blog

sábado, março 03, 2007

D. Aves - SL Benfica : 0-1

Sofrido demais.

Não jogo à bola, não treino com eles todos os dias, não tenho curso de treinador, mas, modéstia à parte, percebo alguma coisa de futebol e quando falei dos "perigos" de colocar Katsoranis como central não estava a falar de cor ou a dizer mal por dizer. Infelizmente Fernando Santos teimou nessa solução e tudo o que previ aconteceu.

Com a descida de Katsoranis para o centro da defesa toda a estrutura do Benfica foi alterada, e o meio campo, que tão boa conta de si vinha dando nos últimos jogos, foi uma sombra do que pode e devia fazer. Para piorar ainda a situação o treinador do Benfica alterou também a estrutura atacante. Este foi um jogo que não se percebeu onde Derlei jogava nem onde Simão jogava. Se a intenção era manter o losango então falhou, se a intenção era um 4-3-3 também falhou. Não era preciso ser-se nenhum génio para antever que isto iria acontecer. O futebol não tem segredos, há coisas básicas e, na maioria das vezes, quanto mais básico se fizer melhor. Era claramente o que era pedido para este jogo. Felizmente vencemos e é isso que conta.

E são estes jogos que fazem campeões. Jogar mal e conseguir conquistar os 3 pontos é importantíssimo e permite manter o Glorioso na perseguição ao primeiro lugar.

O meio campo do Benfica nunca acertou, nem em termos defensivos nem em termos atacantes, a forma como despachava a bola para os avançados era sintoma que faltava segurança nos jogadores em reter a bola e conquistar linhas de passe. Felizmente para nós o adversário era fraco o que permitiu não sermos sufocados, mas, com um meio campo adversário mais possante o Benfica teria passado um mau bocado. Isso poderia ter acontecido caso Quim não tivesse defendido um penalty mas com muito demérito do avançado a ajudar. Lá na frente Simão, Miccoli e Nuno Gomes corriam muito mas a bola pouco era jogada de pé para pé e com isso as jogadas iam-se perdendo. Na segunda parte o Benfica entrou mais atacante como era a sua obrigação e começou a ter a bola mais no pé, procurando fura a defesa do Aves com jogadas de equipa, umas das grandes armas que possui. E foi assim que chegou ao golo numa bela jogada culminada com Nuno Gomes a facturar novamente.

Pouco depois Sérgio Nunes é expulso e pensaria-se que o jogo estava acabado mas, infelizmente, não foi bem assim. O Aves não baixou os braços e o Benfica, estranhamente, não trocava a bola com calma no meio campo. Isso permitiu ao Aves avançar no terreno mas sem grande perigo para a nossa baliza. Esse perigo só surgia através de faltas estúpidas dos nossos defesas que teimam em cometer falta quando o adversário está junto à linha de costas para a baliza. Felizmente para todos nós nenhuma delas resultou em golo do adversário.

Foi um jogo mau do Benfica mas onde a vitória é justa. O inenarrável Prof. Neca falou em várias oportunidades de golo do Aves...Quais??? Neste jogo??? Uns óculinhos não?

Quando logo no inicio do jogo o árbitro não marca uma claríssima falta sobre o Simão junto da área do Aves fiquei logo assustado com uma possivel arbitragem daquelas mas apesar de mau, não foi nada de especial. Tirando os últimos minutos de completo desnorte do homem do apito que marcava falta a torto e a direito contra o Benfica (aquela falta final do Paulo Jorge, que lhe vale amarelo, é de ir às lágrimas) nada a apontar no lance do penalty nem na falta que resulta na expulsão do Sérgio Nunes, a falta é claríssima, o amarelo talvez exagerado. No meu entender não há intenção do jogador, ele vira-se e a bola bate-lhe no braço aberto. Tal como no lance do penalty onde Karagounis cai e apoia-se no braço que, involuntariamente, para a bola. São dois lances passíveis de falta, sem qualquer discussão mas, no meu entender, por não haver intenção, sem motivo para amarelo.

