blog

terça-feira, maio 21, 2013

Mudar mentalidades

O Ontem, num dia destes, perguntou, o que tinha de mudar no SL Benfica para sermos mais fortes, para não falharmos tanto nas horas decisivas e, principalmente, para enfrentarmos o adversário sem medos e sem receios.

Respondi que antes de mais, tinham que mudar as mentalidades. Parece um chavão mas não é.

Durante a semana que antecedeu a última jornada do campeonato as redes sociais e blogs foram invadidas por relatos sobre o que se estava a passar em Paços de Ferreira, cidade e clube. Eram relatos de violência por causa dos bilhetes, eram ameaças aos jogadores, valia tudo para criar o tão habitual clima de terror nos jogos do clube corrupto. Se a violência por causa dos bilhetes é factual porque os jornais não a puderam abafar já a questão das ameaças aos jogadores do Paços entra naquela onda do eu sei, contaram-me, eu vi. Mas como não sai nos jornais (obviamente) há sempre quem se recuse a acreditar. E isso, vindo de benfiquistas, é grave. Nos dias de hoje existirem benfiquistas que não acreditem ser possível estes actos por parte dos corruptos e acharem que se ocorressem os jornais falavam neles é grave, muito grave. Porque é sinal claro que não percebem o contexto do futebol português, que não têm noção da realidade que os rodeia e, quando isto passa para dentro do Benfica, para quem tem responsabilidade dentro do Benfica, facilmente se percebe o porquê do clube não saber enfrentar a guerra que o clube corrupto transforma esta nossa disputa.

Ameaças aos jogadores do Paços, a equipa que lhes podia tirar o título? Então se eles ameaçam os próprios jogadores (Argel, Adriano, por exemplo), se ameaçam notáveis adeptos do próprio clube (Rui Moreira por exemplo), se ameaçam e agridem os próprios treinadores ( Co Adriense, por exemplo), se agridem jornalistas em directo (RTP, Antena 1, por exemplo), se agridem árbitros em plena rua (Bruno Paixão, por exemplo), se eles fazem isto tudo e muito mais, como é que é possível alguém ter dúvidas de que tenham feito ameaças directas aos jogadores do Paços e suas famílias? 

Mas, ainda mais directo do que tudo isto, foi a informação que correu de que um certo jogador do Paços, por ter ligações à claque do clube corrupto, andava a "avisar" os restantes jogadores do Paços para terem "tino" porque eles são "malucos" e fazem e acontecem. É preciso relembrar a multa que o Sporting aplicou a um jogador seu de Futsal por ter faltado a treinos/jogos para ir ver um jogo do clube corrupto? 

Os benfiquistas têm que perceber, de uma vez por todas, o que é o nosso adversário e o que estão dispostos a fazer para nos ganhar a guerra que travamos com eles. Não quero aqui discutir formas de lutar, se devemos ou não responder da mesma moeda. Não. Quero sim que percebam que as coisas são assim, que tudo isto se passa. Que os autocarros do Benfica são mesmo apedrejados, que os adeptos são mesmo agredidos, que os jogadores de outras equipas ameaçados, que o clima de terror é uma táctica real e usada e, temos de admitir, com sucesso.

E quando digo que os benfiquistas têm que perceber, digo todos os benfiquistas, simples anónimos e, principalmente, principais responsáveis do clube. Depois sim, avançamos para a melhor forma de enfrentar esta guerra.

25 comentários:

Atlas disse...

Só há uma forma de resolver este problema de uma vez por todas.
É os Benfiquistas (mas todos e não a direcção do Benfica) unirem-se e passar esta mensagem a todos os clubes e media que pactuam com a corrupção:
Enquanto continuarem a suportar os corruptos nem esperem que os Benfiquistas os patrocinem, só isso, e depois cumprir a promessa. Dar todo o suporte à equipa enchendo a Luz sempre que lá joguem e apoiá-los até à porta dos estádios quando jogam fora.
Uma época disto devia ser suficiente para deixar cair de podre esta escumalha que quase comem a relva quando enfrentam o Glorioso e só falta abrir as pernas quando enfrentam o Porto.
Quanto mais depressa tomarmos este tipo de atitude e deixarmos de nos queixar como se fossemos calimeros tanto mais rápido podemos considerar o futebol como desporto, tal como sempre devia ter sido.

SLBenfica Vencedor disse...

Nâo há outra forma senão sermos mais agressivos.

