blog

domingo, dezembro 06, 2009

SL Benfica - Académica: 4-0

Regresso à normalidade.

O mais interessante desta vitória gorda do Glorioso é que foi alcançada sem grande esforço, sem grande correria, sem aquele pressing habitual do Benfica e debaixo de um temporal que deixou o relvado em péssimas condições para os nossos artistas espalharem o perfume do seu futebol. O Benfica entrou calmo no jogo como se estivesse à espera de ver como a Académica se ía posicionar invês de ir para cima do adversário como costuma fazer na Luz. Mas a verdade é que aos 6 minutos Cardozo não desperdiçou uma deliciosa assistência de Saviola e inaugurou o marcador e deitou por terra qualquer esperança que a Briosa tinha em conseguir um bom resultado.

Sinceramente a partir deste golo a minha postura foi de absoluta tranquilidade, sabia que a vitória não ía fugir apenas faltava saber quantos íamos marcar. E, como disse, acima, sem grandes pressas o Benfica ía aproximando-se da área da Briosa e por volta do minuto 30 Saviola tem um pormenor de génio e mete a bola nas redes de Nereu pela segunda vez ao fazer um delicioso chapeu ao guarda redes adversário. Tudo normal, tudo tranquilo, sem grandes correrias até porque o relvado estava cada vez mais pesado e mais complicado de controlar a bola. Na segunda parte tivemos mais do mesmo com a Académica incapaz de causar perigo e o Benfica a aproximar-se da baliza adversária mas sem pressionar muito. Cardozo marca mais dois fazendo o seu segundo hattrick ao serviço do Glorioso e desta vez sem golos de bola parada para os críticos deitarem abaixo. Garantidos os três pontos, o regresso ao primeiro lugar e às exibições seguras e tranquilas.

Ruben Amorim foi o eleito para substituir o ausente Javi Garcia e não deu hipóteses aos adversários, David Luiz em mais uma exibição de grande nível compensando a falta de ritmo do regressado Luisão. Peixoto a crescer e a ganhar confiança e Maxi muito lutador mas longe do Maxi da época passada. Ramires incansável a defender e a atacar, sempre com qualidade. Aimar a pautar o jogo e sempre raçudo na disputa da bola. Di Maria activo. Mas os elogios têm que ir para a dupla atacante que jogou, fez jogar e marcou. Cardozo a mostrar a todos a razão porque Jorge Sousa "inventou" a sua expulsão e Saviola a encher o campo com pormenores fantásticos (Hala Madrid!!!). Jesus colocou em campo Coentrão, Weldon e Nuno Gomes que cumpriram a missão de refrescar o meio campo de ataque da equipa sendo que os sprints do brasileiro deixam água na boca para outras oportunidades.

O árbitro procurou sempre deixar jogar o que permitiu que apesar do estado do relvado não haver muitas quezilias e interrupções mas borrou um pouco a pintura na fase final em que mostrou amarelos a jogadores do SLB e depois ignorou lances mais duros dos jogadores da Briosa. Tenho dúvidas em alguns lances de fora de jogo mas a culpa, a existir, será do fiscal de linha.

Tinha alguns elogios pensados para o Vilas Boas mas depois de falar num lance de penalty a favor da Briosa com o resultado em 3-0 que ficou por assinalar só me resta dizer que, apesar de ter recusado o Sporting, encaixa perfeitamente no perfil lagarto.

Um belo regresso às vitórias gordas e mais golos de Cardozo que o colocam cada vez mais isolado na tabela dos melhores marcadores. "Deixem passar o maior de Portugal".

21 comentários:

John Billy #37 disse...

David Luiz em grande exibição? Porra! Um penalty completamente estúpido e uma falta perto do fim para amarelo num jogo resolvido não devem ser sinais de uma grande exibição. Se calhar uns tempos no banco não lhe fariam mal.
De saudar o regresso do grande Cardozo.
Agora só temos de ter cuidado com a saída a Olhão. Uma nova armadilha pode estar a espera dos nossos jogadores chaves.

bailarino disse...

o mais grave do Villas Boas é que quando foi ao Dragão, e aí sim com muitas razões para falar do árbitro (expulsão do bruno alves quando estava 0-0; 3º golo do porto em fora de jogo; penalty na 1ª parte do bruno alves por mão na bola) ficou caladito. Já se está a ver o calibre da personagem...

