blog

quarta-feira, maio 26, 2010

Um Olho à Benfica #37

Jesus Superstar!

A entrevista de Jorge Jesus na RTP, no Trio de Ataque, confirmou as minhas suspeitas. Ao vencer de forma categórica e indiscutível o campeonato, Jorge Jesus assegurou, no Benfica, a mesma importância que José Mourinho alcançou no FC Porto. Se bem se lembram, o futuro treinador do Real Madrid foi o único, na história recente do clube portista, a atingir uma dimensão superior à decantada estrutura do clube, obedientemente considerada pela generalidade dos media, como responsável pelos sucessos e docemente ilibada nas derrotas. Ora, no Benfica, Jesus atingiu o mesmo estatuto. O treinador do Benfica, neste momento, só não é mais importante que o clube. Tudo o resto, no Benfica, desde presidente até aos adeptos, estão todos reféns da incrível mais valia de Jesus.

Neste momento, a verdadeira estrela do Benfica chama-se Jorge Jesus e isso nunca será um problema, enquanto Jorge Jesus permanecer no clube. Só virá a ser um problema, depois de Jesus deixar o Benfica, como foi para o FC Porto, o Chelsea e virá agora a ser um problema para o Inter, depois das saídas de Mourinho. São treinadores tão indiscutíveis, tão liderantes e tão atractivos de poder, que acabam por transformar os clubes por onde passam, transformando-os positivamente enquanto estão dentro, deixando um orfanato atrás de si, quando saem.

Ficou claro, nessa entrevista, que Jorge Jesus segue no Benfica uma agenda pessoal - respeitável mas perigosa - e que terá de ser o clube a adaptar-se a ela e não o contrário. É assim que Jorge Jesus já conseguiu levar quase toda a gente no clube a reboque do entusiasmo quase juvenil que o treinador do Benfica coloca na sua mensagem europeia. Um perigo, a meu ver, mas que determina um traço da personalidade de Jorge Jesus. A questão é, agora, saber se o clube vai atrás desse objectivo do treinador e se consegue mobilizar meios financeiros e humanos para chegar lá.

Os próximos tempos serão interessantes, porque Jorge Jesus criou uma agenda própria e pretende levar toda a gente a acreditar que é possível, já na próxima época, ir atrás dela. Eu, como benfiquista, estou disponível para aceitar essa agenda, desde que o treinador aceite igualmente a agenda própria do clube. E, para mim, acho que é vital ganhar, de novo, o campeonato. A cegueira da Champions evitou que o Benfica tivesse revalidado o título, há cinco anos atrás. O FC Porto recompôs-se e ganhou quatro títulos consecutivos.

Por isso, é que a parte da entrevista de Jorge Jesus que mais gostei, foi já na fase terminal, quando o treinador declarou, com grande convicção: «Honestamente, acho muito dificil, quase impossível, que o Benfica não ganhe o próximo campeonato». Acho bem e Jorge Jesus tem de estar consciente que só há um caminho para ele alcançar o seu objectivo de ser campeão europeu. É o de, primeiro, recuperar a hegemonia do futebol português.

PS: O despedimento de Quim, pela televisão, foi a parte da entrevista que me estragou a noite. Porque Quim é o melhor guarda-redes português, porque não consigo entender como é que não se renova contrato a um jogador que foi totalista no campeonato, foi campeão duas vezes, ganhou uma supertaça e duas Taças da Liga e, ao mesmo tempo, se coloca a hipótese de renovar com outro guarda-redes que não jogou no campeonato e que fez meia dúzia de jogos oficiais nos últimos anos. E, sobretudo, não entendo esta declaração, feita assim, em directo, que humilha o jogador e não presta um serviço ao clube.

75 comentários:

abidos disse...

Mas ele não despediu o Quim pela televisão.
O Jesus só disse, que o Quim já sabe o que o Jesus pretende para o futuro da baliza do Benfica. Não disse mais nada, tudo o resto são especulações...
Aliás o Jesus diz(mais ou menos) quando o jornalista tenta confirmar, cada um interpreta como quiser as minhas palavras...!!!

E mesmo que ele tenha dito que o Quim vai embora, não o teria feito pela TV já que em primeiro lugar falou com o Quim.

Pedro disse...

O projecto europeu do Benfica tem q ser real mas para isso tem que ser sustentado. Solidificar cá dentro para atacar lá fora. Duvido que a agenda de Jesus passe por vencer na Europa para o ano. Ele não será assim tão megalómano. É sim ambicioso e essa ambição é coerente com a grandeza do Glorioso. Eu quero que pensemos ser possível vencer a Champions mas não quero que isso se torne um objectivo primário pois ainda falta algo para declararmos isso. Revalidar o título e ir o mais longe possível na Champions...tem que ser assim que temos de pensar.

Se Jesus sair e a estrutura estiver montada será bem mais fácil a sua substituição. Mourinho deixou estrutura no Chelsea que agora voltou a dar frutos e antes tinha chegada a uma final da Champions. O Benfica tem que dar liberdade à agenda de Jesus pois coincide com os objectivos do Glorioso mas sempre mantendo a estrutura da equipa. Não podemos dar passos atrás nesta fase.

Em relação ao Quim tb concordo que não foi a melhor forma mas como Jesus disse, o jogador já está informado. Não concordo com a apreciação à qualidade de Quim mas concordo que merece o nosso respeito e sempre foram seis anos. Foi titularíssimo no campeonato pelo que só entendo esta sua dispensa (e renovação com Moreira) com o sentimento dos nossos responsáveis que Quim não aceitará ser suplente enquanto que Moreira aceitará melhor essa posição.

José Marinho disse...

Caro Abidos, não existe especulação nenhuma. Eu vi e ouvi a entrevista e, portanto, faço a leitura que resulta do meu entendimento. Não é assim que se fazem as coisas e acho que o Quim merecia mais respeito, ponto final.
Caro Pedro, a estrutura do Benfica, neste momento, é Jorge Jesus e mesmo o exemplo que cita do Chelsea, após Mourinho, não é inteiramente comparável, porque o Chelsea só agora venceu o campeonato, e já passaram três anos sobre a saída do Mourinho.

Pedro disse...

Passaram 3 anos mas o Chelsea esteve sempre lá por cima e chegou a uma final da Champions. O q eu digo é que, é claro q um treinador como Jesus qd sair irá deixar mossa, mas se a estrutura estiver criada o clube reergue-se mais facilmente.

