blog

quarta-feira, janeiro 08, 2014

A estupidez tem que ter limites

Cada vez tenho menos paciência para a estupidez. Talvez seja da idade, do contexto socio-económico, da cada vez maior facilidade de acesso à informação, não sei, o que sei é que cada vez tolero menos a estupidez das pessoas. 
Irrita-me quer a facilidade com que as pessoas acreditam nas coisas mais parvas quer a dificuldades que as pessoas têm para acreditar naquilo que mais evidente é.


Ontem esta foto disparou nas redes sociais colada a uma polémica estúpida e sem sentido. O Benfica estava a tirar os cachecois do Sporting junto da Estátua do Eusébio. A facilidade com que esta mensagem estava a passar foi impressionante quer na sua rapidez quer, principalmente, na sua estupidez. Sem se saber mais nada a "verdade" era só uma, por despeito o Benfica estava a tirar cachecois do Sporting por nenhum motivo que não fosse o facto de serem do Sporting. Desde o primeiro momento em que os cachecois começaram a ser depositados que achei que, por causa do mau tempo, eles não podiam ficar ali, no chão, porque facilmente seriam levantados pela chuva e pelo vento. Quando vi esta foto pensei que era isso que o segurança estava a fazer e que um parvinho qualquer tinha resolvido pintar todos os cachecois de verde para criar polémica. Para mim não fazia qualquer sentido tirar os cachecois do Sporting. Depois surgiu a história de que tinha sido um grupo de sportinguistas que tinha dado os cachecois ao segurança para os colocar e a foto tinha sido tirada no momento em que o segurança se está a virar para a Estátua. Entretanto, como não podia deixar de ser, muitos benfiquistas incomodados com a situação trataram de ir junto da Estátua para perceber o que se estava a passar.


Já a polémica estava ao rubro quando esta foto apareceu nas redes sociais tirada por alguém que lá se tinha deslocado por causa da confusão criada. Como se pode ver há diversos cachecois do Sporting bem como de outros clubes. Afinal onde estava a verdade?

O Diário de Notícias sai com a informação que o Benfica tinha ordenado a retirada dos cachecois por motivos de segurança uma vez que dois elementos dos No Name Boys tinham sido apanhados a retirar cachecois do Sporting do espaço de homenagem. Há mentecaptos em todo o lado que não sabem respeitar algo tão sério como este tributo a Eusébio mas, conhecendo a realidade dos NN, é muito difícil de acreditar que os ditos elementos estivessem identificados como tal e, portanto, a notícia do DN era mais achas para a fogueira do que outra coisa. Acredito que tenham existido problemas do género, duvido que tenham sido por elementos identificados desta ou daquela claque.

Felizmente o SL Benfica não demorou a reagir e emitiu um comunicado a esclarecer a situação. Realmente tinha existido ordem para retirar o material exposto por questões de segurança e, muito bem, o clube repudia, bem vincadamente, tal situação. 

Infelizmente a opção tomada exposta no comunicado não foi a mais correcta para o que a situação necessitava.

Como  a foto acima demonstra, não foi só material afecto ao Sporting que foi retirado, o que devia ter permitido aos responsáveis do Benfica uma mais fácil e clara justificação para a situação, mesmo que a mesma tenha origem em questões de segurança. O SL Benfica devia ter retirado todo o material exposto invocando questões climatéricas e a construção da tal estrutura de vidro que Vieira disse que seria criada à volta da Estátua para preservar todo aquele magnífico espólio que o povo deixou como homenagem ao Rei. E toda esta pseudo polémica nem sequer tinha começado. Custa-me aceitar que o responsável pela decisão da retirada do material não tenha percebido que tirar apenas cachecois do Sporting podia dar azo à criação de "novelas". O comunicado é muito bom no repúdio dos actos de vandalismo e do respeito pelas homenagens prestadas mas é escasso nesta questão da retirada do material. Devia ter sido bem claro que todo o material estava a ser retirado. Todo.

14 comentários:

Anónimo disse...

