blog

domingo, julho 08, 2012

Um Olho À Benfica #55

Entradas e saídas

O Benfica não pode ou não quer contratar, nesta altura em que a penúria tomou conta do futebol português e atacou-o naquilo que ele tem de mais insolente - o despesismo desmiolado com que se contratam jogadores, para manter o mercado activo e sobretudo generoso com a usura dos agentes e a incontinência dos dirigentes?

Mas voltemos ao início, quando este texto prometia uma radiosa e descomprometida análise ao mercado, através de um postigo de actualidade benfiquista. O Benfica quer ou não pode contratar novos jogadores para o seu - como direi? - interminável plantel?

Pessoalmente discordo que sejam os bancos e a crise que estejam a condicional o tradicional despesismo da direcção do Benfica. Acredito mais na necessidade de contratar com rigor, com critério e sobretudo jogadores com um perfil que encaixem mais nas necessidades da equipa do que nos delírios dos adeptos.

Vejam bem, ontem li num jornal que o FC Porto tinha dado uma demonstração de poder financeiro, quando anunciou a contratação de Jackson Martinez, por quase nove milhões de euros. Nesse texto, o seu autor desconfiava que as finanças do Benfica não tolerariam um investimento destes se o clube não efectuasse, primeiro, uma venda. Subentendido, estava uma dificuldade do Benfica em posicionar-se no mercado, resultante de uma insuficiência de tesouraria.

Pois bem, esta análise é ridícula. Não só porque o Benfica, nesta pré-temporada já gastou mais dinheiro em reforços do que qualquer outro clube português, o que desmente as imaginadas dificuldades, mas também porque, em boa verdade, o Benfica - além de um lateral esquerdo - não precisa de contratar mais nenhum jogador, enquanto não vender um dos seus mais valorizados futebolistas.

E isto não tem a ver com dificuldades financeiras, tem a ver com espaço no plantel, com critério nas aquisições e sobretudo porque não há vagas disponíveis no elenco que a direcção está a colocar à disposição de Jorge Jesus. 

Os adeptos do Benfica tem de habituar-se a esta ideia. Enquanto Gaitán, Witsel, Garay ou Javi Garcia se mantiverem no plantel, o Benfica não deve, não tem e não precisa de contratar novos jogadores. A verdade é que o plantel está entupido de quantidade e de qualidade e, claro, não se vislumbra uma mudança nesta estratégia.

Recentemente o presidente do Benfica confidenciou a uma pessoa dos seus conhecimentos que apenas aceitaria transferir um dos seus melhores jogadores, quando tivesse a certeza de que teria um substituto tão bom ou melhor do que o jogador que substituísse. 

Eu sei que não foi assim com Ramires e com Fábio Coentrão, mas acredito que as pessoas aprendem a lição e, por isso, também sou tentado a convencer-me de que terá razão, um amigo meu, sempre bem informado sobre o Benfica, que me garantiu que o clube teria uma grande equipa, na próxima época. Aliás, a bem dizer, se concluir a transferência de Rojo, para a lateral esquerda da sua defesa, o Benfica não terá, o Benfica já tem uma grande equipa. E enquanto não houver saídas no plantel, de facto, não há necessidade de haver entradas.

24 comentários:

Anónimo disse...

José que me diz das prováveis entradas de Simão e Salvio?

Ha quem diga que Gaitan já está vendido...

Abraço

Pedro disse...

"E enquanto não houver saídas no plantel, de facto, não há necessidade de haver entradas."

Concordo, em parte. Sempre defendi que o SLB tinha um plantel do caraças a época passada. Falta limar as arestas das laterais. Luisinho não é suficiente e falta um substituto a Maxi. Não saindo ninguem e colmatando essas lacunas ficaríamos ainda mais fortes. É um facto que não merece muita discussão.

Ola John foi contratado a pensar na saída de Gaitan que estranhamente está a demorar e acredito que Witsel dependerá do que o mercado fizer em relação a Modric e David Silva.

Depois há negócios que aparecem que apesar de não serem fundamentais para colmatar lacunas do plantel podem e devem ser apreciados: Simão Sabrosa.

Anónimo disse...

Boa noite José.

Fala-se que o Rojo está contratado e deve chegar amanhâ a Lisboa. Simão também deve estar a caminho e Salvio estará dependente da confirmação da venda de Gaitan. Witsel muito dificilmente fica e substituto poderá ser o Manuel Fernandes ou Andersson...

Como comenta estas hipoteses?

André disse...

Concordo em grande parte com o texto, apenas discordo quando diz que precisamos de contratar apenas um lateral esquerdo, quanto a mim é necessario tambm um lateral direito, se maxi falha não existe ninguém no plantel que compense nem em 5o% a falata do maxi. Tlavez uma alternativa mais valida ao javi garcia não fosse de descorar. Fundamental quanto a mim é também simplesmente rescindir contrato como muitos excedentarios do plantel, não concebo a presença de saviola no plantel 2012/2012 com o racio salario/valor para a equipa que este comporta para o benfica. Mora, yanick entre outros são jogadores que ninguém compreende como estão no benfica. temos 6 sim 6 laterias esquerdos e nehum vale um chavelho, em vez destes 6 podiamos ter um grande lateral esquerdo e um suplnete razoavel, e verdade que a equipa não é ma, mas podia ser muito melhor, aguradaremos pelos proximos episodios...

