blog

quarta-feira, setembro 14, 2005

Comunicado do SLB sobre os Kitts

Comunicado do Sport Lisboa e Benfica :

Kit Novo Sócio acima dos objectivos

Até ao final do mês de Agosto, o Sport Lisboa e Benfica atingiu o número de 63.427 Kits Novo Sócio vendidos. Tal significa que a campanha decorre acima dos objectivos resultantes do estudo encomendado pelo Benfica e anunciados pelo Clube na conferência de imprensa de apresentação do projecto do novo cartão, realizada no dia 2 de Junho passado, a saber: cem mil kits vendidos no primeiro ano, 75 mil no segundo e 75 mil no terceiro.
Face a esta realidade, o Sport Lisboa e Benfica fica perplexo com a notícia hoje divulgada na SIC Notícias no qual foram avançadas um conjunto de informações sem fundamento com o qual o Clube nem teve oportunidade de ser previamente confrontado. Essa peça avança que: o Sport Lisboa e Benfica falhou no objectivo de atingir os 300 mil novos sócios até final de Outubro; que investiu 4,5 milhões de euros na campanha de promoção do novo cartão e que obteve até à data uma receita de 3,5 milhões de euros. A mesma notícia apenas acerta nos objectivos apresentados pelo Clube, e mesmo aí falha no timing avançado, pois refere que os mesmos foram agora definidos pelo responsável comercial do Benfica, quando é sabido que o foram na conferência de imprensa de Junho.
Face ao exposto e de modo a evitar que se continuem a divulgar dados que não correspondem à realidade, o Sport Lisboa e Benfica gostaria de destacar os seguintes pontos:

1) Os objectivos que foram avançados em Junho tinham como base de partida o número de sócios que o Sport Lisboa e Benfica tinha nesse momento, totalizando os 94.700 associados;

2) Na referida conferência de imprensa, o Presidente do Sport Lisboa e Benfica considerou que a meta de 300 mil sócios (e não 300 mil kits) era uma ambição compatível com a grandeza do Clube. Foi uma convicção pessoal bem sustentada no esforço que Luís Filipe Vieira desenvolveu na promoção do novo kit pelo país e estrangeiro;

3) De acordo com o estudo encomendado pelo Benfica, o número de sócios seria alcançado em 2007;

4) Com os resultado obtidos até à data e tendo em consideração as iniciativas e parcerias a anunciar nas próximas semanas, o Clube considera que essa meta será alcançada durante o próximo ano;

5) Por outro lado, o Benfica investiu na campanha de promoção do Kit Novo Sócio 685 mil euros, aos quais há que acrescer um conjunto de permutas realizadas. Os valores que têm sido avançados na imprensa são estimados a preços de tabela, não tendo em consideração a capacidade negocial do Clube;

6) Cada sócio do Benfica representa, em média, uma quotização anual de 100€. Face aos números agora anunciados de venda de kits, tal representa uma quotização anual adicional que ultrapassa os seis milhões de euros. A três anos representa uma receita de 18 milhões de euros.
Assim, este projecto é um sucesso para o Sport Lisboa e Benfica. Associado ao facto de termos hoje mais de 150 mil sócios, realizámos um investimento que já foi amplamente amortizado.

Já era hora do SLB falar sobre o Kitt e o ponto de situação. Já era hora de esclarecer certos pormenores que já andavam a ser, como costume, mal comentados pela imprensa e não só.
É importante referir o investimento de apenas 685 mil euros em publicidade contra os 4.8 milhões de euros falados na imprensa. Não sou expert em Publicidade mas custa-me a acreditar que a publicidade que se via ao Kitt tenha custado 4.8 milhões...se assim fosse as nossas TVs estariam milionárias. A direcção fez bem em esclarecer esse ponto importante.
Mas falhou claramente nos objectivos. Diz agora que o objectivo consiste em 75 mil novos sócios agora e mais 75 mil para o ano e assim até chegar aos 300 mil sócios. O problema é que não foi nada disso que LFV repetidamente disse e pregou nas Televisões. Foi taxativo no que disse "300 mil em Outubro ou vou-me embora" . Teria sido lógico e muito mais prudente manter-se fiel ao tal estudo. Este foi o grande erro de LFV e, quiçá, a grande causa do fracasso do Kitt. Fracasso no sentido dos 300 mil sócios.
Só alguem muito limitido a nivel de neurónios é que não reconhece que 65.000 novos sócios em dois meses é um numero fantástico que muitos poucos clubes no mundo podem ambicionar. Resta trabalhar para manter os 150.000 actuais sócios e angariar ainda muitos outros. Se a este numero crescente de sócios acrescentarmos 20 ou 30 mil cativos vendidos o SLB tem todas as condições para estabilizar financeiramente. É preciso saber cativar e motivar os adeptos e deixar as demagogias bacocas para outros.

Sem comentários: