blog

terça-feira, abril 24, 2012

Deprimente


Sabemos que estamos com o actual treinador do Sport Lisboa e Benfica pelos cabelos quando nos dizem que Vieira está a pensar, seriamente, numa antiga paixão para o substituir e a nossa primeira reacção não é um "fosga-se, passamos de cavalo para burro???".


É deprimente...

45 comentários:

Jotas disse...

Sabemos não, sabes tu, porque eu desejo e muito a sua continuidade, apenas porque não sou mal agradecido e lembro-me que foi ele, o treinador que melhor futebol colocou o Benfica a jogar, que mais jogadores potenciou, que melhores perfomances teve nos últimos 20 anos, aliado ao facto de me ter devolvido o prazer de ver o Benfica jogar e apresentar um futebol que em certos momentos é brilhante.
Ganhou pouco? É verdade e os outros antes dele? Fizeram melhor? E os factores extra que impediram que ganhasse mais?
Enfim, não fales no geral, fala na tua pessoa, porque felizmente, nesta questão assim como noutras a maioria não está contigo, mais, é lamentável que algumas pessoas queiram fazer passar uma ideia para o exterior que tudo está contra a direcção e treinador, quando felizmente o que se constata é que é uma minoria e bem considerável.

Unknown disse...

É pá! Isso era muito mau!

Mas olha... Soube de uma reunião que houve em Coimbra na final da Taça da Liga, entre representante do Benfica e de certo treinador, que me deu um nojo que nem imaginas...

Por muito que seja, por muito que nunca nos tenha achincalhado directamente, era um soco no nosso Benfiquismo que ia doer a sério...

Pedro disse...

Irei falar sobre Jesus, mais pormenorizadamente, no final da época mas:

" que mais jogadores potenciou"-Quem? Quais os jogadores que potenciou? Di Maria? David Luiz? Ramires? Já eram ENORMES jogadores antes de Jesus. Tem mérito na colocação de Coentrão como lateral mas tb o Chalana tem com o Miguel e não foi por isso q ficámos com ele. E a potenciação de Kardec, Éder Luis, Airton, Fernandez? Pois...potenciar grandes jogadores é fácil.

" É verdade e os outros antes dele? "

Que outros antes dele tiveram as contratações que ele teve e a disponibilidade financeira para aquisições q ele teve? Pois...

" E os factores extra que impediram que ganhasse mais?"

E os tais outros antes dele tb não tiveram esses factores externos ou só serve como atenuante para Jesus? Não ser não. Quique Flores teria sido campeão sem esses factores externos. Teria o mesmo curriculo q Jesus...assim teve q sair e ir ganhar uma Liga Europa pelo Atlético.

Sobre o futebol maravilha falarei então mais tarde...fica já o convite para depois cá vires comentar para trocarmos, novamente, ideias.

"Enfim, não fales no geral, fala na tua pessoa"

Acho que não percebeste o teor do post. Não estou a falar por ninguém nem a dizer q ele vai sair nem sequer a defender a sua saída. Estou, simplesmente, a dizer que estou de tal forma desgastado com Jesus que quando me falam em Scolari não digo um "foda-se, de cavalo para burro??". No geral, sabemos que estamos fartos de algo quando acontece determinada coisa. Somente isso.

Ginha, conta tudo!!!!

José Marinho disse...

Caro Ginha - o treinador a que se refere disse que não...ponto final.
Caro Pedro - Scolari...pas de chance.
Caros benfiquistas - O meu treinador para a próxima época é, até prova em contrário, Jorge Jesus. Apesar da teimosia, dos erros, eu não esqueço o bom futebol, as cargas de cavalaria sobre os adversários, as goleadas. Insisto, cometeu erros, não aprendeu com eles mas é o treinador mais preparado para atacar a próxima época. Sem Jesus, não posso garantir que será um desastre, mas será tendencialmente pior. Basta lembrar o que era o Benfica antes de Jesus e o que é depois de Jesus. Não existe sequer termo de comparação.

Unknown disse...

