blog

segunda-feira, dezembro 28, 2009

Mexidas de Inverno

Estas paragens nas competições nacionais que nos obrigam a ficar uma eternidade sem jogos do Glorioso são uma maçada que nem as fantásticas "filhozes" da minha mãe compensam. Teremos que esperar ainda mais uns dias para ver de novo o Benfica em acção após a excelente vitória na catedral da Luz contra os criminosos azuis.

A paragem, apesar de aborrecida, não significa menos Benfica nos jornais. E com o mercado de transferências de Janeiro prestes a abrir as notícias sobre mexidas no plantel do Benfica são mais que muitas. Mas nem tudo é fumo, já temos "fogo". Kardec e Airton foram confirmados como reforços do Glorioso e hoje surge na imprensa mais uma "confirmação" Éder Luis. O Benfica continua a apostar forte no mercado brasileiro algo que faz sentido dado a relação preço/qualidade que poderá ser fácil de obter por aquelas bandas tal a quantidade de jogadores de qualidade que surgem todos os anos no Brasil. Mas não será exagerado pergunto eu? Estas contratações não fecham as portas aos nossos juniores, muitos deles apelidados de estrelas? O futuro responderá a estas questões. Acima de tudo quero os melhores jogadores no Benfica, se vierem dos juniores, do Brasil ou da China por mim é igual. Mas quando se contrata jogadores com potencial à espera que cresçam na Luz, fico sempre a pensar se não podíamos deixar crescer os nossos. Adiante...

Kardec é um avançado que irá tentar preencher o lugar que Keirrison não conseguiu e ser alternativa a Cardozo. Faz sentido esta contratação porque para ambientar um jogador ao futebol europeu convêm que esse jogador seja nosso e não alguem que nos é emprestado por outro clube e que sairá quando estiver adaptado. Airton é um médio centro, campeão pelo Flamengo, e pelo que consta, bom de bola. Após as lesões que a equipa teve nesta fase recente não choca um novo jogador para aquela zona do terreno mas quando todos voltarem a estar disponíveis não será gente a mais? Antes a mais do que a menos, pensaram os mais optimistas. Infelizmente no futebol gente a mais costuma gerar burburinhos. Espero que isso não aconteça. Poderá ser o substituto natural de Javi Garcia, posição algo carenciada na equipa. Éder Luis é um avançado mais móvel que poderá substituir Saviola ou mesmo jogar num flanco. Irá tirar ainda mais espaço a Nuno Gomes. Desejo toda a sorte do mundo a estes três jogadores, caso se confirme a sua vinda para o maior clube do mundo. Todos com o aval do treinador o que, admito, me dá alguma confiança.

De saídas fala-se, mais uma vez, do empréstimo de Miguel Vítor ao Portsmouth de Inglaterra. Acho um erro ainda para mais quando recentemente um central brasileiro de 28 ou 29 anos de idade esteve na Luz em negociações com o clube. Não faz sentido emprestar um valor já certo da nossa "cantera" para depois ter que ir buscar um desconhecido para ocupar o lugar. Quim em Janeiro poderá ser um jogador livre para negociar com qualquer outro clube, não me incomoda nada tal situação e só digo "Obrigado e boa sorte". Parece que os brasileiros do Atlético Mineiro querem o empréstimo de Filipe Menezes como parte do acordo para a contratação de Éder Luis. Espero que o Benfica não aceda a esta pretensão pois Filipe Menezes mostrou ser craque e que só precisa de adaptação para ser um caso sério no futebol europeu.

Estes são os casos mais ou menos concrectos e palpáveis que estão na mesa do Glorioso. Claro que os nomes não ficam por aqui, avançados, defesas, médios, guarda redes, toda uma nova equipa é apontada ao Glorioso diariamente da mesma forma que surgem propostas de compra e/ou empréstimos dos nossos jogadores. Espero que as mexidas de Inverno não sejam muito mais do que os três jogadores que acabam de chegar ao nosso clube. Estabilidade acima de tudo.

17 comentários:

bailarino disse...

A unica contratação que não percebo (a confirmar-se) é a deste Éder Luis. Se é para ser opção ao Saviola, não temos já o Nuno Gomes, Weldon e até Urreta? Se é para ser opção para as alas, Di Maria, COentrão e Urreta não chegam? Vamos esperar pelas confirmações.
Quanto ao Kardec e Airton, está mais que visto que precisamos de suplentes para o Cardozo e Javi e nada melhor que 2 jovens com potencial para irem entrando na equipa.
Mas claro que com isto tudo, o plantel está a ficar enorme (já estava) e vão ter de sair uns 4 ou 5 agora em Janeiro (Balboa, Jorge Ribeiro, Luis Filipe, Filipe Bastos e ficamos com avançados a mais; sairá Nuno Gomes?).
Acho que o Miguel Vitor e o Urreta são jovens com potencial mas têm de jogar com regularidade, não podem fazer um jogo de 2 em 2 meses, senão evoluem. De qualquer modo, com campeonato, taça da liga e liga europa temos de ter um plantel grande para poder ir rodando a equipa.

