blog

domingo, março 08, 2015

Arouca - SL Benfica: 1-3

Susto. Mais um.

E de susto em susto lá vai o Benfica amealhando os três pontinhos necessários para manter a preciosa vantagem no comando da liga portuguesa e que poderá ser fundamental para definir o campeão nacional. Não podemos escamotear a realidade, se o guarda redes do Arouca não dá aquela oferta a Jonas a vida do Benfica seria muito complicada. A equipa não estava a revelar capacidade de inverter o rumo do jogo, o adversário estava aguerrido (como todos os que jogam contra o Benfica, não é de hoje, é de sempre. Desde sempre que todos se agigantam quando jogam contra o Glorioso, não pode servir de desculpa para qualquer fracasso) e a conseguir afastar o Benfica de lances perigosos junto da sua área. Naturalmente, após sofrer golo num lance tão caricato, há quebra anímica ao mesmo tempo que o Benfica cresce e para "matar" qualquer tentativa de resposta do Arouca, o campeão nacional consegue a reviravolta com Lima a marcar o segundo. Pouco depois fecha a contagem com um terceiro golo e a garantia que os três pontos vêm com a equipa para a Luz.

Não foi um bom jogo e, infelizmente, mostra as mesmas vulnerabilidades que a equipa padece desde sempre. Incapacidade de mudar o modelo quando o plano não resulta. Quando a equipa se vê bloqueada pelo adversário não há um plano B, apenas uma dependência do que os artistas da equipa conseguem fazer. Tem chegado mas nem sempre irá chegar, lição essa que já devíamos ter aprendido. Onze habitual de Jorge Jesus, sem surpresas, tal como as previsíveis mexidas a partir do banco. Talisca, a opção primeira de Jorge Jesus levou amarelo e não poderá jogar na recepção ao Braga. Não foi um jogo bem conseguido mas vencemos e isso é o mais importante.

Arbitragem lastimosa de Vasco Santos. Incrível como não marca dois penaltys claríssimos a favor do SLB. Um defesa do Arouca salta para cima de Gaitan, um verdadeiro atropelamento e o árbitro nada assinala. Pouco depois um corte de braço bem aberto e o árbitro manda seguir. Vá lá que acertou na expulsão, Lima ficava isolado, em direcção da baliza e com a bola controlada. Estou para ver o que irão dizer para criticar a expulsão. Aposto que alguns irão dizer que a bola não entrou no primeiro golo de Lima. Já espero tudo.

Não precisamos (nem queremos) que os nossos adversários não corram nem que não se esforcem contra nós. Não temos nem precisamos dessas esquemas tão habituais de outros. Temos que lutar contra todos. Nós sim é que lutamos contra tudo e todos. Sempre foi assim, há que saber perceber isso e saber lutar contra isso. 

O Braga vem á luz com vontade de vencer? E depois? Isso altera os nossos objectivos? Não. Queremos vencer e temos que lutar para vencer, ponto final.

Rumo ao 34º!!!

13 comentários:

Gritinhos da Diana Krall disse...


Bem, hoje fui perfeitamente bipolar...

1ª parte:

JJ vai embora! Lima és um calhau! Eliseu dedica-te à pesca! óh Gaitan, óh Gaitan...

2ª parte:

Jonas, és grande! Lima, eu amo você, Gaitan você é graaande.

Enfim, fui mais uma vez Benfiquista! Ufa.

Pedro disse...

Como te compreendo mas...Diana Krall? Pq? :)

Grtinhos da Diana Krall disse...

A Diana Krall é bastante fofinha e o último disco dela -Wallflower - é muito interessante, ouço em repeat no carro...

É um conjunto de covers de Dylan, McCartney, Eagles, Crowdeed House, 10CC, Elton John, Jim Croce entre outros, com produção do maestro David Foster.

E pode ser que assim a Sharapova atine!

:)

Anónimo disse...