Falo na boa... Já foi falado na nossa pagina do face e confirmei depois com que está dentro da coisa...

Na final da Taça da Liga, houve uma reunião entre representantes do Benfica e de AVB! No fim, ouvi duas versões diferentes... Desencontro de verbas e indisponibilidade de AVB!

Isto era bom! Era o enterranço de LFV...

Unknown disse...

Porque a insistência este ano em Emerson, pareceu me mais gozo, do que erro! E a titularidade de Cap neste ultimo jogo, numa fase em que pouco resta, aumentou a minha ideia que foi mesmo gozo...

Águia Preocupada disse...

Todos sabemos e conhecemos os pecadilhos de Jorge Jesus! Também todos sabemos e conhecemos os seus méritos. E também todos sabemos e conhecemos os elementos colocados à sua disposição e que antes outros não tiveram.
Tenho a firme convicção que Jorge Jesus, com uma rectaguarda firme e forte, que defenda e apoie treinador e jogadores, é o treinador que mais convém ao Benfica actual.
Scolari?! Seria o FIM este sim, de um ciclo questionável, mas ainda e apesar de tudo expectante!
Scolari?! NÃO, OBRIGADO!

Manuel disse...

Deprimente é ouvir este Pedro sempre a gemer é uma jeremiada por tudo o que é sítio de fazer chorar as pedras da calçada. Patético!

Quem está pelos cabelos com vocês é a grande maioria dos benfiquistas. É que não se enxergam mesmo!

Pedro disse...

José, eu não disse que vinha o Scolari apenas quis demonstrar estou tão farto de JJ que quando me falaram em Scolari o meu desabafo não foi aquele que pensaria que fosse... ☺

Olha olha, o nosso yes-man preferido voltou. Já deve ter recebido a avença em atraso...lol

AVB, ui...sem as ajudas dos árbitros seria repetição do que fez em Londres...

John Wakefield disse...

A única coisa que talvez o Benfica iria ganhar com o Scolari era uma maior pressão sobre os árbitros, visto que o seu temperamento é muito forte e peculiar.
De resto, não ia ganhar nada...

Pedro disse...

John, não vou tanto por aí. Vou mais na defesa do grupo. Se há coisa que acho que Scolari faz muito bem é proteger o grupo de trabalho...ai de quem se metesse com os "mininos" dele..

JNF disse...

De burro para muito burro.

Redceltic disse...

Scolari é treinador banal em termos técnicos(acho que todos concordamos), mas tem duas caracteristicas fortes: anti pc básico e capacidade de incutir total ausencia de medo nos seus jogadores perante os adversários(principalmente o fcp). depois há uma 3a situaçao: trabalha com um preparador fisico do melhor que há no mundo.

Redceltic disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Riquelme_10 disse...

Boa noite.


É ponto assente que JJ vai sair.

O tempo de JJ acabou,embora o grande responsável seja Vieira, este treinador faz parte do problema e não da solução.

A grande questão é:

Quem será o substituto.

Fala-se muito em Paulo Bento e Preud´homme...

Abraço

JS disse...

Se AVB rejeitou treinar o SLB demonstrou muito mais integridade e orgulho que os asnos que lhe fizeram a proposta.
Enfim, indivíduos sem espinha e sem nível é o que temos no SLB.

Pedro disse...

JS, sou capaz de concordar ctg.

Paulo Bento? Credo...

red wings disse...

Ainda vai buscar o ricardo aos chocos frrritos e o deco ao Brasiu...dassss!!!

benfiquista a serio disse...