Helder disse...

Para mim na entrevista do JJ ficou clarinho como água que o Porto tentou contratar Jesus para a nova época. Embora ele (Jesus) não o afirma-se notou-se claramente que houve uma tentativa de resgate! Tiveram azar....!!
Em relação ao Quim concordo com o que o Pedro disse. Ou seja, acho que não renovaram com ele porque ele não "aceitaria" ser suplente ao contrário do Moreira e do Júlio César.

Helder disse...

E sinceramente não percebo porque é que o Benfica renovou com o JJ até 2013.........
Se eu fosse o presidente renova-va com o JJ por DUZENTOS anos e com um clausula de SETECENTOS milhões de contos! Sim contos porque em euros é muito milhão!!

José Marinho disse...

Meu caro Hélder, nenhum clube contrata um jogador que aceite ser suplente, porque nenhum aceita e se o faz, então não é jogador para o Benfica. E, ao contrário do que é a imagem que muitas vezes se propaga, o Quim nunca arranjou problemas no Benfica, mesmo quando era suplente.

sloml disse...

José, o Jesus não dispensou o Quim ontem no programa. Segundo as palavras dele, já havia comunicado ao jogador a sua decisão. Portanto ninguém foi dispensado pela tv, atenção.

Anónimo disse...

então e o Huntelaar? parece-me demasiado ireal ver um jogador desse calibre no benfica

Helder disse...

Caro José Marinho, se calhar não me fiz perceber bem. Acredito perfeitamente que o Quim nunca tenha causado problemas no Benfica mesmo quando não jogava. Sinceramente nem sei como lhe dizer por mensagem o que penso sobre a não renovação do Quim porque por mensagem nem sempre nos fazemos perceber o que queremos realmente dizer. Mas o JJ trabalhou com os três guarda redes durante uma época e se ele tomou esta decisão é porque acha que é a melhor para o Benfica. No futuro veremos se esta decisão é acertada ou não. Mas para mim o Benfica tem que ter um guarda redes de top. Esse guarda redes tem que valer 9 ou dez pontos por época.

Chama Imensa disse...

"Principal objectivo para o ano é passar a fase de grupos"

Não façam histórias agora. Ele não disse que quer ganhar a Champions já este ano que vem. Se o sorteio for sendo favorável e a gente chegar aos quartos de final aí ele pensa na Champions mais mas não descura o campeonato.

Não gostei de ouvir do Quim nem da forma como quase expôs as suas ideias tácticas. Pareciam dicas para os adversários.

pS: Quando diz que acha quase impossível que não revalidemos o campeonato, só tem uma coisa a fazer no meu ver. Empenhar-se em fazê-lo e garantir as suas declarações acerca deste assunto.

O Benfica faria grande época se: vencesse de novo o campeonato, passasse aos oitavos da Champions e vencesse a Taça de Portugal.

Com isto rejubilava de alegria e o Jesus também pois sonha desde miúdo ganhar no Jamor.

Gosto do pensamento europeu mas primeiro quero garantir superioridade em Portugal para mostrar quem manda.

Ps2: Supertaça Cândido Oliveira. Ia-me esquecendo. Imaginem as primeiras jornadas do campeonato se vencermos a supertaça aos andrades. :D

lj disse...

Acho que o Benfica, adeptos e direccao, devem ter algum cuidado. Jorge Jesus e um bom treinador mas nao e maior que o clube. A historia tem-nos mostrado que os idolos de hoje tem pes de barro, como aludem JNF e Passaralho. O Benfica nao se pode por de joelhos diante de nenhum profissional, muito menos Jorge Jesus, que convenhamos, nao ganha tantos inimigos no futebol por ser uma pessoa correctissima e altruista.
Ontem, motivado pela seu ego, prestou um mau servico ao clube pelas razoes apontadas pelo JNF. Ou seja, colocou os seus interesses acima dos do clube. Nao gostei.

João Bizarro disse...

"então e o Huntelaar? parece-me demasiado ireal ver um jogador desse calibre no Benfica"

Alô... wake up... it´s morning...

Saviola, Aimar, Javi, Di Maria, Miccoli, Reyes... tudo jogadores banais...

lj disse...

Caro J Marinho,
Compreendo a renovacao de Moreira, mesmo com contratacao de um novo GR, pois e quem garante mais qualidade no contexto de contar como um jogador da casa na inscricao europeia.
Na minha opiniao, era desnecessario colocar um outro jogador do Benfica em xeque no seu protesto (justo) contra o que se passa com Quim.
Saudacoes benfiquistas,

Unknown disse...

Boas,

Confesso que fiquei alerta com as palavras do José. Sublinho especialmente a seguinte afirmação:

"A cegueira da Champions evitou que o Benfica tivesse revalidado o título, há cinco anos atrás."

Como comentar isto? Será que foi por causa do sonho da Champions que não fomos campeões?

Ou será porque o treinador da equipa, para além de não ser nada de especial e ter tido os seus melhores desempenhos num esquema de contra golpe que só é aplicável nos jogos grandes, estava mais preocupado em fazer uma tour por Espanha a dar entrevistas enquanto o campeonato decorria?

Ou será porque o Director Desportivo (com o Presidente e o treinador) contratou em Janeiro jogadores da craveira de Marco Ferreira, Marcel, Laurent Robert e Manduca? Notem que estes foram tão maus que juntar o Moretto seria uma injustiça.

Acho que se desta vez não cometermos estes dois erros já temos mais possibilidades de nos cegarmos com a Champions e ganhar o campeonato.

Notem que escrevo isto sem deixar de concordar com o José. Concordo inteiramente com ele (menos no revisionismo) e sublinho que o mais importanto do que foi dito é a convicção na revalidação do título.

A questão Quim, aceito as duas perspectivas aqui debatidas. Mais por não ser habitual do que por ser incorrecto, o JJ poderia ter-se contido. Contudo, o que deve ser sublinhado é que ele falou com os jogadores antes. Já tivemos episódios bem piores, inclusive uma história em que um Director Desportivo dispensou um jogador da equipa (fundamental num título) no decorrer de um jogo, enquanto esse jogador estava em campo. Isso é que é classe!

Saudações benfiquistas,
Alexandre Calado

João Bizarro disse...

Quando recentemente perguntaram a JJ (entrevista n'Abola de Domingo) se ele abdicaria do campeonato para apostar na Champions a resposta foi:

"Não. Aposto forte em ambas"

APLANE disse...

