blog

segunda-feira, novembro 06, 2006

SL Benfica - Beira Mar : 3-0

Nó cego.

Num jogo de alto nível do Benfica o momento fantástico surge aos 74' quando o bombardeiro italiano Miccoli tem uma finta do outro mundo sobre um jogador do Beira Mar, um autêntico nó cego que o pequeno grande jogador fez que merecia melhor sorte na finalização. Uma finta a figurar no Top 10 do século.

Apenas uma alteração apresentou o Benfica para o encontro de ontem contra o Beira-Mar, por lesão, Léo foi substituido por Miguelito que cumpriu com nota positiva a árdua tarefa de substituir o Maradoninha do Brasil. Começou com alguma, natural, timidez mas com o decorrer do jogo arregaçou as mangas e rubricou uma excelente exibição. Mas ontem todos jogaram muito bem. Um belíssimo jogo do Benfica onde a vitória nunca esteve em causa e a habitual chapa 3 volta a ser escassa.

O losango do engenheiro está para durar. Com Simão a 10 e Nuno Assis na esquerda coisa com a qual continuo a não concordar mas refreio as minhas criticas pois os resultados e a fluência de movimentos atacantes que culminam em claras oportunidades de golo dão alguma tolerância a Fernando Santos. Mas a dúvida mantêm-se, com Rui Costa disponível Simão irá novamente para a esquerda, não faria sentido ele estar sempre lá? Mas a minha maior preocupação netse momento com o losango tem sido a falta de cobertura quando os laterais sobem. Ainda ontem por algumas vezes foi notório o despovoamento defensivo dos flancos permitindo que os adversários surgissem isolados o que com adversários de maior valia pode causar sérios transtornos. Felizmente ontem nada disso aconteceu.

O carrossel atacante do Benfica é esmagador, a mobilidade de Simão e Miccoli arrasam as defesas que, ajudados pelo excelente sentido de tabelinha que Nuno Gomes tem, abrem brechas que permitem a entrada dos médios para remates à baliza. Quando é para criticar criticamos por isso, quando se trata de elogiar também estamos cá e por isso digo: há muito tempo que nãos e via o Benfica a practicar um futebol tão bonito. É claro que se deve à elevada qualidade dos intervinientes mas também se deve aos mecanismos que o treinador incluiu na equipa.

Foram 3 e podiam ter sido muito mais. A pressão do Benfica foi asfixiante, a superioridade em todos os níveis do jogo foi esmagadora. O empate a zero nos primeiros 45' é enganador tal o dominio de jogo do Benfica e as várias oportunidades de golo desperdiçadas. Nas bancadas pensava-se que bastava entrar um para se iniciar o massacre. Foi o que aconteceu. Um grande jogo do Benfica.

As substituições foram boas sendo o unico senão para mim o facto de Karyaka não ter sido o primeiro a entrar, ele merecia e Karagounis vinha de uma lesão. Mas entraram os dois e mais uma vez demonstraram que seria um crime tê-los dispensado. O grego é daqueles jogadores que dá prazer ver jogar, a vontade que ele tem de ter a bola, a qualidade de passe e transporte da mesma é brutal, um enormíssimo jogador. Fernando Santos vai ter muitas dores de cabeça para compor aquele meio campo: Petit, Katsoranis, Nuno Assis, Karagounis, Karyaka e o maestro Rui Costa. Brutal!!!

O boi Jorge Sousa tudo fez para valer a fruta que lhe terá sido prometida. O amarelo a Nuno Gomes é uma aberração mas foi lindo ver que o tiro saiu-lhe pela culatra quando foi obrigado a expulsar Buba por um lance igual. É aberrante ver um boi dar amarelo por lances destes e depois ignorar as entradas violentas de Torrão que devia ter ido para o banho ainda antes do intervalo. E mais um penalty por assinalar ...enfim. O habitual. Contra 14 vencemos. Assim é que tem de ser.