Abraços

DeVante disse...

Não tem nada a ver com o Natal (ou se calhar até tem), mas isso se calhar explica muito da campanha vergonhosa que tem sido feita contra David Luiz.
Senão vejamos:
http://www.marca.com/multimedia/primeras/09/12/1228.html

Ontem, era Bruno Alves que era dado como certo nos merengues e até se justificou, de uma forma vil, aquilo que todos já sabemos que é a "contratação" de Sereno ao Vitória. O principal "cunha" de Alves era...Pepe.

Hoje, depois da manchete da "Marca", é Bruno Alves que é "inegociável"e que "está disposto a renovar"...
Portanto, minha gente, como tinha dito, o problema principal é económico. Por isso a campanha vergonhosa contra David Luiz e Di Maria. Por isso querem nos roubar para não entrarmos na Champions...enfim...
Os tempos são outros e os tiros estão a sair invariavelmente pela culatra...

Pedro Villa disse...

Para quem gosta de rir à custa dos calimeros... Agora parece que querem retirar os videos do João Pereira das épocas em que vestia o manto sagrado... Está tudo no link abaixo:

http://arrastao.org/sem-categoria/lava-mais-verde/

Anónimo disse...

Vamos ver se acerto:

Saidas- Balboa,Jorge Ribeiro,Luis Filipe,Miguel Victor (emprestimo), Keirrison,Shaffer(emprestimo),Fellipe Bastos( Atletico Mineiro)

Entradas- Airton,Kardec,Eder Luis,Lateral esquerdo,Medio

Duvidas- Moreira (?) Urreta(emprestimo)e Weldon(?)

N deve andar longe disto.

Que acham?


Daniel

João Bizarro disse...

Nesta silly season mais vale fazer os elogios ou as criticas no fim porque já se sabe como é a imprensa.

Mas não me agrada nada este possível entreposto de jogadores brasileiros.

Precisamos de um bom lateral esquerdo e de um grande guarda-redes.

Pedro disse...

Não me parece que haja jogadores na cantera prontos para o nível a que o benfica está agora. Por o Nelson Oliveira seria encostar um miudo que precisa de jogar. Quanto ao Miguel Vitor ser o 4º central, se tem potencial, também acho melhor ser emprestado para jogar. O david luiz e o luisao são claramente superiores, o Sidnei parece-me ter maior potencial e o Roderick pode perfeitamente ir cobrindo quando for necessário.

Vi alguns jogos dos juniores e acho que tirando o Roderick ainda estão um pouco verdes para poderem lutar por um lugar nos seniores.

Acho que já se percebeu que o Nuno Gomes e o Mantorras já pouco contam, com o respeito que me merecem e continuando a ser opções válidas, o nível dos titulares é outro completamente diferente.

Pedro disse...

Compreendo esse argumento mas o "problema" é que o SLB tb está a contratar muitos jogadores ainda "verdinhos", tb a precisar de jogo nas pernas para se adaptarem à alta competição.

Pedro disse...

Em relação ao Kardec talvez esteja ainda não tenha essa experiêcia, não sei, mas o Airton tem de certeza, campeão brasileiro. O outro avançado de que se fala, 24 anos, já tem outra experiência.

O mercado europeu, especialmente no inverno é muito caro. Basta ver as contratações do Sporting. O pongolle custou mais 1M que o Saviola.

Por outro lado o Benfica não precisa de jogadores formados, de 25, 26, 27 anos porque a equipa titular está definida. Na minha opiniao a aposta deve ser sempre no futuro. Por isso os jogadores serem jovens.

Acho que acima de tudo, temos que esperar que a forma de desenvolver os jogadores jovens seja produtiva e que os investimentos dêm resultados.

João Bizarro disse...

Pedro, um é bom, dois é suficiente, 3 é uma escola de samba.

Para quem queria um plantel com 25 jogadores ter uns 30!!!

Além disso andamos a contratar para posições que não são essenciais (tirando o Airton)!

Mais 2 avançados para quê? Até parece que não temos dos melhores ataques da Europa...

João Bizarro disse...

Mesmo o Airton era desnecessário se o Yebda não tivesse sido emprestado.

Hugo disse...

