blog

terça-feira, julho 17, 2012

Notas do Estágio 2012/13

Positivo:

  •  Nolito e Witsel - Não é novidade para ninguém que são dois excelentes jogadores. O espanhol mostra que é, de longe, a actual melhor opção para a ala esquerda da equipa e o belga mostra o porquê de ser um dos médios que mais cobiça desperta na Europa. Espero que o Real Madrid consiga contratar Modric ou Silva...
  • Intensidade de jogo - Muito interessante o ritmo que a equipa já consegue dar ao seu jogo com pressão forte e alta.
  • Carlos Martins - Clara mais valia ao plantel e a mostrar que está a alguns degraus acima da concorrência para uma possível alternância com Pablo Aimar.
  • Enzo Perez - Se ficar será um enorme reforço. Não está no ritmo ideal e ainda lhe falta entrosamento com a equipa mas nota-se, imediatamente, que sabe tratar bem a bola, sabe o que fazer com ela e sabe jogar de forma inteligente.
  • Zero golos sofridos - Estes jogos valem o que valem mas é sempre bom começar a vencer e sem sofrer golos. Artur ontem, por exemplo, foi um esteio e a dupla Luisão e Garay continua certinha. Maxi é Maxi.
  • Benfiquistas - Com a construção do nosso Centro de Estágios pensei que o SLB deixaria de ir para fora estagiar mas isso acabaria com a oportunidade de milhares de emigrantes estarem perto da sua equipa do coração e darem os banhos de multidão que deram aos jogadores dando provas, a todos, que somos mesmo o maior clube do Mundo.
 Negativo:

  • Ola John - A velocidade é a sua principal arma e aliada a alguma qualidade técnica faz do holandês um trunfo importante para rasgar defesas mais fechadas como aquelas que irá defrontar na nossa Liga mas a péssima execução dos cruzamentos deita tudo a perder. 
  • Gaitan - Qual o futuro do argentino? Sai? Não sai? Esta indefinição não o ajuda a ele nem à equipa. Com Nolito e Ola Jonh, por muita magia que Gaitan tenha nos pés, é, neste momento, a terceira opção para o lugar.
  • Lateral esquerda - Melgarejo e Luisinho são esforçados e demonstram potencial para a posição mas não são, para já, a solução. As "experiências" que Jorge Jesus fez para a posição provam isso mesmo. Repito o que disse anteriormente, não faz sentido chegar a esta altura e não ter o problema das laterais resolvido.
  • Lateral direita - Uma situação ainda mais grave que a da esquerda uma vez que a ausência de alternativa a Maxi Pereira dura há mais que uma época. Experimentar Djaló diz tudo de como o Benfica sistemáticamente erra na preparação do plantel para o arranque de uma nova época.
  • Quezílias e "Refilanço" - Achei alguns jogadores demasiado quezilentos, com faltas desnecessariamente duras ao mesmo tempo que continuamos com o mau hábito de refilar muito com as decisões dos árbitros. Tal comportamento na nossa Liga será um mimo para os homens do apito nos encherem de amarelos e posteriores expulsões. Não há quem ponha mão nisto? Que explique ao Bruno César para jogar e não refilar?

5 comentários:

S.L.B. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
S.L.B. disse...

Colocares o Ola John no "negativo" e o Enzo Pérez no "positivo" não faz sentido nenhum, Pedro. A questão dos cruzamentos pode ser corrigida (lembras-te do 2º golo do Twente no ano passado?). E, como já li algures, o argentino tem tanta vontade de estar no Benfica como o presidente do CRAC tem de deixar de ser corrupto...

De resto, completamente de acordo com a análise.

Pedro disse...

S.L.B., quando o SLB contrata alguém por 8/9 milhões de euros pede-se que se veja esse valor nos "pés" da aquisição quase de imediato. Como aconteceu com Witsel ou Cardozo ou Garay. Foram caros mas viste logo que havia ali qualidade muito acima da média. Com o Ola Jonh vi pouco mas são somente notas de estágio, nada de muito grave.

O Enzo já o ano passado, do pouco q jogou, deixou-me entusiasmado. Acho q é mesmo bom jogador. Lá está..uma simples nota de estágio. Se quer ou não quer ficar é uma outra questão. Por enquanto está por cá.

S.L.B. disse...

(O primeiro comentário teve que ser removido por uma imperdoável gralha! ;-)

Não fiquei assim com tão má impressão do Ola John. A abertura dele ontem para o Bruno César foi muito boa. Eu também gostei do Enzo no ano passado (a 2ª parte com o Arsenal foi muito boa), mas a atitude dele deita tudo a perder.

E si, estamos de acordo, para 8/9 milhões tem que mostrar qualidades no imediato. Como o Cardozo, apesar de termos alguns consócios que se continuam a esquecer do cérebro em casa quando vão ver jogos e portanto o assobiam... ;-)

POC disse...

Boa análise Pedro.

Digo mais: a alternativa a Maxi não dura há mais duma época, dura há umas 4. Absolutamente vergonhoso. Não se tornou uma catástrofe porque Maxi, felizmente, nunca se lesionou.

Amadorismo total. A questão dos laterais é deprimente.