blog

sexta-feira, março 16, 2007

Em frente!!!

Num jogo pouco conseguido o Sport Lisboa e Benfica conseguiu o mais importante: a vitória que o qualifica para os quartos de final da Taça Uefa.

Não me apetecia nada voltar a criticar o Fernando Santos após ele ter colocado o Moretto a titular. Quem me acompanha sabe que eu prefiro o guarde redes brasileiro como titular na baliza do Glorioso e, ao constatar que Santos optou por ele, reconheço-lhe enorme coragem por ter feito uma opção tão pouco popular como, inacreditavelmente, se comprovou ontem na Luz. Felizmente Moretto aos 2 minutos explicou o porquê da minha preferência e durante todo o jogo, apesar da enorme e incompreensível pressão do público, mostrou muita segurança na defesa das redes do Benfica.

Mas Fernando Santos voltou a errar, voltou a mostrar pouca destreza na leitura táctica do jogo, dificuldade em proceder a alterações. O Benfica começou o jogo a ser pressionando pelo PSG e desde cedo se percebeu que Nélson ía ter uma noite dificil pois era pelo seu lado que os franceses usavam e abusavam ficando o defesa benfiquista habitualmente com 2 adversários para marcar. Durante os 90 minutos de jogo Fernando Santos nunca conseguiu corrigir a situação, foi sempre um susto cada vez que o PSG atacava pelo seu lado esquerdo. Mas por volta dos 5-7 minutos o Benfica controlou o jogo e practicou aquele futebol espectacular que nos tem brindado esta época, muita velocidade, muita pressão a meio campo, tabelinhas e sucessivas oportunidades de golo, tendo sido duas concretizadas pelos mesmos de segunda feira, Simão numa excelente desmarcação e Petit num chápeu brilhante. E o massacre continuou fazendo antever uma noite mágica na Luz. E foi com o publico em apoteose a fazer a onda que, do nada, após uma falha na defesa Pauleta aproveita de forma excelente e faz um belo golo pleno de oportunidade. Tenho que reconhecer, dois jogos, dois golos de Pauleta. Finalmente marcou a uma equipa de topo !!!

E o Benfica sentiu o golo sofrido. E de que maneira. Perdemos totalmente o controlo do jogo, o PSG acreditou e pressionou bastante a nossa defesa que parecia uma auto-estrada onde apenas um miudo de 19 anos mostrou que se pode tornar um caso sério tenha o engenheiro coragem para o manter no 11 quando o Luisão regressar. David Luiz protagonizou mais uma fantástica exibição quase sem falhas, com cortes fulcrais e impondo respeito aos avançados franceses. Foi ele o esteio de uma tonta defesa naqueles minutos finais da primeira parte. O Benfica procurava o recuperar o controlo do jogo mas faltavam as pernas para tal. Será que depois do jogo de ontem alguem ainda vai duvidar do cansaço que a equipa padece?

Com a saída forçada de Karagounis o jogo do Benfica piorou. Perdemos o elemento que segurava a bola, que a transportava para a linha avançada e que criava linhas de passe para os colegas. Sem o grego o Benfica ficou sem ideias usando, novamente, o pontapé para a frente como solução. A bola parecia que queimava. Só fugazes contra ataques permitiam que o Benfica chegasse à área francesa com controle de bola. O meio campo era todo deles e Le Guen não perdeu tempo a colocar 3 jogadores frescos e possantes para assegurar ainda mais o controle do jogo.

Finalmente Derlei entrou e, finalmente, entrou bem. Conseguiu dinamizar a equipa e o Benfica passou a ter mais bola e a chegar mais perto da área francesa, estavamos numa fase em que o golo podia cair para qualquer lado. Num esforço de golias o pequeno genial Léo tem uma jogada brilhante que só é travada por falta e o árbitro marca penalty. Tranquilidade absoluta (nem tanto...) Simão não falha penaltys, e não falhou. 3-1 e qualificação para os quartos.

Não foi um jogo fácil, os franceses estão em penultimo mas não são nenhuns coxos, mas o Benfica é indiscutívelmente superior e mostrou isso nos dois jogos. Mas também demonstrou que está cansado, que há jogadores que nem aguentam 45 minutos. Ontem foi por demais evidente.

Mas passámos e logo ao meio dia saberemos qual o próximo adversário.

FORÇA BENFICA!

15 comentários:

Anónimo disse...

o mais importante foi mesmo a passagem, mas depois da ovação ao morreira na segunda só um estúpido podia lançar o moretto num jogo em casa! e pedro, o golo do psg foi mais um frango!

João Bizarro disse...

O Benfica mostrou que é muito superior mas em apenas 40 minutos dos dois jogos. O que significa que andamos 140 minutos a fazer uma prestação miserável.

Que pobreza. Se nos calhar um adversário mais forte aterramos que nem uns pardalitos.

Pedro, para além do frango o Moretto ainda tem uma saida que ia dando o empate ao PSG.

