blog

quarta-feira, março 02, 2011

SL Benfica - Sporting: 2-1

Sim senhor a emoção é muito bonita e tal, a incerteza do resultado até ao fim, a festa do futebol mas, meu caro Benfica, as goleadas podem voltar já no próximo jogo ok? Prefiro dessa forma, pode ser?

O Sporting assumiu o jogo como qualquer Naval ou Portimonense assume quando vem à Luz, mete o autocarro à frente da baliza, povoa o meio campo com trincos para ganhar a luta naquela zona do terreno e procura explorar a velocidade dos seus avançados com rápidos contra-ataques. Esta táctica resulta ou em goleada ou, caso consiga por obra do acaso, marcar um golito, num daqueles jogos irritantes que fazem um adepto esgotar o stock de palavrões. Infelizmente para o Glorioso esta noite foi o segundo cenário que se verificou e obrigou o Benfica a um novo jogo de esforço e luta até o apito do árbitro e, felizmente para todos nós, o mais que merecido golo da vitória acabou por chegar no final e enviar o Enorme para a final de Coimbra. Jesus não fez grandes mudanças no 11 sendo que a grande surpresa foi a titularidade de Roberto quando tinha sido Moreira o guardião desta competição. Sinceramente não gostei da opção mas também não merece grande alarido. Também estranhei a composição do banco por não ver lá Airton nem Fernandez e espero sinceramente que Jesus não pague um preço elevado por estar a espremer este 11...

Não foi um dos jogos mais brilhantes do SLB mas a vitória foi mais que justa, fomos a única equipa que procurou vencer o jogo, o anti jogo dos verdes foi algo que devia envergonhar os seus adeptos que se dizem de um clube grande. O Patrício parecia um qualquer Peçanha, os desmaios do Postiga patéticos..é isto que é o Sporting? Parece-me, claramente, que sim. Sofremos um golo num momento de distração e as nossas perdas de bola permitiram ao Sporting criar perigo sem fazer nada de especial para isso, mas estivemos sempre na luta, nunca baixamos os braços e carregámos, carregámos e carregámos até virar o resultado e obtivemos o prémio final, o prémio desejado. Quando Aimar que entrou para substituir Martins saíu pouco depois lesionado temi o pior, temi que a nossa equipa perdesse totalmente a cabeça na forma de sair para o ataque mas, por incrível que pareça, Menezes entrou muito bem no jogo e a garra de Coentrão e a autoridade de Saviola vieram ao de cima e o Benfica passou a pressionar mais o adversário. E, bolas, com tantas oportunidades desperdiçadas a goleada podia ter sido uma realidade...

Gostei de Menezes e da forma como, sem Aimar e Martins, não teve qualquer medo de pegar no jogo, de assumir o papel de "maestro", mostrou que afinal pode ser mesmo alternativa. Jogão enorme de Javi, tal como Maxi e Coentrão, Luisão patrão como sempre e Sidnei um pouco nervoso. Sálvio e Gaitan esgotados. Cardozo..o que dizer de Tacuara? Falha o penalty para logo a seguir marcar de cabeça, envia uma bola à barra, quase que aproveita uma burrice de Patrício...Jara raçudo e endiabrado a ser peça fundamental no ataque final à baliza dos verdes. A equipa não teve nota artística elevada mas teve nota máxima em empenho e luta.

O discurso calimero do Couceiro é ao nível daquilo que o Sporting é actualmente: patético. Passar uma conferência de imprensa a falar de um suposto contra-ataque? E de uma falta qualquer sobre Postiga??? Hello!!! O árbitro era Jorge Sousa que assinalou tudo o que era verde no chão, todas as faltinhas contra o Glorioso eram assinaladas, bastava uma camisola às riscas cair que era falta. O homem nem o penalty assinalou, foi o fiscal, porque por ele era amarelos como mostrou a Salvio e Coentrão. No caso do argentino nada a dizer, no caso de Coentrão parece-me um pouco exagerado o amarelo. De resto, tirando essas faltinhas da treta que assinalava sempre contra nós pode-se dizer, para o que é costume, que Jorge Sousa esteve bem.

Aí está a primeira final da época. Espero mais duas. E espero que Jesus faça uma rotação do plantel em Braga para que estejamos na máxima força contra o PSG. Estes jogos têm sido muito puxados e é verdade que teremos três dias de descanso mas também é verdade que alguns jogadores mostram sinais de forte desgaste.

