blog

sábado, março 21, 2015

Rio Ave - SL Benfica: 2-1

O que temia aconteceu.

Ao longo destas jornadas fomos tendo vários sustos como aviso mas, felizmente, íamos conseguindo nos desviar das balas e conquistar os três pontos que permitiam manter uma vantagem "confortável" de quatro pontos ( neste momento, com o resultado empatado na Choupana, a diferença está em três) que mantinha enorme pressão sobre o adversário que sabia que não podia perder mais pontos e com o passar das jornadas sem recuperar terreno teria impacto na sua moral. Infelizmente o jogo do SL Benfica não era convincente o suficiente. Na Luz facilmente vencíamos os adversários mas nas deslocações sentíamos enormes dificuldades. Não é de hoje que o digo, Jorge Jesus tem uma muito fraca capacidade de ler o jogo e de mexer na equipa durante os 90 minutos. Elabora uma estratégia e se ela funcionar, óptimo, se não funcionar é incapaz de proceder a alterações capazes de mudar o rumo do jogo. Hoje foi mais um exemplo. Perante o crescimento do Rio Ave na segunda parte do banco do Glorioso nada aconteceu para ajudar a equipa. Bastou um pequeno percalço para tudo se desmoronar e os três pontos nos fugirem.

Perante a ausência de Gaitan, Jorge Jesus coloca Talisca no seu lugar. O brasileiro nunca foi capaz de cumprir o papel do astro argentino e a equipa ressentiu-se muito disso. Foi uma opção de Jorge Jesus, no meu entender, sem grande lógica. Mesmo assim, em mais uma demonstração da qualidade individual dos jogadores, o Benfica marca cedo num excelente passe de Pizzi para Sálvio magistralmente desmarcar-se e com classe meter a bola na baliza do Rio Ave. Estava feito o mais difícil. O Benfica controlava o jogo e o azar batia à porta dos vilacondenses que viam sair por lesão dois dos seus melhores jogadores. Parecia que a vitória não fugia ao campeão nacional. Na segunda parte o rio Ave entra com outra alma e pouco depois Pedro Martins mete Diego Lopes que muda radicalmente o jogo, passando o Rio Ave a criar muito mais perigo junto da baliza de Júlio César. E, infelizmente, o Benfica de Jorge Jesus não se dá bem com o pressing do adversário claudicando muitas vezes quando isso acontece. Na marcação de uma falta lateral Samaris desvia com o braço e do penalty surge o empate. Pouco depois, Lima falha um golo feito e de seguida Luisão é expulso. Tudo muito complicado para o Benfica voltar à liderança do marcador até que no cair do pano o Rio Ave confirma a reviravolta punindo duramente a incapacidade do Benfica em resolver e depois segurar o jogo.

Sem Gaitan e com Jonas desinspirado, Sálvio não foi suficiente para levar a equipa à vitória. Samaris e Pizzi não estiveram mal, alguns pormenores interessantes. Maxi com as suas incursões habituais a ajudar Sálvio. Luisão e Jardel seguros como costume. Eliseu e Lima em más exibições. Júlio César sem culpas nos golos sofridos. Talisca numa posição onde pouco ou nada consegue produzir. Ola John entrou bem mas com pouco tempo para ajudar a equipa.

Um penalty e uma expulsão contra. Colinho? Penalty bem assinalado por mão de Samaris que até podia ter sido expulso e o vermelho a Luisão é bem mostrado porque o jogador do Rio Ave ficava isolado de frente para Júlio César. Falam-me em fora de jogo no lance do segundo golo do Rio Ave mas não vi as imagens.

Desde que não conseguimos aumentar a vantagem, penso que na jornada que perdemos em Paços, que temo isto que pode acontecer nesta ronda, perdermos a diferença pontual antes do jogo na Luz contra o FCP. Não tenho confiança alguma caso entremos para esse jogo com 1 ou 2 pontos de diferença. É uma sensação que já conhecemos muito bem mas que gostava muito que não se repetisse. 

Obviamente ainda somos líderes, obviamente que ainda dependemos apenas de nós, obviamente que podemos vencer todos os jogos que faltam. É torcer para que isso seja realidade.

15 comentários:

moreira disse...

Será que este treinador merece o esforço que os benfiquistas de todo o Pais têm feito???
Nós continuaremos a apoiar, mas não será que ele vai continuar a falhar?

Muito Atento disse...

O JJ não tem culpa nenhuma da derrota. Culpem a amarelinha que esteve hoje bem presente. Só um cego não via como corriam e ganhavam as 2ªs bolas todas. Com o Paços suspeitei do mesmo mas hoje foi claro como água.
Porque não jogam sempre assim? Se o fizessem estavam a lutar pela Europa.

Pedro disse...

Ou seja, reconheces que quando o adversário corre mais o Benfica de JJ não consegue ganhar, é isso?

Antonio Vieira disse...

Agora pergunto eu, é este o tal fim de ciclo dos corruptos? Ahahaha até me dá vontade de rir. Admite-se perder mais um campeonato para um labrego de um treinador de seu nome lopetegui? mas estão a brincar com quem caralho? Um reles treinador que perde 2 campeonato seguidos para um Vitor Pereira e prepara-se para perder mais um para o lopetegui? Realmente no porto qualquer merda é campeão!! Eu até fico doente.. Renovem com esse palhaço de forma vitalícia.. Esse bafozia, esse lixo de treinador chamado Jorge jesus.. Acabou, hoje dissemos adeus ao bicampeonato! Sim porque o porto vem-nos ganhar à Luz, não duvidem, porque eles não brincam em serviço! Isto se até lá não perdermos mais pontos..

José Rama disse...

O Benfica é muita forte. Estamos na recta final...
Renovação urgente!

