blog

sábado, abril 30, 2011

Um Olho à Benfica #46

A final de Dublin

Existe por aqui um certo anónimo que mistura factos com hipocrisia para chegar a uma verdade inconveniente. A de que o FC Porto é a melhor equipa portuguesa. É um facto que actualmente não se presta a sofismas mas também não escapa a uma memória concreta das coisas. O Benfica hipotecou as suas aspirações no campeonato, graças a duas arbitragens vergonhosas em jogos cruciais.


Em Guimarães, o suficiente para entregar o título à quarta jornada ao FC Porto e, mais recentemente, em Braga, demolindo com as hipóteses ainda residuais que o Benfica mantinha de ser campeão. Esta derrota não acabou apenas matematicamente com as possibilidades do Benfica ser campeão, cavou um fosso anímico profundo entre um Benfica com 18 vitórias consecutivas e que ameaçava o domínio portista no campeonato, principalmente porque se aproximava o jogo da Luz com o FC Porto e a réplica cansada e desmotivada que se lhe seguiu. O anónimo dirá o que quiser e o que seu fanatismo clubístimo o permitir, mas existe um Benfica antes do jogo com o Braga e outro Benfica depois do jogo com o Braga. Antes de jogar na Bracara Augusta, o Benfica era, de facto, a melhor equipa portuguesa, a que vencia os seus adversários, os do seu campeonato com aparente facilidade e os outros com aparente indiferença. E por muito que o anónimo queira revisitar os factos, a verdade é que esse Benfica ameaçava ser imparável até ao final da época. Por isso, a recomendação superior de que era necessário travá-lo, fosse de que forma fosse. E, naturalmente, se isso não tem acontecido, estariamos nesta altura a discutir uma realidade diferente.


E, parecendo contraditório, é por isso que tenho uma enorme convicção de que vou estar em Dublin. Porque a UEFA não vai nomear para a segunda mão o Carlos Xistra ou Olegário Benquerença e, como se viu, no estádio da Luz, com um árbitro indiferente aos costumes nacionais, as hipóteses do Benfica ser bem sucedido aumentam exponencialmente. E isto é válido para o jogo da meia-final, onde estou convencido que o Benfica alcançará, não apenas o apuramento como um resultado ainda mais volumoso do que o se verificou no estádio da Luz, como também é válido para o jogo da final.


E aqui, dificilmente compreendo certos benfiquistas. Como se comprovou na recente final da Taça do Rei, num jogo deste tipo não há favoritos. Muito menos, numa final onde o FC Porto não é o Barcelona - por muito que um certo jornal desportivo se esforce por fazer essa comparação - nem o Benfica vai preparar a sua final de Dublin de uma forma tão reactiva como o Real Madrid o fez. Temos de reconhecer que o adversário é forte, está a jogar bem, mas não é inacessível e tão pouco a diferença entre as equipas justifica um infundado receio. É um jogo, podemos ganhar, podemos perder. E não esqueçam, em Dublin, não há túneis, não há galinhas, não há clima de terror, não há bolas de golfe e não há Xistra. Há um estádio, há uma bola, um árbitro isento e duas boas equipas de futebol. Afinal como devia ser sempre. E no final ganhará o melhor.

18 comentários:

benfica até debaixo d'água disse...

Claro que o Porto não é nenhum papão. Especialmente se for feito o controlo anti-doping ( com isto quero dizer análise ao sangue e não à urina) . As 2ªs partes dos batoteiros não enganam ninguém. Eles bem sabem como o Merlin Gomes na UEFA a controla as datas dos testes anti-dopagem.

iBenfiquista disse...

Totalmente de acordo. E o acento tónico deve estar na frase, "cavou um fosso anímico profundo entre um Benfica com 18 vitórias consecutivas e que ameaçava o domínio portista no campeonato".