João, o Yebda não faz o que Javi faz, nem por perto. Para fazer de Yebda com melhor qualidade e mais polivelência temos o Rubem Amorim.
Yebda é um bom jogador que não era titular e que criava problemas por isso. Além de ser caro e tinha mercado.
Tirando o Cardozo, não temos ninguém para o seu lugar, o mesmo se passa com Saviola.
Weldon é diferente e que pode jogar na linha.
O Nuno está a milhas do que era, mesmo assim é importante e bom para entrar durante um jogo.
Mantorras é o que sabemos e o K11 não se adaptou, nem terá tempo, pois a equipa tem qualidade e com ele perde referência.
Se forem realmente essas as três contratações, são jogadores muito interessantes (pelo que conheço), e não têm logo que se adaptar, podem ir-se adaptando, por não serem titulares.
É evidente que preferia em vez do Kardec o Adriano, mas quanto custa?
E quem saía?
O único que prevejo mais titularidade será o Éder Luis, pois é um jogador mais rotinado e polivalente.
E não podemos esquecer que são escolhas do Jesus, que me agrada ainda mais.

M disse...

estou imensamente curioso para saber o que é que vai acontecer na baliza de nosso clube em curto/médio/longo prazo...

se vai haver renovaçoes, se vai haver contrataçoes para tapar buracos ou se vamos comprar um guarda-redes com capacidade e categoria para ombrear com restante plantel, pelo menos , e termos de prestigio.

o argentio é que deve estar fodido...la vai indo à selecção, mas o colosso Catania vai em...penultimo ne?

e ja agora...isto da falta de bola da ca umas comichoes..

Pedro disse...

Filipe Menezes, Fellipe Bastos, Patric e até o próprio Keirrison são jogadores "verdes" que precisam de adaptação. Eu não ponho em causa a qualidade dos jogadores mas será q todos estes são melhores do que temos na "cantera"? Se a resposta for positiva então tudo bem. O importante é q o SLB tenha de facto bons jogadores, sejam eles de q nacionalidade forem. Mas, tendo em conta o aproveitamente q não temos dado a estas "promessas" fico sempre um pouco reticente com estas contratações...

Yebda como diz o Hugo seria sempre um elemento para o banco. Um bom elemento sem dúvida mas q como o próprio disse não queria ser suplente. Foi para Inglaterra e pode nos rendar alguns milhões visto estar a agarrar a oportunidade. Só demos falta dele devido a estas lesões todas nos ultimos dias.

Acho q o SLB vai atacar o Toldo com toda a força para a próxima época...

Unknown disse...

Tenho duvidas se a entrada e saida de jogadores se faz por uma questao de necessidade de reforcar o plantel (lembro o pormenor importante que so jogam onze) ou da necessidade de reforcar o mercado que gira em torno do plantel.

Pedro disse...

A ausencia de alternativas válidas para o Cardozo, Saviola e Jai Garcia foi falada pela grande maioria dos adeptos. Agora que foram identificadas e bem essas lacunas, vir criticar também não faz sentido.

Se preferiam o Nelson Oliveira, o Luca Toni ou o Kardec,já é com cada um.

iBenfiquista disse...

Fala-se tanto nos guarda-redes, mas é a posição que me preocupa menos. Porquê? Porque o guarda-redes do Benfica pouco tem de fazer durante os jogos. A maneira como o Benfica (bem) joga na defesa, e com tendência para melhorar, tem tido esse efeito. Já repararam quantas defesas os guarda-redes do Benfica têm feito este ano? Frangos TODOS os guarda-redes dão. Até Deus à baliza sofre frangos. :-)))

Precisamos de guarda-redea que mantenham a capacidade de concentração total durante os jogos para estarem à altura nas poucas vezes que são chamados à acção. E até agora tanto o César como o Quim têm dado conta do recado.

Só gostaria de mudar de guarda-redes se viesse um fora-de-série. Poupemos o dinheiro para outras posições mais necessitadas.

Saudações Benfiquistas

Anónimo disse...

epa ... eu sinceramente faria o seguinte: Apostava em gastar o dinheiro no Ansaldi do Rubin, e talvez no Guarda.Redes, Amelia. Penso que o Ansaldi é um bocado caro e penso que já não poderá jogar esta epoca na liga Europa, logo outra equaçao que me parecia indicada seria tentar o empréstimo do De Ceglie da Juventus, que é um defesa/médio esquerdo de enorme futuro.

Quanto aos que vieram agora penso que o único que faz sentido é mesmo o Airton.

Para precaver a saída do Di Maria, ja deviamos ter tentado há mais tempo o turco Arda Turan. Mas penso que ele agora estará acima dos 10 milhoes de euros e diz.se que estará praticamente certo no Liverpool.

Já é mta brasileirada ha mais pro meu gosto, e mto pouca aposta nos juniores. é ridiculo irem buscar o Éder Luiz, quando por exemplo temos o grande Yartey emprestado ao Beira Mar.

- Nunivs -