Anónimo disse...

Se o porto n vender o Hulk é mais um ano a ver navios esta merda...

SC disse...

Com o volume de contratações dos últimos 3/4 anos difícil seria não ter uma boa equipa!!
Com poucas aquisiçoes é que seria sinónimo de grande competencia..mas existem os fernandez e os leos kanus que devem dar jeito para as comissões!!
Dizem me que Rojo já não foge e que Simão e H.Viana serão reforços.
Witsel deve sair!

De Todos Um!!

Anónimo disse...

Discordo com o texto.

O Benfica vai contratar tambem um lateral direito, Botia se Jardel sair, Medio Centro como JJ referiu na entrevista independentemente da questâo Witsel, Salvio e provavelmente aproveitar Simão.

Daniel

Anónimo disse...

- Rojo
- Didac ?
- Nelson ?
- Botia ?
- Manuel Fernandes ?
- Salvio ?
- Simâo

Vamos ver...

José Marinho disse...

Em relação a Simão e Sálvio. Acho que, neste momento, nenhum deles cabe no plantel e apenas um deles pode encaixar, se Gaitán for vendido. E a verdade é que já esteve mais fácil a venda do argentino. Com Gaitán no plantel, seria um luxo desnecessário a contratação de Simão ou de Salvio. O mesmo se aplica a Manuel Fernandes e a Anderson, apenas terão cabimento no plantel, se o Witsel for vendido. Antes, não, seria um dispêndio de dinheiro, inútil e que se desaconselha.

Anónimo disse...

Mas José Marinho, o Simão pelo que se fala já tem acordo com o Vieira. Confirma?

José Marinho disse...

Sobre Hugo Viana, acredito que essa informação seja resultado de algum excesso de exposição momentânea ao sol, porque, na verdade, seria das contratações mais inúteis dos últimos dez anos no Benfica. Temos Carlos Martins, que apenas é um ano mais velho e sobretudo melhor jogador.
Caro Daniel, veremos, se as coisas serão assim. Não me parece, mas o tempo acabará com todas as dúvidas.

rsa disse...

Além do defesa esquerdo falta uma alternativa ao Maxi depois depende de quem sair.

Há jogadores como Witsel Cardozo Javi, menos Gaitan que saindo obrigam o SLB a comprar bem sob pena de ficarmos com um plantel mais fraco que o do ano passado.
Não temos alternativa a Witsel Javi obrigaria a alterar o modelo de jogo (Matic não faz o papel de Javi da mesma forma)Cardozo representa golos... eu diria que estes 3 jogadores são a ancora do SLB.

O SLB com certeza não escapa a conjuntura por isso as dificuldades de tesouraria não serão novidade e adivinham-se tempos dificeis.

RuiCosta disse...

José parei de ler quando disse que o Simão está a caminho do Benfica. Está a caminho... do Sporting!! Já se reuniu num hotel com o Godinho.

De resto, acredito que Witsel fique e que só saia Gaitan! Entra Salvio. Rojo deve ser a novela que me está a meter mais nojo desde à muito tempo! Que os mandem pó c**alho!

Camund disse...

Concordo que temos um plantel forte e que um lateral esquerdo de qualidade é a peça que falta. Poderá entrar mais uma alternativa ao maxi, mas não me choca que o M vitor seja essa alternativa e entre o roderick p o plantel. Pode-se discutir se o Jardel é valido como 3ª opção para cental, o Matic rende ou é trinco, se esxite ou nao alternativa ao witsel, mas penso que estes q referi dão confiança para vencer 80% dos adversários que possamos encontrar e é natural q sejam inferiores aos titulares. Em relação ao simão, penso que iria trazer mais qualidade nas bolas paradas, capacidade de finalização e experiência em grandes jogos, mas compreendo que existam muitas opções...mas penso que seria o jogador ideal para fazer dupla com o cardozo e fazer "do saviola" no ano do título. A entrada de salvio só mesmo caso o gaitan saia e o M fernandes caso algum do trio Witsel/C martins/Javi saia. Se me perguntassem se preferia o simão ao saviola (SIM), o salvio ao gaitan (talvez) e o M fernandes ao C martins (sim) e com estas trocas ficávamos mais fortes, um claro SIM, penso é que serão difíceis de concretizar sem um prejuízo financeiro...excepto se o gaitan saia por um bom valor.

Unknown disse...

Novo Blogue:
http://piratasvermelhos.blogspot.com/

Por favor visite e divulgue.

Obrigado

José Marinho disse...

