistas!
Quem sabe o que vai na cabeça de quem nos dirige... Esta indefinição é preocupante, pois nem por um segundo eu deveria hesitar quando me interrogo se o Benfica é a prioridade de Luis Filipe Vieira.
Já leu as declarações de LFV na casa do Benfica de Via Pouca de Aguiar? Fala dos mercerários, dos oportunistas, dos que querem voltar, dos que não podem vestir a camisola do Benfica, etc, etc, etc... Por um momento fechei os olhos e pensei que discurso fará LFV nas suas empresas? Deve ser algo do género. No entanto, existem várias diferenças: 1) O Benfica não é uma empresa, deve ser gerido com a mesma efiência que as empresas, mas obdece a princípios democráticos, ao abrigo dos quais a vontade dos sócios deve prevalecer; 2) A liberdade de pensamento e de iniciativa são sempre bem vindas, há sempre algo que se aproveita; 3) LFV enquanto benfiquista não tem legitimidade ética e moral para desqualificar outros benfiqusitas.
Sinceramente, acho que neste momento a prioridade de LFV dirige-se aos "mercenários e oportunistas" que se alojaram definitivamene no seu pensamento e que ocuparam o espaço disponível para outras ideias. Vamos deixar que o debate decorra com respeito recíproca e elevação. É o melhor contributo que podemos dar ao Benfica.
Acho que LFV já percebeu que o balanço dos seus mandatos não lhe é favorável, que o manancial de ilusão esgotou-se e que os sócios querem um projecto em que acreditem. Onde está ele?
Os dados estão lançados, que vença quem for capaz de protagonizar o melhor projecto para o Benfica!

P.2 disse...

Sr.José marinho.

sou desde á pouco tempo um visitante assiduo deste seu blog, sobretudo pelo extremo valor que as suas contribuiçoes trazem a este espaço internáutico.
admirador do seu trabalho jornalistico na sporttv, nao posso deixar de confessar a minha surpresa pela sua cor clubistica, oq ue convenhamos é o maior elogio profissional que lhe podia fazer..

mas vamos ao que interessa...

o sr. tem sido atacado por ser alegadamente um seguidor de josé veiga e estar a usar este espaço para "minar" a direçao do benfica e preparar o terreno para veiga. sobre isto deixe-me dizer-lhe o seguinte: nao me interressa se o é ou nao, o que me parece é que nao tem que esconder a sua visao sobre o nosso benfica, felizmente somos desde á muitas décadas um país democrático e como tal cada um tem a possibilidade e vir para a praça publica com altivez apresentar a suas opiniões. debruçando-me sobre veiga, dizer-lhe que seja ele lá de que clube for, o que me parece é que nao cabe na cabeça de ninguémq ue veiga vá para o benfica para servir de testa de ferro de pinto da costa...é como eu costumo dizer... quem vai meter comida na mesa da familia de veiga é o sucesso do benfica e n o contrário. é que á conta de meter na estrutura da sad supostos benfiquistas é que o benfica está como está. basta lembrarmo-nos do maior erro do seculo do benfica: DESPEDIR MOURINHO e dar o tachinho ao Toni, pessoa a quem eu nao ponho em causa o seu benfiquismo, mas que independentemente do seu amor ao clube, veio na altura errada.


sobre o jesus, parece-me óbvio que será a escolha de lfv, sendo estas supostas aproximaçoes ao treinador baracarense noticiadas diariamente , nao mais do que manobras de diversao usadas por pessoas que querem fazer morrer á nascença o hipotético negócio. nao acredito sinceramente que vieira seja tao burro de a uma semana de um jogo de braga, ir á casa dele negociar..independentemente de em vieira já nada me surpreender....

sem mais

um forte abrao de um benfiquista de braga

dezazucr disse...

Voltando a falar de futebol, caro J.Marinho, é da opinião da manutenção de Quique? Acha que, sendo que este ano, em termos mais micro, não conseguir dar a volta sempre que consentimos um golo primeiro (excepção ao Oliveirense da 2ªdivisão), para o ano conseguiremos? Ou em termos macro, teremos fio de jogo?
Extra futebol, o que julga como o certo a fazer? Vir para os jornais dizer que Quique está seguro e demiti-lo no final do campeonato? Esperar pelo final para contratar o treinador? Criticar é sempre mais fácil, mas julgo que faz sentido apontar as nossas sugestões da forma correcta a fazer.