Caro Zé...

Em relação à entrevista, devo dizer que não sei se gostei ou não...
Explicando-me melhor.
Se tudo o que disse e deixou nas entrelinhas, foi com intenção e malicia( falo do Falcao, do não responder sobreo Porko, do Huntelaar, etc..)Gostei muito.

No entanto, eu acho que ele foi ingénuo, e foi levado pelo Gilberto, principalmente, para aqueles becos sem saída...Acho que ele terá falado demais, como e principalmente em relação ao Quim...

Ps: Amigo Zé..
No dia 24 de Abril "twitou" que o Benfica tinha aseegurado 2 jogadores nas Pampas e que eum deles era o Gaitan.Visto o Jara já estar certo desde janeiro, pergunto-me se poderá revelar quem é esse 2º jogador?

MAis, sabendo que lhe chegam "coisas" aos ouvidos, gostaria de saber quem é o GR que o Benfica está a tentar contratar...

Ps2: Em relação ao Huntelaar acho que o JJ borou a pintura toda...
A nação benfiquista está em polvorosa com essa afirmação, e agora, menos que um Huntelaar é pouco...Por isso , não me venham com Targinos...

Um abraço

Pedro disse...

Quero acreditar q Jesus falou daquela forma de Huntelaar por uma de duas razões:

- Já está garantido;

- Para desviar atenções do principal alvo;

Aplane, segundo os boatos, o q vem aí mete o Huntelaar no bolso... :)

APLANE disse...

Pedro ...

Acho muito dificil o Huntelaar vir, e muito mais vir alguém melhor...

Eu só quero saber do GR...

Um abraço

Unknown disse...

Caro APLANE,

Permita-me comentar o seu comentário. Aliás, comentar um PS2 do seu comentário.

Concordo que o JJ ao mencionar o Huntelaar coloca em polvorosa os adeptos (não tenho parado de ouvir outra coisa) e que a expectativa é que quem vier tem que estar ao nível do Huntelaar. O que significa, como diz muito bem, que Targinos não são compreensíveis.

Não vejo é como isto é borrar a pintura. Eu acho óptimo! Preferia que não se assumisse que pretendemos craques para caso não consigamos os jogadores que queremos, apresentarmos os Targinos desta vida como contratações fantásticas?

Peço-lhe que não fique ofendido comigo, mas isso é um bocado mentalidade à Sporting. Mais do que o Huntelaar propriamente dito, embora eu adorava a vinda dele caso o Cardozo efectivamente saia, fiquei agradado por ser esse o padrão de jogadores que o Benfica procura. Não esperava outra coisa.

Já agora, é bom recordar que o ponta de lança que o JJ disse que quer no Benfica chama-se CARDOZO. E nisso ele foi claro.

Um abraço,

Alexandre Calado

TC disse...

Concordo em absoluto. Acabo de transmitir esta ideia noutro blogue.
Muito perigosa esta afirmação pessoal de Jesus, é tempo de fechar a matraca.

APLANE disse...

Caro Alexandre,

Eu não acho mal o Benfica ter elevado a parada em relação aos jogadores que deseja contratar...Acho mal, falar-se deles antes de consumado o negócio...

Acho mal falar-se de excelentes jogadores, e depois contartar-se jogadores "normais".

Pedro, se é do Ronaldinho que falas, meu amigo, sonhar nunca fez mal a ninguém, mas....

John Billy #37 disse...

Caro José Marinho, da entrevista fiquei com duas dúvidas:
1º em relação ao Falcão. Não percebi o que ele quis dizer com a sua ida para o Porto (foi por indicação dele?)
2º Houve convite do Porto, este ano, ao Jesus? É que houve muita hesitação a pergunta de o convite ser de um clube estrangeiro ou nacionail.

JS disse...

De facto, muito mal JJ no caso do Quim. Concordo totalmente com as criticas.
O caso do Huntelaar já é diferente, até pode se interpretar como um gozo descarado ao entrevistador.
De resto, vamos ver no que vai dar esta espiral do JJ. Apesar das explicações brilhantes sobre futebol e a defesa sobre o papel do Rui Costa, esteve descontrolado no que se refere ao plantel e jogadores possíveis, por momentos recordou-me os tempos recentes em que o Benfica era um regabofe público, os campeões da silly-season, dos entusiamos ridiculos e das fugas de informação.
É tão fácil destruir o bom trabalho de blindagem e coesão.
A grande prova de JJ será no dia em que o SLB enfrentar vários resultados negativos sucessivos. Aí é que se vai ver se os que gritam por renovações eternas do "Special JJ" não serão os primeiros a vaiar e a insultar.

JS disse...

Do Falcão, o meu entendimento foi: nos contactos anteriores com o porto poderá (reaço "poderá") ter referido como um dos jogadores de interesse; depois quando assinou pelo Benfica e o Benfica avançou para o Falcão, os do porto não terão hesitado e subiram a parada até conseguirem contratar.
Sobre o novo convite do porto este ano, há semanas correu uma informação nesse sentido, que o porto teria oferecido um contrato muito superior... entretanto o Benfica melhorou as condições e depois até prolongou o contrato. Não esquecer que grande parte das poupanças do JJ foram perdidas no BPP

Miguel Lopes disse...

O guarda redes de que se fala é o Victor do Grémio.

Unknown disse...

Caro APLANE,

Partilhamos da mesma ideia. Quanto ao Huntelaar não o exijo à Direcção e não o exijo porque a referência feita é que está numa shortlist. Ninguém disse que era mesmo ele, disse apenas que está entre os possíveis.

Se aparecer um Lima ou um Baba a minha reacção (e a de muitos benfiquistas) será dizer: Então? Era Huntelaar e agora vêem com um Lima?

O Huntelaar serve para estabelecer bitola. Se a Direcção falha tem mais é que ser criticada.

Claro que há quem não estabeleça bitola para nunca dizer que falhou, mas isso dá em 28 pontos do primeiro lugar. E noutros anos nós sofremos do mesmo mal. Andarmos o Verão todo a esperar avançados e depois comemos com um Kikin Fonseca.

Abraço,
Alexandre Calado

Anónimo disse...

"A entrevista de Jorge Jesus na RTP, no Trio de Ataque, confirmou as minhas suspeitas. Ao vencer de forma categórica e indiscutível o campeonato, Jorge Jesus assegurou, no Benfica, a mesma importância que José Mourinho alcançou no FC Porto."

