blog

quinta-feira, maio 09, 2013

Tudo ou nada. Carrega BENFICA!!


Não sou um homem de fé, de acreditar no poder de uma qualquer entidade divina e a vida fez-me passar de agradável optimista para um pragmático pessimista.

Vem esta introdução a propósito do quão difícil está a ser esta semana. Mais uma vez, como tantas ao longo destes últimos largos anos, o SL Benfica claudica nos momentos chaves da época. E é impossível isso não me afectar. Não consigo evitar que o Benfica afecte o meu dia a dia. A cara carrancuda e fechada é por causa do Benfica e ouvir que “eles é que ganham o dinheiro e tu é que ficas chateado” não resolve absolutamente nada, até piora. Estar tão próximo do céu e de repente estar às portas do Inferno, novamente, é angustiante. Doi. Muito. Há uma parte de mim que quer dizer o que lhe vai na alma mas a parte mais racional (ou será emocional?) diz para esperar que agora não é momento para isso, agora é momento de paz e de união em torno de algo que ainda é possível atingir. Falaremos depois e, quem sabe, até pode ser uma conversa com um sorriso nos lábios.

Sábado joga-se o tudo ou nada. Joga-se o sucesso ou a humilhação total. As mensagens de confiança, de enaltecimento da nossa grandeza, de crença, inundam as redes sociais. Movimentos de apoio são criados e ideias espalham-se pela multidão, tudo com o objectivo do Sport Lisboa e Benfica se sagrar campeão nacional. Vídeos emocionantes, palavras encorajadoras, bandeiras, cartazes, tudo vale para levantar a moral. Mas não será isso que ganhará o jogo e nos fará campeões. Serão os jogadores e a equipa técnica, sábado, a partir das 20:30 que terão a responsabilidade de enfrentar a dura guerra que terão pela frente e vencer. Terão o nosso apoio sempre mas são eles que nos podem afastar das portas do inferno e nos levar ao desejado céu.

Apesar da tentativa dos jornais em picar não me parece que Jorge Jesus tenha dito algo provocatório. Diz que o SLB não tem razões para temer ou ter falta de confiança, está em primeiro e em duas finais. Se isto é provocar é melhor mudarem de profissão. Os jogadores de ambos os clubes deixam mensagens de confiança, de união, de crença. Perfeitamente normal. O ambiente pré jogo está a ser muito bom, tranquilo como se deseja. Que assim se mantenha até ao final, festeje quem festejar. Que sejamos nós, pois claro. Que seja o Sport Lisboa e Benfica a provocar uma explosão de vermelho pelas ruas deste país e do mundo.

As palavras são bonitas mas é hora de lhes dar força com as acções. É hora de por em campo a força das palavras. É hora de fazer do Sport Lisboa e Benfica o verdadeiro Campeão Nacional.

6 comentários:

Morgado disse...

Eu também sou um pessimista do pior que há... e só de pensar nas invençoes que o Jesus irá fazer...

E o pior é que acho que os jogadores vão todos querer tirar o pé a pensar na liga europa que é o que lhes interessa. E falamos mt... ainda não ouvi ninguem do porto a falar e é assim que eles vão ganhando.

A única coisa que o Jesus devia dizer era: Quem não jogar a 100% não joga a final.

E devia falar mt bem com o Maxi pois ele ao primeiro toque é expulso.

P.S. Tu ouves isso do dinheiro... eu ouço os portistas todos que me rodeiam... é bem pior...

Anónimo disse...