Mais uma vitória e mais uma pausa no campeonato. Que venha o Copenhaga que, como o Antitripa diz, já estou com saudades de ganhar por três...

20 comentários:

Anónimo disse...

A finta do Miccoli se fosse o ronaldinho a fazê-la, as imagens dela davam a volta ao mundo...
O arbitro foi a merda do costume:
perdoa o vermelho aos jogadores do beiramar com o 0-0 e quando já tamos a ganhar por 2, força a expulsão do buba...
FORÇA BRAGA E SETUBAL

Pedro disse...

A finta é linda...soberba...de levantar um estádio. Como desejei que aquele lance acabasse em golo.

O Buba foi expulso para os aplausos...hehehe...o boi não teve hipóteses...minutos antes tinha mostrado amarelo ao Nuno Gomes num lance igualzinho...tramou-se!!!

zorg disse...

O Benfica está a jogar provavelmente o futebol mais espectacular dos últimos anos... há algum mérito do fernando santos nisso, ou não?

Pedro disse...

Claro q há e digo isso no post. Deve-se como é óbvio à qualidade dos jogadores mas tb tem mão do FSantos.

Mas isso não invalida as criticas anteriores. Tb o Benfica de Koeman teve momentos de futebol espectáculo e depois foi o q se viu...

João Bizarro disse...

Como o Zorg diz estamos a jogar espectacularmente em alguns periodos do jogo. E quem vê golos nossos vê das melhores jogadas que se fazem por esse mundo fora. E nisso há mérito do treinador. Falta defender melhor contra adversários que tembém atacam. Mas falhamos muito, o resultado devia ter sido 9 ou 10 secos.

Mas o Miccoli ainda não assinou por 4 ou 5 anos porquê?!?!?!

zorg disse...

O Benfica de Koeman teve momentos espectaculares, mas não a este nível e isso decorre quase directamente do modelo de jogo adoptado. O Benfica de Koeman era uma equipa talhada para defrontar adversários teoricamente superiores. Defendia melhor, era muito pragmático no contra golpe, mas tinha muitas dificuldades contra equipas menores, porque não sabia assumir o jogo e partir para cima de um adversário que se fechasse atrás.

Este Benfica é quase directamente o oposto: é uma equipa mandona, que controla o jogo do início ao fim e que sabe o que fazer com a bola, quando tem de partir para cima de um adversário mais fraco. O ponto fraco é a movimentação defensiva, que falha algumas vezes, fruto do balanceamento ofensivo e da movimentação constante dos jogadores do meio campo.

Este sistema produz resultados algumas vezes espectaculares, como o jogo de ontem, mas também precisa de estar muito bem afinado para se poder usar contra equipas iguais, ou superiores.

Anónimo disse...

As tuas criticas ao F.Santos nao têm fundamento algum e contra factos nao ha argumentos. Es mt orgulhoso e por isso é que nao das nem vais dar a mão à palmatoria e ca estaremos todos para te ver caír em cima do treinador qd chegar a proxima derrota. Se calhar nao é preciso tanto, basta nao ganhar por 3 talvez...

Pedro disse...

"mas também precisa de estar muito bem afinado para se poder usar contra equipas iguais, ou superiores. "

Exacto...as tais lacunas defensivas, principalmente nas laterais, que referi no post.

slb_fan o Benfica até pode ganhar por 5-0 q posso criticar o q acho q não funciona bem. Qual o problema?
Orgulho? Em relação ao Benfica sou muito orgulhoso. E cada dia mais. Em relação à minha opnião sobre treinadores ou jogadores não terei qualquer problema em dizer no final da época q o FSantos fez um bom trabalho e q se revelou um belo treinador. Quem me dera a mim.

Mas, mesmo q isso ocorra, não invalida os erros q lhe apontei em jogos anteriores...Da mesma forma se pode passar o inverso: não é por cometer um erro q se invalida tudo o q bom se fez antes. Tem q mostrar trabalho e neste momento FSantos está a começar a agradar....veremos se continua.