E lembro aqui dois textos, um escrito antes do jogo, outro depois.
1º texto:

"ALERTA GERAL ( DENÚNCIA ANTES DE ACONTECER)
Caros benfiquistas
A 24 horas do jogo com o (F.c.Porto B) Braga, venho desde já denunciar , movimentações no sentido de criar um ambiente de provocação a todo o Staff do BENFICA (Jogadores, Treinadores e Dirigentes).
Para os bastidores do estádio Axa, estão a ser preparadas situações para provocar desacatos e um ambiente hostil e beligerante, fazendo depois passar para fora, que foi o Benfica que causou estas situações.
Sempre com a "mão de Antero Henrique por detrás", essa estratégia começou a tornar-se vísível, nos jogos na LUZ, com o Nacional (Rui Alves, estão a ver?) e com o Marítimo (Pedro Martins), para o que contribuiram as arbitragens habilidosas, encomendadas. Espero que os responsavéis do Glorioso estejam de sobreaviso e tenham uma estratégia para não nos deixarmos ir no engodo. O plano da "Associação de Malfeitores e entrega de "fruta","café,com e sem leite,"quinhentinhos",viagens ao Brasil,GPSs e aconselhamento matrimonial" (vulgo fcp), é vir jogar ao nosso estádio não com 8, mas com 11 pontos.
Amanhã os jogadores do nosso adversário, correm atrás de um chorudo prémio da casa mãe (tesoureiro executivo Antero Henrique) e os treinadores de alguns géneros materialmente valiosos, além do mesmo prémio. Não é Anterinho?
Sei o que estou a dizer. Cá estaremos para ver".

2º texto:

"Telefonema de Pinto de Sousa Colocou Xistra no Braga-Benfica
Durante um convívio, com algumas pessoas ligadas ao futebol foi-me passada a informação que Pinto de Sousa recebeu um telefonema a norte informando-o de que seria necessária a nomeação de Carlos Xistra para o jogo que iria opor SC Braga - SL Benfica.

Seria necessário a todo o custo que fosse Xistra o nomeado juntamente com a dupla de fiscais de linha, pois a armadilha já estava preparada e devidamente alinhados com Xistra e restante equipa de arbitragem para que o Benfica não vencesse am Braga.
A informação é de que foram tomadas as medidas necessárias e Pinto de Sousa através de telefonemas conseguiu que Xistra fosse nomeado para o jogo que viria a afastar o Benfica da luta pelo título de campeão.
A verdade é que Pinto de Sousa continua a ter poder no Mundo da arbitragem e a mandar e desmandar no que quer e desejar, não tivesse ele tido influência directa nesta e outras nomeações para jogos do FC Porto e Benfica."



Depois disto foi só escolher os fiscais. Um deles, um notório andrade de seu nome Cardinal, de Rio Tinto, que já tinha prejudicado o Benfica no jogo de Guimarães com o Olegário.

É preciso lembrar que o truque para a escolha do Xistra tinha sido a renúncia de 3 ou 4 árbitros, TODOS AO MESMO TEMPO, para arbitrar o jogo, alegando variadas razões. Abrindo assim o caminho para único árbitro que já estava combinado e comprado: Xistra.

Reparem que a mesma receita foi utilizada para o jogo da semifinal da Taça na Luz. Aqui quem se negou a arbitrar foi uma vez mais o Olegário, e a escolha do fiscal recaiu noutro notório andrade, Luis Tavares, de Portalegre, já conhecido por ter anulado um golo limpo ao Petit na Luz.

O Sistema e os corruptos não dormem.

Pedro Serafim disse...

Mais nada. Acrescento apenas que não foram só duas, mas as que referes são realmente cruciais.

A chave do vencedor deste campeonato é precisamente: "cavou um fosso anímico"! Não fosse isso e acredito que estaríamos ainda a discutir o campeonato e talvez taça.

Força para Braga!

Pedro disse...

