blog

quinta-feira, outubro 18, 2007

Notas da entrevista de Camacho ao MaisFutebol

"Perguntam-me desde o primeiro dia. Há muita gente que fala e não está a ver o trabalho, nem perguntou antes de dar a sentença. Não preciso de tempo nenhum, preciso é de trabalhar a equipa."

"O Porto na época passada teve esta vantagem numa fase mais adiantada e no fim estavam todos juntos."

"Não se pode falar de árbitros e pronto. Não há solução. Portanto, acho que o melhor é não falar de árbitros.
Vi o lance da amadora e não posso dizer se é ou não é penalty.
Toda a gente viu que o lance do Katsouranis contra o Sporting não é falta nenhuma e isso deu debate nacional. Houve outra jogada que ninguém debateu que foi a falta sobre o Adu. Mas o árbitro não viu, pronto, não viu! Não houve duvidas, todo o Mundo viu que foi."

"Num jogo é igual que um jogador tenha 35 ou 18 anos, mas no treino tudo é diferente. No treino não é igual o Rui Costa e o Di Maria. Ele já teve o seu caminho, sabe se pode treinar mais ou não. O Di Maria, Fábio, Adu, Romeu ou outros têm que jogar, jogar, treinar e treinar. Mas, em jogo são todos iguais. A mesma responsabilidade que tem um de 35 anos tem um de 18. O Rui tem outra cultura e é essa que eles têm de aprender."

"O Benfica mudou, há muitos jogadores novos, que não sabem o que é a vida em Portugal, a Champions. A minha ideia é sempre a mesma. A equipa tem que ter sempre oito ou 10 jogadores que sejam os mesmos de época para época e deve-se mudar pouco a pouco, para que a equipa seja sempre a mesma e esteja identificada com a nossa cultura. O Benfica agora tem um grande estádio, condições para trabalhar, mas falta completar uma equipa que seja forte como um todo. A mensagem está a passar a cada dia nos treinos.»

"Falei com ele (Cardozo), ele sabe que tem de meter golos, porque é a sua vida. Mas tem que se adaptar à equipa, ao jogo, muitas coisas. Cardozo é um jogador grande, forte, que precisa de estar bem fisicamente. Mas acho que o Cardozo não vai estar a 100 por cento fisicamente como na época passada. Não está a ter tempo suficiente para poder trabalhar. Mas sei que isso mudará se começar a marcar golos."

"A maior parte das equipas jogam com um avançado. As principais selecções também. Mas aqui só se fala que o Benfica joga com 1 e devia jogar com 2."

"Di Maria, é diferente de Simão, mas vai ter também um grande futuro."

"Maxi e Rodrigues são muito uteis. São jogadores que podem jogar em várias posições. Rodrigues pode jogar pela esquerda, mas a posição de Maxi não é tanto a ala direita. Tem jogado ai porque alguns jogadores ainda não estão a 100%."

"Temos alguns jogadores jovens é normal que não joguem todos ao mesmo tempo. Adu está a trabalhar bem, está-se a adaptar bem. Vai ter a sua oportunidade epode vir a fazer coisas interessantes ainda esta época."

"Estou a trabalhar para melhorar a equipa, o que o presidente disse (melhor plantel das ultimas 10 épocas) tem de perguntar a ele"

"O ideal é termos 2 jogadores por posição. Temos 30 jogadores, são muitos."

"Respeito todos os jogadores e neste momento ainda não sei que vai ser dispensado em Janeiro"

"Não precisamos de jogadores com nome, precisamos de bons jogadores."

"Jogadores da cantera do Real? Mais um de 18 anos? (risos). A cantera do Benfica tem muitos bons jogadores.
Soldado já não é um jovem da cantera. Já é um jogador com alguma experiencia na I Liga. Vamos ver..."

"Os jogadores têm que saber que eu tenho o meu trabalho e eles o seu. Mas depois se temos que ir almoçar vamos - ainda ontem apostou um almoço de como Di Maria não marcava golo num livre. Di Maria marcou, Camacho riu, e pagou..."

"Sou frontal com os jogadores. O meu gabinete está sempre aberto para falar com eles. Digo-lhes sempre quais os melhore jogadores para este e aquele jogo."

"Saí do Real porque o presidente me dizia umas coisas e eu pensava outras. Para haver um director desportivo tem de estar em sintonia comigo, senão vou para casa. Nisso sei que sou um treinador diferente!"

Ou seja, não se deixa comer por parvo!!!

23 comentários:

Alexandre disse...

Sim, so falta aí o resto da entrevista.

Mas pronto, era bom que o vosso presidente aprendesse com o Camacho.

Anónimo disse...