José desculpe mas não concordo nada, o JJ ainda vai ter de pedalar muito, pelo menos na minha maneira de ver o Benfica...não é apenas 1 titulo que vai ter esse estatuto todo..tem de ganhar muito mais.
Mourinho ganhou a taça uefa e depois a Champions, nem tem comparação.
E tenho que dizer que detestei a entrevista...falou demasiado no clube corrupto e pouco no Benfica, e já mete nojo que aceite a cada entrevista falar desse tema e alimenta-lo...bastava rejeitar sequer responder a perguntas sobre isso!
O que o JJ tem de fazer é falar menos e ganhar tudo o que houver para ganhar em Portugal na próxima época. Quanto á Champions...é jogo a jogo.

Abraço
Daniel Marques

Anónimo disse...

Afinal, agora já há por aqui quem respeite a qualidade de Falcao. Há muito que eu não tenho dúvidas a esse respeito. Foi pena não ter rumado à Luz mas o seu substituto (Saviola) também foi uma óptima contratação.

José Marinho disse...

Meu caro John Billy, o que lhe posso dizer é que o Jorge Jesus foi aliciado, depois do campeonato, a mudar de clube mas não a mudar de campeonato. Entendido?
Em relação ao Falcao, foi, de facto, por indicação sua que o jogador esteve para chegar ao Benfica, o que não aconteceu porque o FC Porto pagou mais. Simples. O Benfica demorou algum tempo a fechar o negócio e o FC Porto aproveitou. Porém, o que eu gostaria de destacar, agora que o assunto Falcao parece ter ganho uma nova vida entre os benfiquistas, o colombiano ficou em terceiro lugar no campeonato e o melhor marcador da Liga foi um tal de Cardozo, que, por acaso, ainda é, felizmente, jogador do Benfica. Só para lembrar. E já agora, lembrar ao Alexandre Calado que o tal director-desportivo a que se refere com tanto fel, foi o mesmo que trouxe para o Benfica o Cardozo, o Di Maria, o David Luiz, entre outros, que são os jogadores mais valiosos do plantel. Isto sim, é que é classe. Quanto ao episódio que refere sobre ter despedido o jogador ainda com o jogo a decorrer, não é classe, meu caro, é liderança. Uma coisa que faltou ao Benfica durante tempo demais. Um abraço.

Pedro Veloso disse...

"ao episódio que refere sobre ter despedido o jogador ainda com o jogo a decorrer, não é classe, meu caro, é liderança."

Caro José normalmente concordo consigo mas aqui discordo, a meu ver obviamente isso é de uma falta de nível e consideração pelo jogador a toda a prova. Na parte da liderança até percebo o seu ponto de vista, não pode contudo é depois, em coerência, deixar de considerar o mesmo no episódio JJ/Quim e vir afirmar que o Quim foi humilhado quando até - e muito bem, porque foi sempre óptimo profissional e tem sentimentos - foi informado antes. É falacioso, no mínimo.

No que toca ao acto em si - dispensar o Quim - podemos apoiar ou não, mas é um acto precisamente de pura liderança de um treinador que está, nesse campo, a anos-luz de qualquer outro que tenhamos tido nos últimos 20 anos (excepto os dois meses de Mourinho, claro). Alguém que não passa a mão pelo pêlo só porque parece bem, alguém que é verdadeiro e sincero. E que percebe 300 mil vezes mais disto do que qualquer um de nós. Mas que - tenho que ressalvar porque muitos parece que não repararam - teve a frontalidade de falar PRIMEIRO com o Quim, pessoalmente, ou com o Shaffer quando o dispensou, como aliás faz sempre porque respeita muito os jogadores, ao contrário do que alguns pensam (e como o José decerto bem saberá porque conhece bem o JJ).

Um abraço

João Bizarro disse...

Apesar de não gostar do Quim, concordo com o Marinho. É de muito mau gosto ficar-se a saber em directo, num programa de TV que o GR vai ser deixado cair.
E a ser verdade que há interesse no Huntelaar isto é dito assim?!?!

José Marinho disse...

Afinal, tanta agitação não vai dar em nada e José Mourinho pôs os pontos nos iis. Nem David Luiz, nem Di Maria nem Coentrão. Numa entrevista ao jornal AS, Mourinho confirma o que disse a alguns amigos, poucos dias atrás. O Mourinho não vai avançar para a contratação do David Luiz, ele quer dois laterais, um deles o Maicon, porque acha que o Sérgio Ramos tem um potencial enorme como central. O que, aliás, é a minha opinião. Mourinho confirma na entrevista: «Ramos tem potencial para ser um dos melhores centrais do Mundo». Estou descansado, David Luiz também tem esse potencial e, se o presidente do Benfica mantiver a palavra de que não sai abaixo da claúsula - não vale aceitar jogadores como moeda de troca, como aconteceu com Simão e até hoje estamos à espera dos jogadores - o Davis Luiz mantem-se no Benfica. Depois da noticia de que o Jesus tinha renovado, esta é a melhor noticia que um benfiquista podia ter. O Fábio Coentrão também fica, porque só alguém muito distraído e que não conheça a exigência de Mourinho na contratação de jogadores é que podia - também falha, é verdade - é que podia mesmo acreditar na hipótese de Coentrão ir para o Real Madrid. O Fábio tem de acabar a sua aprendizagem no Benfica e depois sim, terá potencial e dimensão para sair. Agora, seria prematuro, para o Benfica e para o jogador. O caso de Di Maria é sintomático do que o separa ainda de ser um jogador de classe mundial. Aliás, bem entendido, David Luiz é, para mim, o jogador do plantel do Benfica com verdadeira classe mundial. Saviola e Aimar já foram, mas estão em fase descendente - mas ainda muito úteis ao Benfica - e Di Maria não está ainda lá, como o comprova a declaração que fez Mourinho a propósito do argentino.
Porém, tudo isto são boas notícias, porque se estes jogadores permanecerem no Benfica ficará mais fácil a Jesus cumprir a sua quase promessa de que voltaremos a ser campeões nacionais.

José Marinho disse...

Meu caro Pedro Veloso, há uma diferença gritante entre despedir um jogador no banco de suplentes, resolvendo tudo internamente, sem ruido, sem barulho e com respeito pela imagem do jogador e anunciar pela televisão que o jogador não conta para a próxima época. Sobretudo quando o presidente dizia às pessoas mais próximas do Quim que a renovação de contrato ia ser feita, que o jogador não se preocupasse, que quando terminasse a época falariam do assunto.

