blog

quinta-feira, março 01, 2007

Problema Central

Era previsivel que este debate ocorre-se quando um dos centrais titulares ficasse indisponível para jogar quando no mercado de inverno nos vimos de 4 centrais para somente 2, tendo que ir, à pressa, buscar um jovem promissor brasileiro de 19 anos para salvaguardar as necessidades de posição.

E, sinceramente, acho que esse facto deveria resolver o "problema" no centro da defesa. Se fomos buscar um central é ele que terá de jogar quando um dos centrais está indisponível.

Tem-se falado na deslocação do Katsoranis para a posição de defesa central o que poderá ter fortes possibilidades de acontecer pois Fernando Santis tem total confiança no grego. Não discuto o valor de Katsoranis como defesa central nem penso que seja isso o mais importante na questão, mas sim o facto de que com essa deslocação o Benfica vê-se obrigado a proceder a várias alterações: alterações no centro da defesa, alterações no meio campo e, provavelmente, alterações no sistema táctico da equipa. E é aqui que eu acho que se pode cometer um erro: tantas mudanças, quando a equipa está a jogar muito bem, podem ser contra-prudecentes. David Luiz pode não ser um Luisão mas de certeza que está rotinado para o lugar, e, vamos acreditar nisso, para ter sido contratado pelo Benfica é porque lhe reconheceram valor e potencial. Usando o jovem brasileiro para substituir o gigante Luisão a equipa sofre "apenas" uma alteração, toda a restante estrutura mantêm-se intacta e, no meu entender, isso é o mais importante. Katsoranis está a ser fundamental no meio campo do Benfica, se há uma opção para a defesa porque haveremos de perder a mais valia do grego no meio campo, zona fundamental para ganhar o controle do jogo?

Uma das criticas que fiz a Koeman o ano passado foi o facto de ele de uma assentada mexer nas 3 zonas da equipa, alterar a equipa toda ao mesmo tempo o que, infelizmente, teve os resultados desastrosos que conhecemos. Espero que Fernando Santos não vá pelo mesmo caminho quando, no meu entender, não tem necessidade.

14 comentários:

João Bizarro disse...

O Santos já devia ter dado minutos ao André Luís. Podia ter feito isso no ultimo jogo poupando até alguns jogadores que estavam cansados. Mas como o homem é um génio...

Glorioso11385 disse...

Concordo contigo, Pedro. Se faz parte do 'plantel' é por ter valor para jogar. Assim, deve ser ele a opção. Se nem para jogar com o D. Aves merece confiança, está lá a fazer o quê? É só para dizer que temos mais um 'central' no 'plantel'? Como diz o João Bizarro no comentário enterior, também eu o teria colocado a jogar os últimos 15 minutos do jogo de 2.ª feira, para lhe dar alguma rotina e colocá-lo um pouco à prova.

Anónimo disse...

calma deixem trabalhar o FS...
o benfica tá a jogar com uma qualidade k lembre o benfica de camacho mas muito mais regular! neste ano de 2007, só fizemos um jogo de merda (em varzim) e acredito k foi desmotivação.
o FS k faça o k kiser, só tem é k ganhar!!

Pedro disse...

Q não haja a menor duvida sobre isso john, seja quem for q jogue temos q vencer.

Mas é por estarmos a jogar com essa qualidade toda que não me agrada tantas alterações profundas de uma só vez...

Anónimo disse...

não sei pedro, o FS vai ter k mexer na equipa e se não mete o david luiz é por k este não lhe dá confiança. Co recuo do Kasto para o centro da defesa não se deve notar muito a ausência do luisão. no meio campo o petit e o karagonuis devem chegar para as encomendas e não tenho dúvidas k o derlei vai ajudá-los, e bem, a recuperar bolas. lá frente temos o piccolo bombardeiro e o grande SIMÃO a resolver.
não chega para o aves?

Pedro disse...

A questão é essa: O David Luiz não chega para o Aves?????

rsa disse...

O Katsouranis vai jogar a central porque o David Luiz foi contratado para fazer numero e só jogará em situação de recurso para mim sempre pensei que na altura do castigo do Luisão esta seria a solução.
É verdade que vai mexer em dois sectores mas exactamente por ser contra o Desportivo das Aves esta alteração não vai fazer mossa e vamos ganhar.

Anónimo disse...

Nem quero acreditar que o Katso vai para central. Até podemos ganhar o jogo mas porra, não há lógica nenhuma.

Para quê o André?!?! Pior, vai alterar o meio campo que tão boa conta do recado tem dado.

Com o meio campo normal dominaremos o jogo e o Aves terá poucas hipóteses de avançar. Com um meio campo alterado pode não ser bem assim.

E acho engraçado que se "tema" a qualidade do André quando até temos lá um Anderson capaz do melhor... e do pior.

João Bizarro disse...

Sinceramente, neste momento estou mais preocupado com o facto de o Simão estar a 1 amarelo de ser suspenso. E ainda ontem tivemos um bom exemplo dos "critérios" dos árbitros.

Acho que quem fizer o lugar de central o fará bem. Para mim era o David Luis, mas pronto...

Anónimo disse...

acho o simão devia forçar o amarelo neste jogo. não é k o jogo com o leiria vai ser facil mas vai ser mias dificil o jogo da reboleira. e tb não podemos arriscar a por o simão a jogar contra o estrela com 4 amarelos, isso sim era a morte do artista...

Pedro disse...

E o Katsoranis tb já tem 4 amarelos....

É preciso limpá-los antes do jogo com os andrades...

João Bizarro disse...

Só uma nota para que leiam o artigo de hoje da Leonor Pinhão.

Está muito bom, como é hábito.

Anónimo disse...

já não me lembrava do kastouranis... tamos tramados.
cheira-me k vamos jogar contra os andrades sem o simão ou sem o kastouranis (se for sem os dois, dou um muro no nariz ao FS por má gestão dos amarelos!)

Anónimo disse...

Faleceu Manuel Bento.

A familia benfiquista está de luto.