PS1: Gostava de perceber porque raio não pude comprar bilhetes para a minha zona normal porque disseram que estava cheia e depois metade das cadeiras estavam por ocupar...

PS2: Vencer o Sporting começa a deixar de ter significado especial, a tranquilidade com que se saíu do estádio parecia que tínhamos acabado de vencer um qualquer Vitória de Setúbal.

PS3: Falam mal delas mas mais uma vez são as claques que dizem presente mesmo nas horas dificéis. Num momento conturbado da vida do Sporting, com o receio de sofrerem uma tareia das antigas e mesmo assim aquele grupo de verdes disse presente. É pena é terem mais alegria a cantar pelo SLB do que pelo clube deles...

18 comentários:

Anónimo disse...

O Couceiro que vá apanhar morangos... eu até acho que o golo deles é obtido em fora-de-jogo!

RMSoares disse...

O livre que dá origem ao golo do sporting é precedido de falta sobre o Gaitan aos pés do fiscal de linha.

O Salvio tropeça no Rui Patricio e é amarelado.

A dualidade de criterios foi gritante, assinalava correctamente as faltas contra o Benfica, mas deixava passar as faltas que beneficiavam o Benfica. O palhaço foi sem duvida o melhor elemento do sporting. Neste fim de semana irá dar o seu contributo aos corruptos.

Preocupante é que é o 2º jogo em que sofremos um golo e temos de recuperar de uma desvantagem (esforço adicional, + esforço adicional, ....)

E o EMPLASTRO estava no estadio junto a claque dos diabos.

André Leal disse...

Ao contrário de ti acho que os lagartos jogaram bastante bem. Pelo menos melhor que o Estugarda e Marítimo. Mas, claro, contra o Benficão, não chega.

Quanto ao Cardozo, mais uma achega, também fez uma assistência para o Javi.

Mário disse...

Sinceramente, estou a ficar preocupado. Parece-me que já vi este filme na primeira época de Fernando Santos. Na altura, tb estávamos a jogar muito bem e depois perdemos tudo porque a equipa deu o berro. Eu sei que este Benfica é melhor, mas mesmo assim não acredito que tenha pernas para quatro competições. Sem rotação corremos o risco de ficar só com as taças internas. Eu acho que a prioridade deveria ser a Taça da Liga.

Pedro disse...

André, jogaram bem como um Naval ou Setúbal joga na Luz...

Mário, isso não me sai da cabeça...Gaitan e Sálvio estão de rastos..

M disse...

boa vitória, sofrida, contra adversario fraco a tentar fazer o jogo da época.

estamos a acusar esforço, já receava que tal viesse a acontecer e está mesmo.

Nossos jogadores estão com uma confiança enorme, com uma alma gigantesca que honra nossa camisola e nos honra a nós adeptos (alguns nao merecem, foi batido o record de tempo passado entre CardozoFDP e CardozoqÉSOMAIOR ontem), e isso vê-se na entrega em todos os lances, ate apito final.

Mas o cansaço acumula-se e começam a perder clarividência.

proximo jogo vai ser extremamente complicado e sinceramente, preocupa-me o jogo com PSG mas..

Somos Benfica, todos os jogos são para ganhar!
Seja o que Jesus quiser...

Hugo disse...

Quantos mais penaltis precisa o Cardozo falhar para deixar de ser o marcador?
Já irrita essa burrice, do Jesus.

O Sporting é teve a sorte do jogo com ajuda do Roberto. Mas mesmo assim é uma equipa fraquita, muito fraquita.
O Roberto é muito bom mas tem de treinar muito este tipo de jogada (saídas).

Jogão de Javi Garcia, Coentrão e Luisão.
O Salvio está esgotado, nem força tem para dominar a bola, mas é um excelente profissional. Tal como a equipa toda, estão "rotos" mas têm uma alma enorme. Isto é o Benfica.

John Wakefield disse...

1- Eu sinceramente, tenho visto o Benfica a acusar um tremendo desgaste (sobretudo no meio campo).

1.1 - Jogadores em excelente forma

Roberto, Maxi, Luisão, Sídnei, Coentrão, Javi, Jara, Cardozo

1.2 - Jogadores que têm estado muito bem mas que já acusam cansaço:

Salvio, Gaitán e Aimar (todos do meio campo)

1.3- Jogadores abaixo de forma:

Carlos Martins e Saviola

2- Conseguimos uma vitória importante num jogo menos conseguido. Mérito do Sporting que soube tapar os caminhos para a baliza e algum demérito do Benfica, que por alguns momentos, permitira que o jogo adormecesse, favorecendo assim os interesses leoninos. O Benfica chega a mais uma final da taça da liga que deve encarar com seriedade, de forma a vencermos pela terceira vez consecutiva!