Anónimo disse...

Hoje o Benfica foi miserável, sem dúvida. Mas o fcp sabendo da oportunidade de ouro fica-se pelo empatezinho. Na Luz é favas contadas para o fcp? Por favor, minha gente, haja calma.

joão carlos disse...

acho piada quando a equipa ganha o mérito é todo do treinador porque ele é que faz os jogadores, porque eles sem ele não eram nada, etc etc, quando perde para os mesmos a culpa é de todos menos do treinador e agora os defeitos dos jogadores já nem são imputados lá esta mais vale cair em graça que ser engraçado.

a quantidade de jogadores que joguem pouco nada ou nenhum e que são sempre titulares e jogam sempre os noventa minutos é algo de assustador, mas já sei não é ser teimoso é ter confiança nas suas ideias, mesmos que sejam uma porcaria, e ser assertivo.

pelo segundo ano consecutivo este treinador ganha-nos em casa basta repetir o que se fez de bem na ultima vez que é sempre a abrir porque ao contrario de outros o nosso treinador nunca mas nunca aprendeu com os erros porque passa o tempo todo a comete-los outra vez.

Eurico Ricardo disse...

O segundo golo do Rio Ave é ilegal pois o fulano que recebe a bola está claramente em offside. COLO! Alem disso concordo com o Antonio Vieira, pela segunda vez no reinado JJ eles vêm ganhar-nos À Luz e passar-nos à frente.

Anónimo disse...

fim do ano de 2010 palavras do demagogo falso veira e jj tamos no inico dum novo ciclo ....3 campeonatos seguidos po porto fi de 2014 palavras de vieira jj e adeptos tamos em fim de ciclo do porto quebramos a hegemonia do porto blablablalbal e com esta acontecendo??????? o mesmo filme dos anos de vitor pereira com 6 5 ou 7 pontos de avanço o labrego do jj e o labrego do treinador e os labregos dos jogadores não tem estofo são nojentos malditos ke fazem de propósito po porto ganhar porke sabem ke os deficientes do adeptos vao apoair sempre essa merda ao contrario dos adeptos do porto ke pedem resultados e são exigentes com a equipa a kem interessa esse negocio do porto ganhar sempre a kem? pais de mafiosos e corruptos

Nau disse...

Pronto, para muitos benfiquistas, já perdemos o campeonato! Mas não estamos a 3 pontos(que valem 4!) dos frutas e chocolates? E não esperamos por eles em nossa casa?
O jogo de ontem correu mal, o JJ talvez não tenha feito tudo o que podia e devia, mas os jogadores é que estão lá dentro. Não foi ele que fez o penálti ou que foi expulso ou que falhou golos feitos - ó Lima, falhar penáltis (Paços Ferreira) e cabeçadas como a de ontem é entregar o ouro ao bandido e o campeonato aos ladrões do Porto; nos últimos jogos do campeonato tem de haver mais concentração do que nunca, não se pode (é proibido!)falhar assim.

Anónimo disse...

Até parece que estamos em 2ª lugar a três pontos dos mafiosos e vamos jogar ao estadio deles. Calma.

Correu mal, sem duvida. Este ano não há europa, nem taça de portugal para desculpas de cansaços, mas de momento a vantagem ainda esta do nosso lado.

Ao final faz-se as contas e tira-se as conclusões, até lá há que acreditar.

Gonga

manelmadeira disse...

E ainda faltou um penaltie por marcar a favor do rio ave aos 76 minutos

Pedro disse...

Claro, e o Sálvio estava em fora de jogo no golo né?

Anónimo disse...

O Benfica jogou pouco, o Rio Ave ganhou bem.
Fora, o meio campo do SLB é mt macio. O Samaris não chega para tudo é Pizzi é melhor a atacar que a defender Amorim a 8 não joga porquê? Tal como Sílvio ou Almeida na esquerda da defesa, mas eu não ganho 4 milhões. Faltam opções para o ataque. Derley não é opção credível. Ola John é intermitente, Talisca devia estar de férias ou pelo menos jogar no seu lugar.
A equipa e o treinador continuam a não saber ler o jogo.Em P.Ferreira, onde o empate tb era favorável, em Vila do Conde, depois da expulsão do Luisão, o melhor seria guardar o ponto, pq a equipa não funcionava em termos ofensivos.
Com o plantel que tem, tal como o SLB o ano passado, O Porto é favorito nesta liga. Se o Benfica perde pontos, o FCP tb os perde. Esperava ter dito adeus ao campeonato no sábado à noite, mas o Lopetegui comete asneiras mt grandes. O Casemiro ter saído é um disparate tremendo. Porto e Benfica estão mt iguais. A diferença está no jogo do Dragão.
a.p.

Isaías disse...

Caros Benfiquistas,

O Jorge Jesus meteu os pés pelas mãos em Vila do Conde? Sim.
Foi semelhante ao jogo do Paços? Foi, em parte.

No entanto, os comentários que aparecem aqui parecem falar do directo rival na luta pelo título como uma equipa gigante, um monstro que é imparável e imbatível. Monstro esse que já perdeu 0-2, no seu estádio, com o Benfica. E que só não perdeu, outra vez, na Madeira, porque o avançado do Nacional calçou as botas trocadas com a baliza aberta.

O campeonato, como 2004/2005 demonstrou exemplarmente, não é ganho pela equipa que ganha sempre, mas pela que ganha mais.

Calma!

PS: O que achei curioso foi ter sido o Manuel Machado, que não pode com o Jorge Jesus e tem razões para isso, quem acabou por amparar o golpe. Só que a seguir vem à Luz e não se espere um Nacional tão macio como na Taça da Liga!

Força Benfica,
Isaías