a minha opinião sobre o treinador para a proxima epoca é a seguinte:
1.º- não sou fã de jj mas pagar-lhe 7 milhões de indemnização como li por ai é um preço demasiado alto para quem não merece e ainda correriamos o risco de os andrades nós enxovalharem-nos que pagamos 7 milhões para este ser campeão no porto.
qual então a solução?
1.º colocar como adjunto um homem da confiança da nova direção (seja a de lfv ou outra) que não deixasse jj fazer tudo o que quer e reportasse tudo o que se passsasse para o director desportivo, e este teria de corrigir jj. esse homem seria para mim, o grande carlos mozer.
2.º seria colocar jj a treinar a equipa b pois não vejo jj sair sem a indeminização a que o contrato em vigor lhe concede e colocar van gaal como treinador principal, o tal maluco holandes que foi somente o professor de mourinho e guardiola e poderia ser o professor dos adjuntos escolhidos pelo benfica que em minha opinião seriam o carlos mozer como 1.º adjunto e o joão tralhão ou o bruno lage ou o treinador do estoril como 2-ºs adjuntos.

penso que apenas temos estas duas soluções.

Unknown disse...

JS, assino por baixo.

Reconheço algum mérito a Paulo Bento, afinal ganhou 2 taças e 3 segundos lugares com uma equipa "banal". Mas não gostari de o ver na Luz. Por mim, a ser Scolari, era Scolari no Banco e Mozer no treino diário.

Partindo do princípio que JJ não sai, fico com medo do início de época. Este ano há Europeu e Jogos Olímpicos... vamso ter jogadores a chegar em conta-gotas, sem férias... vai ser lindo... vai, vai.

Contratar AVB, era repetir um erro histórico (Artur Jorge).

neoprodigy disse...

já vi o benfica jogar um futebol tão bom como agora e com jogadores não tão bons...isto é com um plantel com menos soluções

também era português e foi corrido

por mim gostava q ele voltasse, mas tb sei q com vieira à frente é dificilimo


já agora para me poderem bater à vontade e com toda a razão ;)

sai vieira...entra rui costa
sai carraça...regressa veiga


é só isto :D

Antonio disse...

Pedro

A observação acerca do Paulo Bento também me parece ao nivel da capacidade de análise do JJ

Pedro disse...

Não me parece que a indemnização a JJ seja de 7 milhões...não faz muito sentido. Ele tem apenas mais um ano de contrato e a ganhar cerca de 200 mil euros mês é qqr coisa como 2.5 milhões de euros ano. É longe dos 4 que se fala, qt mais de 7 milhões.

Paulo Bento é um treinador fraco tacticamente. Já mostrou que tem uma coluna vertebral muito maleável com as convocatórias que fez/faz para a selecção (Nuno Gomes então foi mesmo a gozar connosco) e, muito importante, com o Euro só muito tarde é que podia começar a trabalhar no Glorioso. Precisamos de alguém que comece rapidamente.

JJ nunca aceitará que se intrometam na sua equipa técnica.

neoprodigy, um dos mitos que foram criados com JJ é esse do melhor futebol de sempre. É mentira. Mas falarei disso em breve...

Gonga disse...

Pedro quem gostarias de ver no glorioso como treinador?

A mim parece-me que JJ chegou ao fim do ciclo.

Scolari? Bento? Nao me parecem maus mas.... eu vivo em espanha e acompanho aqui a liga e digo que Unai Emery do valencia seria uma excelente contrataçao

Pedro disse...

Quem eu gostaria de ver no SLB?

Não temos dinheiro para ele ☺

A estrutura q acompanhará o treinador é fundamental para a escolha do mesmo. Um treinador estrangeiro por muito bom q seja precisa de ser "protegido" pela estrutura das particularidades do futebol tuga. Um estrangeiro terá q ter a humildade de receber apoio de um adjunto q lhe possa transmitir a realidade nacional. Não me parece q tenhamos dinheiro para ir buscar o treinador ao Valência. Mais do que nomes é importante definir uma estratégia e um perfil.

Nomes há muitos, nem todos serão do meu agrado: Domingos, Jardim, Paulo Bento, AVB, Scolari, Preud'Homme, Rui Faria, Rui Vitória, Fernando Santos, Peseiro, Van Gaal (??), Spalleti, Bielsa, Cajuda, etc etc.