Hugo disse...

Pedro, também não entendi essa dos lugares...
Tive de ir para a Coca-Cola a poucos metros da juve leo...

DeVante disse...

John,

100% de acordo!

Jotas disse...

Como disse no meu espaço, foi um derby de expectativa e ilusão, duas palavras parecidas, mas algo diferentes no seu conteúdo, expectativa, porque é um sentimento positivo de pensar que será desta? É hoje que vamos conseguir? e ilusão, porque acreditar que o Sporting poderia ganhar ao Benfica, não passa disso mesmo, uma ilusão, ou seja, o Benfica criou a expectativa, mas Javi matou a ilusão.

John Billy #37 disse...

O Coentrão, o Maxi e o Sálvio podem jogar em Braga?

Pedro disse...

Acho que só se fossem expulsos é que não podiam jogar. Os amarelos não passam de uma competição para outra.

Helder disse...

John Billy:

Sim podem. Desde que o JJ queira claro.

Quanto ao jogo de ontem, a vitória foi mais que justa! Mas já chega de tanto sofrimento......ontem e no Domingo "perdi" praí 5 anos de vida! Aguenta coração......

Estou é mt preocupado com o estado fisico da equipa, principalmente, o Salvio e o Gaitan que se nota perfeitamente que estão presos por arames. É urgentissimo que o JJ os faça descansar. Por mim podem já descansar no Domingo pk o campeonato já esta atribuido há mt tempo. E assim já podem jogar contra o PSG na máxima força.

Anónimo disse...

3 jogos, 3 vitórias LOL o sporting é patético, mas vinham com a lição mais bem estudada e com o nosso cansaço conseguiram dar mais luta. um clube "grande" que não ganha há 8 jogos consecutivos é de rir.

John Billy #37 disse...

Obrigado pela informação.
Mas talvez não fosse má ideia ficar algum deles de fora do próximo jogo.
Como aqui já foi dito, há jogadores que estão de rastos.

Mentiroso disse...

Salvio e Gaitan estão a necessitar de descanso, é um facto, mas compreendo o dilema de Jesus. Quem pode substituir estes dois? Não há no plantel jogadores com estas características e muito menos com a qualidade técnica e a velocidade dos dois argentinos. Fernandez ainda não conta e dificilmente poderá vir a constituir-se como uma opção válida. Urreta dava muito jeito a este Benfica mas não está cá.

Anónimo disse...

O Benfica é uma equipa cansada, exangue, exaurida. Tem um guarda-redes bipolar, mt bom entre postes, desastroso a sair da baliza. Uma defesa exausta e sem alternativas no plantel, incompreensivelmente. É inexplicável o clube não ter contratado um lateral direito (até por causa da lesão do Ruben Amorim) no mercado de Inverno.
O Jardel não tem a velocidade e a qualidade de passe do David Luiz e joga como se fosse o atleta do Chelsea.
Weldon, Nuno Gomes, Luís Felipe e Airton são figuras decorativas, para Jesus, e raramente entram em campo.
Fernandez, que devia ser, para isso é que foi contratado, uma alternativa nas faixas laterais do meio-campo, parece não servir.
A galinha paraguaia, melhor avançado do clube desde van hooijdonk, é incapaz de marcar penalties. Devia serve autorizado a marca-los com a cabeça.
Gaitan e Sálvio estão esgotados e alternativas dentro do plantel estou a ver Jara e Weldon , mas insuficientes face às necessidades.
Os erros crassos que se cometeram na planificação do plantel e da época aparecem agora. Pior, o Benfica comportou-se como um clube pequeno, muito contente consigo mesmo por ter conquistado um título, alcançado com grande mérito, Mas o Benfica tem voltar a ser capaz de de ganhar 2/3 campeonatos seguidos, algo que não sucede há 26 anos, melhor 27, pq este perdeu-o à 4ª jornada por incompetência. Jogou 0 nas 3 primeiras jornadas.
Muita da responsabilidade pelo Benfica não ser bi-campeão desde 1984, deve ser assacada ao próprio clube, que teve mt maus dirigentes, jogadores péssimos, que nem para apanha-bolas serviam, e mudanças de treinador todos os anos desde 1991.
Cordialmente,
a.p.