Anónimo disse...

E quem és tu para apontar o dedo a um profissional de futebol? Não sei o que fazes na tua vida profissional, mas se fores contabilista não te julgues capaz de apontar erros a um advogado. O mal disto é que somos todos treinadores de bancada e, com isso, acabamos por ser tb maus adeptos. Pq nos convencemos sempre que nós é que temos razao e que o treinador é que escalounou mal a equipa, a táctica e as substituiçoes. O mais engraçado é que temos tb a mania de sermos bruxos. Mas é só dps de sabermos como as coisas se passaram! E o orgulho de que falo, como tu mt bem percebeste e por isso desviaste-o para o Benfica, era em relação a ti mesmo, e às tuas opiniões.

Pedro disse...

Tenho muito orgulho nas minhas opniões. Mal de mim se não as tivesse . E só tenho razões para ter orgulho pois não me lembro de alguma vez estar enganado no q ao futebol diz respeito.

"E quem és tu para apontar o dedo a um profissional de futebol"

Mas é preciso ser profissional de futebol para se perceber de futebol? Esta agora é nova...é preciso ser-se profissional de futebol para se perceber q uma substituição é mal feita ou que um 11 inicial não é o melhor ou que o jogador y joga melhor na esquerda do q na direita?

Não tem o minimo de cabimento. E o mais engraçado é q ainda não te vi rebater as criticas q tu consideras injustas q eu faço ao FSantos...isso sim é q tinha piada e interessa para o debate. Agora o meu orgulho acho que não é relevante para o caso.

E, apesar de não ser contabilista, posso e tenho todo o direito de apontar erros a um advogado, a um policia, a um motorista etc etc etc.

Se assim fosse tinhamos q comer e calar com as decisões que os nossos politicos tomam para o "nosso bem"...

Anónimo disse...

Com o que tu acabaste de dizer, nao tenho nada a acrescentar ao que disse. As tuas palavras corroboram tudo o que disse atras.

"...não me lembro de alguma vez estar enganado no q ao futebol diz respeito". Isto, diz tudo. Não precisavas de escrever rigorosamente mais nada. Parabens, és um guru da bola. Alguem da sad que pegue em ti e te meta lá dentro sff...

Pedro disse...

Como sou daqueles q iria para lá por amor à camisola e não atrás do tacho não tenho grandes hipóteses disso.

Mas mais uma vez perdeste uma oportunidade de demonstrares como eu estou errado.Mas não....

Engraçado...criticas o facto de eu me achar dono da razão mas tu achas q tens razão na opnião que tens de mim e q terás de FSantos?

Curioso não é?

Será q és tu o dono da razão?
hehehehe

Acho piada ficarem "ofendidos" qd eu digo q "...não me lembro de alguma vez estar enganado no q ao futebol diz respeito" mas depois não demonstrarem q eu estou errado...

Anónimo disse...

Será que ainda não percebeste o que o slb_fan quis dizer? Ele não pretende propriamente demonstrar que estás errado. Apenas e só pretende dizer que a tua arrogância vai ao desplante de te alvitrares como o senhor que nunca se engana e raramente tem duvidas. Neste ponto, diria mesmo que tb nunca tem dúvidas. Ele nem sequer diz que ele é que tem razão e tu estas errado, ja reparaste? Podes demonstrar a tua opiniao à vontade, o blog é teu e para isso o usas, mas fá-lo com isenção e imparcialidade no sentido de não criticares tudo o que te parece errado ou incorrecto pq, para alem de ti, ha muitos outros que tb podem achar que as coisas não estão bem ou podiam estar melhor, mas nao enveredam pela critica. Por tudo e por nada.

Pedro disse...

Vamos lá ver se nos entendemos....se alguem diz q as minhas criticas ao FSantos não tem fundamento está a dizer q estou errado, se eu estou errado é pq ele tem opnião diferente da minha. É isso q eu quero debater.
Se sou orgulhoso ou arrogante é, absolutamente, irrelevante. Ou será q tu estás a ser arrogante ao achares q sou arrogante?

