blog

sexta-feira, dezembro 04, 2009

18 Milhões

Ontem, Domingos Soares Oliveira, o homem que controla a massa no Sport Lisboa e Benfica, informou que o clube terá 18 milhões de euros para gastar, caso queira, no mercado de Inverno.

Com as notícias de prejuízos que ultimamente têm vindo a público e após os sucessivos investimentos avultados no reforço da equipa de futebol o clube ainda ter 18 milhões para investir em jogadores é surpreendente.

Das duas uma: ou estamos a ser muito bem geridos e as contas estão totalmente controladas ou ...

18 comentários:

Filipe disse...

Acho que é mais ou...

Helder disse...

Realmente é de admirar como é que o Benfica depois do que investiu nos últimos anos ainda tem 18 milhões de euros para investir em Janeiro. Eu sinceramente não acredito! Mas a ser verdade isso não devia vir a público porque quando o Benfica quiser contratar um jogador a equipa a que pertence esse jogador já sabe até onde pode esticar a corda!!
Mas na minha opinião é que a continuar assim qualquer dia há bancarrota na Luz........

iBenfiquista disse...

Prejuizos ou dinheiro para investimento são duas completamente diferentes. Se os 22 milhões do fundo tivessem sido contabilizados como proveitos já realizados, e penso que poderiam ter sido embora não esteja por dentro dos detalhes, o resultado teria sido positivo.

O fcp contabilizou no primeiro trimestre os lucros das vendas dos seus jogadores no verão e teve um resultado positivo. No próximo trimestre aposto que já não será assim e o resultado será fortemente negativo. Aliás, os andrades são o clube em Portugal que mais necessita de vender para equilibrar o orçamento. Eles, para se mostrarem maiores que o Benfica, empolam propositadamente o orçamento. Se não conseguem vender têm resultados negativos monstruosos, de 20 e mais milhões de euros, como já aconteceu.

É muito fácil fazer-se um orçamento com 100 ou 200 milhões. Se contar nesses valores vendas de jogadores no valor de 100 ou 150 milhões. Se depois essas vendas se concretizam ou não, logo se vê. Ora, um orçamento feito desta maneira não tem qualquer valor. É apenas um exercício em contas de somar e diminuir. Completa perda de tempo.

Um orçamento feito com seriedade é, e deve ser, um instrumento muito importante na gestão de uma empresa ou organização. Deve ser como o volante de um automóvel. Quando não é feito dessa maneira é apenas como os orçamentos do Estado ou de algumas empresas públicas, e até privadas, meros indicadores que não têm qualquer valor como instrumento de gestão.

Vamos continuar a ter confiança nos nossos dirigentes. O Benfica nem necessita de ganhar o campeonato para conseguir vender bem 2 ou 3 jogadores. Esquecemo-nos que existe o Campeonato do Mundo onde vão estar pelo menos 10 jogadores do Benfica. Penso que serão bem mais. Imagine-se a mais-valias que podemos retirar daí. Até de jogadores que neste momento estão emprestados.

Este até podia ser um estudo que poderia dar origem a um artigo bem interessante para um blogue.

Saudações Benfiquistas

João Bizarro disse...

É a loucura...

A Taça já se foi. Se não ganhamos o campeonato é a catástrofe!

E ainda não ouvi o JJ a pedir desculpas pelo empate de Sábado passado.

John Billy #37 disse...

Não faço ideia se gastar 18 milhões em Janeiro é boa ou má solução.
O que não entendo é o que se ganha em afirmá-lo.
É para dar moral a equipa frente aos importantes desafios que se aproximam? Penso que não, bem pelo contrário.

André Leal disse...

É certo que os últimos anos têm sido de forte investimento no plantel, nomeadamente neste último defeso, porém, pela valorização que o plantel já sofreu desde o início do campeonato, que só no Di Maria, Cardozo, Javi e Ramires deve ter sido na ordem dos 60 ou 70 milhões, não me parece totalmente descabido, já que ou o Benfica materializa em títulos o domínio que demonstrou no campeonato e até na Liga Europa, ou o valor desce outra vez, perdendo nós mais que os tais 18 milhões.

É, no entanto, uma aposta arriscado, dependendo da capacidade de endividamento do Benfica e dos já referidos resultados.

No entanto sempre defendi que antes morrer a tentar que morrer a definhar como os lagartos e, tendo uma massa enorme de adeptos adormecidos, coisa que os nossos dois rivais não têm, acho que o Benfica só tem a ganhar com a valorização qualitativa do plantel e conseguente nível de jogo.

Além disso certos jogadores são óptimos negócios em ano de Mundial, já que além da potencial valorização dos seus passes, os seus preços agora estarão em baixa dada a crise internacional. E sempre me foi dito que as crises são boas alturas de investir em activos.

E também é por isto que defendo que o nosso clube poderia e deveria começar a procurar uma competição mais rentável e que permitisse ser mais apelativa para novos adeptos doutros países de África ou Ásia.

Pedro Villa disse...

...Pois é!... Mas os corruptos andam a investir forte na compra de novos árbitros e resultados... Agora não compram só os dos jogos deles, têm que comprar os do adversário do benfica de cada jornada...

E nós?!...
Pra combater isso temos que gastar em jogadores!!!... Não seria necessário esbanjar tanto dinheiro em jogadores numa liga honesta e leal, mas assim...

Kitnoce disse...

São os 18 milhões que sobram dos 40 do Fundo...jà recebemos 22. Mas não podem ser utilisados para qualquer jogador, estilo um Luca Toni, de 32 anos, não seria aceite.