Agora vamos a Paris, defrontar o PSG que continua em crise (perdeu 2-0 com o Sedan e está em antepenúltimo lugar da tabela) e espero que o Benfica regresse às boas exibições mas, acima de tudo, que mantenha a onda vitoriosa em que se encontra.

É pouco mas acredita que é do fundo do coração, esta foi para ti Bento.

PS: Sabemos que o futebol tuga está pelas ruas da amargura quando nem o Benfica enche o estádio do Aves....

9 comentários:

antitripa disse...

Só houve algo que me tirou do sério mesmo. Antes do jogo dos merdas a pouca vergonha no "minuto de silêncio"....´é incrivel, é vergonhoso, quase tanto como o despudor do árbitro jorge sousa!É esta a sociedade que queremos?

Vamos ficar à espera que o Chelsea os obrigue a cumprir vários minutos de silêncio como forma de pagamento do unico que não respeitaram. PQP!!!!

Anónimo disse...

Esse perigo só surgia através de faltas estúpidas dos nossos defesas que teimam em cometer falta quando o adversário está junto à linha de costas para a baliza. Felizmente para todos nós nenhuma delas resultou em golo do adversário.

a minha "luta" tem sido esta...nelson, anderson e até LEO! fazem este tipo de faltas sistematicamente...será que não entendem que é isso que as equipas com poucos argumentos querem? chuveirinho para a àrea?

dezazucr disse...

É incrível como, com a série vitoriosa que o Benfica leva, eu e quase todos os benfiquistas não conseguimos ficar satisfeitos com o Fernando Santos. O homem é burro e um péssimo motivador de homens. Nunca roda a equipa e só tem um plano A. Normalmente ou a equipa que ele põe de início resolve ou não há nada a fazer. Há jogos em que a equipa está a ganhar folgadamente e nem aí o homem dá minutos aos suplentes. Depois é claro que quando precisa de suplentes ele não os tem. Curioso que no início da época Manú e Paulo Jorge serviam e agora só entram para queimar tempo. O próprio João Coimbra nem tem tempo de tocar na bola. Incrível a gestão do plantel. Parece-me inevitável que quando a equipa quebrar (e é normal as equipas perderem 1 jogo) vai por aí abaixo. Uma equipa de futebol não são só 11 jogadores!

dezazucr disse...

E pior, temos Simão, Petit, Katsouranis e Nuno Gomes em risco de exclusão por amarelos e o jogos com o porto aí ao virar da esquina.

Pedro disse...

tens razão dezazucr é incrivel como o SLB está a ganhar, a jogar bem e a confiança na equipa ainda está tremida e ninguem consegue gostar e/ou compreender o engenheiro...

Esperemos q no fim todos o levemos aos ombros...

Anónimo disse...

Deixem o homem em paz, estamos com a melhor média de pontos por jogo dos últimos anos. Ele lá sabe o porquê das apostas que faz. O importante é que os lagartos já lá vão e os andrades só se têm safado com a ajuda das filiais (APAF incluída). Começo a ter uma fezada de que este campeonato é nosso.

João Bizarro disse...

Vitória justa mas dificil. Exibição muito fraquinha.

Atenção aos amarelos! Eles andam ai. Eles podem ter estado adormecidos mas estão a acordar. E em força.

Pedro disse...

Filipe dou total mérito ao Santos pela forma como pôs a equipa a jogar BEM. Mas não posso esconder a apreensão q tenho sobre a forma em como ele está a gerir o plantel...

E sim..os amarelos estão a assustar-me bastante...

dezazucr disse...

Tá na hora de os benfiquistas se unirem.

Já era de termos começado a fazer a onda vermelha (igual a 2 anos atrás) por esses estádios país fora. A equipa precisa do apoio e não é só no estádio da luz, aliás nota-se muito a falta dele fora.

Será que o pessoal só começa a apoiar quando passarmos para 1º? Assim também não vamos lá. Precisamos do apoio de todos os benfiquistas de todo o país. Se somos 6 milhões temos que ocupar os estádios todos deste país.

Força Benfica.