Anónimo disse...

" HALA MADRID " ahahahaha :D mto bom. Melhor, melhor é ter la o van der vaart entre outros LOL.

Gostei do jogo de hj, grande exibiçao estranhamente tranquila com um terreno pesadissimo. Desconfio que se continuar a chover assim durante amanha, o sportem vai ter d pedir estádio emprestado durante 2 meses.

P.S.-> No Cardozo, No Fun !!!

- Nunivs -

Unknown disse...

O AVB tem razão, era penalti.
E aproveito esta frase para comentar o mais negativo da noite: a má e trapalhona exibição do David Luiz.

Constantemente a arriar nos adversários, a fazer faltas desnecessárias, levou o quarto amarelo por estupidez e agora está em risco para o jogo contra os corruptos, e faz aquela falta dentro de área que era penalti por burrice e sem qualquer necessidade.

O rapaz quando quer é brilhante, mas quando perde a concentração e a responsabilidade, é uma nódoa.

Anónimo disse...

ficou um penalti por assinalar, claro que se tivesse sido ao contrário, não haveria problemas em se referir aqui que era um culpa do sistema blá blá. Mas se querem falar em sistema basta ver o jogo do Braga.
Quanto ao jogo não há muito para se dizer, a académica é nitidamente uma equipa muito fraca apenas com a ambição de se manter na 1ª divisão. Vitória fácil do Benfica, estou é com vontade de ver como vão entrar em campo contra o FCP, confesso que adorava que espetassem uma goleada histórica. Mas se for uma vitória por margem mínima acho que já bastava para deixar muita gente com um natal muito amargurado ahahahaha

Pedro disse...

A questão não é ser ou deixar de ser penalty, no estádio não vi nada, mas sim ele ter utilizado essa desculpa qd o resultado já estava 3-0...

Eu acho é que a malta está a ir na conversa dos lagartos e achar q o David Luiz faz muitas faltas. Não faz e mesmo que faça ele é central logo com muito mais propensão para fazer faltas q outros jogadores. E tendo ele acudido a tantos lances é normal q cometa mais faltas. O lance do amarelo até pode ter sido escusado mas o jogador da Briosa ficava sozinho.

Hugo disse...

"Se calhar uns tempos no banco não lhe fariam mal."

"Constantemente a arriar nos adversários, a fazer faltas desnecessárias, levou o quarto amarelo por estupidez e agora está em risco para o jogo contra os corruptos, e faz aquela falta dentro de área que era penalti por burrice e sem qualquer necessidade."

"O rapaz quando quer é brilhante, mas quando perde a concentração e a responsabilidade, é uma nódoa."

Isto de facto... devo ter visto um jogo totalmente diferente.
O David Luiz jogou muito (mais uma vez).
Teve de compensar a falta de ritmo do colega Luisão. Faz as dobras todas.

Falhou em lances?
com aquele terreno quem não falha?

Dá porrada?
Se aquilo é dar porrada, o que é, aquilo que outros centrais fazem (já nem me refiro a Nomes, porque são a quase todos).

Metam-no Banco o gajo não presta!!!!

Levou o 4º Amarelo, porque o Sr. árbitro sabia para o que vinha...
Esqueceu de ter o mesmo critério num lance com o Di Maria em que o defesa o derruba na linha de fundo...

DeVante disse...

- Por falar em penalti, aos 13' um fora de jogo mal assinalado ao Saviola quando este ia isolado...NÃO SE OUVIU UM PIO E NEM UMA ÚNICA REPETIÇÃO MERECEU!

- Parece-me que foi o 3º Hattrick de Cardozo. Depois de Setúbal e Nacional. O paraguaio já leva mais golos que 10 equipas da Liga Sagres. Imaginem que fosse um Hulk ou um Falcão qualquer...quantos milhões já valiam e quantas manchetes já faziam...

