blog

sábado, janeiro 18, 2014

Empréstimo de Ola John. Mais do mesmo


Reza a lenda que o Benfica tinha acabado de defrontar o Twente e Jorge Jesus, a caminho dos balneários pergunta a Ola John se ele não quer vir para o Benfica. Meses depois, a troco de uma verba a rondar os 8 milhões de euros, o holandês chega ao Estádio da Luz. Mais um pedido expresso do treinador é satisfeito pela Direcção. Com o peso de 8 milhões em cima a sua campanha inicial no SLB não foi das melhores. Era assustador ver tão pouca qualidade num jogador que tinha custado 8 milhões mas, verdade seja dita, passado um tempo, tudo mudou. Ola John ao passar a jogar com regularidade mostrou qualidade acima da média, muita inteligência na tomada de decisão exibindo-se a um excelente nível. Foi, claramente, uma mais valia na época passada. Pensava-se que este ano seria a confirmação do jogador mas eis que é vetado ao quase esquecimento. De titular indiscutível passou para desaparecido das convocatórias. Seria de estranhar se não fosse o treinador Jorge Jesus useiro e vezeiro nestas situações.

Custou oito milhões, foi aposta séria e regular durante uma época e na época seguinte é desprezado e emprestado. É um perfeito exemplo do que é a gestão desportiva de Jorge Jesus. Muitos gostam de se agarrar às transferências milionárias ignorando que só são transferidos jogadores de topo e não nenhum "Cortez" por exemplo. E quando não se vence deve-se olhar para os problemas que ocorrem e vemos, facilmente, que esta gestão de Jorge Jesus é claramente errada e problemática. Ola John não é caso único mas é um caso particular porque custou 8 milhões. Tal como Éder Luiz e Kardec custaram vários milhões e foram pedidos directos do treinador. Mas, repito, Ola John está num patamar diferente porque foi aposta regular e com boas prestações. Não se percebe o porquê de ter sido afastado.

Agora vai emprestado para um clube alemão onde poderá, esperamos todos, ter tempo de jogo, continuar a crescer e, quiçá, regressar ao Benfica ou, no mínimo, permitir recuperar o forte investimento feito.

Jorge Jesus tem uma péssima gestão de plantel, de liderança perante os jovens jogadores, um discurso ofensivo e que cria barreiras ao invês de criar laços de união e atitude. Mais do que palavras os actos dizem tudo. Ola John, André Gomes, André Almeida, Urreta e outros, jogadores que de um momento para o outro são afastados, sem sequer serem convocados depois de serem escolhas frequentes e, muitas vezes, do nada aparecem em jogos decisivos, depois de uma ausência prolongada, são a primeira opção num jogo decisivo. Jorge Jesus é isto. E a ausência de sucesso desportivo é uma mera consequência.

11 comentários:

Telmo disse...

Concordo com a totalidade do post, só discordo na esperança de ele um dia ainda voltar ao Benfica...é mais um jogador queimado pelo Jorge Jesus como tantos outros, que apesar da qualidade que têm, por alguma razão obscura Jesus embirra com eles e são emprestados para nunca mais terem oportunidade no Benfica....

jzz disse...

Grandes jogatanas fez o ola john desde meados da época passada, um espétaculo. Muita garra e genica, defensivamente um ás, não se percebe como vai para o hamburgo e não para o bayern.

O jesus só queima jogadores... Enzo, matic, javi, coentrao, di maria, etc... Todos queimadinhos pelo catedrático.

E esta época, com os melhores jogadores lesionados, só consegue estar em primeiro lugar. Rua! Camacho, podes vir.

Rusty Ryan disse...

Isso só vem provar aquilo que eu digo há muito tempo e que concordo na sua plenitude: Jorge Jesus única e exclusivamente deverá ficar limitado ao cargo de um simples trinador, nunca poderá se responsável por compor um plantel de 22 a 25 jogadores, quanto mais ser ele a pensar a estrutura, como tanto invoca.

Morgado disse...

Acho que no caso concreto do Ola John a culpa é do jogador e da cabeça dele. Já quando chegou era um cepo. Evoluiu e teve algumas boas prestações. Mas em 20 jogos jogou bem 5. Este ano nem na B tinha lugar...

71460_5/8 disse...

Markovic chegou a menos tempo e já defende... o Ola quer ser o Quaresma... e o Benfica n tem espaço para artistas q n trabalham para a equipa porque ao contrário do Porto qt muito começamos os jogos em inferioridade numerica

Pedro disse...

"Já quando chegou era um cepo"

Tendo em conta que custou 8 milhões e foi um pedido expresso do treinador algo está mal, muito mal.

Pedro disse...

Do post:
"Reza a lenda que o Benfica tinha acabado de defrontar o Twente e Jorge Jesus, a caminho dos balneários pergunta a Ola John se ele não quer vir para o Benfica."

Segundo sei não foi bem assim. A Doyen é que pode esclarecer se alguém souber quem raio é a Doyen Sports.
O que foi pedido ao JJ foi para dar o seu parecer com base no que observou do Ola John nesse jogo com o Twente.
Até porque JJ só indica jogadores que depois lhe rendem algum (Júlio César???).
Mas em defesa de JJ devo dizer que Ola John vai passar ao lado de uma boa carreira apenas porque pensa que já é uma vedeta. Oxalá me engane!

Pedro disse...

Acho que foi o próprio JJ que contou essa história no final do jogo com o Twente.

Não sei se se acha uma vedeta, o que sei é que a sua postura pública é bastante discreta e sempre que o oiço a falar é sempre em elogios à equipa e agradecido por estar no SLB.

Antonio disse...

Vê-se logo que sabes imenso de bola! Sabes pouco é de futebol, mas enfim!

Antonio disse...

Obviamente que o meu comentario era para o sr. Morgado

Morgado disse...

Ele custou 8 milhões a quem o comprou... mas não foi o Benfica...