blog

sexta-feira, janeiro 10, 2014

Soltas #126

- Este fim de semana joga-se a última jornada da primeira volta do campeonato nacional e o SL Benfica terá um jogo fundamental para as suas aspirações na presente época. A ironia dos sorteios pode provocar uma série de embates contra o FCP nas provas a eliminar pelo que este primeiro confronto é importantíssimo.

- O FCP este ano está muito mais fraco do que se esperava e existe um clima de desconfiança entre os adeptos que não é nada normal o que permite ao Benfica um contexto diferente dos anos anteriores. Aproveitar esse desconforto azul para dar um golpe no adversário e deixá-lo "coxo" para futuros embates é fundamental.

- Jorge Jesus terá assim uma oportunidade de ouro para mudar a imagem de perdedor que tem. Uma vitória no domingo pode significar o passo principal rumo ao título. Falta ainda toda uma volta mas conhecendo o futebol nacional como conheço se o FCP sai da Luz com pontos dificilmente não aproveitará o embalo que isso permite. E não esquecer o Sporting...

- Gaitan e Rodrigo em dúvida. Cardozo e Sálvio de fora. Oblak ou Artur? Sem dúvida algumas dores de cabeça para o treinador mas o plantel é vasto o suficiente para colmatar ausências. Que a táctica seja certa e que o Benfica preste a mais desejada homenagem a Eusébio.

- Por falar em sorteios, ontem para a Taça de Portugal tivemos um momento caricato. Gostava de conseguir perceber o porquê da menina dizer Penafiel quando tinha o papelinho com o nome Benfica escrito. Numa altura de tanta desconfiança com os sorteios estes casos só ajudam a aumentar esse sentimento de descrença. Se vencermos o Penafiel poderemos defrontar o FCP nas meias finais, a duas mãos, sendo a primeira no Dragão. Deja vu da noite desportiva mais dolorosa e humilhante da minha vida benfiquista.

- Rodrigo no Zenit por 35 milhões de euros? Era já.

- Dias depois da grande entrevista de Vieira ao jornal A Bola, o mesmo jornal publica uma entrevista a Nelson Oliveira com fortes críticas à política desportiva do Benfica. Curiosa esta sequência de entrevistas. Muito se criticou as palavras de Nelson mas quem não compreende a importância de um acompanhamento sério e regular dos jogadores emprestados não percebe absolutamente nada de futebol.

- Não percebo como, no início da época, se assume uma aposta na construção de um grande plantel para ser campeão e, por causa da não qualificação para os oitavos da Champions, essa aposta seja posta em causa. O prémio de qualificação para os oitavos é assim tão relevante para o orçamento do clube? Se é, alguma coisa está mal pois não me parece que seja assim tão grande fortuna.

- Começou a construção da estrutura que vai isolar, durante um ano, a estátua de Eusébio preservando todo o espólio de homenagem que o povo lá foi deixando. Não há soluções perfeitas e na impossibilidade de tudo ficar como está (seria uma imagem fabulosa) esta foi a opção escolhida. Daqui a um ano, provavelmente, tudo irá para um espaço próprio no Museu.

- Artur Soares Dias é o árbitro escolhido para o clássico. Li, algures, que o FCP tem um registo imaculado com este árbitro. Nove jogos, nove vitórias. Alguém confirma? O que sei é que foi o árbitro de um estranho Sporting-Benfica onde viu o que não existiu e não viu o que todos viram.

5 comentários:

pv disse...

Uma possível explicação...
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=452492&rss=1

pv disse...

Para o tripeiro do apito:
http://influenciaarbitral.blogspot.be/search/label/Artur%20Soares%20Dias

Benfiquista no Norte disse...


"...Jorge Jesus terá assim uma oportunidade de ouro para mudar a imagem de perdedor que tem...."

Esta já é a 3ª ou 4ª oportunidade de ouro que lhe foi conferida para isso (supertaça, taça e campeonato), e nunca aproveitou, fez sempre borrada...

Tenho pouca esperança, ele é mesmo um perdedor nato.

A menos que a alma de DEUSébio esteja presente e inspire os jogadores.

Oxalá!

Anónimo disse...

Pedro,

Completamente de acordo contigo relativamente ao não acompanhamento dos jogadores emprestados.

Quanto ao jogo de amanhã, concordo que é fundamental ganhar, ainda mais se tivermos de jogar contra eles (o que espero que aconteça) mais duas vezes para a Taça. Mas JJ costuma bloquear mentalmente nestes jogos, e o percurso das duas equipas tem sido mais ou menos parecido. Acho que eles não estão assim tão fracos, e para lhes ganhar vai ser preciso entrar com tudo, o que também desejo que aconteça.

A confirmarem-se os números, a saída do Rodrigo será um excelente negócio - o problema é que ficamos apenas com dois avançados, sendo que o Cardozo ainda nem sequer pode jogar e estamos em 4 frentes!

Não me agrada lá muito este A. S. Dias...

Abraço,
J.

Anónimo disse...

Mau ambiente na luz. Matic e andre gomes forcam saida. Garay quer ir embora em janeiro. E exustem 2 servios para alem de matic desejisos de partir.