Os avençados do costume tecem as loas habituais ao clube dos corruptos e alguns benfiquistas, infelizmente, continuam a cair na esparrela. O clube corrupto joga à brava blá blá blá...alguns até dizem q limpava a Champions...esta mesma equipa q há bem pouco tempo jogava um fuetbol medíocre q só as arbitragens nojentas de Elmanos e Xistras impediram de cair pela tabela classificativa abaixo enquanto o SLB ía derrotando adversário após adversário. Claro q chegado a esta altura, sem qqr oposição, com total tranquilidade e com a moral em alta tudo corre bem como sempre corre no futebol. Nada de espantar. O problema não é agora mas sim há dois ou três meses atrás em q não jogavam nada e foram sempre ajudados pelos árbitros. Com arbitragens honestas estariam a esta hora a lutar com as suas equipas secundárias pelo segundo lugar enquanto o SLB festejaria tranquilamente o Bi campeonato. Esta é a verdade q alguns tentam a todo o custo esconder mas q neste cantinho nunca terão sucesso.

Em Dublin será muito complicado pq como se viu agora no Dragão, mesmo os árbitros estrangeiros caiem no teatro de Falcao e cia... mas acredito no Benfica, acredito na vontade dos jogadores e acredito q Jesus queira triunfar na Europa mais q qqr um dos outros intervinientes.

John Wakefield disse...

O Benfica tem hipóteses, embora considere o fcp favorito.

Agora deixem que os adeptos portistas transmitam esse excesso de confiança aos jogadores. Isso sim, era uma grande ajuda.

O Benfica tem que ser humilde e respeitar o adversário. Talvez o melhor não seja jogar directamente cara-a-cara com o adversário, mas sim privilegiando um jogo mais táctico e pausado, de forma a travar um domínio avassalador por parte do fcp. Temos que treinar o jogo directo, o contra-ataque, a eficácia na finalização e a coesão total na defesa. E obviamente, as componentes psicológicas e físicas não podem ser colocada de parte.
Foi assim que o Braga derrotou o Arsenal, em casa, e o Liverpool, em 2 eliminatórias. Eu não admiro o futebol do Braga, mas colocá-lo em prática contra adversários dificilimos, pode resultar. Agora jogar em aberto, pode resultar como no ano passado em Anfield... Quero mais pragmatismo e frieza por parte da equipa.

Mas sim, numa final, tudo é possível. Já vi um Liverpool a perder 3-0 contra o AC Milan, melhor equipa da Europa na altura, e conseguiram marcar 3 golos contra uma defesa que contava com maldinis, nestas, costacurtas, kaladzes, didas...
Também já observei um super-Marselha a perder contra o Estrela Vermelha da ex-Jugoslávia...
Aliás, até já vimos a Grécia a ser campeã da Europa a jogar num estilo de jogo parecido com o que apontei...

Anónimo disse...

ibenfiquista aonde foram buscar isso do pinto de sousa ter colocado o Xistra no Braga-Benfica?
é que caso seja verdade, isto tem que ser divulgado pois creio que esse senhor já não exerce sequer nenhum cargo dentro da federação.

Mas caso se comprove, por escuta ao telefonema, que de facto isso ocorreu. O Benfica deve retirar-se do futebol enquanto esse senhor não for condenado.

RIVUS disse...

Que os Corruptos são melhores que o Benfica? Ó meus amigos, tal conclusão só poderá ser fiável se os parâmetros de avaliação forem rigorosamente iguais para as duas partes. Terão, porventura, sido iguais desde perto de trinta anos? Por isso, só quando o fiel da balança for exacto é que se pode acreditar no verdadeiro peso de cada prato.

Anónimo disse...

Pela primeira vez na vida apostei num resultado de um jogo de futebol. Apostei uma grade de minis com um portista que jura a pés juntos que o porto vai humilhar o Benfica na final de Dublin...estou confiante que com um arbitro estrangeiro vamos vencer.

Helder disse...

