blog

sexta-feira, janeiro 15, 2010

UM ESTUDO À BENFICA

Mais uma demonstração do que todos sabem mas alguns esquecem


De acordo com estudo realizado pelo IPAM

Benfica é 17º clube europeu

que mais adeptos leva ao estádio

Trabalho analisa número de espectadores de 544 clubes de 36 ligas europeias. F.C.Porto ocupa a 40ª posição do ranking e Sporting a 52ª

De acordo com um estudo desenvolvido pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) o S.L.Benfica é o 17º clube do continente europeu que mais adeptos leva aos estádios. Com uma média de assistência situada nos 46.737 espectadores por jogo, a equipa encarnada ultrapassa alguns dos maiores colossos do futebol europeu como o Valência CF (45.493), o Liverpool FC (44.049), o A.C. Milan (43.342) e o Chelsea FC (41.465).

Em Espanha, apenas o F.C. Barcelona e o Real Madrid chamam mais adeptos aos recintos desportivos. Situação idêntica ocorre em Inglaterra, onde apenas o Manchester United e o Arsenal registam um score de assistência superior ao alcançado pela equipa do Benfica. O F.C.Porto, com uma assistência média de 34.428 adeptos, ocupa a 40ª posição do ranking, enquanto que os 27.259 adeptos que, em média, se deslocam ao Estádio de Alvalade XXI para assistir aos desafios do Sporting garantem ao clube leonino o 52º lugar.

O estudo desenvolvido pelo IPAM analisa as assistências globais de 36 campeonatos europeus, assim como a média de espectadores de cada um dos 544 clubes que aí competem. Os valores obtidos abrangem apenas as jornadas relativas à época 2009/10, realizadas até 31 de Dezembro de 2009.

FC Barcelona no topo…até nas assistências

No topo da lista dos clubes que melhor média de assistências globais regista encontra-se o F.C. Barcelona. A todos os troféus conquistados durante o ano de 2009 o actual campeão europeu e mundial junta agora também o título de clube que mais adeptos atrai aos estádios. O futebol praticado e os títulos averbados pela equipa blaugrana justificam a impressionante média de assistência que se situa nos 82.648 espectadores. Camp Nou é, aliás, o único recinto desportivo a superar a barreira dos 80 mil aficcionados.

Borússia de Dortmund (76.412) e Manchester United (75.088) ocupam, respectivamente, a segunda e terceira posições do ranking. No Top 50 encontram-se 42 clubes que competem nas “Big Five Leagues” que compreendem as Ligas da Alemanha, França, Inglaterra, Itália e Espanha. A Bundesliga é de todas a mais representada com 16 equipas, seguida pela Premiere League (10) e pelo Calcio e La Liga com cinco clubes cada.

Liga Sagres arredada do top ten

A Alemanha lidera confortavelmente o ranking das médias de assistências das 36 ligas europeias em análise, com uma média de 42.790 espectadores por jogo, à frente da Inglaterra (34.002) e da Espanha (28.971). Portugal surge no 11º lugar com uma média de 10.894 espectadores por jogo. Os três grandes são responsáveis por 62 por cento do total de espectadores do campeonato nacional. No último lugar da lista encontra-se o País de Gales com uma média, por desafio, de 312 espectadores.

Com vista a apurar a percentagem da população que se desloca regularmente aos estádios de futebol, o estudo comparou o valor médio de assistências com o número de habitantes de cada país. Nesta perspectiva, o ranking de assistências é liderado pela liga cipriota (0,66 por cento da população), seguida pela escocesa (0,30 por cento) e norueguesa (0,19 por cento). Nesta óptica, a Liga Sagres ocupa a nona posição, figurando no top ten das ligas com maiores rácios de assistência a nível europeu, bem à frente das “Big Five Leagues”.


O Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) é um dos maiores institutos privados de ensino superior especializado na formação de profissionais da área de Gestão e do Marketing. Desde 1984 a apostar na formação académica de gestores de topo, o IPAM conta actualmente com três estabelecimentos de ensino, sedeados em Lisboa, Aveiro e Matosinhos. O IPAM é detido a cem por cento pelo Grupo Ensivest que concentra a maioria da oferta de cursos de Marketing nas instituições privadas.


13 comentários:

Pedro disse...

Acho interessante estes estudos mas, por exemplo, o estádio do Chelsea e do Liverpool, não levam muitos mais adeptos do que as suas médias, portanto a taxa de ocupação é muito boa. Nós temos ainda muito "espaço" para crescer e seguir exemplos do Barça, United e Dortmund que têm uma taxa de ocupação a roçar os 95%. Isso é fantástico.

