blog

quinta-feira, junho 11, 2009

Rui Costa à RTPN

O Benfiquismo de Rui Costa é inatacável. A sua postura, elevação e frontalidade são uma pedrada no charco podre que é o dirigismo do futebol português. Rui Costa respondeu a todas as perguntas, não se esquivou em meias palavras, não fez promessas vãs, não fugiu a responsabilidades. As perguntas de Carlos Daniel foram perguntas óbvias e relativamente fáceis mas isso também é o normal no jornalismo português. Vários assuntos foram abordados com Rui Costa a responder a tudo:

- Jorge Jesus - Não confirma nem desmente, o que é perfeitamente natural. É um treinador que se enquadra naquilo que o Benfica pretende. Deverá ser apresentado em breve o novo treinador e se não for Jorge Jesus será uma grande surpresa. E afirmou claramente que seja qual for o treinador escolhido será sempre com o seu aval porque senão saíria do clube.

- Quique Flores - Rescisão acordada entre ambas as partes por sentirem que o espaço de manobra para a próxima época estava muito reduzido. Totalmente de acordo ao que eu penso. A não evolução da equipa em termos futebolísticos teve muito peso na decisão.

- Jogadores - Carlos Daniel fez imensas perguntas sobre imensos jogadores e Rui Costa respondeu a tudo. Shafter está quase contratado, Álvaro Pereira foi alvo de negociação mas o Cluj não aceitou os termos do Benfica, o guarda redes argentino é um nome entre vários e Rui Costa considera-o muito bom, Reyes se houver dinheiro é para ficar, Adu é para reavaliar estando o clube aberto a qualquer solução, não há propostas por nenhum dos nossos jogadores, Nuno Gomes tem proposta de renovação nas mãos e basta aceitar para ficar, mais reforços chegarão em breve.

- Vieira - Sintonia com o Presidente o que é perfeitamente natural. É com ele que está a trabalhar e se não saíu é porque está com Vieira. Para o bem e para o mal como é óbvio. Logicamente que utilizou o mesmo argumento da Direcção para a questão das eleições antecipadas. Não concordo mas a sua posição naturalmente que seria esta.

- Época - Reconheceu o fracasso da mesma, as coisas não sairam como esperado apesar de estar satisfeito e de consciência tranquila de ter construído um excelente plantel. Mas a equipa não evoluiu como desejado e, apesar do orgulho de ter conquistado um titulo no primeiro ano como dirigente, a época foi um fracasso para as ambições do clube. Reconheceu erros e indicou caminhos para os não repetir. Assim seja.

- Veiga - Sinceramente não percebi. Fiquei com a sensação que Rui Costa estava a negar a frase citada n'A Bola dizendo que nem ele nem Veiga alguma vez tinha dito que era impossível trabalharem juntos. Afastar totalmente essa possibilidade é algo que choca com a ideía que tenho de Rui Costa, seria incompatibilizar-se com alguém que já trabalhou e, quem sabe, pode vir a trabalhar de novo no Benfica e não vejo como o Rui seja capaz disso. O seu amor ao clube é grande demais para isso.

- Arbitragens - Como um Senhor que é não quis abordar muito o assunto. Reconheceu que fomos prejudicados em alguns jogos importantes da época, que os castigos que sofreu não fazem sentido quando comparados com outros castigos de outros intervinientes. A minha opnião é conhecida sobre este assunto. Com esta postura não vamos lá. Temos que ser muito mais duros e agressivos na questão das arbitragens.

Uma entrevista curta sem rasteiras em que Rui Costa respondeu a tudo. Sem rodeios. Não gosto de Vieira nem um pouco mas Rui Costa ainda tem muito crédito. Só peço que mantenha esta postura e não se deixe vergar.

31 comentários:

Americano disse...

A demagogia de LFV com o português de Miguel Veloso é este o rosto do benfiquinha actual. Espero que dia 4 saias com o teu mestre.

Zorg, para quando o comentário/post sobre Rui Costa?

vose jeiga disse...

Realmente esta alma não merecia ser dirigente neste lamaçal que é futebol tuga.

respostas claras e inequívocas.

John Billy #37 disse...

"Adu é para reavaliar estando o clube aberto a qualquer solução"
Não queria escrever Adu é para despachar?

Achei a entrevista muito fraca.
A questão Quique foi muito mal explicada e ficamos sem saber qual é o rumo da direcção para os próximos 3 anos. Ou até sabemos. 3 anos, 3 ciclos. É o famoso triciclo.
Desculpa lá Rui mas assim não vais lá.

Hugo disse...