Pedro disse...

Quem é que foi despedido no banco de suplentes???

As declarações de Mourinho fazem parte do jogo do gato e do rato que são as contratações de jogadores de renome. Mas se o Real não quer bater os 40 milhões, paciência, baterá o Chelsea ou o United pois tenho a certeza que Di Maria fará um bom Mundial e tudo vai ficar ainda mais doido com ele. David Luiz ficar é, realmente, uma excelente notícia.

Mr. Shankly disse...

"Apesar de não gostar do Quim, concordo com o Marinho. É de muito mau gosto ficar-se a saber em directo, num programa de TV que o GR vai ser deixado cair."

Mas ouviram a entrevista? Não ouviram a parte em que o JJ disse que o Quim sabia? Isto é deturpar a realidade e inventar casos onde não existem.

Bruno Pinto disse...

O que eu retirei desta entrevista é que o Jorge Jesus deseja um dia ser treinador do FC Porto!! Ficou clarinho como a água em certas respostas.

Bruno Pinto disse...

Dí Maria 40 milhões????????? LOLOLOL.

John Billy #37 disse...

Caro José Marinho, pela sua resposta, não é difícil reconhecer o clube em questão. Que desespero deve reinar na torre das Antas.

Em relação às declarações do Mourinho, por muito que custa reconhecer aos benfiquistas, é a pura verdade.
O Mourinho como treinador inteligente que é, já deve ter analisado as falhas do plantel do Real. E não são muitas. O Real já tem um grande plantel. No meu ver só necessita 2/3 jogadores.
Um defesa lateral (esquerdo ou direito tanto faz) que dê muita acutilância no ataque, um número 8 e talvez um extremo para jogar num sistema alternativo.
Por isso o David Luiz já é uma carta fora do baralho.
Sobra o Coentrão e o Di Maria.
O Mourinho não faz projecto para o futuro. Quer resultados imediatos e por isso não acredito na contratação de jogadores jovens.
Aposto mais na contratação de Maicon ou Ashley Cole e do Gerrard ou Lampard.
A dúvida surge no Di Maria que é o único cuja cláusula não é demasiada exagerada, mas mesmo assim é muito dinheiro.
Agora falar de 50 milhões pelo David Luiz ou de 30 milhões pelo Coentrão, acho que são números completamente irresponsáveis.
Espero que a direcção tenha isso bem presente na altura das negociações de certos jogadores. Mais importante que o valor da cláusula é saber se o jogador está comprometido pelo Benfica se ficar. Não quero jogadores desmotivados ou contrariados.

Helder disse...

Quém foi despedido no banco de suplentes foi o Fissas (acho que é assim que se escreve). Foi na final da taça contra o Setúbal em 2005. Saiu para entrar o Dos Santos, mas saiu amuado e não respeitou ninguém. O José Veiga chegou á beira dele e disse-lhe isto: Guarda essa camisoa porque foi a última vez que a vestis-te. E fez muito bem José Veiga!

João Bizarro disse...

Frankly, Mr. Shankly, o que JJ devia ter dito era: "Quim já sabe se fica ou não fica". Apenas isso.

Ele devia era defender o clube que representa e não outros clubes que o querem!

iBenfiquista disse...

Concordo com o José Marinho.

Eu penso que os únicos a sair serão o Cardoso, se oferecerem uma quantia acima dos 25 milhões e o DIMaria, se baterem a cláusula, alternativamente, com jogadores que JJ aceite como troca. Tudo o resto não passa de palpites - atirar o barro à parede - como estratégias de jornais desesperados, e desonestos, para vender papel.

Se o DiMaria for vendido, já está um GRANDE jogador na calha. Apenas e só nesse caso.

Por outro lado, seria fantástico que NENHUM jogador fosse vendido. São TODOS jogadores JOVENS, com AINDA grande margem de PROGRESSÂO e que, por isso, serão MUITO MELHORES jogadores no próximo ano. Sim, porque a equipa está a CRESCER, tem grande margem de progressão, devido à sua baixa idade, e não apenas devido ao facto de se conhecerem melhor e ao treinador e seus métodos.

Por isso, meus amigos benfiquistas, continuem a especular se quiserem e se isso vos dá gozo. Mas a mim, pessoalmente, especulações não me interessam para nada. É uma completa e pura perda de tempo. E com tanta coisa para fazer...

Luis Silva disse...

Eh pá, mas alguém me consegue explicar como é que as donzelas mais sensiveis queriam que se soubesse que o Quim não ía renovar?????

O jogador soube pela TV? Não. Então qual é o drama??

Ou acham que íam dar uma conferência de imprensa a dizer muito obrigao mas não ficas, lado a lado?? Já se viu isso em algum lado???

Sinceramente...

Jorge de Gaia disse...

Aleluia, alguém com eles no sítio para mandar embora um guarda-redes ridiculamente fraco. A não inclusão do Quim é das poucas coisas em que concordo com o Queirósz.

lj disse...

Apenas uma pergunta:

Em que aspecto e que esta entrevista serviu os interesses do clube que paga o ordenado a JJ e que lhe permitiu ganhar os primeiros titulos na carreira?

José Marinho disse...

Luis Silva, uma das donzelas a que o meu caro se refere, acha que as coisas podiam ter sido feitas de outra forma. Já que se fazem comunicados por tudo e por nada, assim que foi dito ao jogador que não entrava no Benfica da próxima época, devia ter feito um comunicado elogiando o profissionalismo do jogador, anunciando que estava de saída do clube, mas nunca deixando no ar a ideia de que o Benfica não está reconhecido pelo valor e pelo profissionalismo sempre demonstrados pelo Quim. É assim que as donzelas mais sensíveis se comportam. Se calhar, por isso, é que são sensíveis.

Helder disse...

Bruno Pinto:

Se o JJ quissesse ser treinador do FCP já tinha ido para lá o ano passado. E agora no fim da época tb teve oportunidade de ir para lá. Das duas vezes preferiu o Benfica......

Luis Silva disse...

Caro José Marinho,

Isso foi feito no passado relativamente a algum outro jogador que tenha saído em fim de contrato? Não me lembro...

E nesse aspecto acho que todos os jogadores me merecem o mesmo respeito.