Claramente o Benfica foi roubado no ínicio do campeonato, mas o que é que o Benfica fez para precaver isso???? Nada!! Zero!! E ainda por cima apoiou o Nandinho Gomes para a Liga......O Benfica e os seus adeptos queixam-se (e bem) da roubalheira que existe a favor dos porcos mas depois quando é preciso tomar medidas para combater essa roubalheira é que esta quieto!! É melhor inaugurar museus e casas do Benfica.......

Quanto á Liga Europa vai ser muito dificil passar em Braga.....mas se chegarmos á final contra os andrades o JJ tem que colocar a equipa a jogar em 4-2-3-1.....porque se assim não for levamos banho de bola e goleada. Temos que fechar tudo no meio campo e depois sim sair para rápidos contra ataques sem desequilibrar a equipa!

Vieira em Madrid para negociar Coentrão??????? Só este Presidente para ter uma atitude destas! Inacreditavél.......Então o Real Madri quer o Coentrão e o Vieira é que vai a Madrid????? Fodasse!!!
Lá vamos ter que vemas com mais dois júniores do Real Madrid........imaginem quém se deve tar a rir que nem um perdido com esta situação toda.....

Hugo disse...

Folgo em ver que continuam com a desculpa das arbitragens.

iBenfiquista disse...

Anónimo, tudo se sabe nos bastidores. Há sempre gente que dá com a língua nos dentes, nas nada é oficial e nada transpira cá para fora. Um dos segredos de qualquer máfia, e que é indispensável à sua perpetuação, é uma coisa chamada "omertà", a lei do silêncio.

O telefone do Pinto de Sousa já não está sob escuta, Ele foi absolvido de todos os crimes, por incrível que pareça. Isso é mais um sinal de que ele pode continuar a fazer aquilo que sempre fez: o tráfico de influências pelo facto de conhecer muita gente no meio da arbitragem, gente essa que se mantém toda nos mesmos lugares. É claro que isto é razão para indignar o mais empedernido. Parafraseando uma ditado muito conhecido, a merda é a mesma, mas as moscas também. É que nem as moscas mudaram.

Andar a apostar sobre a final de Dublin não me parece ser o mais sensato para um benfiquista. Contar com vitórias antes de tempo é o primeiro passo para a derrota. Penso que os benfiquistas já tiveram a sua dose de exemplos nesta matéria para andarem sempre a cair no mesmo erro. Vamos primeiro tentar passar e depois podemos fazer as apostas que quisermos. Quanto ao optimismo exagerado dos andrades, deixem-nos pousar.

Manuel disse...

Ó Anónimo, não sei se és andrade mascarado ou um benfiquista que já desistiu. No entanto, deixo aqui o que escreveu David Walsh, que é o Jornalista Chefe da Secção de Desporto do The Times, hoje num editorial. Em que ele descasca no Mourinho e no Porto, à grande e à francesa. Se tivéssemos jornalistas desta estirpe em Portugal, de certeza que a máfia portuguesa não teria proliferado como o fez. Mas não, temos uma corja de cobardes sem espinha dorsal e comprados.


"Passaram oito anos desde que o Porto de Mourinho venceu o Celtic numa épica mas fraudulenta final da UEFA em Sevilha. Um jogo que podia ter sido grande foi diminuido pelo cinismo dos jogadores do Porto fingindo lesões à menor dica de um contacto, e seguindo uma agenda feita por Mourinho nos dias anteriores ao jogo, quando ele disse que estava com medo que os jogadores do Celtic pontapeassem os seus jogadores para fora do campo. Isto entrou nas cabeças dos juízes do jogo e o jogo foi arbitrado da maneira como ele queria. Foi cínico e funcionou. O treinador do Celtic nessa altura, Martin O´Neill, devia ter visto o jogo de farsa e cínico de quarta-feira (RM-Barça) no Barnabeu, com um sorriso de dèjà-vu. Nem todas as cobras estão imunes ao se próprio veneno".

