blog

sexta-feira, outubro 09, 2009

Benfica Stars Fund

Recentemente o Benfica criou um Fundo de Investimento, gerido pela ESAF, que consiste na venda imediata de uma parte dos passes de alguns jogadores como descrito na tabela acima. O fundo permitiu um encaixe imediato de 40 milhões de euros. Como qualquer Fundo este assenta na premissa de valorização dos jogadores e, olhando para os que foram "escolhidos" essa valorização será, certamente, uma realidade.

A minha principal dúvida é ter lido que existe obrigação do Benfica vencer caso existam propostas iguais ou superiores ao valor que é dado pelo jogador no Fundo. Por exemplo David Luiz vale, no Fundo, um total de 18 milhões de euros mas tem uma clausúla de rescisão de 30 ou 40 milhões de euros que se torna inútil com esta "obrigação". Informaram-me que o Benfica, nessa situação, pode re-adquirir a percentagem que vendeu ao Fundo pelo valor relativo da proposta que é feita. Ou seja se surgir uma proposta acima dos 18 milhões o Benfica se quiser ficar com David Luiz tem que pagar para isso. Tendo em conta que, para mim, 18 milhões é uma pechincha por David Luiz, acho que isto pode ser perigoso para o Benfica. Esta foi a informação que apanhei sobre o assunto. Pode não ser bem assim. Agradeço a quem saiba mais do assunto o favor de tomar a palavra.

9 comentários:

!nsurrecto disse...

Pelo que li e ouvi:

O Benfica mesmo recebendo uma proposta de 18M(no caso do David L.) pode n ter de vender... já que o fundo nesse caso n teria lucro nenhum... o lucro do fundo será sempre o valor acima desses 18M por quanto ele será vendido.

Por isso quanto mais caro ele for vendido mais todos lucram...

dead or alive! disse...

daquilo que percebi, sempre que o benfica receber um proposta por um jogador que esteja no fundo, e o fundo diga que aceita a proposta, o benfica é obrigado ou a vender o jogador pela proposta, ou a comprar os a percentagem detida pelo fundo pelo preço da proposta

Por exemplo:

há uma proposta de 40M pelo DI maria, o fundo aceita, mas o benfica nao o quer vender. entao o benfica terá de pagar 20% dos 40M, ou seja, terá de pagar 8M ao fundo.

HugoRasta disse...

Ter 25% do passe não lhes dá direito a negociar o jogador (vejam a nossa situação com Reyes).
O Benfica só será obrigado a vender se alguém bater a clausula de rescisão. Se o Benfica vender o David Luiz por 50M, 25% vão para os investidores do fundo, os outros 75% são do Benfica. Se surgir uma proposta inferior (por exemplo de 25M), O Benfica pode recusá-la mesmo que o fundo tenha todo o interesse em aceitá-la. Nesse caso o valor correspondente aos 25% do passe será reavaliado. Em vez de ter como base o valor de 18M, passa a ter como base 25M. Os 4,5M inicialmente investidos pelo fundo passam a valer 6,25M. É esse o valor que o Benfica terá de pagar caso queira, repito, caso queira, readquirir os 25% do passe.
É esta ideia com que fiquei.

Hugo disse...

1 | O que é um fundo de investimento mobiliário fechado?

Um fundo é uma forma de aplicação financeira em que várias entidades se juntam para a realização de um investimento financeiro, tendo como objectivo a obtenção de retorno, neste caso, com as mais-valias decorrentes da transferência de jogadores. Ser fechado quer dizer que o público em geral não teve acesso à sua subscrição, assim como não é permitido o resgate antecipado das unidades de participação.


2 | Qual o capital inicial, a sua duração e número de subscritores?

O "Benfica Stars Fund" constituiu-se com um capital inicial de 40 milhões de euros, correspondente a oito milhões de unidades de participação com o valor nominal de cinco euros cada. Terá a duração de cinco anos e o número de subscritores ou participantes do fundo, a 30 de Setembro de 2009 - data de início da sua actividade -, era de três. O valor mínimo de subscrição está fixado em cinco mil euros.


3 | Quem gere o "Benfica Stars Fund" e qual o banco depositário?

A entidade gestora é a "ESAF - Espírito Santo Fundos de Investimentos Imobiliários", uma sociedade anónima com capital social de três milhões de euros e que terá como funções seleccionar os activos para integrar o fundo, adquirir e aliená-los, exercer os direitos relacionados com esses activos, administrar esses activos e comercializar as unidades de participação. O banco depositário é o Banco Espírito Santo.


4 | Quais os critérios de selecção dos jogadores do fundo?

Para além de ter de ter entre 16 e 25 anos e um contrato não inferior a três anos, também conta: o sucesso nos seus clubes anteriores e camadas jovens; a expectativa de valorização futura; a probabilidade de integrar o plantel principal ou a assiduidade na equipa; internacionalizações e historial nas selecções; a posição do atleta em campo tendo em conta o mercado; e ainda o passado disciplinar do jogador.


5 | Que benefício retira o Benfica da constituição do fundo?

Por um lado, encaixa já um pouco mais de 22 milhões de euros, que é a soma das percentagens dos passes de jogadores que passaram para a posse do "Benfica Star Fund". Por outro, ao subscrever 15 por cento do fundo, num total de seis milhões de euros, também participa nas receitas que o fundo vier a adquirir com a venda de jogadores, tendo a vantagem de estar sob uma gestão altamente profissionalizada.


