blog

domingo, fevereiro 28, 2010

106 Anos!!!

Em 28 de Fevereiro de 1904 nascia o maior clube do Mundo, o Sport Lisboa e Benfica. 106 anos de história cheia de glória, conquistas e dignidade. Um nome imaculado e respeitado por todo o mundo. Somos grandes, somos únicos, somos Benfica. Parabéns ao SL Benfica, parabéns aos benfiquistas!

13 comentários:

iBenfiquista disse...

E já que estamos a comemorar o maior clube de Portugal, fiquei comovido ao ler um artigo de um benfiquista e músico português no CM que, penso, tirou as palavras da boca a todos os benfiquistas que se prezam:


"O que há de comum nas bancadas dos estádios do Sporting de Braga, Sporting Clube de Portugal e Futebol Clube do Porto? Há que, nas bancadas dos mesmos, é possível ouvir cânticos anti-Benfica em todo e qualquer jogo que se dispute nos seus relvados.

O Braga pode estar a jogar contra o Belenenses, mas aquilo que os adeptos cantam várias vezes durante os noventa minutos é a versão ressabiada e hardcore 1º escalão do "glorioso SLB", onde a palavra "glorioso" é substituída por um adjectivo muito pouco abonatório para as mamãs dos benfiquistas. Esta enorme dor de corno, espalhada por muito mais clubes do que aqueles acima referidos, será uma motivação extra para a rapaziada que apoia o Benfica, reafirmando inequivocamente aquilo que todos nós já sabemos: que o Glorioso é grande como nenhum outro será neste país.

A situação está longe de ser pacífica e quando este estranho fenómeno acontece fico chateado e feliz a um tempo. Chateado porque obviamente não gosto que chamem nomes à minha querida mãe, e feliz porque não posso deixar de me regozijar com a tacanhez medíocre de muitos daqueles que mais que apoiar outros emblemas, odeiam o benfas. Já os benfiquistas são um pouco diferentes e no dia em que nas bancadas do Estádio da Luz se passar uma quantidade absurda de tempo a difamar uma equipa que nem sequer por ali anda vai ser o dia em que não há corrupção na política, por exemplo.

Claro que as claques terão algumas palavras para os adversários, mas quer-me parecer que a malta guarda isso para as ocasiões em que com eles se confronta. A verdade disto tudo é que nós somos muitos e indefectíveis no amor que dedicamos ao nosso clube, maior do que quaisquer ódios de estimação que possamos ter.

No último jogo, para a Liga Europa, tivemos mais de trinta mil na Luz, numa terça às cinco da tarde. Muitos há que, mesmo que escancarassem as portas sem cobrar entradas, nem um terço deste número alcançariam em tal dia. Por isso, cantem à vontade.

Pac, músico."

VIVA O BENFICA!

Rearviewmirror disse...

Jornalista " Em directo para a TVI24, faço-lhe duas perguntas: Este é o abandono da corrida pelo titulo, e acha que este jogo põe em causa a sua continuidade como treinador do FCP?"

Prof Jesualdo " Não respondo a nenhuma dessas perguntas. Proximo"

Pedro Fernandes disse...

3+3+3=9

O iletrado disse...

Esta noite vou sonhar com o afastamento premonitório do nosso mais sério adversário. Sabe bem acordar amanhã com nove (irrecuperáveis) pontos de avanço.

John Billy disse...

A melhor prenda de aniversário para o nosso Benfica veio da parte do Sporting!
Um grande obrigado.
Tenho praticamente a certeza que seremos campeões.
PS: Como é possível convocar Rolando, Varela ou Meireles e deixar de fora o Miguel Veloso por exemplo? Já nem falo dos jogadores do Benfica por aí sei a explicação.

José Marinho, as vezes tenho a sensação que os seus colegas de profissão são atrasados mentais. Nunca ouvi tanta pergunta estúpida num espaço tão curto de tempo.

Anónimo disse...

Parece-me que o grande adversário dos corruptos, já não será tanto o Braguinha, como dizia e desejava o corrupto mor!...


Mas serão mais as Osgas e o Guimarães!!!


Já lhe estão a fazer sombra!



LOLOLOLOL

Pedro G.

João Bizarro disse...

106 anos de glória.