Curiosamente, não estamos a falar de um jogador a quem o Benfica não quer renovar o contrato. Estamos sim a falar de um jogador que não aceita renovar um contrato que significa uma redução do seu ordenado, sabendo que não vai ser titular no próximo ano.

É que N. Gomes não há muitos...

Se discordo da possibilidade desses comunicados? Naturalmente que não. Mas mais uma vez acho que o Quim não é diferente de nenhum dos seus colegas.

Não interprete as minhas palavras como insultuosas porque não o são. Talvez exageradas. Mas sinceramente acho que se está a fazer uma tempestade num copo de água quando se devía estar a agradecer o fim de uma novela.

Saudações benfiquistas

Luis Silva disse...

Caro José Marinho,

O "outro guarda-redes que não jogou no campeonato e que fez meia dúzia de jogos oficiais nos últimos anos" aceita o seu lugar de não ser primeira opção, o Quim não...

Saudações Benfiquistas

Algarviu disse...

o Futebol deve ser das raras actividades onde um contrato se resolve conforme o clausulado. Ou são contratos de 4 anos, tipo Mourinho que ao fim de dois ou é indemnizado ou tem que indemnizar, ou à Pinto da Costa que antes de despedir gosta sempre de prolongar o vínculo do lacaio que se pôs a jeito (vide Jesualdo) ou usar o período "experimental" (vide Del Neri).

E quando um contrato chega, naturalmente, ao seu termo (vide Benfica /Quim)? É uma aberração, um escândalo, não se faz, ferem-se sensibilidades, eu sei lá...

É por estas e outras que o Futebol é uma coisa gira.

Anónimo disse...

João Bizarro

pablo aimar e saviola, estão a milhas do que foram, apesar de gostar muito deles, pablo aimar nos tempo do valencia, e saviola no barcelona eram outra categoria.
di maria também gosto dele, mas ainda lhe falta provar uma coisa... jogar lá fora como aqui, se o fizer então sim vai ter uma carreira brilhante. porque jogar na liga portuguesa é muito diferente de uma inglesa, uma alemã por exemplo, o nível de competitividade é muito baixo cá. Miccoli epah... por favor! o gajo fazia um jogo, estava um mês parado!
Reyes meh, esteve na inglaterra mas logo o despacharam por empréstimo, e mesmo o ano passado também fez pouquíssimo.

Anónimo disse...

Sonho com a entrada de Huntelaar e a partida de Cardozo. Pelo meio ainda se podia ganhar algum com esta troca. Mas claro, tudo isto não passa de um sonho. Se está difícil vender Di María imaginem a dificuldade que será despachar o Cardozo por quinze ou vinte milhões.

João Bizarro disse...

Caro anónimo:

http://www.youtube.com/watch?v=A39nn42FfPc

http://www.youtube.com/watch?v=7-UC5NpUTCM

http://www.youtube.com/watch?v=bhGDPsqsb88

As imagens valem por 300.000 palavras.

Esta também serve para o anónimo anti- "pé coxinho" Cardozo

Anónimo disse...

"David Luiz é, para mim, o jogador do plantel do Benfica com verdadeira classe mundial"

Peca por defeito esta sua análise. Cardozo, perdão, Di Maria também tem classe mundial e se ficar, motivado, será a melhor aquisição do Benfica. Mas eu duvido que fique. Os tubarões vão aparecer lá mais para diante.

Pedro disse...

Será assim tão dificil perceber a estratégia do Mourinho?
É claro q ele quer o Di Maria mas ao mesmo tempo quer que o SLB o vende mais barato e com estas declarações tenta pressionar o clube e acima de tudo o jogador...

Eu gostava muito que de facto fosse dificil vender o Di Maria e, dessa forma, ele ficar no SLB e fazer a Champions...

Alguem acreditou mesmo que o Real queria o Coentrão?

Hugo disse...

O Di Maria ou mesmo o David Luiz não valem o que está na Clausula????
Ainda não provaram o valor????

As memórias estão "curtas" ou então está tudo doido.
Até o Mourinho pode dizer o que quiser acerca do Di Maria, a partir do momento que ele contrata o Paulo Ferreira por 20 Milhões e o Ricardo Carvalho por 30 Milhões, meta a opinião no saco.

O Di Maria é espectáculo e ao nivel dele em Portugal, só o Aimar e Rui Costa. Com este brilhantismo há poucos.

Quanto ao David Luiz, mete a um canto tanto o Pepe como o Ricardo Carvalho que custaram 30M, por isso meus senhores, 50M é pouco.

Deus queira que ninguém dê o dinheiro, era sinal que ficavam cá no Nosso clube.

Quanto ao Fabio Coentrão e os 30 Milhões, a questão será a mesma, a partir do momento em que o Cissoko valeu 15.

John Billy #37 disse...

Hugo, não podes entrar nesse tipo de comparações. Essas vendas do Porto só podem ser lavagens de dinheiro. Ou dá para entender que um clube que faz uma média de 70 milhões de euros de vendas por ano consegue sempre apresentar resultados negativos.
Di Maria pode valer esses 40 milhões mas para isso tem que fazer um grande mundial.
50 milhões pelo David Luiz, acho que só no FM.
Em relação ao Coentrão só te digo que um grande Miguel que mostrava muito mais futebol só rendeu 8 milhões.
Mas podes continuar a acreditar nesses valores...

Anónimo disse...

"Fez muito bem José Veiga"

Ou seja, tivesse esse senhor continuado por cá e já nos tinhamos livrado do Di Maria e do Cardozo no passado, o Coentrão nunca teria tido uma segunda oportunidade e o Ruben nem tinha acabado esta época.

Bravo Hélder!

Anónimo disse...

"Em relação ao Coentrão só te digo que um grande Miguel que mostrava muito mais futebol só rendeu 8 milhões."

lol... Isto só pode ser piada... O Miguel jogava mais que o Coentrão desta época?!... Santa paciência e simultaneamente hilariante a afirmação!

Pedro disse...

"O Miguel jogava mais que o Coentrão desta época?!... "

Mas de longe...Gosto muito do Coentrão mas o Miguel como lateral direito no SLB (e nas duas primeiras épocas do Valência) foi, simplesmente, um dos melhores do mundo. O Coentrão está no bom caminho mas ainda falta um bom bocado para chegar ao nível que o Miguel evidenciou.