Há nomes que seriam apostas no escuro como Jorge Jesus foi. Jesus antes de vir para o SLB não tinha ganho nada e apenas tinha feito boas prestações com equipas menores. Cajuda, por exemplo está nesse patamar tb. Rui Vitória mostra bons pormenores. Jardim, idem. Domingos sempre achei um flop. Fernando Santos percebe muito de futebol mas tem aquela aura de looser tal como Peseiro.

Será sempre uma incerteza então que seja em alguém habituado a grandes palcos, à pressão de vencer, à vontade de vencer: Rui Faria. Mas não tenho um nome fixo na cabeça. Como te disse acima tão importante como o treinador é a força q a estrutura à sua volta terá.

Papoila calmante disse...

Boas Pedro,

Foi de facto um jornalista brasileiro meu amigo, que colocou a dúvida se Vieira, caso saísse Jorge Jesus, pudesse ir ter uma conversa com o Scolari em S. Paulo.
Scolari é representado pelo Jorge Mendes, e nem necessitava de se reunir porque esses assuntos seriam tratados pelo Mendes com o Vieira.
Aliás, o ano passado, o Benfica foi um dos que contactaram o seu empresário, mas Scloari descartou voltar para a Europa porque estava no seu 1º ano no Palmeiras.
http://www.maisfutebol.iol.pt/fcporto/scolari-besiktas-palmeiras--tres-grandes-sporting-maisfutebol/1242781-1304.html


Passado 2 anos e sem resultados, começa a ser questionado. A hipótese de haver mexidas no Benfica no que respeita a Jesus, que por sinal também é representado por Mendes, é algo que está dependente dos resultados e da crispação que houver entre associados por volta de Maio.

Se o José Marinho diz que "não há chance" eu não questiono, porque ele melhor que ninguém fala com os jornalistas desportivos seus colegas de profissão e por essa razão é uma pessoa informada.

No entanto o certo é que já houve contactos exploratórios com treinadores portugueses, por isso não acho que a continuidade de Jesus na próxima época, seja um dado adquirido.

Abraço

benfiquista a serio disse...

o cajuda daria um excelente treinador da equipa b. ele já demonstrou que tem grande capacidade para potencializar e transformar promessas em certezas. ex.: tiago mendes, quim, luis filipe, targino, etc. penso que seria a escolha certa para a equipa b funcionado como treinador da equipa b e conselheiro do treinador da equipa A com vista a informar periodicamente dos jogadores da equipa b que estariam em condições para integrar a equipa A.

acerca dos nomes de treinadores para a equipa A já referidos à alguns que nem deveriam ser falados quanto mais contratados: domingos e avb, outros que em minha opinião não tem estaleca ( são facilmente influenciados pela sistema corrupto portugues e tem medo desse sistema) para o benfica como peseiro, fernando santos e paulo bento.

eu apostaria num estrangeiro com provas dadas acompanhado por um ou dois adjuntos portugueses com provas dadas.
como não temos dinheiro para mourinho, guardiola, joaquin low, fabio capello, alex fergunson, arsene wenger, hiddink ou lippi - para mim os melhores treinadores do mundo as minhas escolhas seriam:

1.º van gaal
2.º treinador do dortmund
3.º mazzarri treinador napoles
4.º bielsa
5.º spaletti ou deschamps ou treinador hamburgo ou treinador basileia

como adjuntos escolheria dois portuguese:
1.º - mozer e treinador do estoril praia
2.º - mozer e bruno lage ou joao tralhao (não conheço bem mas são os treinadores da formação que me parecem ser os melhores)
3.º rui vitoria e qualquer um dos outros nomes acimas descritos.

neoprodigy disse...

essa do fernando santos não ter estaleca é de génio...

o homem fica a 2 pontos do 1º lugar, numa altura em q a santa aliança azul/verde ranho estava no seu máximo

a fazer um futebol para mim melhor que o do jesus

e com uma superequipa que tinha de jeito 12/13 jogadores

e qd comparada com a qualidade que existe agora... :S


e não tem estaleca??
dasse


PS: concordo...o mozer já devia ter voltado à muito para treinador adjunto.....e devia ser uma imposição do proprio slb para ver se alguns treinadores não se metem em bicos de pé

Anónimo disse...