Estar à frente do Milão é relevante pois estamos a falar de um dos maiores clubes italianos, o segundo, penso eu, em termos de adeptos, com um estádio para 80 mil pessoas.

José Marinho disse...

E existe outra questão que devia ser mensurável. A taxa de ocupação dos estádios onde o Benfica joga como visitante. O que devia ser case-study em todo o Mundo. Apenas recordo que, em toda a história da Liga dos Campeões, a maior presença de adeptos num estádio, verificou-se no Stade de France, mais de setenta mil espectadores, num jogo entre o Lille e o Benfica. Isto é fabuloso, nenhum outro clube no Mundo leva aos estádios visitantes, tantos adeptos como o Benfica. E pode ser aqui, em Portugal, ou na China. É o diletantismo dos nossos adeptos, a que se junta o número esmagador de apoiantes.

Helder disse...

Realmente ver o Stade de France pintado de Vermelho e Branco foi qualquer coisa de divinal. Foi lindo!! Nunca mais esquecerei.....

Anónimo disse...

O Benfica deve ser o clube que tem a maior média de adeptos nos jogos fora...

Qd jogamos fora, 60% 70% 80% dos adeptos são do benfica...

alguém vê Reais, Barcelonas e afins arrastar adeptos fora como o Benfica?

Paulo disse...

E estes números relativos ao Benfica ainda cresceriam mais se em Portugal os bilhetes não fossem tão caros...

Pedro disse...

Verdade. As enchentes que o SLB permite aos clubes visitados só é igualada por poucos clubes no mundo. Infelizmente somos um país pobre na ponta da Europa o que impede maiores deslocações além fronteiras. Mesmo assim a invasão a Milão, a enchente de Vigo e a esmagadora presença benfiquista em Paris são factos q muitos poucos clubes conseguirão algum dia igualar. Então a enchente de Paris duvido q alguma vez alguem consiga igualar.

José Marinho disse...

Meu caro Pedro, bem sei que foi com a melhor das intenções, mas esqueça lá a deslocação a Vigo. Eu já nem me lembro bem. O que é que aconteceu nesse dia, para tanta gente falar nisso?

Pedro disse...

Não sei caro maigo, só me lembro da enchente benfiquista. Acho que não se passou mais nada para além disso.
:)

M disse...

em vigo, aconteceu a deslocação de 10 mil benfiquistas rezam as cronicas...de resto, é cá um nevoeiro..:)

Chama Imensa disse...

http://videos.sapo.pt/YaOCbgBAHslCf3I78WSZ

Saudades destes momentos...mas continuo confiante que vamos conseguir ser campeões sem ele. E que o novo capitão vai levar a equipa a bom porto.

Entretanto, a equipa de Quique vai tendo o meu apoio apenas e só porque desejo o sucesso do último grande capitão do Benfica.

José Marinho disse...

Meu caro Chama, fiz os comentários na Sporttv desse jogo e, momentos antes da marcação do livre, recordei, de facto, essa especialidade de Simão Sabrosa que tão bem aperfeiçoou no Benfica. Antecipei o golo de Simão e a sua confirmação deixou-me satisfeito por ele e nostálgico pelo Benfica. Tenho saudades de Simão no Benfica, como já tive, noutros tempos saudades de João Pinto, Valdo, Chalana, João Alves e outros enormes jogadores que vestiram a túnica mais adorada do Mundo.

Anónimo disse...

Desculpem-me por sair do tema mas não posso deixar de expressar a minha preocupação. O Braga está a constituir-se como uma séria ameaça aos nossos objectivos. Agora foi buscar o Luís Aguiar que foi só o seu melhor jogador na época passada.

É melhor começarmos a olhar também para cima em vez de nos preocuparmos exclusivamente com os mesmos de sempre.

João Bizarro disse...

Anónimo, temos de nos preocupar é em jogar bem e lutar pela vitória em todos os jogos.
Em 2º com os arranjinhos que andam a ser montados. Já perdemos pelo menos 5 pontos e jogadas destas (Olhão e Braga) e caímos sempre!

O Braga não me assusta minimamente. Aliás, num terreno em condições não passam em Coimbra.

Em relação ao assunto aqui debatido a questão que o Paulo levanta é bastante pertinente. Muitos estádios onde vamos jogar não enchem completamente porque eles inflacionam o preço dos bilhetes ao máximo.
A Liga devia definir preços fixos e não serem os dirigentes desses clubes a decidir os mesmos.
O futebol anda mal por causa de uma dúzia de manhosos que por aí anda.