Julgo que houve algo de novo e contrariamente ao que se tem dito e criticado, Quique também concordou com a sua saída.
Não concordo com alguma postura do LFV, como não concordo com a postura dos dirigentes em Portugal, mas a postura do Rui é diferente de todas até aqui, sabe estar e nunca foge às questões e não se "esconde" atrás de ninguém.
Achei-o bastante confiante.
Agora, espero que os "tais" movimentos apareçam e apresentem um Projecto que me faça mudar de ideias.
Já agora, que sejam realmente benfiquistas.

Pedro disse...

John não é o Rui Costa que tem de definir o rumo da direcção para os próximos três anos. E acho muito bem que ele se afaste dessas politiquices. Não é a ele que cabe a tarefa de fazer campanha.

As entrevistas estão sempre dependentes das perguntas que são feitas e das respostas dadas. A parte das respostas acho q foi muito boa mas eu teria feito outras perguntas um pouco mais pertinentes. Mas o Rui não tem culpa disso...penso eu.

John Billy #37 disse...

Pedro, o Rui não faz política mas deve ter alguma noção do que se pretende para o futebol.
Haverá um projecto duradouro ou vamos continuar com a gestão "a Vieira"?
Pelas suas palavras fiquei a saber que estamos a formar uma equipa jovem. Este foi o ano zero (mais um).
Até concordo com isto. Acho que temos que formar uma equipa e, sendo realista, não se forma uma equipa num ano. As vezes nem em dois.
Mas tirando as palavras, e analisando os actos, deparo que a gestão do futebol do Benfica é exactamente o oposto.
Despedimento do treinador, que até é bom pelas palavras do Rui,e mais um camião de jogadores.
Voltamos ao ano zero e a pedir a paciência aos adeptos.
Acho que não é assim que se formam as equipas.

Baião disse...

A facilidade com que alguns esquecem o que Rui Costa fez pelo Benfica, não deixa de me surpreender.

Helder disse...

Gostei de ouvir o Rui, aliás, sempre gostei de o ouvir porque ele transpira Benfica por todos os lados. O Carlos Daniel não lhe fez a pergunta mas eu gostava de saber o porquê de Quique ter recusado Diamantino e Chalana no trabalho de campo. Gostava também muito de saber mas mesmo muito o porquê de tanta animosidade do Rui em relação a Veiga......só espero que essa animosidade que ele tem não seja por causa de LFV e Domingos Soares Oliveira lhe dizerem coisas que não correspondem á verdade sobre Veiga. Quero acreditar que o Rui não emprenhe pelos ouvidos.........

Obviamente não apoio LFV mas que apoio Rui isso é claro. Pena tenho é que ele esteja metido lá no meio. E na minha opinião se o Rui não sair a tempo desta direcção vai sair bastante chamuscado deste lamaçal directivo.

Anónimo disse...

Arbitragens - Como um Senhor que é não quis abordar muito o assunto(...)
Portanto, para comentar arbitragens tem que ser carroceiro...

RMSoares disse...

Sobre a pergunta sobre o Veiga
"Mantém hipótese, à distância, de trabalhar com José Veiga?", feita pelo jornalista Carlos Daniel.
Rui Costa disse : "Sim, claramente".

O Rui Costa foi correcto, mostrou que o seu objectivo é o clube, independentemente de com quem tenha de trabalhar, o importante é que os objectivos pessoais de cada um seja o de ajudar o Benfica a ser um clube melhor.

Isso deixa um problema para o Dr. Varandas Fernandes, em que terá de explicar em como é que o Rui Costa e o Veiga são compatíveis. Irá propor 2 directores desportivos ?

A nível geral o Rui Costa esteve bem na entrevista a RTPN e tb a Bola, onde esclareceu muitos dos boatos que foram lançados para destruir a direcção e a equipa técnica.
O Benfica perde muito por deixar fugir muita informação para a comunicação social e por não desmentir os boatos lançados diariamente.

E caro Anónimo sobre a arbitragem o RC respondeu na Bola da seguinte forma :
"— Sentiu o Benfica discriminado relativamente ao FC Porto e ao Sporting?
— Só vou falar do Benfica, e em relação ao Benfica senti que fomos prejudicados em alguns jogos, e em momentos críticos que condicionaram o desempenho da equipa!"

Já bastaram as multas ao longo do campeonato, pelo que teve sempre muito cuidado com as palavras utilizadas

Sami disse...

http://www.obenficasoueu.blogspot.com/

Eu quero sentir a mistica como o Mozer sentiu quando estava no Marselha, que arrepio as palavras dele no jogo do Inferno da Luz e bendita mão de Vata.
Eu acredito no que diz Rui Costa sobre os jogadores Latinos mas estes casos Mozer, Ricardo Gomes e Valdo são raros por isso é necessário acompanhar de perto a evolução destes jogadores novos e inserir o conceito de grandiosidade do Glorioso, veja-se já o Urreta e Maxi sinto o Voltar da Mistica, vontade, querer, ambição e não são Portugueses, mas claro defendo uma equipa com Portuguese mas acima de tudo quero ambição, por outras palavras a Mistica como o Mozer sempre defendeu até no Marselha.