Mas não se pode comparar dessa forma pq o Miguel saíu a mal e isso tem sempre custos financeiros. É óbvio que o Coentrão não vale 30 milhões, esse é o valor da sua clausúla. Se o quiserem roubar ao SLB têm q pagar 30 milhões, simples.

Se o David Luiz ficar mais uma época e o SLB fizer uma boa champions 50 milhões serão pouco...tal como os 40 pelo Di mas tenho a certeza q ele sai agora do SLB, antes ou depois do mundial, é uma mera questão de pormenor.

Pedro Villa disse...

«Cerezo: "Luisao es un jugador fantástico, pero está fuera de nuestras posibilidades"

El presidente del Atlético de Madrid, Enrique Cerezo, no dudó en calificar al central del Benfica Luisao como "un jugador fantástico", pero señaló que ahora mismo está "fuera de las posibilidades" de la entidad rojiblanca.

Cerezo, que reconoce que por ahora hay tranquilidad para fichar en el vigente campeón de Europa League, subrayó que la dirección deportiva ya está trabajando en la próxima temporada. "Ahora estamos pensando en los jugadores que hacen falta, pero no hay nada definido claramente", dijo.

Cuestionado sobre la continuidad de Simao en la disciplina rojiblanca, confía en que siga. "No hay nada de momento, pero queremos retener a Simao", concluyó.»

Jornal «A Marca»

http://www.marca.com/2010/05/27/futbol/equipos/atletico/1274972413.html

Mr. Shankly disse...

"lol... Isto só pode ser piada... O Miguel jogava mais que o Coentrão desta época?!... Santa paciência e simultaneamente hilariante a afirmação!"

Concordo com o Pedro, o MIguel era impressionante. O Coentrão tem estado excelente, mas o Miguel era provavelmente o melhor da Europa nessa altura.

Helder disse...

Anónimo das 12:02

O Veiga naquele momento agiu muito mas mesmo muito bem! Disso não me restam dúvidas. E quando falas em outros jogadores não te sei responder porque não sei se esses jogadores teriam tal comportamento com Veiga no Benfica. O que tenho a certeza é que com Veiga não esperavamos cinco anos para ganhar um campeonato. Mas falar mais sobre isso não vale a pena agora. O que eu quero é que o Jesus fique muitos anos no Benfica.

MAFARRICO disse...

Caro José Marinho.
Apesar de todo o respeito que me merece, não posso deixar passar em claro a sua animosidade ao nosso Presidente.
Sempre que pode lá está o meu caro a dar uma bicada presidencial.
Que fique claro, Ele é Jesus, mas,o Salvador é o LFV.
BENFICA SEMPRE

Hugo disse...

John, eu acredito no Futebol.
E no Futebol tanto o Di Maria como o David Luiz têm muito valor.
Se estás a falar de justiças e dinheiro, a diferença do CR9 para o Di Maria não é assim tanta, no entanto quanto é que valeu o CR9?
E o Kaká? O Xabi Alonso?

Ao David Luiz, comparo o Pepe que está Milhas...

Comparar o Miguel com o Coentrão, quando o Miguel saiu em "guerra" com o Benfica, é fechar os olhos ou então não querer ver a verdade.
É evidente que o Miguel era bom, mas o Coentrão também o é. Digo-te mais têm muito de parecido.
Dá mais uma época ao Coentrão e depois veremos.

Queres mais exemplos?
Nani e Andersson para o Man United, um por 25M e outro por 30M.

Se quiseres uns mais recentes tens a do Felipe Melo, Adebayor, Michel Bastos, Zlatan Ibrahimovic, Samuel Etoo, Kolo Toure, Robinho, Berbatov, Benzema, Mario Gomez, etc.
São todos melhores que o Di Maria, David Luiz ou Coentrão?
Anda tudo a "lavar dinheiro"?

John Billy #37 disse...

"Se estás a falar de justiças e dinheiro, a diferença do CR9 para o Di Maria não é assim tanta, no entanto quanto é que valeu o CR9?"

A diferença não é assim tanto? Comparas um jogador que rende uns 30/40 golos por época, que já venceu os prémios para melhor jogador do Mundo, melhor marcador, que levou um Real Madrid às costas e que rende milhões em termos de publicidade ao clube ao Di Maria? Não digo que o Di Maria não chegue lá mas para isso terá que fazer 3 ou 4 épocas ao mais alto nível.

"Comparar o Miguel com o Coentrão, quando o Miguel saiu em "guerra" com o Benfica, é fechar os olhos ou então não querer ver a verdade."

Saiu a mal, mas houve negociação para se chegar ao valor de 8 milhões. Queres dizer que se tivesse saído a bem tinha valido 30?

"Se quiseres uns mais recentes tens a do Felipe Melo, Adebayor, Michel Bastos, Zlatan Ibrahimovic, Samuel Etoo, Kolo Toure, Robinho, Berbatov, Benzema, Mario Gomez, etc.
São todos melhores que o Di Maria, David Luiz ou Coentrão?
Anda tudo a "lavar dinheiro"?"

O que queres dizer com isso? Que o Coentrão é melhor que o Adebayor?

Olha, eu não duvido do valor dos nossos atletas. Para mim esses três são muito bons e até posso meter nesse lote o Cardozo e o Ramires. São jogadores que podem encaixar na maior parte dos grandes clubes europeus.
Mas quando um clube avalia um jogador, não é só o seu valor no campo que conta. Há mais factores:
1º Se é internacional, e se for por uma grande selecção melhor.
2º O campeonato onde joga. Um jogador que joga em Inglaterra é mais valorizado que um que jogue em Chipre.
3º O Clube onde joga. Vês por exemplo o Alan que fez uma grande época e quanto valerá o seu passe? 1 milhão? 2? Se tivesse feitas aquelas exibições do Benfica quanto valeria?
4º O seu valor em termos de marketing. Publicidade, camisolas... É mais uma maneira de os clubes compradores recuperar o investimento.

Dito isto, é por isso que ainda acredito que o Di Maria chegue a ser vendido pelo preço da cláusula. Apesar de jogar num campeonato com pouca visibilidade, já fez grandes coisas na selecção da Argentina.
O David Luiz, por muito bom que seja, ainda é um desconhecido por grande parte do mundo do futebol. Basta ver que no Escrete só está o Luisão.
Não digo que não tem valor para ser titular das maiores partes dos grandes clubes mas 50 milhões por um defesa central? Já houve algum defesa que fosse transferido por esse valor?
Mas por mim, que o Vieira só os deixe sair pelo valor da cláusula. Prefiro vê-los no Benfica que no Real ou no Chelsea.