Caros benfiquistas
Já passaram três dias desde o jogo com o Estorl que nos deixou de rastos, agora é altura de ter cabeça fria.
Acho que, no fundo, o que queríamos era poder ser campeões sem ter que passar pela prova de fogo no antro, fazer uma espécie de “by pass” que evitasse o confronto directo com os nossos rivais. O jogo de segunda-feira não correu bem e isso não vai ser possível.
Ainda bem, digo agora. Não o digo de boa vontade, é forçado, mas já que aqui chegámos, aproveitemos então o momento. Não sei se todos temos consciência do que verdadeiramente está em jogo no próximo sábado. Não é apenas um “mero” campeonato, nem o ganhar balanço para as outras conquistas ainda possíveis – Liga Europa e Taça de Portugal. Dia 11 de Maio de 2013, fixem esta data, temos nas mãos a possibilidade de voltar a assumir, finalmente, o lugar que foi nosso durante muitos anos: sermos os primeiros, os mais temidos, os mais respeitados. Virar uma página na história do futebol português, porventura a mais negra de sempre, e dar a passo que ainda há bem poucos anos nos parecia inalcançável.
Vejam, as condições estão todas reunidas. Vamos ao antro do nosso adversário directo, podendo aí erguer o troféu, retribuindo a humilhação que sofremos há dois anos, cortando pela raiz as conversas dos “limpinhos e sujinhos”, arrumando de vez os esquemas do “sistema” e a conversa furada da “organização muito eficiente”. Se ganharmos o campeonato no antro toda a estrutura mental e anímica do futebol português se desmorona, tudo muda. Não pensem que exagero. É mesmo assim. Os que mandam pelo medo caem na desgraça quando são humilhados. E nós temos esta oportunidade única, desejada durante tantos e tantos anos, de darmos a estocada fatal no coração do dragão corrupto.
Claro que não vai ser fácil. E reconheço, também, que os riscos inerentes são inversamente proporcionais aos benefícios que podemos tirar. Se perdemos este jogo vamos adiar por mais alguns anos a mudança que agora temos na mão. Por isso é que digo que o momento é histórico. Grave. Mas eu estou optimista. Porque, para além do bom “feeling”, há razões objectivas para estar. Vejam: temos uma equipa madura, e isso quer dizer duas coisas: tem memória dos “sapos que teve que engolir” e habituou-se a gerir e recuperar jogos – está cansada, sim, mas pôde descansar um pouco mais esta semana e motivação é coisa que não deve faltar; temos uma equipa que sabe jogar um grande futebol, como ficou demonstrado na segunda parte do Marítimo e na recepção aos turcos; temos um treinador que vai aprendendo com a experiência, a um ritmo mais lento do que todos gostaríamos, mas vai aprendendo, e que não sendo um génio, tem algum brilhantismo. Do outro lado está uma equipa forte, que vai ser muito provavelmente beneficiada com os erros de arbitragem que caem sempre para o mesmo lado, e um público fanático até ao ódio. Não vai ser certamente um passeio. Mas… temos hipóteses. Pela primeira vez em muitos anos temos hipóteses de dar a estocada. E se a dermos nada vai ser como dantes. Está nossas mãos. Sim, voltando ao princípio, preferia ter ganho ao Estoril e não passar por este momento de tudo ou nada, porque esta ansiedade mata-me. Mas já que estamos aqui aproveitemos. O Benfica- rapaz tem a oportunidade de vencer o monstro e tornar-se Benfica-homem. Vai ser capaz? A minha resposta é sim. Por isso fixem esta data: 11 de Maio de 2013. Viva o Benfica!

Pedro disse...

"O Benfica- rapaz tem a oportunidade de vencer o monstro e tornar-se Benfica-homem"

Excelente.
:)

M disse...

semana difícil esta, ansiedade ataca até aos ossos!!!

nao estou borrado nem estou de peito feito, simplesmente acho que vamos ganhar no Dragão e não vejo a hora do jogo começar!!

acho que chegamos (finalmente) às decisões e chegámos à altura de provar que somos ou não superiores, se temos ou não capacidade de ganhar este campeonato.

pode ser só a minha opinião, por mais parva que seja, e é claro que preferia ir jogar com 4 pontos de vantagem, mas para mim há uma contradição enorme em falar em sermos superiores, em jogarmos isto e aquilo e por aí adiante e depois afirmar que, apesar disso, temos de lá ir com 4 pontos de vantagem porque lá perdemos de certeza!!!

para mim, é neste tipo de raciocínio que começamos realmente a perder o jogo.

portanto..simples, é ganhar!

abraço, sofreremos todos em conjunto, iremos ao Marques e receberemos equipa às tantas na Luz!!!

espero.

Mr. Shankly disse...

Pedro, como me revejo no teu estado de espírito! Enfim, só quero que o jogo chegue para acabar com a ansiedade, ou fico eufórico ou deprimido, logo se vê, mas é melhor que esta sensação que não me larga desde 2ª à noite.

Morgado disse...

Se já não iria ser fácil... então com o Proença...