Sem agressividade, com palavras e actos mansos, nada vai mudar.

SLB4EVER disse...

De acordo, quanto mais cedo todos perceberem que isto é uma GUERRA contra criminosos e terroristas sociais que vai muito além do futebol mais cedo se manda a escumalha corrupta para a ETAR.
Enquanto se continuar a votar nos mesmos podres partidos e políticos e a sustentar e tolerar as negociatas desta gente isto não muda, quando começarem a sentir a pressão no bolso e a pensar duas vezes antes de meterem os cornos em público talvez isto mude, até lá continuam a gozar o pagode á grande.

Gostava é de saber porque é que o LFV fica caladinho quando o clube e adeptos são atacados por um monte de merda adorador de corruptos que como não podia deixar de ser é político, mais um que quer ir para Gaia para continuar a patrocionar á custa do erário público os curruptos, algúem com responsabilidades políticas e sociais ter uma saída que até se pode considerar de indole xenófoba (para o asqueroso e vendido parasita os magrebinos devem ser seres inferiores) representa bem a falta de vergonha e fossa política que é este país. Num país civilizado a sua carreira politica estava acabada mas para o asco suíno só posso dizer que antes magrebino que um monte de merda adorador de corruptos! É comparar com o ataque que o peidoso senil fez á EDP devido a declarações normais de adepto com a postura banana do nosso presidente, será que ele não tem noção que sem os votos dos benfiquistas o PSD fica reduzido á sua verdadeira insignificancia (atenção que tantos estes como PS e maioria dos partidos para mim é tudo farinha do mesmo saco).
Somos 6 milhões quando eles começarem a sentir a pressão dos números já ficam pelo menos em sentido é pena é que o presidente apenas saiba andar nas casa em acções populistas mas não saiba/queira unir e mobilizar os adeptos contra aqueles que nos atacam impunemente á descarada, não é de certeza com apoios inequivocos a corruptos que se vai lá.

Anónimo disse...

hipocrisia não te diz nada?

Alexandre disse...

A mentalidade muda-se com vontade. É só por em primeiro e único lugar os superiores interesses do Benfica ,e não usar o clube como uma oportunidade de auto promoção pessoal.Na massa adepta do Benfica haverá com certeza gente mais que competente,do que muitos infiltrados e bufos que tem caído ultimamente na direcção.

Anónimo disse...

3 Tópicos

A Direcção nunca devia ter voltado atrás na questão de os adeptos irem aos jogos fora. Quando se toma uma decisão é para ir até ao fim.

A BenficaTV ser detentora dos direitos Televisivos dos nossos jogos é um bom sinal.

A luta contra a corrupção é para levar até ao fim. Mesmo em periodos de vitórias não nos podemos calar. A honestidade é um princípio, não uma conveniencia.

Morgado disse...

A mudança de mentalidades devia começar por, em vez de continuarem a contratar avançados por 10M€ como o sérvio, contratarem pelo menos um central um defesa esquerdo e um médio... :)

Anónimo disse...

Desculpem lá dizer-vos, mas ainda ontem conversei com um amigo meu benfiquista que me disse o seguinte: O Benfica deveria ter contratado o Carlos Eduardo e o Steven Vitória antes do jogo com o Estoril.
Sim, é pouco ético. Mas vejam o que se passou em Paços? A oferta do primeiro golo com aquele passe bizarro do médio pacense? E o Claudemir/João Aurélio, que brilhariam em Braga, porque é que não jogaram com o FCP?
Há coisas estranhas, não há? E eu já não falo das arbitragens medonhas de Cosme Machado e Hugo Miguel nesses 2 jogos.

Ética não existe no nosso campeonato. Quem a seguir rigorosamente, não é campeão. Isto é (quase) tudo à base de jogadas de bastidores ou pensam que a nossa liga é totalmente transparente?

Cultura mediterrânica vs Cultura Nórdica.

Valderrama disse...

Gostei muito de ler este post.

Principalmente quando te referes a coisas que acontecem no vosso clube também, e muitas vezes de forma mais frequente.

E de repente fico a pensar o que seria se o presidente do paços dissesse que não ia fazer nada para que o fcp não fosse campeão.

E haveria tanto a dizer sobre esta hipocrisia toda que nem vale a pena eu ter esse trabalho..

Pedro disse...

Acredita...muito ficou por dizer. Muito mesmo.

Anónimo disse...

Um post baseado no "diz que disse". Triste!

Eu, que nem sou benfiquista, digo que o Benfica é muito maior do que isto...