Kitnoce disse...

e esses 18 milhões não podem corresponder a 100% das compras, acho que o fundo està limitado a x% dos passes dos jogadores...ou seja, mesmo que o Fundo financie um jogador, o Glorioso tem que pagar o resto. Ai se verà se hà guito ou nâo. Mas não é matéria que deveria sair para o publico, é de for(n)o interno...

falsolento disse...

A notícia está mal escrita, para variar... O que o Domingos Oliveira disse é que o Benfica pode ainda colocar mais 18 milhões de euros do fundo dos jogadores. Foram colocados no fundo passes avaliados num total de 40 milhões de euros. Destes, já foram subscritos por investidores 22 milhões de euros. Ou seja, sobram 18 milhões para novos investidores que entretanto apareçam a querer investir. SE eles aparecerem, então o Benfica pode encaixar mais 18 mihões e fazer com eles o que bem entender (incluindo comprar mais jogadores). SE não aparecer mais nenhum investidor, não há mais um centavo. Os 18 milhões são, portanto, um encaixe POTENCIAL com a colocação do que falta do fundo, pode ou não concretizar-se. Logo, neste momento, não há 18 milhões disponíveis para compras.

Pedro disse...

falsolento, isso é completamente diferente daquilo q li. O q li foi que o DSO disse que dos 40 milhões encaixados o Benfica já tinha gasto 22 pelo que sobravam 18 que o SLB podia investir no reforço do plantel em Janeiro...

Se a verdade for aquilo q dizes...credo. Q diferença!!!!

José Vieira disse...

"O castelo de Monção celebrizou-se durante as campanhas movidas por D. Fernando contra Castela. Conta a tradição que estando o castelo cercado em 1369, Deuladeu Martins, esposa do alcaide, recorreu à última reserva de farinha dos defensores para fazer pão, que lançou pelos muros sobre os sitiantes.Estes, compreendendo que a praça estava bem suprida de víveres, o que prolongaria em demasia o assédio, levantaram o cerco e retiraram-se".

Sem desmentir a efectiva existência dos 18 milhões, ditaria a mais elementar prudência que no actual cenário (de falência técnica) se evitassem (falsas) opulências.

falsolento disse...

Pedro, o encaixe inicial foi de apenas 22 milhões, isso é público. Pode ir ainda até aos 40, é certo, mas acho improvável.

Mais uma vez, os jornalistas falam dos assuntos sem entendê-los minimamente.

dezazucr disse...

eu acho é uma estupidez de todo o tamanho vir vangloriar-se em público que tem muito dinheiro para gastar. Depois admirem-se de os clubes inflacionarem o valor dos jogadores quando sabem do interesse do Benfica. Se normalmente é assim, sabendo que temos dinheiro pior.

Não percebo onde esse inchanço pode beneficiar-nos, mas enfim, quando estamos bem, gostamos de plantar pólvora para posteriormente nos queimarmos. Irra!

Jorge de Gaia disse...

Acho que é mais para calar os que dizem que vamos vender em Janeiro. A mensagem é que não só não precisamos de vender como se quisermos pudemos comprar, e não é em saldos.

José Marinho disse...

Meu caro Falso Lento, bem sei que atribuir aos jornalistas as insuficiências dos outros é mais razoável e eficaz. Percebo o que diz e me parece que é mais equilibrado do que aquilo que ouvi do administrador da SAD. E vai desculpar-me, repito, ouvi...Não li. Ouvi. E ouvi-o dizer que o Benfica tem disponibilidade de ir às compras - a expressão é dele, não é minha - apontando o valor de 18 milhões de euros como espécie de pé de meia existente. E disse igualmente - ouvi, não li - que se não for através do encaixe possível do fundo, através de meios próprios do clube. E como reforço, mais uma vez, ouvi, não li. Sobre o que significa esta demonstração inábil de uma pujança que desconfio que não exista - não conheço poços de petróleo na Luz - prefiro não comentar. Porém, sempre digo o seguinte. Se um administrador se entusiasma a este ponto para divulgar a capacidade do Benfica em ir ao mercado - e ouvi, mais uma vez, o administrador garantir que o Benfica vai ao mercado - como poderemos levar a mal que os clubes a quem pertençam actualmente os direitos desses jogadores que vamos contratar, o entusiasmo a fixar o preço. Sim, porque o Benfica e os seus administradores não páram de exaltar publicamente que há petróleo na Luz. E é isto que inflaciona o preço dos jogadores, porque aos clubes vendedores cheira imediatamente a dinheiro. Não há nenhum clube do Mundo que ande por aí a proclamar o dinheiro que tem para as contratações. Mas somos um clube diferente, não é?
Isto, claro, para não variar.

bailarino disse...

Pois, também me parece estupidez vir acenar com um saco de dinheiro para gastar (faz lembrar o Manuel Damásio). Óbvio que quem for negociar com o Benfica a partir de agora não se vai fazer meiguinho a pedir.
Por outro lado, percebo o discurso do DSO como um discurso de ambição e de saude financeira para eventuais investidores. Mas podia ter tido um discurso mais poupadinho: temos disponibilidade para realizar ajustes no plantel se existir essa necessidade. Ponto final. O resto é treta. Estamos a arranjar lenha para nos queimarmos é o que é.

ABraços

ripa na rapaqueca disse...

fdx.. a azia q aqui vai.. o que seria se nao estivessemos em igualdade pontual com o braguinha q vai em 1º.
vao-se entrentendo com as declarações que ouviram ou q leram, caguei d'alto, nem q seja sozinho vou rumo ao titulo, continuem nas tricas anuais q nao levam, nem nnc levaram a lado algum.

Cptos,