O Camacho não é o melhor treinador do mundo...longe disso. Mas é um grande treinador, e para mim, é o treinador ideal para este Benfica, é preciso dar tempo (eu sei que tempo é uma coisa que no Benfica não existe, só se exige uma coisa... GANHAR)mas neste caso é preciso ter calma, e saber as limitações que este plantel tem, não em termos de qualidade nem de potencial porque ai estamos bem servidos...mas sim em termos de entosamento da equipa e de maturidade, e aí Camacho terá uma palavra a dizer. Eu acredito no Camacho e acredito neste plantel do Benfica. Mas é preciso tempo...

silvino martins disse...

falta aqui a opinião do camacho sobre o porto actual, e sobre o porto da ultima vez que ele cá esteve ou não ouviste?
é nisso que admiro este homem, é capaz de dizer as verdades sejam elas quais forem...

Pedro disse...

Não tem papas na lingua e, quase sempre, consegue ser correcto nas coisas q diz. Fosse mais hábil no aspecto tecnico/táctico e estavamos perante um dos melhores do mundo.

Muita verdade no q diz. Um director desportivo não tem q estar em sintonia com ele mas sim com as orientações do clube. Se isso chocar com ele vai-se embora. É honesto nesse aspecto. Sem mas nem meio mas.

O q ele diz do Rui Costa revela muita experiência. Gostei muito da forma como abordou a questão.

João Bizarro disse...

Alexandre, se queres a entrevista toda vai ao Mais Futebol ou compra A Bola de hoje.

silvino, estás-te a referir ao fcp forte do tempo do Mourinho e ao fcp que ganhou todos os jogos do campeonato até agora?
Ouvi e li. O que me interessa é essa parte que coloquei.

Anónimo disse...

Gostei da entrevista, frontal e incisivo como sempre. Também recomendo a leitura da entevista de Adu hoje ao jogo, mais uma prova de humildade e carácter, o puto tem os pés bem assentes no chão, apesar de já ser um fenómeno mediático há uns anos. Espero é que seja titular contra o Setúbal, é o jogo ideal para a estreia a titular.

Anónimo disse...

americano, parece que o camacho ouviu as tuas críticas:

"A maior parte das equipas jogam com um avançado. As principais selecções também. Mas aqui só se fala que o Benfica joga com 1 e devia jogar com 2."

"Temos alguns jogadores jovens é normal que não joguem todos ao mesmo tempo. Adu está a trabalhar bem, está-se a adaptar bem. Vai ter a sua oportunidade epode vir a fazer coisas interessantes ainda esta época."

para mim, camacho é o meu treinador e vai ter todo o meu apoio, nem que não ganhe nada este ano. é muito mais importante construir uma equipa.

Alexandre disse...

joão, eu li a entrevista. Mas era so um comentario. Compreendo que so metam o que vos interessa mais, o blog é vosso!
Mas é bom ver alguem que além de tudo o que disse sobre o benfica, o que me pareceu tudo acertado, tb sabe reconhecer o mérito dos outros, o que é novidade.

Depois de veigas e fernandos santos, é uma lufada de ar fresco. Para todos.

Anónimo disse...

a entrevista do camacho tem relevância não só pela entrevista em si, porque qualquer labrego pode dizer o que ele disse.
o mais importante é saber que o camcho FAZ o que diz, e que não são palavras ocas.

"Saí do Real porque o presidente me dizia umas coisas e eu pensava outras. Para haver um director desportivo tem de estar em sintonia comigo, senão vou para casa. Nisso sei que sou um treinador diferente!"

conhecem muitos treinadores assim?
nem o special one!!

João Bizarro disse...

Alexandre, já agora que parte da entrevista gostarias de ver aqui citada?

Pedro disse...

"a entrevista do camacho tem relevância não só pela entrevista em si, porque qualquer labrego pode dizer o que ele disse.
o mais importante é saber que o camcho FAZ o que diz, e que não são palavras ocas."

Exactamente. É esse o grande valor de Camacho como pessoa.
Mas ao mesmo tempo provoca aquele receio de a qqr momento bater com a porta...
:)

Nuno Gamito disse...

Vamos dar tempo às pessoa para trabalharem com tranquilidade e não andar sempre a exigir o Mundo inteiro e assobiar este e aquele. Só com união e paciência poderemos voltar a dominar o futebol em Portugal, por isso, deixem-se de remar ao contrário e apoiem a equipa.

GR1904 disse...

Alexandre, o que era bom é que vcs alguma vez pudessem ter alguém na estrutura tecnica do fêcêpê com esta coerência, honestidade e saber-estar na vida. Isso é que tu devias dizer.

Anónimo disse...

Ainda não percebi ésta euforia toda a volta do camacho, afinal ele no seu curriculo tem uma taça de Portugal e mais nada.
Eu no FCP prefiro ter um treinador (não estou a dizer que estou satizfeito), do que alguem que tem a mania que sabe tudo e que nas entrevistas fala muito bem e depois a nivel de jogo jogado mostra muito pouco.

Alexandre disse...

gr1904,
só é pena ter de vir um espanhol dar lições de moral para o "maior clube do mundo".
Não vês ninguem do fcp todos os dias nos jornais para chegar ao fim de semana e não ganhar o jogo. No fcp trabalha-se e ganham-se os jogos, o resto é paleio para entreter os adeptos. O vosso presidente faz isso muito bem, nunca ganha nada, mas so com o paleio que tem vcs ja andam todos entusiasmados.