Papin: O que era aquilo?
Mozer: Aquilo era o INFERNO DA LUZ!

iBenfiquista disse...

Sim, o RC, ou alguém por ele, tem de ser muito mais agressivo com as arbitragens e com a CS, quando se portam mal. Senão não vamos lá.

Gostava que não fosse assim. Num país civilizado isto não seria necessáriio, seria mesmo impensável. Mas estamos em Portugal.

Saudações Benfiquistas

Hugo disse...

E o que têm a dizer do "Eagle One"?
Este Bruno Carvalho, além de adorar o corrupto PC, e a sua maneira de estar, é "artista" de cinema.

GR1904 disse...

Com perguntinhas soft como as que o Rui Costa enfrentou, não deu para nada a não ser constatar que, para mim, foi um desilusão esta entrevista. Não acrescenta nada, não esclarece nada, não disse nada de mais e foi politicamente correcto, coisa que eu detesto. É óbvio o seu comprometimento com LFV.

John Billy #37 disse...

Hugo, acho triste.
No lugar de debater o Benfica e apresentar as suas ideias prefere o show off gratuito e desnecessário.

Ainda em relação ao Rui Costa, o pessoal não acha no mínimo estranho que as primeiras palavras do Rui, após o longo silêncio, foram apresentadas em exclusivo na Bola e posteriormente na RTPN?
Isso sabendo que o Benfica tem jornal, revista e televisão própria. É no mínimo curioso.
Cada vez mais me convenço que a Bola não passa de um jornal pró Vieira e essa entrevista foi uma maneira de pagar a dívida ao jornal pelos serviços prestados.

João Bizarro disse...

Eu acho que o Rui foi politicamente correcto.
Disse aquilo que se queria ouvir.
Falou que Quique e a equipa tiveram sempre o seu apoio o que não se viu.
Depois desculpou-se no castigo pelo facto de não ter dado mais apoio à equipa e treinador.
A conversa do Quique é a que eles sempre disseram com os outros treinadores que despediram.
Ou melhor, isolam o treinador, contratam (ou sondam) outro treinador a um mês do final da época e depois queriam o quê? Que o Quique agradecesse e pedisse para renovar?

O que ele disse sobre o Adu mostra que não contam com ele. O que acho engraçado visto nem sequer haver treinador.

Continuo a gostar muito do Rui Costa, embora me tenha desiludido bastante nos últimos tempos. Espero que se a lista do Vieira ganhar essa tendência mude.

John Billy #37 disse...

"Falou que Quique e a equipa tiveram sempre o seu apoio o que não se viu."

Pensei exactamente o mesmo. Enfim...

BEIGA disse...

Essa vossa estratégia de tentar colar Rui Costa a Veiga é no mínimo patética!


Entrevista ao Jornal A Bola:
JMD: Já houve várias pessoas da chamada 'oposição' a afirmar que o Rui Costa seria compatível com José Veiga...
Rui Costa: Há muita gente que acredita em milagres! É uma opção de vida.

Entrevista a Carlos Daniel, na RTPN:
Carlos Daniel: Quando alguém vaticina que no futuro, um dia, Rui Costa poderia trabalhar com José Veiga... Rui Costa não tem falado muito... Hoje há uma declaração sua, lacónica... Que até foi ao lê-la que me lembrei de lhe fazer esta pergunta, quando diz, no jornal A Bola, que «é preciso um milagre» para que isso aconteça. É mesmo preciso?
Rui Costa: Está n'A Bola, está no jornal. E isto porque... Essencialmente, porque nunca foi dito nem por mim nem pelo José Veiga, portanto, foi dito por alguém... Resta saber com que interesses é que isso foi dito.

Carlos Daniel: PORTANTO, Rui Costa mantém essa hipótese à distância...
Rui Costa: Sim, claramente."


Tentarem dizer que esta sequência de afirmações é uma abertura para que Rui Costa possa trabalhar com Veiga, é estarem passar um atestado de estupidez aos Benfiquistas.

Dexter disse...

Vi agora a entrevista na net porque nao tive oportunidade de a ver ontem na TV.

Concordo 100% com o John. Uma entrevista de encomenda e para pagar dividas.

A juntar a isto acrescento um entrevistador macio, muito macio a fazer perguntas politicamente correctas.