Telmo disse...

Joh Billy tenho que discordar do teu comentário, uma vez que falas como se o Benfica fosse um clube com pouca visibilidade lá fora, como se ninguém olhasse para o campeonato português, como se um jogador por jogar num campeonato mais fraco e não vender camisolas, é pior que um jogador qualquer que se vê num campeonato mais importante e se vê endeusado pelo marketing e pela imprensa.

1º O Benfica tem visibilidade lá fora, não fosse um clibe com um enorme prestígio e que acabou de ser campeão com enorme brilhantismo e uma quantidade rara de golos marcados.

2º O campeonato português tem visibilidade, não foi por acaso que nos últimos anos os corruptos fizeram grandes vendas (embora eu desconfie muito da forma como aconteceram)

3º Qualquer jogador de merda, que passe por Itália, Inglaterra ou Espanha é tratado como um predestinado, como um grande jogador, enquanto que num campeonato menos importante como o português, o jogador não é endeusado pelo marketing. Pois bem, Ramires é internacional brasileiro e joga em Portugal, mete David Luiz a jogar em Espanha e todos o vão endeusar, mesmo que ele jogue o mesmo que actualmente no Benfica, o mesmo se passa com Di Maria e outros...

Tal como disse Jorge Jesus na entrevista à RTPN, as equipas desses campeonatos importantes, à excepção do Barcelona actual, não são tão fortes como as pintam....quando se vai a ver, uma equipa teoricamente mais fraca, ao defrontar essas equipas, bate-se de igual para igual, a única diferença é que umas são endeusadas, e outras não...

José Vieira disse...

Nem mais, caro Algarviu, o futebol tem coisas engraçadas, ao ponto de permitir a completa subversão de determinados princípios.

Para alguns - certamente cansados de revisitar o passado e com poucos motivos para analisar o presente - o futuro já a Deus não pertence mas sim a Jesus.
Para estes visionários, é depois da bonança que virá a tempestade.

Esquecem-se é que sempre houve vida antes de Jesus e continuará a haver depois dele.
Que o digam os "orfãos" do braga, que conseguiram discutir o título nacional até à última jornada.

Por mim, resta-me esperar que tudo volte rapidamente à primitiva forma: que os jogadores joguem, que o treinador treine, que os dirigentes dirijam e que o presidente presida. E se todos o puderem fazer em silêncio, melhor.

P.S. J.J., aqui para nós, até o Artur Jorge foi campeão europeu, achas que é motivo para tanta obsessão?

Anónimo disse...

Cardozo: «Quero jogar num clube grande de outro campeonato»


Por mim estás à vontade. Venha o holandês, troca por troca.

Natálio Santos disse...

Acho que todos os benfiquistas e não só devíamos de enviar (eu já enviei e no ano passado também) um e mail ao presidente da assembleia da republica a criticar severamente mais um almoço de alguns deputados da nação com um individuo que foi condenado por corrupção, e que é o principal fomentador do ódio no desporto português, chegando mesmo a afirmar em publico que só queria ver " Lisboa a arder "...!!! Não podemos deixar passar este enorme atropelo ao civismo e á seriedade por parte de elementos que foram eleitos pelo povo para zelar pelo bem estar do nosso Portugal, mas que convivem com indivíduos corruptos e mafiosos e ainda por cima em plena assembleia da republica...

Sou da opinião que não devemos deixar passar esta pouca vergonha em claro e mais do que nunca manifestar o nosso repudio sobretudo como cidadãos e como benfiquistas...!!!

José Marinho disse...

Pelo menos o Cardozo teve o cuidado de não generalizar e declarou que pretendia jogar num "clube grande" de outro campeonato. Ou seja, não diminuiu o Benfica e a sua grandeza, apenas divulgando a sua intenção de jogar noutro grande clube, agora de outro país. É por causa de golos como estes que vou ter saudades de Cardozo. Veremos se o Benfica não vai precisar de mais vinte anos para voltar a ter o melhor marcador do campeonato. E, para o ano, quando as bolas começarem a ficar à entrada da baliza e não dentro da baliza, vou gostar de ler os comentários dos anónimos entendidos em avançados.

APLANE disse...

Amigo Ze,

Quem é o segundo argentino que "twitou" a 24 abril?Não pode ser o Jara , já era nosso antes!

Diz-se que oi Eduardo está certo no Benfica, sabe de algo?

Anónimo disse...

Um dia destes, se o José Marinho nos der o prazer de ficar por cá mais uns tempos, ainda hei-de demonstrar-lhe que o que nos separa quando comparado com o que nos une é de uma insignificância que não merece qualquer tipo de valorização. Somos apenas dois teimosos, dois bons teimosos, que vivemos boa parte das nossas vidas a evidenciar, aqui e noutros locais, o que entendemos ser o melhor para o nosso clube do coração. Umas vezes acertamos, outras nem tanto. Mas continuamos a defender acerrimamente os nossos pontos de vista.

Confesso que me dá algum prazer contrariá-lo naquilo que julgo ter razão: a menor valia de Cardozo, Quim, Luís Filipe… e em sentido oposto: Dí Maria, Luís Filipe Vieira e José Veiga.

Há no entanto que reconhecer que também já me enganei, e muito, noutros casos em que o José Marinho acertou, e ainda bem (Javi Garcia é o nome que me vem logo à cabeça).

Ao contrário de muitos outros comentadores, gosto do período do defeso. É agora que eu “compro” e “vendo” jogadores e construo o plantel à minha maneira. Sempre julguei ter um certo jeito para esta função e tenho pena que não possa exercê-la na defesa do meu clube.

Helder disse...

O Eduardo certo no Benfica?!?!?!?!?! Fonix!!!! Prefiro mil vezes o Quim!!! Daaaasssssss............

José Marinho disse...

Meu caro anónimo, ficarei neste blogue o tempo que os seus administradores julgarem oportuno. E também lhe digo, o que une dois benfiquistas será sempre mais, muito mais do que aquilo que os divide. É o nosso caso, como será o caso de outros comentadores com quem tenho mantido um renhido campeonato de teimosias. Ajuda a dar cor ao debate, porque o Benfica sempre foi isto. Democracia, paixão e...teimosia.