Como já disse, o Camacho tem a virtude de ter uma conversa diferente. Não ha choradinhos nem ha promessas milagrosas. Se não lhe cortarem as pernas, pode fazer coisas boas no benfica, para já só ganhou uma taça, o que é realmente pouco para se poder idolatrar o homem.

João Bizarro disse...

Alexandre, vocês são de facto um clube diferente, no ano em que ganharam a Champions e tudo mais que o Mourinho conquistou o treinador do ano foi.... o do basket (HAHAHHAHA).

Enfim, um treinador frontal como o Mourinho ou o Camacho não tem muitas amizades aí. Não é muito adorado.

Por isso o Mourinho quando foi a Palermo levou segurança.

Alexandre disse...

joão, isso é sinal que no fcporto é mais dificil ser campeão de basket do que ser campeão europeu no futebol. (HAHAHAHAHA)

Ou então quer dizer que o treinador do ano tem der ser uma pessoa que para além de ganhar, tem de saber respeitar o clube. E o mourinho, depois do que fez na final da champions não merecia premio nenhum.

Isto não é um clube em que se idolatra quem so ganha uma taça de portugal.

O Camacho é frontal, o Mourinho é provocador, o que é totalmente diferente. Que se saiba o camacho ainda nao mandou mensagens porcas à mulher de algum membro das vossas claques.

Paulo Jorge Sousa disse...

Nova proposta de 'casamento' feita a Rui Costa. Filipe Vieira tem a certeza de que o 'maestro' tem o perfil certo para pegar na batuta de presidente do Benfica. Será que o líder encarnado vai continuar a falar nisto sempre que algo corre mal no clube ou vai arranjar novo tema de populismo para benfiquista ver.

Lembro que se pode enganar alguns o tempo todo, que se pode enganar todos algum tempo, mas que não se pode enganar todos o tempo todo. Onde é que eu já ouvi isto?

altobola.blogspot.com

GR1904 disse...

Alexandre, estás mt enganado. Não é pena nenhuma, pena é vcs terem um punhado de treinadores que ao passarem por aí (tirando o mais recente treinador que fugiu à regra e por isso foi despachado apesar de ter ganho - Co Adrianse) alteram logo o discurso para um tipo de arrogância e mau perder que é tão caracteristico da vossa casa. Isso é que é pena, pois no Benfica nunca conheceste um punhado de treinadores que tenham assumido esse comportamento. Por isso é que disse que tem a ver com coerência, honestidade e saber estar.

É óbvio que, num pais onde a comunicação social desportiva vive em grande parte às custas do Benfica, não veja "ninguem do fcp todos os dias nos jornais". O LFV "faz isso muito bem" porque é o presidente do Benfica. Se fosse do fêcêpê e pela primeira razão que dei deste parágrafo, nem metade da audiência lhe davam. E quem anda entusiasmado não sou eu de certeza. Como não são muitos que eu conheço. É que isto aqui não é uma carneirada pegada como acontece na vossa casa, salvo raríssimas excepções. Mas raríssimas mesmo.

E, a bem da verdade, o Camacho não tem curriculo para além de uma taça de PT. E o Jesualdo, o que é que tem a mais de absolutamente relevante que possa fazer a diferença? Ou o Couceiro? Ou o Co Adriense antes de ir para o fêcêpê? Isso não quer dizer nada. Senão o Mourinho não servia para o que fez. Nem o Ericsson. Nem o Le Guen. E a lista é infindável.

Pedro disse...

Ninguem tem curriculo antes de o ter agora poucos têm a personalidade forte q Camacho tem. E isso nada tem a ver com curriculos.

João Bizarro disse...

Alexandre, pareces um pouco mais inteligente que isso!!!

Ou terá sido o jaco a responder por ti?

Nenhum treinador começa com curriculo!
Que curriculo tinha o Mourinho antes de ir para o Porto? Ganho 3-0 ao Sporting e estava a fazer um bom trabalho no Leiria... Bestial.
E o Couceiro?
E o Adrianse?


Eu não estou a idolatrar o Camacho. Aliás já o critiquei esta época, mas para mim é o ideal neste momento.

Voçês tem um treinador que nunca foi NADA, chegou ai e virou arrogante de um momento para o outro. Um ZERO que esteve no Benfica fez merda, esteve nos sub-21 merda fez (criticadissimo por muitos portistas) e agora é o maior.

Um tr3einador que tem no curriculo ter sido eliminado pelo Gondomar, pelo Atletico e pelo Fátima, tudo ao leme de equipas que lutam pela vitória na Taça.

Mas a vacina dai dá nisto, a humildade vai-se toda.

O vosso problema com o Mourinho é que ele já era arrogante. Dai a vacina não ter tido efeito.

João Bizarro disse...

Epá, poupem-nos.

Aqui estamo-nos todos a marimbar para o que o LFV diz.

Anónimo disse...

Tenham calma. O Glorioso está muito bem servido de treinador. Precisa é de um presidente mudo.