Pois imagina o que nao seria de escandalo e primeiras paginas: "Benfica retira homenagem dos adeptos a Eusebio". Nao te esquecas, o ditado e velho mas preciso: "Preso por ter cao, preso por nao o ter."

Kobard Olas disse...


Vivemos num tempo esquisito!

Há uns 30 anos atrás havia relativa pouca informação, só uns eruditos apaixonados por livros e jornais sabiam com segurança o que se passava no mundo e conheciam a história e o pensamento humano em profundidade.

Hoje em dia, é o contrário, a informação entra-nos pelos olhos dentro a todo o instante, pela TV, telemóveis, rádios, internet, etc.

É um maravilhoso mundo novo, uma nova partilha do conhecimento.

Mas infelizmente há quem aproveite esta nova exposição mediática apenas para passar cretinices e procurar 5 minutos de (falsa) fama.

Às vezes penso que os mesmos energúmenos que andam por aí a cuspir para o chão, a fazer ultrapassagens pela direita e a buzinarem por tudo e por nada, se encontram também algures atrás de um teclado nas redes sociais a inventarem palermices.

Pena que nem o Rei Eusébio seja poupado a estes dilates.


71460_5/8 disse...

mas qd é que o pessoal entende que NADA que a direcção faça vai impedir as novelas porque elas são criadas de próposito.

se assim não fosse, as capas de hoje de alguns jornais como a do JN, nunca seriam feitas, depois do esclarecimento que o Benfica fez.

há jornais que não têm a intenção de informar. a sua intenção é o oposto. é alimentar a desinformação para dar de comer a burros

André Leal disse...

Acho que os cachecóis do Benfica que se vêem nas 3 fotos são os que foram atirados ao carro funerário na volta ao Estádio, como vem no comunicado.

Acho que o comunicado deveria sair antes da retirada ou, pelo menos, ao mesmo tempo. Tenho um amigo lagarto que acha que só fizeram o comunicado porque foram catados...

De qualquer forma, já se sabe, cá estaremos, daqui a 20 anos, a desmentir um doidinho qualquer do Sporting que vai dizer que o Benfica tirou os cachecóis do Sporting e que só os colocou novamente (porque ainda lá vão estar junto à Estátua do Rei) após uma pressão pública fortíssima ou algo do género...

Antonio disse...

Considero que todos os cachecois deviam ser retirados e criada uma vitrine no espaço existente no museu, dedicado ao Eusébio, onde ficariam expostos.

Colocar o que quer que seja à volta da estátua é matar o monumento e retirar-lhe toda a importância e significado.

Que eu saiba não se pretende que esta também morra juntamente com quem pretende homenagear!!

João Bizarro disse...

Concordo com o António.

Pedro disse...

Penso que sim, que será perfeitamente possível encontrar outro lugar, nem que seja com uma réplica da Estátua, para que todo este espólio esteja visível deixando a verdadeira Estátua no sítio actual.

Perfeito seria ficar como está mas sabemos que isso é impossível

João Bizarro disse...

A estátua não foi feita pra estar atulhada de cachecóis.

João Bizarro disse...

Afinal vai ser só durante um ano. O ano de luto. Nesse caso faz sentido.

Anónimo disse...

entretanto realizou-se o sorteio da taça...

e para aqueles que tanto gostam de falar em bolas quentes, gostava de saber a vossa opinião sobre o facto da menina das bolas adivinhar um penafiel-benfica.

Anónimo disse...

Os 3 dias de luto já findou - eu tenho 3 lápides no perimetro da estátua -tapadas com artefactos dos largatos e outras, por carga de água? espero que limpem aquilo rápidamente.

1 lápide da minha mulher e eu, outra dos meus filhos e outra dos meus netos

Estão contra que^?

>Tico<

Pedro disse...

O sorteio da taça...tão bem feito que nos obrigará, em caso de vitória, em ir ao Dragão. Fabuloso.

LOL

Anónimo disse...

Ir ao dragão, e receber o fcp em casa. Isso era mesmo um argumento?

Pedro disse...

Exactamente. Precisas de um desenho?