Pedro disse...

Diz que disse?

A multa do scp ao seu jogador de futsal é um facto. As agressões aos jornalistas até foram filmadas, outro facto. A agressão ao Co Adriense foi outro facto. Tal como Argel e Adriano. As pedradas aos autocarros do SLB igualmente factos indesmentíveis.

Diz que disse?
Claro...

Tb era diz que disse as idas de árbitros a casa do corrupto mor e afinal...

BLUEAVENGER disse...

São estas coisas que mancham o nome do meu querido FCP. Tudo o que dizes é verdade...infelizmente.

Valderrama disse...

Qual é o problema de um jogador do sporting ir ver um jogo do fcp?

As agressões aos jornalistas não acontecem na luz? Principalmente em dias de assembleia geral?

Nunca houve nenhuma agressão ao Co Adriaanse, houve uma tocha atirada em direção ao carro dele. É condenável mas uma tocha nunca matou ninguém.

As pedradas aos autocarros do slb foram tão frequentes como as pedradas ao autocarro do fcp. A diferença está no facto de umas fazerem capas de jornais e as outras não (tenho provas em imagens desse facto)

Não imagino o que dirias se os adeptos do fcp incendiassem os vossos autocarros, matassem um adepto adversário, entrassem à pedrada num jogo de júniores, etc, etc, etc, etc...

Pedro disse...

Não tem problema nenhum...o scp multou pq lhe apeteceu... LOL

Portanto uma tocha atirada ao carro dele não é agressão...ok..

É preciso ter lata de falar em pedradas mas, lá está, és adepto do clube corrupto. Do clube q faz da violência modo de vida. Adiante.

"entrassem à pedrada num jogo de júniores"

hahahaha...estão mesmo bem uns para os outros...

Podia falar de Pidá, Marrocos, droga, noite, assassinatos...mas nem vale a pena.

Anónimo disse...

Pedro,
Temos de ter dirigentes que não se deixam intimidar, tão simples como isso. Porque se os dirigentes se deixam intimidar, a equipa deixa-se intimidar e não rende em campo aquilo que pode e sabe. Algo vai mal quando o Benfica se deixa intimidar por um macaco e seus apaniguados. Enquanto não encontramos gente que os enfrenta e que lhes demonstra que não temos medo de actos cobardes e perpetrados em grupo, não vamos lá. E o exemplo tem de vir de cima: não podemos ter um presidente que se fecha no balneário a ver o jogo. Isso é dar mais um trunfo a essa escumalha. Enquanto o Benfica não tiver um homem (director para o futebol, ou lá o que se lhe queira chamar) que enfrente de peito aberto a escumalha cobarde de macacos e afins, vamos continuar a perder sempre que jogamos no estádio do ladrão - o que, por arrasto, se transmite a clubes terceiros, porque pensam, e bem: "Se o Benfica recua, por que razão devemos nós avançar?"

João M.

Anónimo disse...

"...se agridem árbitros em plena rua"

Coisa condenável, agredir um árbitro em plena rua. Ainda se fosse num centro comercial, aí sim, era correcto!

Valderrama disse...

"Podia falar de Pidá, Marrocos, droga, noite, assassinatos...mas nem vale a pena."

Se queres falar da vida pessoal de alguns adeptos do fcp não contes comigo. Os adeptos do benfica, individualmente, são todos umas pessoas íntegras.

Se quiseres falar de arbitragens, podemos falar do seguinte:

11 jogadores expulsos em jogos contra o Benfica.
18 jogadores suspensos para jogos contra o Benfica.

Andaram o ano todo a jogar contra equipas desfalcadas ou em inferioridade numérica. Mas aposto que isso só interessa às vezes, é como os fora de jogo.

João disse...

Caro Pedro,

Concordo com muita coisa que é dita neste blog, sobretudo por ti e quero dar-te os parabéns por todo o trabalho que tens realizado até hoje, é sempre um prazer visitar o Mágico. No entanto, esta é uma questão sensivel que não deve ser analisada tão unidireccional. Recordo que, segundo a comunicação nacional o autocarro do FC Porto-juniores foi alvo de apedrejamento, há dias. isto não pode acontecer, é suposto sermos melhores, não iguais! Concordarei sempre com boicotes, black-outs e outras formas de luta pacifica! Cumps

Pedro disse...