- Bom reparo do bailarino. Villas Boas é mais um Manuel Machado do futebol português...ai o pau de marmeleiro...

Anónimo disse...

Devia ter vergonha na cara o villas-boas. Chamar à conversa, da forma estúpida e imbecil como o fez na conferencia de imprensa, um penalty a favor da academica quando o resultado já estava em 3-0, como se isso fosse o momento-chave do jogo... na TSF que nem é uma rádio pró-Benfica, até disseram que, afinal, o villas-boas nem é uma lufada de ar fresco nesta liga, pois ao falar desta forma disparatada sobre o árbitro, acaba por ser igualzinho aos outros que não têm coluna vertebral nenhuma. Já todos começamos a ver o calibre deste pigmeu.

iBenfiquista disse...

Independentemente do amarelo ou penalty do David Luis ter sido ou não sido, o que se vê em comentários por tudo o que é blogues e CS é uma campanha, que dura já há algumas semanas, contra o David Luis. Como não têm mais nada que dizer contra o Benfica, tentam por todos os lados encontrar o elo mais fraco. Neste momento o elo mais fraco do Benfica é o David Luis. Mas só é o elo mais fraco se deixarmos.

Eles tentam tudo por tudo enfraquecer o Benfica. Os andrades andam a provocar a dizer estamos com medo deles, mas quem está com medo são eles. Isso nota-se no facto de serem eles a estarem constantemente a falar sobre o assunto.

Atenção benfiquistas, e treinadores do Benfica, se não têm cuidado no próximo jogo o David Luis apanha outro amarelo e fica de fora do seguinte, que é muito mais importante.

Saudações Benfiquistas

Aguiazita disse...

Bom jogo e ótimo resultado!
Já há por aí quem critique o estado do nosso relvado comparativamente ao batatal do sporting... pobres!
O elemento (corpo) estranho também conhecido por Oscar Tacuara Cardozo lá facturou mais 3 que até poderiam ser 5 ou 6... e como já aqui se falou, só ele já marcou mais golos que 10 equipas da liga Sagres.
Delicioso o golo do Saviola, diria mesmo de tirar o chapéu :).
Em olhão é para ganhar e colocar toda a pressão em cima do FCP.

Zita

Tiago disse...

Eu por acaso acho que e' penalty sobre o Ramires. Totalmente idiota mas e'.

John Billy #37 disse...

Isso, continuem a fechar os olhos que quando o David Luiz levar o 5º amarelo para a semana e falhar o jogo contra os porcos a culpa será com toda a certeza do árbitro.
E as parvoíces do David Luiz já vêm de alguns jogos para trás.
Ainda com o Guimarães não foi expulso por complacência do árbitro.
Gosto muito do David Luiz e gosto do seu espirito guerreiro. Agora não se pode confundir agressividade com parvoíce.

Aguiazita disse...

E já agora, ia-me esquecendo.
O Cardozo quanto a mim não deve defrontar o Olhanense, não sei mas acho que é mais seguro se ele estiver no banco... Não vá o diabo tecê-las ;)

Zita

Pedro disse...

John e é bem provavél q o David Luiz leve amarelo. É muito fácil amarelar o DL pq ele é um jogador aguerrido e com a campanha q está a ser feita contra ele mais fácil fica.

Agora compara a postura do David Luiz com a do tronco alves? Achas sequer comparável?
E qts amarelos já levou o carniceiro do Ladrão? Pois...

Helder disse...

Gostei da exibição do Benfica ontem. Voltamos a ganhar e a convencer. Apenas não gostei dos 15/20 min a seguir ao primeiro golo, pk o Benfica não conseguia sair a jogar, perdia constantemente as bolas e sobretudo tava a bombear bolas para o ataque o que facilita quém defende. Mas a partir dos 25 min de jogo o Benfia pegou no jogo e derreteu a Académica!
O golo do Saviola é qualquer coisa do outro mundo. Fez-me lembrar o golo do Miccoli em Leiria e o Do Petit ao PSG na Luz (para mim o melhor golo que vi ao vivo). Um golo de Sonho e obrigado Madrid!!! Tacuara foi aquela máquina.....não perdoa!
Em relação ao David Luiz acho que aquele lance do pénalti era completamente escusado. Agora com 4amarelos vai ter que ter muita cabecinha em Olhão porque á minima falta vai levar logo amarelo para não jogar contra o porto. E atenção porque Olhão rima com..........confusão!! Muito cuidado!!