Pedro e o burro sou eu?!

Pedro disse...

Fernando Santos percebe muito de futebol e pôs o SLB a jogar muito à bola. O losango com Simão a 10 deu ao SLB um futebol do caraças. Mas apesar de o plantel ser claramente inferior ao actual tinha condições para que Santos fizesse uma melhor rotação e não esgotar a equipa como o fez. Por outro lado teve o azar de Nuno Assis ser castigado....se tal não acontece acredito que seria campeão.

Vasco disse...

Pedro, claro (e ainda bem) que a prioridade é falar do nosso Benfica. Mas de vez em quando podias falar do futebol internacional, percebes umas coisas(:p) e das poucas vezes que falas é porreiro ler a caixa de comentários.

Saudações gloriosas

RockDaLinha disse...

fabio capello esse é o meu desejo

Anónimo disse...

Vamos ser realistas. Qualquer treinador que venha para o SLB exige trabalhar com a sua equipa tecnica/de confiança e não se vai submeter a adjuntos impostos. Lembram-se do Alvaro Magalhaes que quis encostar o "velho"??
Peseiro fez um verdadeiro trabalho no scp com uma equipa limitada.
Cajuda para a equipa B está correctissimo.
JJ devia levar umas injecções de trabalho a nivel Psicologico, RAÇA e ATITUDE, porque é o que a nossa equipa precisa.
Se nós criticamos as equipas de JJ, que no ultimo terço do campeonato fisicamente estão de rastos, não nos podemos esqueçer que este ano á Europeu e Jogos Olimpicos. Dá que pensar.

André Silves

Anónimo disse...

"O losango com Simão a 10 deu ao SLB um futebol do caraças".

Lembras logo o pormenor mais criticado nesse losango, a colocação de Simão a 10.
Simão rendia muito mais na ala mas fez aquela posição com muita competência.

Pedro disse...

Pormenor criticado no início mas depois, com as exibições dele, não se pôs mais em causa essa opção.

Vasco, ☺.

Anónimo disse...

Impor adjuntos? Devem estar esquecidos do motivo porque o Mourinho não regressou em 2002...

John Wakefield disse...

Treinadores estrangeiros?????

O que é que o Klopp, Capello, Mazarri, Bielsa, Unay Emery, Juande Ramos sabem sobre o futebol português?
Rigorosamente nada. Se conhecerem 10 jogadores do nosso actual plantel já estamos cheios de sorte. Isto já para não falar dos jogadores e das tácticas utilizadas pelas outras equipas. Vejam os casos do Koeman (sucesso mais nas competições europeias do que a nível interno), do Quique Flores (um desastre - colocava-se a ganhar 1-0 e procurava defender o resultado em vez de o sentenciar contra equipas mais frágeis do nosso campeonato), do Juup Heynckes, entre outros... O Trapattoni ganhou 1 campeonato, mas era um treinador muito experiente já com um currículo único, mas mesmo assim só fizemos 67 pontos num campeonato em que vencemos com justiça, embora com muito demérito dos oponentes.
O Benfica precisa é dum treinador que acompanhe o nosso futebol e que conheça bem a realidade! Por isso, com a filtragem que efectuei, sobram: Rui Vitória, Paulo Bento, Domingos, Rui Faria (como já alguém disse por aqui nos blogs), Pedro Martins e Vilas Boas.

Pedro disse...

"Impor adjuntos? Devem estar esquecidos do motivo porque o Mourinho não regressou em 2002..."

Mourinho é tuga, não precisa do adjunto para aquilo que eu acho que será fundamental para um treinador estrangeiro. E lá fora os treinadores recebem adjuntos do clube, Mourinho tem o Karanka, o Di Matteo no Chelsea, etc.

Não pretendo dar um adjunto a um Paulo Bento ou Rui Vitória ou Rui Faria pq eles conhecem a realidade nacional. Um estrangeiro é diferente.

RockDaLinha disse...

