blog

quinta-feira, novembro 09, 2006

Coeficientes...

"Quando uma vitória na Champions vale o mesmo que na Taça UEFA, penso que a repartição está mal feita. É impensável que a Roménia persiga a Alemanha graças aos pontos obtidos na Taça UEFA. É risível."

Karl-Heinz Rummenigge, presidente do Bayern Munique sobre a forma de cálculo dos coeficientes das equipas na UEFA citado pelo Record.

Não deixa de ter razão o presidente bávaro. Não faz sentido dar-se tanto valor à Liga dos Campeões e depois uma vitória valer tanto como uma vitória na Taça Uefa para o ranking das equipas.

Uma possibilidade, muito mais justa e interessante a meu ver, seria incluir o valor das equipas que se defronta no cálculo dos pontos após cada embate europeu. Ou seja uma equipa ao derrotar outra num embate europeu amealheria mais pontos consoante maior fosse o coeficiente do adversário. Penso que seria um sistema muito mais justo e incentivador.

6 comentários:

Anónimo disse...

então e a Alemanha também não tem equipas na taça UEFA? Será que a vitória do Braga ao liberec não será tão valiosa como a do Porco ao Hamburger ou a do GLORIOSO ao Celtic? Existem muitas pessoas que desculpam o fracasso que erros nos outros. Não está a vista de todos que o futebol alemão está de rastos?

Anónimo disse...

Concordo com o Pedro, por exemplo se uma equipa pequena da Eslovénia ou algo do género derrotar por surpresa o Barcelona, o Benfica ou o Liverpool, é justo que seja recompensada por esse feito também no ranking, será muito mais justo que dar valor às equipas que já por si não precisam de favores...

Bastava atribuir tantos mais pontos quanto mais alto fosse o ranking do adversário, se um clube posicionado em 200ª por exemplo derrotasse um clube posicionado em 10º ganharia muito mais pontos do que um se a mesma vitória tivesse sido obtida por um clube classificado em 15º.

Infelizmente a UEFA preocupa-se mais com os factores económicos do que com a justiça no desporto...

Anónimo disse...

Pela essa logíca se o beira mar tivesse ganho ao benfica devia ser recompensado com 5 pontos? uma coisa é justiça outra coisa é esmola. Quem deve estar em primeiro é quem ganha mais vezes e não quem tem as vitórias mais brilhantes.
O 1º do ranking não é a espanha, actual detentor da champions e uefa? Então o que está mal?

Pedro disse...

John a questão não é essa. O Beira Mar não está dependente de nenhum coeficiente para participar no campeonato nem a posição que ficou o ano passado interfere no calendário deste ano.

Nas competições europeias o coeficiente ganha importância nas questões do sorteio. Depois os pontos q cada equipa ganha entram para o apuramento global de cada país.

O ponto q o Rummenigge fala é sobre a ausência de diferença entre uma vitória na LC e uma vitória na Uefa. É uma discussão.

A forma como são calculados os pontos por vitória/empate é outra. E é neste ponto q eu acho q sim, se devia valorizar as vitórias contra os mais fortes, contra quem tem melhor coeficiente.

"primeiro é quem ganha mais vezes e não quem tem as vitórias mais brilhantes."
Tens razão e esse critério seria para manter mas chegar a uma final da LC, por exemplo, derrotando clubes como Manchester United, Liverpool, Barcelona e na final Arsenal devia ter mais valor, em termos de pontuação para o tal coeficiente/ranking, do q chegar à mesma final e derrotar clubes como Levski Sofia, Dinamo Kyev,Shalke 04....

Não defendo um intervalo de valores acentuado.Isso tb não seria justo. Mas uma formula q permitisse q uma vitória invês de valer 1 pt valesse 1.1, 1.3, 1.7 etc conforme o coeficiente do adversário.

Atenção john não é para a classificação do grupo, essa pontuação seguiria os normais 3 pts de vitória e 1 pt de empate. É para a pontuação do clube e país em termos de coeficiente/ranking.

Anónimo disse...

Então Pedro, o que dizes aos 7 anos de pildra para o Mágico das falsificações.

Não te dizia

Pedro disse...

Digo q estás, como de costume, muito mal informado!!
hehehehe