Pedro disse...

Deza acho q abandonar o treinador (e a equipa) nesta fase final não é, definitivamente, a opção correcta. Tem q haver solidariedade no grupo trabalho. Mesmo q a opção seja trocar Quique por outro treinador, enquanto Quique estiver no Benfica há que defende-lo e à equipa.

É perfeitamente possível o Benfica estar a tratar do futuro e não descurar o presente.

Não é preciso dizer q Quique está seguro e depois despedi-lo no final. Basta estar ao lado dele, dizer q é treinador do SLB e q no fim se falará do futuro.

Unknown disse...

Os dirigentes do Benfica que pensem duas vezes antes de venderem o Cardozo, se isso acontecer eu não renovo o meu cativo e deixo de pagar as cotas. Andamos à anos e anos para encontrar um jogador deste tipo e passado 2 epocas e mais de 40 golos vamos vendê-lo ?

Eles que vendam Moretto, Quim, Zoro, Edcarlos, Jorge Ribeiro, Luisão, Bynia, Balboa, Carlos Martins e afins. E não me digam que não há mercado porque isso existe sempre.. Não nos gozem!!

0-3, será que o Jesus ainda é o homem certo ? Será que o Quique é assim tão mau ? Esta semana vamos mudar outra vez as nossas opinioes, está visto.. Nós e o Vieira..

John Billy #37 disse...

Continuem a por as culpas nos treinadores (como faz o nosso presidente) que vão longe.
Com esses árbitros para o ano temos penta.
Quique, volta para o teu país que um dia também deixo esta corrupção e vou lá ter contigo.

João Bizarro disse...

QUIQUE! QUIQUE! QUIQUE!

É o meu treinador. É o treinador do Benfica.

Mesmo com uma arbitragem VERGONHOSA fomos a Braga mostrar como é.

E é sempre bom ter na baliza alguém que defenda as bolas quando esta lá vai.

João Bizarro disse...

De resto não farei alegres considerações a jogadores como o Cardozo ou o Urreta. Já para não falar do Di Maria. Tão mal tratados por alguns adeptos do Benfica.

Miguel Lopes disse...

A arbitragem de Soares Dias é das coisas mais vergonhosas que vi esta temporada. Valeu-nos a inspiração do Cardozo, do Urreta e do Moreira. O resto da equipa esteve bem mas com este árbitro, em condições normais o resultado estava traçado.
Caro Alegre Sempre, você é mesmo o Manuel Alegre? Ou um fã do poeta?

João Bizarro disse...

Miguel, o Manuel Alegre nunca teria as consideração do seu alegre adepto sobre jogadores como o Cardozo!

RMSoares disse...

Veiga/Jesus 1 -v- Benfica/Quique 3

John Billy #37 disse...

Hoje houve pelo menos dois adeptos do Benfica que ficaram fod***. Um é sócio do Porto. O outro faz filmes parvos.
Embrulhem ursos.
Isto, a jogar com a táctica do matraquilho, com o homem alto, com o Urreta, com o Moreira e outros que não tinham lugar nem no Olhanense.

RMSoares disse...

Mesmo com a arbitragem que temos, no final da época vai constar no palmares do Benfica, que o Quique Flores deu ao Benfica um terceiro lugar e uma taça.

Quando é que se fez melhor nos últimos anos ?

Devíamos ter feito mais e melhor, sim é verdade. O trabalho esta a meio.

Querem trazer para o Benfica o treinador do 5º classificado ? Porque não trazem o treinador do 4º classificado ? Mais ofensivo e com mais resultados.

A.Saraiva disse...

E não é que acertei?

E agora em que é que ficamos? Sempre será bom apostar no JJ?

Pois é. Como já por diversas vezes disse, o problema, principal, não está ao nível do treinador ou jogadores. Está na estrutura directiva do Benfica e, em especial no seu presidente.