6 | Que obrigações tem a SAD do Benfica perante o fundo?

Quando faltarem 18 meses para o final de contrato de um jogador, terá de colocá-lo no mercado, para prevenir que este possa sair a custo zero, o que não daria ganhos ao fundo. Por outro lado, se a SAD recusar uma proposta por um dos jogadores incluídos, terá de comprar ao fundo a percentagem do passe do jogador em causa e pelo valor que seria caso a proposta tivesse sido aceite.


7 | Qualquer pessoa pode entrar no investimento?

Se um dos subscritores do fundo estiver interessado em vender unidades de participação, pode vendê-las a investidores particulares ou empresas interessadas, servindo o BES como intermediário. No entanto, para que isso aconteça, é preciso consultar os outros subscritores, pois eles têm direito de preferência na venda de quaisquer unidades. O preço é determinado entre vendedor e comprador.


8 | A Benfica SAD pode alienar a totalidade de um passe ao fundo?

Não. A SAD do Benfica terá sempre de deter 10 por cento dos direitos económicos de cada um dos jogadores incluídos no "Benfica Stars Fund". Por seu turno, o fundo não pode estar na posse de mais de 60 por cento do passe de cada atleta. Até agora, Rúben Amorim é o jogador que tem uma maior quantidade de passe alienado ao fundo: 50 por cento.

Anónimo disse...

Quando o fundo adquire uma participação no passe de qualquer jogador é definido, entre o fundo e o Benfica, um valor pelo qual, a haver propostas de aquisição firmes, o Benfica terá de vender o jogador ou recomprar a posição do fundo.
Este valor, numa primeira fase, é naturalmente superior ao valor de transferência para o fundo e, no máximo, igual ao valor da cláusula de rescisão.
No entanto, no caso do contrato do jogador com o Benfica passar a ter uma duração para o seu vencimento inferior a 18 meses o valor inicialmente definido é revisto, podendo inclusivamente passar a ser inferior ao valor de transferência para o fundo.

Phant disse...

Pedro, no documento que regulamenta o fundo é dito exactamente aquilo que explicas, mas com um pormenor.

O valor da proposta que obriga o Benfica ou a vender, ou a adquirir a percentagem que vendeu ao Fundo pelo valor relativo da proposta que é feita, consta de uma outra tabela que não essa que apresentas.

Naturalmente que a tabela e os valores não são do conhecimento público, sendo que resultam de um acordo entre a Benfica SAD e o próprio fundo. Aquilo que sabemos é que este valor tem de ser igual ou inferior ao da cláusula de rescisão, se esta existir.

Abraço.

André Leal disse...

Desde que haja uma cláusula a proteger a saída dos jogadores para clubes portugueses, nomeadamente os corruptos, aceito a situação. Porque senão era vê-los a fazer propostas pouco acima do valor estipulado no fundo e o Benfica a ter que devolver e até a perder dinheiro para recuperar a totalidade do passe. E so os corruptos fossem mais audazes e aumentassem muito a proposta o Benfica ia ter que paga, mesmo com um prejuízo imenso, já uqe acho que a maioria dos adeptos dariam o que fosse preciso para não verem o David Luiz de corrupto ao peito.

José Vieira disse...

A criação deste fundo constitui uma antecipação de receitas "sui generis" e todos nós sabemos que estes "recebimentos por conta" não são bons augúrios pois podem hipotecar futuras gestões.
Pior ainda se na sua gênese estiver um verdadeiro "estado de necessidade", traduzido na premência de se encontrar liquidez para solver dívidas (Euroárea?).
Foi o estado de necessidade que nos levou a rubricar contratos ruinosos como o da "Olivedesportos".

Neste caso, porém, dado estarmos a falar de um fundo de investimento (que tem sempre associado uma componente aleatória) ninguém, repito, ninguém pode hoje afirmar ser este um bom ou mau "negócio".
Efectimente, o risco terá que ser analisado caso a caso (ou melhor, jogador a jogador).
Conseguir avaliar o Nélson Oliveira (jogador prometedor mas não mais do que isso...) em oito milhões de euros e receber já uma percentagem dessa avaliação é aliciante.
Por isso é que o Lagarto Albino espumou de inveja: ao contrário das promessas de Alcochete, as nossas são não só avaliadas como já rentabilizadas.
Ao invés, 18 milhões de euros parecem não salvaguardar devidamente o valor de David Luiz.
Para reflexão alerto para o "perigo" de se dar a primazia (na equipa) a jogadores do Fundo pelo que ditaria a mais elementar prudência que fossem cabalmente identificados os seus subscritores e respectivas percentagens.
Pressão sobre a equipa só a dos adeptos!!
Em suma, parece-me uma forma engenhosa de financiamento (Angulos e Caicedos não são solução) e só possível pela confiança de determinados parceiros no grandioso empreendimento que se chama Sport Lisboa e Benfica.

Hugo disse...

Entretanto, Fábio Coentrão:

Pergunta
Mas qualquer jogador ambiciona ir para um grande clube da Europa.

Fábio Coentrão
Sim, mas eu já estou num grande clube. Porque hei-de querer mais? Se for bom para mim e para o Benfica, até posso ir para fora. Mas não me preocupo com isso, pois já estou num grande clube.

Nem mais.
Cada vez gosto mais do Puto...