Luis Ferreira disse...

Pedro, o David Luiz é um jogador fantástico, mas, tenho de concordar com o John Billy. O David tem de rever as imagens das suas intervenções, e, parar para pensar um pouco nas jogadas completamente desnecessárias, que acabam por o prejudicar, a ele, e principalmente a toda a equipa. Ontem, por exemplo aquele puxão dentro da área, não tenham dúvidas,
se o resultado estivesse 1-0 ou 0-0, o árbitro marcava! E depois, é preciso que alguém lhe lembre, que o jogo com os corruptos está aí à porta, e o que nos faltava agora, era que o expulsassem para ele não jogar, o que, como sabemos, vontade não lhes falta, mas ao menos, que não seja ele a contribuir para isso. Quanto ao Villas, nota-se que conviveu em demasia com Mourinho. Diz ele, que a vitória do Glorioso, foi por números exagerados... Ò Villas, olhe que se o terreno não tivesse ficado naquele estado, muito provávelmente não seriam 4, mas sim aí uns 8!
FORÇA BENFICA!

DeVante disse...

Eu concordo com a Zita. Estou em crer que hoje ou na próxima 2ª Guilherme Aguiar arranjará algum sumaríssimo ao Óscar Cardozo, não sei porquê mas tenho essa (forte) sensação. Assim sendo, e se o Verme Aguiar adiar para a próxima semana, acho que David Luiz e Cardozo deviam começar no banco contra o Olhanense...é a minha opinião.

De resto, não oiço NINGUÉM a falar do fora de jogo MAL TIRADO ao Saviola, ao minuto 13 que não mereceu UMA ÚNICA REPETIÇÃO...Só se fala no penalti do David...

Helder disse...

O Cardozo é demasiado impotante na equipa do Benfica para começar um jogo no banco.....

Unknown disse...

Volta SALOIO!

André Leal disse...

Não querendo desculpar o David Luiz, já que também acho que foi demasiado impetuoso, pelo menos, nos dois lances em que se reclama penalty para a Briosa, tenho a dizer que não acho que nem uma nem outra devessem ser penalty. A primeira, aos 11 minutos, acho que não é falta porque o David Luiz toca a bola desviando claramente a trajectória, ao contrário que o bronco do Dias Ferreira disse no "Dia Seguinte". A segunda, já com 3-0, apesar do David Luiz fazer uma falta clara para penalty agarrando o adversário, não é menos verdade que antes foi empurrado pelo jogador da Briosa numa falta menos clara mas existente. Obviamente que para o árbitro é maior o erro de não ter visto sequer a falta mais clara, no entanto o correcto seria ser assinalada falta para o Benfica dada a sequência do lance.

Já o penalty do Ramires é tão claro como o penalty do Henri contra Portugal na meia final do Mundial: Ele vê lá a perna do adversário e vai contra ela na sua passada normal em vez de tentar evitá-la como poderia. Claro como a água: toca a bola? não; toca o jogador? sim.

O único lance em que a Briosa mas principalmente os histéricos rivais podem ter alguma razão em protestar é o lance da cotovelada do Cardozo. Mas apenas terão razão em teoria, já que, na prática, estes lances só são punidos disciplinarmente quando o árbitro detecta alguma intenção ao contrário do que penso ser definido numa das famosas directivas da FIFA em que determina que os árbitros deverão sempre mostrar vermelho nestes lances. É no entanto óbvio que o Cardozo não tinha a mínima intenção, talvez imaginando que o jogador lá não estivesse. Aliás ele foi o primeiro a acenar ao árbitro para que o jogo fosse interrompido para assistência ao colega já que a falta erradamente não foi assinalada.