O ruído do "Benfica jogar mal" já cheira mal.
Hoje falhámos 2/3 golos na primeira parte, achas que se estivéssemos a jogar mal as teríamos? Nos últimos 7 jogos, de cabeça, mandámos 6 bolas aos ferros. Os guarda-redes defendem bolas de golo, fazem grandes exibições contra nós ( O FCP foi ganhar ao Bessa e a Braga, e os GR adversários pouco ou nenhum trabalho tiveram, mas pela critica fizeram grandes exibições)

Nos últimos 16 jogos para o campeonato, 14 vitórias, 1 empate (Sporting), uma derrota (Paços).
40 golos marcados, 5 sofridos.
Quando faltavam 14 jornadas para acabar, o Benfica tinha 4 pontos de avanço, com 42 pontos por disputar.
Agora com 10, continua com 4 pontos de avanço, com 30.
O FCP está a ficar com menor margem de manobra, depois do investimento que fizeram no inicio da época, para serem campeões.

Desses 10 jogos, 6 são em casa onde o Benfica é fortíssimo.
Os 4 jogos fora são com Gil, Belenenses, Rio Ave e Guimarães, e sinceramente acho que na penúltima jornada vamos ao norte já campeões.

O que interessa é mantermos o rumo.
Rumo ao 34

Pedro Oliveira

Antonio Vieira disse...

Não se ponham finos que vêem o bi por um canudo! Hoje voltou a correr bem.. E pensar que este campeonato já podia estar arrumado.. Agora que não se ponham a brincar na luz como fizeram para a taça e depois queixem-se! FORÇA BENFICA, eu acredito mas com muita prudência e sem euforias.

Anónimo disse...

"mudar o modelo". hás de dizer qual a equipa no mundo inteiro que o faz.

as melhores equipas do mundo têm uma coisa em comum: um modelo forte e definido. é o caso da nossa - embora com um plantel longe de ser de luxo.

nenhuma muda a meio de jogos. os modelos trabalham-se ao longo de muito tempo. podem é ser interpretados de maneira diferente.

na primeira parte em oportunidades foi 1-4. na segunda 0-5. pouco mudou. nem tinha que mudar. o nosso modelo é bom e fabulosamente trabalhado por um treinador de elite mundial. só por isso um plantel largamente inferior ao do 2º classificado ainda vai à frente.

suponho que o bom treinador é o que fizer em 34 jornadas 32 vitorias e 2 empates, com goal-average de 154-3.

ah, e continua aqui o raciocínio de que se joga contra pinos de plástico e que o adversário não é factor.

Pedro disse...

É exactamente por se achar que não se joga contra pinos de plástico que critico JJ.

Nenhum treinador do mundo faz alterações durante um jogo que está a correr mal? WOW!!!!!!

Anónimo disse...

O que vale é que quem realmente percebe de futebol, não te liga nenhuma!
E nem falo de JJ que é de facto um treinador de elite. Falo de muitos desconhecidos que por aí andam que percebem melhor o jogo a dormir, do que tu nesse desgastante queimar de neurónios a fingires que percebes um só bitaite do mesmo.

Ninguém te liga pá!

Pedro disse...

Tu ligas. Obrigado.
:)

Valderrama disse...

Pedro, já que o árbitro acertou na expulsão, explica-me isto:
https://www.facebook.com/video.php?v=1590904497820614

E por favor alguém que me explique como é que estes "acertos" só acontecem nos jogos do benfica!

Anónimo disse...

Até quando é que o Eliseu pode jogar como defesa no Benfica? Pelos vistos, até ao fim quando já não for possível emendar as asneiras. Espero que o Sílvio, ou o A. Almeida joguem com o Porto. Sem um 6 também fica mt complicado ganhar o que quer que seja.
a.p.

Pedro disse...

Valderrama, se me explicares o pq do Aimar ter sido expulso e o Jackson continuar depois de pontapear um gajo do Boavista. Por exemplo.

Mas, sinceramente, não te consigo explicar. Normalmente o adversário do fcp seria expulso mesmo sem fazer falta. Alguma coisa está a mudar.

a.p., Eliseu muito fraquinho...

Anónimo disse...

Quando as coisas são tão flagrantes que até são notícia lá fora:

http://futbol.as.com/futbol/2015/03/08/internacional/1425836962_960875.html