Caro Rui Costa não fui que escrevi que o Simão vem para o Benfica. Aliás, acho que ficou claro que não sou propriamente um grande apoiante dessa possibilidade. Na minha opinião um eventual regresso de Simão teria de ser cuidadosamente enquadrado e o jogador devia perceber que este Benfica já não é igual ao que deixou e o mais provável é que nem fosse titular. Nas alas, há jogadores mais jovens e mais fortes e como segundo ponta, temos Aimar, Rodrigo, Nélson e Saviola. Teria muitas dificuldades para jogar no Benfica.

Anónimo disse...

"José parei de ler quando disse que o Simão está a caminho do Benfica. Está a caminho... do Sporting!! Já se reuniu num hotel com o Godinho."


Epá isso é treta, engolem tudo o que lêm por ai e ainda vêm par aaqui mandar postas dessas com ar superior...

Simão a voltar para Portugal será para o Benfica.


Daniel

F.L. disse...

Contratar o Simão seria contratar um monte de problemas e mais um custo elevado em salários. Alguem acredita que Simão aceitaria de bom grado ficar a aquecer o banco de suplentes? Sim, quem tirariam da equipe para entrar Simão? E não me falem em alternar com Aimar. Porque Aimar não vai ser titular esta época. O titular será Bruno César. Bruno César vai deixar a lateral e vai jogar no centro. Os laterais ofensivos vão ser o Ola John e provavelmente Salvio (ou Nolito, ou Melgarejo). E fica um ataque fabuloso...

Pedro disse...

F.L., ter a qualidade de Simão no banco de suplentes seria qualquer coisa de soberbo. Era sinal que os titulares eram fortíssimos. A dúvida que tenho é sobre se Simão compreendo que o estatuto de hoje é totalmente diferente do estatuto de quando saíu. Se compreender então que venha. Sem qqr problema. Ter no banco um Simão? WOW!!!

Aimar não será titular? Com JJ tudo é possível... ☺☺

Anónimo disse...

"José parei de ler quando disse que o Simão está a caminho do Benfica. Está a caminho... do Sporting!! Já se reuniu num hotel com o Godinho."

Lê-se com cada estupidez!!!...

Anónimo disse...

Simão a caminho do Sporting?? LOL o homem é mais detestado para aqueles lados que o Figo em Barcelona por amor de deus...Um vez que o Sporting jogou com o Atletico de Merdrid passaram o tempo todo a gozar sempre que ele tinha bola, no forum deles estão sempre a insulta-lo devido à maneira como saiu do clube e os traiu e bla bla bla....Nenhuma direcção iria dar um tiro tão grande nos pés, além do mais duvido que o Simão aceita-se jogar no Sporting.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Eu confesso que as entradas e saídas andam a deixar-me zonzo já entrou e saiu tanta gente sem ter havido contratos assinados que já nem sei em quem acreditar - modo sarcástico...

Falta-nos um lateral esquerdo (qualquer merda - [desculpem] serve depois de Emerson, temos lá o português speedy gonzalez) e um direito...
O Salvio e o Simão fazem uma falta do carago ao plantel e fico xateadissimo que o simão vá para o clube A ou B... é claro que de um ponto de vista de identificação com o clube ele seria importantissimo, mas as finanças do Benfica não devem permitir tal originalidade... quanto a Salvio, como regresso do Perez e com o Gelado John... que lugar tem ele neste plantel? O que s efaz com aqueles dois? E... não esquecer Nolito e Bruno... e Djaló... coisas todas elas muito "sérias"...

benfiquista a serio disse...

caro jose marinho,

aqui vai a minha opinião sobre os temas do post:

sou a favor da contratação do simao, do salvio e do hugo viana e das vendas de gaitan e witsel.

simao- alternativa a aimar pois aimar não consegue jogar os jogos todos (ora joga um ora joga o outro)
- salvio para a direita, pé direito é na direita, por isso sou favoravel à troca de gaitan por salvio.

hugo viana- fazer uma troca do hugo viana pelo ruben amorim já que este preferiu jogar no braguinha em detrimento do nosso glorioso clube. além disso, teriamos à nossa disposição o jogar mais influente do braga e passariamos a ter um eximio marcador de livres e cantos que tão falta nos tem feito nos ultimos anos (os jogos cada vez mais são decididos através de bolas paradas).

witsel - para colmatar a sua saida já temos matic que o ano passado mostrou ser uma alternativa valida a witsel (e não a javi como muitas vezes foi testado), temos carlos martins que em certos jogos poderá ser mais util que matic e por ultimo contrataria o hugo viana nem que fosse só para marcar cantos e livres (coisa que o ano passado era uma lacuna evidente).


caro jose marinho que acha desta minha singela opinião?

Unknown disse...

No Benfica não pode continuar haver debandada de jogadores, mas sim o que a direção pretende fazer, contratar mais jogadores para assim aumentar o leque de opções e alargar as alternativas, pois o cube irá estar em 4 frentes e terá de ter força no que toca a opções para poder alcançar um só objectivo...a vitória!