John Wakefield, para quê estrangeiros???? Mas tas a brincar ou quê?
Em 32 campeonatos que o Benfica tem, só, SÓ 3 eram Portugueses.

John Wakefield disse...

Quanto ao Bielsa, é um treinador com um estilo demasiado atacante para o Benfica, mas a nível pragmático/defensivo deixa muito a desejar. É por isso é que ele é designado de "loco genial"... Ganhou títulos na Argentina por aí se apostar num futebol muito ofensivo, com uma média de golos elevada em todas as jornadas. Eu não quero ver o meu Benfica a jogar com tudo ao ataque e depois tramar-se nos contra-ataques adversários!


Quanto aos italianos, costumam ser mais ao contrário, seguindo o lema "Se não sofrermos golos, não perdemos seguramente" (privilegiam mais defesa que o ataque). Também não creio que este perfil seja o mais adequado ao Benfica.

É preciso, pois, um treinador que saiba impor uma postura equilibrada na equipa, tanto do ponto de vista ofensivo como defensivo! E acima de tudo que conheça BEM o futebol português. Não será muito fácil encontrar uma alternativa a Jorge Jesus, pelos vistos... Eu até sou a favor do fim do seu ciclo, mas estou apreensivo em relação às alternativas apresentadas! Vamos a ver...

Vilas Boas, Domingos e Paulo Bento eram opções razoáveis, mas sempre seriam alvos a abater por parte dalguns grupos da massa associativa (lembram-se da perseguição de muitos adeptos ao Fernando Santos?)

Sobra-nos Rui Vitória, Leonardo Jardim, Pedro Martins e Rui Faria? Mas terão já estofo para fazerem melhor que Jesus? Sinceramente, não sei o que dizer...

BenficaSEMPRE disse...

Epá o Scolari não :S Sim senhor ele na selecção fez um trabalho incrivel, porque soube motivar a equipa e o país e puxar pá frente aquela gente toda, mas é só isso o que ele é, um bom motivador de resto nao me parece que seja nada por aí além.
Enfim seria mais outro erro do LFV.
Por mim até continuava com o JJ pena é ele ser teimoso que nem uma mula!
Que acham do treinador do maritimo?
Eu não me importava nada de apostar nele.

Antonio disse...

Na minha opinião a escolha devia recair num treinador que tenha a capacidade de proporcionar bom futebol mas que garanta um maior entrosamento com a àrea de formação. Considero lamentável o baixo indice de aproveitamento dos nossos jogadores de formação.

Pedro disse...

"Considero lamentável o baixo indice de aproveitamento dos nossos jogadores de formação."

Sem dúvida. É uma discussão antiga. Mas parece impossivel corrigir essa situação. Não dá para perceber como se continua a gastar milhões em vários jogadores medianos que podiam ser canalizados para a contratação de um ou dois jogadores de clara mais valia.

Custa-me a crer q na nossa formação não existam alternativas credíveis para um Fernandez, Filipe Menezes, Wass, Éder Luiz, etc

Jotas disse...

Car Pedro o enorme jogador que era o David Luiz, jogava na 3ª divisão brasileira, o enorme Di, teve 2 anos antes de JJ no Benfica e nada.

Pedro disse...

Jotas, não percebi. David Luiz jogava na 3ª divisão brasileira e??? Não foi JJ que o foi buscar. Ele já cá estava e já todos sabíamos do potencial dele. Já todos tínhamos percebido q estava ali um central de categoria mundial.

Di Maria já era enorme antes de JJ. Di Maria já tinha pormenores deliciosos e como qqr puto com aquela idade quanto mais jogar mais afinado vai ficando.

Agora Gaitan foi JJ que o foi buscar e não temos nenhuma evolução assinalável no jogador. É um fora de série...mas só quando lhe apetece.

Agora posso falar-te de Javi Garcia que esse sim evoluiu bastante no decorrer das três épocas em que cá está. É muito mais jogador hoje do que era qd cá chegou. É um dos poucos em que vejo clara mão do treinador na sua evolução.