Espero que Rui Costa, quando se decidir a abrir a boca, defenda o treinador que contratou para dois anos. Podemos estar de acordo, ou não, com ele (eu tenho as minhas reservas em relação a Quique Flores), mas com essa postura ficava, pelo menos, a saber que o Homem sabe o que quer e que, quando contratou o espanhol, sabia o que estava a fazer.

Gostava de ter dirigentes que me mostrassem que posso estar errado.

RMSoares disse...

Caro Saraiva,

Querem trazer para o Benfica o treinador do 5º classificado ?

Porque não trazem o treinador do 4º classificado ? Mais ofensivo e com mais resultados.

John Billy #37 disse...

Rui, é Veiga/Jesus ou Vieira/Jesus?

João Bizarro disse...

"Veiga/Jesus 1 -v- Benfica/Quique 3"

Rui Miguel, o que é isto? Veiga/Jesus?!?!??!

O que é que o Jesus tem a ver com o Veiga?

José Marinho disse...

Meu caro João, acho que o nosso amigo Rui queria dizer Vieira/Jesus 1 - Rui Costa/Quique 3. Se era isto, é capaz de fazer algum sentido. É, pelo menos, uma forma bem humorada de dizer certas verdades. Quanto ao Veiga, esperemos que tenha sido um erro de simpatia.

Anónimo disse...

Dizer que o Quique ganhou este jogo é um bocado forçado, nao!??!?!

beneficiou de ofertas que deram golos e de uma lesao que corrigiu a merda que ele fez ao inicio na escolha da equipa.

a sorte hoje protegeu Quique... e digamos que JJ nao se preocupou muito com isso, é que se a mudança se der, sempre dá para ter mais umas semanas de pré-temporada ao inves de nem sequer ter férias.

João Bizarro disse...

Pois José. Se for Vieira/Jesus, é bem dito.

BE disse...

Venho pelo presente comentário efectuar 2 esclarecimentos a José Marinho:

Caro José Marinho

Tal como eu não confundo o Blogger José Marinho com o Blog "Mágico SLB", também agradecia que não confundisse bloggers específicos com o Blog "Fórum Benfica".

Se tem alguma questão a debater com um ex-colega de blog, só tem é de a mencionar de forma aberta e não andar a insinuar situações incorrectas.

Para quem gosta de apregoar aos sete ventos a sua seriedade de escrita enquanto jornalista, facilmente se verifica que a mesma sofre de vícios na forma e no conteúdo.


O segundo esclarecimento é o que se segue:

Tal como Bruno Carvalho, que também anda pela blogosfera com os mesmos objectivos que os seus, vocês apareceram na blogosfera, num meio onde predominantemente as pessoas se identificam por nicks.

Essa é uma das características fundamentais da blogosfera, e se você se julga tão bem informado, deveria saber que as leis nacionais e internacionais permitem o anonimato e a liberdade de expressão na internet a qualquer cidadão que o desejar.

Estará José Marinho com tais posições a mostrar-se contra as leis que regem o Estado de Direito em que vivemos, só porque em determinados momentos tal não lhe convem?

Estará José Marinho na verdade a apresentar sinais subliminares de "totalitarismo", que por acaso até é o que você próprio tem acusado e insinuado relativamente à actual administração do benfica e quem defende a sua continuidade?

Acontece que você e Bruno Carvalho apenas estão a "usar" um meio para interagir com pessoas que se identificam predominantemente por nicks, e decidem atacar e rebaixar quem escreve usando nicks quando alguém escreve algo que não é do vosso agrado.

Essa vossa tendência demonstra um claro traço de personalidade esquizofrénica que tanto gosta de falar com "nicks" para interagir com eles e para os influenciar para as suas "agendas pessoais", como noutro momento é capaz de criticar em termos globais esses tais "nicks" só porque alguém se lembra de apresentar factos que lançam dúvidas legítimas e fundamentadas para a "agenda" da pessoa em questão.


Caro José Marinho, desta exposição resulta um facto evidente: Aconselho-o a resolver de vez essas questões existenciais, que poderiam ser entendidos como totalitarismo e esquizofrenia, mas que eu quero acreditar que se tratam apenas de dificuldades de expressão.