O Benfica tem de começar a protestar contra as arbitragens, todas as semanas, mas não da maneira como Mourinho o faz. Deve fazê-lo com factos e não com intenções manipulativas. Deve fazê-lo como faz uma pessoa que dispara em legítima defesa. EM LEGÍTIMA DEFESA.

Manuel disse...

E já que estou com a mão na massa da CS estrangeira, deixo aqui um testemunho que não é de um benfiquista, sobre outro jogo determinante para os corruptos do costume.


"El caso es que el técnico portugués olvida cómo accedió a la final en su primera Champions con el Oporto. Cómo la gente de A Coruña, igual que les pudo suceder a los seguidores del Chelsea, vivieron su particular pasión arbitral.
Aquel Deportivo recibió el cariñoso regalo del alemán Markus Merk en la ida en Portugal en forma de expulsión al central Andrade por una 'patada' cariñosa a su amigo Deco en la recta final del partido. "He is my friend (Es mi amigo)", suplicaba sin éxito el zaguero. En la vuelta, sin el sancionado Mauro Silva, que vio amarilla por protestar en Oporto, fue Pierluigi Collina el que dejó al Depor con 10, a falta de 20 minutos, por la doble amarilla a Naybet. Antes, ya había señalado un penalti, el que daba el pase a la final a los chicos de Mou, más por pillería de Deco que por la entrada del defensa César.
"Dos expulsiones, Víctor lesionado, un penalti. Todo una estrategia que ha ido bien. Se quejaban del tema de los árbitros en la ida, pero a nosotros no nos han tratado con justicia. Hemos sido más perjudicados. Ellos lloraron, pero los perjudicados fuimos nosotros". Es el resumen de Javier Irureta, entonces técnico del Depor, de aquellas semifinales de 2004."


Pois é, Benfica, tens de começar a gritar com todas as forças de outro modo não vamos lá. Temos de disparar em legítima defesa. Porque estamos a ser assaltados, violados e roubados. Há muitos anos. À grande e à francesa.

Anónimo disse...

Manuel:

O q e q a opiniao de 1 jornalista britanico sobre a derrota de 1 clube britanico tem a ver com o facto de este ano o Benfica estar numa espiral de destruiçao de tudo o q conseguiu reconquistar ano passado??

q raio de exemplo de merda e este??

em q e q isto nos ajuda??

..isto e a merda dos arbitros??

OMG

Anónimo disse...

José Marinho, na minha opiniâo:

JJ ou ganha a Liga Europa ou...rua!!!!

E claro, eleições antecipadas...


Abraço

Daniel

Anónimo disse...

Caro José marinho, eu devo ser o anónimo a quem o meu caro amigo se refere. E como tal, terei de assinar como anónimo, embora tivesse todo o gosto em assinar com o meu nome.

Agradeço desde já a sua preocupação em tranquilizar os seus amigos benfiquistas perante as minhas palavras, mas não é com elas que tem de se preocupar.

Como pessoa suficientemente culta (desportivamente falando) para ocupar um lugar de comentador num canal de tv, pensei sinceramente que tivesse alguma seriedade na hora de analisar esta temporada.

Esta história do "ser a melhor equipa portuguesa" é realmente importante nos anos em que o benfica ganha. Estará o José Marinho esquecido das inúmeras capas do jornal oficial do benfica na última época com expressões como "futebol avassalador" "nota artística" "futebol espectáculo" e muitas mais?

Eu faço-lhe a pergunta: o que diria a comunicação social se o benfica alguma vez acabasse o campeonato com 21 pontos de avanço, 80 pontos (pelo menos), e sem derrotas? Meu caro amigo, era o orgasmo geral nas redacções dos jornais da capital.

Como é o fc porto, interessa defender os erros cronicos da direcção do benfica com a desculpa das arbitragens. Pelos vistos funciona.