Não fiquei nada satisfeito com estes 2 jogos com os franceses, apesar de 40 minutos (em 180) à Benfica.
Uma equipa que quer ganhar algo não pode jogar apenas 20/30 minutos por jogo e depois borrar-se toda se o adversário marca um golo.

Anónimo disse...

Boa analize do jogo... Enfim!alguem que percebe futebol!!!

zorg disse...

Eu não acho que o golo dos Franceses tenha sido um frango! O cabeceamento é feito à queima roupa dentro da pequena área e ainda por cima sai de cima para baixo, como mandam as regras. E as regras mandam, precisamente para dificultar a acção dos GR. Tenho muitas dúvidas que quer o Quim quer o Moreira tivessem feito melhor.

Para mim o grande culpado nesse lance é o Anderson, que deixa o Pauleta cabecear à vontade.

#john billy

Estúpido seria um treinador que escolhesse a equipa em função das ovações dos adeptos! O FS escolheu o Moretto porque acha que o Moretto é melhor! Quem vê os treinos diariamente e é pago para escolher é o FS e não os adeptos!

Pedro disse...

Se ele podia ter feito mais? Aceito.
Frango? Não foi.
Uma antecipação rápida daquelas quase à queima roupa é muito dificil de parar.

Mérito para Pauleta e toda a culpa para quem se deixou antecipar.

Teve uma saída em falso?? E as q teve super seguras coisa q Quim nunca consegue e Moreira arrepia? E a defesa q fez logo aos 2 minutos com toda aquela pressão sobre ele???

O q estes 180 minutos mostraram é q enquanto temos pernas podemos ombrear com qqr equipa. O problema é q as pernas estão a aguentar cada vez menos....

João Bizarro disse...

Cá para mim o FS anda chateado com a derrota do NÃO no referendo e vinga-se em nós!!!!!!

Anónimo disse...

zorg:
a confiança num guarda redes é muito importante e como já era de prever o k se passou (monumental assobiadela), sou da opinião k não estavam reunidas as condições ideais para lançar o moretto.

ps: até pode não ser frango, mas ficou muito mal na foto...

Anónimo disse...

Com as "brancas" do Anderson mais vale ter um guarda redes que encha bem a baliza. O cabeceamente foi perto demais e é um disparate falar em frango, sobretudo depois de nos últimos tempos termos visto o titular da selecção do Brasil a mostrar como se faz.

Quanto ao Santos, ele sabe o que os jogadores rendem e as coisas que nos parecem erradas (não encostar alguém ao Nelson) podem advir do facto de o FS ter tapado uma qualquer vulnerabilidade da equipa noutro sector do campo.

Este é o melhor Benfica dos últimos anos e embora o FS não fosse a minha escolha custa-me ver toda a gente a tirar mérito ao homem.

Pedro disse...

Filipe mas o desguarnecimento do Nélson podia-nos ter custado muito caro...

Anónimo disse...

Pedro, depende se a alternativa não seria perder o controlo do meio campo. Nestas coisas tem que haver intuição e riscos calculados. Eu também não percebo as tácticas do santolas mas têm dado resultado. Temos 48 pontos em 21 jornadas, estamos nos quartos da UEFA, e a equipa mantêm-se em crescendo.

Não gosto de torcer pelos lagartos mas era giro podermos discutir o primeiro lugar já para a semana.

GR1904 disse...

Acho que a tónica tem de ser dada na fraca leitura táctica do jogo, por parte de F.Santos (mais uma vez) e na fraquíssima condição fisica dos jogadores do Benfica (meteu-me impressão o ritmo de jogo do Totenham e do Werder Bremen e eles têm bem mais jogos do que nós nas pernas).

Pedro disse...

Ninguem gosta de torcer pelos lagartos (nem eles)...mas não é assim q tens de pensar.

Tu estás é a torcer pelo Glorioso. Pq não depende de nós para sermos campeões. Os andrades têm q perder pontos e se os puderem perder antes de virem à Luz melhor. Aí sim, dependeríamos só de nós!!

No sábado, durante 90 minutos torcerei mais por uma vitória dos verdes do q qualquer lagarto q conheço...

Pedro disse...

"meteu-me impressão o ritmo de jogo do Totenham "

Nem mais...aquele ritmo é diabólico.

O Bobby e o Tareco são lagartões disse...

Concordo em absoluto com opção Moreto. A histeria colectiva dos sócios (não todos felizmente) pelo Moreira não tem explicação racional atendendo à grande fragilidade do Moreira em relação a tudo o que seja bolas pelo chão. Este jogo da selecção vem no momento certo, a equipa precisa de parar uns dias.

Anónimo disse...

A mim também me pareceu que não foi propriamente um frango mas acho que o Moretto podia ter feito melhor!...Assisti ao jogo com um grande nervosismo e acho que isso se deveu ao facto de ter achado a equipa cansada, sem pernas numa grande parte do jogo. Depois o Anderson põe-me em estado de choque. Mas o que é que lhe deu este ano?O David Luis esteve mais uma vez bem. Vai longe o miúdo assim o deixem...