João, quem semeia ventos colhe tempestades já diz o povo... sinceramente muito calmo tem sido o povo benfiquista mas, acredita, que a coisa está a fervilhar e um dia rebenta e, então, os pobres adeptos corruptos poderão ter reais razões de queixa. Sente-se q a paciência vai-se esgotando. São demasiados casos com total subserviência das autoridades...um dia a bolha rebenta. E já esteve mais longe.

Expulsões? LOL Lá está...a tal lei que impede um adversário do SLB ser expulso. Mas as expulsões de jogadores do SLB já não merecem comentários..lol. Isto vindo de um adepto do clube corrupto que teve um penalty contra durante toda uma época...curiosamente num jogo que estava a ganhar 0-3. Continua a dar exemplos para te enterrares.

E agora percebe-se o pq do Estoril ter sido tão afável quando jogou contra o clubeco corrupto.

nortebenfica disse...

Amigos Benfiquistas

Estou plenamente de acordo com o pedro diz no post.
Considero também que o problema do benfica se encontra claramente na estrutura onde não tem um verdadeiro capitão a frente do leme.
Quando existe tempestade temos que saber navegar nela, se não acontece como este ano....fomos ao fundo.
Faz nos falta o VEIGA, sem duvida .

Espero que o meu presidente tenha visão suficiente para reconhecer que este homem faz-nos falta no lugar do Carraça.
Mudar mentalidades não tem necessariamente que se mudar pessoas, mas não acredito que seja com algumas pessoas que lá estão.
saudações benfiquistas

Gus disse...

E nós continuamos revoltados por dentro por esse tipo de situações acontecerem....e que fazemos? Mandamos umas dicas nas conversas de café e nada mais.

Nós sabemos que isto acontece! Sabemos que vivemos em Portugal! Sabemos que isto não vai mudar!

O que é que temos de fazer? Temos, de uma vez por todas, de abrir a pestana. Então se eles fazem isso no jogo do titulo (deles) como é possivel o Estoril ter vindo à Luz, no nosso jogo do titulo, jogar a seu belo prazer?! Expliquem-me isso....

Não quero que compremos árbitros ou exerçamos influências junto dos orgãos de decisão do futebol português, mas os jogadores do Estoril tinham de sentir, se fosse preciso, na pele, que iam perder esse jogo, acontecesse o que acontecesse...senão tavam fod****!!!!

Mas não, somos uns otários, uns anjinhos. Se temos um presidente que nem a esse jogo foi e que na jornada seguinte ficou no balneário, também não esperava uma atitude diferente.

Ainda ninguém percebeu que temos de deixar de olhar para o nosso umbigo..."somos o maior, temos não sei quantos adeptos em todo o mundo, vendemos camisolas em barda".....e temos de assumir de uma vez por todas que isto é uma guerra Benfica-porto???!!! E eles estão mentalmente preparados...nós não!

Por este caminho, daqui a uns anos eles têm mais campeonatos que nós e nós, por aqui, a lamentarmo-nos.

Anónimo disse...

A estrutura directiva do clube e o seu treinador vão acumulando erros atrás de erros e nada muda. A estratégia é agora fazer uma equipa para LC. O discurso, autista e irrealista, promete quimeras a pataco para patego engolir.
Para insultar o treinador do FCP, fazer conferências de imprensa sobre árbitros ( por mim, deixava o FCP a falar sozinho sobre esse assunto), dando armas para fortalecer o adversário, estes dirigentes estão sempre prontos. Agora, proteger a equipa e criar uma estrutura com mentalidade vencedora e com estufo para aguentar a pressão de ter de ganhar, isso não.
Chegou a altura dos sócios pedirem a convocação de uma assembleia geral extraordinária, com vista a destituição dos actuais órgãos sociais. Vieira é um bom gestor, mas não percebe nada de desporto.
Jesus devia ir embora.

A.P.

Rafael Ortega disse...

Essencial é por à mingua de receitas o Nacional, Estoril, Académica, e demais clubes ranhosos que comem a relva com o Benfica e se deixam perder com os corruptos.

O estádio vazio no dia em que o Benfica lá for e 50% da receita de bilheteira anual vai ao ar. É a bancarrota.

Basta isso que já equilibra as coisas (transimte a ameaça que ou correm contra os corruptos ou vão à falência)

Anónimo disse...

Comentário de um olhar cego pelo amor clubistico.
O que me dá vontade de rir é que se for a um blog de um portista, diz a mesma coisa mas a favor do porto.

deixem-se de merdas e vejam futebol.

Pedro