Cada vez há menos jornalistas com tomates neste pais.

Rui Oliveira disse...

É preciso ter pachorra, quando tanta gente criticou o Rui Costa por estar calado e de repente temos duas entrevistas, logo aparecem outros a dizer que não disse nada de relevante,nada de novo, portanto nada de nada.Todos sabemos que alguns ( felizmente poucos )o que queriam ouvir eram problemas entre Rui Costa e Luís Filipe Vieira,e como não existem sentem-se frustrados.

Anónimo disse...

Um grupo de sócios do SLB juntou-se na procura de alguém que realmente consiga fazer melhor. Foram ponderados vários nomes, mas depois de declarações públicas de alguns sócios conhecidos, o único que nos parece consesual e capaz de vencer as próximas eleições, no dia 3 de Julho, é José Ribeiro e Castro. Pela sua experiência e pela maneira como está na vida, achamos ser a pessoa certa. E este é o momento ideal para ajudar o clube.

Até ao momento, não foi feito nenhum contacto inicial, mas depois da notícia do jornal “Diário de Notícias” do passado dia 6 de Junho, achámos por bem dar um impulso a uma possível candidatura.
(ver notícia: http://dn.sapo.pt/desporto/benfica/interior.aspx?content_id=1255722)

Se também concorda com o nome de José Ribeiro e Castro para a presidência do clube, então envie o seu NOME e NÚMERO DE SÓCIO para este email (benficacampeaojrc@gmail.com) o mais rápido possível.

Se houver um número de sócios considerável a subscrever esta iniciativa, e se assim se justificar, os nomes serão tornados públicos e apresentados a José Ribeiro e Castro para que possa efectivamente equacionar uma candidatura à presidência do SLB.

Por favor, reenvie para todos os sócios que conheça.
Obrigado.

BENFICA CAMPEÃO!

Pedro disse...

Ribeiro e Castro?!?!!?
MEDO.

Assim Vieira até parece bom...

Tiago disse...

Pedro: estás a falar do dirigente que determinou a nulidade dos contratos com a Olivedesportos :p

estrangeiro disse...

John,

então, o LFV não controla o jornal e o Benfica TV?

Qlq entrevistador no jornal ou no canal é empregado do Rui.

Para mim, o Viera vai ganhár outra vez.

Queria fazer uma pergunta: Com LFV como presidente de novo, o que é melhor, Rui dendro ou fora?

João Bizarro disse...

"Com LFV como presidente de novo, o que é melhor, Rui dendro ou fora?"

Se o Rui for fora então é o regabofe total. Apesar de desiludido com ele ainda é quem me faz ter esperança que saída alguma coisa de jeito desta direcção.

Mas acho que mais tarde ou mais cedo Rui Costa vai cair. Se não for por ele próprio é porque o Vieira o vai deixar cair assim como fez com o Veiga, o qual para quem não está lembrado era um grande homem e indispensável para o Benfica mas que depois passou a besta.

John Billy #37 disse...

Estrangeiro, não me fiz entender.
Achei estranho o desdém demostrado aos nossos meios de informação.
Se queremos valorizar o nosso jornal e a nossa TV que tal lhes dar um exclusivo?
Ao dar o tal exclusivo à Bola, o Vieira denunciou uns dos seus parceiros estratégicos.
Alias, a Bola é o único jornal que nunca atacou o Vieira.
E as vezes até lhe dá um jeitinho (ainda me lembro da capa com o Leo...)

Pedro disse...

T, até podia ter dado um pontapé no cu ao corrupto flautulento...

Pedro Veloso disse...

Rui Oliveira, tocou exactamente na ferida.

Concordo que o Rui poderia, por uma questão de princípio, ter talvez utilizado canais de comunicação do clube, mas por outro lado o número de adeptos a que as entrevistas chegariam seria muito menor do que o que foi, e isso não seria bom, muito menos nesta fase em que é preciso informar os sócios o mais possível.

Pedro, o que tem de mal o José Ribeiro e Castro? É íntegro, competente e não é nenhum pára-quedista no Benfica, até já esteve na direcção de VA, de onde cedo saiu por sinal. Um pouco na linha de Bagão Félix, poderá é não ter o estofo para lidar com as "particularidades" do futebol nacional

Pedro Veloso disse...

Boa noite,

gostaria de perguntar se alguém sabe quando são postos à venda os lugares anuais para a próxima época.

Obrigado e parabéns aos juniores, ao futsal e ao hóquei! Bom sábado benfiquista!

Pedro disse...

Pedro, primeiro são as renovações de cativo. Qd receber informação via correio depois informo-te.

Pedro Veloso disse...

Ok Pedro muito obrigado