Mas já que fala em arbitragens para justificar um fosso pontual, e exibicional, queria fazer-lhe mais algumas perguntas:

- Na Supertaça, perante um autêntica vendaval de porrada sem qualquer punição disciplinar, o benfica perdeu por causa do árbitro?
- Relativamente ao jogo de Guimarães, porque é que essa derrota foi mais grave do que qualquer outra sem influência do árbitro (embora o benfica NUNCA em 100 e tal anos de historia tenha perdido sem ser por culpa do arbitro)?
- Porque é que esse jogo de Guimarães foi mais grave do o jogo do fcp nesse mesmo estádio em que o fiscal de linha tirou um golo ao falcao aos 88 minutos?
- Os 5-0 no Dragão revelam apenas uma diferença anímica?
- Porque é que a comunicação social andou em êxtase com 12 ou 13 vitórias seguidas do benfica, e nada diz sobre as 14 do fcp, ou sobre o facto do fcp não perder desde o dia 28 de fevereiro de 2010?
- O José Marinho é um daqueles que acha que o javi Garcia foi mal expulso depois de agredir Alan?
- Será que a vitora por 2-1 do fcp na luz também foi culpa do árbitro ? Será que nessa altura, marcar um penalty inexistente e expulsar um jogador por duplo amarelo sem ele cometer nenhuma das duas faltas foi uma arbitragem normal?
- Será que se o Hulk não marcasse um golo em fora de jogo o benfica aguentava o 1-0 no jogo da taça? Será que transformar um pontapé de baliza em canto, e do canto inventar um penalty, foi uma situação inocente?
- Será que a mão do rolando no ultimo fcp-scp, ja com o campeonato decidido, é mais importante do que um golo em fora de jogo no scp-fcp ainda com o campeonato a meio?
- Será que contratar um jogador no dia em que se joga contra a sua equipa é uma situação normal?
- Será que 11 dias de castigo por agredir um adversário é um castigo justo? Será coincidência que esse castigo seja dado depois do campeonato estar decidido e termine um dia antes de um jogo decisivo para a taça?

Agora, concretamente sobre a Liga Europa:
- Acha o José Marinho que o benfica ou braga têm o mesmo mérito de chegar a dublin que fc porto ou villarreal?
- Será que foi o xistra que esteve no jogo hapoel-benfica?
- Será que foram os árbitros que meteram o benfica fora do pior grupo da champions de que há memória?

Aproveito para perguntar ao Pedro, que tem a lata de falar em arbitragens nos jogos europeus do fc porto:

Pedro, o FC Porto marcou 15 golos nos ultimos 3 jogos de Liga Europa (quartos de final e meias finais). O FC Porto marcou o primeiro dos 5 golos contra o Villarreal através de um penalty unânime, inclusive nos jornais espanhois. Agora diz-me:
Depois de veres o Silvio a ficar completamente isolado perante Roberto e o fiscal de linha lhe tirar ogolo, qual é a sensação de ir para a segunda mão da meia final com um resultado adulterado pelo árbitro?

Manuel disse...

Ó Anónimo não ajuda nada. O que é que o que eu escrevi tem a ver com a bipolaridade dos benfiquistas? O que é que a denuncia de maroscas, corruptelas, manipulações, tráfico de influências, etc., etc., tem a ver com a incapacidade do Benfica de lutar com armas iguais com alguns dos seus adversários? Nada, naturalmente. Só benfiquistas idiotas conseguem ver a ligação e razões de causalidade entre os dois fenómenos.

DeVante disse...

Então "este" anónimo é benfiquista?
Fodas, por isso é que o Benfica está no estado em que está...

Sobre o grupo da champions só queria te perguntar uma coisa oh anónimo...o Artmédia fazia parte do nosso grupo? Ah não?!

A "fórmula Mourinho" foi usada também este ano...via livre nas competições domésticas, na Taça com o sorteio manipulado e no campeonato com Xistras, Cosmes, Jorges Sousas, Elmanos e Vascos e fresquinhos para a Europa....

Os maiores roubos e escândalos a beneficiar a corrupção só acontecem no ano em que vão longe na Europa...e acham coincidência?