Hugo disse...

Se não fosse o "Mau" campeonato dos lagartos, assistiriamos já à Queda dos Corruptos...
Assim como está, só acontecerá para a próxima época...
Mas esta já vão tremer...

José Vieira disse...

106 anos. Longa e brilhante história que, finalmente, este ano nos está a ser devolvida, após recente período de tenebroso cinzentismo, gerado por erros próprios (demasiados...) e corrupção alheia.
Podemos até nem ganhar nada mas temos equipa à altura dos pergaminhos do clube.
Depois de sucessivas e vãs promessas, uma certeza:temos equipa para lutar pelo título. E não é só no papel.
Esta é, aliás, a marca distintiva deste ano desportivo. Este benfica partiu (e bem!) das "ameaças" para a "agressão".
Dentro e fora de campo.
Dentro de campo surge um admirável "rolo compressor", que vulgariza frequentemente os adversários. Somos, de longe, a melhor equipa portuguesa.
Fora de campo desferimos autênticos "socos no estômago" no poder (podre) instituído, que durante anos viveu à custa da nossa desgraça.
A "Benfica TV" é disso exemplo. O abuso da posição "imperialista" da sportv já não é total mas apenas dominante e isso, mesmo em termos desportivos, é crucial.
Se nos lembrarmos que na génese dos sumaríssimos estão as imagens dos jogos é importante que também nós possamos repetir algumas delas até à exaustão e banalizar outras.
É esta a "violência" que agora estamos em condições de exercer.
Através dela muitos vêem os seus "empregos" (certos ou expectáveis) esfumarem-se por entre muitas e boas "luvas", quais "Diegos" perante o remate de Di Maria no segundo golo do glorioso no estádio do mar.
Agora, quem se mete com o Benfica, leva. A frase não é minha, só a adaptação. A lembrar uma outra. "Habituem-se".

TRAMONTANO disse...

Parabens ao MAIOR CLUBE DO MUNDO.

SLBENFICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Velha Guarda disse...

A propósito vou contar um diálogo pessoal .
Estava eu na Galiza ( Corunha) de férias e um galego, adepto ferveroso do Deportivo da Corunha mostrava-me o seu Estádio, dizendo que era do melhor clube de Espanha.
Exibo o meu cartão de sócio do Nosso Benfica, o homem olhou e disse, sim..sim é o Maior Clube do Mundo. Não tive palavras, fiquei sem responder.
É por isso que a Mística Benfiquista está por todo o lado.São estas "coisas" que fazem do Glorioso diferente dos outros todos.
Saudações Benfiquistas

Dylan disse...

Está de parabéns o maior clube português. Fundado em 28 de Fevereiro de 1904 numa farmácia dos arredores de Belém, o Sport Lisboa e Benfica comemorou recentemente 106 anos. Durante muito tempo foi a bandeira do país, dos emigrantes, do êxodo colonial. Interromperam-se guerras em África para acompanhar os seus jogos porque Eusébio e Coluna cativavam admiradores das duas facções beligerantes. O vermelho arrebatador, de paixão, de homens extraordinários como Manuel Goularde, Cosme Damião, Joaquim Bogalho e Borges Coutinho. O Benfica teve dirigentes perseguidos pela ditadura e o primeiro hino do clube foi alvo de censura. Permanentemente de casa às costas, viu tardiamente o seu estádio ser construído apenas com sacrifício dos sócios, da solidariedade, imagem de marca dos estratos sociais mais humildes e de raízes operárias. O mais popular dos clubes portugueses caracteriza-se pelo ecletismo das suas modalidades. A mística - entranhada na pele de figuras como Carlos Lisboa, António Livramento, Eusébio, Guttman e José Maria Nicolau. Actualmente, o clube do mundo com mais sócios, desperta ódios e invejas, mas ao mesmo tempo consegue ser um expoente de modernidade pois desenvolveu um canal televisivo, uma Fundação, construiu parcerias estratégicas e um estádio novo.

http://dylans.blogs.sapo.pt/

Anónimo disse...

Quem nasceu em 1904 foi o Sport Lisboa, a real data de fundação é salvo erro em 1908 com a fusão com o Benfica, assim se faz história correctamente. Portugal também não nasceu com o condado portucalense.