Por fim, se você afirma que ninguém o pode acusar de ser mentiroso quanto ao caso Scolari, e deseja que apresentem provas, também não me pode acusar de ser mentiroso quando afirmo que você e Bruno Carvalho têm "agendas pessoais" e pretendem utilizar a blogosfera como um meio para determinado fim! Tal como disse a quem o contraditou no caso Scolari, agradecia que provasse que eu estou a mentir ou que já alguma vez tenha mentido na minha já longa presença no mundo online benfiquista.

Melhores Cumprimentos

Assinado: "Benfica Eagle"

lj disse...

Ja me constou que JJ vai mesmo para o dragao e jesualdo ira lavar dentes para Istambul... Daqui a algum tempo saberemos.

http://thebutterflyislate.blogspot.com/

Quetzal Guzman disse...

Vejo que o José Marinho optou por ignorar o meu comentário, o que lamento. Pode parecer-lhe um assunto de menor importância, mas eu gostaria de vê-lo abordado. É essencial para a definição do carácter de alguém que não se assume mas anda a tentar recolher apoios onde menos sentido faz. Os grupos de apoio existem para apoiar os atletas durante os jogos. Que contributo poderão dar para a gestão do Clube? Ou será que José Veiga pretendia imitar métodos utilizados mais a Norte? Será que o episódio Moretto é para fazer escola caso regresse ao Benfica? Felizmente, levou uma nega.

É que também eu quero que Vieira deixe a "cadeira do poder", mas que o deixe para alguém que jogue limpo. Há coisas que os jornalistas não escrevem mas gostam de contar aos amigos. E essas coisas circulam. Não
é com ataques rasteiros como os que têm sido efectuados que se ganha alguma coisa.

Aguardo agora mais uns dias, para ver se Veiga avança, ou para conhecer a sua marioneta (que seguramente lhe entregará a direcção desportiva), algo que já se começou a comentar hoje. E para ver se confirmam os apoiantes que andam aqui a soprar na minha orelha. E se forem, mais que um movimento pela mudança no Benfica, como se pretendem intitular, aquilo é um grupelho de ressabiados que também queriam mamar do Benfica, mas a quem o Vieira lhes tirou a teta.

É pena que num momento de fragilidade de Vieira, ao invés de surgirem candidaturas credíveis e disponíveis para discutir o Benfica, apareçam estas bizarrias que apenas querem substituir uma feira de vaidades por outra idêntica. Diz um amigo meu e diz muito bem: "Estamos entregues à bicharada e não se vê uma única Águia para os caçar"

Rui Pinho disse...

Oh Eagle, tu por acaso tens uma moral fod*d* para falares de totalitarismo e de só responder ao que se quer. Logo tu, que nem comentários publicas no teu blog de apoio ao sr lfv se nos ditos não estiver referida a santidade de sua excª o orelhas umas dez vezes...

Vai-te catar, pseudo-moralista.

Vai enganar quem estiver para te aturar, a ti e aos teus padrinhos.

BE disse...

Caro Passaralho

Atendendo à sua "boa educação" é compreensível o motivo pelo qual não pode comentar no Blog "Fórum Benfica".

Pena não ter sequer consciência do seu "problema".

Melhores Cumprimentos

Pedro disse...

"Vai-te catar, pseudo-moralista."

Compreendo q no calor de uma discussão por vezes se diga algo mais a quente mas penso q não há necessidade de entrar por essa via.

Rui Pinho disse...

Ok, peço desculpa pelo exagero das palavras, mas não retiro um milímetro ao sentido.

Faz-me um bocado de espécie ver pessoas que mais não fazem do que defender e fazer campanha por lfv e NUNCA pelo Benfica, virem agora armar em virgens ofendidas e defensoras de valores que não têm nem respeitam.

Falando em educação, não fui eu que falei em esquizofrenia nem em outras coisas que tais.
Nem sou eu que todos os dias ataco incessantemente quem quer que levante a voz contra a gestão(???) de lfv.

É muito fácil apontar o cisco nos olhos dos outros, mas é lixado ver um pedregulho nos nossos.

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

E podes responder, ou não, o que quiseres, porque para esse peditório não dou mais.
Como alguém disse, quem passa a vida a atacar o sistema e a arbitragem (e bem), e ao mesmo tempo defende o homem que "confia plenamente em Vitor Pereira", tem para mim a credibilidade que tem...