Eu se emito uma opnião é pq sei q estou certo. Se algum me conseguir demonstar q estou errado cá estarei para o reconhecer. Mas para isso é preciso debater, mostrar ideias e opniões.

Refugiar-se num "és orgulhoso e arrogante" a mim soa-me como um elogio. É sinal q não têm argumentos.

O blog é meu e de quem quiser comentar.Vivemos em democracia e aqui, salvo ofensas directas, não há qqr censura.

Agora podes é explicar esta frase "no sentido de não criticares tudo o que te parece errado ou incorrecto "...então vou criticar o q? O q está bem?

Seria a mesma coisa q dizeres q não devo elogiar o q está bem só pq outros podem achar q está mal...q raio de argumentação.

Eu critico algo q está mal e espero q tu, se achas q está bem, contraponhas. Assim é q é.

Anónimo disse...

"Eu se emito uma opnião é pq sei q estou certo".

Perante alguém que diz isto, eu não posso mesmo contrapôr nada nem argumentar nada. Podes emitir uma opinião com base naquilo em que acreditas e pensas que estará certo. E nunca porque tu proprio sabes que está certo. Sabes o que é subjectivo? É uma coisa que está subjacente qd temos opiniões e é por isso que são opiniões. A partir do momento em que dizes uma coisa dessas, jamais irás dar a mão à palmatoria do que quer que seja.

Pedro disse...

Ou seja tu ao emitires essa opnião achas q estás certo? Ou emites opnião sem teres a certeza q estás certo?

Se eu emito uma opnião mas tenho duvidas sobre a mesma então não é uma opnião. É uma duvida. E qd assim é pergunto para tirar a duvida e poder então emitir uma opnião.

No fundo somos iguais. Eu apenas admito que tenho razão.
Tu preferes ir na onda do politicamente correcto mas no fundo fazes o mesmo q eu e q todo :achas q tens razão.

Mas o q eu queria mesmo era q debatesses a minha opnião sobre a bola....

Anónimo disse...

Não vou à bola contigo. Aliás, não vou à bola com ninguém que despreza o lado subjectivo como parte integrante de uma opinião. Falta-te muita substância para poderes debater comigo até o mais simples dos assuntos, embora altamente subjectivo, que é o mundo do futebol. Agora, até podia terminar assim: eu sei que tenho razão. E tenho-o mesmo, sabes porque? Porque é demasiado objectivo para não a ter a partir do momento em que dizes isto: "Se eu emito uma opnião mas tenho duvidas sobre a mesma então não é uma opnião". Vou acreditar que não era nada disto que querias dizer, senão estamos pior do que pensava...

Last comment.

Pedro disse...

heheheheh
Como costumo dizer "i rest my case"

Esquece lá isso. Eu tb não vou à bola com muita coisa.

Uma coisa te garanto: não deixo de ter razão apenas pq tu queres.

E o curioso é q no fundo tu tens o mesmo comportamento q me criticas.
:)

O teu problema é o problema de muitos: falta de argumentação.

Adiante.

Anónimo disse...

Concordo inteiramente com o Benficasupp, Pedro. Ele certamente não quer que tu não tenhas razão, nem ninguém que por aqui anda. E com argumentos como os que tu deste no final do teu ultimo coment, eu tambem nao entraria em debate contigo. Tens de rever a tua noção de subjectividade ;)

FSWH

Pedro disse...

"Ele certamente não quer que tu não tenhas razão, nem ninguém que por aqui anda"

Então não percebo qual é o problema?

Será que querem q eu apesar de me achar com razão diga q não tenho razão?

!!!!!!

A minha noção de subjectividade está boa e prova disso é a caixa de comentários livre de qqr censura...para quem concorda ou discorda de mim. Para o livre debate. Agora prefiro que critiquem a msg e a refutem do q apenas criticar o mensageiro.